movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, outubro 28, 2006

SE DEPENDER DO DEBATE, VIROU!

“ Se houver de fato um grande contingente de eleitores indecisos, a disputa eleitoral virou, pois o debate da TV Globo foi um verdadeiro desastre para Lula



O confronto pode ser resumido assim: massacre, massacre, massacre e massacre.”

A frase é de um general tucano de três estrelas, com larga experiência em eleição, nos dois telefonemas trocados com o Blog do Pitacos durante o evento da Globo.

Ele chama a atenção para a batalha televisiva propriamente dita: ”a Globo é comunicação, expressão corporal, cenário, olhar nos olhos do telespectador”. É aqui, segundo ele, que Lula foi o grande derrotado.

Nervoso, sem saber se concentrava no eleitor indeciso que perguntava, em fitar Geraldo nos olhos ou em fitar diretamente o telespectador, Lula parecia está desconectado.

Já o tucano parecia um veterano em matéria de desempenho televisivo. Olhou firme nos olhos de Lula, sem piscar. Ocupou a tela inteira, crescendo a cada momento. Sabia que seu diálogo era com as famílias que estavam ligadas na telinha. E foi para eles que se voltaram suas palavras e gestos. Enquanto o tucano manteve a calma, Lula ficava andando pra lá e pra cá. Balançava a cabeça, batia palmas, nervosamente. Não teve humor em momento algum. Chegou a transmitir agressividade em alguns momentos.

Vejam a resposta de Geraldo, quando Lula, metendo os pés pelas mãos, perguntou sobre o dinheiro, durante o tema era segurança: “pensei que ele ia finalmente revelar a origem do dinheiro do 'Dossiêgate', que já se vão 43 dias e ele não deu nenhuma explicação.” Em seguida veio o soco no queixo que quase leva Lula a nocaute, quando ele falou do PCC. “A quadrilha do Primeiro Comando da Capital está toda presa. Mas a quadrilha dos 40 denunciadas pelo Procurador Geral está toda solta. E todos eles, José Dirceu, Palocci, operavam ao lado do Presidente”. Não há como não se aplaudir e rir diante da grande tirada do tucano.

Alckmin conseguiu marcar-se como o candidato das mudanças, propositivo, diferenciado, em oposição àquele que acha que tudo está indo bem, ou irá logo adiante, no seu segundo mandato. Essa era a marca que ele tinha de fixar em si mesmo. Conseguiu.

O formato do debate desfavoreceu Lula. Ele não tinha fichas para ler nem uma seqüência de perguntas para seguir. Teve de enfrentar questões reais, colocadas pelo eleitorado. Não teve espaço para dourar a pílula da saúde, da educação, dos transportes, da habitação, dentre outros. E diante dos problemas e insuficiências, simplesmente fugiu, culpando os outros. Tudo que era bom, partira dele. Tudo de ruim, dos governos anteriores. Lula enfrentou o ônus de ser situação e não conseguiu se sair bem. Geraldo pôde apresentar os dados virtuosos dos governos tucanos em São Paulo e propor para o futuro imediato.

Provavelmente o debate afetará o eleitorado de maneira diferenciada. Quem estava com Geraldo consolidou mais ainda sua opção. Os que são Lula agora estão incomodados, diante de um candidato despreparado e titubeante. Quem está indeciso colocará a cabeça no travesseiro para, muito provavelmente, incorporar-se aos brasileiros que vão de Alckmin.

Por último registre-se que Geraldo Alckmin superou a si mesmo. Na última batalha televisiva provou ser um candidato que fez muito mais do que dele se esperava. Ele cumpriu com honra a sua tarefa e colocou-se à altura do seu tempo.

Agora a bola está com os mais de cem milhões de eleitores brasileiros. O Debate da TV Globo nos deixou confiantes de que eles farão, majoritariamente, a opção certa. Por Tibério Canuto/Antônio Sérgio - Pitacos: política brasileira em foco.

COMENTÁRIO:

O aniversário era delle, mas a Festa foi nossa pessoal! Lulla parecia um pigmeu ruborizado e acuado numa arena. A língua enrolou e ele se irritou! Hoje, não pode ler suas colinhas! Não falou nada com nada. Foi de goleada pro Geraldo. Nós vamos virar este jogo com certeza! Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

sexta-feira, outubro 27, 2006

HOJE, É ANIVERSÁRIO DO APEDEUTA. MAS A FESTA SERÁ NOSSA!


O DIA É HOJE: DEBATE DA GLOBO SERÁ DECISIVO

Alckmin e lideranças da Oposição mantêm a pressão: a virada é possível

Pesquisas “qualitativas” – que acertaram no primeiro turno, quando as pesquisas “quantitativas” davam Lula como eleito e terminou havendo primeiro turno – levam Geraldo Alckmin para o debate de hoje na rede Globo confiante em que um bom desempenho (que lhe permita estabelecer contraste político e moral com Lula) desminta as previsões pessimistas.
"O resultado eleitoral somente acontece no domingo. Essas viradas acontecem muito no final. A diferença é de apenas um dígito e é perfeitamente possível superar", disse Alckmin durante um debate com jornalistas de O Estado de S. Paulo.

O detalhe do comentário de Alckmin de que a diferença é de “apenas um digito” (enquanto ontem o Vox Populi apontava uma vantagem de 22 pontos para Lula) é uma das apostas da campanha oposicionista, uma vez que são justamente as grandes diferenças nas pesquisas que criam o derrotismo antecipado.

Com a grande audiência da Globo – que pode superar os 40 pontos enquanto os debates na Band e Record tiveram medias de 15/16 com picos de 20, no máximo – uma boa impressão de Alckmin no debate da Globo pode produzir efeitos inestimáveis. Política & Verdade


*
ALGO INÉDITO QUE SÓ COMEÇOU A OCORRER NESTA ELEIÇÃO
Em que os números viraram um segredo de polichinelo. Naturalmente isto não é gratuito e enquadra-se numa estratégia de dar tudo por definido.

Continuamos a afirmar que os números da face-a-face do IBOPE estão em contradição com o tracking que o mesmo IBOPE realiza para os tucanos, uma diferença de mais do que o dobro. Qual deles está errado? Nosso marqueteiro acaba de garantir, em contato com Pitacos, que a diferença está nos 9% a 10%, sem alterações importantes.

Pitacos continua a afirmar que nada está definido e há de se esperar os resultados das urnas, estes sim, soberanos. As pesquisas de campo devem ser confrontadas com os tracking dos dois partidos, para que no resultado final seja possível detectar qual dos dois mecanismos captou mais o movimento do eleitorado.

É possível que o face-a-face não perceba que há um número grande do eleitorado que não consolidou o seu voto. Para César Maia, este eleitorado é de quase 30% do total.

Hoje, ocorrerá o debate final da TV Globo, que seguramente terá repercussão no eleitorado flutuante.

Até onde Geraldo Alckmin chegará, dependerá em muito do seu desempenho no último confronto eleitoral. Portanto, nada mudou do que dissemos antes. Devemos persistir em busca da reversão do quadro.

NOSSO TETO É A VITÓRIA. Nosso piso é a retirada do máximo de votos do lulo-petismo. – Blog Pitacos: política brasileira em foco
*

UM DADO CURIOSO DA PESQUISA SENSUS!
Limite de voto e rejeição individual!
01. Único candidato em quem votaria! Em 22/24 de setembro há um mês atrás: Lula 44,3%. Agora entre 23/25 de outubro: Lula 49,6%. Cresceu segundo o Sensus 5,3 pontos.

02. Único candidato em que votaria! Em 22/24 de setembro: Geraldo 18,5%. Agora 32,9%. Cresceu 14,4 pontos. 03. Diferença um mês atrás pró Lula: 25,8 pontos. Agora 16,7 pontos. Por, C. Maia
*
CARTA ABERTA AOS AMIGOS DA OPOSIÇÃO
Amigos, diferentemente do que dizem os jornais, os jornalistas "isentos" (Franklin Martins, Noblat, Josias de Souza e etc), o PT e as "pesquisas", onde Lula já aparece como vitorioso e cinicamente (criam ai mais um mentiroso factóide político!) negociando "um pacto com a oposição", isso não é realidade.

Diferente de tudo isso, é óbvio constatar que a eleição ainda não aconteceu, a votação ainda não acabou (nem ao menos começou!) e Lula não está reeleito!Nesse segundo turno, a estratégia petralha continua sendo a mesma, ou seja, uma só. A estratégia de desmotivar os eleitores da oposição, nós, eleitores de Geraldo Alckmin (45).

Querem a todo custo nos fazer acreditar que a vitória de Lula já são favas contadas...

Ora, pense bem, o escândalo só aconteceu porque deu errado! E se tivesse "dado certo" era para atingir as candidaturas do PSDB, por quê? Ah, por que eram fortes!!! E você realmente acredita que grande parte de quem votou em Alckmin no primeiro turno vai agora - assim como em um passe de mágica - votar em Lula?

Petistas com ajuda da imprensa vendida ao capital da propaganda estatal e jornalistas gramscianos, usam e abusam de jogar o jogo democrático não na realidade (onde deveria ser!), mas no imaginário inconsciente coletivo da população.

Agora o mais importante: Lembre-se que a eleição ainda nem começou e só termina às 17:00h do dia de domingo, 29 de outubro. A hora de lutar pela vitória é agora, de hoje até domingo! Semana que vem não adianta mais, se não brigarmos minuto a minuto como se estivéssemos em uma final de copa do mundo... Ai meu chapa, é só daqui a longos e sofríveis 4 anos! Quatro anos... De desgoverno, de corrupção, mentiras, dólares na cueca, sanguessugas, CPIs chapa branca, desinformação, cinismo, ironias, censura, totalitarismo, ou seja, quatro anos andando para trás e para os lados... Sem falar na economia, que tudo indica ficaremos mais meia década disputando os últimos lugares com o Haiti na América latina. E lógico, sem falar nos planos do Foro de São Paulo.

Na pior das hipóteses, se o resultado das urnas for negativo (o que eu não acredito!), que percamos com honra, com orgulho de saber que no Brasil do PT, nós somos à exceção, somos os que não pertencem ao pensamento único coletivista, que eles tentaram e não conseguiram nos corromper. Lula não é e não será uma unanimidade! Mas de hoje até domingo vamos fazer um trato:

Anime-se, vista sua armadura, ponha a faca entre os dentes, a espada na cintura (seu titulo de eleitor), pegue e estenda sua bandeira e lute com garra de vencedor até o final!!! Vamos vencer essa parada!!! Não esqueça que hoje, tem o debate da Globo, mais uma "porrada" que Lula vai levar.

E que para vencer é preciso primeiro acreditar... Os fatos estão todos do nosso lado. Enviada por José Daniel.


*
COMENTÁRIO:
Ninguém veio me dar mensalinho para votar no Lula. Então, como podem dizer sobre acordos internacionais para que o O Sr. Luiz Inácio da Silva, ganhe as eleições?

Quem decide é o povo, e não os acordos. Isto é, MENTIRA! As pesquisas são outra vergonha!! São mentirosas e visam tão somente LUCRO.

Vamos mudar sim, o nosso país. Nós, não queremos mais Lulla como funcionário!
É incompetente, mentiroso e acusado de ser o chefe da quadrilha dos 40 ladrões!
Ora, nós somos o seu PATRÃO! Portanto, FORA LULLA! Chega de enganação!!!!

Veja mais uma justa homenagem ao Apedeuta, no BLOGANDOFRANCAMENTE:

Por Gabriela/Gaucho (movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quinta-feira, outubro 26, 2006

MENSAGEM DE ALCKMIN AOS BRASILEIROS


Caros Amigos

Em algumas horas, o povo brasileiro decidirá nas urnas o futuro do País para os próximos quatro anos. Desejo estar nele como Presidente do Brasil, para aprimorar a educação, a saúde, segurança, o emprego.

Promover o desenvolvimento com verdadeira inclusão social.

Quero ser Presidente para melhorar a vida das pessoas, fazendo o que sempre fiz, como médico e político: cuidar de gente. As diferenças ficaram evidentes nesta campanha.
O governo atual compara o presente com o passado e acha que tudo vai muito bem, diz até que a saúde está perto da perfeição. Eu comparo o Brasil do presente com o futuro, e vejo, pela grandeza de seu território, de seu povo, um País que pode muito mais.
Quero fazer um governo à altura do povo brasileiro. O Brasil está, há dois anos, no final da fila do desenvolvimento do continente latino-americano, atrás da Argentina, do Chile, do Uruguai, Paraguai. Depois de nós, só o Haiti.
O Brasil cresce pouco mais de 2% enquanto os países vizinhos crescem o dobro, o triplo. Menos emprego, menos trabalho para nós.
O atual presidente teve a sua oportunidade e a perdeu em meio a medidas demagógicas e graves denúncias de corrupção - que continuam, todas, sem resposta.
Mostrei ao povo brasileiro, no decorrer da campanha, o que fiz em meus 30 anos de vida pública, e detalhei minhas idéias para melhorar o País. Eu sei de que lado estou. Estou do lado da lei, da seriedade, do trabalho.
Governando São Paulo pude mostrar que é possível recuperar um estado quebrado e colocá-lo para funcionar com toda força a serviço da população. E chegamos a ponto de São Paulo crescer 7,6% enquanto o Brasil ficou, na ocasião, na faixa dos 4%.
Como Presidente, serei o primeiro a dar o exemplo de trabalho, honestidade, correção, respeito às leis e ao dinheiro público. Escolherei minha equipe de trabalho norteado pela capacidade e pela eficiência, valorizando o servidor público.
E vou saber, sim, de tudo o que se passa nas salas dentro do Palácio do Planalto.
Vou dar especial atenção às regiões menos desenvolvidas, como o Norte e Nordeste, porque o Brasil precisa crescer por inteiro, sem deixar nenhum estado para trás. Acredito na força do trabalho e num País com mais incentivo para quem quer produzir e mais emprego para quem quer trabalhar.
Um Presidente de verdade tem que ter cabeça e coração. Dar o peixe e ensinar a pescar.
Por isso o nosso plano de desenvolvimento inclui obra, gente, trabalho, produção, investimento. Ele inclui também medidas para melhorar a vida das pessoas. Quero aprimorar a educação, dar a cada criança o mínimo de cinco horas de aula por dia.
Quero melhorar os hospitais, humanizar o atendimento, dar remédio de graça a quem não pode pagar por eles. Tratar dos nossos aposentados com carinho, sem filas desumanas. O Brasil precisa mudar, num clima de progresso, otimismo e esperança.
Quero agradecer de todo coração as mensagens enviadas à nossa campanha.
Elas foram lidas, analisadas, levadas em conta. Por elas, norteamos nossos caminhos e visualizamos o sentimento dos eleitores brasileiros. Recebemos orações, carinho, palavras de incentivo, questionamentos, conselhos.
Em minhas andanças pelo País, de Norte a Sul, senti ainda mais orgulho do povo brasileiro, que merece mais, muito mais do que tem hoje.
Neste final de campanha, conto com você, com sua determinação e sua capacidade de mobilização. Esta é a hora da virada, da guinada rumo à vitória.
O Primeiro Turno já demonstrou com clareza que as pesquisas de intenção de voto não retratam a realidade. O que vale mesmo é o voto de cada brasileiro e de cada brasileira depositado nas urnas dia 29.

Acredite na vitória e, junto conosco, lute por ela.

Um grande abraço, e mãos à obra!

Geraldo Alckmin


Por Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

FAZENDO AS HONRAS COM O CHAPÉU ALHEIO

A "LOMBRIGA GRANDE"




81% DA RECEITA FEDERAL VÊM DO SUL E SUDESTE
Estudo revela que regiões respondem pela maior parcela da carga tributária, embora concentrem só 57% da população. Msmo perdendo espaço no PIB nacional, São Paulo ainda responde por quase 41% de todos os tributos federais pagos em 2005.

De cada R$ 100 que a Receita Federal arrecada anualmente, mais de R$ 81 saem dos sete Estados que compõem as regiões Sul e Sudeste. No ano passado, essas regiões contribuíram com 81,48% de toda a arrecadação administrada pela Receita, segundo o estudo "Arrecadação tributária para a União por Estados e por regiões do país", divulgado ontem pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

Em valores, as duas regiões pagaram R$ 296,711 bilhões dos R$ 364,136 bilhões arrecadados no ano. Apesar de arrecadar mais de 81%, as duas regiões concentram apenas 57,2% da população brasileira. Marcos Cézari - FSP

*
NORDESTE TEM A MENOR ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA PER CAPITA DO PAÍS
O Nordeste é a região brasileira que menos contribui para o financiamento do governo federal, em termos da arrecadação per capita, indica o estudo 'Arrecadação tributária para a União, dividida por estados e regiões', divulgado hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Correio da Bahia


*
NÓS, “OS PATOS”!
"Confesso em público que houve um aumento da carga tributária" - Mantega

Nos três primeiros anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a carga tributária só caiu em 2003 (de 35,61% em 2002 para 34,92%), ano em que a economia quase não cresceu. Depois disso, subiu para 35,88% em 2004 e para 37,37% no ano passado, segundo a Receita Federal.

Os números de 2006 ainda não estão fechados. Segundo cálculos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), os impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros no primeiro semestre deste ano corresponderam a 39,41% do PIB. Fonte: Folha Online

*
O BRASIL DANÇOU!!! MAS “ELES” CONTINUAM OTIMISTAS
GARCIA, FINALMENTE, ASSUME QUE PETROBRAS PODE SAIR DA BOLÍVIA
O coordenador da campanha presidencial de Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, afirmou na manhã desta quinta-feira, em entrevista, que "a Petrobras está negociando, com muita moderação, a questão do preço do gás natural com a Bolívia; porém, se não houver acordo, a Petrobras se retirará do país e evidentemente terá indenizações por isso; se não espontâneas, garantidas por processo jurídico".

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o coordenador e atual presidente petista se mostrou otimista com a questão. "Os negociadores da Petrobras e do Ministério das Relações Exteriores estão avançando e no sábado devemos chegar a um acordo para continuar com a cooperação entre os dois países; nós dependemos do gás deles, mas a Bolívia depende muito do nosso mercado". Redação Terra

*
LULA REAGE A CRÍTICAS E SE DISTANCIA DE BOLIVIA E VENEZUELA, DIZ JORNAL ESPANHOL
O Lula da Silva “reagiu às críticas de passividade diplomática feitas por seu rival, Geraldo Alckmin” e “se distanciou da Bolívia e da Venezuela”, de acordo com o jornal espanhol El País.

Segundo o jornal, as críticas, feitas por Alckmin, são uma mensagem que “toca fundo em um eleitorado com um PROFUNDO SENSO DE NAÇÃO” e as mudanças anunciadas pelo governo “significam uma mudança significativa na política externa para a América do Sul”.

As críticas de Alckmin, diz o El País, se concentram principalmente nas relações com a Bolívia, “com quem o Brasil mantém uma dura disputa em um tema tão sensível como é o da política energética, e com a Venezuela, que pela boca de seu presidente, Hugo Chávez, costuma obstruir os esforços brasileiros nos foros onde ambos os países estão presentes”.

“Brasília advertiu a Bolívia (...) que a agressividade política do presidente Evo Morales contra as empresas brasileiras terá conseqüências”, diz o jornal, que afirma ainda que o Brasil teria “retirado de fato a candidatura venezuelana a uma vaga no Conselho de Segurança da ONU”.

O jornal americano The Wall Street Journal diz que a campanha presidencial brasileira é “um estudo de opostos”, pois os eleitores “escolherão entre duas visões de governo extremamente diferentes, cada uma com conseqüências potencialmente significativas para a economia brasileira”.

Alckmin baseou sua campanha “em uma plataforma de mudanças econômicas e anticorrupção que inclui cortes fiscais, uma revisão de um código fiscal bizantino e a redução dos gastos do governo”. Já Lula, acredita que “o crescimento do Brasil não depende da redução do tamanho do governo”.

Segundo o The Wall Street Journal, o presidente “diz que há pouca margem para cortes e, inclusive, pretende aumentar os programas sociais, que vê como uma forma de transformar os pobres em classe média”.

*
COMENTÁRIO:
Fácil demais manter políticas de “esmolas-assistencialistas” para comprar o estômago dos miseráveis usando o nosso dinheiro. Fácil demais montar e bancar esquemas de corrupção com o nosso suor. Fácil demais falar mal de São Paulo e de outros Estados, quando estes sustentam as mordomias da corte.

Somos o “Tubo de Oxigênio” que mantém este monstro respirando. Deveria haver um meio de desligar o aparelho, já que não “precisamos do Estado”.
Ora, por que bancá-lo sem contrapartidas? - Por que sustentar uma estrutura mastodontica e corrupta que vive de dilapidar nosso patrimônio e sufocar nossas perspectivas de produção e crescimento?
C
omo um parasito, do tipo Ascaris Lumbricóides, este desgoverno cresce e se alimenta vorazmente nas nossas entranhas, do nosso trabalho. É a “lombriga grande”.
E, antes, que ela obstrua nossos “pulmões”, definitivamente, temos que dar um jeito de “desligar este aparelho”, que mantém o ar deste “corpo-estranho” que suga nossas energias.
Não se trata de preconceitos contra os nossos irmãos do norte e nordeste. Apenas, estamos pontuando o apartheid que este irresponsável vem fazendo.
Isto é, usa nosso chapéu e ainda faz com que nossos irmãos brasileiros de outras regiões nos odeiem.
“ELLE” que trate de deixar São Paulo e os outros Estados trabalharem e crescerem em paz! Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quarta-feira, outubro 25, 2006

WAGNER CONFESSA: PETISTAS MENTEM À POLÍCIA

Como criminosos, têm o direito de negar – e esconder – seus crimes




Antecipando-se à própria Polícia Federal, o deputado Jacques Wagner – governador eleito da Bahia e um dos três homens chave da campanha de Lula – admitiu a culpa que o próprio Presidente nega: os petistas presos com dinheiro do dossiegate e os que estão sendo apanhados pela quebra dos sigilos bancário e telefônico são realmente culpados e mentem quando protestam inocência ou negam que a origem do R$ 1,7 milhão apreendido eram do partido.

Eis o que disse Jacques Wagner textualmente e foi gravado pelos jornalistas: “Ao réu é dado o direito de mentir, então não acho que o réu petista seja diferente de outros réus”.

A declaração de Jacques Wagner revela a arrogância triunfalista de Lula e do PT, certos de que os casos de corrupção e ilegalidade que cometeram na campanha eleitoral além de terem sido relegados pela opinião pública estão sendo trabalhados por seus advogados (dos quais o mais atuante, informalmente, é o próprio ministro Márcio Thomaz Bastos) para que os processos não dêem em nada.

Mentindo – e não apenas negando – os petistas acreditam que o crime eleitoral compensa. Política & Verdade
*
LULA PODE, ALCKMIN NÃO
O presidente-candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou na noite desta terça um bônus da Justiça Eleitoral. Pediu e conseguiu do TSE o aumento de gastos de campanha em R$ 26 milhões. Sua declaração de intenção de gastos no início da campanha de R$ 89 milhões passou agora para R$ 125 milhões. Já o seu rival, Geraldo Alckmin, não teve a mesma sorte.

Pela tarde, o ministro José Delgado, em decisão monocrática, para "homenagear a lisura do pleito que se avizinha, que não pode ter suas balizas alteradas na reta final da campanha eleitoral" negou o pedido do tucano para erguer os gastos em R$ 10 milhões. Alckmin ainda pode recorrer. Por Maria Fernanda Erdelyi.
*

A GRANDE FARRA!
LÍDER DO GOVERNO QUER AUMENTO PARA PRESIDENTE
O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou nesta sexta-feira que o próximo presidente da República tem de ser beneficiado com um reajuste. "Temos de trabalhar com teses mais gerais onde o três poderes avaliem que salário cada um deve ter. Não acho razoável que o presidente ganhe um terço do ministro do supremo".

Atualmente, o presidente ganha R$ 8,5 mil e um ministro do STF R$ 24,5 mil. Na Câmara, o PT não obstrui votação de aumento de salário de deputados, mas não se pronuncia sobre um salário maior para o presidente da República . TERRA- Romoaldo de Souza direto de Brasília

ASSISTA:

*

CORTINA DE FUMAÇA
A articulista Adriana Vandoni refaz os caminhos subterrâneos do dossiê, e conclui: Dirceu ser o culpado é muito básico. Sob medida para os planos do PT em vésperas de segundo turno. C. Humberto Leia aqui.
*
UM NEGÓCIO QUASE HONESTO
Aos poucos, a verdade está aparecendo. Mas ela é ainda grande e feia demais para os olhos sensíveis de uma nação que se deixou enfraquecer por uma longa dieta de mentiras cor-de-rosa. O Brasil talvez precise de mais alguns anos para entender que, comparado à trama do Foro de São Paulo, o Mensalão é quase um negócio honesto. Carta Aberta a Otavio Frias Filho por Olavo de Carvalho.
Matéria completa:

*

ANOS DE TURBULÊNCIA – ASSINE OU SAIA!
O principal objetivo dos bolivianos é provar que eles não devem nada para a Petrobras
Até o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, admitiu ontem que haverá "anos de turbulência" até 2009, quando começam a tomar forma os projetos para reduzir a dependência da Bolívia no gás.

Como o Brasil precisa da Bolívia para abastecer 50% do consumo nacional de gás, é a presença da estatal verde-amarela no país que dá maior segurança e certeza de que esse fornecimento será mantido sem interrupções. Agravada pelos termos duros do contrato proposto pelo governo boliviano (veja quadro Assine ou saia), essa situação ajuda a explicar o impasse nas negociações.

O que determinam os contratos propostos pela Bolívia:

  • As petrolíferas vão operar sob controle da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB)
  • Os equipamentos e as instalações adquiridos para suas operações passarão para o Estado
  • As arbitragens em caso de controvérsia serão locais (atualmente, são em corte internacional)
  • As empresas privadas assumem os riscos do negócio e poderão ser auditadas sempre que o governo desejar.

Adriano Pires, diretor do centro Brasileiro de Infra-estrutura

"Se a Petrobras abandonasse a Bolívia não seria nada bom para o Brasil, que perderia a referência e ficaria na mão da estatal boliviana, ou da venezuelana, não se sabe bem."Se a Petrobras abandonasse a Bolívia não seria nada bom para o Brasil, que perderia a referência e ficaria na mão da estatal boliviana, ou da venezuelana, não se sabe bem".

Para seu filho ler

A Petrobras, empresa do governo brasileiro que abre poços em busca de petróleo e gás para movimentar os carros, gastou dinheiro para fazer a mesma coisa na Bolívia.

Depois, o governo boliviano decidiu que só ele poderia mexer com petróleo e gás, por achar que as empresas de outros países estavam ganhando muito dinheiro.

Também mandou que até sábado essas companhias assinassem papéis dando ao governo boliviano quase todo o controle sobre os negócios feitos lá. Se aceitar esse acordo, a Petrobras pode perder dinheiro.

Se não topar, os brasileiros vão ter mais problemas para manter os carros andando, as fábricas funcionando e as luzes das casas acesas. ZERO HORA

*

CNA CONFIRMA QUE HAVERÁ ALTA NO PREÇO DOS ALIMENTOS

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) concorda com a avaliação feita pelo candidato Geraldo Alckmin, no debate na TV Record, na segunda-feira: os preços dos alimentos vão subir.

A elevação será mais significativa nos derivados do trigo, como o pãozinho, o macarrão e as massas, além do arroz e da carne bovina, segundo o superintendente técnico da CNA, Ricardo Cotta.

Para ele, a pior coisa que poderá acontecer para o setor será o presidente Lula cumprir a promessa, feita durante o debate, de que incentivará as importações de produtos para evitar os aumentos dos preços ao consumidor. 'A importação só vai piorar a situação. ' . :: Ribamar Oliveira - O Estado de São Paulo

Por Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

terça-feira, outubro 24, 2006

INVOLUÇÃO


O SER HUMANO em geral e as vítimas da historiografia marxista (os brasileiros) em particular temos a tendência a acreditar que estamos numa evolução constante e que o progresso é inevitável. Mas essa esperança não é comprovada pela experiência histórica. Acredito estarmos passando agora por um momento de involução. Que parece programada para continuar.


O viés ideológico que fundou e animou o PT deixou de ser aplicável no começo dos anos 90. Lula se deu conta em 2002, e propôs um programa que era a negação de suas idéias dos 20 anos anteriores. Aproximou-se do centro para poder ser eleito e governar. Porém, não conseguiu gerar um projeto alternativo de país para preencher o vácuo que se instalara.

O projeto de governo foi substituído por um projeto de poder. E, com a voracidade de quem amargou 20 anos de ostracismo, parece ser um projeto de poder a qualquer custo. Esse programa se desenvolve em duas frentes: a programática e a institucional.

Na parte programática, vemos a criação de uma série de iniciativas destinadas a gerar melhorias de curto prazo nos setores tradicionalmente abandonados da sociedade, cujo voto é de obtenção fácil e barata.

Nestes enquadraria a expansão do Bolsa Família, o ProUni, os programas de agricultura familiar etc. Seu ponto em comum é lidar com a pobreza sem chegar às causas, garantindo sua reprodução ad eternum.
Pobreza se resolve com crescimento econômico e geração de empregos. Isso demanda melhoria de capital humano, investimento em infra-estrutura e melhorias do sistema jurídico, entre outras variáveis.

Acesso à universidade se dá com melhoras na educação básica, não com cotas. Mas não seriam essas medidas positivas? Sim, se viessem acompanhadas das reformas estruturais que fazem com que a geração seguinte não mais precise delas.

Atualmente, ocorre o oposto: as pequenas vantagens se financiam via aumento do tamanho do Estado, que prejudica o desenvolvimento. Os pequenos ganhos de hoje se dão às custas de perdas futuras. E o sucesso eleitoral da tática garante sua permanência.

Se não bastasse essa aridez programática, vem ainda o segundo eixo, de golpeio às instituições. Dinheiro público foi usado para comprar o Congresso, eliminando a relação de independência que deve existir entre os Poderes.

Aparentemente o mesmo dinheiro foi usado para comprar, de um criminoso, um dossiê que visava começar a campanha de destruição das lideranças da oposição. Já houve projetos de controle de jornalistas, do audiovisual. Agora já se fala de "democratização" da mídia e reforma constituinte.

Os dois eixos somam-se para criar um programa que desidrata a democracia de suas funções vitais, mantendo-a em existência apenas nominal.

Com um Parlamento cooptado e uma população seduzida por migalhas, caminhamos rumo à estagnação econômica e ao retrocesso sociopolítico. Por Gustavo Ioschpe - FSP
*
NOS BASTIDORES DO DEBATE: AS RATAZANAS E O CORRIMÃO DA ESCADARIA
ORELHÃO
A campanha de Geraldo Alckmin suspeita que Lula foi auxiliado por um ponto eletrônico no ouvido durante o debate de ontem. A suspeita foi levantada por integrantes de seu staff de comunicação, postados bem em frente ao petista. Os tucanos pretendem pedir esclarecimentos à TV Record. FSP
TORCIDAS
Esquentou o clima na platéia nos últimos blocos. Após várias manifestações dos petistas, Tasso Jereissati, presidente da sigla tucana, protagonizou um dos momentos mais tensos entre os convidados ao berrar: "Cordão de puxa-sacos". Do lado adversário, Marta Suplicy provocava fazendo sinais para a primeira-dama, Marisa Letícia. FSP

*

ASSALTO À INTELIGÊNCIA

SEGREDO DO CARTÃO NÃO TEM PREÇO

Não é verdade que o segredo de parte das despesas dos cartões da Presidência foi criado "muito antes" e não por ele (Lula). O Gabinete de Segurança Institucional (ex-Gabinete Militar) baixou portaria em 2003, restringindo o acesso a determinadas despesas da Presidência, por "questões de segurança".



ALÔ, ZÉ: LULLA SONHA COM “MÃOS LIMPAS”

O presidente Lula disse sonhar com o dia em que o Brasil promova uma "operação mãos limpas". Deve ter provocado calafrios nos 40 companheiros do PT, incluindo seu poderoso ex-ministro José Dirceu, denunciados como "quadrilheiros" pelo Ministério Público Federal.


PRECISA-SE DE CÃO-GUIA NO PLANALTO!

Lula responde a Alckmin sobre projetos do governo em relação aos deficientes, citando a lei permitindo o acompanhamento de cão-guia para deficientes visuais. Com ele, os cegos podem até "entrar no palácio do Planalto". Vai faltar cachorro... Por Cláudio Humberto.

*

O QUE É PIOR? PRIVATIZAÇÃO OU PERDER UMA ESTATAL?

PETROBRAS PODE DEIXAR A BOLÍVIA

A quatro dias do prazo final para que as empresas que atuam na Bolívia cheguem a um acordo sobre a nacionalização das reservas de petróleo e gás, o governo brasileiro começa a dar sinais de inquietação.

Ontem, o coordenador da campanha do Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, admitiu que, se não houver acerto, a Petrobras abandonará a Bolívia. Segundo Marco Aurélio, ou o governo boliviano indeniza a estatal pelos investimentos feitos até agora, estimados em US$ 1,5 bilhão, ou o Brasil entrará com processo contra o país nos tribunais internacionais.

- Se houver um acordo, ótimo. Estabeleceremos um novo contrato. Se não houver, a Petrobras se retirará da Bolívia. É muito simples. Ou será indenizada por vontade do governo boliviano ou será indenizada em razão de decisões dos tribunais internacionais - sustentou o petista.

Em Porto Alegre para assinar convênios relativos a investimentos da Petrobras em biodiesel, o diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer, cercou-se de cautela ao comentar o assunto, alegando que estava há dias fora da sede da empresa. Mesmo assim, deixou escapar: "A forma de pagamento não é problema, pode ser euro, dólar, gás. O problema é o valor".

Sauer esclareceu que só comanda a negociação sobre o preço do gás, que tem prazo até 11 de novembro, não as conversas sobre a nacionalização. Uma das soluções cogitadas para o impasse seria usar o fornecimento de gás boliviano como pagamento da indenização à Petrobras pelas instalações no país.

Nesse caso, o preço teria papel central, uma vez que definiria por quanto tempo a Bolívia forneceria gás ao Brasil sem desembolso. Conforme Sauer, atualmente o país paga cerca de US$ 1,3 bilhão ao ano pelo combustível.

Até a semana passada, havia expectativa de obter um adiamento de 60 dias no prazo final. Com o aumento das pressões da oposição ao presidente Evo Morales, porém, essa hipótese foi praticamente descartada.

Ontem, Morales reiterou que o prazo termina sábado. Conforme informações do Ministério de Minas e Energia, que comanda as negociações, uma missão técnica brasileira está na Bolívia e, o ministro, Silas Rondeau, em constante contato telefônico com o ministro boliviano dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas.

PREÇO

O novo governo boliviano também pretende que o Brasil aceite um aumento no preço do gás. Há pouco mais de um mês, a Bolívia fechou um acordo com a Argentina que elevou o valor do milhão de BTUs (British Termal Unity, unidade de geração de energia) em mais de 50%. ZERO HORA



*

GANG PETISTA EXULTA: NÃO PODE SER PRESA A PARTIR DE HOJE

Contagem regressiva no comitê de Lula: temor de fotos dos “companheiros” algemados

Os corruptos e culpados do dossiêgate (que cometeram crime eleitoral além de incidir em dezenas de artigo do código penal) que não foram presos até a noite de ontem estão livres da cadeia até 1º de novembro.

A contagem regressiva foi acompanhada com nervosismo pelo comando da campanha de Lula que temia fotos de importantes companheiros sendo presos e algemados.

Agora, mesmo que a Polícia Federal agilize os resultados do inquérito – como se espera, os culpados estão protegidos pelo Código Eleitoral, que determina expressamente: a partir desta terça-feira, os eleitores só poderão ser presos em caso de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Estabelece a lei que, cinco dias antes das eleições e até 48 horas depois, ninguém pode ser preso.

O comando petista trabalhava com esse risco (prevendo impacto maior que a revelação da foto do dinheiro, que provocou o segundo turno) e o Governo usou de todos os meios para chegar ao dia de hoje e ter a garantia de que seus bandidos não poderão ser mais presos. Sem que haja tempo os eleitores tomarem consciência do que significa votar em Lula. Política & Verdade


Por
Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)



segunda-feira, outubro 23, 2006

TRÉGUA PELO ALIADO


Editorial

Com certeza foi confiando na memória curta geral, graças à qual só tem efeito junto ao eleitor aquilo que ocorre bem próximo às eleições - e a enxurrada de “pacotes de bondade” do governo não é prova disso? -, que o Movimento dos Sem-Terra (MST) delimitou sua trégua, na guerra que tem movido contra a propriedade alheia, ao estrito período da campanha eleitoral.


Disse o líder José Rainha Júnior (esse mesmo, que ninguém imaginava já estivesse solto, depois de tantos crimes pelos quais tem sido processado e preso) que a trégua nas invasões termina às 17 horas do dia 29, exatamente quando se encerra a votação do segundo turno. “Vamos sair das trincheiras e retomar as mobilizações” - disse ele, deixando claro que a drástica diminuição do ritmo das invasões no período eleitoral deveu-se ao engajamento na campanha do presidente: “Estamos na rua agora, mas é para eleger Lula.”

Vê-se, assim, que há um duplo objetivo na trégua que faz o MST em favor de seu grande aliado Luiz Inácio Lula da Silva: o primeiro é o da suspensão dos efeitos negativos, perante o eleitorado, das inúmeras formas de violência praticadas por essa entidade, tais como a ocupação de fazendas produtivas, o cárcere privado imposto a seus empregados, a rebentação de cercas, estrago de plantações, matança de animais, depredação vandálica de sedes - sem falar do roubo e destruição de cabinas de pedágio, a ocupação de rodovias cerceando o direito de ir-e-vir das pessoas, o saque de cargas, a ocupação de repartições públicas e outros atos violentos que são incompatíveis com a práxis de uma democracia civilizada. O segundo objetivo é a simples colocação da massa de manobra emessetista a serviço, em tempo integral, da candidatura Lula.

Repare-se nestes dados: de janeiro a março deste ano o MST fez 99 invasões nos 21 Estados em que atua - no ano passado tinham sido 63 no mesmo período. Em abril houve outras 35 invasões, totalizando 134 em quatro meses. Mas, a partir de então, com o início da campanha eleitoral, o movimento arrefeceu drasticamente, fazendo com que nos quatro meses seguintes houvesse apenas 46 invasões - e só 4 em setembro. Quer dizer, neste ano o movimento primeiro procurou acumular um “estoque” de invasões superior ao dos anos anteriores, para compensar a redução na trégua eleitoral. Prova disso é que até quarta-feira tinham sido registradas apenas a ocupação da sede do Incra em Belo Horizonte e de uma fazenda em Roraima.

De acordo com o que disse Rainha, um provável segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva será “uma grande oportunidade para que o presidente resgate seus compromissos” com a reforma agrária. Disse mais, que o governo federal deu mostras de que quer resolver o problema dos sem-terra, ao contrário do que ocorreu em alguns Estados - e aí foi específico em relação ao Estado de São Paulo, ao dizer que “na gestão Alckmin a questão fundiária foi tratada como questão policial e não política”. Bem, pelo menos quanto ao MST (extensivo a seus ainda fracos concorrentes) não há como deixar de lado a questão policial, dado o emprego sistemático da violência no desrespeito que essa entidade tem praticado a inúmeros dispositivos do Código Penal - e o líder José Rainha Júnior é a figura mais emblemática dessa ação criminosa continuada.

Mas,voltando ao “recesso” do movimento dos sem-terra, com data e hora marcada para acabar, é preciso entender que, em lugar de “coisa normal” (como já se julgam tantas aberrações neste país), é coisa extremamente estranha que uma organização sem existência legal se coloque a serviço eleitoral da candidatura à reeleição de um presidente da República. Sabe-se que compromissos são firmados nas alianças eleitorais.

O presidente Lula, que costuma usar os bonés e prestigiar as griffes dos ditos movimentos sociais que recorrem à violência, se reeleito, que condições terá para impedir que seus apoiadores ostensivos, pertencentes a organizações clandestinas (porque não submetidas ao controle que as obrigaria à existência legal), continuem a praticar seus crimes, imbuídos, como se sentem, do pleno apoio oficial – O Estado de São Paulo

*
FARRA INTERNACIONAL
Enquanto produtores agrícolas reclamam prioridade e investimentos, o Ministério da Agricultura autorizou – nos primeiros vinte dias de outubro – viagens internacionais de 126 servidores, com diárias e passagens pagas pelos cofres públicos.

O número de viajantes espantou os funcionários mais antigos: nunca se viu isso. Os destinos atendem a todos os gostos: Paris, Barcelona, Tókio, Santiago do Chile, Seul, Londres e Estados Unidos. Por C. Humberto
*


PACTO DE MEDIOCRIDADE!
Duas matérias no Financial Times online de domingo demonstram que uma "ampla vitória" de Lula significa um pacto com a mediocridade, com o crescimento baixo, com a ausência de reformas e a transformação da expressão "privatização" em um autêntico palavrão.

Pior: os jornalistas J. Wheatley e R.Lapper perceberam corretamente que não só Lula está abandonando a modernidade, mas o próprio candidato Alckmin está sendo forçado a negar e renegar idéias de reformas e de privatização para não perder votos.

O nome para tudo isso: uma tragédia brasileira. Os eleitores não se incomodam com a corrupção, mas não querem saber de privatização.
Prospect of big Lula victory raises fears over reform
http://www.ft.com/cms/s/7da92682-6232-11db-af3e-0000779e2340.html

Privatisation is a dirty word
http://www.ft.com/cms/s/246a47a8-61ed-11db-af3e-0000779e2340.html


*
NOVA IGUAÇU NO ROTEIRO DA GANGUE DO DOSSIÊ
A Polícia Federal descobriu que a empresa Vicatur Câmbio e Turismo, de Nova Iguaçu (RJ), forneceu os US$ 248,8 mil apreendidos com o petista Valdebran Padilha, da gangue do dossiê, que seriam usados para comprar informações supostamente comprometedoras contra políticos tucanos.

O prefeito de Nova Iguaçu é Lindberg Farias, do PT. De lá, o avião com os dólares da gangue do dossiê seguiu para o aeroporto de Campo de Marte, na capital paulista, onde o dinheiro foi apreendido no Hotel Ibis em poder de Padilha e de Gedimar Passos, junto com quase R$ 1,2 milhão levados a eles por Hamilton Lacerda, assessor do senador Aloizio Mercadante (PT-S). Os dólares foram comprados legalmente no exterior pelo Banco Sofisa, de São Paulo, e repassados a corretoras e casas de câmbio como a Vicatur Câmbio e Turismo.

Os petistas utilizaram a identificação de laranjas - pessoas pobres de uma mesma família - para recolher os dólares. A Vicatur sofrerá uma devassa e seus proprietários terão de depor na PF. – Por Cláudio Humberto
*
OPERAÇÃO ABAFA

JUSTIÇA RESTRINGE ACESSO A DADOS DE DOSSIÊ POR CPI
O juiz da 2ª Vara Federal de Cuiabá (MT), Jefferson Scheinneder, determinou ontem que os delegados Diógenes Curado e Luiz Flávio Zampronha, da Polícia Federal (PF), restrinjam a divulgação de informações relativas às investigações do dossiê contra tucanos. De acordo com o magistrado, a medida tem como objetivo evitar vazamentos que possam prejudicar a apuração dos fatos ou ferir os direitos de pessoas investigadas.


De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a decisão do magistrado também restringe o compartilhamento de informações entre a PF e a CPI das Sanguessugas. Agora, os membros da comissão terão de ir para Cuaibá caso queiram dados do inquérito como cópias de depoimentos, perícias, cruzamentos de dados e análises de quebras de sigilos bancário, fiscal ou telefônico.

As restrições do magistrado ocorrem quando as lideranças da CPI acusam a PF de obstruir as investigações da comissão sobre a origem do R$ 1,75 milhão que o PT usaria para comprar o dossiê da família Vedoin. Ontem, o deputado Raul Jungmann (PPSPE), vice-presidente da CPI, ameaçou ingressar com mandado de segurança contra a PF, reclamando que o relatório parcial do inquérito vazou para a imprensa sem que a comissão tivesse analisado os papéis previamente.

No sábado, Scheinneder acolheu parcialmente pedido do PT para suspender o sigilo do inquérito, permitindo "única e exclusivamente" a divulgação do teor do relatório preliminar da PF sobre o dossiê. Redação Terra
*
VAI TER QUE EXPLICAR:
"O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser convocado pela Câmara dos Deputados para explicar as denúncias de que teria atuado como lobista da Telemar, da Brasil Telecom e da produtora de vídeo Casablanca.

O líder da minoria na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) defenderam ontem que uma comissão temática da Câmara investigue a denúncia contra Lulinha, que é sócio da empresa Gamecorp." – O Estado de S. Paulo. Leia mais
*
E QUEM FOI QUEM DISSE QUE OS RICOS NÃO PRECISAM DO ESTADO?

Lucro das grandes companhias quadruplica no governo Lula
"Em três anos e meio de governo Lula, o lucro das grandes empresas do setor produtivo mais que quadruplicou em relação a igual período do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, superando em muito a rentabilidade dos bancos.

A soma do lucro líquido das 227 principais empresas com ações negociadas em Bolsa cresceu de R$ 29,3 bilhões para R$ 131,7 bilhões entre os dois governos. A diferença, de R$ 102,4 bilhões, representa um salto de 349,8%." – O Estado de SP Leia mais
*

EU TOPO O JOGO!
O Brasil tem de se dividir entre os que acatam o discurso de Lula e do PT – não são a mesma coisa, mas a diferença e irrelevante – e os que não acatam; entre os que se subordinam a sua agenda e os que a recusam. E ponto final.

Não há qualquer chance de conciliação. E não se trata apenas de rejeitar este arranca-rabo de classes. Trata-se de dizer “não” também aos métodos, ao chamado “roubo social”.

Vamos ver quem adere e quem resiste. E vamos ficar, claro, aos lado dos que resistem. Por Reinaldo Azevedo
Por Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)