movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, novembro 11, 2006

PRÁ QUE CÉREBRO?


Se você não cuida dos seus dentes, como pode falar em saúde bucal? O mesmo ocorre com a "educação" governada por LULA DA SILVA.
LULA REDUZIU GASTOS COM EDUCAÇÃO

Responsável pela queda do país no ranking do IDH, setor recebeu 1,63% do PIB em 2005, contra 1,73% dos últimos três anos de FHC.
Previdência e assistência têm forte crescimento nas despesas; prioridade é para as transferências diretas de renda aos beneficiários Maior responsável pela queda do Brasil no recém-divulgado ranking mundial de desenvolvimento humano, a educação teve seus recursos federais reduzidos no governo Lula.

De acordo com os dados oficiais, o setor recebeu R$ 31,5 bilhões do Orçamento da União no ano passado, equivalentes a 1,63% do PIB (Produto Interno Bruto). Nos últimos três anos do governo FHC, o gasto em educação se manteve no patamar de 1,73% do produto.

Não é possível estabelecer uma relação direta de causa e efeito entre a redução dos gastos em educação e o desempenho brasileiro apurado pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Mas ambos refletem as opções da política social brasileira nos últimos anos, aprofundadas sob Lula.

Das quatro principais áreas da política social, duas têm forte crescimento recente nas despesas: previdência e assistência. Privilegiam-se, portanto, as transferências diretas de renda aos beneficiários, em detrimento dos serviços do Estado.

Além da queda na educação, as verbas para a saúde ficaram estagnadas em 1,86% do PIB. No IDH, que leva em conta expectativa de vida, alfabetização de adultos, taxa de matrículas e renda per capita, o Brasil teve progressos menores nos três primeiros indicadores, ligados à saúde e à educação - o que ajuda a explicar o recuo da 68ª para 69ª posição no ranking internacional.

O país mereceu, porém, uma menção elogiosa da ONU ao Bolsa Família, programa de transferência de renda que contribuiu decisivamente para a disparada do orçamento da assistência social.

Razões
Há razões políticas e econômicas para explicar as opções do gasto social.

No primeiro caso, o Bolsa Família se mostrou um ovo de Colombo eleitoral, com alto apelo popular e custo baixo, representa menos de metade das verbas assistenciais, que não passam de 0,72% do PIB.

O programa também atende ao figurino recomendado pelos economistas de pensamento liberal, por ser focalizado (apenas aos mais pobres) e vinculado a contrapartidas como freqüência escolar.

A principal despesa social continua sendo, de longe, a com benefícios previdenciários, independentemente da vontade dos governos - o envelhecimento da população e os direitos constitucionais bastam para o seu crescimento anual.

A contribuição política ao setor são os sucessivos reajustes reais do salário mínimo. De 5,39%, em 1995, a despesa com a Previdência Social chegou a 7,82% do PIB dez anos depois.

Perdendo espaço no Orçamento, saúde e educação se mantêm protegidas pela legislação. A primeira tem garantido na Constituição o aumento dos recursos conforme o crescimento do PIB.

Os gastos em educação tiveram crescimento no governo passado, com a criação do Fundef, fundo destinado ao ensino fundamental. Após a queda no primeiro mandato de Lula, promete-se nova expansão com a aprovação do Fundeb, para o ensino básico. :: Gustavo Patu - Folha de São Paulo.


*
Os fins ideológicos da "era da besta" é tirar o povo do centro do mundo, e levá-los ao inferno, de onde ele veio.


IDEOLOGIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE
Em qualquer lugar do mundo desenvolvido, universidade boa é universidade livre.

Por aqui, a mão pesada do Estado absolutista do PT, não contente em destruir os próprios centros públicos, acelera seu sucateamento para servir a fins ideológicos, e meter-se, indevidamente, com as faculdades privadas, na contramão das lições que a Europa e os EUA nos dão. Por
Rafael Vitola Brodbeck - MidiaSemMascara.org LEIA



*
Prá que cérebro, já que a medula espinhal o satisfaz. Sambando!
O QUE HÁ COM NOSSA EDUCAÇÃO
Sempre se falou na importância da educação. Continua-se falando. De fato, é a educação que permite a expansão do espírito humano, o progresso da sociedade como um todo, o acesso à igualdade de oportunidades própria das democracias.
E um país onde a maioria recebe as luzes da educação se torna mais apto a competir com os demais no plano internacional, pois conhecimento é poder.

Entretanto, é necessário considerar que tipo de educação conduz ao desenvolvimento individual e coletivo, pois no Brasil, onde todos querem ser doutores, busca-se a quantidade em detrimento da qualidade, impõe-se a doutrinação no lugar do raciocínio, cultiva-se a erudição que não prepara para a prática.
À ilusão de democracia, somam-se certos simplismos democráticos. Em nome de uma abstrata igualdade que omite a diferenciação por níveis de conhecimento, nivela-se por baixo, deixando-se de lado os pilares em que se devem se assentar a Universidade: a hierarquia, o mérito, a competência.

Acrescente-se o atual sistema de cotas, que em nome da justiça social acirra preconceitos, e o resultado é a mediocrização ainda maior do ensino. Por Maria Lucia Victor Barbosa, socióloga e professora – Diego Casagrande LEIAM


*
Imaginem Stédile e Rainha avaliando cursos de pós-graduação!
CAPES DISCUTE INCLUSÃO SOCIAL COMO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
O meio de coleta de dados dos cursos e a ficha de avaliação serão modificadosA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) adotará indicadores como o papel social da pós-graduação, e instrumentos de inclusão social, para a avaliação dos cursos de pós-graduação.

O instrumento de coleta de dados dos cursos e a ficha de avaliação também serão modificados, para facilitar o trabalho dos avaliadores. Reinaldo Guimarães, expositor do evento e vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz, propôs também um olhar externo ao meio acadêmico para a avaliação dos cursos. “Acredito que a voz de um movimento social ou de um empresário possa ser muito proveitosa para a avaliação da pós-graduação”, sugeriu. LEIA NO ESTADÃO





*
O Tirano ganhou e tudo bem? Cadê abertura dos processos contra a sua Majestade Corrupta?
ENTREM NO GOVERNO
O fato é que - como foi previsto, aliás - a oposição sumiu. Outro dia um tucano importante ainda ocupou espaço nobre em jornal de grande circulação para decretar (mais ou menos assim, cito de memória): "Está feito, Lula ganhou as eleições legitimamente, com 58 milhões de votos, gostemos ou não é o novo presidente “etc.etc."

Estaria certo se tal constatação não servisse de prefácio para o que vem a seguir. E o que vem a seguir?

O que estamos vendo, ora! Se ele ganhou, não nos cabe mais - a nós, oposicionistas - ficar insistindo nas cobranças. A vitória eleitoral teria sido uma espécie de anistia para os crimes do governo corrupto de Lula da Silva.

Assim, vamos esquecer tudo, não é mesmo? Vamos parar de ficar cobrando de onde veio o dinheiro do mensalão e do falso dossiê e o que faziam os homens de confiança de Lula na trama, quem traiu o presidente, como foram usados os cartões corporativos da Presidência, onde foram parar aquelas cartilhas...

Apostando todas as fichas na loteria do calculismo eleitoreiro, as oposições colheram o que era óbvio: consagraram a impunidade dos malfeitores e a continuidade da 'sofisticada organização criminosa' que passou a atuar a partir do Planalto.

Mas sei que não adianta espernear. As oposições criam a realidade e depois reclamam que não há eco popular para tais tarefas oposicionistas.Meu conselho aos oposicionistas que pensam antes de tudo nas suas carreiras políticas pessoais: entrem no novo "centrão" lulista.

Passem a apoiar o governo. Tentem, se puderem, até mesmo entrar no governo.

Quem sabe assim a sociedade tenha mais chance de reagir sem ser enganada e sistematicamente desarmada por aqueles que deveriam liderar a resistência democrática. Por Augusto de Franco



*
COMENTÁRIO:
Cada vez nós impressionamos mais com a máxima de Schopenhauer: “O homem pode, é certo fazer, o que quer, mas não pode querer o que quer".

Só aqui neste país de gente ordinária que se dá o PASSAPORTE a um homem que não pode NADA! Por Gabriela/Gaúcho (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

sexta-feira, novembro 10, 2006

“ACORDÃO” – DE NOVO, TEREMOS UMA OPOSIÇÃO “MAIS DA MESMA”

Passada a eleição, pretendia-se apurar as ramificações da máfia das ambulâncias no Poder Executivo. Arma-se nos subterrâneos, porém, um armistício entre governo e oposição.


Faltando 40 dias para acabar, a CPI das Sanguessugas esfriou e corre o risco de terminar melancolicamente, com a aprovação de um relatório final pífio sem apontar os culpados no Executivo pelo esquema de compra superfaturada de ambulâncias pelas prefeituras.
O presidente da CPI das Sanguessugas, deputado Antonio Biscaia (PT-RJ) informou reservadamente a alguns parlamentares que a comissão deve ser encerrada bem antes do previsto.

A CPI caminha a passos largos para um desfecho melancólico. Na primeira fase, concluída antes das eleições, a comissão sugeriu a abertura de processos de cassação contra 71 congressistas (veja a lista
aqui).

Costurado com a participação do Palácio do Planalto, o acordo visa pôr uma pedra em cima das apurações do Legislativo, deixando a cargo apenas da Polícia Federal e do Ministério Público o desfecho do caso. Como os fatos sob investigação alcançam também o governo FHC, PSDB e PFL participam ativamente da conspiração contra a postergação dos trabalhos da CPI.

O acerto começou a ser surtir efeitos nesta semana, nas sessões em que foram inquiridos os ex-titulares da pasta da Saúde. Foram “convidados” quatro ex-ministros – dois do governo FHC, José Serra e Barjas Negri; e dois da gestão Lula, Humberto Costa e Saraiva Felipe.

Um outro detalhe jogou água no moinho do imenso acordo que se forma em torno da CPI. Pela lógica, o “convite” ao ausente Serra deveria ter sido transformado em convocação. Para que isso ocorresse, porém, seria necessário que um dos membros da comissão apresentasse um requerimento. Mas não houve um único deputado ou senador interessado em arrastar o governador eleito de São Paulo para o banco da CPI.

A bancada do PT fingiu-se de morta. Em retribuição, as bancadas do PSDB e do PFL trataram de esvaziar a sessão em que foram “inquiridos” os dois ex-ministros de Lula, Humberto Costa (PT) e saraiva Felipe (PMDB). Dos 22 tucanos e pefelistas que integram a comissão, entre suplentes e titulares, só três marcaram presença.

Os parlamentares que ainda apostam no aprofundamento das investigações aguardam até que Amir Lando oficialize a pretensão de fechar o relatório ainda em novembro para decidir o que fazer. O desinteresse de PT, PSDB e PFL indicam, no entanto, que há muito pouco a ser feito.

Dificilmente a CPI se arrastará até o final de dezembro, como se previa. Blog do Josias

*

SUASSUNA VOLTA A SER LIDER DO PMDB NO SENADO

O senador Ney Suassuna (PB) reassumiu a liderança do PMDB no Senado. Ele estava afastado do cargo havia 85 dias, desde que a CPI das Sanguessugas pediu a abertura de processo de cassação do seu mandato.

O retorno de Suassuna ocorre 24 horas depois de o Conselho ter adiado a votação do parecer de Jefferson Peres (PDT-AM), para quem o mandato do colega deve ser passado na lâmina. Alegou-se falta de quorum.

Como líder, Suassuna, suspeito de ter recebido propinas da máfia das ambulâncias por meio de assessores, torna-se interlocutor obrigatório de Lula na composição do próximo ministério. Natural, muito natural, naturalíssimo.

Durante a campanha eleitoral, Lula esteve na Paraíba, Estado do senador. Em comício, disse que Suassuna é “leal e decente”. De resto, para quem já está tricotando até com Jader Barbalho, um Suassuna a mais, um a menos... Quem se importa? Blog do Josias

A volta de Suassuna surpreendeu até mesmo a bancada do partido no Senado, que não foi comunicada oficialmente da decisão. Leia mais


*
"NÃO TENHO MOTIVO PARA MEXER. MEXER POR QUÊ? PRÁ MIM ESTÁ BOM”

Lula disse ontem que não enfrenta "nenhuma dificuldade" para escolher os novos ministros que vão integrar o governo durante o seu segundo mandato.

Em rápida entrevista no Itamaraty, ele sinalizou que deve manter Guido Mantega no Ministério da Fazenda e Henrique Meirelles à frente do Banco Central. Leia mais


*
REUNIÃO DE QUADRILHA

Deputados do PT citados em cinco dos seis maiores escândalos do governo Lula dividiram ontem o mesmo auditório da Câmara para discutir a "reconstrução" do partido e a participação no segundo mandato do petista.

Entre os cerca de 70 petistas na sala podiam ser encontrados dez personagens de crises recentes.Eram seis acusados de envolvimento no mensalão: Paulo Rocha (PA), que renunciou no ano passado e fazia sua reestréia na Câmara; João Paulo Cunha (SP) e José Mentor (SP), reeleitos; e Professor Luizinho (SP) e João Magno (MG), que perderam a eleição. Ângela Guadagnin (SP), conhecida por ter dançado em plenário após a absolvição de Magno, completava o grupo.

Pelos "sanguessugas" compareceu José Airton Cirilo (CE), que fará sua estréia na Câmara em 2007. É suspeito de facilitar a liberação de verbas da Saúde para a empresa Planam. Outro que chega à bancada federal é José Guimarães, petista cearense que teve um assessor preso no escândalo dos "dólares na cueca".

Geraldo Magela (DF), retornando ao Congresso após quatro anos, foi acusado pelo ex-assessor da Casa Civil Waldomir Diniz, em 2004, de receber R$ 100 mil do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira, em 2004.

A crise mais recente, a do dossiê, tinha como representante o presidente licenciado do PT e deputado reeleito Ricardo Berzoini (SP).

Da coleção de escândalos do governo, apenas o caso do caseiro não teve "representante". Seu pivô, o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, eleito deputado por São Paulo, não compareceu.

Também faltou o ex-presidente do PT José Genoino, outro do escândalo do "mensalão", que hoje fará uma "festa da vitória" em São Paulo. FSP – Blog Verso & Prosa - Cris

*

FHC E O CARISMA DO SUCESSOR
“EU NÃO POSSO COMPETIR COM O LULA. EU NÃO SOU ESPETACULAR”

“Ser de esquerda hoje significa ser contra os Estados Unidos e a favor de um Estado grande. E ser de direita não representa nada, mas ser a favor do clientelismo.”

Em mais uma de suas vilegiaturas ruidosas, FHC proferiu, nesta quinta, uma palestra no Americas Society Council of the Américas, em Nova York.

*


IDH, CASCATA E POROROCA

O PIB melhor de 2004 — ou seja, crescimento econômico — garantiu que o Brasil não passasse um vexame no IDH, apesar da tal redução da pobreza apontada pelo Pnud. E esta se deveu, basicamente, ao Bolsa Família, aponta a ONU para provável orgulho de Lula.

Mas, ao mesmo tempo, saúde e educação nos empurraram para baixo. E isso tem um significado. As tais políticas focadas de atendimento à pobreza — em contraste com a chamada universalização — demonstram o seu fôlego curto.

A confusão também é de nomenclatura. No país da jabuticaba e da pororoca, desenvolveu-se certa “economia da pobreza” — que estimulou Lula a fundar o “pobrismo”, uma nova corrente econômica — que corta verba das políticas universalizantres para transferi-las para as tais políticas focadas: adaptação verde-amarela da política compensatória. R$ 1,5 bilhão da Saúde, por exemplo, foi parar no Bolsa Família.

Crescimento da economia, com efeito, não significa distribuição de renda. Mas pouco se distribui a não ser miséria, quando a economia, como a nossa, cresce tão pouco: 2,65% deve ser a média dos quatro primeiros anos do governo Lula.

Com a Educação e a Saúde estagnadas, ou regredindo, num ambiente de baixo crescimento, está-se contratando miséria a longo prazo: os futuros assistidos por algum programa de bolsa — que, por enquanto, serve para provar ao mundo que o Brasil reduziu a desigualdade. Como diria Lula: “Pra que trocar?” Por, Reinaldo Azevedo




FARRA COM O NOSSO

CARTÃO CORPORATIVO DA PRESIDÊNCIA É USADO ATÉ EM CHURRASCARIA
Assessor comprou 280 lanches com dinheiro público no dia em que Lula esteve em Jacareí·

As nota fiscais apontam que, no dia 22 de setembro, nove pessoas da segurança e da equipe do presidente se alimentaram na Churrascaria Gaúcha Romani, em Jacareí.

Almoço

O almoço, no valor de R$ 90, foi pago com o cartão corporativo em poder de Mauro Augusto da Silva. No dia seguinte, quando o presidente participaria de um comício na cidade, o mesmo funcionário do almoxarifado da Casa Civil voltou ao restaurante e utilizou novamente o cartão para comprar 280 lanches, ao preço unitário de R$ 7,90.

Suspeitas

O fim do sigilo das compras feitas com o cartão corporativo foi cobrada pelo tucano Geraldo Alckmin ao presidente Lula durante debate no segundo turno. "A única coisa boa que FHC criou no governo dele foi exatamente esse cartão corporativo", afirmou o petista.

Em 2005 surgiram suspeitas da utilização de notas fiscais frias para justificar gastos com cartões corporativos. O TCU analisa o caso. Assinante da Folha lê mais aqui


*

COMENTÁRIO:

Muito pior do que Lulla não estar nem aí para os 40 milhões de eleitores que disseram NÃO, é ter que encarar o fato de que esta Oposição (?) também não está. Se é que esteve algum dia.

O sentimento de traição entre nós é generalizado. É triste ter que encarar esta realidade. Mas, como disse Freud: "Na maioria das vezes, um pepino é somente um pepino".

A verdade, é que nós ( os 40 milhões de eleitores conscientes), fomos ainda mais ingênuos do que aqueles que votaram no Lulla, pelo estômago. Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quinta-feira, novembro 09, 2006

OPOSIÇÃO FLOR DE LARANJEIRA


Durma-se com um barulho desses. A oposição resolveu pegar leve com Humberto Costa e esvaziou a sessão da “CPI dos Sanguessugas” na qual foi depor o ex-Ministro da Saúde.


Dos 32 membros do PFL e do PSDB, só quatro compareceram à sessão, transformando-a numa verdadeira flor de laranjeira. Não se sabe qual o acordo tácito entre governistas e oposicionistas, mas se ele foi na direção do “não toquem no meu ex-ministro que eu não toco no seu”, estão prestando um profundo desserviço ao país.

Tem razão o deputado Raul Julgmann, vice-presidente da CPI, ao culpar a oposição pelo baixo teor de adrenalina ocorrido no depoimento de Humberto Costa. Pelo visto, os pefelistas e peessedebistas não aprenderam nada com a lição dos episódios Roberto Brandt e Eduardo Azeredo.

Os dois partidos passaram a mão em seus parlamentares à base de um raciocínio pífio, do tipo ”os meus corruptos são endêmicos, os seus são sistêmicos”. Para o povo isto não quer dizer nada. Tudo o que o PSDB e o PFL conseguiram foi enfraquecer a bandeira da ética e os resultados foram trágicos eleitoralmente. Eles abriram o caminho para que Lula fosse perdoado.

Só haverá restauração do Estado de Direito Democrático se todas as investigações forem até as últimas conseqüências, não importando quem é o investigado. Só é possível saber qual é a diferença entre Barjas Negri e Humberto Costa com o desfecho das investigações.

E esta regra vale para todo mundo. O compadrismo nada ajuda e só serve para perpetuar a impunidade e o descrédito em nossas instituições. Qualquer oposição que queira ser digna do nome não pode por o rabo entre as pernas e aceitar o “pacto da corrupção”. Como já dissemos quem não deve, não teme. Por Tibério Canuto/Antônio
Outro material sobre o assunto, no Congresso em Foco Leia mais

*

POLÍTICO EM TEMPO REAL

Internautas propõem ao Senado trocar a vigilância dos usuários da internet pela vigilância dos políticos: um capacete especial, com câmera e microfone, rastreando via Web sem fio, 24h, toda a movimentação de suas excelências. Por Cláudio Humberto

*

LADO COMERCIAL DA COISA

O engenheiro Amilcar Brunazo Filho denuncia que o projeto esconde todo um esquema comercial, que interessa aos chamados "cartórios virtuais", responsáveis pelos esquemas lucrativos de certificação digital.

“O que o projeto de lei visa é obrigar que cada usuário da Internet passe a ter um certificado de chave PUBLICA registrado em empresa da ICP-BRASIL, para que a posse do respectivo certificado de chave PRIVADA possa servir como identificador da pessoa.

Este é o mercado cativo que esta lei cria. Usuários da Internet terão que se cadastrar em empresas da ICP-BRASIL para obter certificados de validade limitada e pagar por estes certificados a cada ano ou dois anos.

A MP 2200-2, que regulamenta a assinatura digital, determina que a identificação eletrônica da pessoa passa a ser determinada a partir da POSSE da CHAVE PRIVADA, que seja par de um certificado de chave pública registrado na ICP-BRASIL Uma chave privada é apenas um arquivo que fica guardado num disco de memória do computador da pessoa ou num chip de um cartão que a pessoa terá que pagar R$ 400,00 para possuir”.

Brunazo adverte que os programas maliciosos para roubo de identidade que surgirão irão simplesmente procurar arquivos de chaves privadas nos computadores das pessoas e, quando encontrados, passar a usá-los com identificação legal.

“E, pela MP 2200-2, o usuário que tiver sua chave privada usurpada, ainda terá arcar com o ônus da prova de que teve seu certificado copiado”. Blog Jorge Serrão
*

BRPP: NOVA SUCURSAL DO FORO DE SÃO PAULO?
O Bloco Regional de Poder Popular é mais uma sucursal do Foro de São Paulo; o que há dois anos foi um sonho de um comunista internacionalista, agora se tornou realidade.

Vocês já ouviram falar em “BRPP”? Certamente que não, pois a sigla que designa o “Bloco Regional de Poder Popular” (BRPP) é e deve continuar tão oculta dos debates nacionais quanto foi e continua sendo o Foro de São Paulo, criado pelo ditador Fidel Castro e o sr. Luiz Inácio Lula da Silva, há 16 anos. Por Graça Salgueiro - MidiaSemMascara.org


Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quarta-feira, novembro 08, 2006

LULA ENCOSTA A BARRIGA NO BALCÃO DA FISIOLOGIA

Como prometera no domingo da reeleição, 29 de outubro, Lula iniciou nesta terça os contatos para a costura da “coalizão” partidária que lhe dará suporte no Congresso por mais quatro anos.

Deu folga a Tarso Genro, seu articulador político. Tornou-se articulador de si mesmo. Entrou na empreitada com o pé esquerdo. Uma das primeiras legendas que chamou ao Planalto foi o PTB de Roberto Jefferson.

É sintomático que Lula comece a (des)conversa do segundo mandato pelo partido que pôs na rua o escândalo do mensalão. Não poderia haver evidência mais eloqüente de que, rapidinho, o país vai voltando a ser o mesmo. O presidente de 58 milhões de votos informa aos eleitores que optou por sustentar a sua nova administração sob dois pilares velhos.

O primeiro pilar é a promessa de transformação do país. Mera reiteração, no caso de Lula. A segunda coluna é o cultivo da política tradicional. Nas próximas semanas, o país será submetido a um espetáculo conhecido: a divisão de territórios na administração pública.

No caso do PTB, a presidência é exercida pelo deputado cassado Jefferson. Como a conversa com o impensável é algo que não convém, Lula chamou o líder do partido, José Múcio Monteiro (PE), que disse que 95% da bancada eleita pelo PTB apóia Lula.

O PP, outra legenda de triste memória, também afia os dentes. O líder do partido na Câmara, Mário Negromonte (BA), já fez o seu preço: quer três ministérios.

Logo virão o PMDB, o PL, o PC do B e o PSB. Como se fosse pouco, Lula terá de lidar a apetência de seu próprio partido. Sob Lula, a Esplanada é vasta –34 ministérios—, mas também é inelástica. Com tantos interesses a acomodar, o petismo já pressentiu que perderá terreno. O próprio presidente já avisou. Ouve-se no PT um indisfarçável ranger de dentes.

Ao encostar a barriga no balcão, Lula reinicia um jogo de desfecho previsível. Ainda que consiga administrar as doses de fisiologia e clientelismo, é certo que um naco da administração pública será gerido de maneira dissoluta. A história demonstra que isso conduz à corrupção e ao escândalo. Blog do Josias



LULA E AS ILUSÕES

Em um daqueles seus devaneios, Lula voltou a falar em crescimento robusto, algo em torno de cinco a sete pontos, a partir do próximo ano. Pouco horas depois da suas afirmações ufanistas, feitas no encontro promovido pela revista “Carta Capital”, veio a cruel realidade.
O IBGE divulgou o desempenho da produção industrial de setembro, e ela caiu 1,5%, quando comparada com agosto.
O PIB da indústria volta assim ao patamar de junho, já considerado antes como medíocre.

No ano acumulado, a indústria brasileira teve uma expansão de apenas 1,3%. Mas mesmo assim, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, vem dizer que isto “não representa uma tendência”. Como não? O ano passado o PIB brasileiro se expandiu apenas 2,3%. E este ano sua expansão ficará abaixo dos 3%. O Haiti que se cuide. Se bobear, o Brasil o ultrapassa como o país com menor crescimento da América Latina.

Não se conhecem ainda os dados da agricultura brasileira no terceiro trimestre. Mas se não espere muita coisa boa, pois os juros altos e o populismo cambial representam a maior praga para o campo brasileiro. A safra de grão dos pólos dinâmicos já ocorreu no segundo trimestre e o terceiro normalmente não é o de melhor desempenho da agricultura. Novos dados desanimadores virão por aí. Apesar disso, nosso Presidente continuará dando uma de vendendor de ilusões. Por Tibério Canuto/Antônio Sérgio
Assinante da Folha leia matéria na íntegra mais aqui


BRASIL É O PIOR EM RANKING MUNDIAL DE IMPOSTOS



O Brasil aparece no último lugar em ranking divulgado ontem pelo Banco Mundial sobre o tempo gasto pelas empresas para manter em dia suas obrigações tributárias.

Segundo o relatório, as empresas brasileiras consomem, em média, 2.600 horas cuidando do emaranhado tributário do país.

O penúltimo colocado do ranking de 175 países é a Ucrânia, com 2.185 horas gastas anualmente. Entre os que têm sistemas de tributação mais simples, destacam-se os Emirados Árabes (12 horas) e Cingapura (30 horas).

O relatório do Banco Mundial foi realizado em conjunto com a empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers, que forneceu os dados relativos aos sistemas tributários dos países e a respeito de como as empresas lidam com eles no dia-a-dia.

Na lista de 175 países, o Brasil também aparece como um dos locais onde as empresas mais pagam impostos como proporção do lucro líquido que obtêm nas suas operações comerciais.

Segundo o relatório, na média, as empresas brasileiras pagam o equivalente a 71% do total do seu lucro líquido anual em impostos. A divisão é a seguinte: 22,4% em impostos diretos, 42,1% em tributos relativos à mão-de-obra e 7,2% em outras taxas e contribuições.

Atualmente, vigoram no Brasil cerca de 3.000 normas tributárias, que são atualizadas ao ritmo de 300 modificações anuais.

A pesquisa do Banco Mundial demonstrou, no entanto, que mais elevados ou em níveis menores, os impostos são os grandes inimigos dos empresários no mundo: 90% dos executivos entrevistados colocam os tributos como um dos cinco maiores obstáculos para os negócios. Por Fernando Canzian, da FSP.

*



LULA FEZ DOAÇÕES DE QUASE R$ 1 MILHÃO PARA PETISTAS

O presidente Lula doou cerca de R$ 1 milhão para cinco políticos petistas que concorreram ao cargo de governador nessas eleições.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as doações totalizam R$ 932,1 mil. De acordo com os registros disponíveis na página do TSE na internet, a candidata petista derrotada ao governo do Distrito Federal, Arlete Sampaio (PT-DF), foi a que recebeu a maior doação de Lula: R$ 563,3 mil.

Em segundo lugar, aparece o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, que recebeu R$ 185,8 mil. O governador eleito da Bahia, Jaques Wagner ganhou R$ 79,9 mil. Já Flávio Arns, candidato derrotado ao governo do Paraná, ficou com R$ 87 mil.

O ex-ministro da Pesca José Fritsch conseguiu R$ 16,1 mil. Por Tarciso Nascimento – Congresso em Foco. Leia mais no Estadão - aqui
*

IDENTIFICAÇÃO NA INTERNET SAI DA PAUTA, POR ENQUANTO

A votação do projeto de lei que prevê a identificação do usuário da internet que estava marcada para esta quarta-feira, foi adiada.
Ainda não há definição de uma nova data. A decisão veio depois que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), fez a proposta. "É melhor retirar de pauta que pedir vistas", afirmou o senador. Leia mais

Por Gabriela/Gaucho (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

terça-feira, novembro 07, 2006

IDENTIFICAÇÃO NA INTERNET: IDIOTICE DOS ASSESSORES DE TI DA POLÍTICA


Mais uma presepada do Senador Eduardo Azeredo, do PSDB mineiro (aquele mesmo que também não sabia de nada sobre o ovo da serpente do valerioduto em sua campanha eleitoral em Minas Gerais):


Nem só o PT com Sérgio Amadeu faz coisas cretinas no universo de TI... Agora o Eduardo Azeredo, (mal) assessorado por José Henrique Portugal, ex-Serpro, quer fazer valer uma lei que obriga que a cada postagem, blogagem, uso de netbanking e afins o usuário seja identificado.

A possibilidade de identificação já existe. A identificação proposta serve para empurrar a responsabilidade de identificação para os provedores: o que deveria ser feito é capacitar e aumentar as equipes de investigação de crimes digitais dos órgãos competentes.

Além de ser fácil de burlar (basta usar um proxy), cria meios de espionagem e de quebra de privacidade.

Fiquei chocado por ver um tucano apresentar uma proposta tão esdrúxula, digna de PT.

Mais informações neste
link e neste outro link. Por, Fernando Monteiro (*).

(*) Fernando Monteiro assessora Pitacos na área de informática, sobretudo nos assuntos relacionados à WEB. É gente da casa. Por
Tibério Canuto/Antônio Sérgio - Pitacos


*

CUBA É O ÚNICO LATINO-AMERICANO “INIMIGO DA WEB”, diz RSF"

Cuba é o único país latino-americano presente na lista dos 13 "inimigos da Internet", publicada hoje pela organização de defesa da liberdade de imprensa Repórteres sem Fronteiras (RSF). Os 13 inimigos da Internet são Arábia Saudita, Bielorrússia, Birmânia, China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, Irã, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turcomenistão e Vietnã.

Segundo a RSF, que convocou para esta terça-feira uma "cibermanifestação" em protesto contra a censura na rede, Cuba é um dos países mais atrasados no desenvolvimento da Internet e seu governo exerce um controle excessivo e uma censura sobre as informações que circulam na rede.

Em relatório recente, a organização considerou que em um país no qual "os meios de comunicação estão controlados pelo poder, impedir a circulação de informações independentes na Internet se tornou uma prioridade".

A RSF considera que o governo cubano põe todos os meios a seu alcance para impedir que a rede seja utilizada de forma "contrária à revolução".Também lembra que o jornalista opositor cubano Guillermo Fariñas fez este ano uma longa greve de fome para exigir do governo que dê livre acesso à população.

Dos 24 jornalistas independentes cubanos ainda detidos em Cuba, há vários aos quais o regime de Fidel Castro reprova atividades vinculadas à Internet, como Héctor Maseda Gutiérrez, Adolfo Fernández e Julio César Gálvez.Com relação a 2005, três países foram retirados da lista de inimigos da Internet: a Líbia, onde nenhum ciberdissidente está preso atualmente, Ilhas Maldivas e Nepal.

No entanto, o Egito apareceu na lista pois seu presidente, Hosni Mubarak, "mostra um autoritarismo particularmente preocupante no que diz respeito à Internet", e três autores de blogs foram detidos por se expressarem em suas páginas a favor de reformas democráticas no país, segundo a RSF.

Para terça e quarta-feira desta semana, a RSF convocou às 10h GMT uma cibermanifestação internacional na qual todos os internautas podem visitar a página da organização (www.rsf.org) para protestar contra "os depredadores" da liberdade de imprensa na Internet."Do Portal Terra.


*

PARA CHINÊS VER

Veio a calhar: quem acessar a ONG Repórteres sem Fronteiras pode protestar contra a censura na Rede, clicando no mapa de países como China, Cuba, Tunísia e Egito, que receberão o resultado dos votos e o pedido para que libertem os mais de 60 presos por crimes de opinião virtual.

O Brasil periga entrar na lista, com o projeto que o Senado discute nesta quarta, prevendo controle de acesso. Por Cláudio Humberto

*

ELE ESTÁ DE VOLTA NO PALÁCIO DO PLANALTO

O ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, voltou ontem ao Palácio do Planalto. Foi a primeira vez, às vistas de todo mundo, que ele voltou desde que foi cassado pela Câmara, em novembro de 2005.

Lula não sabe ser presidente sem Dirceu que desde que foi embora dá conselhos à distância. Com o afastamento temporário de Berzoini (um aliado de Dirceu), da presidência do PT, o ex chefe da Casa Civil ensaiou sua volta para assessorar o professor Marco Aurélio Garcia.

Os movimentos sociais como os grupos de militantes mais exaltados do PT já fizeram sua estréia no dia seguinte às eleições. Eles foram receber Lula e afastaram os jornalistas batendo neles, para que ninguém se atreva a criticar o PT.

O próximo passo arquitetado pelo assessor informal do PT é aprovar uma lei para “enquadrar” os meios de comunicação. Política & Verdade


*
GOVERNO CORTA 8% DA VERBA PARA CONTROLE DE VÔO

Apesar do caos nos aeroportos por causa da "greve branca" dos operadores de vôo, o governo federal determinou o corte de 8% na verba do programa Proteção ao Vôo e Segurança do Tráfego Aéreo no orçamento de 2007 em relação ao destinado este ano ao setor.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a dotação é 22,6% inferior ao valor recomendado pela Aeronáutica como o mínimo aceitável para o programa. Leia mais



*
BNDES APROVA CRÉDITO DE R$ 2,4 BILHÕES À TELEMAR


Recursos serão usados na expansão e na modernização das redes fixa e móvel. Empresa é sócia de filho de Lula na Gamecorp, que recebeu R$ 5 milhões da operadora; banco nega relação com empréstimo

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 2,4 bilhões ao grupo Telemar, numa das maiores operações já realizadas na história do banco estatal.

O empréstimo foi concedido sob a modalidade direta, na qual todo o risco de inadimplência é assumido pelo banco, sem repassá-lo a nenhuma outra instituição financeira. Assinante da Folha leia mais



*
PARA ONG, BRASIL É VISTO COMO UM PAÍS MAIS CORRUPTO

Relatório divulgado nesta segunda pela ONG Transparência Internacional mostra que o Brasil passou a ser visto no último ano como um país mais corrupto. Numa lista de 163 nações, o Brasil aparece na 70a posição.

É o pior desempenho desde que o levantamento começou a ser feito, há 11 anos.

Se for instado a comentar o fato, Lula decerto dirá que a corrupção não aumentou. Ela apenas foi combatida como nunca antes na história desse país. Foi o que disse o presidente ao longo de toda a campanha presidencial.
A China, por exemplo, que figura no ranking na mesma posição que o Brasil –70o lugar—é um dos países que mais recebem inversões estrangeiras no planeta.

Pressione aqui para ter acesso a integra do documento da Transparência Internacional (inglês). Ou clique aqui para ler um resumo da Transparência Brasil (português). Blog do Josias


*
GINCANA MACABRA

Nunca na histórica desse país houve tantos casos de dengue. De janeiro a setembro deste ano, o Aedes Aegypti vitimou 279 mil pessoas. O recorde anterior era de Fernando Henrique Cardoso.
Blog do Josias

Por Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

segunda-feira, novembro 06, 2006

PSDB ADOTA A TÁTICA DO AVESTRUZ


Tasso Jereissati deve ficar como presidente do PSDB até novembro do próximo ano. Os tucanos adotaram a política do “deixa como está para ver como é que fica”.
Eis aí um comportamento completamente diferente de 2002, quando José Serra perdeu a eleição e imediatamente foi galgado para o cargo de presidente do partido.

Condena-se assim Geraldo Alckmin a ficar no sereno e a passar a pão é água.
Não é o melhor tratamento para quem foi à luta e, bem ou mal, cumpriu o seu papel, amealhando quase 40 milhões de votos. Mas este é o lado secundário da questão.

O principal é que o PSDB adota a tática do avestruz e mete a cabeça no buraco para não enxergar os problemas ao seu redor. A atual Executiva foi de uma inoperância de dar dó durante a disputa eleitoral.
A começar pelo seu presidente Tasso Jereissati, o pai de uma tremenda trapalhada no Ceará, quando apoiou o candidato do palanque regional de Lula. A direção partidária não comandou nada e foi uma grande ausente.
Em diversos Estados, cite-se o Rio, Paraná, e o Amazonas, os tucanos meteram os pés pelas mãos, dividindo-se entre diversos palanques ou lançando candidaturas residuais, como a de Eduardo Paes e a de Artur Virgílio, este no Amazonas.
O fogo amigo imperou durante toda a campanha e ela não fez nada. No segundo turno, a direção dos tucanos foi incapaz de formular políticas para enfrentar a ofensiva do PT.
O próprio Fernando Henrique queixou-se que o partido perdeu suas bandeiras e aí um rosário de erros foram cometidos, entre os quais o de não fazer a defesa das privatizações. Isto não era uma tarefa só do candidato, mas também do partido.
Em síntese: a atual Executiva não passou na prova dos nove e urge a sua reformulação, se o PSDB quiser ser o pólo aglutinador das oposições.
Ninguém lidera nada por decreto, mas sim por sua capacidade de legitimar-se como direção política, moral e intelectual de um processo. Não está dado que as oposições se aglutinarão em torno do PSDB, seja para o combate ao governo Lula, seja para a gestação de uma alternativa para 2010.
O PSDB tem nomes mais competitivos, é verdade. Mas tudo dependerá do desempenho dos tucanos no próximo quadriênio.
Ao optar pela tática do avestruz, dá um grande passo atrás e provoca frustrações em sua própria base, para quem sua executiva não é lá essas maravilhas. É hora da renovação. Por
Tibério Canuto/Antônio Sérgio - Pitacos


*
VALE A MENTIRA?
Dois comportamentos díspares nos levam a refletir sobre o papel da mentira. No primeiro caso, a Justiça foi curta e grossa e condenou Emir Sader por aquela calúnia de racista contra Jorge Bornhausen. No outro, o sujeito é apresentado com um gênio da raça, porque, como marqueteiro, conseguiu vender o peixe de que Lula era uma vítima. É réu confesso, ao admitir e que a campanha de Lula mentiu com a chantagem das privatizações. E o negócio fica por isto mesmo. Ou seja, aplicou um tremendo 171 no eleitorado e nada acontece com ele.

E fiquem sabendo que o saco de maldade de João Santana, o marqueteiro de Lula, tinha outras armas. Se o jogo endurecesse e houvesse risco de Geraldo ganhar o segundo turno, ele já tinha pronto um programa de TV, acusando o tucano de dividir o país! Não foi utilizado porque consideravam que este seria o último cartucho para manter Lula no poder. Não foi por uma questão ética, mas se era necessário ou não.

Se fôssemos um país sério, os marqueteiros que vendem candidatos, como se fossem sabonete, já teriam sido enquadrados, no mínimo, no Código de Defesa do Consumidor, por propaganda enganosa. João Santana, por sua entrevista, poderia ser enquadrado em tal código. Mas ele não foi o inventor da mentira como embalagem política de candidatos. Duda Mendonça inventou aquele “Lulinha Paz e Amor” e foi o grande artífice de duas tragédias na política paulista: a ressurreição de Paulo Maluf e o engodo de Celso Pitta.

Eis aí a grande questão: os fins justificam os meios, inclusive no marketing político? Nós achamos que não. Nem mesmo como reação às mentiras jogadas pelo o outro lado. A campanha de Geraldo Alckmin caiu nesta armadilha, ao contrapor a chamada “privatização da Amazônia” às calúnias lulistas. No caso específico, a lei aprovada no Senado sobre a exploração da Amazônia teve o apoio de todos os partidos políticos, inclusive o PSDB.

Isto foi um pingo d´água diante da maré de calúnias da campanha de Lula. O seu marqueteiro abertamente defende a mentira como instrumento político, numa espécie de vale-tudo. Ele pode até ter enganado um povo cujo acesso à cultura e a informação é precário.

Mas prestou um grande desserviço, pois na política também existe a ética. E nela o feio não é perder. Feio é mentir. Por Tibério Canuto/Antônio - Pitacos


*

PETROBRÁS: PREÇO DO GÁS DEVE SUBIR NO BRASIL, INDEPENDEMENTE DA BOLÍVIA
O preço do gás deve subir independentemente das negociações com a Bolívia, o principal fornecedor de gás. A afirmação é de ninguém menos que o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielle.

Segundo ele, a alta do gás se justifica pelo crescimento “EXTREMAMENTE ELEVADO” da demanda no país. Globo OnLine.


LEIA:
http://www.votebrasil.com.br/link.asp?t=Rio%20de%20Janeiro&l=http://www.oglobo.com.br
*

A VIGÉSIMA QUINTA HORA
Sabíamos que as probabilidades eram poderosamente contra nossas esperanças, tanto que estas estavam mais para bobas fantasias compensatórias do que para produtos de reflexão sobre o real.

Não obstante, o resultado foi doído. Luto geral entre os lúcidos que lentamente se recuperam.

Mas não há tempo a perder lambendo feridas porque as urgências estão aí – e também nem aí para as mordomias vagarosas dos enlutados.

Quantidades de artigos sumarizam o quadro escuro: o pólo neo-comunista unido em bloco, enfeixando poderes totais sobre a sociedade, ultimando com calma presteza o fechamento das últimas brechas da armadilha totalitária.

Ao meio, uma massa amorfa e tonta – longa, cuidadosa e gramscianamente, trabalhada para responder pavlovianamente aos comandos dos amos vermelhos. Mas, e o resto do quadro? Por Márcio Del Cístia - MidiaSemMascara.org
Leia:
http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=5343&language=pt

*
COMENTÁRIO:
Hoje, toda a imprensa está dando cobertura às tentativas de negociações que o apedeuta pretende iniciar com os partidos. Lula volta de sua praia paradisíaca, empenhado na conquista de apoio dos adversários. A idéia é constituir seu próximo desgoverno, “mais do mesmo”, sem a inconveniente figura de uma oposição.

Nós, eleitores, que fazemos parte do Brasil dos 40 milhões, estaremos atentos às movimentações dos partidos e de seus políticos. Desses, que se elegeram simulando apoio ao Alckmin e, agora, agendam conversas e negociatas com o chefe da quadrilha. Nem disfarçam.

Estaremos publicando, neste Blog, o nome e a foto de cada um deles. Divulgaremos em seus Estados e para os seus eleitores, para que eles saibam que foram iludidos por um camaleão.

Não daremos trégua aos vendilhões, até a próxima eleição. Quando a fatura será devidamente cobrada.

Não se esqueçam políticos: somos aquela fatia do eleitorado que não sofre do mal da “memória-curta”. Muito pelo contrário, nosso "HD" é imenso! Por Gaúcho/Gabriela (movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

domingo, novembro 05, 2006

LULA DESPREZA OS 40 MILHÕES QUE DISSERAM NA URNA NÃO À CORRUPÇÃO


Perdido no meio da quadrilha que montou na administração pública para assaltar o erário, Lula ignora o cidadão que paga impostos e vai exibir no Nordeste, que lhe garantiu o maior percentual de votos, a prepotência de quem não tem que dá satisfação aos brasileiros que pensam. Aqueles quase 40 milhões que disseram não à corrupção.

O que mais chamou a atenção do País nestes dias de caos na aviação, mais uma promoção do desastrado e corrupto governo Lula da Silva, foi o contraste entre o inferno em que se transformaram os aeroportos, com milhares de pessoas desesperadas à espera de um vôo, e o aerolula levantando vôo na base aérea de Brasília, com destino a Salvador, onde Lula, com a habitual despreocupação com a situação daqueles que lhes pagam as contas, exibiu uma indecorosa barriga, num gesto de indiferença, diante de mais uma demonstração de incompetência petista.

As fotos do “presidente” passeando numa praia da Bahia remetem para a inexistência de seriedade nesse “cidadão”, que acaba de ser reeleito. Enquanto controladores de vôo, Aeronáutica e o ministro da Defesa, Waldir Pires, brincavam com a aviação, homens e mulheres que têm o que fazer e, que, em ultima instância, movem o Brasil, protestavam em vão nos aeroportos.

No domingo à noite, reconhecida a vitória nas urnas, Lula dirigiu-se ao País exaltando os seus feitos e declarando que o Brasil estava pronto para o crescimento econômico. Apenas discurso.

Crescimento sob Lula, apenas da corrupção. Esta começa no Palácio do Planalto, atravessa a rua até o Congresso Nacional, onde PT e aliados se locupletaram via mensalão, sanguessugas e outras mutretas petistas, passa pelos ministérios e deságua nas estatais.

A crise da aviação já devidamente batizada como o “apagão aéreo de Lula” – outros apagões estão em fase de concepção nas áreas de saúde e de energia – reflete os desmandos de Lula e PT nestes quase quatro anos de desgoverno.

Perdido no meio da quadrilha que montou na administração pública para assaltar o erário, Lula ignora o cidadão que paga impostos e vai exibir no Nordeste, que lhe garantiu o maior percentual de votos, a prepotência de quem não tem que dá satisfação aos brasileiros que pensam.

Aqueles quase 40 milhões que disseram não à corrupção.

E Lula ainda tem a coragem de anunciar que no retorno a Brasília vai conversar com a oposição sobre os rumos do Brasil. Qualquer gesto da oposição em direção a Lula seria compactuar com o crime organizado instalado no Palácio do Planalto.

Bem disse o líder José Carlos Aleluia: ”Não vamos atender a esse chamado. Ele se mostrou amante da farsa e da mentira ao longo do primeiro mandato. Vamos ficar no Congresso, onde é o nosso lugar. Aqui conversamos, fora, não”.

E acrescentou Aleluia: "Nós representamos os 40 milhões que consideram o governo Lula o governo da farsa”.

Rigorosamente certo. Assessoria de Imprensa do PFL

*

À ESPERA DO ESTOURO

O trabalho fora dos padrões humanos não se ocupava da migração de andorinhas, mas da vida de muitas pessoas

A BAGUNÇA dos vôos de passageiros reflete muito mais do que jornais, rádios e TV relataram. É mais uma notícia do caos encoberto que existe em inúmeros setores da administração pública, cada qual à espera do seu dia de eclosão, enquanto todos se alastram por outros setores.

O apagão no governo passado e a crise do setor oficial de saúde no Rio, para ficarmos nos casos mais lembrados nestes dias, foram outras eclosões da precariedade administrativa.

Apesar de sua gravidade econômica e social, não escaparam à tradição das explicações malandramente simplistas, para que responsabilidades, causas e soluções sejam logo esquecidas. As causas nunca são únicas, nem as mesmas nos focos caóticos da administração pública federal, estadual e municipal.

Escassez de recursos, retenção de recursos orçamentários para desagravar as contas, falta de pessoal e incompetência/irresponsabilidade nos degraus crescentes da hierarquia funcional são, além de outros menos expostos, ingredientes que variam suas dosagens a cada caso, mas se combinam em quase todos.

O caos dos vôos pareceria impossível. Em um só dia, a véspera do feriado, informações sobre cerca de 700 deles com horários loucamente descontrolados (em Cumbica-SP, atrasos de mais de 20 horas; em Brasília, perto disso), além de cancelamentos sem conta e sem aviso, não podem ocorrer só porque dois ou meia dúzia de controladores de vôo foram afastados, para investigação do choque aéreo na Amazônia -como alegaram os comandos da FAB. Por Jânio de Freitas – FSP
Assinante da Folha
leia mais

*

O RISCO DO NOVO APAGÃO

Há uma bomba-relógio no governo Lula com força suficiente para ser um novo apagão com conseqüências muito mais graves do que o rebu dos Aeroportos. Ela ocorre na área da Saúde. Aliás, aproveitamos a oportunidade para uma pergunta singela: Alguém sabe o sobrenome do tal do Agenor, o atual Ministro da Saúde?

Os leitos hospitalares diminuíram e estão fora dos padrões da Organização Mundial da Saúde. Aquele mosquitinho da dengue continua fazendo suas vítimas fatais e ela está próxima de bater um novo recorde. Ah, a vida é cruel. Vocês se lembram quando Lula tentou carimbar, sem sucesso, Serra como o Ministro da Dengue? Pois é, a doença está de volta no chamado “Governo Popular”.

As Santa-Casas estão em estado de insolvência. O SUS não corrige sua tabela de preços há meses. Uma consulta pediátrica é ressarcida apenas em dois reais pelo sistema público. Para assegurar o superávit primário, foram ceifados mais de hum bilhão de reais do orçamento da Saúde. Preparem-se para o novo apagão que vem aí, pois os hospitais públicos, inclusive os da rede federal, estão entregues às traças.

Mas não sejamos injustos. Lula fez algo pela saúde. No seu governo, ela passou a ocupar as páginas policiais dos jornais e seus ex-ministros foram denunciados pelo Ministério Público. Eles são os pais dos “vampiros” e “sanguessugas”.
Por Tibério Canuto/Antônio

Eis aí a grande obra de Lula.

*

A DESOBEDIÊNCIA CIVIL E O BRASIL

That government is best which governs least" (O melhor governo é o que menos governa) - Henry David Thoreau

Apesar de todos os acontecimentos ocorridos no Brasil nestes últimos quatro anos, apesar de estarmos frente a mais quatro anos do mesmo, o momento não é de desobediência civil como tal.

Conforme a citação de Thoreau acima, estamos, e isso há dezenas de anos, com um excesso de governo. Um excesso de governo que consegue compor uma Suprema Corte feita sob medida para seus fins, que consegue comprar um congresso segundo seus fins, que controla as chaves do tesouro e liga ou desliga recursos decididos em orçamento ou destinados por lei a estado segundo seu bel prazer o caso não é de desobediência civil de quem protesta.

Thoreau coloca que o desobediente civil deve estar preparado para ir à cadeia. Afinal, descumpre a lei. No Brasil o caso é de se fazer cumprir a lei.

Para os partidos que falharam em eleger o Sr. Alckmin existe outra mensagem. Praticamente não usaram de palavras claras para acusar o governo do PT dos desvios, do caixa dois da pusilanimidade em defender o país contra as estrepolias da Bolívia, obrigações que a partir do momento em que o Presidente ao ser empossado jura manter a constituição e as leis do Brasil fica obrigado a cumprir.

Sinceramente, parece que os opositores ao Sr. Lula nessa eleição resguardavam certas características dos hábitos de governar o Brasil, de medo que um dia viessem a precisar delas. (MPs por exemplo).

Esquecem-se de que: "Aqueles que professam o amor pela liberdade mas se furtam à movimentação enérgica são homens que desejam safras sem arar o chão. Querem chuva sem relâmpagos e trovões. Querem o oceano sem o rugido atemorizador de muitas águas. Esse combate pode ser de ordem moral ou de ordem física ou ambas as coisas, mas deve ser um combate. O poder nada concede sem que lhe seja exigido. Nunca concedeu nem concederá.” - Frederick Douglass, aboliciomnista Afro-Americano

Acho que Douglass coloca isto de uma maneira clara. O PSDB e aliados foram cavalheiros a fazer discursos na Câmara do Comuns, em lugar de reconhecer que para confrontar os novos coronéis do voto contra o prato feito deveriam adquirir um toque de populismo.

Deveriam berrar exigindo o respeito a tudo pelo qual combateram nos anos em que buscavam acesso ao poder. Deveriam urrar contra a importação de modelos de vizinhos abibolados buscado junto ao agonizante caudilho do Caribe que nunca conseguiu sequer alimentar seu povo sem praticar golpes contra quem lhe fornecesse equipamentos e mantimento. Mas não é tarde demais.

Chegou a hora de lotarmos estádios com pessoas pedindo a cabeça dos aliados do presidente, com a do próprio junto. Uma atitude pouco brasileira, pois este é um povo que sempre acha uma desculpa para absolver o meliante. Mas deve haver brasileiros enérgicos e até violentos.

Afinal, de onde saem invasores de Aracruz, assassinos do gado de fazendas modelo, líderes de acampamentos onde é aplicada a lei do Kapo de campo de concentração? por Ralph J. Hofmann


Matéria completa:

http://www.diegocasagrande.com.br/index.php?do=Wm14aGRtOXlKVE5FWVhKMGFXZHZjeVV5Tm1sa0pUTkVNamM0TURSTFFRPT1aeFAySg==

Por Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem eVigília Contra a Corrupção)