movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, janeiro 27, 2007

ANTIAMERICANO PATOLÓGICO

“Para os latino-americanos é um escândalo insuportável que um punhado de anglo-saxãos, chegados ao hemisfério muito depois dos espanhóis, tenham se tornado a primeira potência do mundo”. (Carlos Rangel)

O povo brasileiro é segundo algumas pesquisas apontam, um dos que tem maior sentimento negativo em relação aos Estados Unidos. A grande causa, creio, está na ignorância alimentada pela inveja.

O antiamericanismo, em grau impressionante no Brasil, é totalmente patológico. É uma doença mesmo, fruto de uma inveja indomável. Certas pessoas jamais irão perdoar o fato desses “broncos” americanos terem criado em poucos séculos a nação mais próspera do mundo, com base em ampla liberdade individual. Não vão perdoar também o fato deles não terem deixado os soviéticos acabarem com a liberdade no mundo. A patologia é tanta, em alguns casos, que gostariam que a Al Qaeda conseguisse aquilo que os comunistas não conseguiram: a destruição dos americanos. Caso para a psiquiatria mesmo... Por Rodrigo Constantino. Leia a matéria completa -
aqui

O CORONEL AGORA É CENSOR
Chávez deveria ser proibido de entrar no Brasil. Ele quer destruir as liberdades aqui também.

O que um ditador de um país periférico faz dentro de suas fronteiras é, desde que não cometa crimes contra a humanidade, um problema de seu povo. A situação é totalmente diferente quando Hugo Chávez desembarca no Rio de Janeiro e se põe a clamar contra a liberdade de imprensa no Brasil. Convidado a receber uma homenagem na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro no dia 19, Chávez exibiu um exemplar do jornal O Globo, cuja primeira página comentava a escalada autoritária na Venezuela.

O presidente venezuelano acusou o periódico carioca de "inimigo do povo brasileiro, do povo latino-americano". Não se trata de uma disputa pessoal entre um presidente estrangeiro e um jornal, e sim de uma postura recorrente de Chávez, sob dois aspectos: primeiro, seu desrespeito à livre opinião e, segundo, seu hábito de interferir nos assuntos internos de outros países.

O venezuelano não tem o direito de trazer esses desmandos para o Brasil, onde a liberdade de imprensa é um valor enraizado e conquistado a duras penas, depois de duas décadas de ditadura. "Atacar um jornal dentro do Brasil foi uma improbidade que deveria ter sido condenada claramente pelo governo brasileiro", diz o ex-chanceler Luiz Felipe Lampréia. Eleito para seu terceiro mandato, Hugo Chávez anunciou um novo formato para seu governo. Resumindo, trata-se de partido único, socialismo e presidente vitalício com poderes para governar por decreto.

Regimes com tais características são chamados de ditadura. São, obviamente, incompatíveis com uma imprensa independente. No pacote de inauguração de seu "socialismo do século XXI", Chávez também anunciou o fim da concessão do canal de televisão RCTV, um dos mais populares do país e crítico de seus desmandos. O golpe prenuncia o fim da liberdade de expressão na Venezuela.

Uma forma eficiente de calar a imprensa venezuelana têm sido as ameaças e pressões feitas diretamente contra os jornalistas. Desde 2000, quando Chávez iniciou seu segundo mandato, registraram-se 1 500 agressões físicas a repórteres, operadores de câmera e fotógrafos, a maioria delas praticada por chavistas motivados pelas acusações nominais que Chávez faz a jornalistas em seu programa dominical de televisão.

"Fomos todos obrigados a tirar a identificação de imprensa dos carros para evitar ataques", diz o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, da Unión Radio, de Caracas. Em 2005, com a entrada em vigor da Lei de Responsabilidade Social – mais conhecida como "lei da mordaça" –, começou uma avalanche de processos contra jornalistas, acusados de promover "ameaça à segurança nacional" ou "desrespeito a instituições e autoridades legais". O objetivo implícito da lei é levar os jornalistas à autocensura. Por Duda Teixeira - Veja

APRESENTADOR DE TV AMERICANO RASGA BANDEIRA BRASILEIRA NO AR
BOSTON (EUA) - O apresentador de TV americano Christopher Antal — mais conhecido como ‘O Gambá’ — suscitou protestos da comunidade brasileira em Marlboro, no Estado de Massachussetts, ao rasgar uma bandeira do Brasil no ar.

Na edição de segunda-feira do programa, transmitido mensalmente pelo canal M8 da TV pública a cabo, Christopher fez críticas aos brasileiros que moram em Marlboro e arredores. Entre outras coisas, disse que os brasileiros são preguiçosos, ficam o tempo todo “em cima de seus traseiros” e vivem de subvenções do seguro social. Ele ainda pegou uma bandeira brasileira, rasgou-a e jogou-a no chão.

Para Frank Kavanagh, presidente da Brazilian American Association, as imagens mostradas na TV não refletem a livre manifestação da opinião, garantida pela primeira emenda americana. “Estas coisas só são possíveis porque os políticos locais não se importam com imigrantes”, disse Frank. Já o diretor-executivo do canal de TV, Dan Guindon, defendeu a liberdade de expressão do apresentador: “Se alguém viesse aqui e queimasse uma bandeira americana, teríamos que mostrar”. Grupos de defesa dos imigrantes também protestaram contra a atitude do apresentador.

URNAS ELETRÔNICAS SOB SUSPEITA
Veja revelou na semana passada o conteúdo de um laudo elaborado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) que apontava evidências de fraude em urnas eletrônicas de Alagoas nas eleições do ano passado.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Marco Aurélio Mello, classificou as informações como "preocupantes" e requisitou uma auditoria para aprofundar as investigações. Técnicos do tribunal, no entanto, se apressaram em afirmar que os problemas detectados se resumiam a falhas nos arquivos que registram a memória das urnas, os chamados "logs", e que isso não comprometia o resultado das eleições. Ou seja: os casos das urnas que registravam mais eleitores do que votos ou das que não registraram voto algum seriam resultado de um simples defeito na memória de um lote de equipamentos mais antigo.

Os técnicos podem ter se precipitado. Laudo complementar elaborado pelo professor Clovis Torres Fernandes, do ITA, mostra que as falhas não se resumem aos registros de memória. Há divergências graves envolvendo outros programas das urnas alagoanas que reforçam a suspeita de que elas podem ter sido criminosamente manipuladas. Veja

COMENTÁRIO:
Por que todos os pássaros menores invejam a Grande Águia?Logicamente que atitudes como a do apresentador americano nos entristece. Mas, convenhamos, até quando vamos bancar os pseudopatriotas hipócritas? O bugre-fanático vem aqui na nossa casa e deliberadamente tripudia sobre a nossa democracia. Tudo sob o olhar impassível do rufião-mor. E ninguém diz nada, e nem cobra nada.

Hoje, para os assinantes da Revista Veja, tem uma notícia da semana que pontifica muito bem sobre o que estamos falando. O título da matéria é: “Chávez rasga um jornal brasileiro e é aplaudido” – Link -
aqui

Só para lembrar, na semana em que ocorreu tal episódio com o Jornal O Globo, a claque ensandecida pediu ao Chávez que rasgasse o exemplar do jornal que tinha à mão. Pois bem, ele respondeu: "O papel não tem culpa". Ele disse que "os fascistas queimavam livros" e não rasgou. Ora, ao que tudo indica o Chávez resolveu assumir sua índole fascista. Agora, resta-nos saber se o Selvagem conhece o sentido da palavra "fascista".

Quanto a nossa bandeira rasgada pelo americano e que gerou tanto protesto, este acontecimento ilustra muito bem a matéria do Rodrigo Constantino. O brasileiro sofre de “senzalite”. Ele aceita a escarrada do Chávez sobre nossa liberdade de expressão, mas, não admite que um americano rasgue nossa bandeira. Ora! O americano é habituado à democracia e queima inclusive sua própria bandeira quando descontente. E, ainda assim, consegue ser um povo mil vezes mais patriótico que o nosso. Isto, sem falar que a bandeira deles é a favorita na inquisição dos invejosos e dos esquerdinhas rançosos do mundo afora.

Não sabemos quais as razões que levaram o apresentador a agir desta maneira. Ao que tudo indica, alguma injustiça ele cometeu em seu julgamento. Pois é sabido, que muitos brasileiros estão por lá trabalhando decentemente. No entanto, o ponto importante a ser considerado certamente não está neste fato.

A verdadeira reflexão que devemos fazer é outra. O brasileiro é invejoso sim. E hipócrita também! Pensem: Por que toleramos que nossas mulheres se arreganhem com suas bundas e peitos de fora para o Chávez, e não aceitamos que elas sirvam aos soldados americanos, em férias no Rio de Janeiro? !Muito mais saudável um jovem americano, do que um porco CHAUVENISTA TIRANO E PROMÍSCUO.

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

sexta-feira, janeiro 26, 2007

O REINO DO CAPITALISMO RELUTANTE

Brasil e América Latina estão novamente fora da moda e isso é demonstrado com toda clareza na pauta e nos debates do Fórum Econômico Mundial.

Os latino-americanos estão no fundo da cena, como figurantes de pouca importância nas grandes questões globais. Crescem devagar, continuam derrapando em velhos problemas e nem sequer ameaçam a segurança global. China e Índia são os emergentes de maior projeção, assunto obrigatório nos debates econômicos da elite mundial, e são seguidos de perto, em dinamismo, apenas por outras economias da Ásia e da antiga Europa Oriental. Nem a eleição de governos populistas e com bandeiras de nacionalismo anacrônico muda esse quadro: se esses governos cumprirem suas promessas, pior para seus países, condenados, nesse caso, a uma irrelevância ainda maior.

A América Latina foi quase completamente ignorada nos primeiros debates do Fórum Econômico Mundial, na reunião iniciada na quarta-feira. Não foi mencionada na sessão de abertura, dedicada tradicionalmente a uma avaliação das perspectivas da economia mundial. Só se falou extensamente da região num seminário que teve a participação quase exclusiva de empresários e políticos latino-americanos e, como de costume, a sessão foi parecida com uma psicoterapia de grupo. O Estado de São Paulo –
Leia mais

MASSA DE RESSENTIDOS
No seu livro sobre as multidões, Gustave Le Bon tenta definir o que seria uma massa de pessoas, sob o ponto de vista psicológico. Vou deixar a definição a cargo do autor original:

"Uma massa é como um selvagem; não está preparada para admitir que algo possa ficar entre seu desejo e a realização deste desejo. Ela forma um único ser e fica sujeita à lei de unidade mental das massas. No caso de tudo pertencer ao campo dos sentimentos, o mais eminente dos homens dificilmente supera o padrão dos indivíduos mais ordinários. Eles não podem nunca realizar atos que demandem elevado grau de inteligência. Em massas, é a estupidez, não a inteligência, que é acumulada. O sentimento de responsabilidade que sempre controla os indivíduos desaparece completamente. Todo sentimento e ato são contagiosos. O homem desce diversos degraus na escada da civilização. Isoladamente, ele pode ser um indivíduo; na massa, ele é um bárbaro, isto é, uma criatura agindo por instinto".

Não há como ler tal definição e não pensar nas criaturas que compõem o Fórum Social Mundial. Junto àquela multidão de milhares de pessoas, encontramos de tudo, uma verdadeira Torre de Babel. Entretanto, o uníssono que ecoa de pessoas tão diferentes é ensurdecedor. Desde jovens drogados, tentando reviver o Woodstock, passando por líderes de movimentos revolucionários e chegando até economistas teoricamente renomados, todos repetem as mesmas coisas. E como fica claro na definição de Le Bon, não poderia ser algo elaborado, inteligente, pois precisa conquistar as emoções de todos, incluindo o mais mentecapto dos seres presentes ali.

Essa massa não pensa, mas age por instinto. Não existe pensamento coletivo, apenas individual. Essas pessoas se tornam massa de manobra para grupos oportunistas, e acabam defendendo como solução para os problemas do mundo uma receita que justamente agrava tais problemas, como o maior controle governamental. São tão dominados por desejos cegos e irracionais que nem sequer percebem as contradições intrínsecas às suas ideologias dogmáticas. Site de Diego Casagrande - Por Rodrigo Constantino –
Leia mais

COMENTÁRIO:
Criticado por sua ausência no Fórum da esquerda em Nairóbi, e ignorado solenemente no Fórum da direita em Davos, Lula transformou-se numa forma amorfa sem contorno.

Distanciado de sua origem e muito longe de sua pretensão de conseguir fazer parte “do lado de lá”, Lula, apenas diverte. Ou melhor, nem isto, mais! Mas sua torpe acha que o excelentíssimo empresta ares “humanitários” na roda dos evoluídos.

Curiosidades da história: O Bobo da Corte
Personagem medieval que acompanha o rei podendo criticá-lo sem correr o risco de ser preso. O bobo teve sua origem no império romano-bizantino.

Livre no falar e agir, o bobo da corte divertia o rei e a corte. Não era bobo nada! Inteligente e atrevido ele dizia aquilo que outros só pensam. Com ironia mostrava as duas faces da realidade. Manipulando sua máscara revelava as discordâncias íntimas e expunha as ambições do rei.

Entendia bem a política e mesmo sendo às vezes, um deficiente físico (anão, corcunda ou aleijado), constituía um fator crítico ao lado de quem tinha o poder. Sua função era questionar os responsáveis pela ordem pública. O rei e o bobo complementam-se.

Só mesmo o bufão Lula pra posar no centro do picadeiro. E o pior: É tão incompetente que não renovou o acervo de apelos. Até a graça o bobo conseguiu perder. Coisas da massa, da gene-grupal. Lula nunca será singular.

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quinta-feira, janeiro 25, 2007

NOVA MODALIDADE DE EMPREGO NO GOVERNO LULA: "VACAS PARIDEIRAS”

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA NA BAHIA POR CAUSA DO SALÁRIO MATERNIDADE.

É assim que Lula garante seu eleitorado-cativo. “Cevando” a cópula em troca de farelos, para que a ignorância e a miséria se reproduzam como ratos.

O salário maternidade para quem trabalha no campo é um benefício criado para ajudar a quem teve filhos a cuidar deles durante os quatro meses de licença a que toda mãe tem direito. No interior da Bahia, o salário-maternidade está provocando uma explosão demográfica: as mães têm filhos para poder receber o benefício, que acaba sendo o sustento da família.

As trabalhadoras rurais são a grande maioria no volume de benefícios pagos pela Previdência às mães. Em 2006, só na agencia do INSS de Santo Antonio de Jesus, na Bahia, 4.800 mulheres que moram no campo receberam o salário-maternidade. Nas áreas urbanas, foram apenas 250.

Essa desproporção tem provocado desconfianças, segundo o gerente do INSS no recôncavo baiano. "Existem mulheres que engravidam sucessivamente para terem acesso a esse benefício, só pra isso. Porque elas entendem que é uma forma de obter um ganho, uma sobrevivência”, afirma Luciano Andrade.
Jornal da Globo - Assista ao vídeo da reportagem aqui.

EDITORIA DO BLOG:
Ora, que Brasil sujo emporcalhado pelo espetáculo aterrador das injustiças sociais, bandeira empunhada no passado por este crápula que hoje chefia a maldição das nossas mulheres humildes e indefesas. Qual seria o sentido de vida para este usurpador de sonhos?

Respondo: Não merece um cérebro, já que sua medula espinhal o satisfaz. Ele é o tipo que considera a sua vida importante e a dos outros sem qualquer sentido fundamental. Só um grande "porco" para oferecer este tipo de “vida” as nossas mulheres: um emprego de “vacas-parideiras do desgoverno Lula" Quem parir mais, leva mais!

Se ninguém mais quiser experimentar o espanto desta modalidade do governo, já é um morto-vivo, e nossos olhos cegaram para esta "barbaridade" que nossas mulheres do Norte e Nordeste estão se submetendo por falta de emprego digno neste país. Por Gabriela/Gaucho

ESTIAGEM REDUZ ÁGUA E COMIDA NO SEMI-ARIDO
Pelo menos 8 mil pessoas, na sede e na zona rural de Igaporã, município do sudoeste a 802 km de Salvador, sofrem com a falta de água potável. O número de flagelados corresponde a mais da metade dos habitantes do município.

A estiagem que afeta a região também causou a perda de mais de 90% das plantações de milho e de feijão, além da queda nos níveis de água da Lagoa da Torta, da Barragem do Salgado e da vazão dos três poços artesianos responsáveis pelo abastecimento de água da sede.

A Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec) deve reconhecer a situação de emergência assim como já fez, na região, com os municípios de Bom Jesus da Serra, Brumado, Malhada, Maracás e Mirante. A seca afeta a zona rural de municípios maiores. Em Guanambi a estiagem afeta o pouco que vingou da lavoura algodoeira e em Vitória da Conquista as aguadas na zona rural estão escassas e o gado bovino e eqüino bebe lama.

Falta água também para consumo humano. A alternativa é apanhar o produto em açudes distante até oito quilômetros de casa, como relata o lavrador Marcos Roberto, 28 anos, residente no distrito de José Gonçalves, a 8 km de Conquista. “A gente tem que dividir com a criação e com o povo de casa”. Jornal A Tarde – BA

DOENÇA LIGADA À POBREZA MATA 49 PESSOAS NO MARANHÃO
A beribéri é causada pela carência de vitamina B1 e provoca fraqueza. Uma doença ligada à pobreza está crescendo nas áreas rurais do Maranhão. O Ministério da Saúde notificou 326 casos de beribéri nos últimos seis meses no estado. Quarenta e nove pessoas já morreram. "Quando aparece”. Globo Rural – Assista reportagem do Vídeo
aqui.

BRASIL VAI DOAR US$ 1 MI PARA PROJETOS DE RECONSTRUÇÃO DO LÍBANO
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciará nesta quinta-feira o financiamento adicional de US$ 1 milhão (R$ 2,13 milhões) para projetos brasileiros de reconstrução do Líbano. A informação é do Itamaraty.


O anúncio será feito durante a Conferência Internacional de Apoio ao Líbano, em Paris, que é organizada pelo governo francês e conta com a participação de 31 países e seis organismos internacionais. O Brasil é o único participante da América Latina. Em outubro de 2006, o governo brasileiro enviou uma missão de cooperação ao Líbano, que apresentou projetos nas áreas de agricultura, saúde, educação, formação profissional e setor bancário. CorreioWeb

BRASIL AUMENTA PRESENÇA MILITAR EM FAVELA NO HAITI
As forças de paz da ONU no Haiti aumentaram a sua presença militar na favela de Cité Soleil - a maior e mais violenta da capital haitiana, Porto Príncipe - numa tentativa de conter a ação dos grupos armados baseados no local.

A estratégia de ter uma presença militar forte e permanente em Cité Soleil segue a usada em outras favelas da cidade com problemas de segurança, como Bel-Air e Cité Militaire, áreas que, segundo o coronel Pedrosa, estão hoje praticamente normalizadas. Com 1,2 mil homens, o Brasil é o país com o maior número de militares e vem liderando a missão desde o seu primeiro mandato, em 2004. – BBC – Brasil –
Leia mais

SUIÇA FINANCIA TRABALHO DE ONGS COM O MST
Recursos oficiais do governo suíço estão servindo para financiar atividades e programas do bando do MST. O governo suíço e funcionários de entidades estrangeiras envolvidas em projetos com o MST confirmaram ao jornal O Estado de S. Paulo que parte dos recursos de ONGs da Suíça em acordos com o MST vem dos cofres do governo de Berna. A Suíça afirma que está consciente de alguns (?) comportamentos irregulares da quadrilha do campo, mas não apóia seus atos ilegais.

Uma dessas ONGs é a E-Changer, que envia suíços para ajudar o movimento em questões como saúde, informática, reforço institucional e agricultura.Berna faz questão de enfatizar que o envolvimento não reflete apoio às invasões promovidas pelo MST. Afirmaram que suas atividades estão baseadas no quadro da legalidade e que nunca apoiam atos ilegais. Que, não é porque o MST promove algum (?) ato ilegal, que isto signifique que eles estejam de acordo. Agência do Estado –
Leia mais

NÓS MESMOS BANCAMOS NOSSOS SEQUESTRADORES
ONG NOVA ORDEM FAZIA SEQUESTROS E TINHA VERBA DO PCC
A Associação dos Familiares dos Reeducandos Nova Ordem, constituída em 25 de julho de 2005 e comandada até agosto do ano passado por quatro ex-policiais - três civis e um federal -, era apenas mais um braço do PCC.

Disfarçada de entidade interessada na defesa dos direitos e recuperação de presos, a ONG se limitava a lavar o dinheiro ilícito da facção criminosa, atender aos pedidos dos líderes, e funcionar como uma espécie de assessoria de imprensa da organização, segundo a Polícia Civil. Foi essa última atribuição da entidade que acabou levando o ex-policial civil Ivan Raymond Barbosa, seu braço direito Anderson Luiz de Jesus, o Boi, e Simone Barbaresco para a cadeia, anteontem. Segundo o delegado Ruy Ferraz Fontes, titular da Delegacia de Roubo a Banco do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), os três estão envolvidos no planejamento do seqüestro do repórter Guilherme Portanova e do auxiliar-técnico Alexandre Calado, ocorrido em agosto passado. JT –
Leia mais

ADESTRAMENTO IDEOLÓGICO
VENEZUELA ENVIARÁ 100 MIL POBRES PARA VISITAR CUBA

100 mil cidadãos venezuelanos de baixa renda, de bairros humildes, camponeses e indígenas, irão fazer “turismo social” na ilha do Caribe durante um ano. A ministra de Turismo, Olga Cecilia Azuaje, afirmou que o acordo que será assinado hoje, quinta feira, irá entrar em vigor dentro de um mês. Cuba irá oferecer suporte técnico e experiência ao setor turístico venezuelano. Os adversários de Chávez criticaram que o governo promova o que eles chamam de “turismo ideológico”, no qual, dizem, há uma orientação política para as pessoas mais humildes. Estadão
Leia mais

COMENTÁRIO
Um estadista de verdade é solidário ao seu povo e cria valores para seu país, modifica a vida social de sua gente. Porque, progresso moral e social da sociedade depende exclusivamente de sua independência.

Aqui no nosso país não existe presidente. Nota-se tragicamente a degeneração de tudo que construímos, e de tudo que pagamos. Acima um relato imoral da mediocridade de Lula, que distribui nosso dinheiro para as causas alheias, e deixa o nosso povo decadente morrendo de fome e sede. Não podemos mais tolerar, porque, os respeitos à pessoa e o senso social estão agonizantes ou já mortos.

Por Gabriel/Gaucho (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quarta-feira, janeiro 24, 2007

SAIBA COMO O MST APRENDEU COM AS FARC E TENTA AGIR IGUAL

Há poucos dias, o editor desta página (a de Políbio Braga) denunciou que o MST monta uma bem azeitada rede no interior gaúcho, visando "liberar" uma extensa área geográfica da influência de qualquer tipo de governo nacional, implantando nela num governo do tipo que as Farc implantaram na Colômbia.

A denúncia é da Brigada Militar do RS: "Entre os municípios gaúchos de Palmeira das Missões, Iraí, Nonoaí, Encruzilhada Natalino, Pontão e Passo Fundo, há 31 acampamentos do MST, articulados uns com os outros como uma rede de vasos comunicantes. Com técnicas aprendidas da guerrilha colombiana, há anos eles mantêm a população local sob a constante ameaça. Este é o teor de um estudo que a Brigada Militar fez na região sob o comando do coronel Cerutti.

No artigo a seguir, Olavo de Carvalho volta ao tema, mostra que a orquestração é revolucionária e é séria, como se repete em outras partes do País.

LEIA, leve a sério e passe adiante:

LIÇÃO REPETIDA
Olavo de Carvalho, filósofo

Se vocês ainda têm dúvidas de que existe neste país um poderoso e bem armado esquema revolucionário, subordinado ao Foro de São Paulo, associado às Farc, protegido pelo governo federal e pronto para dominar num instante vastas parcelas do território nacional, leiam o ofício número 052/P2/2006 enviado pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul à 3ª Vara da Comarca de Carazinho em 18 de maio de 2006:

"Entre os municípios gaúchos de Palmeira das Missões, Iraí, Nonoaí, Encruzilhada Natalino, Pontão e Passo Fundo, há 31 acampamentos do MST, articulados uns com os outros como uma rede de vasos comunicantes. Com técnicas aprendidas da guerrilha colombiana, há anos eles mantêm a população local sob a constante ameaça de roubos e invasões, mas de há muito a coisa já passou da etapa das ações avulsas".

Ainda, segundo a Brigada Militar, "o arrojado plano estratégico do MST, sob a orientação de operadores estrangeiros, é adotar nessa rica e produtiva região o método de controle territorial branco tão lucrativamente usado pelas Farc na Colômbia". O primeiro passo seria dominar a zona entre as rodovias RS-324 e BR-386, avançando depois até a fronteira com a Argentina e adquirindo o controle total do tráfego rodoviário nessa área.

Perigo idêntico vai crescendo em outras regiões. Um estudo feito pelo advogado paulista Cândido Prunes, mapeando criteriosamente os acampamentos do MST no Nordeste do país, mostrou que as zonas ocupadas não são predominantemente locais de plantio, mas áreas estratégicas à beira das rodovias.

Mas, desde que existem guerras e revoluções, a fórmula da sua preparação é a mesma: robustecer os meios de ataque e enfraquecer as defesas do adversário. Esta segunda parte consiste basicamente em privá-lo das informações que ele necessitaria para articular a resistência e alimentá-lo, ao contrário, de mentiras sedutoras que o induzam à passividade suicida ante o desenlace sangrento que se aproxima.

Os planos revolucionários do MST seriam inofensivos perante uma sociedade consciente do perigo comunista e organizada para enfrentá-lo.

A sociedade brasileira não é nada disso. Mantida em estado de alienação e ignorância, ela acredita que o comunismo morreu, que o Foro de São Paulo é "teoria da conspiração" e que as nossas instituições são indestrutíveis.

Os "formadores de opinião" que a estupidificaram para torná-la indefesa são colaboradores ativos da revolução em marcha. Aplanando o caminho para a tragédia, criaram toda uma cultura da rendição, onde qualquer veleidade de anticomunismo é condenada como crime hediondo ou pelo menos sintoma de doença mental. Tiraram da vítima o desejo de resistir. Foi a lição que aprenderam de Antonio Gramsci e do próprio Lênin.

Mas quem escreveu a conclusão deste artigo foi Winston Churchill, meio século atrás:

"A incapacidade de previsão, a falta de vontade para agir quando a ação deveria ser simples e efetiva, a escassez de pensamento claro, a confusão de opiniões até o momento em que o salve-se quem puder soa o seu gongo estridente - tais são os traços que constituem a infindável repetição da História". Por Políbio Braga

FAZEMOS QUALQUER NEGÓCIO
LULA ACEITA REVER PAC PARA APROVAR PRORROGAÇÃO DA CPMF
O Lula da Silva cedeu às pressões dos governadores descontentes com parte das medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na segunda-feira, e ontem orientou os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, a negociarem mudanças, sem "distorcer" o teor original do projeto, segundo a FSP.

Os governadores reivindicam compensação de eventuais perdas de arrecadação nos Estados, decorrentes da renúncia fiscal determinada pelo PAC, e a inclusão de obras de infra-estrutura que não foram contempladas pelo programa, cujo objetivo é levar o Brasil a crescer 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) já em 2007.

De acordo com a FSP, Lula aceitou fazer concessões para ganhar apoio que viabilize a prorrogação da CPMF e da Desvinculação de Receitas da União (DRU) por mais 10 anos - medidas consideradas prioritárias pelo governo, mas que foram excluídas do anúncio oficial do pacote, para evitar reações negativas ao programa.

Atualmente, a alíquota da CPMF é de 0,38% por movimentação financeira, enquanto a DRU retira 20% do total de impostos partilhados pela União com Estados e municípios. A validade de ambas vai acabar em 31 de dezembro deste ano.

Para aprovar a prorrogação de ambas as contribuições, serão necessários pelo menos necessários três quintos dos votos dos 513 deputados federais, bem como dos 81 senadores em duas sessões de votação em cada Casa.

Os governadores já têm agendada reunião com Lula para tratar das mudanças, no dia 6 de março. Dilma e Mantega vão elaborar a pauta de reivindicações dos Estados, e Lula, segundo relato de ministros, está disposto a negociar mudanças na relação de obras a ser contempladas pelo PAC e avaliar se de fato haverá as perdas de arrecadação alegadas pelos Estados. Lula necessita do apoio dos governadores para aprovar no Congresso boa parte das medidas propostas pelo PAC, incluindo a prorrogação da CPMF e DRU. Leia mais
AQUI.

UMA OMISSÃO CLAMOUROSA
É como se em um carro, que descesse acelerado uma ladeira ao fim da qual houvesse um abismo, seu condutor tratasse de testar a embreagem, o câmbio, o acelerador, as luzes do painel, o ar-condicionado e o limpador de pára-brisa, deixando para “examinar” o freio depois, quem sabe, discutindo seus eventuais problemas com os demais ocupantes do veículo.

Esta é a imagem que nos ocorre para ilustrar a mais clamorosa omissão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): o problema da Previdência Social, gargalo crônico e obstáculo agudo do crescimento nacional, cujo esboço de solução não foi sequer tangenciado pelo mais vaporoso que audacioso - mesmo que ambicioso - programa de governo finalmente produzido pelo governo Lula. O Estado –
Leia Mais

NA VANGUARDA DO ATRASO
PARA INTELECTUAIS, AL ESTÁ NA VANGUARDA

Acadêmicos reunidos no Fórum Social Mundial afirmam que a região lidera luta contra o imperialismo.

Um painel de intelectuais e movimentos sociais de esquerda lotou ontem uma das salas do Fórum Social Mundial, em Nairóbi. Para acadêmicos como o norte-americano Immanuel Wallerstein, o português Boaventura Sousa Santos e o cubano Osvaldo Martínez, a América Latina está na vanguarda da luta contra o imperialismo. "A América Latina é uma frente importante de resistência ao imperialismo", disse Wallerstein. Assinante da FSP –
Leia mais

AUTOFAGISMO. EXPLORANDO OS EXCLUÍDOS
MANIFESTANTES CRITICAM PREÇOS DO FORUM SOCIAL

Criado para dar voz aos excluídos, o Fórum Social Mundial em Nairobi foi ontem alvo de protesto de um grupo de quenianos que se disse excluído do evento por não poder pagar os cerca de US$ 7 da inscrição. Dados de 2000 mostram que cerca de 50% da população do país vive com menos de US$ 2 por dia. A manifestação começou em frente ao ginásio onde ocorre o fórum e acabou na sala onde a comissão organizadora dava uma entrevista coletiva. FSP
- Leia mais

PACTÓIDE EM DAVOS
Lula destacará o PACtóide em sua participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que começa nesta quarta-feira. Lula embarca na noite desta quarta e deverá basear seu discurso na apresentação do programa do crescimento. Para destacar as diferenças em relação aos vizinhos como Hugo Chávez e Evo Morales, deverá defender que é possível se desenvolver sem adotar medidas contrárias à democracia. Veja –
Leia mais

COMENTÁRIO:
Amanhã dia 25 Lula vai ter seu espaço em Davos, para apresentar seu PACtóide à comunidade internacional. Ele será cobrado a dar explicações sobre o que fará para o Brasil crescer. Sua missão será tentar tranqüilizar os investidores sobre as novas medidas. É aí, que Lula entra para desembrulhar seu pacotinho diante dos convidados.

O nosso grande capadócio deverá enfrentar um melindre em Davos: a não presença de Chávez no evento. Ela foi dispensada porque “nhen nhen nhens” populistas não interessam.

Assim sendo, Lula deverá lançar mão do imprescindível óleo de peroba para entoar seu canto sobre a democracia. Neste momento, ele será incorporado pelo espírito de “chancho-rengo” e não se lembrará que o seu PACtóide autoritário foi gerado sem ouvir ninguém. Tampouco se lembrará de sua omissão odiosa diante da agressão de Chávez a nossa imprensa. Muito menos terá qualquer lembrança sobre a pregação socialista do bugre, dentro da nossa casa, sob os aplausos da claque petista. O HD do Lula tem 1Mb quando lhe é conveniente.

Quanto abordagens na esfera social, a vitrola de Lula continuará enroscada na faixa “baião do FOME ZERO” e no combate às desigualdades sociais. Haja!

E, para não perder o costume de cobrar dos outros aquilo que seria sua obrigação fazer, Lula vai insistir sobre a eliminação dos subsídios concedidos por países ricos ao setor agrícola. Também não se lembrará que seu PACtóide deixou de fora os investimentos ao setor da agricultura, entre outros “esquecimentos”.

Chupins adoram botar seus ovos em ninhos alheios. Fazer, criar, inventar corresponde a um ideal político competente, e sabemos bem que o "embrulhão-mor" não encarna as virtudes dos estadistas, e sim os defeitos do grande CANALHA MENTIROSO E VAGABUNDO. Desgraça social é com ele mesmo. Basta ver o embrulho que ele carrega debaixo do braço, e que apresentará como sendo a nossa “grande saída”.

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

terça-feira, janeiro 23, 2007

“QUATRO ANOS É MUITO POUCO”, DIZ LULA A PARTIDOS

Antes de desembrulhar em público o seu pacote desenvolvimentista, Lula reuniu-se a portas fechadas com os presidentes dos partidos do consórcio governista. Disse que as novas providências são ambiciosas. Realçou que algumas delas apontam para o ano de 2023. E pronunciou uma frase inusitada: “Temos quatro anos para colocar tudo isso em prática. E quatro anos, vocês sabem, é muito pouco”.

Ao ouvir o comentário, alguns dos presentes entreolharam-se, trocando sorrisos. O próprio presidente se deu conta da inoportunidade do que acabara de dizer. E sorriu amarelo. Encerrado o encontro, os dirigentes partidários fizeram troça de Lula. Um deles comentou, em tom de blague: "Hugo Chávez está fazendo escola." Uma referência ao plano do presidente da Venezuela de modificar a Constituição de seu país, para injetar no texto um artigo prevendo a possibilidade de reeleição presidencial perpétua. Blog do Josias

A ZÉLIA ESTÁ DE VOLTA
Finalmente Lula oferece alguma coisa para entreter os jornalistas.


Até agora, como todos devem lembrar, a única coisa original daquelas que matam a sede da imprensa por infográficos e explicações ornamentais tinha sido o esquema dos cartões eletrônicos do Fome Zero. Esquema, não. Mais prudente dizer sistema, nunca se sabe. Obviamente o tal sistema Visa para desjejum nunca funcionou, mas rendeu bonitas edições de jornais e revistas.

Mas pacote é a maior diversão, e o país se acomoda na poltrona com um saco de pipoca para assistir Dilma Roussef, a reencarnação de Zélia Cardoso de Mello, com aquele jeito de “vou dizer o que vai acontecer com vocês”. O que ela e Guido Mantega expuseram – e que Lula sabiamente não tentou explicar – vai render um prodigioso tricô literário nas páginas e telas. É bom que o entretenimento esteja garantido, porque como plano de governo o tal Plano de Aceleração do Crescimento não é tão divertido.

Mas seria injusto dizer que o PAC é irrelevante. Há alguns passos atrás de grande relevância. Zélia Roussef e sua turma, traumatizados pela eterna acusação de copiarem as grandes linhas do governo anterior, decidiram mostrar que podem ser criativos, que também sabem inventar. E não poderia haver invenção mais criativa do que a tentativa de ressurreição da correção monetária.

A estabilidade econômica da qual Lula se ufana nasceu com a morte da correção monetária. É claro que, a essa altura, ninguém neste governo está nem aí para isso. Já viram que podem chacoalhar a árvore à vontade que a fruta da popularidade presidencial não cai. Só cai dólar. Portanto, a hora é de inventar.

A idéia de inventar uma indexação especial para o salário mínimo é genial. Os ministros de Lula transbordaram orgulho: finalmente uma fórmula com grife. Agora ninguém mais poderá acusá-los de mimetismo. O percentual de reajuste é igual ao IPCA do ano anterior mais a variação do PIB do penúltimo ano. Eureka! A verdadeira Zélia (a do Collor e das tablitas) deve estar se roendo de inveja.

O funcionalismo público também terá seus salários automaticamente indexados a partir do PAC. E está lá, novamente, a marca da inventividade. Os servidores da nação receberão a inflação mais 1,5%. E por que não 1,6%, ou 1,4%? Ora, não perturbem. Neste 1,5% está provavelmente uma das chaves do tal crescimento acelerado. Calem essas cassandras.

E prestem atenção: a tabela de correção do imposto de renda será corrigida anualmente em 4,5%. Perceberam a mudança? O mínimo, o funcionalismo, o IR – tudo agora vai passar a se comportar conforme a bula de Zélia Roussef e sua turma. Os especuladores, os apostadores do mercado e todas as viúvas da correção monetária estão salivando. Finalmente uma penca de índices capazes de justificar os velhos e lucrativos lances na roleta dos preços. E não há culpa. Quem não entendeu por onde a inflação foi embora, não vê por onde ela poderá voltar. E o que os olhos não vêem o coração não sente.

O PAC prevê 500 bilhões de reais em investimentos. Agora vai. Infelizmente, não há um centavo de dinheiro novo cuja garantia esteja além da vontade de Zélia Roussef e companhia. Além dos números recauchutados do orçamento, o restante está lastreado nas preces do Estado Maior de Lula. Tudo bem, torcer não custa nada.

E há também um fundo de investimento em infra-estrutura, entre as diversas medidas que já começam a dar a impressão de que o Brasil corre o risco de se empanturrar de dinheiro. O que levará os donos dos reais e dos dólares a derramar suas economias nesse fundo? Que ativos, que projeções, que regras conquistarão a confiança e o apetite desses investidores? Por enquanto, os belos olhos de Roussef e o charme encabulado de Mantega – o que não é pouco.

Ah, sim, e há também a redução de impostos. Reforma tributária, finalmente? Não. São alguns setores – os de sempre, aqueles mesmos da época do Delfim – escolhidos para ganhar isenção de tributos e “fazer o país crescer”. É engraçado como “o país”, nessas horas, parece caber em meia dúzia de quarteirões da Avenida Paulista.

A criatividade do governo também produziu uma pérola. O superávit primário de 4,25% do PIB será reduzido para jogar a sobra na “economia real”, como gostam de dizer os abnegados desenvolvimentistas da escola de Mantega (olhem lá, esse país ainda vai ter uma indigestão com essa dinheirama). O curioso é que, segundo o PAC, esse dinheiro só será gasto se sobrar – isto é, se o país crescer mais. Se crescer menos, não gasta. Uma medida de aceleração do crescimento que depende do próprio crescimento. Genial. Está criado o superávit condicional.

O plano traz ainda uma “meta” de crescimento de 5% ao ano, outra de redução da taxa de juros a índices específicos ano a ano. É notável como “meta” passou definitivamente a ser outra palavra para “desejo”. E desejar, como se sabe, é de graça.

A inventividade do PAC traz ainda novos conceitos, como o de “infra-estrutura social”, depois do qual o Brasil jamais será o mesmo. Lula não fez por menos: “Vamos implantar uma nova cultura de produção e trabalho”. Emocionante. Não se sabe ainda se isso será feito por decreto ou medida provisória.

E atenção: com o lançamento do PAC, o presidente anuncia a inauguração de “um novo humanismo”. Enfim um governo que pensa grande. Espera-se para as próximas horas a divulgação, pela ministra Zélia Roussef, da fórmula da felicidade. Por Guilherme Fiúza – No Mínimo

O NOVO ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO
Discurso e foguetório não faltaram na apresentação, ontem, do pacote econômico prometido pelo Lula da Silva como 1º ato do novo “espetáculo do crescimento”.
Aberto o embrulho, no entanto, confirmou-se a previsão de um conteúdo medíocre, mal disfarçado pela mistura de investimentos do governo, de estatais e do setor privado - alguns prometidos, outros programados e alguns não mais que desejados. A decisão de inflar o pacote, para torná-lo mais vistoso e mais volumoso - papel aceita tudo -, já bastaria para deixar desconfiados até os otimistas. Mas o conjunto é ainda mais preocupante, porque traz marcas de velhas experiências custosas e malsucedidas. Estadão –
Leia mais

PARA ANALISTAS INTERNACIONAIS, FALTAM CORTES DE GASTOS PÚBLICOS NO PAC
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem pontos positivos, mas não toca em temas essenciais, como corte de gastos públicos e redução da carga tributária. É essa a visão de analistas de mercado internacional ouvidos pela BBC Brasil a respeito do projeto anunciado nesta segunda-feira pelo Lula da Silva para impulsionar o crescimento econômico do país, afirma Ricardo Amorim, diretor de estratégias de investimentos para a América Latina do banco WestLB. BBC – Brasil –
Leia mais

TSE CONFIRMA FALHA EM LOTE DE URNAS ELETRÔNICAS
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou nesta segunda-feira a ocorrência de uma falha em um lote de urnas eletrônicas utilizadas na eleição para governador de Alagoas. O problema, no entanto, não teria influenciado o resultado final.

Para João Lyra (PTB), alguma coisa de “inteiramente anormal aconteceu durante as últimas eleições. Tínhamos uma situação consolidada aqui no Estado, com maioria (de votos). A eleição ocorreu e os resultados, estapafúrdios, foram completamente outros”, diz ele. Diário do Grande ABC –
Leia mais

APÓS CARNAVAL, ELES QUEREM VOLTAR DAS “CINZAS”
Grupos já articulam coleta de assinaturas para projetos de anistia política a Roberto Jefferson e José Dirceu; para valer, propostas teriam de ir a plenário.


Cassados pela Câmara em meio às acusações de mensalão, os ex-deputados José Dirceu (PT) e Roberto Jefferson (PTB) devem aproveitar o mês de carnaval para tentar “ressurgir das cinzas” e readquirir seus direitos políticos - hoje eles não podem disputar eleições até 2015. Movimentos pela anistia do petista e do petebista devem começar, em fevereiro, a coletar assinaturas para pedir que o Congresso reavalie as punições. JT –
Leia mais

PARA QUE MAIS UMA RÁDIO DO GOVERNO?
Recentemente, os jornais do Grupo Estado noticiaram o plano do governo federal de criar uma rede pública de rádio para transmitir uma programação oficial para todo o Brasil.

É dado como certo o anúncio em duas semanas da instalação desse canal aberto e permanente de comunicação das instituições governamentais (com cobertura nacional), irradiando tanto a programação das emissoras vinculadas à Radiobrás quanto os programas gerados na Câmara, no Senado e no Poder Judiciário, além de transmitir notícias locais e regionais.

É lícito ainda desconfiar do projeto por causa da polêmica aberta por personalidades importantes da cúpula governista por causa da correta posição do presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, em defesa da natureza “pública” (e não partidária) das emissoras que comanda. JT –
Leia mais

COMENTÁRIO
E não é que a montanha pariu mesmo um rato? Nós, ficamos até agora esperando sua excelência descansar e voltar das férias, e ele nos apresenta esta maravilha de solução: o PACtóide, como bem definiu o Reinaldo Azevedo. O embrulho que entre tantos furos e remendos conseguiu deixar de fora a área da Saúde. Justamente o que os brasileiros mais vão precisar para poder sobreviver a mais este mandato do governo "PLUS" da ralezada corrupta que, inclusive, já estica os olhos perigosamente até 2023. Barbaridade! .

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

segunda-feira, janeiro 22, 2007

AO RUFAR DOS TAMBORES, AS TROMBETAS VÃO SOAR !

PREPAREM SEUS OUVIDOS

Uma grande ofensiva de comunicação foi montada pelo governo para apresentar o Programa de Aceleração da Economia (PAC).

Apresentações, entrevistas coletivas e até um plantão para tirar dúvidas sobre as medidas foram programados para o lançamento da primeira grande ação do segundo mandato do Lula da Silva.

O roteiro de divulgação começa às 9h com a apresentação do programa aos presidentes de partidos que compõem o Conselho Político da coalizão. Logo em seguida será a vez dos governadores. Depois, o presidente fará o anúncio oficial das medidas, em uma solenidade no Palácio do Planalto.

Após o discurso do Lula, os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Fazenda, Guido Mantega, darão uma entrevista coletiva para detalhar as propostas. Por fim, os ministros dos Transportes, Minas e Energia, Cidades, Desenvolvimento e Integração Nacional e os presidentes da Petrobras, Caixa Econômica e da Eletrobras também concederão entrevistas. Nos ministérios da Fazenda, Planejamento e Previdência técnicos ficarão de plantão para tirar dúvidas sobre o programa.

O plano de desenvolvimento elaborado pelo governo foi todo montado com a orientação de marqueteiros. Da escolha do nome à definição sobre a data para o lançamento, tudo foi feito com a ajuda de marqueteiros e pesquisas de opinião. A comunicação é considerada um dos pontos fracos do primeiro mandato. Agora, o governo quer mostrar que aprendeu com os erros. JB - Da redação

DE ONDE SAI A DINHEIRAMA DO PAC
O PAC que está sendo anunciado hoje pelo governo impressiona pelo volume de dinheiro envolvido: R$ 500 bilhões. Como se chegou a esse número todo se o governo não tem dinheiro para investir como todo mundo sabe? É o truque da soma do dinheiro antigo e do previsto, do governo e das estatais e o que pode até vir do setor privado, tudo junto, bem empacotado para ficar "robusto". Aqui vai um roteiro para entender de onde vem a dinheirama. Por Miriam Leitão. Leia mais

O OMISSO LULA E OS CONTRATOS COM AS ONGS
O descontrole e o desvio de recursos públicos apurados nos convênios que beneficiaram a Fundação Aproniano Sá (RN), revelados pelo Correio na semana passada, seguem um modelo praticado pela maior parte das entidades privadas ditas “sem fins lucrativos”. Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) em 28 convênios em oito estados, executados num período de sete anos, num valor total de R$ 150 milhões, constatou que a omissão dos órgãos públicos na avaliação da qualificação técnica das entidades resultou na celebração de 15 convênios com entidades que não tinham condições operacionais para executar os projetos. Os recursos repassados para essas entidades somaram R$ 82 milhões, o que corresponde a 54,5% do total fiscalizado.

Os convênios tinham os mais variados objetivos, como saúde indígena, concessão de bolsas de estudo para formação de mestres e doutores, apoio ao menor em situação de risco social, construção de hospital, manutenção de unidade de saúde, conservação de recursos naturais e capacitação de jovens. A maior parte concentrou-se em três estados: Roraima (44,2%), Amazonas (14,5%) e Bahia (11,1%). Os recursos saíram dos cofres de cinco ministérios: Saúde, Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia e Esporte
. Leia mais

COMENTÁRIO:
Lula quer mostrar que aprendeu com os erros!
Para isto, ele condicionou a formação dos ministérios à aprovação de seu “embrulho PAC”. Uma moeda de troca. Quem não apoiar o PAC não leva nada.
Depois da lambança, da gastança absurda e irresponsável deste desgoverno com as medidas eleitoreiras que garantiram sua reeleição no ano passado, Lula agora se vê sem dinheiro para implementar os projetos de crescimento do País.

Mas, como ele quer mostrar que o Lula II não vai ser um desgoverno “mais do mesmo”, então vai botar a mão no FGTS dos trabalhadores para formar seu fundo de 5 bilhões de reais. A idéia é tapar os malditos buracos que teimam em persistir. Mas, os trabalhadores que tratem de ficar tranqüilos. Afinal, o Furlan já avisou: “a Lei de Lula diz que não se perde aquilo que não se tem”, ok?

Ah, e é claro: A prova inconteste e cabal de que lula II realmente mudou: ele vai apresentar à Nação a venda de alguns ativos da União: dirá que a medida não é privatista. Vai alegar que estará vendendo apenas a parcela que excede o controle acionário das estatais. Vai que confundam suas privatizações com as do Alckmin. Entenderam?

Eis, portanto, o novo modelito super-turbinado Lula II-Master-Plus. E aguardem: o povinho vai vibrar!

Por Gaúcho/Gabriela (movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

domingo, janeiro 21, 2007

O CIRCO DA CRATERA

A cobertura do acidente nas obras do Metrô transformou a tragédia em carnaval .

Nunca, em tempo algum, o espectador viu tantas imagens aéreas pela TV. A 'tragédia do metrô' ou a 'cratera de Pinheiros' - como as emissoras batizaram o acidente nas obras da linha 4 do Metrô em São Paulo - ocupou pelo menos um terço de todos os noticiários, consumiu horas da programação e gerou um tráfego intenso de helicópteros sobre a região.

Mas o que se viu durante uma semana inteira foi mais do que interesse jornalístico. Houve uma exponencial carnavalização da tragédia.

Na Bandeirantes, o apocalíptico José Luiz Datena dizia 'O rio vai invadir o solo e a Marginal Pinheiros vai desaparecer'. Além das moças, estiveram no local hordas de personagens em busca do holofote: promotores públicos, deputados, defensores públicos, psicólogos voluntários (!), populares, religiosos etc. Que, não se pode negar, ajudaram os repórteres a preencher o tempo em cena com protestos indignados e opiniões inúteis. Estado.
Leia mais

FRUET SUSPEITA DE INTERFERÊNCIA DO PLANALTO EM ELEIÇÃO
Gustavo Fruet manifestou neste sábado a intenção de pedir à Casa que convoque o ex-deputado federal Marcos Lima, chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério das Relações Institucionais, para esclarecer sua função no governo federal e seu relacionamento com parlamentares. Há suspeitas de que o assessor esteja negociando liberação de verbas em troca de apoio ao petista Arlindo Chinaglia.

Fruet fez um apelo para que a população fique atenta à escolha do presidente da Câmara e verifique se haverá distribuição de cargos como pagamento por votos. Ele citou especificamente o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) como alvo de possíveis nomeações. Estado
Leia mais

LULA VAI RECORRER À PRIVATARIA QUE TANTO CRITICOU
Três meses depois de ter feito do ataque às privatizações da era tucana um dos principais motes de sua campanha reeleitoral, Lula se prepara para vender ações de empresas controladas pelo Estado. O objetivo é amealhar recursos para investir em obras de infra-estrutura incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ser anunciado nesta segunda-feira (22).

O plano do governo de se desfazer de ações de companhias estatais tende a transformar-se numa curiosa contradição pós-eleitoral. Acossado pelo dossiêgate, Lula enxergou no discurso anti-privatista uma arma poderosa para levar às cordas o adversário tucano Geraldo Alckmin.

Na pele de candidato, Lula disse que, no poder, o tucanato não sabia senão dilapidar o patrimônio público. O achado nasceu da intuição do marqueteiro João Santana, que fez a campanha de Lula. Receoso de vincular a sua imagem à de FHC, que levara ao martelo algumas das mais vistosas estatais brasileiras, Alckmin ficou sem resposta. Passada a eleição, Lula vê-se compelido a fazer caixa vendendo ações de empresas públicas. Está na bica de fazer o que criticou. Blog do Josias
– Leia mais

PRESERVATIVOS COM O LÁTEX EXTRAÍDO DA RESERVA CHICO MENDES
Ministério seleciona projetos de máquinas para distribuir preservativos nas escolas. Adolescentes poderão ter acesso a camisinhas na própria escola. O projeto de elaboração de uma máquina para distribuir os preservativos é o tema de concurso nacional destinado aos Centros de Educação Tecnológica (Cefet)

No final deste ano deverá começar a produção de camisinhas na fábrica que está sendo construída no Acre e que usará o látex extraído da reserva extrativista Chico Mendes, no Acre. Essa fábrica, resultado de parceria do governo federal com o do Acre, deverá produzir 100 milhões de preservativos masculinos por ano. O Dia Online –
Leia mais

PETROBRAS DÁ R$ 1,5 MILHÃO PARA FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
Com destinação de R$ 1,5 milhão, a Petrobras será a principal patrocinadora da participação do Brasil e da comitiva brasileira, formada por integrantes de ONGs e de movimentos sociais, no 7º Fórum Social Mundial.

Segundo a empresa, a verba de patrocínio vai custear a montagem do "Espaço Brasil", estande de 200 metros que será compartilhado pelo governo brasileiro, pela Petrobras e pelo Grupo Facilitador Brasileiro (organizadores locais do fórum, entre eles o Ibase, a CUT, o MST e a Abong (Associação Brasileira de ONGs)).

Parte do dinheiro também vai pagar despesas de viagem até o Quênia de 120 participantes, selecionados pela Abong, e a ida do cantor Martinho da Vila, que fará o show da abertura do fórum. A empresa patrocina o evento desde 2001, e essa é a maior verba já destinada ao fórum - a segunda maior foi em 2004, em Porto Alegre (R$ 1,2 milhão).

Num evento repleto de protestos ambientalistas contra ações de empresas não é uma contradição ter patrocínio da Petrobras? Candido Grzybowski, do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), responde: "Dá alguns problemas, mas a vida é cheia de contradições".

Ele afirma que, contra os protestos, argumenta que "ninguém vai ao evento de cavalo" e que não se pode prescindir do combustível. A assessoria da Petrobras diz que o patrocínio visa a "intensificação do relacionamento com formadores de opinião do terceiro setor". Folha de São Paulo de 20/01

ASSALTANTES DO BC SÃO ENCONTRADOS MORTOS EM SP
Três suspeitos do assalto milionário ao Banco Central em Fortaleza (CE), em 2005, foram encontrados mortos ontem, em um sítio na zona rural de Santa Isabel - interior de São Paulo. Duas mulheres que estavam no sítio foram presas. Os corpos estavam dentro de um poço. De acordo com a perícia, eles estavam amarrados e foram estrangulados. A polícia ainda não tem suspeitos e desconhece a razão do crime. Redação Terra

SAIBA COMO DOMAR OS MILITARES. OS EXEMPLOS DE CHÁVEZ E LULA
Transcrição do decálogo para "domar o poder militar", transcrito da página 247 do livro A Terceira Onda, de Samuel P. Huntington, da editora Ática, publicado em 1994, com orelhas assinadas por Francisco Weffort. Obs: há outro livro muito conhecido com o mesmo título, mas de outro autor.

Receita do Huntington para
“domar os militares” Citação: "Guias de ação para democratizadores” Por Políbio Braga

Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção