movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, fevereiro 24, 2007

É LEGÍTIMA A AÇÃO DE MEMBROS DO MST E DA CUT NO ESTADO DE SÃO PAULO?

NÃO!

A escalada do autoritarismo socialista galga, com as invasões de terra em São Paulo - mas também em Minas e no Rio Grande do Sul-, uma nova etapa. Por Denis Rosenfield - FSP

A vitória de Lula, com a radicalização de seu discurso contra as privatizações e acendendo todos os preconceitos em relação à propriedade privada, viabilizou que o MST, a CUT e organizações congêneres voltassem a ter um maior protagonismo político. Agora estão cobrando a fatura, tentando realizar um projeto autoritário que o primeiro mandato tinha relegado a segundo plano.

Não alheio a esse plano, o próprio Diretório Nacional do PT, na resolução decidida no encontro de Salvador, defendeu a publicação da portaria que pretende atualizar os índices de produtividade de terras para efeito de "reforma agrária". O objetivo consiste em conflagrar o campo brasileiro, abrindo espaço para o fortalecimento dessas organizações, ditas impropriamente movimentos sociais.

A CUT, braço sindical do partido aprova as invasões, ciente, inclusive, dos riscos de responsabilização jurídica de que pode ser objeto. Nada disto, no entanto, dissuade agentes políticos imbuídos da possibilidade de realização da "causa" socialista, que, em sua visão, seria possível contemplar neste segundo mandato petista.

O primeiro ato consiste na intensificação das invasões; o segundo, na publicação da portaria. MST, CUT e PT compartilham a mesma estratégia. A propaganda difundida pelo MST e por outras organizações políticas, respaldada por certos formadores de opinião e autoridades públicas, insiste no caráter "pacífico" das invasões.

Ora, a violência aqui mudou de nome. O desrespeito à lei ganha tal alcance que a invasão e a destruição de propriedades, do seu maquinário, dos seus bens, com cárcere privado de funcionários e proprietários, vêm a ser considerados como não violentos. As ameaças com armas brancas, a saber, foices e facões, são a regra, sem que as autoridades competentes desarmem pessoas que utilizam, inclusive, mulheres e crianças como escudo. Com efeito, como se pode falar de "diálogo" em tal circunstância? O diálogo pressupõe pessoas comprometidas com a economia de mercado, com as liberdades e o respeito às leis.

Ora, o próprio José Rainha, um dos líderes das invasões, está condenado na Justiça, "gozando" de liberdade condicional. O MST está comprometido com a violência, a abolição das liberdades e a supressão do Estado de Direito. Os elogios ao ditador Fidel Castro e, mais recentemente, a Hugo Chávez não são gratuitos. A face oculta do diálogo é que não haja diálogo nenhum, mas tão-só imposição das diretrizes "revolucionárias".

O governo atual não fez avançar as desapropriações de terras em relação ao anterior pela boa razão de que não há mais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste terras desapropriáveis, senão marginalmente. Em certos casos, há discussões sobre terras griladas, as quais não deveriam ter no MST o juiz do que deveria ser feito com elas. O modelo atual de reforma agrária, graças à grande transformação produzida pelo agronegócio, está esgotado.

No entanto, o governo Lula, paradoxalmente, aparelha o próprio Estado com militantes do PT, do MST, da CPT e do MLST com o intuito de fazer avançar um modelo que está, de antemão, superado. Cria-se, então, a seguinte situação: o MST e outras organizações congêneres se encontram nos dois lados da mesa de negociações. Invadem violentamente propriedades e se colocam, ao mesmo tempo, como seus próprios interlocutores mediante seus representantes no Ministério do Desenvolvimento Agrário, no Incra e na Ouvidoria Agrária Nacional.

O verdadeiro diálogo deveria se basear no Estado de Direito. Deveria começar pela aplicação da lei, proibindo a desapropriação das terras invadidas e retirando da lista dos assentáveis os invasores. Ademais, as autoridades públicas deveriam desarmar os invasores, tomando suas armas brancas e responsabilizando quem as brande.

Por último, os juízes deveriam deixar de ser desrespeitados, pois uma mesma propriedade é invadida inúmeras vezes, como se decisões judiciais não valessem. Até onde irá a impunidade?

VOMITÓRIO. PURA BILIS
Stédile conclama as massas a lutar contra calmaria
Num instante em que o MST volta a freqüentar o noticiário como protagonista de
ocupações de terras, João Pedro Stédile, coordenador e ideólogo do movimento, veiculou no portal do MST um artigo em que conclama as massas a se insurgir contra o que chamou de “enfadonha calmaria na conjuntura política brasileira.” Blog do Josias

BANDO DE RAINHA CONTINUA INVADINDO COM APOIO DA CUT
Mais uma fazenda foi invadida por volta das às 5h em Araçatuba (SP). Segundo a rádio CBN, cerca de 200 famílias começaram a fincar toras de madeira que vão sustentar a lona dos barracos na Fazenda Floresta – que fica perto do Pontal do Paranapanema. Em Andradina - cidade vizinha a Araçatuba -, estão previstas outras invasões para o início da semana. Os fazendeiros da região vão organizar uma manifestação de repúdio às invasões na manhã de hoje, em Presidente Prudente. Portal Terra

VERGONHA NACIONAL
Processos contra políticos acusados de desviar recursos podem ser anulados. O STF vai definir nesta semana o destino de milhares de processos que tramitam contra administradores públicos envolvidos em corrupção e desvio de dinheiro. Estarão atentos ao veredicto figuras como o José Dirceu, o Maluf, o Joaquim Roriz, o Fernando Collor, o Orestes Quércia e centenas de prefeitos e ex-prefeitos acusados de surrupiar os cofres municipais.

O STF vai decidir se autoridades que exercem cargos de natureza política poderão continuar sendo processadas por crime de improbidade administrativa -- uma figura jurídica criada em 1992 para dar celeridade à Justiça e permitir que administradores públicos corruptos fossem alcançados com mais facilidade. A questão é polêmica e o julgamento já se estende por quatro anos. A tendência é que os juízes decidam que a lei não pode ser aplicada contra agentes políticos.

Ou seja: presidentes da República, ministros, governadores e prefeitos que se enredam em maracutaias não seriam mais atingidos pela lei. A conseqüência imediata da decisão seria a anulação de cerca de 10.000 processos de improbidade que existem hoje contra autoridades e ex-autoridades, incluindo aí aqueles que caminham para a punição dos personagens já citados.

"O Supremo está decretando a impunidade dos políticos deste país", adverte o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Rodrigo Collaço. A questão já está matematicamente decidida. Dos onze ministros do Supremo, seis já votaram contra a aplicação da Lei de Improbidade aos políticos. Apenas um foi a favor, e faltam quatro votos. Por Ricardo Brito e Marcelo Carneiro – Veja

AFINAL, DE ONDE VEIO O DINHEIRO DO DOSSIÊ?
MERCADANTE COMEMORA A IMPUNIDADE
“Estou feliz porque está se fazendo justiça. Fui informado que o Procurador Geral da República, Antonio Fernando de Souza, que tem sido extremamente rigoroso em seus atos, realizou uma análise profunda e minuciosa sobre o inquérito, e, finalmente, concluiu pela improcedência do pedido de indiciamento e pelo arquivamento do processo".

RECORDAR É VIVER
“LULA JANTA COM PROCURADOR QUE DENUNCIOU A QUADRILHA”
"(...) Na noite de quarta, (isto foi final do ano passado) Lula deixou o Planalto por volta de 22h. Foi direito para o restaurante. A proprietária espantou-se com sua chegada. Dona Lúcia recebera um telefonema de Gilberto Carvalho. O chefe-de-gabinete de Lula freqüenta amiúde o restaurante. Pediu-lhe que reservasse mesa para dez. Mas não informou que Lula seria um dos comensais. Ao chegar, acompanhado da mulher Marisa, o presidente foi à cozinha. Cumprimentou a proprietária, posou para uma foto, beliscou um torresmo e dirigiu-se à mesa..." "ali, aguardavam-no os deputados petistas Sigmaringa Seixas (DF), José Eduardo Cardozo (SP) e Luiz Eduardo Geenhalgh (SP); o advogado-geral da União, Álvaro Ribeiro da Costa; além, veja você, do procurador-geral da República, ANTONIO FERNANDO DE SOUZA; e do ministro do STF, SEPÚLVEDA PERTENCE." Blog do Josias/2006

UM ASSALTO SEM MUITA INFORMAÇÃO
DO MINISTRO MANTEGA
O ministro Mantega foi assaltado numa chácara em Ibiúna, no dia 20 deste mês. A Polícia Civil confirmou o assalto somente ontem (23).
Sem detalhes
O delegado-geral disse ontem à tarde que não tinha o boletim de ocorrência do caso e que não sabia precisar detalhes do assalto. "No dia foi feito um B.O. [boletim de ocorrência] sem muitos detalhes", afirmou Leme. A reportagem da FSP solicitou oficialmente à Secretaria da Segurança Pública acesso aos documentos de registro do roubo. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o pedido iria ser analisado por Leme que, por sua vez, afirmou que a liberação de consulta ao documento público seria de responsabilidade da assessoria. A Folha não pôde ver o B.O.

Como disse uma amiga ao comentar o caso: “A presidenta do STF foi assaltada no Rio, o Gushiken foi assaltado em Indaiatuba. Isso está virando moda, os bandidos seqüestram e quando reconhecem os colegas, libertam sem pedir resgate”. “Bandido bom não banha a roda” - gíria de malandro.

O “VALE-TUDO” DA SACANAGEM
LULA DISPENSA LICITAÇÃO PARA O PAN
Planalto invoca "segurança nacional" para eliminar concorrência em área de inteligência; contrato é de R$ 161 milhões. Concorrentes chegaram a apresentar orçamento até 40% mais barato do que o do consórcio escolhido, liderado pela Motorola. O grupo Alcatel-Lucent havia oferecido preço 40% menor.

O Ministério da Justiça pressou-se em publicar a decisão, sem nenhuma informação adicional, no "Diário Oficial" da União no dia 12 deste mês, a apenas cinco meses do início dos Jogos. Esta decisão às escuras transformou-se em disputa judicial. Ontem, uma decisão da 7ª Vara da Justiça Federal em Brasília determinou, a pedido da Box File, do grupo Alcatel-Lucent, que o ministério conceda cópias do processo no qual foi estruturado o serviço. Assinante da FSP – Leia mais
aqui

ÍNDIO QUER AVIÃO
O Evo, que humilhou o Brasil para impor novo preço do gás e ainda levou R$ 20 milhões que Lula retirou do bolso do contribuinte, comprou dois aviões. Ele havia dispensado o Air Force 51 para sua viagem ao Brasil e preferiu o Tango 2, avião reserva de Nestor Kirchner, mas a partir de março voará em jato próprio: um quadrimotor British Aerospace 146, para 80 passageiros. Outro, igual, chega em abril. C. Humberto

EVO VIU A UVA
O que é necessário ficar claro é que Lula não é bobo, nem generoso, nem está “se deixando levar” por Evo Morales. O que ocorre é que ele é fiel às demandas do Foro de São Paulo de solidariedade internacionalista aos partidos membros. Por
Graça Salgueiro - MidiaSemMascara.org – Leia mais aqui

COMENTÁRIO:
O Juízo final!
Começamos nosso comentário com a seguinte frase: "O mundo é perigoso não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa daqueles que vêem e deixam o mal ser feito." (Albert Einstein).

Diante deste quadro catastrófico, torna-se URGENTE que façamos alguma coisa para impedí-los. A paisagem certamente transformou-se sob assalto dos mais tenebrosos crimes, a partir de sua Excelência "o tróço" - pastor apoteótico da desgraça alheia, o canalha das multidões, o estelionatário dos sonhos, o bicho mais ignorante do século XXI - Lula.

Não podemos esquecer que a partir deste governo, tudo começou a ruir. Aliás, tudo acontece! Por que será? Vivemos o feito do verdadeiro abismo e a descida aos infernos coletivos e pessoais. Caso, não haja reação decisiva a esta "raça de demônios", iremos desembocar nos subterrâneos, onde coaxa os mitos recalcados, como mostra a psicologia de Freud. A má interioridade faz-se intérprete dos instintos primitivos, das exigências biológicas e lhes empresta a VOZ da análise e da imaginação para extrair o pior da selvageria humana.

É assim que se consagra um mal, quando o "bem" quer viver o "infantilismo mórbido" e religioso de observar as barbaridades enquanto se espera pelo "juízo final".

Delicadezas e filosofias com monstros? Lula nem de esquerda nem de direita. Aquilo é um tróço que nasceu e se personificou na fé dos brasileiros, que a sorte o revelou. Nosso país era emergente, agora um barranco, um lamaçal, um paredão, um quintal do Palácio Lula. Sadam não nasceu só no Iraque! Aqui temos um, com algumas diferenças intelectuais: sem curso primário, mas escoladíssimo para o crime organizado. Seu BANDO em ação!

Se quisermos evitar a má interioridade destes "bichos tupiniquins" do século XXI, devemos expulsá-los com toda nossa força. AGINDO! E rápido!

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

MEDO, DE NORTE A SUL

RESULTA DA PRESENÇA DE LULA NO PODER

O jornalista Clovis Rossi escreveu na Folha de São Paulo desta quinta-feira sobre a violência no Brasil, que cresce desesperadamente desde que Lula e o PT se embrenharam no poder, em janeiro de 2003 e, pelo visto, permanecerão até 1° de janeiro de 2009.

Ora, se o próprio presidente da República instalou uma quadrilha no poder central, como denunciou a Procuradoria-Geral da República, se o presidente da República comemora o feito a cada invasão de propriedades privadas pelo MST, se é permitido ao ministro da Fazenda quebrar impunemente o sigilo bancário de um simples caseiro, o que estranhar diante de tanta baderna e violência?

Vale lembrar que, durante a campanha de Lula à reeleição, outro bando, o de Marcola, agiu livremente em São Paulo intimidando o maior colégio eleitoral do País que, àquela altura, insinuava-se votar no principal adversário do PT, o ex-governador Geraldo Alckmin.

O Rio de Janeiro, a Bahia, tiveram o Carnaval mais violento de todos os tempos. Sintomaticamente, Lula juntou-se às autoridades "cariocas" para controlar a baderna. Controlar bandido não é exatamente uma arte inerente a bandido. A violência hoje é apenas corolário de uma violência maior, a presença no poder de uma "organização criminosa", nas palavras do procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza.

Artigo de Clovis Rossi
Antonio Maria Filho, um dos grandes do jornalismo esportivo, escreve para "O Globo" o artigo "Era gostoso voltar para casa sem ser assaltado". Relembra que, no final dos anos 70, ficou chocado ao ser alertado em Bogotá (Colômbia) para não apoiar o braço na janela aberta do táxi porque seu relógio seria fatalmente furtado ao parar no primeiro sinal.

No Brasil, esse tipo de fenômeno era relativamente desconhecido, daí o choque do jornalista. Foi mais ou menos a essa altura que roubar relógios começou a ser esporte nacional no Brasil também. Ninguém fez nada. Um quarto de século depois, o brasileiro fica chocado é quando lhe roubam apenas o relógio.

Não é só no Rio ou em São Paulo, mas até em terras que permaneceram mais mansas por mais tempo. O leitor Luiz Antônio Alves, de Caxias do Sul (RS), escreve para relatar "arrastões no centro da cidade".

De fato, o jornal local "O Pioneiro" fez um levantamento que "indica que, entre dezembro e fevereiro, criminosos destruíram vitrines e furtaram mercadorias de 15 estabelecimentos", alguns deles atacados mais de uma vez, mesmo em locais em que há monitoramento da polícia, de um pomposo Centro Integrado de Segurança Pública.

O leitor Luiz Antônio expressa agora o mesmo choque de Antonio Maria há 20 e tantos anos: "Era uma vez, aqui no pampa gaúcho, um povo que se orgulhava em dizer: aqui que é bom de viver, não tem a criminalidade de Rio/SP, (...), existe cordialidade, alto nível educacional e politização consciente. (...). Hoje, o céu é mais cinzento, o pensamento é jungido com medo, desolação e impotência".

A inércia, lá atrás, com a pequena criminalidade, deu no que deu. Agora, a inércia é até com a grande criminalidade. Alguma surpresa com o "medo, desolação e impotência" de norte a sul? Por Clovis Rossi da Folha de São Paulo com Assessoria de Imprensa do PFL.

THOMAZ BASTOS: "NÃO HÁ MÁGICA CONTRA VIOLÊNCIA”
Às vésperas de deixar o cargo, Thomaz Bastos, acredita que, apesar da "grande tragédia" que matou João Hélio, 6, - arrastado e morto pelas ruas do Rio - as ações do governo federal na área de segurança pública estão no caminho certo. Para ele, o governo deve seguir esse caminho, "sem solução mágica, sem achar que, mudando a lei, muda-se a realidade". Em entrevista à Folha, por telefone, ele disse que as ações pela segurança pública são um "processo" e transcendem o campo da repressão. Assinante da FSP – Leia mais
aqui

CHEGOU O BOTOX INSTITUCIONAL
O clima de pega-chuta-lincha que vem se espalhando por aí, depois dos últimos episódios de violência urbana, está ótimo para propostas de “democracia radical”. Como se sabe, democracia com adjetivo é um perigo.

Mas é preciso jogar a toalha: maior do que a força da verdade, do que a força da fé é a força da demagogia. Ela é imbatível. “Os políticos fracassaram! Deixa que o povo faz!” Quem resiste a um apelo desses? Esse é o caldo de cultura típico, perfeito, inconfundível para a apoteose do populismo. E ele explodirá neste segundo mandato de Lula, podem aguardar, com potência sem igual na história do Brasil pós-ditadura militar. Seu codinome é reforma política.

Os ingredientes estão todos aí. A excitação de José Dirceu em seu blog é comovente. Marco Aurélio Garcia solta libelos eufóricos para a companheirada do PT e para o núcleo mais ou menos duro do governo. Finalmente é chegada a hora de tomar o Estado em nome do povo. “O Estado são vocês! (quer dizer: nós)” E aí não poderia faltar a ordem unida do “intelectual” Tarso Genro.

O provável futuro ministro da Justiça, o homem que decretou que a democracia está velha e que as leis não servem mais para fazer justiça, este incrível arauto do rejuvenescimento das instituições com seu moderno botox ideológico, tem a receita governamental para levar o poder às mãos da sociedade.

O texto de reforma política proposto por Genro e chancelado por Lula libera geral as consultas populares, sem terem mais que passar pelo Congresso Nacional. Afinal, esses políticos são mesmo uns corruptos sem alma. Com seu desapego às leis e à velhice das instituições, Genro se habilita a ser o primeiro ministro da Justiça Pelas Próprias Mãos. Vamos deixar que o povo toma as providências.

Na Venezuela, como se sabe isso foi uma beleza. Hugo Chávez aproveitou o cheque-cidadão do petróleo caro, vitaminou sua popularidade e foi perguntando ao povo se ele deveria convocar um novo Congresso, se ele deveria mudar a Constituição, se ele deveria fazer tudo o que lhe desse na telha – e o povo foi dizendo “sim! Sim, comandante!”, até dar-lhe o poder da reeleição eterna e de governar por decreto, dando aos parlamentares férias remuneradas e sem data para acabar.

Pelo menos não se pode acusar o PT de falta de coerência. Sempre disseram que era preciso derrotar a imprensa burguesa, sempre praticaram a ocupação política do Estado para entregá-lo ao povo (o “povo”, claro, significando os sindicalistas, os delúbios, os silvinhos, mas cada um define povo como bem entender), sempre pregaram, enfim, uma democracia sem intermediários – como disse Lula em seu discurso de posse – para que a pureza do PT pudesse finalmente fazer emergir o governo do povo.

Que venha a reforma política do Lula. Mas o Brasil ainda vai ter muita saudade da sua velha democracia com rugas, com políticos, com instituições independentes – enfim, cheia de intermediários. Por
Guilherme Fiuza - NoMínimo

SISTEMA PRISIONAL
FALTA DE ESTRUTURA DA SUSEPE COLOCA PRESOS NAS RUAS
O número insuficiente de funcionários e veículos para o transporte de presos na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) está atrasando audiências e levando à libertação de detentos antes de serem julgados por seus crimes. Com o período de férias dos servidores, neste início de ano, a situação se agravou, conforme o superintendente da Susepe, Sérgio Fortes. Sem a realização das audiências no período legal de 81 dias após a prisão, detentos perigosos, suspeitos de homicídios, tráfico de drogas, entre outros, podem ganhar a liberdade. Zero Hora –
Leia mais

UDR ENTRA COM REPRESENTAÇÃO CONTRA A CUT
União Democrática Ruralista (UDR) protocolou nesta quinta-feira no Ministério Público Estadual (MPE) pedido de investigação sobre a participação da Central Única de Trabalhadores (CUT) nas ocupações de fazendas no Estado de São Paulo. Segundo o presidente Luiz Antonio Nabhan Garcia, o objetivo é responsabilizar judicialmente a entidade, caso fique configurada a co-autoria nas invasões, junto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

ESQUERDINHA SAFADA
A CUT São Paulo divulgou nota de apoio à decisão dos sindicatos filiados que se juntaram ao MST e "ocuparam áreas" no Pontal do Paranapanema. A posição foi manifestada um dia depois de a entidade ter negado envolvimento com as invasões, atribuindo a aliança com o MST a uma atitude isolada de alguns sindicatos. Nenhum dirigente quis comentar, nesta quinta-feira, a mudança de posição. O Estado –
Leia mais

O CRIMINOSO RAINHA FAZ EXIGÊNCIAS:
"AGORA, NÓS QUEREMOS NEGOCIAR”
Rainha, disse nesta quinta-feira que estão suspensas as invasões na região oeste de São Paulo em um gesto de confiança às autoridades do governo estadual. Os sem-terra formalizaram um pedido de diálogo com representantes do governo José Serra (PSDB) e aguardam resposta. Leia
mais

RAINHA É PROPRIETÁRIO DE TERRA
Mas continua a ser um dos líderes dos sem-terra. Em qualquer país do mundo, ele seria processado por estelionato. Aqui, é líder. Numa das vezes em que este senhor foi preso, ele portava armamento pesado. Rainha é uma espécie de chefe de Estado de um pedaço de São Paulo: o Pontal do Paranapanema. Agora, ele está tentando anexar mais uma porção de terra a seu ducado: fazendas produtivas que estão na Alta Paulista. Iniciou uma nova onda de invasões, agora com a ajuda dos liderados de Luiz Marinho, ministro do Trabalho e ainda manda-chuva da CUT. Resumo: MST e CUT se uniram para tentar derrubar a produção agrícola de São Paulo.

Rainha, que eu saiba, está em liberdade provisória — pesquisem ai: se não for exatamente isso, só está solto por conta do mesmo laxismo que pôs na rua o assassino do menino João Hélio. Mesmo todo enroscado com a Justiça, ele anuncia a sua disposição de invadir terras, é ouvido pelos jornais sobre a política de reforma agrária e, vejam só, ainda diz que pretende se encontrar com o governador do Estado para propor um pacto. Por Reinaldo Azevedo

MINISTRO DO DESENVOVIMENTO AGRÁRIO: “HÁ INVASÕES COMPREENSÍVEIS E ACEITÁVEIS"
Petista afirma que a lei deve ser respeitada, mas diz que ações em terras griladas, por exemplo, podem ser aceitáveis. Ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) em entrevista à FSP.

O que são casos compreensíveis?
Cassel - Eu defendo que se aplique estritamente a lei, sempre. Mas poderia haver compreensão em casos comprovados de grilagem de terras públicas, com crimes ambientais, ou então em casos comprovados de terras com trabalho de escravo, o que não é o caso do Pontal. Mas, mesmo nesses casos, eu defendo que se aplique sempre a lei." - Assinante da Folha
leia mais

NÓS, OS TROUXAS, FINANCIAMOS O RECALL NA IMAGEM DO ÍNDIO
Popularidade de Evo aumenta após acordo do gás com Lula.
O nível de aprovação do índio cocalero na primeira quinzena de fevereiro subiu seis pontos percentuais em relação ao mês anterior. A elevação ocorreu logo depois do acordo fechado com o Lula da Silva, no qual o Brasil se compromete a pagar mais pelo gás comprado da Bolívia. Tudo se consumou quase na surdina, enquanto o povo já estava embalado nos festejos carnavalescos. Esta, o
índio levou no mole, graças à índole entreguista e covarde de Lula na defesa dos interesses do país.

PROCURADOR QUER LIVRAR A CARA DO MERCADANTE
O Mercadante, um dos principais acusados pela PF, de envolvimento no escândalo do dossiê Vedoin, foi beneficiado na quinta-feira, 22, com parecer do procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, recomendando que seu indiciamento seja arquivado. O parecer foi encaminhado ao ministro Sepúlveda Pertence, do STF, a quem cabe acatar ou rejeitar. Se a recomendação for aceita, o caso será arquivado O Estado – Leia
mais

O “CHIQUEIRO” CONCEDE APOSENTADORIAS PARA MENSALEIROS E SANGUESSUGAS
Treze ex-deputados se aposentaram entre 15 de janeiro e ontem e receberão juntos, R$ 94 mil mensais da Câmara. A maior aposentadoria será do ex-líder do PP José Janene (PR), que receberá R$ 12.847,20 por mês. O mensaleiro Janene conseguiu convencer a antiga Mesa Diretora de que sofre de doença cardíaca grave e por isso obteve direito à remuneração integral. - O Estado de S.Paulo -
Leia mais

COMENTÁRIO:
Nesta perspectiva robusta do medo entranhada neste céu cinzento, como bem disse o jornalista Clóvis Rossi, eis o desenho, o traço do que se aproxima. A pauta deste dia fala em fé. Que fé? O povo quis “mudança” e apostou alto. Foi quando se proclamou aos quatro - ventos que "a esperança finalmente tinha vencido o medo, e que a sociedade brasileira havia decidido que era hora de trilhar novos caminhos". E, agora estamos a dizer que a fé é um mero conceito de revelação do homem, e que revelação está para o gênero humano, assim como a educação está para o indivíduo.

Estamos vivendo o asilo da ignorância e de todo mal intrínseco da alma humana. Lula se revelou. Aliás, revelou-se na fé dos brasileiros - um dos piores homens nascidos neste país de fé - cujas vidas estão sendo ameaçadas pelo arrastão da imoralidade, da impunidade e pelo crime organizado.

Uma coisa é fato: o Thomaz Bastos não mentiu quando afirmou que as políticas de segurança pública de Lula, ”transcendem o campo da repressão”. Transcender também significa passar “além dos limites”. Portanto, não tocar, não esbarrar nos homens de Lula, não punir a quadrilha. A desordem está liberada no campo Majoritário do apedeuta. Eles podem tudo! Matar, denegrir e roubar! Consequentemente, o exemplo se alastra feito um cancêr pelo organismo social. Sob as bênçãos da “justiça”, as políticas de segurança parecem querer testar os limites suportáveis do medo da população.

* A foto utilizada na pauta é uma obra do falecido artista equatoriano, Oswaldo Guayasamín. Toda sua obra foi uma eterna “homenagem da cultura ao Comandante”. Guayasamín retratou como ninguém as máscaras do medo. Ironicamente, se inspirava na afeição pelo próprio terror: Fidel Castro.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

CONTRADIÇÕES DA REALPOLITIK

Governo prefere ignorar a mídia. E também a sociedade

Ficou evidente que o governo (melhor seria dizer o Palácio do Planalto, já que o governo está no banco dos reservas) não está interessado em manter o debate suscitado pelo martírio do garoto João Hélio Fernandes Vieites, no Rio.

Em primeiro lugar, porque o clamor público (com forte participação feminina e popular) foi captado pela mídia e ao governo não interessa validar os movimentos dos meios de comunicação, mesmo quando legítimos e, sobretudo, quando uníssonos. Ouvir a sociedade através da imprensa equivaleria a oferecer-lhe um diploma de mediadora autorizada, o que anularia o recente movimento para desacreditá-la. A imprensa precisa ser colocada sob suspeita para evitar surpresas futuras. Esta é a palavra de ordem.– Observatório da Imprensa - Por Alberto Dines
– Leia mais

UMA “CAUSA MENOR” NA “PERSPECTIVA DA FAMÍLIA HUMANA”
CNBB DIZ SER CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO PAÍS
O secretário-geral da CNBB, dom Odilo Pedro Scherer, disse ontem em Belém (PA) que a entidade é CONTRA a redução da maioridade penal. "A CNBB tem posição firmada sobre esta questão, [a] de não redução de maioridade penal, mas de solução em outras frentes. Mudar a lei simplesmente não resolve o problema da violência. Isso está comprovado", afirmou à Folha dom Odilo. Agência FSP – Belém

LEIA A LISTA (QUE LULA NÃO LEU) DOS PAISES QUE REDUZIRAM A IDADE PENAL
Quando Lula, CNBB, OAB, a ministra Ellen Gracie e todos os petistas e esquerdistas mais e menos votados, mais e menos ressentidos, esbravejam contra os brasileiros que querem reduzir a idade final para meter na cadeia monstros juvenis do tipo que mataram o menino João Hélio, esquecem que no mundo incivilizado e até no mundo idiotizado isto já foi feito há muito tempo.

. Da mesma forma que se tornaram anacrônicos crimes como meter cornos no cônjuge ou praticar sexo consensual com "meninas" de 17 ou 16 anos, também proteger bandidos anormais, brutais, selvagens, de 14, 14 ou 16 anos, não tem mais sentido.

. A questão não está em punir severamente os criminosos juvenis e mirins para obter vingança, porque a sociedade procura na verdade proteger a vida e o patrimônio dos seus membros dos ataques violentos, porque paga ao Estado para que ele a e presente, usando o poder de polícia delegado por ela, sociedade, para que faça o seu dever. Isto não tem nada a ver com a idade penal, porque a idade para punir é a idade do crime, aplicando-se a punição de acordo com o tamanho da violação cometida.

. De qualquer modo, Lula e dona Ellen podem saber o que se passa pelo mundo, lendo a lista a seguir dos Países que já reduziram as idades penais dos seus bandidos juvenis e mirins. Por Políbio Braga – CLIQUE
AQUI

O CARNAVAL MAIS VIOLENTO DO BRASIL
Salvador. Arrastões, homicídios, balas perdidas e centenas de foliões agredidos. O carnaval da Bahia superou a festa dos outros Estados em violência. Na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia tinha 1.622 registros de ocorrência, ao fim de sete dias de carnaval. Desses, seis homicídios e pelo menos 80 arrastões em ônibus. A maioria dos crimes aconteceu entre Barra e Ondina. Dois homicídios e 20 saques a ônibus foram registrados só na terça-feira. A Secretaria de Segurança Pública admitiu que o carnaval deste ano foi 30% mais violento do que o do ano passado. JB Online –
Leia mais

GIL, CADA VEZ MAIS DOIDÃO
PARA ELE, O AUMENTO DE VIOLÊNCIA NO CARNAVAL DA BAHIA É “BÁSICO E HISTÓRICO”
Para o Gilberto Gil, que observou o populacho do alto de sua torre de marfim (expresso 2222), regado a massagens, ar-condicionado, champagne e muita segurança, a violência do carnaval da Bahia é “básico e histórico”, nesta época do ano. Curiosidade: antes da entrevista ao jornal O Globo, o ministro fez uma drenagem linfática nas cordas vocais, dentro do próprio camarote Expresso 2222. Devia ter aproveitado pra fazer uma drenagem no cérebro. Matéria no Globo – Leia
mais

FOLIAS À CUSTA DO TESOURO
Os quatro dias de Carnaval custarão ao governo Lula R$ 86,7 milhões, em conseqüência do incentivo fiscal concedido às empresas pelo patrocínio de 78 projetos carnavalescos apoiados pela Lei Rouanet. O valor da renúncia fiscal, assim como o número de projetos, estão publicados no site do Ministério da Cultura, Com o dinheiro que está deixando de arrecadar, o governo poderia bancar, com sobra de recursos, dezenas de projetos importantes. Exemplo: combate à exploração sexual de crianças e adolescentes (R$ 56 milhões neste ano), erradicação do trabalho escravo ( R$ 11,1 milhões) e combate à violência contra mulheres (R$ 8,1 milhões). O valor da renúncia fiscal também é superior ao previsto para a concessão de bolsas a crianças e adolescentes identificadas pelo programa de erradicação do trabalho infantil que, este ano, somam R$ 50 milhões. JB Online – Leia
mais

TIRANDO O CORPO FORA!
CUT PAULISTA NEGA APOIO ÀS OCUPAÇÕES DO MST
A onda de invasões comandada pelo criminoso José Rainha durante o Carnaval causou um racha no MST e também na CUT, ligada ao PT. As lideranças estaduais e nacionais do movimento não reconhecem a parceria do líder com sindicatos rurais ligados à CUT. A direção estadual da central sindical, por sua vez, não avaliza a participação de seus sindicatos nas invasões. “Não é uma orientação da CUT de São Paulo a ocupação de terras”, informou a central quarta-feira. Diário do ABC – Leia
mais

O recuo da CUT é estratégico. Eles estão tentando evitar as ações cível e penal cabíveis, já que a entidade tem endereço conhecido e é legalmente constituída. Só falta a direção da central alegar que “nada sabia” sobre a parceria criminosa entre os seus sindicatos e o MST. Bem a cara da ralezada do PT.

BANDO DO MLST INVADIU NO TRIÂNGULO MINEIRO DURANTE CARNAVAL
Integrantes do MLST - daquele bando que destruiu a Câmara no ano passado - ocuparam no início da madrugada de terça-feira a fazenda Barreiro, no município de Prata, no Triângulo Mineiro. Como urubus que tentam se alimentar das sobras, a quadrilha ocupou a fazenda depois que a justiça determinou a desocupação da propriedade pelo outro bando do MST, que havia invadido a fazenda anteriormente. O dono da fazenda - identificado como João Luiz de Melo - acompanhou os policiais e disse que na propriedade há 800 cabeças de gado leiteiro e de corte. Estadão –
Leia mais

LIGAÇÕES PERIGOSAS
Um cartaz divulgado em escolas do MST e acampamentos tem deixado muita gente atônita. Abaixo de uma foto da guerrilheira cubana Haydée Santamaria Cuadrado uma frase sua: 'Para mim ser comunista não é militar num partido, para mim ser comunista é ter uma atitude ante a vida.' O espanto não é pelo apelo comunista, mas porque o cartaz é patrocinado pela Petrobrás. Por Cesar Giobbi – O Estado de São Paulo

DESEMPREGO SUBIU E A RENDA CAIU EM JANEIRO
O desemprego subiu no mês de janeiro em seis regiões metropolitanas avaliadas pelo IBGE. Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Empregos divulgados nesta quinta-feira, a taxa de desocupação passou de 8,4%, em dezembro, para 9,3%, no primeiro mês de 2007 – a variação é de 10,7%. Outro resultado ruim foi a variação da renda dos trabalhadores, com baixa de 1,1% no período. Em janeiro, 240.000 postos de trabalho foram fechados. Com isso, o contingente de desocupados nas seis regiões metropolitanas alcançou 2,1 milhões de pessoas. Revista Veja –
Leia mais

COMENTÁRIO
Passada a folia é hora de voltar à realidade. E, aí está ela: tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. Lula com seu pacote emPACado e com seu ministério enrolado numa negociata sem fim. Enquanto as ratazanas entorpecidas disputam seu naco do poder, a sociedade faz o balanço de seus mortos nos dias de folia. Os números são dignos de uma guerra.

Mas, as autoridades insistem que o caos está dentro da “normalidade”. Para a CNBB, a “perspectiva da família Humana”, não passa pelo respeito à nossa integridade física e mental, e por isto adotam discursos que ferem nossa dignidade e nosso senso de justiça.

Ora, vejam só: mudaram até mesmo a filosofia do “caos”, que agora se tornou sinônimo da banalidade. E assim, as discussões importantes de fato, vão sendo relegadas ao último plano na ordem de prioridades das excelências.

Quanto a todos nós, vamos seguindo sem rumo, sem perspectiva e sem justiça. Engolindo sapos e brejos inteiros. Até o próximo carnaval.

Encerramos a pauta com O "DECÁLOGO", ESCRITO POR LÊNIN EM 1913.
Em 1913, Lênin escreveu o "Decálogo" que apresentava ações táticas para a tomada do Poder. Qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência. Tendo a História se encarregado de pôr fim à questão ideológica, a meditação dos ideais, então preconizada, poderá revelar assombrosas semelhanças nos dias de hoje, senão vejamos:

-Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;
-Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa;
-Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais; (Divida a sociedade!).
-Destrua a confiança do povo em seus líderes;
-Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo;
-Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;
-Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;
-Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;
-Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista;
-Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa...

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O BLOCO DA INVASÃO

Longe do cenário habitual dos folguedos, nas fazendas do oeste paulista, desfilou neste Carnaval o bloco da invasão. Porta-bandeiras da CUT e do MST uniram forças e, desde domingo, tomaram 13 propriedades. Ninguém deve perder tempo tentando entender o enredo confuso dessa marcha, que fala em "denunciar a dura realidade da reforma agrária”.

A velha guarda emessetista, aliada ao cutismo, está de olho em outra reforma, a do ministério do presidente Lula. Com seu instrumento usual - a "ocupação" sempre impune de terras -, pressiona o Planalto para manter a ocupação da pasta do Desenvolvimento Agrário e do Incra no segundo mandato. Nunca na história deste país, para entoar o refrão presidencial, a execução da reforma agrária terá sido entregue a seus lobistas como nos últimos quatro anos. Militantes de MST e congêneres ocupam cargos na burocracia, definem a destinação das verbas, neutralizam os meios de reprimir invasões e, do outro lado, se beneficiam do dinheiro e da impunidade.

A arlequinal mistura de atribuições, no primeiro governo Lula, foi um retrocesso. A voracidade demonstrada por esses grupelhos comprovou o erro de quem julgava que a cooptação seria um modo engenhoso de anular a capacidade das facções de produzir desgaste político.

A destruição de 20 anos de pesquisa genética de uma empresa no Rio Grande do Sul, em março de 2006, e a tresloucada depredação do Congresso, três meses depois, constituíram apenas a apoteose de um longo desfile de violência e insensatez. O Executivo federal, em vez de impor limites à folia, portou-se como seu generoso mecenas.

A política de reforma agrária precisa ser "reestatizada". O passo inicial nessa agenda deveria ser o preenchimento dos postos federais sob critério técnico, rejeitando-se pessoas ligadas a grupos militantes. A aplicação da medida que congela assentamentos em terra invadida precisaria ser retomada, e outra análoga (vetar repasses de dinheiro a grupos violentos), adotada. A autonomia concedida por Lula ao segmento do governo responsável pela reforma agrária deveria ser restringida. Já tarda a realização de balanço pormenorizado dos resultados da política de assentamentos, que vem sendo implantada em ritmo mais forte de dez anos para cá sem nenhuma avaliação sistemática.

Vai-se descobrir que a grande maioria dos assentados não tem condições de sustentar-se com a renda da terra. Como beneficiários de uma política de transferência de renda, teriam de ser comparados a outros brasileiros na mesma condição. Desse cotejo, novas diretrizes para a política social emanariam.

O dinheiro gasto na reforma agrária assistencialista atenderia a mais ou menos pessoas carentes caso fosse despendido num programa de renda mínima como o Bolsa Família? Trata-se de uma pergunta que precisa de resposta - ainda que essa resposta sugira a drenagem dos recursos públicos que hoje financiam grupos como o MST. – Editorial da FSP

LATIFÚNDIO DO MST
A agitação armada pelo MST, e organizações congêneres, sugere um cenário rural de latifúndios improdutivos, a jagunçada tocando a peãozada como gado e o governo passivo, desapropriando e distribuindo terras ao sabor das pressões. Aos fatos – e, se eles não corresponderem à realidade, que se faça o contraditório. Entrevista com o agrônomo Xico Graziano, que presidiu em 1995 o Incra,

Abandono e pobreza
O que a reforma agrária parece exigir não é o seu aprofundamento, como clamam os grupos de supostos sem terras e setores da Igreja Católica, que fazem do tema um método de instrumentação política. Salta aos olhos que o governo já não sabe bem o que se passa nessa área. Em vez de se esmerar em prover assistência técnica a quem já ganhou um lote, função para o qual o Incra não parece o órgão mais apropriado, segue investindo recursos fiscais escassos no negócio da desapropriação de terras.

Esqueleto no armário
Curioso é que o governo jamais divulgou a totalização das terras de reforma agrária doadas ao longo dos anos. Seria um poderoso argumento para demolir a propaganda do MST, alicerçada na ficção de que a reforma agrária não anda, e forçar este grupo político, que até hoje carece de personalidade jurídica, a revelar as suas reais intenções.

Basta confrontar os números. A descoberta é surpreendente. Os sem terra já empatam com os com terra. Mas se sabe quase nada sobre o que se passa nos assentamentos. Qual a produção de alimentos? Quanto contribuem para a safra nacional? Parece mentira, mas nunca se avaliou o resultado produtivo da distribuição de terras. Estima-se que as despesas com o processo tenham atingido mais de R$ 50 bilhões na última década.

E tudo isso para quê? Ao governo, para tentar manter sob controle o MST. Aos assentados, para não lhes dar perspectiva de ascensão social. E à sociedade, para lhe subtrair recursos que seriam mais bem empregados na educação, saúde e em investimentos públicos.

Os dados do ex-presidente do Incra, salvo contestação crível pela atual direção do órgão, revelam um escândalo a ser devassado por uma CPI do Congresso. Desídia e inépcia são inaceitáveis. ”. Por Antônio Machado, no Correio Braziliense – Matéria
completa aqui

AÇÃO PENAL CONTRA CUT
Segundo Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista, a CUT também será responsabilizada na Justiça pelas invasões para que pague os danos às fazendas invadidas, já que a central é uma entidade com endereço conhecido e legalmente constituída, ao contrário dos militantes do MST, que não é uma entidade constituída legalmente. "Confirmando a participação da CUT, (...) moveremos ações cível e penal. Para Nabhan, o MST “invade porque tem certeza da impunidade”.

RAINHA, UM CRIMINOSO CONDENADO DA JUSTIÇA
Rainha, um dos líderes do bando, tem quatro condenações que, juntas, somam 18 anos de prisão. Entre os crimes dos quais é acusado estão os de porte ilegal de arma, formação de quadrilha, furto qualificado e incêndio criminoso. Correio Braziliense

O MST MENTE QUE AS TERRAS SÃO IMPRODUTIVAS PARA JUSTIFICAR ATO CRIMINOSO
O presidente da União Democrática Ruralista nega que as propriedades sejam improdutivas, e contesta a acusação de que as terras são devolutas. As 13 fazendas invadidas durante o carnaval MST, no Pontal do Paranapanema e Alta Paulista, são áreas produtivas, segundo o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia.

As ações que o Estado move sob essa alegação, na tentativa de reaver as terras, são injustas, na opinião do ruralista. "Todos os imóveis desta região têm uma cadeia de domínios que nos leva até o Império, por volta de 1850. Se o Pontal é devoluto, o Estado inteiro também seria." Ele conta que, na época, o domínio de terras era de responsabilidade do imperador, que repassava esse poder também para a Igreja Católica, através de um livro de registro paroquial.

"No começo do século passado, já no período republicano, o Estado foi buscar um vício inexistente nesse livro, que nem sequer sofreu uma perícia judicial. Alegou-se que uma assinatura não seria do preposto do imperador, mas é pura discriminação", diz. Ele criticou o papel do Incra no processo, alegando que o órgão federal age como se fosse "o advogado" dos sem-terra. "Um exemplo disso é que, de um modo geral, as áreas invadidas são imediatamente vistoriadas pelo Incra." As ondas de invasões trazem conseqüências negativas para a região.

"O Pontal é conhecido em todo o Brasil como a capital dos sem-terra. A insegurança fundiária bloqueia os investimentos dos próprios proprietários e dos investidores da agroindústria e do agronegócio." Segundo ele, a região ocupou, nas últimas duas décadas, o penúltimo lugar em desenvolvimento no Estado. Nabhan defende a regularização das terras, pretendida pelo governador José Serra, mas diz que a questão fundiária deve ser tratada sem influências ideológicas ou políticas.

"O governo Serra representa para nós uma luz no fim do túnel. A saída é um acordo entre os proprietários rurais e o Estado para pôr fim a esse entrave." Ele disse que poucos fazendeiros têm se mostrado propensos a negociar com o Estado, porque os valores envolvem pagamento em Títulos da Dívida Agrária (TDA), com longo prazo de resgate. "O que ocorre é que um proprietário sofre tanta pressão com as invasões do MST, acaba cedendo e entregando seu imóvel." Estado –
Leia mais

INVASÃO NO SUL
No Rio Grande do Sul, a Brigada Militar reforçou a vigilância contra ações do MST na Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul, noroeste do Estado. Desde a semana passada grupos de sem-terra estão chegando de outras regiões para engrossar os dois acampamentos montados junto à propriedade. O MST tem 250 famílias instaladas em torno da fazenda e estaria querendo elevar esse número para 400 famílias. Para controlar eventual ofensiva dos sem-terra, a Brigada deslocou 25 soldados que patrulham a região a cavalo e mantém um grupo do Batalhão de Operações Especiais na sede da fazenda.

COM TEMA AMAZÔNIA, IGREJA ABRE EMBATE COM O GOVERNO
Religiosos questionam reintegrações de posse de terras sob alegação de que latifúndios têm origem esdrúxula ou são ilegais.

A Igreja Católica retoma após oito anos o embate frontal com o governo e com empresários em uma Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é a Amazônia e, entre as propostas, está o fim da concessão de liminares de reintegração de posse a fazendeiros que têm terras invadidas.

Nas décadas de 80 e 90, as campanhas falavam de fome, falta de moradia e não era raro a troca de farpas com os governos. Mas, desde 2000, o eixo mudou. Foram feitas campanhas pelos direitos dos idosos, dos deficientes físicos. O último tema apimentado foi o de 1999, quando o mote era o desemprego na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) - que chamou as críticas de "ingênuas". A campanha surgiu em 1964, começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na quinta-feira anterior à Páscoa. O objetivo é discutir um problema com a sociedade e propor soluções.

Família humana
Dom Odilo Scherer, secretário-geral da CNBB, diz que a igreja não teme novos embates: "O fundo da questão é antropológico e ético. A Amazônia está na perspectiva da família humana. É preciso cuidar do que é de todos".

Apesar da cautela de d. Odilo, o texto que orienta os fiéis para a campanha é contundente. Em um dos trechos, diz que os cristãos devem denunciar e se opor a "projetos de dominação político-econômica que perpetuam modelos econômicos colonialistas" na região.

Segundo a igreja, "o Estado foi omisso no cumprimento de suas funções", pois "deixou de fazer a regularização fundiária, foi incapaz de fiscalizar cartórios e grileiros e de controlar a corrupção". O texto-base da campanha diz ainda que os latifúndios, na Amazônia, têm origem esdrúxula, quando não ilegal, e que “a concessão de uma liminar de despejo, num conflito com o latifúndio, parece pelo menos, temerária“.

Três fatores, segundo a Folha apurou, pesaram na escolha do tema: os alertas mais freqüentes sobre o desmatamento, a necessidade de mobilizar os católicos a contribuir com os projetos da igreja na Amazônia e a perda de fiéis na região.

O conteúdo do texto se explica porque o catolicismo amazônico é fundamentado, sobretudo, na Teologia da Libertação. Esta corrente sustenta que a igreja deve se empenhar na transformação social. Sobre a destruição das florestas, D. Orani Tempesta, arcebispo de Belém, afirma que a campanha pedirá, sobretudo, uma mudança de mentalidade: "Não vemos a Amazônia como uma região a conquistar, mas como espaço para dialogar".

Em relação aos outros dois motivos, predomina a cautela, mas a explicação é simples. Metade das dioceses da Amazônia possui bispos estrangeiros. Eles pertencem a congregações religiosas de países como França e Itália, que, por sua vez, enviam dinheiro ao Brasil. "Os fiéis me perguntavam se brasileiro podia ser padre", lembra d. José Maria Pinheiro, bispo de Bragança Paulista (SP), que morou 20 anos em Rondônia e no Amazonas.

Mas estes recursos não são suficientes. A diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM) tem uma área semelhante à da Itália continental e conta com apenas 24 padres. O bispo é chinês. Para piorar o quadro católico, há o crescimento evangélico. O censo de 2000 aponta que 19,2% da população do Amazonas é evangélica. Em Roraima, o índice sobe para 23,6%, e, em Rondônia, chega a 27,7%. "Há áreas em que já não há mais católicos", lamenta d. José. – FSP –


UMA ONDA DE CRIMES SEM CASTIGO
Em meio à polêmica sobre a redução da maioridade penal no país, a polícia do Rio registrou cinco ocorrências envolvendo menores em menos de 24 horas. Mas o número de adolescentes envolvidos em crimes durante este carnaval pode ser até 10 vezes maior, já que poucas pessoas registram o roubo. Da noite de segunda-feira até a manhã de ontem, pelo menos doze menores praticaram crimes. Todos foram apreendidos em flagrante, em diversos pontos da cidade e na Região dos Lagos.

No caso mais grave, dois meninos - um de 13 anos e outro de 12 - foram apreendidos acusados de tentar assaltar e balear o empresário chinês Chan Leh I, no início da madrugada de ontem, no Maracanã. O menino de 13 anos, autor do único disparo contra Chan, portava uma pistola Colt 45, de uso exclusivo das Forças Armadas dos EUA. JB On line-
Leia mais

COMENTÁRIO
Não existirá paz em canto algum, muito menos no campo, enquanto o Estado e Igreja tentarem proteger bandidos e favorecer os invasores de terras - cujo objetivo não é outro, senão a abolição da propriedade privada. Não será concedendo-lhes a indulgência plenária para invadir, matar, ameaçar, destruir, roubar e enriquecer-se com dinheiro do povo brasileiro, que a Igreja vai conseguir aumentar o número de fiéis.

A Teologia da Libertação, ao abraçar elementos do Marxismo, contradiz automaticamente a doutrina da Igreja Católica. Bispos e padres de esquerda tinham e têm como coisa reprovável ser católicos e apoiar as tropelias das invasões de propriedades e da destruição dos bens alheios. Os compadres de Lula e sua Corja de esquerda socialista plantaram bem suas idéias marxistas. Foram disciplinados companheiros nesta viagem do lamaçal

Esta fundamentação da campanha da CNBB, portanto, não passa de demagogia. Pretendem um “embate” com o Estado, quando na verdade já existe um consenso firmado entre eles: ambos encontram-se do mesmo lado apoiando ações de foras da lei.

O respeito à Constituição, à propriedade privada, aos direitos individuais, a fidelidade às leis justas, à ordem social - isto sim, é o que garante a ordem e pode trazer a verdadeira paz nas cidades e no campo. Esta é a única consciência que os católicos ainda não entorpecidos pelo veneno da Teologia da Libertação, devem ter como inspiração. O resto é lixo doutrinário. É veneno.

Para quem ainda não leu, reproduzimos aqui um trecho do artigo de Heitor de Paola, do MídiaSem Máscara, “Um Estado dentro do Estado". Extremamente esclarecedor.

Terminei o primeiro artigo desta série pelo breve histórico do Acampamento da Encruzilhada Natalino, considerado o berço do MST, e a participação de entidades ligadas à Teologia da Libertação na gestação do movimento”.

É o próprio Stédile quem diz: “Sempre tivemos vinculações com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e com outros setores progressistas das chamadas igrejas cristãs históricas. A CPT teve um papel importante na fundação do movimento e foi ela que fez o primeiro trabalho de conscientização dos camponeses. De certa forma, o MST é filhote da CPT”.

Pode-se notar, na continuação, que a CPT estava muito mais interessada no trabalho político de doutrinação socialista e de ocupação de terras do que propriamente no trabalho pastoral; dificilmente os camponeses teriam adquirido consciência se a CPT não tivesse feito aquele trabalho. A CPT, lá nos primórdios de 1975 a 1984, ia para o interior fazer o trabalho de base e dizia assim: "Deus só ajuda a quem se organiza, não pensem que Deus vai ajudar vocês se ficarem só rezando..” [1]. Bem pouco Cristão, non é vero? Matéria completa
aqui

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

terça-feira, fevereiro 20, 2007

PRESENÇA DO HEZBOLLAH NO BRASIL

A rede de televisão Telemundo, uma das principais em espanhol nos Estados Unidos, revelará numa reportagem a suposta presença do movimento xiita libanês Hezbollah na região da fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 19, a rede promete exibir a reportagem entre esta terça e a quinta-feira, como parte da série "Hezbollah: ameaça terrorista na América Latina". “Quando muitos pensam que os terroristas saem apenas do Oriente Médio e do Afeganistão, o jornal Noticiador Telemundo mostra que a ameaça está na própria América Latina e pode chegar ao território americano", informou a emissora na nota.

Tríplice fronteira
As câmeras do Noticiador Telemundo seguem os passos do correspondente
Pablo Gato, que expõe a suposta existência de uma "perigosa" região na tríplice fronteira, descrita como a "capital do contrabando da América Latina". "Ali há uma grande comunidade árabe e também uma perigosa organização terrorista que muitos desconhecem", segundo a fonte. "O comércio e o contrabando na tríplice fronteira movimentam de US$ 2 a US$ 3 bilhões anuais (entre R$ 4 e R$ 6 bilhões por ano). Uma parte desse dinheiro vai parar nas mãos do Hezbollah e os Estados Unidos dizem que ele acaba destinado a atos terroristas", acrescentou.

Declarações de militante
A reportagem contém imagens e declarações de "um militante" do Hezbollah, que confessa que "está disposto a sacrificar sua vida carregado de bombas em seu corpo para atacar os EUA".
"Eu vou pôr uma bomba em meu corpo e explodir. Não vou sentir medo. Eu nasci para morrer, não para viver. Eu nasci para defender minha terra e minha religião muçulmana", afirma.

No dia 1.º de fevereiro, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, afirmou que seu país não tem informações sobre a expansão do Hezbollah na América Latina. Mas diz que se preocupa com a questão, que será investigada. "É uma preocupação clara e algo que nosso pessoal de operações antiterroristas acompanha de perto", afirmou McCormack.

A série será transmitida às 18h30 (21h30 de Brasília) no leste dos EUA e uma hora mais cedo no centro do país. A Telemundo é de propriedade da NBC. EFE – Estado –
Leia mais

BACO, EROS E CAOS
Nestes dias, Salvador sedia a maior festa do planeta. O carnaval baiano tem a sua explicação perseguida por sociólogos, antropólogos, teólogos, mas nada consegue racionalizar tão complexa composição étnica, racial, cultural e social, sumarizada alquimisticamente como Carnaval baiano. O resultado de tudo isso é uma explosiva festa que a alguns encanta, mas para outros escandaliza.

Destarte as tentativas de explicações racionais para a irracionalidade dessa manifestação social, o Carnaval é realmente uma festa gigantesca e culturalmente rica. São milhões de indivíduos que ali buscam extravasar a sua alegria ou as suas tristezas travestidas. Muitos comemoram vitórias para esquecer as suas frustrações, outros simplesmente se divertem.

Nessa complexa festa também será impossível impedir a presença de Caos. Está presente todos os anos na forma anárquica com que o nosso povo aprendeu a viver num país cujo Estado costuma ser omisso e injusto. Inconscientemente, o povo expressa a sua revolta social agravada pela falta de paradigmas.

A crise de paradigmas e a perda de valores sociais e morais consolidam o desexemplo. Esse cenário nada contribui para que tenhamos um povo ordeiro e pacífico. Aliás, pacífico até que somos, mas numa festa com as características do Carnaval, a explosão da revolta é inevitável e esta se faz na desfaçatez da violência.

O Carnaval retrata a injusta sociedade brasileira. Nos camarotes concentra-se a pequena elite dominante. Como os senhores feudais, estão nababescamente alojados no alto, protegidos, longe dos riscos dessa festa mundana. Lá só se contraem as doenças se muito descuido houver. Nos blocos de cordas encontram-se os foliões da classe média. Também protegidos, brincam de ter o seu dia de povo, sem se dar conta de que são eles os que realmente financiam a festa, com os abadás comprados a peso de ouro. São o espelho dos contribuintes do fisco brasileiro.

Fora da corda encontram-se aqueles mais vulneráveis às peças pregadas por Baco, Eros e Caos. Infelizmente, são a maioria do nosso povo e, por isso, são também as principais vítimas dos infortúnios carnavalescos.

Por isso não considero o Carnaval baiano a festa mais democrática do planeta. Apenas penso que ela se reflete exatamente o que somos como nação. Por Raymundo Paraná - Folha de São Paulo (Médico hepatologista, doutor em medicina pela Universidade Federal da Bahia, é professor livre-docente de hepatologia clínica da UFBA). Matéria completa para assinantes da FSP
aqui

CAMAROTES EM SALVADOR TÊM DE TUDO, ATÉ CARNAVAL
Há dois tipos de folia em Salvador (BA). Uma é a folia reservada à malta, personificada numa turba de 2 milhões de pessoas. Pulam a esmo, acotovelam-se, acariciam-se, encontram-se, desencontram-se, derramam suor ao longo dos nove quilômetros percorridos pelos ensurdecedores trios elétricos.

Outra folia baiana é desfrutada por pequenos magotes de privilegiados. São os seletos convidados dos 45 camarotes do circuito Barra-Ondina. Camarotes como o Expresso 2222, do ministro da Cultura, Gilberto Gil. Ali, com a alma refrescada por aparelhos de ar-condicionado, come-se direito – de couscous marroquino a sushi—, bebe-se à vontade – de cerveja a chanpanhe—, ouve-se um bom jazz, navega-se pela internet...

Há, de resto, massagistas e maquiadoras à disposição. Com alguma sorte, pode-se driblar os chatos e dar de cara com a atriz da hora. Entre um fausto e outro, ainda há quem se interesse pelo carnaval. Deve-se à repórter Daniela Pinheiro um competente relato da maciota proporcionada, na capital baiana, aos foliões do andar de cima. Não perca (
aqui). Blog do Josias

DESFILE EXPÕE RELAÇÕES PROMÍSCUAS NO RIO
O tratamento solene de alguns dos principais veículos de comunicação do País aos bicheiros que controlam as escolas de samba do Rio de Janeiro, mencionados - com reverência - como "presidentes", revela um sintoma grave: a relação promíscua entre a sociedade carioca e os criminosos.

O mesmo tipo de relacionamento que impede o Rio de Janeiro de chamar pelo nome correto o mais grave problema que aflige o Estado: o crescente domínio da criminalidade. Talvez por temor de ofender o vizinho, o amigo do filho, a tia da amiga. Mesmo após o cruel assassinato do garotinho João Hélio, em vez de denunciar os assassinos e exigir o combate ao crime e ao tráfico de drogas, os cariocas fazem passeatas babacas, convenientemente genéricas, "pela paz" e pelo fim "da violência". Meter o dedo na cara do crime, que é bom, nada. Por C. Humberto

SUSPENSA LIMINAR QUE PROIBIA ANÚNCIO DE CERVEJA
O TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região, em Recife (PE), suspendeu por 15 dias a liminar da Justiça Federal no Ceará que proibiu, em todo o país, propagandas de cerveja entre as 6h e as 21h. A decisão beneficia, pelo menos, a Ambev, uma das atingidas pela liminar. Agência Folha, em Recife.

CARNAVAL VAI CUSTAR AO TESOURO R$ 86,7 MI EM 2007
O Carnaval custará aos cofres do Tesouro Nacional R$ 86,7 milhões. O valor corresponde à soma de 87 projetos carnavalescos aprovados pelo Ministério da Cultura com base na Lei Rouanet. Significa dizer que os donos dos projetos irão captar os recursos junto à iniciativa privada. As empresas abaterão os patrocínios e as doações no Imposto de Renda. E a verba deixará de ser recolhida pela Receita Federal. Junto com as escolas de samba do Rio de Janeiro, samba na Marques de Sapucaí o erário. A maior parte do dinheiro –R$ 30,1 milhões (35,8% do total) — dos recursos proporcionados pela
lei de incentivos à cultura vai irrigar os cofres das agremiações cariocas. Lograram aprovar 14 projetos. Blog do Josias – Leia mais

EX-DEPUTADO DO MENSALÃO TERÁ PENSÃO DE R$ 11 MIL
Dono de um patrimônio declarado ao Tribunal Regional Eleitoral de R$ 6,2 milhões, que engloba concessionárias de veículo e empresas de transporte de passageiro, além de muitas fazendas, o ex-deputado federal Romeu Queiroz (PTB), 57 anos, um dos parlamentares envolvidos com o escândalo do mensalão, ganhou na Justiça o direito de receber uma aposentadoria de cerca de R$ 11 mil, referentes aos três mandatos que exerceu como parlamentar estadual, mesmo tendo contribuído durante apenas 12 anos, quatro a menos do que o exigido na época. CorreioWeb –
Leia mais

SINDICATO DE PILOTOS DOS EUA RECOMENDA CAUTELA EM VÔOS NO BRASIL
A Airline Pilots Association (Alpa), um sindicato que reúne mais de 60 mil pilotos de 40 companhias aéreas americanas e canadenses, divulgou um comunicado no qual pede cautela aos profissionais que forem sobrevoar o espaço aéreo brasileiro.

A associação, que é o maior sindicato de pilotos comerciais em todo o mundo, afirma que o alerta se deve à detenção dos pilotos americanos Joseph Lapore e Jan Paladino após a colisão entre o avião que pilotavam, um jato executivo Legacy, e um jumbo 737 da Gol, em setembro do ano passado. O acidente causou a morte de 154 passageiros e tripulantes do vôo da Gol. A Alpa afirma que ''a colisão aérea de setembro de 2006 sobre o Brasil destacou diversos temas ligados a operações naquele espaço aéreo que podem ter sérias implicações para a segurança de vôos''.

Segundo a entidade, ''todos os pilotos devem manter um alto nível de alerta'' ao operar no Brasil. O comunicado diz ainda que ''pilotos devem estar cientes de deficiências causadas por falta de controle governamental do sistema de Controle de Tráfego Aéreo'' e acrescenta que ''a Alpa, juntamente com outras agências e entidades internacionais, está trabalhando para corrigir isto''. BBC –
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

O DISCURSO COVARDE E IMORAL DE LULA

CONTRA A PENALIZAÇÃO DE MENOR
O pior é que Lula não está sozinho ao elaborar raciocínios primários e conclusões cretinas para fustigar a proposta de redução da maioridade penal para 14 anos, porque há muita gente culta na mesma roda. Por Políbio Braga

. O endurecimento da legislação penal nem de longe passa apenas pela redução da maioridade penal.

. O fato que originou essa nova discussão, no caso o assassinato cruel e brutal da criança João Hélio, precisa resultar na retomada do debate sobre a reinstauração da pena de morte, da prisão com trabalhos forçados e da pena de prisão perpétua. Os assassinos de João Hélio merecem pena de morte. Até mesmo filósofos como Jaine Ribeiro, estudioso do iluminismo, inimigo da pena de morte, escreveu na Folha deste domingo, que passou a duvidar se em casos como o desta semana não cabe menos a pena de morte, porque cabe.

. É assombroso que Lula e toda a gente que alimenta esse tipo de discurso escabroso, jamais se lembrem de incluir nas suas sentenças definitivas o papel que jogam as vítimas, suas famílias e seus amigos, como também jamais se lembre de propor outro tipo de alternativa (qualquer tipo) para conter os bandidos juvenis e proteger a população brutalizada pelos pivetes armados e ensandecidos.

. Mais assombroso é que jamais mostrem exemplos de Países muito mais civilizados do que o Brasil, que não perdoam criminosos bárbaros de 16 anos e até menos do que isto, entre eles a Inglaterra.

. A desculpa de que os bandidos são produto do atraso econômico e da segregação social pode até ser tolerado quando o discurso não é do presidente, mas é inaceitável quando sai da boca dele, porque neste caso é de se indagar por que razão safada o presidente não faz a economia avançar e não acaba com a segregação social ? O argumento é pobre. Ele apenas justifica a covardia moral de segmentos sociais que abriram mão da autoridade ética que devem exercer como é o caso do próprio Lula - com razão (ideológica, cultural, social, econômica, política, religiosa, ou seja, o que for) ou sem razão alguma (por ignorância, falta de cultura, idiotia, ou seja, o que for).

. Lula e sua turma não se lembraram de investigar as origens sociais dos bandidos que mataram João Hélio com brutalidade. Nem a mídia diária fez isto. Veja de domingo foi atrás e descobriu que pelo menos um deles, Tiago Matos, 19 anos, mora na melhor casa da sua rua, em Madureira, estudou no melhor colégio particular da sua região e ajudava o pai no táxi. A família é conhecida como unida e solidária. Os outros canalhas não são muito diferentes.

. Nada têm a ver com o discurso de Lula esse bando de vagabundos safados, porque nenhum deles é vítima da discriminação social, atraso econômico e falta de oportunidades.

. Os argumentos de Lula et caterva leva a conclusão de que somos nós quem estabelece a pobreza e portanto nós somos culpados pela criminalidade. Ferreira Gullar, também na Folha deste domingo (página E8 do caderno Ilustrada). Escreve Gullar: "o Brasil tem 50 milhões de pobres. Não se pode dizer que o Brasil tem 50 milhões de criminosos". Vale a pena lembrar que rico também comete crime. Ora, basta examinar a turma do Mensalão, Zé Dirceu á frente, mas também os milionários Maluf e o juiz Laulau, para constatarmos que não é assim.

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ATACA EM CONJUNTO
MST E CUT SE UNEM PARA INVADIR 12 FAZENDAS EM SP
A ação do bando, em pleno carnaval, surpreendeu a polícia e fazendeiros. O MST e a CUT se juntaram para invadir neste domingo para invadir 12 fazendas localizadas no Pontal do Paranapanema e na Alta Paulista, no oeste do Estado de São Paulo.

Em manifesto conjunto, MST, CUT, sindicatos dos trabalhadores na agricultura familiar e sindicatos de empregados alegaram que os imóveis invadidos são improdutivos.

A ação dos criminosos, no domingo de carnaval, teve início às 5 horas da manhã e surpreendeu a Polícia Militar e os próprios fazendeiros. Ao meio-dia, quando todas as áreas já haviam sido invadidas, o comando da PM na região não tinha sido informado das ações.

Os bandoleiros agiram simultaneamente e quase não encontraram resistência. Em algumas fazendas, os empregados apenas observaram a derrubada das cercas e a invasão dos fora da lei: os patrões tinham viajado para aproveitar o feriado prolongado. Apenas na fazenda São Diogo, em Dracena, o proprietário Diogo Peres esteve no local e discutiu com os sem-terra, mas nada pôde fazer sozinho diante de quase 100 bandidos invasores. Segundo Peres, a área é produtiva e o pasto faz parte do sistema de rotação pastagens. Ele saiu do local para procurar a polícia. Deve dar entrada, na Justiça, em pedido de reintegração de posse. Estadão – LEIA
mais

LULA SE APROPRIA DOS RESULTADOS DE ASSENTAMENTOS CRIADOS NO PERÍODO DA DITADURA PARA “ENGORDAR” SUA REFORMA AGRÁRIA
Dos projetos criados na gestão do petista, 44% são estaduais ou reservas extrativistas. Núcleos rurais criados em governos passados, até no Estado Novo, entram em balanço.

No final de janeiro, o Lula da Silva anunciou um "recorde histórico" na reforma agrária: o assentamento de 381 mil trabalhadores rurais sem terra no seu primeiro mandato (2003-2006).

A leitura dos arquivos do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) revela, contudo, que o governo engordou seu balanço com famílias que já viviam em assentamentos criados e mantidos pelos governos estaduais, em reservas extrativistas ou florestas nacionais e em assentamentos criados e estruturados há anos, alguns da ditadura militar ou anteriores.

Pelo menos 2.121 pessoas "assentadas" que Lula atribui para si, na verdade foram projetos criados ainda na ditadura militar. Nos anos 70, 10.425 estavam nos projetos de João Figueiredo (1979-1985) e de José Sarney (1985-1990). Outros 73.093 nos anos 90; e 29.156, nos três últimos anos de mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Assinante FSP Leia mais
aqui

LULA USURPA NÚMEROS DE ASSENTADOS POR ALCKMIN EM SUA ESTATÍSTICA
São Roque, um projeto de assentamento criado pelo governo de São Paulo em terras do Estado, nasceu das pressões de um grupo de 63 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Ao longo de 2001, elas montaram acampamentos em sete lugares diferentes, nos municípios de Arujá, Franco da Rocha, São Paulo, São Lourenço, de novo São Paulo, no quilômetro 27,5 da rodovia Anhangüera e, novamente, Franco da Rocha. De um, foram despejadas pela tropa de choque da PM. Até que o governo paulista resolveu usar uma área de 600 hectares do Estado localizada a 38 km do centro de São Paulo.

O projeto foi criado no governo FHC (1995-2002). As famílias puderam entrar na área no dia 28 de novembro de 2001. Em seguida vieram o cadastro, a divisão dos lotes e a abertura das estradas, tarefas cumpridas pelo Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo).

Esse histórico não impediu que o Lula incluísse 61 famílias do grupo como "assentadas" da reforma agrária do ano de 2004. A União nada desembolsou pelas terras nem auxiliou as famílias na conquista do lote. Assinante da FSP –
Leia mais

“DANÇARINA DA PIZZA” SERÁ HOMENAGEADA
A Câmara dos Deputados vai homenagear cinco ex-deputadas acusadas de envolvimento na máfia dos sanguessugas. Entre as homenageadas está a ex-deputada Ângela Guadagnin (PTSP), que protagonizou a "dança da pizza", em comemoração a absolvição do petista João Magno, acusado de envolvimento com o mensalão.

A auto-homenagem inclui as ex-deputadas Laura Carneiro (PFL-RJ), Celcita Pinheiro (PFL-MT), Elaine Costa (PTBRJ), Edna Macedo (PTB-SP) e Almerinda de Carvalho (PMDB-RJ) - todas investigadas por suposta participação no esquema de compra superfaturada de ambulâncias. As parlamentares terão suas fotos incluídas em galeria das mulheres que participaram da história do Parlamento. Folhapress

POLÊMICA DOS SALÁRIOS VOLTA APÓS O CARNAVAL
Passado o carnaval, o Congresso deverá retomar duas discussões polêmicas: o reajuste dos próprios salários e o estabelecimento dos tetos e subtetos para os salários pagos pela administração nos poderes Executivo e Judiciário. A proposta de equiparar o salário dos parlamentares ao dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) - um reajuste de quase 92% - provocou grande desgaste para o Congresso e reações como a do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello. Diário do Amazonas (AM)

PORQUE OS BANCOS ADORAM O LULA
Tarifas de bancos sobem até 135% em menos de 1 ano - Faturamento das 5 maiores instituições privadas com a cobrança chegou a R$ 27,5 bi; emissão de cartão ficou 16% mais cara em um ano. Quitação antecipada de débito teve maior reajuste: 135%; Febraban diz que cobrança evita desequilíbrio nas contas dos bancos. FSP

COMENTÁRIO:
Estamos no limite!
Miséria, burrice, crime organizado, impunidade e cinismo. Como resolver esta doença, se o nosso atual estágio de consciência coletiva e capacidade institucional estão aquém do nível mínimo necessário para tratar destas perversões?

Neste coquetel explosivo de frustrações provocadas pelo abuso e degradação da autoridade, pela conspiração da mediocridade e pelo ressentimento das massas alienadas e paralisadas, nossa capacidade de agir e de fazer vai ficando cada vez mais comprometida.

Nós, que não aceitamos esta degradação moral e ética, estamos nadando nas águas das frustrações e apatias. Cadê os nossos políticos opositores, aos quais depositamos nas URNAS nossos votos de confiança para se oporem a esta agressão atávica que nos enclausura neste tempo primitivo?

A ineficácia política deste governo é o que alimenta a ação e a clandestinidade destes movimentos sociais em nossa vida política. Referindo-nos aos bandos do MST, UNE e outros pequenos grupos que se movem na mesma direção.

Já estamos num conflito deflagrado e perante o qual não existe neutralidade possível. Não será com termos filosóficos, flores e comoções que iremos enfrentar o caos desta página infame - mas sim, com atitudes firmes e fortes da nossa sociedade pagante de impostos, e que sustenta os desmandos deste governo medíocre e criminoso.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

domingo, fevereiro 18, 2007

RAZÃO E SENSIBILIDADE

O filósofo e estudioso do iluminismo Renato Janine Ribeiro repensa a pena de morte à luz da morte de João Hélio. Por Renato Janine Ribeiro

Escrever sobre o horror em estado puro: assim vivi o convite para participar deste número do Mais!. É insuportável pensar no crime cometido contra o menino João Hélio. E é nisso que mais penso, nestes dias. Não me saem da cabeça duas ou três coisas. A primeira é o sofrimento da criança. Se há Deus, e acredito que haja, embora não necessariamente antropomorfo, como admite Ele esse mal extremo, gratuito, crudelíssimo?

Se a alma ou o espírito tem um destino após a morte, chame-se esse de juízo eterno ou de uma série de reencarnações, como poderá esse infeliz menino ser recompensado pela vida que lhe foi ceifada, não apenas tão cedo, mas, além disso, de modo tão bárbaro?

Essas são questões religiosas, ou melhor, de fé. E quanto aos assassinos? A outra coisa que não me sai da cabeça é como devem ser punidos. Esse assunto me faz rever posições que sempre defendi sobre (na verdade, contra) a pena de morte.

Anos atrás, me convidaram a escrever um artigo para uma revista de filosofia contra a pena de morte. Perguntei então: mas alguém escreverá a favor? E me responderam que era possível, por que não? Acabei escrevendo meu artigo (contra a pena capital), mas este caso horrível me faz repensar ou, melhor, não pensar, sentir coisas distintas, diferentes.

Torço para que, na cadeia, os assassinos recebam sua paga; torço para que a recebam de modo demorado e sofrido. Assinante FSP –
Leia mais

DANDO AQUELA MÃOZINHA PRO MERCADANTE
PROCURADOR CONDENA INDICIAMENTO DO PETISTA
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, deverá se pronunciar contrário ao indiciamento do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) no caso do
dossiê negociado por emissários petistas contra tucanos. O pronunciamento será feito junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá ao procurador-geral opinar, diante do STF, se deve ou não haver abertura de inquérito para investigar parlamentares no caso do dossiê.

O delegado de Polícia Federal Diógenes Curado indiciou Mercadante sob a acusação de ter praticado crime eleitoral. Para Curado, Mercadante é responsável solidário por supostas irregularidades na prestação de contas da
campanha ao governo de São Paulo. Souza entende que somente o Supremo Tribunal Federal pode investigar e indiciar autoridades com direito a foro especial. Folha de S.Paulo

STF: 10 ANOS SEM PUNIR POLÍTICOS
Dos 29 casos julgados, 13 prescreveram, 10 foram enviados a outras instâncias e, em 6, houve absolvição. Última punição conhecida teria sido de PC Farias.

O mandato parlamentar é garantia quase certa de vida sem complicações com a Justiça. É o que indicam julgamentos dos últimos 10 anos de processos criminais envolvendo políticos no Supremo Tribunal Federal (STF) - instância máxima do Judiciário, que tem competência de julgar ações penais contra presidentes, senadores, deputados e ministros.

De 1996 a 2006, o STF julgou definitivamente 29 processos de políticos com direito a foro privilegiado. Ninguém foi condenado. Desses 29, 13 prescreveram - acabou o prazo de punição. Em outros 10 casos, a ação foi devolvida a instâncias inferiores. Nas 6 restantes, os acusados foram absolvidos. JT – Leia
mais

ESTÃO COM MEDO DE QUEM, AFINAL?
DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS (?) TERÃO PLANO NACIONAL DE PROTEÇÃO
Defensores de direitos humanos no país ganharam uma Política Nacional de Proteção. O Lula assinou nesta semana decreto que estabelece um prazo de três meses para que seja elaborada a proposta de um Plano Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos.

Já existe um Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, lançado em 2004 pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) com o objetivo de oferecer proteção à categoria que, em razão de suas atividades, encontra-se em estado de risco ou vulnerabilidade. Mas parece que é pouco. Segundo a coordenadora do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da SEDH, Estela Gerrini, o decreto de Lula demonstra o compromisso assumido para garantir maior proteção à vida dos defensores, muitas vezes em situação de risco - JB Online – Leia
mais

ERA SÓ O QUE FALTAVA!
CURSO ESPECIAL DE DIREITO PARA ASSENTADOS
Trabalhadores rurais e beneficiários da reforma agrária terão a chance de se graduar em direito. A Universidade Federal de Goiás (UFG), através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), abriu uma turma especial com 60 vagas para essas pessoas. O curso tem duração prevista de cinco anos. Para concorrer, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio e comprovar que vivem em assentamentos de Reforma Agrária e agricultura familiar. É preciso apresentar declaração do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no caso dos assentamentos, e documento que ateste a representatividade do candidato junto ao sindicato. O DiaOnline - As informações são da Agência Brasil

QUER MORRER DE RIR? ENTÃO, ACESSE ESTE ENDEREÇO.
O EVO SENDO INDICADO PARA RECEBER O PRÊMIO NOBEL DA PAZ
Conheça o Comitê dos “sem noção”
aqui

VÍTIMAS DAS ETERNAS “REVOLUÇÕES”
PAPA DIZ QUE O AMOR AO INIMIGO É O NÚCLEO DA “REVOLUÇÃO CRISTÔ
O papa Bento XVI disse hoje que "o amor ao inimigo constitui o núcleo da revolução cristã" e acrescentou que "a não-violência cristã" não consiste em render-se ao mal, mas em responder com o bem, "rompendo assim a corrente da injustiça”.

Durante a oração do Ângelus, o Bento XVI disse que "a não-violência para os cristãos não é um mero comportamento tático, mas uma maneira de ser, uma atitude de quem está tão convencido do amor de Deus e de seu poder que não tem medo de enfrentar o mal apenas com as armas do amor e da verdade". O amor ao inimigo "constitui o núcleo da 'revolução cristã', uma revolução que não está baseada em estratégias de poder econômico, político ou midiático", afirmou. Agência EFE

COMENTÁRIO
O homem ainda não descobriu o cérebro da formiga, e o Papa quer explicar Deus. Independente de dogmas, o homem precisa evoluir e ser feliz.

- Será que alguém ai, consegue amar os monstros bárbaros do pequeno João?

Religião é poder. Esta “exploração” sobre as origens e funcionamento da crença cristã fatalmente resvala nos mecanismos da criação dos códigos da moral, das leis, e nos fundamentos da autoridade. Portanto, acaba caindo em cheio na esfera política. Esta indução ao “carneirismo” do povo, tem tudo haver com estratégias de poder político, econômico e midiático. Perversos!

Ainda assim, na aberração da humanidade e no delírio da consciência humana onde se pratica os mais escabrosos crimes por culpa da má política, a Igreja insiste nesta coisa chamada "revolução cristã".

Sabemos que Jesus embora tenha dedicado sua vida à redenção dos pecadores, seu exemplo parece perder força cada vez mais no reino dos mortais. A política se subordina ao ressentimento da revolta e da esperança, e o papa se encarrega de justificar a pobreza e a miséria, dando função aos arquétipos que ditam o sentido da vida. - Leve o tapa e cale a boca! Conforme-se na pobreza, porque, o reino dos céus está garantido para você.

Ora! Que nos perdoem os religiosos, mas o papa leva uma vida de REI. Assim como os políticos em geral. E, já que estamos tratando de remanejar idéias por um mundo mais justo - transformá-lo, não será com “carneirismos”, e sim com atitudes de quem pode e de quem sabe fazer.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)