movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, abril 07, 2007

DESMILITARIZAR PARA QUÊ?

As Forças Armadas não podem ficar reduzidas a bucha de populismo esquerdista.

Em meados dos anos 90, numa reunião fechada no Ministério do Meio Ambiente, autoridades, acadêmicos e ativistas discutiam um plano de ação chamado Agenda 21. Seria, supostamente, a bula do desenvolvimento sustentável brasileiro no novo século. Burocratas do ministério e representantes de ONGs queriam tratar de tudo, das usinas nucleares de Angra ao combate à dengue. No Mínimo - Por Guilherme Fiúza

Entre quase duas dezenas de cabeças, apareceu uma só voz sensata para dizer que um plano que pretendesse tratar de tudo acabaria tratando de nada. Era um coronel do Exército, que propunha que o plano continuasse sendo múltiplo, mas tivesse três grandes prioridades – onde se concentrariam inicialmente os esforços e o dinheiro. Isso permitiria fixar um cronograma concreto de resultados.

Uma das prioridades propostas pelo coronel era o projeto do zoneamento econômico-ecológico de toda a Amazônia, um passo crucial para o desenvolvimento sustentável brasileiro. Os militares tinham as grandes linhas do plano, só precisavam da autorização governamental e do dinheiro. Evidentemente, nada aconteceu. A Agenda 21 continuou sendo uma megalomania delirante, sem qualquer efeito prático. E o coronel, único participante da reunião com um mínimo de foco, ficou falando com as paredes. Afinal de contas, era um milico.

O preconceito com as Forças Armadas no Brasil, mais de vinte anos depois do fim da ditadura militar, se aproxima do ridículo. O episódio da greve dos controladores de vôo mostrou com clareza a quantas anda essa paranóia. De repente, a grande solução contra o apagão aéreo passou a ser a desmilitarização do controle do tráfego de aviões.

É impressionante como se forma subitamente uma quase unanimidade com base em nada. Desmilitarizar por quê? Para que?

Os argumentos salariais são pífios, os corporativos mais ainda. É tudo um grande pretexto para desenterrar mais uma vez o fetiche da resistência democrática. A escolha de Waldir Pires, um homem a quem o Brasil deve muito, para ministro da Defesa já era um ato impregnado de coreografia panfletária. Um governo de esquerda dizendo ao povo que o perseguido pelos milicos ia agora mandar nos milicos. Mais caricatural só em história em quadrinhos.

É claro que ia dar errado. A história política de Pires é peitar os militares. Ele não sabe interpretar outro personagem. E Lula já sabe que as coisas boas de seu governo não são visíveis. Sua criptonita é o mito do pobre de esquerda. E tome reciclagem de símbolos, e tome fetiche.

Assim como era evidente que as Forças Armadas seriam um excelente agente para o zoneamento da Amazônia, não há por que acreditar que os militares são o problema do Cindacta. A Aeronáutica, assim como o Exército e a Marinha, é uma instituição fundada na busca da excelência técnica e na disciplina. Numa atividade onde não pode haver falha, como o controle do espaço aéreo, a rigidez de conduta dos códigos militares é um trunfo.

É curioso que num governo onde o serviço público passou por forte loteamento político, com órgãos cruciais como as agências reguladoras sendo entregues a afilhados partidários, possa prosperar essa idéia de entregar o controle aéreo a civis. Quem serão esses bravos civis que devolverão segurança e ordem aos vôos no Brasil? Os civis do Jader Barbalho, do Berzoini, do Maluf ou do Collor?

As Forças Armadas não podem ficar reduzidas a bucha de populismo esquerdista. Ou a ficção científica para essas forças-tarefa de mentira, quando os governantes querem espalhar soldadinhos para brincar de segurança pública. Exército, Marinha e Aeronáutica são patrimônios brasileiros, especialmente valiosos nesse território continental, hostil e quase ingovernável. Se a opção for mesmo deixá-los à míngua, em nome de bravatas desmilitarizantes, depois não se poderá estranhar que sua vocação principal passe a ser o desvio de armamento para o crime organizado. Com a licença dos heróis da resistência à ditadura, esse plano de desmilitarização é, hoje, o que há de mais reacionário.


ENFIM, O CEU DE BRIGADEIRO
Quantidade de aviões atrasados diminui em todo o País. De origem humilde, comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, reassume o controle do setor aéreo após ser desautorizado por Lula Boa parte da tranqüilidade atestada pelos passageiros ontem nos aeroportos deve-se ao brigadeiro Juniti Saito, que passou com louvor em seu primeiro teste à frente do comando da Aeronáutica. O Dia Online – Leia
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SE A OAB NÃO PRESTA PRÁ AJUDAR, QUE NÃO ATRAPALHE
Na semana que vem, representantes dos controladores de vôo e da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) terão reunião com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para pedir apoio nas negociações com o governo. Os controladores querem que a recomposição salarial da categoria seja incorporada na proposta de desmilitarização do setor. Redação Terra - Leia
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Todos apostos!
A NOSSA UNIÃO IRRESTRITA É MAIS IMPORTANTE DO QUE NUNCA

É possível que uma armadilha esteja sendo engendrada contra o Comandante da Aeronáutica. Ao lhe devolverem a autoridade, abusivamente subtraída, podem pretender transferir-lhe, também, a responsabilidade por um eventual insucesso, que poderia, muito bem, ser induzido pelo próprio Governo, com a simples negação dos recursos financeiros indispensáveis ao funcionamento do sistema, ou com o estímulo sub-reptício a novas insubordinações de controladores de vôo.

Assim, acompanharemos, com muita atenção, o desenrolar dos acontecimentos, para que possamos complementar, solidariamente, as ações do Comandante da Aeronáutica, em defesa intransigente dos valores e dos direitos da nossa Força. Da mesma forma, atuaremos, em conjunto com os coirmãos Clube Naval e Clube Militar, sempre que identifiquemos qualquer ameaça às Forças Armadas e ao Povo Brasileiros.

Somos, ainda, eternamente agradecidos a todos os que nos emprestaram o seu apoio, tão generoso quanto indispensável, no momento difícil por que passamos. E vale repetir: A nossa união irrestrita é mais importante do que nunca. Sem união não sobreviveremos! Trecho da
Nota do Clube da Aeronáutica de 04/03.

Mais uma palhaçada a favor da criminalidade
ESTADOS COM JOVENS EM CADEIAS PODEM SOFRER CORTE

A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) pretende condicionar o repasse de recursos financeiros aos municípios à resolução das situações de violação dos direitos de jovens em conflito com a lei. De acordo com o Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, em oito Estados existem 685 jovens cumprindo medida socioeducativa em cadeias comuns, o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Nós estamos trabalhando com criação de indicadores que possam ser utilizados na hora dos convênios, não no sentido de inviabilizar que essas unidades federadas tenham acesso ao recurso federal, mas de condicionar o recebimento do recurso a algumas estratégias de compromisso no sentido de resolver essas situações. A existência de adolescentes em cadeias significa que a fiscalização não está acontecendo. A sociedade civil também tem um papel importante no enfrentamento do problema" - afirmou Carmem de Oliveira da Sedh. Agência Brasil – Portal Terra – Leia
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Assim que comecei a ler está matéria super "meiga" e doce pensei logo nos adolescentes e nas crianças normais que o "Estatuto da criança e do adolescente" não considera. A preocupação da subsecretaria é com os CHAMPINHAS da vida. Não sobra nada para os filhos de trabalhadores decentes. Estes não fazem parte dos planos deste governo. Que não se cansa de injetar nosso dinheiro em seu famigerado plano "socioeducativo" que visa assegurar a impunidade e proliferação de “champinhas” em série.

Humano seria, se os tais “direitos humanos” fosse sério. Voltado ao atendimento dos que de fato precisam e, principalmente, dar suporte às famílias vitimadas pelos crimes bárbaros praticados por estas "aberrações da natureza”
. Por Gabriela

INTERNACIONAIS
GOVERNO É ACUSADO DE MANIPULAR CAMPANHA NO TIMOR
Quatro dos oito candidatos nas eleições presidenciais de Timor Leste, marcadas para segunda-feira, acusam o partido da situação, Fretilin, de intimidar a oposição e manipular a campanha eleitoral, encerrada três dias antes das votações. BBC Brasil. Leia
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Agora, o mais incrível. Adivinhem que país está lá, como “observador da eleição”? E ainda que disse que é plenamente solidário aos esforços timorenses para edificar o Estado nacional e consolidar as instituições democráticas? Só podia dar nisto!

ANIVERSÁRIO DA “BARBIE” É HOJE
Nosso Blog aproveita para mandar uma mensagem para a primeira dama:
- Que saudades de Ruth Cardoso !

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

sexta-feira, abril 06, 2007

PRONTO! JÁ TEMOS O NOSSO JUDAS!

SEU NOME É EDLEUZO SOUSA

Nada poderia ser mais significativo. O grande traidor responsável pela nossa Crise Aérea finalmente nos foi entregue (a notícia) num dia santo: “Edleuzo Souza - o homem que liderou o motim dos sargentos. Salário: R$ 2.600”, conforme matéria na Revista Veja, neste final de semana.

A notícia fica ainda mais comovedora porque foi precedida por um pedido emocionado de perdão dos controladores à sociedade brasileira. Tudo combinou tão bem. A palavra “grito de socorro”, num dia como este, parece produzir um efeito todo especial de exortação ao perdão. Eu já nem lembro mais onde li esta notícia: que o papa teria pedido hoje, durante a missa, que os católicos parem de malhar o Judas. Uma espécie de demonstração de compaixão e fé.

Pois é. Vejam que tudo conspira para a nossa sensibilidade nesta Páscoa. Até porque o Edleuzo, o “homem bomba”, parece que anda escondido em algum mocó por ai, e tem chorado sem parar (de medo) segundo relatou sua amiga a Veja.

O nosso Judas parece que está encrencado mesmo. Primeiro porque o Edleuzo, ele é o líder mais ativo na mobilização dos sargentos em todo o país. A Veja conta que nos últimos dias, ele vinha fazendo reuniões sigilosas em Brasília e trocava cerca de 250 e-mails por dia com sargentos de norte a sul, conforme apontou uma investigação da Aeronáutica. Segundo porque sua transferência de Brasília para Santa Maria, no interior gaúcho, decidida para puni-lo por sua agitação sindical, revoltou seus colegas e ajudou a fermentar o motim. (peguei este trecho do Blog do Reinaldo) – Quem for assinante da Veja lê mais
aqui

Ora bolas! Será que andam querendo nos fazer crer que o (provável militante sindical) Edleuzo seja o único Judas desta história? Nego-me a engolir um lambari em dia de bacalhau.

Que o Edleuzo seja encontrado e punido como manda o figurino. Não só ele como todos aqueles que o seguiram nesta epopéia dos desvairados. Claro! Agora, não nos peçam para nos contentarmos com isto. Seria subestimar demais nossa capacidade de inteligência.

O Edleuzo não passa de uma marionete. Nós queremos as mãos que manipulam o jogo. Queremos principalmente a cabeça do verdadeiro “Judas”, nesta história de caos aéreo. A punição só será justa se alcançar a todos os responsáveis pelas mortes e transtornos. Só aí teremos razão para voltar a nos quedar “tranquilis”. Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

COMO NASCEU O MOTIM
Os controladores invadiram a sala de controle e tomaram todas as posições. Dentre eles, três dos que estão sendo investigados por suspeita de falhar no acidente do vôo 1907 da Gol. – Trecho do texto de Hugo Studart e Rodrigo Rangel - IstoE

O “GRITO DE SOCORRO”
Tá. A
ABCTA, associação que representa os controladores de vôo militares, divulgou uma nota em que pede “perdão à sociedade brasileira” pela balbúrdia que eles aprontaram na última sexta feira. Inclusive, prometeram um feriado sem greve. A pergunta: e depois do feriado? Como vai ser a partir de segunda feira-feira?

Outra coisa que é bom lembrar: no dia 10, quarta-feira, a CUT já avisou que vai tumultuar os aeroportos. Como se vê, existem mil outras maneiras de se bagunçar o coreto além de fazer motim. Se eu fosse a Aeronáutica, aproveitaria para fazer uma atualização (inspeção) de todos os pontos de obstáculos dos mapas de vôos. Como diz o ditado: “o seguro morreu de velho”

Por fim, quem teria a obrigação de pedir perdão à sociedade brasileira é o Lula da Silva. Pela incompetência que tem sido seu desgoverno de hipocrisias e falsidades. Uma verdadeira fábrica que produz cadáveres. Deveria começar dando satisfações, por exemplo, sobre o porquê do corte criminoso e drástico de investimentos no setor aéreo desde 2003?

O Crime
RELATÓRIO COMPROVA CORTE DRÁSTICO DE VERBA NO SETOR AÉREO
Boa parte do apagão na infra-estrutura técnica dos aeroportos, agravada também pelo número insuficiente de controladores de tráfego aéreo, pode ser debitada na conta de um drástico corte de investimentos do governo federal a partir de 2003. Um documento produzido no mês passado para balizar os debates internos sobre o caos no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), diz textualmente que, após grande investimento nos anos de 2000, 2001 e 2002, houve uma guinada, “a partir de 2003”, sob o argumento de que os “investimentos necessários já haviam sido feitos”. A decisão do governo foi, na prática, uma trombada com a realidade do negócio aéreo. CorreioWeb - Leia
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A TORRE INVISÍVEL
RR: torre onde avião bateu não constaria nos mapas
Um especialista em tráfego aéreo da Base Aérea de Boa Vista, Roraima, disse que a torre de telefonia da TIM, onde o avião Super Tucano A-29 bateu ontem não constava nos mapas de vôo que comandavam a operação de pouso e decolagem das aeronaves da FAB. Minutos antes do acidente, o Esquadrão Escorpião recebeu autorização para pousar justamente na pista mais próxima da antena. Voando em formação, com visibilidade prejudicada e desconhecendo a existência da torre, os pilotos não conseguiram evitar a colisão. Portal Terra – Leia
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Contamination for parasites?
O JOGO SUJO QUE ASSUSTA OS PILOTOS
Sabotar vôos com informações falsas. Essa é a nova tática dos controladores para aumentar o caos. "Os controladores de vôo estão mentindo para os pilotos como forma de protesto. Isso é muito perigoso. Com essas atitudes, não há condições de segurança. Nós, pilotos, só saímos do chão hoje para não perder o emprego." Frase de um comandante de aeronave na quarta-feira passada. Por Gabriela Carelli e Leoleli Camargo – Veja.

Voltamos a insistir na informação que já demos neste Blog e que achamos relevante. O
Sindicato Nacional dos Aeronautas também é ligado a CUT. As duas categorias (Controladores e Aeronautas) têm vínculos com o sindicato. A imprensa toda esta trombeteando o fato sem se dar “ao luxo” de ser um pouco mais desconfiada. Bem que disse, o Reinaldo Azevedo. “O petismo é um insidioso protozoário moral. Depois que Infesta a vítima vai formando cistos no cérebro do vivente, que passa a dizer e a escrever coisas estranhíssimas".

O SAMBA DO CRIOULO DOÍDO!
Depois de botarem mais de11 mil criminosos nas ruas (isto, só no estado de São Paulo), por causa do indulto da Páscoa, a “Operação Páscoa” prendeu 98 na região da Baixada Santista. A ação dos policiais acontece em 23 cidades e continua durante feriado. De acordo com o delegado seccional do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, Elpídio Ferrarezi, o objetivo da operação foi retirar criminosos de circulação das ruas. “O mais importante é que com esse trabalho os turistas e a própria comunidade irão ter um feriado prolongado com segurança”.

Ganhou a resposta mais criativa!
AO CONVITE DE LULA PARA CONVERSAR COM OS LÍDERES DO PSDB
"Temos que avaliar a grosseria de não aceitar" – Por Tasso Jereissati.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quinta-feira, abril 05, 2007

LULA SABIA! FOI AVISADO SOBRE MOTIM TRÊS DIAS ANTES

PRESIDENTE APUNHALOU PASSAGEIROS PELAS COSTAS

Na noite da terça-feira que antecedeu o último locaute dos controladores de vôo, produzindo em conseqüência o “apagão aéreo” do dia 30 de março, havia ocorrido uma assembléia dos operadores civis e militares das torres de controle dos principais aeroportos brasileiros. Um desses encontros ocorreu em Brasília. Na manhã da quarta-feira, 28 de março, um deputado do PT foi informado da estratégia traçada no encontro: parar os aeroportos brasileiros na sexta-feira e resistir às ordens de prisão. O deputado petista passou a informação para o ministro da Defesa, Waldir Pires, e saiu do circuito certo de que seria dado a ela um tratamento de Estado. Não foi. Correio Braziliense

Na manhã de sexta-feira, quando o Lula já se preparava para embarcar com destino aos Estados Unidos, onde se reuniu com o presidente norte-americano George W. Bush, um senador do PMDB recebeu relatos consistentes de oficiais da Aeronáutica, que já detalhavam o caos que só se materializaria dali a algumas horas. O senador peemedebista repassou os dados para um integrante do governo com acesso direto ao presidente e, também ele, acreditou que a informação ganharia curso próprio e auxiliaria nas decisões destinadas a evitar o problema. Nada disso.

Na última segunda-feira, de volta ao Brasil, o presidente da República foi surpreendido pelo alto grau de insatisfação entre os comandantes militares. Nem a informação do deputado do PT nem aquela passada pelo senador do PMDB tinham chegado até ele em tempo hábil.

Só depois de voltar a Brasília é que Lula soube das assembléias que antecederam o apagão e de que havia tido tempo hábil para uma ação de governo na manhã de sexta-feira, antes do auge da crise. “Só na manhã de terça-feira é que ele mediu a extensão do problema com os militares. O presidente acreditou que a solução dada pelo Paulo Bernardo (ministro do Planejamento) ia pôr tudo sob controle. Errou, estava mal-informado”, diz um amigo de Lula, que tem interlocutores nas três armas e foi chamado a intervir na crise. “Foi enorme engano acreditar que conseguiria operar a crise por telefone e no ar.”

A partir desse episódio, e por causa dele, o presidente ordenou que os filtros de informação fossem aperfeiçoados: indícios de assembleísmo e riscos de locautes em setores vitais da administração pública não podem chegar ao Planalto pelas vias normais, burocráticas. A determinação é para que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, coordenem as informações estratégicas e façam com que elas tenham curso antes de picos de crise como aquele vivido na última sexta-feira.
Nossa opinião de ontem, sobre mais esta falsidade do Lula, foi na mosca.

TRECHO DA ENTREVISTA COM IVAN FROTA
“Não se pode botar no Ministério da Defesa um neófito, que não entenda coisa alguma da atividade militar”
, afirmou Ivan Frota que, por enquanto, mantém em suspenso a proposta de entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade contra Lula por crime de responsabilidade. “Continuamos atentos. Sabe como é político...”, disse Frota, que chamou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de “madrinha dos amotinados” e disse que o vice-presidente José Alencar, ex-ministro da Defesa, também não era credenciado para a pasta por “não ter nem serviço militar”. Por Ricardo Miranda - Da equipe do Correio

HOMO SINDICATUS – A praga que assola o Brasil
CONTROLADORES E AEROVIÁRIOS LIGADOS A CUT ENCENAM TEATRO
Pilotos acusam controladores de alimentar o caos
Os representantes dos aeronautas acusam os controladores de vôo de prejudicar deliberadamente as operações de pouso e decolagem com o objetivo de aumentar a confusão nos aeroportos. De acordo com o vice-presidente do sindicato, Gelson Fochesato, por vezes os controladores informam aos pilotos que não há vagas para pouso no aeroporto, sendo em seguida contestados por funcionários das companhias aéreas em terra - FSP.

A Aeronáutica informou não ter conhecimento das afirmações feitas pelo sindicato dos aeronautas e não comentou o teor das denúncias. Detalhe:
O Sindicato Nacional dos Aeronautas também é ligado a CUT. Parece bastante óbvio que as duas categorias - controladores e aeroviários - sob a batuta da mafiosa CUT estão encenando um confronto entre si, na tentativa de querer dar ainda mais amplitude ao caos aéreo e tumultuar o trabalho da aeronáutica. Deviam ser punidos por isto também. Palhaçada tem hora!.

UMA PERGUNTA ÓBVIA:
Por que razão os controladores brasilienses não se manifestaram sobre as péssimas condições de trabalho antes da colisão que matou 154 pessoas e enlutou tantas famílias? Sentiram-se parcialmente culpados? Por que razão não mencionam este desconforto agora? E por que razão a Polícia Federal determinou o indiciamento dos pilotos americanos e a Aeronáutica não conseguiu produzir, seis meses depois, qualquer parecer sobre as demais causas do acidente? Por Alberto Dines – Observatório da Imprensa

CUT VAI “OCUPAR” O CONGRESSO
A
ocupação (?) de espaços públicos e do Congresso Nacional acontecerá no dia 10 de abril, contra a chamada Emenda 3. Eles farão manifestações em aeroportos. Vejam como são ordinários e tumultuadores. Atenção Polícia! Preparem os cassetetes e os cachorros!. Também farão paralisação de vários setores do campo e da cidade em 27 Estados. O Congresso Nacional será invadido no mesmo dia em colocará em votação a manutenção ou não da emenda no Projeto de Lei que cria a Super Receita. Reinaldo Azevedo abordou bem: os profissionais que são pessoas jurídicas não são servos das centrais e elas não aceitam isto. A armação é grande. Mantega e Rachid querem enfiar a mão no bolso de 3,4 milhões de profissionais que serão achacados.

AERONÁUTICA VAI INVESTIGAR ACIDENTE COM QUATRO AVIÕES EM RORAIMA
O Comando da Aeronáutica divulgou nota na noite desta quarta-feira confirmando o acidente envolvendo uma aeronave A-29 Super Tucano do 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação na cidade de Boa Vista, em Roraima, que deixou um morto. Outros três aviões que participavam da esquadrilha efetuaram pousos de emergência em áreas próximas à cidade de Boa Vista.

As aeronaves haviam decolado de Manaus e tinham Boa Vista como destino final. A causa dos problemas teria sido o mau tempo. No momento do acidente, um temporal atingia na cidade. A Aeronáutica informou que iniciou investigação para apurar os fatores que contribuíram para o acidente. O avião Super Tucano A-29 com mísseis e explosivos caiu no conjunto residencial River Park, em Boa Vista após bater em uma torre da empresa Vivo. O Dia Online – Leia
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Da série: Avacalhação total
TIRANDO O CORO, BEBENDO O SANGUE E CHUPANDO O OSSO DO PASSAGEIRO
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade e em caráter terminativo - em plena crise do apagão aéreo -, a criação de uma contribuição no valor de R$ 3,00 a R$ 14,00 a ser cobrada, como adicional tarifário, na taxa de embarque dos vôos domésticos. Trata-se, pura e simplesmente, de uma tentativa de aumentar a carga tributária sem justificativas plausíveis - e justamente no momento em que os consumidores estão sendo submetidos diariamente a verdadeira tortura, obrigados a esperar durante horas por vôos rotineiramente atrasados. O Estado de São Paulo –
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Imperdível
CUIDADO COM O “FOREVIS”
Depois de se encontrar com o protoditador equatoriano Rafael Correa, Lula falou rapidamente com jornalistas numa língua estranha, tentando pacificá-los sobre o apagão aéreo: “Se quedem tranquilis”. A minha primeira hipótese foi a de que o homem já estivesse, como é mesmo?, começado a “falar em línguas”, tomado pelo Espírito Santo. Mas não é. Cruzei aqui vários dados e cheguei à conclusão de que se trata de uma mistura de espanhol com mussúnico — a língua que era falada pelo humorista Mussum, dos Trapalhões, lembram-se dele? Os mais jovens podem fazer uma pesquisa. Mussum terminava todos os substantivos e adjetivos com um “is”. Sabe-se lá como começou, mas virou a sua marca. E, quando ele queria dizer que estavam tentando prejudicá-lo, ferrá-lo, afirmava: “Tão querendo pôr no meu forévis”. É isso. Lula está nos dizendo: “Cuidado com o forévis”. Por Reinaldo Azevedo

EMBRAER INVESTIRÁ US$ 40 MILHÕES.
NÃO SE PRECIPITEM! SERÁ NA ÁSIA
A fabricante de aviões Embraer, quarta maior no mundo, anunciou que irá investir US$ 40 milhões, este ano, na Ásia. A idéia é ter uma infra-estrutura na Ásia que possam apoiar os 128 jatos encomendados por aquelas bandas. C. Humberto

"BRASIL VIRE FÃ"
Ministério do Turismo promove campanha para atrair turistas, em parceria com a Embaixada do Brasil em Roma. A campanha "Brasil Vire Fã" tem por objetivo aumentar o número de italianos que desembarcam no País a cada ano. A idéia da peça publicitária é atrair os endinheirados para conhecerem diferentes manifestações de cultura e belezas naturais. Já foram investidos 720 mil nesta etapa da campanha. Ação semelhante está em curso na França e no Reino Unido. INVERTIA.

Deveria existir algum órgão internacional isento que obrigasse este tipo de publicidade turística a esclarecer ao turista sobre os reais perigos de um país. Exatamente, como a bula de remédio informa as contra-indicações. A publicidade turística deveria levar algum tipo de selo (de qualidade) na “embalagem”, alertando sobre o grau de riscos para o turista. O Brasil carregaria a tarja preta com certeza. Ou então tomaria vergonha na cara e trataria de primeiro resolver seus graves problemas de segurança, antes de querer atrair os incautos para esta armadilha.

TENTANDO ESMORECER A OPINIÃO PÚBLICA
De que não valerá a pena instalar a CPI do Apagão
Diante da constatação de que é quase impossível impedir a instalação da CPI do Apagão Aéreo, a base governista na Câmara prepara-se para tirar vantagem do fato de que terá 15 das 23 vagas na comissão.

Aliados do Lula querem a
presidência e a relatoria da CPI do Apagão Aéreo. Um comportamento ordinário de tom velado que soa mais como ameaça, indicando que esta CPI também não dará em nada. Assim, como não deu a CPI dos Correios, cujo relatório final reconheceu a existência do Mensalão e que, no entanto, hoje completa 01 ano sem que nenhum dos envolvidos tenha sido punido.

Tirando alguns poucos bravos parlamentares que têm trabalhado incansavelmente pela instauração desta CPI, o que reina de fato entre os caciques do PSBD é um silêncio sepulcral e vergonhoso e cúmplice. Como já foi dito por aí: O país também vive um apagão na oposição.

TESOURO: FERIADO DE FREI GALVÃO VAI CUSTAR R$ 300 MILHÕES
A instituição de um feriado nacional em 11 de maio, por ocasião da canonização do beato brasileiro frei Galvão pelo Papa Bento XVI, deverá gerar prejuízos da ordem de R$ 300 milhões somente no Tesouro. A Secretaria do Tesouro prepara uma avaliação do impacto econômico do feriado imprevisto, que deve desencadear uma ação na Câmara com o objetivo de minorar os efeitos do projeto. O fornecimento de subsídios está a cargo do secretário-adjunto para Dívida Pública, Paulo Valle. O projeto sobre a instituição do feriado foi apresentado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Blog do ET

MUITA ATENÇÃO NESTE FERIADO, PESSOAL
OS CRIMINOSOS GANHARÃO AS RUAS DURANTE A PÁSCOA
A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo não adiantou o número exato, mas de acordo com as proporções das saídas anteriores, em todo o Estado, serão mais de 11 mil sentenciados liberados na Páscoa. Os condenados que cumprem pena em regime semi-aberto deixaram as unidades com o compromisso de retorno até às 17h de segunda-feira. – Leia
mais aqui

Certamente, que o indulto vale para o país inteiro. Outro ponto que merece atenção é o fato de que as estradas terão um fluxo, 50% maior, neste feriado. Graças à confusão e insegurança geradas pelo Lula e controladores da CUT. Portanto, vamos redobrar os cuidados e garantir um bom feriado. Boa Páscoa a todos.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quarta-feira, abril 04, 2007

POR QUE LULA E PT RECUAM E BATEM CONTINÊNCIA?

O governo Lula e o PT se borraram todo com a reação dos comandantes da Aeronáutica, Marinha e Exército em relação ao motim dos militares do Cindacta 1, sábado a noite, em Brasília. Na ocasião, ao evitar a prisão dos amotinados por parte do comandante da Aeronáutica, por ordem direta do Lula, o governo ingressou no mundo da ilegalidade, porque afrontou os princípios militares da "hierarquia" e da "disciplina", inscritos em letra de forma na Constituição de 88. Por Políbio Braga

Foi o maior erro de Lula e do PT desde que assumiram o governo, como também foi o mais rápido e mais humilhante recuo que foram obrigados a fazer em cinco anos de Brasília. A oposição preferiu não se meter na briga. Os comandantes militares bastaram-se para enquadrar o governo e o PT, que miaram manso na tarde e na noite desta terça-feira.

Esta página (de
Políbio Braga) anunciou a inevitabilidade do recuo no sábado a noite mesmo, a menos que o governo Lula quisesse encurtar o seu mandato. Ao longo de segunda-feira o governo ainda conseguiu segurar a peteca, mas à medida que Lula foi conversando com militares e políticos, percebeu que estava sozinho. Assim é que nesta terça-feira foi endurecendo o discurso (no regresso, segunda-feira de manhã, já dava mostras de recuo).

O resumo da ópera nesta terça-feira a noite: 1) o ministro Paulo Bernardo, que negociou o acordo com os amotinados, passando por cima do comandante da Aeronáutica, foi totalmente desautorizado e se tivesse vergonha na cara sairia imediatamente do governo (o ministro garantiu que não prometeu anistia, mas prometeu). 2) os planos de desmilitarização do controle do tráfego aéreo foram adiados sine die (sem data). 3) todos os entendimentos com os controladores passaram para o comandante da Aeronáutica, que terá plenos poderes e já avisou que no caso de nova desordem vai prender os desordeiros, com pleno apoio do governo e do PT. 4) os amotinados serão investigados, processados e condenados pela Justiça Militar. Não é pouca coisa.

A sorte está lançada. A bola está com os militares. A ordem é cadeia para o caso de motim no feriado de Páscoa. Se tiver que parar o tráfego aéreo, que pare, mas lugar de amotinado militar é na cadeia. É claro que isto não resolve o problema, que é estrutural. Será preciso investir muito mais no setor aéreo, porque o sistema claudica mesmo, com falta de recursos humanos e materiais. Mas isso é outro departamento, embora tenha que ser atacado imediatamente.

Lula, também, será obrigado a tirar os amadores do PT que enfiou no ministério da Defesa, ANAC e Infraero, para colocar profissionais de verdade nas funções. Estes não são lugares para empreguismo de petista desempregado e incompetente. O ministro do Planejamento, nesta terça, na TV, garantiu: “Nunca falei em anistia”. Falou. Leia o início da nota que ele divulgou na sexta-feira, depois de fazer acordo com os amotinados:

“O ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e a secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República se comprometem com os seguintes itens de negociação a respeito do Controle de Tráfego Aéreo. O governo federal vai fazer revisão dos atos disciplinares militares tais como transferências, afastamentos e outros, envolvendo representantes de associações de controladores de tráfego aéreo ocorridos nos últimos seis meses, assim como assegura que não serão praticadas punições em decorrência da manifestação ocorrida no dia de hoje (30).”

Os militares saíram do episódio mais fortes do que nunca. Lula está agora sob tutela explícita quando se meter na área. O recado foi dado e entendido. A coisa foi tão feita que Lula saiu na terça-feira do seu casulo e foi a um ato militar que prestigiou, apoiou e fez juras de amor eterno às Forças Armadas. Seu discurso bajulatório chegou a ser vergonhoso. Na ocasião, ainda teve que digerir um duro discurso do comandante da Aeronáutica.

Ontem, houve a solenidade de posse do brigadeiro José Américo na chefia do Estado-Maior da Aeronáutica. Saito discursou e prometeu se manter fiel aos “princípios basilares da hierarquia e disciplina”. Num momento, digamos, histórico, o militar deu uma aula de legalidade para o civil Luiz Inácio Lula da Silva: “Em minha mensagem de posse destaquei que dentre as principais linhas de conduta a focalizar estava a estrita observância dos princípios basilares da hierarquia e disciplina, sobre os quais não há qualquer espaço para tergiversar. (...) Estes são preceitos definidos, de forma clara e precisa, na lei maior, no Artigo 142 da Constituição Federal, a quem, nós, os militares, que escolhemos seguir a profissão das armas por livre e espontânea opção, juramos respeitar e fazer cumprir, se necessário, com sacrifício da própria vida.”

A CUT, portanto o PT e o governo Lula, terão que adiar os planos do seu sindicalismo primário de controlar o tráfego aéreo brasileiro. Se você acha que é exagero, consulte o site do Sindicato dos Trabalhadores Controladores de Vôo (CLIQUE na
página do Sindicato). Leia as posições do sindicato, que é filiado a CUT, portanto braço sindical do PT e do governo Lula por extensão. O primitivismo marxista (comunista) dessa gente é assustador. A esse sindicato seriam filiados todos os controladores militares de vôo, portanto a uma organização comunista que quer destruir o estado democrático de direito e a economia de mercado, criando uma aeronáutica, uma marinha e um exército populares. Leia o que está no site e saiba você mesmo se isto é verdade ou é mentira. Vá lá. Não acredite no que está escrito aqui: confira.

Aí vai um trecho que você poderá ler no site que quer comandar todo o pessoal do tráfego aéreo (colocar sob sua guante o estratégico controle do espaço aéreo brasileiro, civil e militar). O trecho é marxismo de ginasiano mal instruído:

O capitalismo:
“Vivemos numa sociedade capitalista. Na sociedade capitalista, existem muitas desigualdades. Basta ter olhos para ver. Uma minoria de pessoas concentra grande quantidade de bens materiais em seu poder: dinheiro, propriedades, mansões, carros, muita fartura e luxo. Por outro lado, a maioria das pessoas tem apenas o mínimo, e às vezes menos que o mínimo, para sobreviver. Vivemos apertados em matéria de alimentação, casa, roupa, transporte, escola, saúde e lazer etc. Vemos também tantas conseqüências trágicas desta sociedade: subnutrição, mortalidade infantil, doenças endêmicas, menores e idosos abandonados, desemprego, prostituição, analfabetismo, crimina¬lidade, acidentes de trabalho, favelas. É verdade que entre os dois grupos existem camadas médias, que costumamos chamar de "classe média". Mas esta "classe média" não é uma classe fundamental, quer dizer, não é ela que determina a natureza da sociedade capitalista.”

HÁ MAIS, AINDA
Os militares estão vigilantes e sabem que ganharam o round
Os militares da ativa não estão falando publicamente, porque disseram o que tinham que dizer para Lula, para o governo e para o PT, e parece que foram entendidos, pelo tom manso dos pronunciamentos dos deputados e senadores da base aliada, depois da reunião de ontem do Conselho Político.
De qualquer modo, o artigo a seguir, que circula na Internet, do vice-almirante Tasso Vazquez de Aquino, demonstra bem o que vai pela alma do pessoal que está na caserna. Leia e compreenda melhor:

Hierarquia e Disciplina, a Muralha Intransponível
" Manifesto minha enorme alegria e o renascimento da esperança quanto aos rumos do nosso País, pela firme atitude das Forças Armadas diante do desmando final da irresponsabilidade governamental, que tentou apoiar o motim, a insubordinação, a sindicalização militar, e ferir de morte os pilares básicos de hierarquia e disciplina, para dobrar a alma dos guerreiros da Pátria em benefício dos seus tortuosos desígnios!

Estou orgulhoso e de alma lavada pela atitude firme do Presidente do Clube de Aeronáutica, corroborada, apoiada e repetida pelos Presidentes do Clube Naval e do Clube Militar! Nosso compromisso é com o Brasil, não estamos a serviço de governos, de governantes que passam com seus erros, nem de outros senhores que não os interesses maiores da Pátria, que todos juramos defender, mesmo que com o sacrifício da própria vida!

Depois de tantos anos, quase dois decênios, de humilhação, de agressões baseadas em mentiras e falsidades, de desprezo pela sua missão única e exclusiva, de achincalhe à dignidade dos seus integrantes, de negação dos recursos mínimos para o cumprimento de sua destinação constitucional e de tratamento dos seus briosos integrantes como servidores de segunda classe do Estado, tudo suportado em doloroso silêncio, as Forças Armadas, diante da afronta final e mortal, deram o basta! Daqui, os destruidores e traidores do Brasil não passarão; pode-se ver isso em suas expressões de medo e na rápida "última forma" que deram ao surto final de desatino.

Raiou um novo dia no horizonte do Brasil! Os bravos defensores de sempre, que pareciam por tanto tempo adormecidos, ouviram o toque de reunir, desfraldaram seus gloriosos estandartes, aprestaram suas espadas honradas e invictas em defesa da Pátria ameaçada e do brio e do pundonor militares! A infâmia, o atraso, a perdição do Brasil não passarão! "Nossos peitos, nossos braços são muralhas do Brasil": a honra dos militares do Brasil está intocada, como fortes e altaneiros permanecem os pilares de hierarquia e disciplina, essenciais a toda organização militar!

Rezemos a Deus em Ação de Graças, pedindo-lhe que, hoje e sempre, os Comandantes e as tropas/guarnições permaneçam fiéis ao Brasil e ao dever militar e que, graças a isso, possamos construir, em paz e com justiça, a verdadeira democracia com que tanto sonhamos! VIVA O BRASIL!" -
Por Sergio Tasso Vásquez de Aquino - VAlte(Ref)

LULA CHAMA ABIN DE PORCARIA
Motim: Lula se queixa da Abin
O Lula já se convenceu de que não pode contar com a Agência Brasileira de Inteligência, que não o informou sobre a ameaça de motim dos controladores de vôo. Outra vez Lula foi surpreendido pelos fatos. "Para que serve essa porcaria?" - perguntou colérico. Sobrou para o general Jorge Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, chefe da Abin. O ministro Waldir Pires (Defesa) também culpa Félix por sua desinformação. Por Cláudio Humberto

LULA É UMA OFENSA A INTELIGÊNCIA
O argumento segundo o qual Lula pode agir assim porque é o comandante supremo das Forças Armadas ofende a inteligência dos passageiros. Ele pode nomear um cabo da reserva para o Ministério da Defesa, mas falta competência ao presidente (seja qual for) para reconhecer sargentos como negociadores de um serviço da Força Aérea. Elio Gasparini - FSP

DESCULPA, VOLTA TUDO!
Assustado com o desenrolar da crise, um controlador procurou um parlamentar. Queria saber se, passando a responder a órgão civil, perderia aposentadoria integral, casa e plano de saúde. Diante de resposta afirmativa, disse que não sabe mais se quer ser "desmilitarizado". Do Blog A Nova Corja - (
Painel, Folha de S. Paulo, 04/04/07)

CONVERSA PRÁ “BOI DORMIR”
Lula revelou aos senadores do PT, em jantar na casa de Eduardo Suplicy (PT-SP), o que mais o incomoda na vindoura CPI do Apagão Aéreo: a exposição das fraquezas da Aeronáutica. Ele admitiu que as debilidades na Aeronáutica são sistêmicas, começam com a falta de material e seguem pela escassez de recursos e de profissionais competentes em determinadas áreas, como manutenção de instrumentos. Daí a crise no setor aéreo. Porém, disse Lula, expor isso politicamente numa CPI agravaria o problema da Força. NOBLAT

TROPA DE CHOQUE DO PT E PMDB PARA PROTEGER LULA DA CPI
Após uma discreta movimentação nos bastidores durante o fim de semana, os operadores políticos do Palácio do Planalto já escolheram a tropa de choque com que vão tentar tanger a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo. Por ora, ela tem apenas cinco nomes e revela que caberá ao PMDB a maior responsabilidade por proteger o governo na investigação. Da bancada peemedebista, estão escolhidos Eduardo Cunha (RJ), Nelson Bornier (RJ) e Fernando Diniz (MG). Os três serão auxiliados pelo petista Cândido Vacarezza (SP) e pelo deputado Carlos William (PTC-MG). CORREIOWEB – Leia
mais aqui

IMPERDÍVEL
" O petismo parece o protozoário da toxoplasmose. Quando ele contamina um roedor, altera-lhe o comportamento. O bicho se torna suicida. Perde a repulsa ao xixi do gato, por exemplo. Na verdade, ele procura o inimigo para ser comido — porque só assim o tal protozoário vai poder se encontrar com um colega nas vísceras do gato, onde se reproduz. Entenderam? O roedor perde, digamos, vontade própria e passa a ser comandado pelo parasito. O petismo é esse insidioso protozoário moral. Infesta e vai formando cistos no cérebro do vivente, que passa a dizer e a escrever coisas estranhíssimas". Por Reinaldo Azevedo

CHEGA DE CRÍTICAS!
Chega de criticar o governo pelo apagão aéreo, gente! Vamos tentar entender porque ninguém fez nada nesses últimos seis meses. Temos de entender a cabeça do petista típico, do esquerdista no poder: eles gastaram seis meses para reeleger o sindicalista-chefe e montar um ministério – porque os bolchevo-lulistas gostam de reunir, para fingir consenso. Mas na hora H, como dizia Lênin, ninguém sabe o que fazer.

Os comuno-sindicalistas odeiam administrar. Veja bem: o sujeito é treinado a nível revolucionário, para uma tomada heróica do poder, com bandeiras, foices e martelos. O cara odeia o capitalismo diabólico; o elemento quer se vingar dos empresários que o despediram – aí vira comuna, e se acha melhor que os burgueses alienados, que somos nós.

Ele se acha “a favor do povo'', e aí não precisa estudar, pensar em detalhes chatos como administração, planejamento ou competência técnica. Como é que eles vão dirigir um banco, se eles foram treinados para destruir bancos? Como?

Tenhamos carinho pelos bolchvevo-lulistas, os doces stalinistas brasileiros. Eles não têm tempo nem saco pra cuidar de coisas pequenas como controle aéreo. Eles são melhores que nós, os medíocres, que moramos no presente. Eles só pensam no futuro! Temos de entender os bolchevistas neo-pelegos: eles só lutam pelo o paraíso comunista – que hoje são os 240 mil cargos no céu de Brasília. Por Arnaldo Jabor

COMENTÁRIO:
A nossa opinião é que Lula viajou para os EUA muito ciente do circo armado pelos controladores. Mais que isto: "a baderna e a afronta foram devidamente autorizadas". Lula só não contava com o fato de que o “cachorro não estava morto” como ele imaginou.

A verdade é que o tiro saiu pela culatra. As FFAA, até então silenciadas – e não por falta de motivos, porque o país há 5 anos que está entregue nas mãos deste pulha - resolveu brandir sua espada para o espanto de todos nós, inclusive. Maravilha! Existe uma saída!

A aeronáutica recebeu apoio das demais forças e, principalmente, da população civil. Por isto, Lula afinou o tom. Ele é um cafajeste, mas burro ele não é! De qualquer forma temos que estar alertas com as falsidades do Lula. A CUT está prometendo motim ainda mais exacerbado para depois da Páscoa. Leia sobre o assunto
AQUI.

É preciso, portanto, que as Forças Armadas estejam unidas e preparadas para este confronto, cuja origem foi cuidadosamente arquitetada pela intelligentsia petista. São muitas as informações sobre ações de insubordinação a caminho.

Lula botou nas mãos do brigadeiro Juniti Saito, uma granada com o pino já acionado. Obviamente, que os nossos militares devem estar cientes disto. A hora, portanto, é de alerta. Todos os planos “B” (s) devem estar às mãos. Se, em algum momento houve alguma espécie de abrandamento junto ao desgoverno para se tentar caminhos menos desgastantes na solução desta crise, certamente que os militares são os maiores conhecedores da premissa básica: ao Lula não se deve dar de costas, JAMAIS.

Estamos todos apostos! Afinal, "Si vis pacem, para bellum”.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

terça-feira, abril 03, 2007

DEPOIS DO MOTIM

Governo deve explicar como país deixará de ser refém de controladores sob o novo sistema de gestão de tráfego aéreo.

"Acho muito grave o que aconteceu, acho irresponsabilidade [de] pessoas que têm funções consideradas essenciais, porque estão lidando com milhares de passageiros sobrevoando o território nacional." Podem soar estranhas essas palavras do presidente Lula, dois dias depois de ter premiado a irresponsabilidade.

Não passam, na verdade, de afago retórico destinado a compensar os oficiais da Aeronáutica pela decisão presidencial de romper a hierarquia militar na noite de sexta. Não há equilibrismo possível diante do ocorrido. Tampouco volta atrás.

Teria sido melhor manter a gestão do fluxo aéreo na alçada da FAB, providenciando-se aumento nas gratificações dos controladores, mas o governo Lula destruiu a maior vantagem do modelo: a proibição, constitucional, de movimentos grevistas. Ao recusar-se a punir de imediato os amotinados - resta a expectativa de que ocorram sanções no âmbito autônomo da Justiça Militar-, o Planalto deflagrou a transição rumo a um outro sistema.

O governo não dá mostras de possuir nenhum projeto de reforma do setor que contemple as suas complexidades e os seus custos. A pergunta fundamental acerca do novo modelo é: quais garantias ele dará de que o país não se tornará refém permanente de um supersindicato de controladores. O poder de paralisar impunemente o tráfego aéreo, que acaba de ser conferido à categoria pelo presidente Lula, precisa ser anulado, seja por regulamentações, seja por políticas públicas, no futuro sistema.

Se os controladores militares se valeram até da sublevação e da chantagem para emancipar-se das Forças Armadas, então que seja feita a transição completa, ainda que paulatina. Devem migrar para um regime de trabalho civil, de preferência regido pela CLT, abrindo mão de benefícios da carreira atual se quiserem um salário maior - o que a sua delicada função justifica.

Uma rígida lei de greve nos serviços públicos essenciais deveria constar do pacote. Precisaria prever demissões sumárias, a bem do serviço público, em casos de paralisações como a de sexta.

No front da política pública, será necessário ampliar os cursos de formação de controladores de vôo, abreviar ao máximo a sua duração e aumentar os contingentes de reserva aptos a responder a convocações emergenciais. Credenciar instituições públicas e privadas para formar profissionais -hoje o curso fica praticamente restrito à escola da Aeronáutica em Guaratinguetá (SP) - é um caminho compatível com o modelo que se quer implantar. Editorial da FSP

NÃO. LULA NÃO RECUOU. A IMPUNIDADE CONTINUA
As manchetes da Folha e do Estadão são bastante reveladoras dos dias que vivemos. Ambas, na verdade, referem-se ao mesmo fato, mas me parece que o primeiro jornal forçou um tantinho a mão — coisa que o outro fez apenas num título interno. Mas vamos lá, com os exemplos.

Estampa a Folha na primeira página: “Lula recua de acordo com amotinados”. O Estadão preferiu ser menos assertivo: “Lula se explica a comando e tenta conter crise militar”. Foi rigorosamente isso o que aconteceu. Recuo, por enquanto, não houve. E já direi por que não. No título interno, o Estadão escreve: “Presidente diz a oficiais que acordo não é válido”.

Mas, afinal de contas, que diabo aconteceu? Aconteceu que os oficiais se negavam a comandar os sargentos que haviam se amotinado, no que contaram com o apoio da Força. Ora, se não eram obedecidos, fazer o quê? Antes que Lula chutasse a Aeronáutica, esta decidiu renunciar a seus rebeldes — no que, como já escrevi aqui, fez muito bem. Ocorre que a transferência do comando militar para o civil não se dará da noite para o dia. E daí?

Daí que se inventou essa fórmula do suposto recuo, que, na verdade, não há. O Ministério Público Militar pediu a abertura de inquérito. Lula e militares, na reunião de ontem, acertaram que, como isso não depende da vontade nem do presidente nem dos comandantes, a punição acabará ocorrendo sem que se extreme a crise. Lê-se no Estadão: “‘O crime de motim prevê pena de 4 a 8 anos de prisão’, afirmou o procurador militar Giovanni Rattacaso. Todos os sargentos que participaram da revolta estão sujeitos a ser processados, sendo que os líderes, em caso de condenação, terão a pena aumentada em um terço. Rattacaso é um dos cinco integrantes do Ministério Público Militar que assinaram ontem o pedido de instauração de Inquérito Policial Militar (IPM). O documento foi protocolado no Comando da Aeronáutica, que terá 40 dias para concluir as investigações. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 20 dias’”

E se o comandante da Aeronáutica quiser mesmo prender aqueles 18? Lula teria dito que tudo bem — mas o fato é que isso não será feito. E ficou acertado que a Aeronáutica retoma a chefia administrativa das operações, prepara a transição, mas que nenhuma forma de nova insubordinação será admitida. Houve recuo? Não houve, não. Em nota o ministro Paulo Bernardo, o negociador civil, afirmou que “o governo federal assegura que não serão praticadas punições em decorrência da manifestação”.

Digamos que se usou, também nesse caso, o Método Romário de Contabilizar Gols (MRCG), que consiste em mudar a régua para chegar a um resultado diferente. Fica valendo a suspensão administrativa das punições, mas seu aspecto militar está por conta do inquérito. “Como primeiro mandatário da Nação, ele [Lula] teve de agir para solucionar a crise. Mas, como chefe supremo das Forças Armadas, o presidente não poderia passar por cima da disciplina que rege a Aeronáutica”, afirmou Rattacaso.

Esse é modo, digamos, quântico de Lula. Uma coisa vale e não vale ao mesmo tempo. Está e não está. A síntese é a seguinte: o presidente disse que o acordo não vale, mas ele está em vigência, entenderam?

Ademais, Lula não pode agora recuar e contrariar os fãs, que viram no seu gesto a prova viva de sua genialidade. – Por Reinaldo Azevedo

PRAÇAS ESTARIAM ARTICULANDO GREVE
Aconteceu o que era previsível e temido, após o presidente Lula desautorizar o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, a punir o motim dos sargentos controladores de vôo, por quebra de hierarquia e indisciplina: oficiais de inteligência informaram ao governo que também a Associação de Praças da Aeronáutica e a Associação de Preças do Exército Brasileiro (Apeb) estariam se movimentando para organizar movimentos grevistas por aumentos salariais.

A legislação proíbe greves de militares, o que caracteriza como ilegal o motim dos controladores. Ainda não se sabe se a informação dos arapongas é procedente, porque surgiu apenas na noite desta segunda-feira e ainda não pôde ser confirmada. Por Cláudio Humberto

PRESIDENTE DA INFRAERO DEFENDE CONTROLADORES DE VÔOS

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, disse nesta segunda-feira que os controladores de vôo não podem ser vistos como bandidos e nem devem trabalhar sob estresse. - Os controladores de vôo não são bandidos, meliantes, vigaristas. São pessoas sérias, competentes, afirmou, em entrevista coletiva. JB Online -
Leia mais aqui

CADÊ?
Alguém da oposição vai ocupar a tribuna para afirmar que uma MP não pode mudar a natureza do tráfego aéreo, conforme provo (
inconstitucionalidade da MP para mudar controle aéreo), ou será que preciso eu mesmo pegar uma carroça — meio de transporte hoje mais seguro e rápido — e ir até Brasília? Ou vamos abolir também as leis? Por Reinaldo Azevedo

Que PAVOR é este?
CHINAGLIA RECUSA ACORDO PARA CRIAR CPI DO APAGÃO

No rastro da mais nova crise no transporte aéreo, a bancada governista e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), rejeitaram, ontem, acordo proposto pela oposição para instalar a CPI para apurar as causas e identificar os responsáveis pelo caos no setor.

Para não assumir sozinho o ônus da decisão, na conversa Chinaglia ainda se comprometeu a levar a proposta de acordo aos líderes governistas. Mas a resposta já era conhecida. Na conversa com o petista, o líder do governo na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE), foi peremptório ao dizer que a base não concordaria com a instalação da CPI antes da palavra final do STF.

- O foco da CPI era encontrar o problema da crise aérea, que já foi detectado. Apareceu a origem do objeto da CPI, do problema da crise aérea, que eram os controladores - disse Múcio, ao afirmar que a insatisfação dos controladores de vôo foi a gênese da crise nos aeroportos do país. Leia mais no
JB Online

COMANDO DA AERONÁUTICA
Controle de Tráfego Aéreo

Em conseqüência dos graves eventos ocorridos em 30 de março, no âmbito do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), foi requisitada, no dia de hoje, pela Procuradoria da Justiça Militar em Brasília/DF, a instauração do competente Inquérito Policial Militar (IPM) com o propósito de apurar eventual prática de crimes militares.

Desta forma, seguindo o rito legal do Processo Penal Militar, o Comandante da Aeronáutica determinou a implementação das ações administrativas decorrentes para as devidas averiguações, que levem ao pleno esclarecimento dos fatos em questão. Informação Direta – 001 - 02/04/2007CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

COMENTÁRIO
A marcha do afrontamento
Esperamos, sinceramente, que a FA não se curve diante do persistente intento de achincalhamento deste governo. Que a FA leve a cabo sua promessa de fazer valer a ORDEM e a HIERARQUIA, diante da afronta INCONSTITUCIONAL de Lula da Silva. O Clube da Aeronáutica fez um chamado público e foi atendido. Não foram poucas as manifestações de apoio.

A ignorância audaciosa continua ofendendo aos princípios básicos da hierarquia militar, sem o menor receio diante da ameaça de punição. O sindicato fala descaradamente sobre “anistia dos desordeiros”, e Lula da Silva pisca o olho sinalizando ser mesmo esta a direção.

A MP provisória para transferir o comando do espaço aéreo para os civis continua em marcha, num claro afrontamento ao aviso da aeronáutica. O que, inclusive, segundo explicações no Blog de Reinaldo Azevedo, é totalmente inconstitucional. Lula mantém sua disposição em achincalhar e submeter os militares aos seus desmandos. E ainda pretende fazer pronunciamento a Nação sobre a crise aérea para dizer que foi traído.

Portanto, diante do eminente colapso da Ordem, somente as nossas Forças Armadas podem impedir a marcha da Anarquia que avança a passos largos colocando em risco a vida da população e agredindo seu direito básico de ir e vir.

Aos políticos da oposição, muito embora a maioria esteja muda e se fingindo de cega, como se o grave problema não fosse de suas competências, apelamos para o mínimo de VERGONHA NA CARA. Façam valer os votos que lhes foram outorgados para nos defender! Tratem de brigar por esta CPI até as últimas conseqüências. Justifiquem seus salários! Façam coro com a meia-dúzia de gatos-pingados que trabalham nesta direção. Pois, esta CPI certamente é a mais importante de todas já ocorridas até aqui.

O desespero do desgoverno diante da instauração da CPI Aérea tem muito mais a revelar do que podemos imaginar (?). Aquelas 48 horas de OMISSÃO de Lula, sobre o maior acidente aéreo já ocorrido neste país - para não comprometer sua campanha à reeleição - parece ser apenas a ponta do iceberg, que seu desgoverno desesperadamente luta para acobertar.

Seus cães adestrados estrategicamente posicionados nos cargos-chave trabalham com afinco e desespero contra a elucidação dos fatos. - Que prova pode ser maior que esta? De que esta CPI tem o poder de mudar o rumo desta triste história?

PORTANTO, VAMOS APOIAR E ASSINAR A PETIÇÃO DA CPI DO APAGÃO ÁEREO

www.apagaoaereo. com.br

Eis o novo endereço eletrônico da página suprapartidária sobre o apagão. Ali você encontra o abaixo-assinado em favor da CPI. Então é isto:
www.apagaoaereo. com.br

Abaixo-Assinado
Assine a petição online pela CPI do Apagão Aéreo
Read the CPI do Apagão Aéreo Petition

Por Gaucho/Gabriela (MOVCC)

domingo, abril 01, 2007

URGENTE! VIGÍLIA CÍVICA


IMPUNIDADE –
“APAGÃO” INSTITUCIONAL

O Clube de Aeronáutica vem a público para denunciar o ostensivo e arbitrário descumprimento, pelo Governo Federal, da Constituição do País e de outros diplomas legais, e exigir que sejam adotadas imediatas providências corretivas, dentro de 72 horas. Entre estas, a imediata reconsideração da decisão de “desmilitarizar” o controle do tráfego aéreo e a restituição ao Comando da Aeronáutica da autoridade para administrar o problema militar surgido, com o envolvimento de seus subordinados.

A não se concretizarem tais providências, o Clube de Aeronáutica, como associação de âmbito nacional e de acordo com suas competências estatutárias, dará entrada, no Supremo Tribunal Federal, a uma ação direta de inconstitucionalidade e denúncia de crime de responsabilidade contra a pessoa do Presidente da República, Sr. Luiz Ignácio Lula da Silva.

Constituição Federal de 1988
Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Mais uma vez, o Governo Central demonstra fraqueza (ou cumplicidade) em suas posições, ao apoiar a baderna e a desordem, e ignorar a Lei.
Ao impedir a punição dos controladores de vôo, militares amotinados, o Presidente da República descumpriu, deliberadamente, a Constituição, sendo passível de ter incorrido em “crime de responsabilidade”.

Art. 85, da CF de 1988 e Art. 4º da Lei nº. 1.079, de 1950

São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal (...)
Pena: Perda do cargo e inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública (Art. 2º da Lei nº. 1.079 de 1950).

O manifesto de insubordinação lançado pelos controladores de vôo militares é uma preciosidade de cinismo, até porque seu ridículo jejum não durou mais do que algumas horas. Tal absurdo ato se constituiu no clímax de um processo de uso da figura dos militares como “inocentes úteis” para o alcance dos objetivos políticos de uma minoria de arruaceiros.


Ao se declararem amotinados, os militares afrontaram os seguintes diplomas legais, entre outros:

Código Penal Militar – Dec.-Lei nº. 1.001 de 1969
Art. 163. Recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instrução.
(Em tempo de guerra – Pena de morte).


Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de serviço que lhe tenha sido designado, ou o serviço que lhe cumpria, antes de terminá-lo.

(Em tempo de guerra – Pena de morte).


Art. 196. Deixar o militar de desempenhar a missão que lhe foi confiada.


Art. 301. Desobedecer a ordem legal de autoridade militar.


Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra expressa disposição de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Estatuto dos militares – Lei nº. 6.880 de 1980
Art. 14. A hierarquia e a disciplina são a base institucional das Forças Armadas. (...)


Art. 31. Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais, bem como morais, que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço, e compreendem, essencialmente:

...............................................
IV - a disciplina e o respeito à hierarquia;
...............................................


Art. 32. Todo cidadão, após ingressar em uma das Forças Armadas mediante incorporação, matrícula ou nomeação, prestará compromisso de honra, no qual afirmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los.

Abre-se, assim, mais uma vez, um perigoso precedente, com os militares amotinados, nesse episódio.


A atitude frágil e parcial que o governo adotou – desde os primeiros momentos dessa crise na Aviação brasileira, iniciada por uma greve dissimulada (operação padrão) – em posição dúbia, mas tendente ao apoio explicito aos grevistas, deu-lhes força e estímulo para prosseguirem no seu movimento.


Os Comandantes Militares foram, com isso, desautorizados e enfraquecidos.


Esses lamentáveis acontecimentos, nos quais o interesse da sociedade foi, sempre, deixado para o último lugar, tiveram origens diversas:


Primeiramente, pelo desespero dos controladores envolvidos na responsabilidade pela morte de 154 pessoas, os quais, orientados por seus advogados, procuraram transferir sua culpa para eventuais deficiências do sistema, que eventualmente existiram, por falta de apoio financeiro do governo federal, mas que nunca impediram seu funcionamento satisfatório.


Em segundo lugar, pelo interesse político do grupo estratégico do governo, que buscaria garantir o seu continuísmo no poder, por quaisquer meios, e que, por isso, trabalharia para enfraquecer os militares, retirando do seu controle, toda atividade que lhes possa conferir um pouco de força.


A se confirmarem, portanto, as notícias de flagrante insubordinação militar praticada pelos controladores de vôo, o Povo Brasileiro não poderá mais continuar a silenciar-se e terá de se pronunciar, coletivamente, para exigir do Presidente da República as devidas providências legais, custe o que custar.

Nota:
Dependendo das providências corretivas a serem praticadas pelo Governo Federal, o Clube de Aeronáutica exorta a todos os oficiais da Aeronáutica e das demais Forças Singulares, ativos e inativos, da mesma forma que a todos os civis que se preocupem com a integridade das suas Forças Armadas e da sua Pátria, ameaçadas por instâncias do próprio Governo Federal, para se reunirem em Assembléia Permanente, em vigília cívica, nas instalações do Clube de Aeronáutica, na Praça. Marechal. Âncora, nº. 15 – Centro – Rio de Janeiro.


O apoio a este movimento poderá ser manifestado por meio do endereço eletrônico
presidente@caer.org.br ou pelo telefone 2220-8741, das 9 às 17 horas, de terça a sexta-feira.

Rio de Janeiro – 31 de março de 2007.

Ten.-Brig.-do-Ar Ivan Frota
Presidente do Clube de Aeronáutica.
FONTE:
RESERVAER
Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

QUE FALTA QUE FAZ A INTELIGÊNCIA!

É incrível! As oposições estão caindo na armadilha de discutir a culpa dos controladores de vôo quando o centro - político - da questão seria discutir a incompetência do governo, o aparelhamento da ANAC e a corrupção da Infraero. Alguns se deixaram possuir pela problemática - ideológica - envolvida no acordo sindical do governo com os controladores e ficam debatendo coisas como quebra da hierarquia e da disciplina. Por Augusto de Franco (01/04/07) – Portal Democracia

Sim, houve quebra do regulamento militar, mas esse não é o problema principal. O caos aéreo tem muitas causas - vejam a nota abaixo - e agora o governo, mais uma vez com a colaboração da oposição, vai conseguir se eximir de suas responsabilidades concentrando as atenções gerais na insubordinação dos sargentos da Aeronáutica!

O líder do governo, já deu a tônica ontem a noite: agora está provado, disse ele, que a CPI do Apagão Aéreo era mesmo desnecessária, pois tudo não passava de uma sabotagem dos controladores de vôo. Isso não é verdade, mas tem lá sua verossimilhança, que aumenta muito com a ajuda da mídia e das oposições... Ora, façam-me o favor: burrice tem limite!

ATENÇÃO
Não foi o governo que decidiu criar o órgão civil para controlar o tráfego aéreo, não. Foi a Aeronáutica que rejeitou o dito-cujo. Foi mais ou menos o seguinte: “Se é assim, então não temos mais nada com isso”. A Força teve o juízo que faltou a Lula. Não lhe restava outro caminho: ou admitia a quebra da disciplina, da hierarquia, e engolia um motim, junto com um documento desaforado que expressava desconfiança nos superiores, ou fazia o que fez: “Então essa área não é mais de nossa responsabilidade”.

Foi também uma saída mais ou menos honrosa para Juniti Saito, comandante da Aeronáutica. Ele havia determinado a prisão de 18 militares, e a medida foi suspensa por Lula. A Força abre mão do controle, mas ainda insiste nas punições. Os controladores já falaram que, nesse caso, retomam a greve — justamente no feriado da Páscoa. Eis aí uma obra acabada de Lula e seu ministro da Defesa, Waldir Pires. Por Reinaldo Azevedo

ESTAMOS REFÉNS DA DITADURA SINDICAL
“INFERNO” NA SEMANA SANTA
Apesar do posicionamento da FA, os “controladores” continuam pressionando o Lula. O advogado da categoria, Normando Cavalcanti, disse que se o governo descumprir o acordo fechado poderá haver nova paralisação e “um inferno” na Semana Santa. O Globo – Leia
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PF TAMBÉM AMEAÇA EM CARTA DEFLAGRAR A MOBILIZAÇÃO DA PÁSCOA
Depois de render-se às reivindicações dos controladores de vôo amotinados, o governo se vê às voltas com o risco de enfrentar uma rebelião na Polícia Federal. Abespinhados com declarações feitas na semana passada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, delegados e policiais federais de todo país acenam com a hipótese de deflagrar em todo país manifestações por melhorias salariais já na quarta-feira (4) da semana que vem, véspera do feriado de Páscoa. Blog do Josias -
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ESTRANHA POSTURA DO SITE CONTAS ABERTAS
É de impressionar a postura do presidente do Contas Abertas. Um site que tem sido fonte permanente de consulta sobre as ações deste desgoverno. Inclusive, sobre os números da “indústria das indenizações” dos “perseguidos políticos” que sangram os cofres da União.

No entanto, a postura do site ontem, além de tentar achincalhar com a parca comemoração da data pelo exército, abriu espaço para enaltecer ONGs que defendem comunistas e afins. Augusto Carvalho informou, inclusive, que irá propor mais represálias para tentar silenciar a nossa verdadeira história.

Sinceramente, depois desta comecei a desconfiar da veracidade das informações apresentadas no site. Não se trata de achar que todos tenham que ter a mesma postura ideológica. Mas, o tipo de apelo que o presidente do site pretende fazer a Lula, sobre a data comemorativa ao Golpe Militar de 64, este sim é digno de reflexão. Principalmente, porque vem de um site cujo compromisso deveria ser de total desprendimento do governo. Eis alguns dos trechos da matéria publicada na data de ontem, 31/03/2007 – Por Gaúcho/Gabriela

EXÉRCITO NÃO COMEMOROU, MAS SITE EXALTOU O GOLPE MILITAR DE 64
A decisão de não se manifestar este ano foi do comandante da Força do Exército, general Enzo Martins Peri, que optou por quebrar a tradição e não fazer pronunciamento nem publicar mensagem oficial. Apesar de não contar com menção especial no dia do aniversário, a Revolução Militar que deu início a 20 anos de ditadura é exaltada em página permanente do Exército na internet como a “prevalência da democracia”, recebida com euforia pelo povo. “Vitoriosas, as tropas revolucionárias foram recebidas com aplausos pela população que saudava a volta do País à normalidade”, diz o site.
clique aqui para ver o link.

A CAMARILHA ACHOU INSUFICIENTE SÓ SILÊNCIO DO EXÉRCITO
Grupo Tortura Nunca Mais
A presidente do grupo, Elizabeth Silveira, considerou correta a atitude deste ano, do Comando do Exército, de não se manifestar a respeito da data, mas ainda achou INSUFICIENTE. “Não há o que comemorar. O Exército deveria aproveitar a data para fazer uma avaliação autocrítica da atuação nefasta que alguns militares tiveram durante 20 anos no país”, salienta.

CNBB
O secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, Carlos Moura: O que precisamos agora é exaltar a democracia, a liberdade e o respeito aos direitos humanos e ao cidadão, coisa que não ocorreu no período militar”, defende.

Presidente do Site Contas Abertas
Augusto Carvalho
: “A recente troca de comando e a postura do atual comandante é uma ótima oportunidade para que se modifique de uma vez por todas essa visão deformada dos fatos e se apague do site do Exército as exaltações à ditadura”, diz.

CONTAS ABERTAS VAI PEDIR AINDA MAIS INTERFERÊNCIA DO LULA
Nas próximas semanas, o presidente do CA encaminhará ao Lula e à Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados um documento solicitando a interferência das autoridades no intuito de propiciar uma AMPLA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO do Exército Brasileiro em relação aos fatos ocorridos em 1964. “As crianças aprendem na escola que a ditadura interrompeu a democracia no Brasil. Quando entram no site do Exército se deparam com a informação de que em 64 houve festa cívica em que a população apoiou os militares na instalação da democracia. É uma vergonha para o país”, reforça. Leia o
material publicado ontem, no Contas Abertas, por Mariana Braga.

COMENTÁRIO: Portas de fábricas no céus do Brasil.
Para alcançar seu intento de desmilitarizar o espaço aéreo, Lula não poupou esforços. Há longos seis meses que a população vem sofrendo investidas contra seu direito de ir e vir. Lula sacrificou a população para instaurar seu caos aéreo. Queria uma desordem tamanha que pudesse justificar a retirada da aeronáutica do comando e jogar o controle do Tráfego Aéreo de mãos beijadas para a CUT/PT. Experiência em portas de fábrica é fogo.

No entanto, algumas coisas deram errado nos planos do apedeuta, que não contava com a reação do comando da aeronáutica, que topou retirar-se totalmente de qualquer responsabilidade com o controle aéreo. Lavou as mãos.

Inclusive, a Aeronáutica colocou como condição ao apoio à transferência do controle aéreo para o órgão civil, que a troupe de sindicalistas desordeiros, vulgo “controladores” seja punida de acordo com o regimento militar. E, é aí que os militares pegam o desgoverno pelos colarinhos.

Lula negociou com os amotinados que não haveria punições para os desordeiros infiltrados. E agora? Pois é! Agora, eles estão prometendo o “inferno” para a Páscoa. Apertem os cintos, brasileiros, pois vão brincar com nossas vidas como se fossemos meros joguetes. Não bastaram os cadáveres produzidos no acidente da Gol, no ano passado.

Nos seus graus de ignorância o que vale o povo? Nada, absolutamente nada! Para "esta gente" despreparada, o que vale é a audácia concreta e o desprezo à vida dificilmente conciliáveis com a posse do espírito demoníaco ideológico marxista. O que os estimula é o poder, a perversidade, a sabotagem, o dinheiro roubado, executado por seus embrutecidos homens pertencentes a esta organização criminosa chamada CUT/PT.

O outro tiro que vai sair pela culatra é a pretensão do governo de enterrar a CPI, sob o pretexto de que o buraco negro do caos aéreo tinha como causa a insatisfação dos “controladores”. Só mesmo se a FA se ajoelhar de vez e abrir mão de aplicar seus códigos de punição à insubordinação aos desordeiros. Aí sim será o fim.

Mas, que desespero o do Lula, não é? O que terá de tão grave assim por trás do medo da instauração da CPI do Apagão? O que poderá ser tão pior assim, além de todas as imundícies já descobertas de seu governo, até aqui?

O povo brasileiro tem direito de saber sobre o que pode ser tão grave assim. CPI do Apagão Já! Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)