movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, janeiro 20, 2007

MANIPULAÇÃO DE VOTO ELETRÔNICO EM ALAGOAS PODE TER SIDO CRIMINOSA

TSE QUER SABER!

O sistema brasileiro de voto eletrônico é o melhor, mais eficiente e mais abrangente do mundo. As eleições brasileiras são feitas com a certeza de que as urnas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são invioláveis. Não passa pela cabeça de ninguém questionar a lisura do sistema. Exatamente por essa razão está tirando o sono do TSE a suspeita de que pode ter sido resultado de fraude as falhas em um grande número de urnas eletrônicas de Alagoas nas eleições do ano passado.

Um laudo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos centros de pesquisa mais tradicionais e respeitados do país, revela que mais de um terço das urnas eletrônicas do estado registram indícios de manipulação criminosa.

A análise da memória dos computadores que processaram os resultados das eleições alagoanas revelou que:

• O número de votos registrados em algumas urnas foi menor do que o número de eleitores que efetivamente votaram.

• Foram totalizados votos oriundos de urnas que não existiam.

• Algumas urnas misteriosamente não registraram voto algum.

A gravidade das falhas é maior ainda em vista do grau de confiabilidade que os brasileiros e os políticos depositam no sistema e do fato de que as urnas são exatamente iguais em todo o país. Se uma urna pode ser violada, as outras também podem. O TSE não considera o laudo do ITA definitivo e vai encomendar uma auditoria independente para saber o que ocorreu em Alagoas. Mas o alerta amarelo foi aceso.

A revelação de que as urnas eletrônicas podem não ser imunes a fraudes nasceu de uma disputa paroquial em Alagoas, onde o tucano Teotonio Vilela Filho venceu a disputa para governador. O resultado foi surpreendente. Dias antes da eleição, Teotonio, segundo os institutos de pesquisa, estava tecnicamente empatado com o deputado João Lyra, do PTB.

Abertas as urnas, ou melhor, revelado o conteúdo de seus bancos de memória, Teotonio Vilela obteve quase o dobro de votos do seu adversário. Lyra perdeu em conhecidos currais eleitorais de sua família. Perdeu até mesmo em municípios onde tinha a certeza absoluta de que venceria – não por clarividência, mas pelas velhas tradições da política nordestina que ainda permitem que os candidatos adquiram esse tipo de convicção.

"Era absolutamente óbvio que algo de estranho havia acontecido", disse o petebista, que contatou o advogado Fernando Neves, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, e narrou suas suspeitas. Foi do advogado a sugestão de contratar uma auditoria qualificada para tirar as dúvidas.

VEJA teve acesso ao laudo de sessenta páginas produzido pelo professor Clovis Torres Fernandes, diretor da Divisão de Ciência da Computação do ITA. As conclusões já foram apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Agência Estado

O governador eleito de Alagoas, Teotonio Vilela: ele pode ficar sem o mandato.

Por segurança e para dar transparência ao processo eleitoral, todas as atividades das urnas eletrônicas ficam gravadas numa espécie de "caixa-preta" – os chamados "logs" – e são disponibilizadas a quem se interessar em consultá-las. Dessa forma, pode-se saber em detalhes a que horas o aparelho foi ligado ou desligado, os programas implantados ou se ocorreu algum tipo de falha de processamento. A análise do especialista revelou que alguns sinais excluem a possibilidade de mau funcionamento e apontam mesmo para fraude:

• Em 35% das urnas utilizadas nas eleições de Alagoas os arquivos apresentaram erros bizarros e comportamentos irregulares.

• Pelos dados oficiais votaram 1.514.113 eleitores alagoanos. O sistema eletrônico de voto, porém, registra 22.562 eleitores a menos. Não se sabe se esses votos foram subtraídos de algum candidato, se nunca existiram ou como e por que foram manipulados.

"A diferença é uma quantidade expressiva, mas o mais significativo é que ela coloca em dúvida o trabalho de totalização para todo o estado de Alagoas", escreveu o professor Fernandes. Outras pistas estão sendo seguidas e algumas reforçam a hipótese de fraude. A perícia apontou a existência de 29 urnas cujos votos foram computados normalmente pelo Tribunal Regional Eleitoral. Só que essas urnas não aparecem nos registros do tribunal. Até prova em contrário, elas são "urnas-fantasma".

Nas cidades de Branquinha e Taquarana, no interior do estado, outra estranheza: os votos das duas localidades foram registrados com códigos de lugares inexistentes.

Ou seja: oficialmente, não existiu eleição nos municípios ou, se existiu, não se sabe para onde foram os votos. A perícia mostra também que em outras 121 urnas não foi instalado o programa que totaliza os votos, 157 tiveram o número de identificação alterado durante o período de votação e 162 registraram na memória códigos desconhecidos e sem sentido.

Em 36 cidades de Alagoas, as urnas não informaram se foi emitida a lista comprovando que todos os candidatos estavam com os votos zerados no início do pleito. O laudo aponta ainda casos de urnas perdidas no tempo (com a data de votação como 17 de junho de 2002), urnas ocas (sem nenhuma informação dentro – embora os votos computados nelas tenham sido validados pela Justiça Eleitoral) e até uma urna que registrava voto para cargo inexistente.

Conclui o perito: "Um ou dois tipos de erro seriam aceitáveis, mas a quantidade e o padrão das irregularidades verificadas são inadmissíveis. Isso não é uma questão menor. Pela gravidade e extensão dos problemas, os indícios de fraude são fortes".

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, determinou que seja feita uma rigorosa investigação sobre o caso. "São dados preocupantes", disse. O secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Jamino, admitiu as falhas nas urnas. Ele assegura, porém, que elas não influenciaram no resultado das eleições. Para Jamino, as falhas parecem ser de natureza técnica e ocorreram principalmente nos sistemas de registro das atividades das urnas.

Em Rondônia, a Polícia Federal investiga uma denúncia de fraude eleitoral de natureza totalmente distinta. O esquema teria a participação de técnicos do Tribunal Regional Eleitoral. Nas últimas eleições, Josué Donadon, irmão e assessor do candidato ao Senado Melkisedek Donadon, contou à polícia que foi procurado por uma pessoa, quinze dias antes do pleito, que lhe propôs alterar os votos das urnas.

Essa pessoa, ainda não identificada, relatou que tinha contatos com técnicos do tribunal que poderiam introduzir um software pirata nas urnas e, assim, dirigir votos para quem ela quisesse. Ofereceu o serviço por 300.000 reais. O candidato, que não aceitou a proposta, perdeu a eleição, mas a PF continua apurando a existência do esquema. A suspeita de fraude pela manipulação eletrônica em Alagoas é um caso único. Suas conseqüências são imprevisíveis.

Essa suspeita pode provocar uma avalanche de pedidos de investigação em todo o país e colocar em xeque a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Por isso, é vital que o TSE esclareça o caso o mais rápido possível e de tal modo a evitar que as falhas se repitam. As urnas eletrônicas são um orgulho nacional e é preciso cuidar para que continuem sendo. Por Diego Escosteguy - Veja

PERDA DE TEMPO
Não poderia faltar uma dose de baixaria na lamentável e inútil conferência de cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro, encerrada ontem. Quem previu uma reunião apenas improdutiva e marcada pela retórica terceiro-mundista pecou por otimismo. A realidade foi pior. O presidente da Bolívia, Evo Morales, meteu o bedelho em assuntos internos da Colômbia, criticando sua orientação econômica e seus vínculos com os Estados Unidos. O presidente colombiano, Álvaro Uribe, foi obrigado a responder. O guru de Morales, o venezuelano Hugo Chávez, interveio em sua defesa, acusando Uribe de haver exagerado na resposta. Nenhuma surpresa. Editorial do Estado –
Leia mais

LULA GASTOU MUITO MAIS COM INFORMÁTICA DO QUE COM SAÚDE
Pode parecer incrível, mas é fato. As informações orçamentárias demonstram a importância da informática na administração pública federal, superando, inclusive, os dispêndios com investimentos de alguns ministérios. Lula disponibiliza mais recursos de investimentos à informática, por exemplo, do que investe no Ministério da Saúde, setor carente e problemático no país. Contas Abertas
Leia Mais

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

sexta-feira, janeiro 19, 2007

ALEGORIAS CARNAVALESCAS

No primeiro carro alegórico, jogando beijos para a multidão, vem o grande líder bolivariano Hugo Chávez, em seu uniforme multicolorido, com seus alamares, borlas e dragonas dourados, sob o imenso quepe, e com o peito pesado de medalhas, cercado por seguranças fantasiados de astecas e lindas morenas de seios de fora. A bateria explode, a torre de petróleo cenográfica lança jatos de chocolate, a massa delira e se lambuza, como se fosse melado comido pela primeira vez.

Logo atrás, no alto de uma alegoria menor, mas não menos luxuosa, cercado por imensas plantas de coca cenográficas e por belas índias seminuas, com a segurança em trajes típicos dos Andes, o grande líder cocaleiro Evo Morales acena para o povo, com sua touca multicolorida lhe cobrindo as orelhas e seu casaco de pele de lhama. Os canhões do carro despejam chuvas de folhas de coca sobre o público, todo mundo ligadão até o "grande amanhã" chegar.

A América Latina finalmente começa a sua integração pelo caminho da festa, especialidade dos hermanos brasileiros. No refrão da salsa-enredo, as congas e timbales repicam e todos gritam de punhos fechados: "Patria o muerte!". Depois o refrão muda para "socialismo o muerte!", as mulatas rebolam, as índias se sacodem. De mãos dadas e braços para o alto, todos gritam: "Revolución o muerte!".

Embora Carnaval não combine muito com morte, o desfile imaginário é a perfeita integração entre fantasia, alegoria e ideologia que Chávez e Morales representam e que atrasa e empobrece as Américas cada vez mais, sob inspiração do fantasma de Fidel e de seus ideais de ordem e progresso.

O enredo "O Mundo Mágico do Perfeito Idiota Latino-americano", versão 0.7, começou a ser ensaiado nesta semana no Rio. Por Nelson Motta - FSP

PETROBRAS ANUNCIA ACORDO BILIONÁRIO DE PETRÓLEO E GÁS COM VENEZUELA
Em meio à onda de nacionalizações que toma conta da Venezuela, a brasileira Petrobras decidiu apostar alto na parceria com a estatal venezuelana do setor de petróleo, a PDVSA. Portal G1 –
Leia mais

PENHORA DA POUPANÇA COMEÇA A VALER NO DIA 21
Devedor poderá ter dinheiro bloqueado para quitar obrigações. Porém, só serão retidos os valores que ultrapassarem R$ 14 mil.

Entra em vigor no próximo dia 21 a Lei 11.382 de 2006, que prevê a penhora dos recursos das cadernetas de poupança das pessoas com dívidas na praça. A legislação estabelece que, caso seja necessário, o juiz poderá determinar o bloqueio desse dinheiro - mas apenas o que exceder 40 salários mínimos (R$ 14 mil).

A lei, que promete apertar a cobrança aos devedores, tem segundo o Procon, outro efeito. Na prática, a legislação poderá beneficiar os inadimplentes. A razão é que, antes desta lei, os juízes poderiam determinar a penhora total da poupança da pessoa, independente do valor nela existente. Agora, as contas com menos de R$ 14 mil são impenhoráveis - apenas o que ultrapassar este patamar poderá ser usado para quitar o débito. JT -
Leia mais

RISCO PARA O TRABALHADOR
O governo federal quer usar dinheiro dos trabalhadores para investimentos de risco em infra-estrutura. Serão reservados para esse fim R$ 5 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), segundo fontes ligadas à preparação do novo pacote econômico. Medida provisória sobre o assunto deverá constar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prometido para a próxima segunda-feira. Se o investimento for interrompido, der prejuízo ou render menos que o previsto, haverá perda para o patrimônio dos trabalhadores.

A idéia de usar dinheiro do FGTS para investimentos em infra-estrutura já é um sintoma de graves problemas administrativos e financeiros. O governo planeja usar aqueles R$ 5 bilhões por não dispor de outras fontes para custear seus programas. No entanto, esse governo tem arrecadado volumes cada vez maiores de tributos. Apesar disso, os investimentos correspondem a uma fração irrisória do Orçamento federal.

O problema é evidente. Incapaz de um efetivo controle dos gastos de custeio, o governo tem de buscar novas fontes de financiamento quando pretende investir um pouco mais. Esse problema é especialmente agudo neste ano, por causa das muitas bondades eleitorais e dos compromissos assumidos pelo governo em relação ao salário mínimo e ao reajuste da folha dos servidores.

Além disso, o governo foi até agora incapaz de engajar o setor privado em programas de recuperação e ampliação da infra-estrutura. Nem mesmo conseguiu iniciar, até hoje, um único projeto baseado em Parceria Público-Privada.

Ao propor o uso de recursos do FGTS para operações de risco, o governo, mais uma vez, está tacitamente admitindo que é incapaz de gerir de forma produtiva sua enorme receita de impostos e contribuições. Texto parcial do Editorial Estado de São Paulo

BOLSA MACONHA

"A prisão de um rapaz e três adolescentes num bairro da periferia de Fortaleza revelou um inusitado esquema de venda de drogas a prazo. O comprador deixava documentos como garantia de pagamento da dívida. Carteira de identidade, de trabalho, de estudante, certidões de nascimento e cartões de crédito foram encontrados com os traficantes. O que mais chamou a atenção da polícia, porém, foi um extrato bancário de um beneficiado do programa Bolsa Família, cujo nome foi mantido em sigilo.

Para o delegado Maurício Tindô, o extrato teria sido dado como garantia de que o devedor, por ser beneficiário do programa social, tinha como honrar o pagamento da droga. O valor do benefício, segundo ele, seria de R$ 90. (...) Depois de quitar a dívida, os compradores receberiam os documentos de volta." O Globo - Noblat

BOLSA VEREADOR
Nada menos que seis, dos nove vereadores da cidade de Guaribas (PI) - município piloto do programa Fome Zero - aparecem como recebedores de benefícios do programa Bolsa-Família em 2006. Mais de 66% dos vereadores do município constam na relação como sacadores dos recursos do desgoverno. O problema se repete, em Acauã (PI) - outra cidade piloto do Fome Zero. Ao todo, Lula repassou, no ano passado, R$ 1 milhão e 700 mil para os dois municípios. Portal de AZ – Jornal do Piauí

E O PFL?
OS “LIBERAIS” CONTINUARÃO A APOIAR O REPRESENTANTE DO MARXISMO-LENINISMO-STALISMO?
E o PFL, hein? Até quando se vai considerar mais ou menos normal esta situação ridícula, esdrúxula, de um candidato do PC do B, íntimo de Lula — porém traído por ele; o que é pior ainda — ter no PFL a sua principal base de sustentação no primeiro turno da disputa? Realmente é encantadora a fidelidade de Rodrigo Maia (PFL), líder do partido, a seu aliado comunista. Encantadora e um tanto cretina.

Pois bem: por que o PFL espera, agora, o apoio do PSDB para Agripino Maia (RN) no Senado? Os tucanos também têm, ainda que um tanto tarde, o seu candidato na Câmara. Desde o começo — e vocês sabem que esta era a minha defesa original —, os dois partidos deveriam ter honrado, com candidato próprio nas duas Casas, os votos dos eleitores oposicionistas.

Mantendo seu apoio a Aldo, qual será o principal argumento do PFL para defender a candidatura de Agripino? Proporcionalidade? Mas a maior bancada no Senado é a do PMDB. “Ah, mas era a do PFL antes de senadores mudarem de partido”. É? E o apoio a Aldo, do ponto de vista da proporcionalidade, justifica-se como? Os pefelistas têm de ser alvos da mesma pressão de que foram os tucanos. No primeiro turno, a única coisa coerente e decente que o PFL tem a fazer é apoiar Gustavo Fruet.

Que preguiça! O Brasil deve ser o único país do mundo em que um partido que se diz liberal se alia ao representante de um outro que ainda se afirma como marxista, leninista e, huuummm, stalinista também!!! Os partidos brasileiros se organizam como cartórios, referendados volta e meia pelos eleitores, aos quais não pretendem depois dar a menor satisfação. Por que os pefelistas não vêm a público explicar como Aldo Rebelo pode contribuir para a expansão das idéias liberais?

Afinal, o PFL é liberal, certo? Ou o partido está nos enganando? Com a palavra, o presidente da sigla, Jorge Bornhausen. Por Reinaldo Azevedo

LULA PREOCUPADO COM A ESTALIBIDADE NO HAITÍ
BRASIL VAI PEDIR TROPAS POR MAIS UM ANO
Enquanto os Estados sofrem os ataques de criminosos e a nossa polícia precária perde feio para o crime organizado, o Brasil vai defender, junto ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, a extensão dos trabalhos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) até fevereiro de 2008. Desde junho de 2004, o Brasil mantém cerca de 1,2 mil militares no país.
Leia mais

BORIS CASOY VOLTA À TV NA CNT
O jornalista irá ancorar um telejornal de segunda a sexta, das 22h às 23h 22h. O nome provisório é "Telejornal do Brasil", e o público-alvo, das classes A e B. Na nova emissora, deverá ter liberdade para manter seu tom crítico, que criou o bordão "Isso é uma vergonha", repetido por ele no SBT, onde trabalhou durante nove anos. Em razão do horário, quando a maior parte do telespectador já tomou conhecimento das notícias do dia, seu programa terá um tom mais analítico. Assinante FSP
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quinta-feira, janeiro 18, 2007

PARA QUE SERVEM HOMENS-CARNEIROS

Fiz uma pausa nos artigos. Motivos particulares me levaram a deixar de lado esse meu “vício”, o de escrever. Porém, mais do que a sobrecarga de fatos do cotidiano fiquei desestimulada a dar continuidade ao difícil e árduo exercício de alinhar por escrito, idéias, opiniões e convicções. A sensação de inutilidade tomou conta de mim e me lembrei da letra de uma música: “inúteis, nós somos inúteis”.

Afinal, para que escrever quando o eleitorado, em sua impressionante maioria, consagrou nas urnas a corrupção, a incompetência, a enganação, através da escolha de vários de seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo? Seria o mesmo que enviar informações a um rebanho de homens-carneiros. Essas criaturas não raciocinam e muito menos lêem. Não dá para escrever aos carneiros, ainda que assumam a forma humana. Feliz em sua ignorância, no máximo o rebanho assiste ao Big Brother Brasil enquanto se identifica com os atores da encenação na sordidez das tramas, no mau-caratismo das ações, no exibicionismo que faz do sexo ato puramente animal.

Homens-carneiros reclamam, mas não agem. Ocasionalmente resmungam. Espertíssimos em certas atitudes, como passar os outros para trás, são facilmente enganados quando se trata do pai-Estado personificado em qualquer populista. É curioso, por exemplo, que nos aeroportos onde longas horas de espera ou vôos cancelados fazem de otários os usuários do transporte aéreo, desculpas esfarrapadas dadas por autoridades sejam aceitas com a naturalidade dos que gostam de se deixar enganar. A culpa é das companhias aéreas ou de algum ato imprevisível de São Pedro. O pai-Estado não erra nunca. Não existem controladores de vôos nem suas greves. Viva o governo. Nacionalize-se a pouca vergonha. Ela é nossa.

No Congresso Nacional prossegue o espetáculo deprimente das adesões partidárias ao poder central, sem que o rebanho perceba ou se importe. Para culminar, a bancada do PSDB aderiu ao petista e candidato a presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, o redentor dos “mensaleiros” e de seu chefe, autor da promessa de dobrar o salário dos companheiros deputados. Resta saber se o abjeto gesto de submissão ao Executivo poderá mudar com a saída de Gustavo Fruet, como terceira via (Fruet deveria ter sido o candidato a governador no Paraná, mas o PSDB mais uma vez perdeu a oportunidade de se impor como oposição real) ou se os tucanos vão abandoná-lo e traí-lo como fizeram com Geraldo Alckmin.

Sempre disse e repito que a única oposição, estridente e implacável, foi a do PT que agora, na situação faz o que bem entende sob aplausos gerais. Sem oposição para valer estamos diante do partido único, disfarçado de partido dominante. Algo tão ao gosto de Hugo Chávez e de seus seguidores do socialismo primata da América Latina. Um socialismo que condenará o continente á morte por asfixia de ignorância.

Neste cenário está em marcha o retrocesso do País com seu crescimento pífio, sua violência infame e impune, sua farsa democrática. E a predição de uma Constituinte por nosso mandatário supremo, lembra os passos do “hermano” golpista da Venezuela rumo ao poder totalitário.

O que falta para nos venezuelarmos? A Imposição completa da censura aos meios de comunicação. A punição mais rigorosa a quem se opuser ao desgoverno petista. E, porque não, um terceiro, quarto, quinto, sexto mandato para o senhor Luiz Inácio que, sempre em descanso, se não está de férias, viaja, se não viaja, descansa, sabendo que tudo ruma para seu contentamento.

O Brasil está parado, descansando nas praias. O governo está parado aguardando o desfecho das barganhas congressuais. Se os ministros nunca fizeram grande coisa, agora estão completamente parados. E na paradeira geral seguem sem medo de ser felizes os revolucionários de outrora que não precisaram dar um só tiro para chegar ao poder, os socialistas de fachada que vivem como capitalistas, os democratas de mentirinha que amam as ditaduras de esquerda, os trambiqueiros de todos os partidos que tramam suas vantagens enquanto riem secretamente de seus eleitores, os homens-carneiros. Estes têm uma única e grande utilidade: servem para elegê-los.

Por conta de tudo isso me pergunto: vale a pena escrever? Talvez, esse ato inútil sirva como gesto de solidariedade para com a minoria dos brasileiros que possuem brio e dignidade. Talvez, sirva apenas como desabafo. Em todo caso, se todos se calarem será pior. Por Maria Lucia V. Barbosa

FORÇA VAI AO STF CONTRA USO DO FGTS EM FUNDO DE RISCO
A direção da Força Sindical informou que vai entrar com uma ação no STF contra a utilização de recursos do em investimentos no setor de infra-estrutura.
A criação de um fundo de R$ 5 bilhões para investimentos em infra-estrutura com recursos do FGTS, que deverá constar entre as medidas do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), pode colocar em risco o patrimônio dos trabalhadores. Leia mais
Folha Online

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO
O GOVERNO VAI BANCAR ATÉ FOLIA
Com homenagem ao evento de julho no Rio, Portela ganha R$ 1,8 milhão do Ministério do Esporte Pasta, que pagará 37,5% do total que será gasto por escola de samba, diz que desfile na Sapucaí servirá como promoção aos Jogos.

Principal financiador do Pan, o governo federal também vai socorrer a Portela, escola de samba que homenageará o evento no sambódromo do Rio. O Ministério do Esporte vai repassar nos próximos dias, por meio de um convênio, R$ 1,8 milhão para a tradicional escola montar o seu desfile. O valor corresponde a 37,5% do orçamento de R$ 4,8 milhão do carnaval da Portela neste ano. Assinante da FSP –
Leia mais

EX-MISS BRASIL PERDE A PONTA DE DEDOS EM ASSALTO NA CHEGADA A DESFILE DO FASHION RIO
Leila Schuster passou por uma microcirurgia de reconstrução de três horas. O corte atingiu também tendões, nervos, artérias e até os ossos. Ela foi esfaqueada durante um assalto, quando chegava ao primeiro desfile do Fashion Rio desta quarta-feira (17). A ex-miss Brasil estava chegando ao desfile da Alessa, no início da tarde, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e saía do carro quando foi abordada por dois homens em uma moto
. Leia mais

ASSALTO POR CABELO VOLTA À CENA NO RIO
Um tipo de crime inusitado foi registrado pela segunda vez desde dezembro no Rio.
Na terça-feira à noite, Mirna Marchetti, de 22 anos, foi assaltada por dois homens no ônibus e teve seu longo cabelo, na altura da cintura, cortado e roubado. Globo –
Leia mais

DEMOCRACIA PIOROU NO BRASIL EM 2006, DIZ ONG AMERICANA
Instituições democráticas do País permanecem deformadas ou frágeis, diz estudo.
A organização não-governamental americana Freedom House incluiu o Brasil entre países cujas democracias sofreram declínio em 2006, em um relatório divulgado nesta quarta-feira. O documento citou a "crescente corrupção política, inclusive com o envolvimento do partido governista em muitos dos mais sérios escândalos de corrupção" como justificativa para o declínio brasileiro no quesito democrático. BBC – Brasil –
Leia mais

SOCIALISMO CHAVISTA CHEGA AO PAÍS
Seguindo à risca o seu projeto de “socialismo do século 21”, o governo do Hugo Chávez, tem financiado empresas brasileiras que, à beira da falência, foram ocupadas e hoje são dirigidas por trabalhadores.
As três empresas beneficiadas são administradas por funcionários ligados a um movimento de orientação socialista que prega a ocupação das fábricas para tentar manter os postos de trabalho. As três empresas são a Cipla e Interfibra, ambas com fábricas em Joinville (SC), e a Flaskô, de Sumaré (SP). Portal G1
Leia mais

CRIAÇÃO BANCO DO SUL
PROPOSTA DE CHÁVEZ NA REUNIÃO DO MERCOSUL NO RIO
Sob o argumento de que os países Sul-Americanos não podem mais continuar “mendigando” junto aos organismos financeiros multilaterais, Chávez quer a criação de um banco comum e está disposto a colocar 10% das reservas da Venezuela. O Globo –
Leia mais

MERCOSUL FECHARÁ ACORDO “AMBICIOSO” COM PAÍSES ÁRABES, AFIRMA EMBAIXADOR
O Mercosul fechará acordo "ambicioso" de livre comércio com o Conselho de Cooperação do Golfo (que reúne países árabes) até junho deste ano, envolvendo mais de 90% de bens agrícolas e manufaturados, além das áreas de serviços e investimentos, disse ontem o embaixador Régis Arslanian, principal negociador do Itamaraty. Folha OnLine –
Leia mais

O CANDIDATO GUSTAVO FRUET
Prometendo resgatar a ética como presidente da Câmara, deputado já considera a hipótese de chegar ao segundo turno.
Em entrevista ao Congresso em Foco, o deputado Gustavo Fruet diz que o lançamento da sua candidatura à presidência da Câmara, algo impensado até dez dias atrás, provocou “uma revolução” em sua vida. Refeito do “susto” e animado, o candidato da chamada terceira via já trabalha com a perspectiva real de chegar ao segundo turno da disputa. Uma das razões para esse otimismo é a possibilidade de viabilizar a unidade do PSDB com sua entrada no páreo eleitoral. Fruet faz as contas e afina a estratégia para um embate duro com seus concorrentes, que já estão em campanha há mais tempo. Mas acredita que poderá embolar o jogo e garantir sua ida ao embate final com Aldo Rebelo (PC do B-SP) ou Arlindo Chinaglia (PT-SP). "Se houver a possibilidade de se chegar a uma candidatura com 120 ou 130 votos, é segundo turno", calcula.
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quarta-feira, janeiro 17, 2007

“A LEI DE LULA DIZ QUE NÃO SE PERDE AQUILO QUE NÃO SE TEM” - FURLAN

PAC TERÁ “BASTANTE DINHEIRO” PARA SANEAMENTO, HABITAÇÃO E TRANSPORTE.

Lula da Silva deu sinal verde para as medidas do Programa de Aceleração Econômica (PAC), que destinará “bastante dinheiro” para habitação, saneamento e para área de transporte, disse ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Ele evitou citar números para não “estragar a surpresa”. O programa que Lula apresentará à Nação, na próxima segunda-feira, definirá programas que serão executados ao longo do segundo mandato e beneficiará a classe média e a população de baixa renda. “Todas as medidas que o governo toma são populares, para beneficiar a população brasileira, a população de baixa renda e de renda média”, disse Mantega.

O PAC detalha investimentos públicos e medidas de desoneração de impostos em setores estratégicos para “destravar” a economia e possibilitar um crescimento acima da média dos 2,5% observados durante o primeiro mandato. Os recursos estarão definidos no Orçamento da União, das empresas estatais e em programas de infra-estrutura, que serão financiados com parcela do dinheiro que o governo economiza para o pagamento dos juros da sua dívida, o superávit primário.

Os mais de 50 instrumentos legais e administrativos necessários para a implementação do programa, como medidas provisórias e proposta de emenda constitucional, já estão prontos. “Nós tivemos o cuidado de preparar tudo. Senão, fica só uma declaração de intenções”, disse Mantega.

O detalhamento legal do PAC foi uma exigência do presidente, que não quer repetir o erro de outros programas do governo, que foram anunciados sem que as medidas estivessem prontas, como as de estímulo à queda dos juros cobrados pelos bancos. O chamado “pacote do spread” até agora, mais de cinco meses depois da sua divulgação, ainda não teve todas as medidas implementadas, como a MP que cria o cadastro positivo de tomadores de crédito.

Sem querer detalhar as medidas, Mantega confirmou que o PAC trará benefícios tributários para todos os setores da economia, com instrumentos que permitirão a redução do prazo de recolhimento de impostos ou redução de alíquotas. Admitiu, no entanto, que haverá também medidas de desoneração para setores específicos. O ministro confirmou ainda a adoção de medidas de modernização da Eletrobrás, para transformá-la numa empresa semelhante à Petrobrás. “De modo que ela possa ofertar mais ações no mercado e possa ter uma participação mais robusta no setor elétrico.” Por Adriana Fernandes e Tânia Monteiro – O Estado de São Paulo

FUNDO CRIADO PELO GOVERNO AMEAÇA FGST
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), irá ameaçar o patrimônio dos trabalhadores, já que assume o risco dos investimentos realizados. O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), prestes a ser anunciado pelo Lula da Silva.

Segundo a FSP, essa é a primeira vez que os recursos depositados no FGTS serão aplicados em investimentos de risco. Ou seja, se o retorno de um projeto ficar abaixo do esperado, o ônus será do trabalhador - em outros casos, é da Caixa Econômica Federal.

Além disso, o trabalhador não poderá escolher se quer fazer a aplicação, como quando o governo autorizou o investimento de parte do saldo das contas do FGTS em ações das estatais Petrobras e Vale do Rio Doce. No caso do fundo de investimento, os projetos serão escolhidos por um comitê, em que o trabalhador não participa da decisão. A escolha desse grupo é baseada em diretrizes definidas pelo Conselho Curador do FGTS, responsável pela gestão do fundo.
Terra – Leia mais

FRUET DIZ JÁ TER OBTIDO APOIO DE SERRA E AÉCIO
Mal sua candidatura foi formalizada pela “terceira via”, Gustavo Fruet (PSDB-PR), o mais novo postulante à presidência da Câmara, pendurou-se ao telefone. Em entrevista que concedeu ao Blog do Josias, ele festeja o êxito das primeiras sondagens: “Fiquei surpreso com a receptividade.” Fruet diz ter obtido o apoio inclusive dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG).

JUTAHY ADMITE QUE PSDB PODE REVER APOIO A CHINAGLIA
O anúncio do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) como o terceiro candidato à presidência da Câmara mudou os rumos da reunião da bancada tucana marcada para a próxima terça-feira (23), em Brasília.

“Vamos decidir na terça-feira. É um fato novo, relevante e vamos ter que avaliar todas as suas implicações. Uma coisa é ter Chinaglia, Aldo e uma ‘terceira via’ hipotética. Outra coisa é, agora, ter um nome do partido”, disse o deputado, que passa férias no Espírito Santo. G1 –
Leia mais

MENSALEIROS, UNI-VOS!
"Fechou-se o circuito dos mensaleiros ao redor da candidatura de Arlindo Chinaglia à presidência da Câmara.
Depois de ter conseguido a adesão do PR (ex-PL), ele acertou ontem e fecha hoje, oficialmente, o apoio dos outros dois partidos que, como o PT, operaram o esquema do mensalão: PTB e PP. Nos últimos dias, Chinaglia fez uma intensa mobilização para atrair essas bancadas, o que deve fortalecer sua guerra contra a reeleição de Aldo Rebelo.

Em sua campanha, o petista trouxe de volta ao Congresso personagens citados no escândalo que motivou a maior crise política do primeiro governo Lula.

Ontem, circulavam com desenvoltura pelos corredores e gabinetes da Câmara pedindo votos para Chinaglia os ex-deputados Pedro Correa (PP-PE), cassado pelo plenário, e José Borba (PMDB-PR), que renunciou ao mandato para não ser cassado. Também passou pelo Salão Verde o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou ao mandato depois do envolvimento no chamado escândalo do "mensalinho". Todos, em plena campanha por Chinaglia.

— O Chinaglia vai ganhar e tem o nosso apoio. Ele representa o pulso firme contra as covardias feitas em relação a esta Casa. Ele vai resgatar a Câmara. O escândalo do mensalão já é passado. Não tem mais nada a ser descoberto. Aliás, vários deputados pagaram com juros, correção monetária e multas por causa desse mensalão. A fatura já foi contabilizada e isso é matéria vencida — disse José Borba.

Nos bastidores, o deputado José Janene (PR), ex-líder do PP, tem telefonado para aliados cabalando votos. Nessas conversas, tem assegurado que Chinaglia sempre foi um aliado fiel e o trata como amigo. Dá seu testemunho que o petista esteve ao seu lado quando foi acusado de receber dinheiro do esquema do empresário Marcos Valério, pivô do mensalão. Janene foi absolvido em plenário no final de 2006, depois de quase um ano em que o seu processo ficou parado." Por Gerson Camarotti - O Globo

BRASIL TEM HOJE A 70ª ECONOMIA “MAIS ABERTA”
O Brasil ocupa a 70ª posição em um ranking internacional que mede o grau de liberdade econômica de cada país.
Divulgada nesta terça-feira pelo instituto americano Heritage Foundation. A lista tem um total de 157 países. No ranking geral, o país fica na metade que reúne os países economicamente mais livres. Mas o país é destacado na lista por causa de sua burocracia "altamente ineficiente e corrupta", que atrapalha os negócios e os investimentos. O Judiciário também é destacado por sua "ineficiência e corrupção", problemas que afetam também "outras áreas do setor público". Veja - Leia mais

SOB O SHOW DO BURACO DO METRÔ
Vale a pena ver o esforço colegiado do time de articulistas hemi-comunistas alojado no Portal IG.
Começando por Mino, o capital da revista Carta, que traz em seu blog interessante aleivosia sobre a causa capitalista do desmoronamento. Fossem as obras do metrô realizadas por empresas estatais, canta feito sabiá, não desmoronava. Claro. Estão aí as estradas não privatizadas a mostrar a "eficiência" da porcada barnabé que delas cuida.

Mas temos mais no Portal da Telecom. Paulo Conversa Fiada Amorim também comparece. Falando numa tal "terceirização total", figura criada para criticar o "capitalismo" vigente na obra do metrô, como responsável pela tragédia. Fosse uma obra tocada por barnabés... não desmoronava. Então. Tem também o blog do camarada Zé Dirceu, a julgar burguesa e capitalista a causa do desmoronamento. Gente de grande densidade intelectual, praticando um jornalismo "transformador", se me entendem.

É interessante reparar, no empenho desses admiradores de Fidel Castro e Hugo Chávez, a fina sintonia contra o capitalismo. Acham que o desmoronamento é consequência da "privataria". A culpa é do José Serra, entendem, porque nesses quinze dias à frente da prefeitura da cidade não estatizou a obra - a obra, vejam bem. Por Thomaz Magalhães – Trem Azul

ESPECIALISTA EM CONSTRUÇÃO SE DIZ SURPRESO COM ACIDENTE DO METRÔ
Wulf Schubert afirma que Brasil tem grandes especialistas na área. Para ele, tragédia se deve a algo muito anormal.

O túnel estava sendo construído pelo método New Austrian Tunneling Method (NATM, no acrônimo em inglês), criado em 1962 pelo engenheiro austríaco Ladislaus von Rabcewicz. A tecnologia tem no mundo aproximadamente 50 especialistas. Entre eles está o neto de Rabcewiz, Wulf Schubert, 56 anos, professor da Universidade de Tecnologia de Graz que trabalha com NATM há mais de 30 anos. Schubert ficou surpreso com o acidente mesmo tendo visto somente imagens do desabamento. "Deve ter uma razão muito pouco usual para o colapso que ocorreu, pois há em São Paulo pessoas muito experientes no uso do método", afirmou ele ao G1, de seu escritório na universidade de Graz. Portal G1

EMPRESA APROVEITA CRATERA PARA PROMOVER BEBIDA ENERGÉTICA
Enquanto familiares aguardavam notícias e bombeiros trabalhavam para encontrar vítimas na cratera, três promotoras da Red Bull começaram a distribuir latas do energético no local do acidente, no começo da tarde de ontem.
Utilizando mochila com formato da lata de Red Bull nas costas, o trio conseguiu inclusive ultrapassar o isolamento - que separa curiosos e jornalistas da área próxima ao buraco - e entregar a bebida para policiais militares e funcionários da TransCooper. Assinante da FSP – Leia mais

RIO: CABRAL VETA PUBLICAÇÃO DE CONTAS NA INTERNET
Sérgio Cabral Filho (PMDB), vetou o Projeto de Lei que propunha colocar as contas do Estado na Internet.
A decisão contraria sua promessa de campanha, quando havia assumido com a Federação das Indústrias do Estado (Firjan) o compromisso de abrir o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) ao público. Terra – Leia mais

BANDO DE RAINHA SE UNE À CUT E INVADE FORA DO PONTAL
Proibido pela direção do MST de atuar em nome da sigla, José Rainha, se uniu a sindicatos rurais ligados à CUT para atuar fora do Pontal do Paranapanema (oeste de SP). A primeira ação dessa articulação foi a invasão da fazenda Cobra, em Dracena (647 km a oeste de SP), na manhã desta terça-feira. Folha On-line –
Leia mais

INTERNACIONAIS
GOVERNO DE OPOSIÇÃO A MORALES TEME “BANHO DE SANGUE” NA BOLÍVIA
O governador de Cochabamba, Manfred Reyes Villa, disse que existe uma “tentativa de golpe” contra políticos da oposição em Estados da Bolívia estimulada pelo presidente do país, Evo Morales. Em entrevista à BBC Brasil, ele disse temer um “banho de sangue” no país. Começou comigo, mas agora os protestos, com apoio do presidente, vão atrás de outros governadores opositores. A democracia está em perigo”, disse. “Essa atitude pode nos levar a uma guerra civil, a um banho de sangue no país.” BBC – Brasil –
Leia mais

COCALEIROS “DESTITUEM” GOVERNADOR DE COCHABAMBA
O governador oposicionista de Cochabamba, na Bolívia, foi considerado "destituído" em um ato de apoio ao presidente Evo Morales nesta terça-feira, no centro da capital do departamento. Em uma votação classificada como "soberana" pelas lideranças do movimento que pede a renúncia do político desde a semana passada, cerca de 10 mil cultivadores de coca (cocaleiros) teriam apoiado a saída de Manfred Reyes Villa. O governador enfrenta forte oposição da população de origem indígena de Cochabamba - berço político de Evo - por seu apoio a realização de um referendo para dar maior autonomia ao estado.
Leia mais

CHÁVEZ QUER LEGISLAR POR DECRETO DURANTE 18 MESES
Congresso deve conceder medida para acelerar implantação do socialismo no país. O Congresso venezuelano deve conceder na próxima semana ao presidente Hugo Chávez poderes especiais para legislar por decreto durante 18 meses, a fim de acelerar seu projeto de implantar o socialismo e executar as nacionalizações no país.
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento da Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

terça-feira, janeiro 16, 2007

LULA ENTREGA OS PONTOS: DESVARIO DE CHÁVEZ AVANÇA

Em vez do modelo democrático do Brasil, a desordem da Venezuela

Decepção no Equador: Lula foi obrigado a assistir o domínio histriônico e ideológico de Hugo Chávez – pregando seu regime de “comunismo tropicalista” (ele diz que sabe a razão do fracasso da União Soviética depois de 75 anos de regime comunista e vai reeditá-la na Venezuela) - na posse do novo Presidente do Equador, Rafael Correa.

Discípulo de Chávez (e junto com o boliviano Evo Morales e nicaragüense Daniel Ortega, que tiveram suas campanhas eleitorais financiadas com petrodólares venezuelanos) o novo Presidente do Equador demonstrou que vai seguir o modelo já adotado na Venezuela e Bolívia de reduzir o poder do Legislativo e a representação da oposição.

O Brasil é apresentado como país antiquado e retrogrado por ser uma democracia, o que desmerece Lula, recém reeleito Presidente. Tudo para que seja glorificada a escala autoritária e populista que Hugo Chávez desenvolve em seu país.

Até o noticiário sobre um homem baleado quando supostamente teria se aproximado de Lula na sua viagem a Quito serviu para mostrar o desprezo pelo Brasil da nova onda populista que Chávez conduz e que tem o apoio do Itamaraty que segue com mais atenção à orientação de Chávez que a de Lula. Política&Verdade

SÓ VAI FALTAR O MAHMOUD
EXÉRCITO COMEÇA PATRULHAMENTO DAS RUAS DO RIO PARA CÚPULA DO MERCOSSUL

Bloco vai reunir presidentes e ministros de 13 países em Copacabana. Desigualdades e entrada da Bolívia estão na pauta do encontro. O Exército já
iniciou o patrulhamento nas vias expressas do Rio por onde passarão os ministros e chefes de Estado dos países que participarão da cúpula do Mercosul, na quinta-feira (18) e na sexta-feira(19), no hotel Copacabana Palace, na Zona Sul da cidade. Leia mais

EUA e IRÃ AMPLIAM CONFRONTOS NO ORIENTE MÉDIO E AMÉRICA LATINA
O arco de confronto entre os Estados Unidos e o Irã se expande no Oriente Médio e também na América Latina. E o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad alimenta ainda mais as inquietações americanas com sua visita de alta visibilidade à América Latina para cimentar seus laços com os governos mais hostis a Washington na região. Nesta segunda-feira foi a presença de Ahmadinejad na posse do presidente equatoriano Rafael Correa. BBC – Brasil -
Leia mais

GOVERNO CORTOU CRIMINOSAMENTE VERBA DA SEGURANÇA
Só o dinheiro de um único fundo federal de dinheiro carimbado (que não pode ser gasto para outro fim) destinado á segurança que o governo recolheu ao Tesouro “poderia comprar pelo menos 3.800 viaturas de polícia dos modelos usados no Rio de Janeiro”

O cálculo circula na Internet (site Contas Abertas, muito respeitado) e é a primeira consolidação completa da sonegação criminosa de recursos para o combate ao crime no país que o Governo Lula esterilizou, deixando de “empenhar” as verbas, que foram recolhidas ao tesouro em 2006.

No total são R$ 123 milhões que fizeram falta à Polícia Federal, ao treino e equipamento das policiais estaduais e à construção e modernização de presídios, que se transformaram em verdadeiros quartéis-generais do crime. Só de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), foram perdidos R$ 24 milhões, que daria para construir e equipar um presídio de segurança máxima, com capacidade para 200 presos.

O governo também deixou de gastar verbas essenciais à Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal: de R$ 5,6 bilhões autorizados, só foram pagos R$ 4,9 bilhões. Política&Verdade

SOBRE ANTICANDIDATURA E CRUZAMENTO DE VACA COM JUMENTO
Ficar com Aldo Rebelo (PC do B-SP) ou com Arlindo Chinaglia (PT-SP). A vitória será sempre do governo. Se isso é irrelevante, entra então o pragmatismo: o apoio a Chinaglia rende mais, sem dúvida, em acordos regionais. Os tucanos que não aceitam o apoio ao petista têm toda a razão de se revoltar. Mas só se for para engrossar a tal Terceira Via. Revolta a favor de Aldo Rebelo é uma ridicularia. Se for pra cruzar jumento com vaca (e o apoio de tucanos a petistas é precisamente isso), que o híbrido ao menos dê leite e puxe carroça, se é que me entendem. Por Reinaldo Azevedo

É SÓ ESCOLHER: SEIS OU MEIA-DÚZIA
CANDIDATOS TÊM PROPOSTAS SEMELHANTES

Interesse por cargos na Mesa, ocupação partidária de ministérios e uma reforma política que beneficie os grandes partidos comandam, de fato, as candidaturas de Aldo Rebelo e Chinaglia à presidência da Câmara, dizem cientistas políticos ouvidos pelo Estado. Chinaglia tem levado vantagem porque, por pertencer ao PT, um partido grande que ainda por cima é o do presidente Lula, tem o que oferecer em troca do voto.

Afora estes detalhes, a semelhança entre eles é tão grande que chega a confundir. A começar do fato de que Aldo, ex-líder do governo e ex-ministro da Articulação Política, e Chinaglia, atual líder do governo, são os principais esteios do governo Lula na Câmara. “Eles não têm diferença nenhuma. Vão conduzir a Câmara de acordo com os interesses do Planalto”, diz o cientista político Paulo Kramer, professor da UnB. Estado –
Leia mais

PROTESTO: JUVENTUDE NACIONAL DO PSDB CONDENA APOIO DE TUCANOS AO PT
Em nota, a Juventude Nacional do PSDB condenou o apoio de parlamentares tucanos ao petista Arlindo Chinaglia na disputa pela presidência da Câmara. "Apoiar o PT é reverter as lutas, os discursos e as tantas conquistas do nosso partido. Eleger Chinaglia é fortalecer o PT de José Dirceu, Marcos Valério e todo o seu bando. Fechar acordo com o PT é esquecer as bandeiras da ética e da coerência", diz o texto. FSP

TIQUE AUTORITÁRIO
EXECUTIVO É QUEM MAIS LEGISLA
A exemplo do que aconteceu nos três primeiros anos do governo Lula, em 2006 o maior legislador foi o Poder Executivo. De cada dez leis sancionadas no ano passado pelo presidente Lula, sete foram de autoria do Executivo. No total, entraram em vigor 178 leis ordinárias. Foram de iniciativa do Legislativo 42 delas, enquanto 124 (70%) foram apresentadas pelo governo federal. As demais foram propostas pelo Judiciário (nove), pelo Tribunal de Contas da União (uma) e pelo Ministério Público da União (duas). Leia no
Congresso em Foco

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

segunda-feira, janeiro 15, 2007

TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO

Tenho vergonha de ser brasileiro quando tomei conhecimento de que, mais uma vez, pessoas inocentes foram queimadas vivas dentro de um ônibus da Itapemirim, no Rio de Janeiro. Tenho vergonha de ser brasileiro, não que nossos bandidos sejam piores do que os de outros países. No fundo, todos eles são semelhantes, parece até que foram paridos de uma mesma mãe infernal.

Portanto, não tenho vergonha de ser brasileiro por causa dos crimes cometidos no Brasil. Tenho vergonha, sim, de ser brasileiro porque não existe uma autoridade sequer que venha em público para dizer que não aceita mais esse tipo de crime hediondo, e como irá agir para que outros crimes semelhantes não mais venham a ocorrer.

Lula classificou aquele crime no Rio como terrorismo. E, de fato, foi um ato terrorista. Mas, o que de concreto o presidente fará para que outros crimes nefastos como aquele não se repitam? Ou que, pelo menos, os culpados sejam presos e exemplarmente punidos?

Tenho vergonha de ser brasileiro porque aqui impera a IMPUNIDADE, a mãe de todos os crimes cometidos no País, desde o simples ladrão de galinha, passando pelo crime de colarinho branco, até chegar aos crimes hediondos cometidos pelas facções criminosas que tomaram conta das grandes cidades brasileiras.

Tenho vergonha de ser brasileiro porque o Congresso Nacional está podre, muitos brasileiros já estão torcendo para que as torres gêmeas da Esplanada venham abaixo, como ocorreu com aquelas de Nova York. De preferência, com todos os parlamentares dentro dos prédios. Tenho vergonha de ser brasileiro porque as leis são lenientes, são moldadas para beneficiar os bandidos, os quais, desta forma, são incentivados a continuar na criminalidade porque no Brasil, infelizmente, o crime compensa, já que todos eles têm a plena certeza de que passarão um breve período na cadeia.

Tenho vergonha de ser brasileiro porque o Supremo Tribunal Federal jogou no mesmo balaio criminosos comuns e criminosos hediondos, que têm o mesmo benefício da diminuição de pena (1/6), além de regalias, como o "saidão" de Natal, Dia das Mães etc., quando aproveitam para renovar o estoque de crimes cometidos.

Tenho vergonha de ser brasileiro porque nenhum deputado mensaleiro e/ou sanguessuga foi punido, pelo contrário, muitos deles foram agraciados com uma votação expressiva nas últimas eleições e, assim, voltaram fagueiramente ao Parlamento como se nada tivesse ocorrido. Tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo a Polícia Federal fazer seus costumeiros foguetórios Brasil afora, prendendo dezenas, centenas de pessoas suspeitas de terem cometido crimes, e que logo em seguida são soltas e nunca mais voltam à cadeia, de onde não deveriam sair tão cedo. Tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo um governo acusado de ter cometido dezenas de atos de corrupção ser reeleito e ter mais de 70% de aprovação da população. Teria a maioria dos brasileiros se convertido à Igreja da Máfia?

Tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo muitos "aspones" ganhando milhares de reais por mês, sem fazer nada, ao passo que milhões de compatriotas trabalham de sol a sol para ganhar um salário mínimo que é, na verdade, uma prova de que ainda existe trabalho escravo no Brasil. Tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo muitos bispos católicos apoiando invasões de terras, feitas pelo messetê, pisoteando a Constituição e sonegando um direito fundamental de todo ser humano, que é o direito à propriedade.

Enfim, tenho vergonha de ser brasileiro, ao ver que o Brasil não passa de uma permanente festa rave em que maconheiros, contrabandistas, cafetões e cafetinas, assassinos, terroristas, corruptos de todos os tipos estão dando as cartas nesse Cassino Raveiro em que se transformou nosso País. Tenho ainda mais vergonha de ser brasileiro, ao observar que o Governo joga as cartas com os criminosos, como se estivesse de férias em Las Vegas ou no Guarujá - local em que foi lançado o mais novo plano governamental, o PAC (Praia, Água de coco - alguns dizem que é "água que passarinho não bebe" - e Cama). Por
Félix Maier - MidiaSemMascara.org

METRÔ 1
É impressionante a quantidade de bobagem que “especialistas” falam aos jornais. Por que sei que são bobagens? Porque a maioria fala em tese, sem conhecer nada do projeto, segundo o que viu na televisão. É um festival de chutes. Na Globo News, perguntaram ao governador José Serra se o acidente teria alguma relação com as Parcerias Público-Privadas. As PPPs nada têm a ver com as obras, mas com a compra e a operação dos trens. Outra questão da mesma emissora: pela primeira vez, as estações estariam sendo feitas sem a participação de engenheiros do Metrô. Mas os engenheiros do Metrô nunca fizeram túneis. Foi sempre a iniciativa privada.

METRÔ 2
Engenheiros e metroviários ligados ao PC do B, ao PSOL e ao PT estão pautando o jornalismo. A coisa é simples assim. As perguntas sobre PPPs e suposta exclusão de engenheiros do Metrô das obras já revelam uma doença mais profunda: é grande no país, sobretudo nas camadas mais informadas — jornalismo inclusive —, o ódio ao capitalismo.Que serviço público no Brasil tem desempenho exemplar? Não importa. Topamos ser escravos se soubermos que o Senhor não obtém lucro nenhum com isso. Com lucro, aí a gente não aceita nem ser sócio. O Brasil estaria preparado para o socialismo. É que lhe falta também disciplina. Por Reinaldo Azevedo

FRUET EXIGE QUE SUA CANDIDATURA SEJA POSITIVA E VIÁVEL COMO REPRESENTANTE DO GRUPO INDEPENDENTE
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) admite encarar a disputa, mas impõe algumas condições ao grupo de deputados que defende essa candidatura alternativa a Aldo Rebelo (PC do B-SP), candidato à reeleição, e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Uma delas é a garantia de que ele, Fruet, não será uma "anticandidatura", apenas para marcar posição, mas, sim, uma campanha com certa viabilidade, mesmo que não tenha muitas chances de vitória. Para isso, avalia Fruet, é preciso seu nome seja lançado com, pelo menos, 15% dos votos da Câmara, o que representa 75 dos 513 deputados da Casa. "A partir daí, teria alguma viabilidade", disse o deputado ao G1 neste domingo (14).

Fruet disse que não pretende jogar "uma vida política pela frente" numa candidatura que seja considerada somente uma forma de "protesto" a Aldo e Chinaglia. "Não tem sentido só marcar posição. Tem que ser uma candidatura afirmativa, a favor da Câmara", afirmou o deputado.
– Leia mais

"GRUPO DOS 30" SELA ALIANÇA COM ALDO CONTRA CHINAGLIA
O "Grupo dos 30" e o PFL apostam no lançamento de um terceiro nome para forçar um segundo turno na eleição para presidente da Câmara e reverter o favoritismo de Arlindo Chinaglia (PT-SP) na disputa com Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Amanhã, os deputados independentes ligados ao "Grupo dos 30" pretendem escolher o nome desse terceiro candidato. O favorito hoje é o tucano Gustavo Fruet (PR). A estratégia da terceira via, que conta com a simpatia do PFL, é forçar o segundo turno para tentar eleger Aldo e derrotar Chinaglia, batizado pelos independentes de candidato do ex-cassado Zé Dirceu. Neste final de semana, o grupo independente começou a ganhar a adesão de tucanos descontentes com o anúncio de que o PSDB iria apoiar a candidatura de Chinaglia. Assinante da FSP –
Leia mais

CHEFE DO MENSALÃO DÁ APOIO DESCARADO A CHINAGLIA
Abertamente, o ex-cassado Zé Dirceu decidiu por todas as fichas na candidatura de Chinaglia. Sua ação passou a ser tão ostensiva em seu blog que já causa constrangimento à coordenação da campanha e incomoda o próprio Chinaglia que é carimbado como o “candidato do chefe do Mensalão”. O globo
Leia mais

QUEM ATACA AGORA É A MÁFIA DOS REMÉDIOS, NO RIO GRANDE DO NORTE
Durante seis anos, a Fundação Aproniano Sá promoveu fraudes na distribuição de medicamentos em 66 municípios do Rio Grande do Norte, com recursos gerados por emendas de parlamentares ao Orçamento da União. A máfia dos remédios beneficiou e teve a colaboração de dezenas de prefeitos e ex-prefeitos, além de deputados federais e de um senador. A fundação repassou os medicamentos, num total de R$ 5 milhões, para 90 pequenas associações nos quatro cantos do estado. Presidentes de associações relataram que suas entidades foram “emprestadas” para prefeitos, que receberam e distribuíram os remédios. Outros dirigentes nem sabiam do uso de suas associações. A maioria das entidades é dirigida por familiares de prefeitos ou funcionários de prefeituras
. Leia mais

BB DÁ PERDÃO BILIONÁRIO PARA USINEIROS
Num dos períodos mais lucrativos para os usineiros de cana-de-açúcar no país, o Banco do Brasil concedeu ao setor perdão de dívidas superior a R$ 1 bilhão, segundo documentos obtidos pela Folha. O benefício foi garantido em repactuações de débitos fechadas no desgoverno Lula da Silva, sobretudo entre 2004 e 2006, referentes a empréstimos e financiamentos contraídos ou renegociados na década de 90. De 2003 para cá, o banco selou acordo com pelo menos 20 produtores, a maior parte do Nordeste. Apenas em quatro casos, a redução no valor alcança cerca de R$ 400 milhões. Assinante da FSP –
Leia mais

BRASIL PODE ESTAR SE ESTATIZANDO, DIZ FINANCIAL TIMES
Reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal econômico Financial Times especula se o Brasil caminha, junto com outros países da América Latina, rumo a um maior controle do Estado na economia. O jornal criticou a decisão brasileira de suspender novas concessões rodoviárias à iniciativa privada, vendo nesta manobra tendências semelhantes às defendidas pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e outros líderes de esquerda na América Latina. Terra
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)