movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, novembro 18, 2006

LULA, CHÁVEZ, KICHNER.... ESTÃO TRANSFORMANDO AL EM NOVA ÁFRICA?


Avanço do populismo e falta de crescimento diminuem a importância da América Latina

Quando estudou em Paris, nos anos 60, o escritor argentino Marcos Aguinis conviveu com muitos estudantes africanos. O continente vivia então um período de efervescência decorrente do fim do colonialismo, e muitos desses jovens – contou Aguinis num artigo recente – estavam interessados em estudar a história da América Latina para não repetir seus erros. Infelizmente, os países africanos não apenas replicaram descaminhos alheios como pioraram a situação com barbaridades autóctones.

O escritor lembrou de seus antigos colegas porque, no seu entender, "a América Latina e a África estão irmanadas na tendência de ser cada vez mais pobres em comparação com o restante do mundo e em desperdiçar suas energias atribuindo ao exterior a culpa por seus problemas". Esse comentário engendra uma questão urgente: pode a América Latina estar seguindo o caminho africano em direção à irrelevância global? A resposta é sim, ainda que a comparação com a África deva ser tomada em termos.

O conceito América Latina designa um grupo heterogêneo de países, de gigantes econômicos, como o Brasil, a pigmeus como a Nicarágua. Exceto no Haiti, não se vêem entre eles o caos e a miséria predominantes na África. O venezuelano Moisés Naím, editor-chefe da revista Foreign Policy, publicada nos Estados Unidos, escreveu a respeito disso que "a América Latina não compete no cenário mundial em nenhum aspecto, nem mesmo como ameaça".

Diferentemente dos inimigos dos Estados Unidos em outros lugares, observa Naím, os latino-americanos não estão sequer dispostos a dar a vida em nome do antiamericanismo. A realidade é que, em comparação aos grandes mercados emergentes, como a China e a Índia, a América Latina é um concorrente menor, cuja importância global declina.

O atraso latino-americano ganhou, nos últimos anos, um reforço da opção política por modelos de desenvolvimento que já fracassaram no passado. Em graus variados, o populismo econômico retornou à ordem do dia e agora dá as cartas da Argentina à Nicarágua. Em toda parte, um discurso mais ou menos esquerdista serve para camuflar a constituição de regimes autoritários. Na Bolívia, a nação mais pobre da América do Sul, o governo empenha-se em expulsar os investidores estrangeiros.

Na Venezuela, em lugar de usar o dinheiro do petróleo para criar empregos, Hugo Chávez optou pelo assistencialismo. Depois da década perdida dos anos 80, com crescimentos baixos e hiperinflação, apostou-se que as reformas liberais da década de 90 podiam colocar a América Latina no rumo do crescimento e da diminuição da pobreza. As reformas, no entanto, foram incompletas.

"O Estado continuou grande e ineficiente, e não se investiu em educação básica", disse a VEJA o peruano Carlos Aquino Rodríguez, do Centro de Estudos Orientais da PUC, em Lima. Nesses quesitos reside uma diferença profunda entre a América Latina e a Ásia. Entre os latino-americanos, prevalece a idéia de que a solução para seus problemas reside no capital físico (petróleo, gás, cimento e minérios) de seus países. Presidentes populistas valem-se dessa crença para manipular as esperanças da população.

Já na Ásia, onde os recursos naturais são mais escassos, o foco é no capital humano – a educação, fundamental para melhorar a produtividade, é a prioridade. "Na América Latina, os debates ideológicos tornam muito difícil encontrar uma visão comum sobre o que é preciso fazer, como priorizar a educação e atrair investimentos externos", disse a VEJA o vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos Calderón.

O peruano Alvaro Vargas Llosa, do Instituto Independente em Washington, aponta três razões para a crescente falta de importância da América Latina. A primeira explicação é externa: os grandes temas que preocupam o mundo, como o papel determinante reservado à China neste novo século e a luta contra o fundamentalismo islâmico, não envolvem diretamente a América Latina.

As outras duas razões estão ligadas a fatores internos. O primeiro é o desempenho econômico modesto. Nas últimas três décadas, a economia latino-americana cresceu 2,8% ao ano, contra 3,3% da média mundial e 7,7% da Ásia. O segundo fator doméstico é a incapacidade da elite pensante de definir um rumo para seus países.

"Ainda perdemos tempo debatendo questões básicas, como o tipo de relação que queremos ter com o mundo desenvolvido, o que fazer com nossas instituições políticas e que modelo de desenvolvimento devemos adotar", disse Vargas Llosa a VEJA. Esse debate já foi encerrado nos países emergentes da Ásia. Eles optaram pela democracia, pela economia de mercado, por aumentar a produtividade e a competividade de sua indústria e, sobretudo, pela integração à economia global.

Há 25 anos, a América Latina recebia o dobro dos investimentos externos em comparação com os países emergentes da Ásia. Hoje essa situação se inverteu. A América Latina passou a depender muito mais das remessas enviadas pelos trabalhadores que exporta para os países ricos (veja quadro). Tradicionalmente, a América Latina é o quintal dos Estados Unidos. Em momentos de crise política ou econômica, os americanos costumavam interferir nos assuntos internos dos países da região. Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, nem isso.

Por fim, as calamidades da região também não são páreo para aquelas que ocorrem na África e, por isso, nem sequer despertam a compaixão de roqueiros irlandeses. Duas décadas atrás, a América Latina tinha certa relevância geopolítica porque, pela matemática da Guerra Fria, cada país que caía na esfera de influência do inimigo era uma batalha perdida.

A Revolução Cubana e as guerrilhas de esquerda deram à região destaque no conflito entre o capitalismo e o comunismo. Na década de 90, com o fim das ditaduras na maioria dos países latino-americanos e com o início das reformas liberais que incluíam privatizações e abertura de mercado, o continente pareceu destinado a se tornar um lugar atraente para negócios e investimentos.

Esse interesse definhou em quase toda parte, ainda que alguns países – em especial Brasil, México, Chile e Costa Rica – tenham melhor desempenho na medida de seu grau de integração à economia global. A irrelevância tem um preço: se o continente afundar de vez na anarquia econômica e social, nenhum país rico se incomodará em oferecer ajuda. Por Diogo Schelp - Veja


*
A GRANDE ESQUECIDA
Ignorada nas eleições, a Amazônia sofre uma destruição implacável. ''Os verdes amarelaram no poder'', diz Ronaldo Brasiliense.

Os indicadores são os piores possíveis: aumentou o número de mortes causadas por desnutrição infantil entre os caiovás, do Mato Grosso do Sul; a malária ressurgiu com toda força entre os ianomâmis, de Roraima, e os casos de tuberculose aumentaram em várias etnias, em diversos estados. Leia mais


*
“LULA DEVE INVESTIR NA ÁGUA E NÃO NA FOME”
A Amazônia corre o risco de perder 20% do volume de água que possui até 2050. E o Nordeste, um terço da água de chuva que já é escassa na região. Os dados são do RDH 2006, o Relatório de Desenvolvimento Humano, lançado pelo PNUD, Programa das Nações Unidas.

De acordo com o documento, as mudanças hidrológicas estão diretamente ligadas às alterações climáticas e terão impactos sérios na agricultura dos Estados Nordestinos e nas famílias que vivem na região. Assista ao Vídeo


*
DOENÇAS SECULARES ATACAM O DISTRITO FEDERAL
Enquanto Lulla da Silva participava hoje, sábado, do lançamento do Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, no Rio, promovido pelo Ministério da Saúde, o Distrito Federal mergulhado no lixo e no descaso das autoridades, torna-se um antro infestado de doenças seculares.

O hantavírus mata no Distrito Federal desde 2004. O protozoário Leishmania tirou a primeira vida de um brasiliense neste ano. Já o mosquito Aedes aegytpi transmite a dengue desde o fim do século passado. E a tuberculose provoca a morte de cerca de 20 pessoas todos os anos na capital federal. As barreiras da vigilância sanitária que protegem o Planalto Central do Brasil não resistem mais ao ataque de parasitas como o Leishmania, até então estranho na capital federal. Leia mais


*
MST ENFRENTA POLÍCIA COM FOICES, PEDRAS E PEDAÇOS DE PAU NO RS

A terceira invasão apenas neste ano da Fazenda Palermo, em São Borja (RS), fez os agricultores reforçarem a vigilância. Na última quinta-feira, os sem-terra entraram em confronto com a polícia durante desocupação da propriedade.

Reportagem do Jornal Nacional desta sexta-feira mostrou que o clima é de alerta. Fazendeiros montaram postos de observação em estradas e a polícia reforçou a segurança nos acampamentos. Por Políbio Braga

*
AGRICULTORES DIZEM A MORALES QUE TAMBÉM SABEM USAR A FORÇA
Os produtores agrícolas da Bolívia responderam às ameaças do presidente Evo Morales de usar a força para aprovar a nova "lei de terras", afirmando na noite desta quinta-feira que também sabem usar a violência.

"Nós sabemos produzir, não sabemos gerar conflitos, mas como eles (o governo) estão nos ensinando isto (a violência), vamos aplicá-lo", advertiu Carlos Rojas, da Associação Nacional de Produtores de Oleaginosos (ANAPO).

Evo Morales disse hoje que o povo se levantará se a oposição de direita que controla o Senado boliviano resistir à aprovação das reformas à lei de terras. Leia mais


Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

sexta-feira, novembro 17, 2006

CORRUPTO E FARSANTE, LULA É DESMENTIDO PELO GOVERNO QUE “DIRIGE”


Lula acabara de anunciar que o Brasil estava pronto para crescer.



Com a irresponsabilidade e o descaramento habituais, decretou o crescimento de 5% do PIB em 2007. Fez o discurso e voou para a Venezuela para atuar como cabo eleitoral de Chávez.
Este é o governo Lula do PT. Pouco sobra além de corrupção e farsa.
O governo Luiz Inácio Lula da Silva tem raras virtudes e um acervo extraordinário de defeitos, sobressaindo-se entre esses a corrupção e a mentira deslavada que atrai o apoio de incautos, inclusive para reeleger o maior blefe político jamais visto no País.

Enumerar os atos de corrupção da administração petista é redundante. Seria mais fácil relacionar as ações do governo Lula em que a corrupção não é o pano de fundo. Ética não combina com Lula. Com o governo do PT.

O marqueteiro de Lula chegou ao acinte de dizer que a transformação de Lula em vítima das elites foi um achado para elegê-lo e reelegê-lo. Mais indecoroso impossível.

Lula tem hoje 24 horas à sua disposição um advogado criminalista cuja única função no governo é isolar o “presidente” das falcatruas que da “quadrilha”. Advogado, diga-se, pago com recursos do contribuinte. Da viúva.

O “presidente” exalta o fato de a Polícia Federal nunca “jamais neste país” ter prendido tanto bandido. Bandidos que concorrem com a “organização criminosa” denunciada pela Procuradoria-Geral da República.

Porque não há um único quadrilheiro de Lula preso, apesar de terem quebrado sigilo bancário, de terem sido flagrados com milhões de reais e dólares na cueca, em malas, de terem sido filmados tomando propina de bicheiro, de terem montado facções de mensaleiros, vampiros e sanguessugas, de terem aparelhado criminosamente Correios, Banco do Brasil, Petrobrás, Caixa Econômica, ministérios, de o filho do “presidente” Lula ter recebido milhões de reais de uma concessionária de serviço público.

Enfim, justificativa não falta para a gangue de Lula estar atrás das grades. Mas, os áulicos estão todos soltos. Prende-se o filho de Pelé, de governador, a dona de loja...

Todos certamente cometeram crimes. Mas, nada comparado àqueles que, eleitos pelo povo, assaltam o erário. Sem qualquer constrangimento. Impunemente.


Farsa e mentira

Embora a corrupção seja o carro-chefe do governo Lula, a farsa, a mentira, não ficam distantes. Correm juntas com a roubalheira.

O “presidente” Luiz Inácio Lula da Silva acaba de sair consagrado pelas urnas para um segundo mandato. Mais uma vez, o estelionato eleitoral prevaleceu.

Uma semana após a recondução de Lula ao Palácio do Planalto, milhares de pessoas viram o primeiro dos apagões a que o país está condenado pela desídia e incompetência petista.

O apagão aéreo de Lula mostrou o quanto vale a palavra do “presidente vítima das elites”. Ainda ecoava nos ouvidos do eleitor a assertiva de Lula de que o Brasil estava pronto para o crescimento e estourou a crise da aviação. Pouco antes, um desastre mal explicado pelas “autoridades”, á frente Lula, provocara a morte de 154 brasileiros.

Lula e sua turma mandaram prender os dois pilotes do jatinho Legacy, responsabilizando-os pela catástrofe. Lula e facção seguiram os ensinamentos do oficial corrupto de “Casa Blanca”. Ordenaram: “Prendam os suspeitos de sempre”.Era muito fácil transferir a culpa de um governo corrupto e inconsequente para dois cidadãos norte-americanos.

No melhor estilo dos gurus Fidel e Chávez. A prisão de dois americanos atendia de imediato o projeto diversionsita do governo corrupto e fazia exultar o palanque de mensaleiros e sanguessugas.

O pior ainda estava para ser apresentado

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado ao Ministério do Planejamento fechou um estudo em que previa o crescimento de 5% para a economia. Lá por volta de 2017, a continuar o país investindo meramente em clientelismo e em corrupção.

O “presidente” acabara de discursar, mais uma vez cercado de mensaleiros, vampiros e sanguessugas, anunciando que o Brasil estava pronto para um crescimento sustentado.

Com a irresponsabilidade e o descaramento habituais, Lula decretou o crescimento de 5% do PIB já em 2007. Fez o discurso e se mandou para a Venezuela. Foi "trabalhar" como cabo eleitoral de Hugo Chávez, retribuindo o favor do comparsa demagogo vizinho.

Este é o governo Lula do PT. Pouco sobra além de corrupção e farsa. :: Assessoria de Imprensa do PFL com agências de notícias

*
PANE NA COMUNICAÇÃO: 20 TENTATIVAS DURANTE SETE MINUTOS. DEPOIS, 54 SEGUNDOS DO CHOQUE AO CHÃO
Avião da Gol caiu a 1.500 km/h, mais do que a velocidade do som. Jato tentou contato 20 vezes

O relatório preliminar da FAB sobre a queda do Boeing da Gol em Mato Grosso revela que o Legacy tentou 20 vezes fazer contato com o controle de Brasília, sem sucesso, antes da colisão no ar.

Depois veio o ministro Valdir Pires criticando, em patriotada, o jornalista norte-americano que estava avião, por contar que há zonas onde é falha a comunicação dos aviões na Amazônia.

Durante sete minutos os operadores do centro de controle do tráfego aéreo de Brasília (Cindacta-1) puderam constatar em seus radares que o Legacy havia entrado na "contramão", voando a 37 mil pés de altitude, contrariando seu plano de vôo. Nenhum alerta, no entanto, foi feito à tripulação do Legacy, que acabou chocando-se com a aeronave da Gol. Leia mais

AMPUTANDO O PÉ AO INVÉS DE SE EXTRAIR A BALA
Infraero passa a considerar apenas atrasos a partir de 45 minutos.
A Infraero informa, em um boletim divulgado na manhã desta sexta-feira, que só serão considerados atrasos relevantes vôos que operem com pelo menos 45 minutos fora do programado.

*

INVADIDOS EXPULSAM INVASORES


Aconteceu o que mais se temia. Os fazendeiros reuniram 22 homens e expulsaram a pauladas os invasores de sua propriedade, a fazenda Porto Maria, no município de Rosana, no conturbado Pontal do Paranapanema (SP).

Havia carne bovina sendo assada na hora da retomada do imóvel por seus proprietários. A carne, que estava no fogo para um happy hour de final de domingo, fora roubada da propriedade invadida. A casa-sede da fazenda tinha sido saqueada e 12 cabeças de gado já haviam sido furtadas.

A resposta dada pelos proprietários aos sem-terra pode ser o início de uma nova fase de hostilidades, já que, segundo o presidente da UDR (União Democrática Ruralista), Luiz Antonio Nabhan, os fazendeiros estão “descrentes nas instituições e chega um momento que querem fazer justiça com as próprias mãos”.

Para o presidente da UDR nacional, “as coisas estão indo para um caminho perigoso, pois eles (os sem-terra) não respeitam nada e formam uma quadrilha ligada ideologicamente e politicamente ao governo federal e por isso acham que têm alvará de impunidade”. Por Leida Franca – A Tribuna OnLine
Leia mais

*

O PARADOXO DA REFORMA AGRÁRIA

Como estava previsto, o MST recomeça com suas ações, invadindo propriedades e desrespeitando o estado de direito e a ordem democrática. O arrefecimento das últimas semanas devia-se, tão só, à conjuntura eleitoral, sobretudo a do segundo turno, visando à reeleição do Lula, tido por “companheiro”.

Os próximos meses serão plenos de iniciativas semelhantes, voltadas para o seu propósito maior: a instauração de uma sociedade socialista no Brasil, apresentada aos incautos como uma sociedade “justa”. Por Denis Rosenfield, filósofo – Leia mais:
*

PÉSSIMO EXEMPLO: EVO MORALES AMEAÇA COM REFORMA AGRÁRIA “Á FORÇA NA BOLÍVIA”
“Não haverá consenso com os proprietários de terras, com os latifundiários. Este é o tema de fundo e eu só creio na força do povo, porque a força do povo é a força motriz que faz história", disse Morales.
Evo Morales ameaçou nesta quinta-feira realizar novos protestos, similares aos que derrubaram dois governos nos últimos anos, para impor "à força" uma nova reforma agrária no país, que enfrenta resistência da oposição e de setores empresariais. Leia mais:



BASTOS, AINDA EM DÚVIDA
Dois meses de investigação e o Marcio Thomaz Bastos, da Justiça, ainda não sabe se a trama do dossiê Vedoin tem lá alguma importância do ponto de vista criminal.

"A Polícia Federal está investigando (o dossiê). É preciso ver realmente se isso tem ou não gravidade", disse o ministro na noite de quarta-feira, após a abertura do XIX Congresso Brasileiro de Magistrados, em Curitiba.
Leia mais:


"É DIFÍCIL PRENDER CORRUPTO"
Esta é a conclusão do ministro José Paulo Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal (STF), que se lamentou ontem, em Curitiba.
Para reforçar a tese ele fez uma comparação com a ação dos pequenos ladrões – os que vão parar na cadeia: "O trombadinha que furta carteira nas ruas só depois decide pra onde vai correr. O corrupto competente, seja na área privada, seja na área pública, é um homem que planeja."

Apontado como o mais provável sucessor de Thomaz Bastos, para o segundo mandato do Lula da Silva, Sepúlveda declarou: "é evidente que a corrupção emperra o desenvolvimento do País".
Leia mais:


Por Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quinta-feira, novembro 16, 2006

OTAN DOS BOTOCUDOS


Era só o que faltava. O governo Lula vai propor a criação de uma força militar conjunta da América do Sul, aos moldes da Organização do Atlântico Norte.
O besteirol foi gerado pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos, cujo comando está nas mãos de Osvaldo Oliva Neto, o irmão do senador Aloísio Mercadante.
O delírio terceiro-mundista chegou ao seu auge. Nossas Forças Armadas estão caindo pelas tabelas, com salários aviltados e sem verbas para sua modernização. Mas mesmo assim o governo Lula tem um ataque súbito de grande potência.
N
ão se sabe ainda qual o “inimigo externo” que a OTAN tupiniquim irá combater, ou se ela será uma “polícia da região”. Mas nada justifica a sua formação. Não há uma “unidade bolivariana” na América do Sul, a não ser nos sonhos de Chavez e seus admiradores. A própria OTAN foi criada em uma conjuntura de um mundo bi-polarizado, no qual existia o “Pacto de Varsóvia” e vivíamos o período da guerra fria.
Hoje, os esforços mundiais vão ao rumo do distencionamento, evitando-se a constituição de novos blocos militares.
O governo Lula prestaria um enorme serviço ao país se conseguisse realizar suas tarefas comezinhas. Entre elas, o reequipamento e modernização das Forças Armadas e a proteção de nossas fronteiras. O tráfico de armas e de drogas opera livremente, enquanto as tropas brasileiras ficam aquarteladas e brincam de ordem unida. Por que não deslocá-las para o controle de nossas fronteiras? O Brasil agradeceria.
Antes de sonhos megalomaníacos, queremos que o governo cumpra com suas funções. A segurança aérea está um caos e assistimos ao maior bate-cabeça no “Apagão dos Aeroportos”. Em vez de desperdiçar tempo e dinheiro em besteiras como a criação da OTAN dos Botocudos, o governo já faria muito se encontrasse uma solução definitiva para a crise dos controladores de vôos.
Chega de “Brasil-Grande Potência” ou de delírios como o gasoduto ligando a Venezuela à Argentina, o popular “transpinel”. Por Tibério Canuto/Antônio Sérgio - Pitacos

*
SÓ BANCOS GANHAM COM CONTROLE DA INTERNET
A lei proposta pelo senador do PSDB deve ser objeto de um enérgico repúdio pela sociedade brasileira. Ela só trará benefícios aos bancos e outras instituições financeiras, enquanto apontará cada usuário da internet com um salteador que só se detém pela força da lei, afirma Bajonas Teixeira de Brito Junior, Doutor em Filosofia pela UFRJ.
A proposta do senador Azeredo de controlar a internet só interessa ao setor financeiro e ''deve ser objeto de um enérgico repúdio''. Veja por quê

*
SEM DINHEIRO, IBAMA ESTÁ À BEIRA DA FALÊNCIA
Encarregado de implementar a política de preservação ambiental do país, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está falido.

Todas as suas unidades deviam, até setembro, R$ 26,8 milhões a fornecedores de energia elétrica, combustível e material de escritório, prestadores de serviços e empresas de segurança que fazem a vigilância dos parques federais, entre outros.

Somente para quitar despesas com o funcionamento da máquina administrativa, o instituto gasta por mês cerca de R$ 12 milhões. As dívidas do Ibama chegarão a estratosféricos R$ 63 milhões até dezembro, se as contas não forem pagas. A situação é desesperadora
. Leia mais:

*
COLABORADOR DO IBAMA É ASSASSINADO EM RORAIMA
Traficantes de tartaruga atacaram equipe de fiscais do Ibama no Rio Branco, na região do município de Caracaraí, em Roraima, na terça-feira à tarde. Um colaborador do Ibama morreu na hora; um analista ambiental atingido por tiros caiu na água e até ontem à tarde não havia sido encontrado; outro ficou ferido. Agentes da Polícia Federal e paramédicos deslocaram-se para o local.

“O ataque foi covarde”, informou a superintendente do Ibama em Roraima, Nilva Baraúna. A equipe estava na região fazendo marcação de covas onde tartarugas fazem a desova em praias do Rio Branco, os chamados tabuleiros. Eles retornavam de voadeira – barco pequeno a motor - para o acampamento quando se depararam com os criminosos. “Os traficantes chegaram atirando”, afirmou Nilva.

A equipe do Ibama fazia levantamento dos tabuleiros para definir estratégia de fiscalização. Nesta época do ano, inúmeras tartarugas procuram as praias do Rio Branco para desova e atraem traficantes, que ilegalmente fazem a captura dos animais. Tartaruga e seus ovos viram pratos de banquetes natalinos na região. Último Segundo - IG


*
DEPUTADOS FATURAM ALTO, PUBLICA “EL PAÍS”
Reportagem divulgada ontem pelo jornal espanhol "El País" destaca os privilégios dados aos deputados brasileiros. Ao mencionar os novos parlamentares eleitos no pleito de outubro e que tomarão posse em 2007, o correspondente do jornal no Brasil, Juan Arias, classifica os deputados como "afortunados, do ponto de vista dos privilégios que acumulam", e informa que eles estão entre os mais bem remunerados do mundo.
Regalias – De acordo com a reportagem, entre salários e diárias, cada deputado pode chegar a receber R$ 92,9 mil mensais, enquanto o salário mínimo dos brasileiros não passa de R$ 350.
No final da reportagem, o "El País" alfineta o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ao mencionar uma tentativa de aumento do salário base dos parlamentares. "Contudo, para o atual presidente da Câmara, o comunista Aldo Rebelo, parece que os deputados ganham pouco", diz o jornal.
A referência se deu graças ao projeto apresentado por Rebelo para que o salário base dos deputados de R$ 12.400 seja equiparado ao salário de um membro do Tribunal Supremo (numa referência ao Supremo Tribunal Federal), de R$ 24.200, destaca o periódico, lembrando que o governo Lula da Silva ofereceu recentemente um reajuste de apenas 5% para os aposentados. Diário do Comércio.

*
A VITÓRIA NÃO ZERA O CRIME
“Vamos fechar os jornais.Prefiro ditadura que a imprensa”.
No sábio dizer de Millor Fernandes os petistas roubaram, corromperam e até mataram. Na história da política brasileira o partido atolou-se em lama, deslumbrou-se com o poder para o qual não estava preparado. Gritou durante anos, badernou, protestou histericamente e quando teve sua chance nada fez, além de chafurdar no lodo da corrupção.

Nos últimos quatro anos não se podem contar lá muitas realizações positivas do atual governo. A educação, saúde, a segurança pública, foram alguns setores que pioraram e muito no governo petista.

A imprensa não está inventando quando noticia que o produto mais fértil e abundante no governo Lula foi a CORRUPÇÃO. O mensalão, as cartilhas superfaturadas da Secom, os dossiês criminosos, o desvio de verbas públicas, as suspeitas de corrupção na construção de aeroportos e nas obras de restauração das rodovias, estão sendo investigadas pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério Público.

Como sempre faz quando se anuncia um escândalo o governo tentou pressionar o Tribunal de Contas para “abrandar” o caso das cartilhas e até apressou a saída do “China” (Luiz Gushiken) como se sua demissão eliminasse o crime.

Os auditores do TCU ficaram alarmados com o tamanho da irresponsabilidade cometida na vizinhança do gabinete presidencial no Palácio do Planalto. O prejuízo causado aos cofres públicos passa dos 11 milhões de reais. O ministro relator do processo, Ubiratan Aguiar, declarava esta semana quando o plenário aprovou por unanimidade a abertura de uma investigação formal: “ Minha pressão foi a 17 e estou indo ao médico”. Fazia referência ao resultado das pressões externas feitas por agentes da base aliada do governo.

O presidente Lula, do alto de sua fanfarronice, desdenha o Tribunal de Contas e declara: “"Não é uma posição do TCU, porque ele faz isso desde que existe", afirmou. "É importante que continue fazendo, porque queremos utilizar o Tribunal de Contas, o Ministério Público, a Polícia Federal , como instrumentos para ter uma política transparente no Brasil. “Não vejo nenhum problema”.
Como se fôssemos tolos e ele o senhor dessas instituições que vasculham o seu governo na rota da corrupção e da ladroagem explícita. Todos sabemos que o PT e também a “trupe governista” não desejam, de verdade, a apuração dos fatos, pois sabem onde e a quem vão atingir. Como se sabe ainda que não desejam o convívio com uma imprensa livre e independente. Preferem e desejam a imprensa “chapa branca”. Aquela que bajula, é subserviente e submissa ao dinheiro sujo da bandalheira estrelada.
Não pensem o presidente Lula e seus companheiros do Partido dos Trabalhadores que os 58 milhões de votos obtidos no segundo turno das eleições vão “indultá-los” dos crimes supostamente perpetrados contra os cofres públicos. A oposição responsável tem o significante papel de agir imediatamente, sem perder tempo, cobrando das instituições a apuração rigorosa de todos os processos em andamento.
Saíram vitoriosos na decisão soberana das urnas e o desgoverno continua, mas...a vitória não zera o crime! Por Pedro Oliveira - Jornalista e Presidente do Instituto Cidadão.



*
O PSICÓLOGO MTB DÁ SEU DIAGNOSTICO: PAÍS VIVE “ESTRESSE PÓS-ELEIÇÕES”
Durante participação na abertura do XIX Congresso Brasileiro de Magistrados, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, declarou que o Brasil está vivendo um período de "estresse pós-eleições".
"É um estresse assim, houve perdedores, houve gente que esperava ganhar e perdeu", disse.
No entanto, Thomaz Bastos garantiu que o presidente Lula não está estressado. "O presidente não está nem um pouco estressado. Com 59 milhões de votos é difícil alguém ficar estressado. Ao contrário, ele está muito alegre pela grande vitória que obteve."
Ao comentar os ataques recentes à liberdade de imprensa, o ministro reafirmou que "o governo tem o maior respeito pelo poder da imprensa e pela liberdade da imprensa". Bastos voltou a informar que deixará o ministério no final do primeiro mandato de Lula. "O presidente vai escolher outro ministro da Justiça para o próximo mandato." – Congresso em Foco


Por
Gaúcho/Gabriela (movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quarta-feira, novembro 15, 2006

O PREÇO DA LIBERDADE, É A ETERNA VIGILÂNCIA.

VIGILÂNCIA, SEMPRE



"A história nos ensina que (...), dentre os homens que derrubaram as liberdades das repúblicas, a maior parte começou sua carreira bajulando o povo; começaram demagogos e acabaram tiranos”.
A história, por sua dimensão e importância, é um dos grandes instrumentos de que o Homem dispõe para compreender o momento presente pelas lições que os fatos passados nos prestam.

Quando Jeanne Marie Roland de la Platière, ou simplesmente Madame Roland, ao ser guilhotinada pelos Jacobinos, na Revolução Francesa (1789), exclamou: "Oh! Liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome", ela estabeleceu, numa frase, uma grande síntese de fatos históricos repetitivos até então conhecidos pela humanidade e que mostram os desvios e loucuras cometidos por muitos que colocaram em risco a própria vida em defesa da liberdade, mas, quando vitoriosos e no comando do poder esqueceram de preservá-la, negando-a aos cidadãos mais humildes. Por, Senador Almeida Lima - A Tribuna Online
Leia mais


*
MÃE DOS RICOS
O blog de oposição Venezuela Crisis (www.vcrisis.com) mostra a tal elite de que Lula e Chávez tanto se queixam: os “olicargas bolivarianos” pousam seus jatinhos no aeroporto militar de Caracas por “segurança”, passam direto pela alfândega e consumiram US$ 100 milhões em scotch, este ano. Por. C. Humberto


*
EX-MINISTRO DA BOLÍVIA ACUSA PETROBRÁS DE EXPLORAR A BOLÍVIA
Ex-ministro de hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, pediu aos congressistas bolivianos que sejam mais rigorosos com as transnacionais de petróleo com investimentos no país. Na carta aberta ao Parlamento, a Petrobras foi o principal alvo de suas críticas.
A empresa brasileira é condenada por ele por querer "contabilizar" as reservas de gás - "que continuará explorando na Bolívia" - nas suas ações nas bolsas de valores e pelo "contrabando" de hidrocarbonetos, entre outras irregularidades. Leia mais:
*
COM SALÁRIO E BENEFÍCIOS, SENADOR CUSTA ATÉ R$ 120 MIL POR MÊS

O salário mensal é de R$ 12.720, mas senadores têm direito a verba de até R$ 80 mil por mês para contratar assessores e R$ 15 mil para gastos no escritório do estado, entre outros benefícios.
Além do salário mensal, cada senador pode receber mais três salários extras (13º, 14º e 15º), R$ 2.750 para auxílio moradia ou residência oficial, R$ 15 mil por mês para gastos no escritório do estado e até 80 mil por mês para contratar funcionários comissionados.

Eles também podem gastar uma verba mensal por mês em correios. Também não há limite de gastos para os telefones fixos do gabinete e celulares dos senadores. Leia mais:

*
OS COVEIROS DA CPI - STF PODE DEIXAR MENSALEIROS IMPUNES

Enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) há um ano e três meses, o inquérito que apura o pagamento de mesadas a parlamentares está longe de chegar a uma conclusão. O relator do inquérito, ministro Joaquim Barbosa, afirmou ontem que só em 2007 o tribunal vai decidir se será aberta uma ação criminal contra os 40 suspeitos de participação no esquema do mensalão. 'Para este ano é impossível', disse.
Até agora, o ministro determinou apenas a realização de diligências pedidas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Entre essas diligências, estão quebras de sigilo e interceptações telefônicas. Os investigados encaminharam defesa prévia ao STF, mas ainda não foram sequer ouvidos. Leia mais:


*
“OPOSIÇÃO DEVERIA REAGIR” - O NOVO BOLÍVAR: GRAMSCI

Para combater politicamente a hegemonia gramscista no País, os partidos de oposição e as entidades não-alinhadas à esquerda devem defender as liberdades individuais e econômicas. Essa foi a tônica principal da reunião plenária de ontem da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que teve como palestrante convidado o escritor e general da reserva Sergio Augusto de Avellar Coutinho.
O escritor fez uma explanação sobre as forças de esquerda no País, a partir de seu livro "A Revolução Gramcista no Ocidente". Um resumo do livro foi publicado em número especial da revista "Digesto Econômico", da ACSP, que foi distribuída aos associados e convidados na reunião. Por Sergio Kapustan - MidiaSemMascara.org Leia mais:


*
SEMANA DE PROTESTO E BOICOTE DA CLASSE MÉDIA

Está circulando uma proposta pela Internet a todos da esquálida classe média, para aderirem ao boicote de protesto contra o descaso que tem sofrido por parte dos nossos governantes.
“Estamos cansados de pagar o "pato"; sempre que o governo quer arrecadar recurso e encher os cofres públicos, nós somos as primeiras vítimas. Nós somos obrigados a cumprir com nossas obrigações, pagando impostos, taxas, etc.

No entanto quando precisamos do retorno por parte do governo, ficamos abandonados. Se quisermos ter direito a saúde temos que pagar, assim também como educação de nossos filhos e outras despesas das quais teríamos direito de gozar gratuitamente. Somos nós, os grandes responsáveis pelo crescimento desse país.

No entanto a classe média vem sendo esquecida pelos governantes. Não há programa, por exemplo, de habitação para classe média; quando queremos adquirir um imóvel temos que suportar as condições oferecidas pelo mercado, mas na hora de cobrar imposto sobre o imóvel ninguém quer saber do tamanho de sua dívida, você tem que pagar em detrimento de qualquer coisa.

Vamos dizer isto ao governo. Vamos lembrar ao Lulla que os salários da classe "desfavorecida", como ele costuma dizer, são pagos direta e indiretamente por nós, pois os ricos investem os seus milhões em paraísos fiscais e aplicam o seu dinheiro em países com economia mais estáveis”.

VAMOS FAZER UMA SEMANA DE PROTESTO! COMO SERÁ?
Nesta semana você que se considera classe média vai evitar, se possível, pegar táxi, ir a restaurante, não irá ao salão de beleza, cinema, teatro, bingos, não fará compras de roupas sapatos, etc.

A SEMANA ESCOLHIDA TERÁ INÍCIO NO DIA 20 E TERMINARÁ NO DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2006
*
COMENTÁRIO:
O imprevisto não é impossível. É uma carta que entra sempre em jogo. Os não alinhados com está esquerda VAGABUNDA, USURPADORA E INVEJOSA, podem recorrer a esta premissa, com o apoio de grupos de advogados que tenham a coragem de assumir esta campanha.

Impostos depositados só em juízo. Nada disto é impossível. A única coisa que falta a esta oposição é a CORAGEM E VONTADE de colocar nosso país no rumo.

Não suportamos mais ouvir que Lula ganhou e que temos que aceitar isto de cabeça baixa. Ele não tem moral e nem ética para nos representar. “Quer dizer que nós, da “ ELITE DECENTE”, pagamos a conta e temos que nos contentar com a idéia de que a Democracia é isto? Roubo, indecência, mentira, autoritarismo etc.etc.

Se houver lideranças que assumam seu papel e que respeitem os 40 milhões de eleitores-contribuintes insatisfeitos, nós devolvemos esta escória, esta “elite” INDECENTE, para o seu devido buraco.

Só não vale OMISSÃO, NEGOCIATAS e CONIVÊNCIAS! Não nos ofendam senhores! Por Gabriela/Gaúcho (movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

terça-feira, novembro 14, 2006

BOLIVIANOS E BOLIVIANAS DO BRASIL...

Lula chamou os venezuelanos de bolivianos. Gafe, claro.
Mas e daí? Como ele disse, o povo que o elegeu no Brasil é o mesmo que elegerá Chávez na Venezuela e escolheu Evo Morales na Bolívia.


Então tá certo. É tudo a mesma coisa. Aliás, não vejo a hora de o Apedeuta mudar a forma como se refere aos brasileiros e brasileiras. Chega desse papo de “companheiros” e “companheiras”. Vou lançar a moda. Até quando for ele o presidente da República, devemos nos referir aos nossos compatriotas como “bolivianos” e “bolivianas”. Por Reinaldo Azevedo

*

DOIDO DA PONTE

Não satisfeito com a segunda ponte inaugurada ontem, financiada pelo BNDES o presidente Hugo Chávez anunciou a terceira, a “Mersocul”, a cargo da brasileira Odebrecht. Custará US$ 1,2 bilhão. Por C. Humberto

*

LULA ATACA A IMPRENSA EM PAÍS EM QUE ELA ESTÁ SOB CENSURA

Se alguém tem ainda alguma dúvida de que o alinhamento de Lula com o ditador Hugo Chávez é maior do que parece, basta observar o aspecto mais indigno de sua fala: o presidente brasileiro criticou a imprensa venezuelana, que vive sob censura — é bom deixar claro — e disse que ele, no Brasil, foi vítima das mesmas injustiças.
Logo, levando-se o paralelismo até o fim, é razoável supor que Lula pretenda fazer com a mídia no Brasil o que o coronel bufão faz em seu país.
Aliás, os jornalistas que lhe puxam o saco (e sabem por que o fazem) defendem que ele realmente imite o seu colega neste particular. Ah, é claro: o Babalorixá também se disse perseguido, a exemplo de Chávez, pelo preconceito das elites.
A Febraban deveria emitir uma nota pedindo a Lula que não seja injusto. Depois que ele prometeu mudar a sua relação com a imprensa:
- jornalistas já apanharam de petistas;
- jornalistas da Veja foram intimidados na Polícia Federal;
- Marco Aurélio Garcia fez severos ataques à imprensa;
- dois números de telefone da Folha tiveram o sigilo quebrado;- o presidente da República ataca a imprensa em país em que ela vive sob censura. Por Reinaldo Azevedo



*
RADIOBRÁS AINDA NÃO ESTÁ DÓCIL O SUFICIENTE

Presidente da estatal põe cargo à disposição; petistas querem torná-la instrumento mais dócil ao governo

Eles querem aproveitar a reforma ministerial para mexer na direção da Radiobrás. A estatal de comunicação do governo não é suficientemente "aparelhada", segundo esses petistas.

Eles defendem que ela faça mais publicidade dos atos oficiais, reduzindo espaço para críticas de oposicionistas feitas em discursos no Congresso. O Estado de São Paulo – Leia aqui


*

A GRANDE FAMÍGLIA – O IRMÃO

Quem vai ficar no lugar do ex-ministro Gushiken no tal Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República é Oswaldo Oliva Neto, 53 anos.

Coronel de Artilharia do Exército, ele é irmão do semandor petista Aloísio Azevedo. Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, chefiou o Centro de Monitoramento Territorial por Satélites do Comando de Operações Terrestres, e vinha trabalhando junto a Gushiken como secretário-geral do tal órgão.


*

SERÁ O BENEDITO?

Quem está cotado para assumir o comando do Exército, na segunda gestão Lula é o general de Exército José Benedito Barros Moreira, autor do polêmico convite ao líder do MST, João Pedro Stedile, para participar da atividade do II Encontro da ESG com as universidades.

Nos bastidores do Forte Apache, o nome de Barros Moreira aparece como forte na lista do Alto Comando para chefiar o Exército na próxima gestão Lula. Blog do Serrão


*

“O CIRCO AÉREO DE MONTY PHYTON”

Um dos passageiros do jato Legacy que colidiu com o boeing 737-800 da Gol no último dia 29 de setembro, o jornalista norte-americano Joe Sharkey atacou o ministro da Defesa do governo Lula, Waldir Pires.

Em seu blog na internet, Sharkey critica Pires por manter os pilotos Joe Lapore e Joseph Palladino no Brasil. Site Diego Casagrande - ..
Leia:


*

VALE ENTRA NA OEA CONTRA GOVERNO BRASILEIRO

A Companhia Vale do Rio Doce entrou ontem com uma petição contra o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos (OEA). Esta é a primeira vez que uma empresa brasileira entra com esse tipo de ação na Comissão Interamericana da Defesa de Direitos Humanos da OEA.

De acordo com a mineradora, o governo não vem cumprindo suas obrigações com os índios. Neste ano, as instalações da Vale foram invadidas três vezes por comunidades indígenas.

No documento, a empresa reclama da ausência de uma política pública voltada para o índio e solicita que o governo brasileiro adote medidas para evitar novas invasões. Congresso em Foco

*
SE O JULGAMENTO DE SADDAM FOSSE NO BRASIL

Se o seu julgamento fosse no Brasil, em pouco tempo Saddam Hussein seria visto ao sol, nas areias de Copacabana, rodeado de mulatas e tomando caipirinha. Por Cândido Prunes - MidiaSemMascara.orgLeia aqui


Por Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

segunda-feira, novembro 13, 2006

A POBREZA DE LULA

A pesquisa do PNUD que rebaixou o Brasil no Índice de Desenvolvimento Social (IDH) é a prova de que conservar a pobreza, por meio de programas populistas como o Bolsa Família, é que dá voto.

E não o contrário demonstrou o senador Cristovam Buarque ao saber da vergonhosa notícia.
Cristovam explicou que o benefício do Bolsa Família tem três ingredientes infalíveis na manutenção da escravidão eleitoral: 1. é imediato. O sujeito não tem que esperar nada. Terminado o mês, recebe em espécie; 2. é pessoal. Não é o coletivo quem ganha, mas a pessoa, que jamais esquece quem paga; 3. repete-se todos os meses. É diferente das conquistas da cidadania, como o esgoto, por exemplo, que se leva uma só vez.

Quando um governo constrói uma escola, instala uma rede de esgoto, põe água e luz nas casas de um bairro da periferia, o eleitor acha aquilo maravilhoso nos dez primeiros dias. Depois, esquece, incorpora aos seus direitos de brasileiro que paga imposto. O que é péssimo para um político mal intencionado.

O governo sabe como funciona um programa capaz de oferecer uma porta de saída aos pobres, como o Bolsa Escola, que exigia a freqüência às aulas (só pagava para quem estudava), era comandado pelo ministro da Educação e impunha rigorosa fiscalização. Tanto que o transferiu do MEC para o ministério encarregado da assistência social.

Agora que o Ipea demonstrou que a tal melhora na distribuição de renda não é bem assim; que o Gustavo Patu, da Folha de São Paulo, provou que Lula reduziu os recursos para a educação de 1,7% do PIB ao ano do governo FHC para 1,6%; que a ONU advertiu que o Brasil tem condições de avançar mais depressa no IDH, mas não avança, por que você reelegeu o responsável por tudo isso?

Informação sobre o que estamos falando aqui sempre houve com fartura. Conhecer Lula, você conhecia (não estou falando de mensalão, sanguessuga, dossiê). Eu digo é o social, o social! Nem a lengalenga de que não havia alternativa você tem. Qual é a sua desculpa? NOBLAT – Por José Negreiros

*
ATÉ COMIDA, BRASILEIRO PAGA A PRAZO. É O ESPETÁCULO DE LULA
Pequenas e grandes redes adotam cartão de crédito próprio para facilitar o parcelamento, sem juro, da compra. Prazo já chega a 100 diasMais da metade da venda do supermercado já é a prazo. Depois dos eletrodomésticos, eletrônicos, carros e materiais de construção, agora é a vez de comprar alimentos com pagamento a perder de vista e com cartão do próprio varejista.
Há supermercados que oferecem até 70 dias para quitar numa única vez a fatura. Outros parcelam em três vezes e o prazo total pula para 100 dias. Isso significa que o brasileiro pode levar para casa comida hoje e pagar só no ano que vem. Márcia De Chiara - O Estado de São Paulo LEIA MAIS :
*
PROJETO QUE ALTERA LEI DE IMPRENSA
Senado discute projeto que coíbe a divulgação de informações "potencialmente" ofensivas à honra

Uma proposta que tramita na Comissão de Educação do Senado pode apimentar ainda mais a relação do governo Lula com a imprensa. É que os senadores estão discutindo um projeto que altera a Lei de Imprensa para coibir a divulgação, pelos meios de comunicação, de informações "potencialmente" ofensivas à honra. Congresso em Foco.
Leia mais
*
Lei no Senado Resgata a Soberania do Brasileiro
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM RECALL?
É o direito cívico que o brasileiro ainda não tem. É o direito do eleitor de cassar o mandato do político traidor, infiel, corrupto, inepto e omisso antes de terminar o mandato. Representa a verdadeira soberania do povo, e agora, estamos mais próximos de implantá-la no Brasil.
Aplicada em muitos países, (desde os EUA, Suíça, até a Uganda) essa lei difere de um lugar para outro, e é claro que tem seus aspectos polêmicos:
Foi através de um sistema mais ou menos similar, que ocorreu o referendo revogatório presidencial movido com o apoio da oposição, que acabou sagrando a vitória e permanência do Hugo Chaves na Venezuela.
Mas, foi também um Recall promovido pela população, que derrubou o governador Davis Gray, da Califórnia e elegeu o astro do cinema Arnold Schwarzenegger - o qual assumiu o governo, fora do período eleitoral.
E, também, foi um Recall que recentemente provocou a queda de parlamentares no Canadá.
Se não confiamos na credibilidade das urnas, o assunto torna-se ainda mais polêmico como foi e continua sendo, o caso Venezuelano.


A BOA NOTÍCIA
Já existem três PECs (Propostas de Emenda Constitucional) em andamento no Senado, visando a implantação do Recall no Brasil. Conheça os textos:
PEC baseada na proposta de Fábio Konder


OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS:
Certamente que a aprovação dessa emenda será dificultada pela maioria dos nossos eleitos nos três Poderes e dificilmente passará pelo sistema corrupto que aí está.

Mas, é justamente aqui que entramos como cidadãos. A única forma de sermos vitoriosos é mostrando "a nossa cara" e a nossa vontade, exercendo o direito de INICIATIVA POPULAR, previsto no art. 14 da Constituição Federal e participando de Movimentos de Cidadania sólidos junto ao Congresso.
*
COMO PARTICIPAR? ACESSE OS ENDEREÇOS ABAIXO:

O RECALL BRASIL promovido pelo Movimento Ético Brasileiro - Move Brasil.
A Comissão de Defesa da República e da Democracia patrocinada pela OAB e de autoria do professor Fábio Comparato.
Outra forma significante de nos expressarmos, é escrevendo para o Dep. petista RUBENS OTONI (dep.rubensotoni@camara.gov.br), relator do Projeto de Reforma Política na Câmara, solicitando que promova Audiências Públicas para debate do projeto com a Sociedade Civil Organizada.
O Projeto da Reforma Política em andamento, nem de longe contempla a nossa soberania ou menciona a lei do Recall.

Entretanto, se "todo poder emana do povo e em seu nome é exercido", é justo que o povo possa retirar do poder os que nele colocou.


VAMOS PARTICIPAR E DIVULGAR!


Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

domingo, novembro 12, 2006

LULA JANTA COM PROCURADOR QUE DENUNCIOU “QUADRILHA”


Nos quatro primeiros anos de presidência, Lula esquivou-se de freqüentar os lugares públicos de Brasília. Nas horas de folga, reuniu os amigos ora no Alvorada ora na Granja do Torto. Na bica de inaugurar o segundo mandato, Lula II emite sinais de que a coisa pode ser diferente doravante.


Deve-se ao repórter Sandro Lima (assinantes do Correio) a descoberta de uma escapada noturna do presidente.
Deu-se na última quarta-feira. Reuniu-se com um grupo de amigos em torno de uma mesa do Rosental, um restaurante simples, de boa cozinha, na Vila Planalto, um bairro próximo ao Palácio do Planalto. Rosental foi cozinheiro do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Já morreu. Hoje, as panelas da casa de pasto são comandadas pela viúva, dona Lúcia.

Na noite de quarta, Lula deixou o Planalto por volta de 22h. Foi direito para o restaurante. A proprietária espantou-se com sua chegada. Dona Lúcia recebera um telefonema de Gilberto Carvalho. O chefe-de-gabinete de Lula freqüenta amiúde o restaurante. Pediu-lhe que reservasse mesa para dez. Mas não informou que Lula seria um dos comensais. Ao chegar, acompanhado da mulher Marisa, o presidente foi à cozinha. Cumprimentou a proprietária, posou para uma foto, beliscou um torresmo e dirigiu-se à mesa.

Ali, aguardavam-no os deputados petistas Sigmaringa Seixas (DF), José Eduardo Cardozo (SP) e Luiz Eduardo Geenhalgh (SP); o advogado-geral da União, Álvaro Ribeiro da Costa; além, veja você, do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza; e do ministro do STF Sepúlveda Pertence.

Ribeiro da Costa cuida de defender o governo em seus apertos judiciais. Antonio Fernando é o autor da denúncia do mensalão, aquela que empilhou acusações contra os integrantes da “quadrilha” dos 40. Pertence é um dos onze juízes incumbidos de julgar a peça. Freqüenta a lista de ministeriáveis de Lula. Está cotado para a pasta da Justiça. É no mínimo curioso que o denunciante e o juiz tenham se animado a dividir a mesa com o presidente ‘Não sei de Nadinha’ da Silva. Diz-se que o mundo é pequeno. Pois Brasília é menor ainda.

De entrada, deglutiu-se na mesa do presidente tira-gosto de lingüiça com mandioca. Em seguida, serviram-se rabada, carré à mineira, galinha ao molho pardo e picanha. Os pratos fizeram-se acompanhar de quiabo, polenta, jiló, couve e abobrinha. Também a conversa girou em torno de abobrinhas. Dona Lucia conta que Lula debulhou-se em elogios à rabada. “Gostei muito e voltarei em breve”, teria dito. Quem serão os próximos acompanhantes? Blog do Josias

*
O SACI, A JABUTICABA E O COMUNISTA
A invenção da Dança da Pizza, apresentada intempestivamente ao país no início do outono, foi a segunda explosão de originalidade da deputada Ângela Guadagnin. A primeira ocorrera em meados de 2003, quando a ex-prefeita de São José dos Campos, eleita pelo PT paulista, propôs a instituição do Dia do Saci.

Na campanha eleitoral deste ano, em busca de mais um mandato, Ângela prometeu esquecer a vida de bailarina para dedicar-se à valorização do mito brasileiríssimo. Não deu certo. Os votos que a dança lhe tirou não foram repostos por um cabo eleitoral preto, pobre, pequeno e perneta. Ângela Guadagnin acabou barrada no baile das urnas.

Nem por isso a luta pela criação do Dia do Saci ficará sem padrinhos. Reeleito pelo PCdoB de São Paulo, o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, mantém desfraldada a bandeira que a companheira costurou. Comunista de ascendência maoísta, mas também nacionalista furioso, Rebelo, encampou com entusiasmo de escoteiro o projeto de Ângela. O Saci não será esquecido.

Já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, o texto espera o parecer da Comissão de Constituição e Justiça. Uma aparição do Saci no Congresso seria menos espantosa que a discurseira de Rebelo em favor do afilhado. “O Saci é uma barreira contra os estrangeirismos”, explica no projeto.

“É uma força de resistência cultural à invasão dos x-men, dos pokemons, os raloins, e os jogos de guerra”, argumenta Rebelo. “E só no Brasil existe o Saci”. Poucas coisas existem só no Brasil. Além do Saci, tínhamos até recentemente só a jabuticaba. Agora temos também Aldo Rebelo.
Não existe em qualquer lugar do planeta outro devoto do regime de partido único que tenha sido ministro da Integração Política de um governo democrático. Isso só dá no Brasil. Não existe em nenhum lugar do mundo civilizado um comunista de carteirinha na presidência da Câmara.

Isso só dá no Brasil. A Era Lula conseguiu produzir, com o nome de Aldo Rebelo, a jabuticaba dos pomares da política, o Saci da floresta legislativa. O PCdoB velho de guerra tem razão: tamanha singularidade merece lugar cativo no elenco principal do Planalto.

O PCdoB foi um fiasco nas urnas, é verdade. Votos, não tem. Parlamentares, pouquíssimos. Governadores e senadores, nenhum. Mas tem uma história. E tem, sobretudo, Aldo Rebelo. Por isso, não deixa por menos: ou o companheiro vira ministro ou continua presidente da Câmara.

Docemente constrangido, Rebelo informa que nada reivindica. Mas está pronto para servir ao país, como tem feito desde os tempos de presidente da UNE. Nascido em Alagoas e agora reeleito por milhares de paulistas, considera-se uma figura nacional. Aceita um ministério, claro. Mas preferiria ficar onde está.

Tem chances. Lula gosta da idéia: Rebelo não é de criar problemas. E poucos parlamentares fazem restrições ao companheiro. É difícil brigar com quem só briga pela instituição do Dia do Saci. Por Augusto Nunes no Jornal do Brasil



*
DEPUTADOS PREPARAM AUTO-REAJUSTE SALARIAL DE 90,7%
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), decidiu levar a voto até o final de dezembro uma proposta pouco palatável. Prevê o aumento do salário dos deputados. O auto-reajuste deve elevar os vencimentos de cada um dos 513 deputados de R$ 12.847 para R$ 24.500 - um acréscimo de 90,7%.

Em conveniente surdina, Aldo iniciou na última semana uma série de contatos aos líderes partidários e a políticos influentes de todas as legendas. Informou que vai levar a proposta de aumento à mesa diretora da Câmara, a quem cabe submeter o tema ao plenário. Antes, sente o pulso dos colegas. Busca uma maneira de apresentar o reajuste à opinião pública.

Uma vez aprovado na Câmara, o aumento será imitado pelo Senado. A maioria dos 81 senadores também deseja ver os contracheques tonificados. A providência se espalhará em seguida, num inevitável efeito cascata, pelas assembléias legislativas e câmara de vereadores de todo país.
Blog do Josias



*
CLASSE MÉDIA À DERIVA
Segmento é responsável por 50% do PIB nacional, paga cada vez mais tributos e recebe pouco em troca. Está vivendo crise de renda, de empregos e de perspectivas. A classe média perdeu mobilidade social, paga a maior parte dos impostos e gasta cada vez mais com serviços que, teoricamente, o Estado deveria fornecer.

O resultado dessa conjunção de fatores é que esse segmento da população, que na definição convencional engloba as classes A e B, excluindo os mais ricos, é hoje o mais insatisfeito da pirâmide social brasileira.

Além de se ver sobre taxada e excluída das prioridades do Estado, a classe média é particularmente sensível aos escândalos de corrupção que campearam tanto no Executivo quanto no Legislativo nos últimos anos - e com particular intensidade no governo Lula.

Segundo especialistas, as perspectivas da classe média não são mais animadoras do que a sua situação presente. Ricardo Ismael, cientista político da PUC-Rio, nota que o modelo de ajuste do Estado adotado no Brasil desde o governo Fernando Henrique Cardoso é altamente prejudicial à classe média.

De um lado, a carga tributária vem crescendo incessantemente, saindo de 25% do PIB em meados da década de 90 para os atuais 38%. A classe média, naturalmente, é a que mais contribui para pagar essa conta.

Na década de 70, uma típica família de classe média brasileira comprometia 7% da sua renda, equivalente a 25 dias de trabalho por ano, com a aquisição de serviços como educação, saúde (planos e despesas), segurança, previdência privada e pedágio.

Em 2006, o custo desses serviços, que são normalmente fornecidos pelo Estado e, em grande parte, gratuitos, já comia 31% da renda da classe média, ou o equivalente a 113 dias de trabalho por ano. Estadão -
Leia mais:


*

COMENTÁRIO:
E assim, caminha a Tupiniquilândia: Entre Sacis, torresmos e rabadas...nós, a classe média, vamos emprestando forçosamente o traseiro para esta falta de vergonha sem limites.

E, agora, como será? Se, quem nos autorizou a chamar o Lula de “chefe de quadrilha” - agora aparece sentado à mesa, ao lado direito do “pai”, se lambuzando no quiabo? É de matar! Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)