movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, julho 21, 2007

AS AUTORIDADES SÃO OUTRA CATÁSTROFE

A MÍMICA DOS INDECENTES

Funcionários da Infraero, a estatal responsável pela administração dos aeroportos, riem durante 5 minutos, sem parar, diante da tragédia, indiferentes à cena aterradora dos corpos carbonizados sendo retirados dos escombros. Por Diego Escosteguy e Otávio Cabral – Revista Veja

Congonhas, pouco depois das 3 e meia da madrugada de quarta-feira. Da cabeceira da pista, debaixo de uma garoa forte, um grupo de funcionários da Infraero observava o trabalho dos bombeiros. Naquele instante, as chamas estavam praticamente extintas e começava a etapa mais dramática de toda tragédia – o resgate dos corpos das vítimas. O grupo estava a aproximadamente 100 metros do local onde o Airbus explodiu depois de se chocar com o prédio da TAM.

Um dos funcionários da Infraero, João Brás Pereira, supervisor do aeroporto, tinha uma visão privilegiada da tragédia. Do lugar em que estava do alto, era possível enxergar com clareza um cenário capaz de despertar sentimentos variados, como tristeza, dor, revolta ou consternação. Mas ele e os outros funcionários da Infraero estavam rindo. Apontavam para o lugar da tragédia, faziam algum comentário e riam. Riram durante quase cinco minutos, até perceber que estavam sendo fotografados. A Infraero é a estatal responsável pela administração dos aeroportos do país. Está na linha de frente na escala de responsabilidade pelo caos aéreo que assombra o Brasil há mais de dez meses. Não se sabe exatamente do que os funcionários da estatal achavam graça. Certamente não era – é melhor acreditar – dos corpos carbonizados ou da destruição provocada pelo acidente.

Brasília, pouco depois das 8 da noite de quinta-feira, dois dias depois do acidente. No 3º andar do Palácio do Planalto, o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e seu auxiliar, Bruno Gaspar, foram flagrados assistindo e comemorando uma notícia do Jornal Nacional, da Rede Globo, que apontava uma possível falha mecânica no avião da TAM como provável causa do acidente – o que, só na fantasia deles, livraria o governo de qualquer responsabilidade.

Felizes e sem saber que havia uma câmera apontada para eles, Marco Aurélio Garcia e o auxiliar extravasaram sua satisfação com gestos obscenos. Informado do flagra, o assessor do presidente, inicialmente, negou a comemoração, mas, confrontado com as imagens, disse que os gestos eram uma reação privada captada de maneira clandestina pela televisão. Ou seja, ninguém tinha nada a ver com aquilo.

Depois, em nota, tentou politizar o episódio: "O sentimento que extravasei em privado foi e é de repúdio àqueles que trataram sordidamente de aproveitar a comoção que o país vive para insistir na postura partidária de oposição sistemática a um governo duas vezes eleito pela imensa maioria do povo brasileiro". Traduzindo: o importante para o assessor presidencial é mostrar à sociedade que o governo nada tem a ver com o acidente. O resto – os mortos, a tragédia, o caos aéreo – é mero detalhe. Top, top, top para quem não concordar.

A cena dos funcionários da Infraero rindo diante do horror e a mímica grotesca dos assessores presidenciais personificam não só o escárnio como também a desídia com que as autoridades governamentais têm enfrentado o problema do caos aéreo desde seu início, em outubro do ano passado. A culpa pelo acidente da TAM pode ser da pista inacabada de Congonhas, de um defeito mecânico do avião, de um erro do piloto, da chuva, do acaso, de tudo isso combinado. A única certeza é a parcela de responsabilidade do governo pela tragédia. Da manutenção dos aeroportos à fiscalização dos aviões, tudo passa – ou deveria passar – pelo crivo dos órgãos federais que cuidam da aviação. Revista Veja.

PARA LULA, GESTO OBSCENO DE MAG FOI UMA “INFELICIDADE, UM ACIDENTE DE PERCURSO”- ESTÁ PERDOADO É CLARO
O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, pediu ontem desculpas pelo gesto obsceno feito na quinta-feira à noite. Apesar de ter ficado aborrecido com o episódio, o Lula da Silva não repreendeu Garcia. Lula encarou o episódio como "uma infelicidade, um acidente de percurso" e pediu ao chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, que tranqüilizasse o subordinado. Para Lula, o episódio está sendo superdimensionado. "Foi uma infelicidade, mas essas coisas acontecem", comentou o presidente. O Estado de São Paulo

FAMÍLIAS DE VÍTIMAS PODEM NÃO TER CORPO A VELAR
Várias famílias de vítimas do vôo 3054 da TAM podem não conseguir enterrar seus mortos. No IML, muitos estão recebendo dos peritos a triste notícia de que a identificação do corpo pode ser
impossível ou demorar anos. Há corpos totalmente carbonizados, nos quais nem exame de DNA será capaz de ajudar na identificação. A dor da perda e a falta de um corpo a velar fazem a tragédia do Airbus se tornar ainda mais cruel – se é que isto é possível.

Enquanto isso...
LULA PEDE SERENIDADE AOS BRASILEIROS E AFIRMA QUE TRÁFEGO AÉREO É SEGURO
Depois de três do acidente, Lula aparece numa gravação e diz: "Peço serenidade a todos os brasileiros. Nosso sistema aéreo, apesar dos investimentos que fizemos na expansão e na modernização de quase todos os aeroportos brasileiros, passa por dificuldades. E seu maior problema hoje é a excessiva concentração de vôos em Congonhas", disse ele.
Repetidas vezes, Lula afirmou que o sistema de tráfego aéreo brasileiro é seguro.

LULA MUDOU O DISCURSO EM CIMA DA HORA
O estadao.com.br apurou que o Lula da Silva e sua equipe
modificaram o tom do discurso do presidente, após o polêmico gesto obsceno que seus assessores fizeram ao assistir a uma reportagem que mostra que uma das possíveis causas da tragédia com o Airbus A 320 da TAM teria sido causada por um defeito mecânico.

PRONUNCIAMENTO DE LULA NA TV É ADMISSÃO DE INÉRCIA - Por Josias de Souza
Lula mencionou cinco medidas, detalhadas a
toque de caixa. Disse que se destinam a "diminuir os riscos de novas tragédias". Deixou no ar uma pergunta incômoda: por que só agora, depois da ocorrência da maior tragédia aérea do país? Todas as providências mencionadas por Lula eram reclamadas por especialistas do setor. Nenhuma autoridade do governo as ignorava. No entanto, a gestão Lula demorava-se em adotá-las. Até o momento em que teve de fazer por pressão o que não fizera por obrigação.

O presidente age com o pragmatismo que lhe é peculiar. Mercê das informações que recebeu da Aeronáutica, aposta que as caixas pretas do avião da TAM não contêm informações capazes de deixar mal o governo.

POR QUÊ?
GOVERNO CENSURA CONTEÚDO DE CAIXAS-PRETAS
Começa análise de caixas-pretas nos EUA
As duas caixas-pretas do Airbus A320 da TAM começaram a ser examinadas ontem pelo Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos. A previsão é de que o trabalho seja concluído até quarta-feira.

O conteúdo das caixas poderá determinar se o avião estava rápido demais ao se aproximar da pista, se o reverso atrapalhou o pouso e por que o piloto tentou arremeter. "Em horas, os investigadores vão transcrever o conteúdo do gravador de voz do cockpit e do gravador de dados de vôo", disse ao Estado o especialista Ross Aimer, da consultoria Aviation Experts. O conselho americano não poderá divulgar as transcrições até o fim da investigação.

As caixas-pretas (na realidade, cor de laranja) ficam na cauda do avião e foram resgatadas intactas. O gravador de voz registra os últimos 30 minutos de conversas no cockpit, a comunicação com a torre e os ruídos das turbinas. O gravador de dados mostra velocidade, direção e vento. Registra entre 18 e mil características de vôo por até 25 horas. O Estado de São Paulo - Patrícia Campos Mello e Eugênia Lopes

Xiiiiiii.................Começou!
MATERIAL ENVIADO AOS EUA NÃO ERA CAIXA-PRETA.
A Aeronáutica brasileira informou que um dos materiais do Airbus A 320 da TAM recolhidos dos destroços do desastre em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo,
não era uma caixa-preta, como se esperava. - Ué?!..mas elas não foram resgatadas INTACTAS, conforme diz a matéria do Estadão, logo acima?

SEGUNDA CAIXA-PRETA É ENCONTRADA NOS DESTROÇOS
A segunda caixa-preta do Airbus 320 da TAM, que bateu em um prédio da empresa na terça-feira (17), foi
encontrada na madrugada deste sábado (20), de acordo com o brigadeiro Jorge Kérsul Filho, chefe do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). No lugar do equipamento, que armazena gravações de voz, representantes da Aeronáutica levaram aos Estados Unidos um outro gravador, destruído pelo incêndio provocado pelo acidente.De acordo com o brigadeiro, a falsa identificação de equipamentos é comum. O material legítimo estava entre os destroços recolhidos ao galpão da TAM, em Congonhas, e será enviada para os Estados Unidos ainda esta noite.

O NOVO AEROPORTO EM SÃO PAULO PODERÁ LEVAR ATÉ UMA DÉCADA PARA FICAR PRONTO
O Lula prometeu ontem, em seu discurso, um novo aeroporto a toque de caixa para desafogar Congonhas. No entanto, especialistas afirmam que esta obra levará
entre cinco a dez anos para ser concluída - o que não deverá desafogar Congonhas e Cumbica tão cedo. Ou seja: tudo como antes no quartel de Abrantes. Salve-se quem puder!

FAB MANCHA A SUA HISTÓRIA COM AS CINZAS DE 360 INOCENTES
Quando alguns homens chegam ao limite, dão mais um passo. Acreditem: quatro diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) foram
condecorados nesta sexta com a Medalha Santo Dumont, de mérito aeronáutico. São eles Milton Zuanazzi, presidente, e três outros diretores: Denise Abreu (aquela do charuto, na foto), Leur Lomanto e Josef Barat. A medalha é entregue a personalidades civis e militares que se destacam por serviços prestados ao setor.

Estão todos de parabéns. Fabricar 360 mortos em 10 meses é realmente uma marca invulgar. Não é qualquer incompetente que consegue. Para matar menos do que isso, a ditadura levou 20 anos. Digo que foi “menos” porque uma parte morreu em combate. O estado assassino — ainda que assassinato culposo (se bem que a corrupção é sempre dolosa) — realmente chega ao estado de arte. Merece medalha.

Que espírito ruim baixou no brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, que não suspendeu a solenidade, em respeito aos mortos, ao decoro? É inescapável dizer: a solenidade mancha a Força Aérea Brasileira com as cinzas de 360 inocentes. Por Millôr Fernandes

O QUE AS AUTORIDADES DISSERAM DURANTE A CRISE
O caos tomou conta da aviação nacional depois que o vôo 1907, da Gol, foi atingido por um jato Legacy, em setembro do ano passado. Desde então, o setor aéreo sofreu panes sucessivas, e as autoridades combinaram ineficiência com declarações desastrosas.

29 DE SETEMBRO DE 2006
O vôo 1907, da Gol, colidiu com o jato Legacy
"Vocês são inteligentes. O avião caiu de11 000 metros de altura. O que vocês esperavam? Corpos?", disse Denise Abreu, diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aos parentes das vítimas

26 DE OUTUBRO DE 2006
Nas vésperas do feriado de Finados, os controladores de vôo fizeram uma operação-padrão nos aeroportos. - "É uma crise de natureza emocional", analisou Waldir Pires, ministro da Defesa

5 DE DEZEMBRO DE 2006
O sistema de rádio do Cindacta 1 falhou
"Acho que o problema já está controlado", disse o Lula
"Não pode haver uma pressa neurótica e temperamental. É preciso uma ação técnica e científica para preservar a vida (dos passageiros)",
afirmou Tarso Genro, então ministro das Relações Institucionais

NATAL DE 2006
O overbooking praticado pela TAM lotou os aeroportos, e passageiros passaram as festas dormindo nos saguões. - "Tudo isso demonstra que está aumentando a capacidade de viajar do povo brasileiro", disse o Lula

21 DE MARÇO DE 2007
Pane no Cindacta 2, de Curitiba, causou nova onda de atrasos
"Quero prazo, dia e hora para anunciar ao Brasil que não vai ter mais problema nos aeroportos", disse o Lula

30 DE MARÇO DE 2007
Os controladores de vôo entraram em greve na véspera da Semana Santa
"Fui apunhalado pelas costas", disse Lula
"A crise no transporte aéreo brasileiro está longe de ser uma crise",
declarou Milton Zuanazzi

9 DE JUNHO DE 2007

A neblina fechou os aeroportos de São Paulo e causou atrasos no resto do país
"Relaxa e goza", aconselhou Marta Suplicy, ministra do Turismo
"É a prosperidade do país: mais gente viajando, mais aviões, mais rotas",
explicou Guido Mantega, ministro da Fazenda
"Não há risco nenhum para a segurança de vôo no Brasil", garantiu José Carlos Pereira

COMENTÁRIO:

Até nas grandes tragédias os assessores do Lula reproduzem a tendência à promiscuidade sexual. O cérebro deles se mantém onde pensam melhor.

Como o caráter está intrinsecamente ligado à fisionomia moral do homem, nem devíamos mais nos escandalizar com os gestos imorais e obscenos, com os sorrisos cínicos da escória do Lula, diante da tragédia. Afinal, é a escrotidão de carteirinha, cevada no caldo da ignorância e da cafajestice, no total despreparo, iguais ao "meia-boca Ignácio da Silva".

Enquanto o mundo civilizado se volta cada vez mais à proteção de seus cidadãos, nós brasileiros caímos numa rede de atraso e de primitivismo humano sem fim. Quanto mais atrasado e ignorante é o homem, menos sensibilidade ele terá para as grandes e pequenas tragédias. Não há muito que filosofar em cima dos "brutos de essência".

Resta saber se as antas públicas vão se mexer ou se continuarão rindo em cima da tragédia que se abateu sobre o país e impressionou o mundo. Parece que estamos vivendo uma "equação suprema" fornecida a cada um de nós e já gritando com toda força: - enquanto vocês não reagirem a "besta fera" provocará todos os males que recairão sobre a população desprotegida de governo.

Lula é a negação, é o destino impuro, é a pretensão da ignorância de um plano desmedido de baixeza, incompatível com as condições humanas aceitáveis. Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

sexta-feira, julho 20, 2007

MANIFESTAÇÃO PELAS VÍTIMAS REUNE 150 PESSOAS


Manifestação pelas vítimas do vôo 3054 reúne 150 pessoas no Salgado Filho. Iniciativa começou através de corrente enviada pela internet.

Cerca de 150 pessoas participaram hoje à tarde de uma manifestação pelas vítimas do vôo JJ 3054 da TAM no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Em frente ao portão de embarque, os manifestantes deitaram no chão, portando os nomes das vítimas do acidente de Congonhas escritos em folhas de papel. Eles permaneceram assim por sete minutos e foram saudados com aplausos ao se levantarem.

O protesto foi organizado pelo publicitário Daniel Martins, 32 anos, que enviou cerca de 200 mensagens pela internet convocando para a manifestação. Ele disse que teve a iniciativa após conversar com amigos sobre o acidente da última terça.

Mesmo que desconhecidos, os presentes compartilhavam a indignação em razão do caos aéreo, da impunidade e das mortes na aviação.


Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

FAMILIARES E AMIGOS DE VÍTIMAS PREPARAM BOICOTE

Jeison Karnal da Silva - Direto de Porto Alegre

Zenaide Bohenn, amiga da comissária Karen Melissa Ramos, que morreu no acidente envolvendo o Airbus A320 da TAM na última terça-feira, disse, no início da tarde desta sexta-feira, que familiares e amigos das vítimas da tragédia no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, estão organizando um movimento de boicote para que ninguém viaje de avião no País no próximo dia 17 de agosto. A organização do protesto estaria partindo da cidade de Curitiba (PR).

"Todos estão indignados com o acidente", afirmou. Ela foi uma das cerca de 150 pessoas que participaram de um protesto, no início da tarde de hoje, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para criticar a atual posição do governo com a crise aérea.

OS CADÁVERES JÁ ESTÃO SENDO ENTERRADOS! TEU TEMPO ACABOU, LULA!

O apedeuta decidiu quebrar o silêncio. Encomendou à sua assessoria a convocação de uma rede nacional de rádio e TV - depois de três dias do acidente. Falará ao país na noite desta sexta-feira (20). Será a sua primeira manifestação pública sobre a tragédia com o Airbus da TAM, o maior acidente aéreo da história da aviação brasileira, da América Latina, e quinto pior do mundo nos últimos cinco anos.

Uma cirurgia de terçol no olho direito impediu Lula de usar a boca para fazer um pronunciamento à Nação sobre esta catástrofe que ceifou a vida de mais 200 brasileiros. Assim como também impediu sua excelência de usar a boca para ligar para os governadores Jose Serra (de São Paulo) e também para a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, para dar as condolências pela morte de seus cidadãos.

Tanto cuidado com a imagem numa hora destas há de fazer com os brasileiros iludidos enxerguem quem de fato é Lula da Silva. A verdade é que o nome do terçol do mandatário tem nome: COVARDIA!!!. Quem tem (...) tem medo! Por
Gaúcho/Gabriela

COMEMORAÇÃO OBSCENA DOS ASSESSORES ESPECIAIS DO DESGOVERNO
Assessores do Planalto festejam notícia de falha mecânica do avião

O assessor especial do Lula da Silva para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, e seu assessor de imprensa, Bruno Gaspar, comemoraram ontem, com empolgação - e fazendo gestos obscenos - a notícia exclusiva veiculada pelo "Jornal Nacional", da TV Globo, revelando que o avião da TAM que se chocou contra um prédio da própria empresa, em Congonhas, matando as 186 pessoas a bordo, tinha um defeito no reverso da turbina direita desde a sexta-feira passada, dia 13.

Para azar da dupla, a janela do gabinete de Garcia encontrava-se com as cortinas abertas. E o cinegrafista Rafael Sobrinho, postado do lado de fora do prédio do Planalto, filmou a cena. ASSISTA AQUI, A POUCA VERGONHA, O ESCÁRNIO:
http://br.youtube.com/watch?v=H9s1GSMY8OA

Garcia estava em sua sala, no terceiro andar do Planalto, com Gaspar, assistindo ao telejornal. Quando o jornalista William Bonner informou que a aeronave apresentava defeito, e que a TAM já sabia do problema, mas nada fez, o assessor de Lula fechou uma das mãos e bateu com a outra, espalmada, num gesto popular que significa
"se FUDEU".

Bruno fez outra encenação, com o mesmo significado. A cena foi capturada por um cinegrafista da Rede Globo, do lado de fora do Palácio do Planalto.

Desde terça-feira, quando aconteceu a tragédia, o governo tem se preocupado em afastar do Palácio do Planalto qualquer suposta vinculação com o acidente aéreo. As primeiras palavras do governo federal, depois de lastimar as mortes, foram para dizer que era prematuro fazer conjecturas sobre o ocorrido. O governo temia que o acidente tivesse alguma relação com a pista do Aeroporto de Congonhas, recém-reformada, mas entregue SEM OS GROOVINGS, que são as ranhuras que permitem o escoamento de água e ajudam na frenagem.

Por isso a comemoração de Marco Aurélio Garcia, também vice-presidente do PT. Com a informação de que um problema técnico pode ter contribuído para a tragédia, o governo respira aliviado, embora os parentes da vítima ainda chorem.

Mais tarde, Gaspar negou que ele e seu chefe estivessem comemorando a notícia veiculada pelo "Jornal Nacional". Disse que eles estavam em um "momento privado" e "extravasando" diante de informações "de setores que tentam se antecipar e chegar a conclusões precipitadas", além de se
"apropriar politicamente do episódio". O Globo

BANDO DE CANALHAS
Este episódio deverá somar-se a outros casos que deixaram o governo federal em situação delicada diante da opinião pública no decorrer da crise. Há o "relaxa e goza" da ministra Marta Suplicy (Turismo), sobre as agruras dos viajantes nos aeroportos antes de chegar aos destinos, e a afirmação de seu colega Guido Mantega (Fazenda) de que os problemas são decorrência da prosperidade econômica.

SERVIMOS-NOS DAS MESMAS PALAVRAS DO REINADO AZEVEDO, SOBRE A COMEMORAÇÃO DA LAIA DO LULA: Asquerosa! Deprimente! Revoltante! Vagabunda! Delinqüente!

COMENTÁRIO DO GREGOR (Membro do nosso MOVCC)
A VIDA NÃO VALE NADA?
Os gestos obscenos do ministro ad hoc de relações exteriores de Lula e de seu assessor mostram que não estão dando a mínima para a tragédia das famílias: só pensam em livrar a cara do chefe! Esse é o ambiente permanente no palácio do planalto em relação às tragédias - éticas e humanas!
Gregor

A PISTA E OS “TRAIDORES”
Ao dar ordens à Polícia Federal para investigar se houve irregularidades nas obras de reforma da pista de Congonhas, o próprio presidente Lula reforça a sensação de que o país pisa no pântano nessa área de obras públicas - como em muitas outras.

Não adiante o ministro da Justiça, Tarso Genro, dizer que a determinação não implica apontar um dedo acusador para "qualquer órgão público". Está apenas dizendo o óbvio. Nenhuma autoridade aponta o dedo para qualquer setor de seu próprio governo antes de investigar. Às vezes, nem depois. Mas o gesto do presidente Lula só pode ter uma de duas interpretações, a saber:

1 - É zelo presidencial. Seria ótimo e desejável, se não fosse inócuo. O presidente sabe que todo acidente aéreo gera uma investigação minuciosa, que ataca em todas as frentes, inclusive no equipamento do aeroporto afetado.
Logo, dar ordens para fazer o que de todo modo seria feito ou é chover no molhado ou é apenas mostrar movimento para um público supinamente irritado com o que está acontecendo.

2 - O presidente teme que tenha sido, de novo, "traído" por seus companheiros de governo, capazes de fazer e/ou engolir algum trambique na obra da pista. Como todo mundo lembra, no episódio do mensalão, Lula se disse traído, mas recusou-se sistematicamente a dizer quem o traíra.

Entre parêntesis, é uma atitude inaceitável, porque acaba servindo para encobrir pessoas que cometeram atos indevidos, entre eles o de trair a confiança do chefe de governo. O encobrimento não produz o efeito demonstração que a denúncia pública teria e, por isso, seria capaz de evitar a sua repetição. Resumo da ópera: a leniência com "traidores", mensaleiros, "aloprados" e que tais é parte fundamental na criação do ambiente malcheiroso que o país vive. Por
Clovis Rossi - FSP

MAIS RAIVA CRESCENTE
A
BBC Brasil entrevistou Riordan Roett, o diretor de Estudos Latino-Americanos da John Hopkins University, para quem "o acidente pode marcar virada na presidência de Lula", pela "raiva crescente entre a classe média, entre os que lêem jornal e voam de avião". Mas sem "confrontos, como na Venezuela e Bolívia". Por Nelson de Sá

APÓS DIVULGAR 188 CORPOS RESGATADOS, CORPO DE BOMBEIROS DESISTE DA CONTAGEM
O Corpo de Bombeiros anunciou no final da tarde de ontem que não divulgará mais o número de corpos resgatados. "O resgate compreende agora a parte dianteira do avião, onde estão, em geral, mais mutilados, por causa dos destroços que voaram para a frente com o impacto", explica o comandante Mauro Lopes.

O último número divulgado foi de 184 corpos resgatados, além de quatro pessoas que morreram após atendimento. Lopes explica, no entanto, que algumas vítimas podem ter sido contadas em duplicidade, já que a o IML (Instituto Médico Legal) pode registrar como corpo uma metade de cima ou de baixo, diz. Os bombeiros passaram a divulgar o número de sacolas com restos mortais: 207 até o início da noite de ontem.

No IML, o trabalho de identificação não deve ser concluído antes de 30 dias, segundo Carlos Alberto de Souza Coelho, diretor técnico do instituto. Segundo ele, muitos corpos não poderão ser identificados por impressão digital, então dados sobre arcada dentária ou cirurgias que a vítima tenha feito serão fundamentais, além de radiografias. Em último caso os legistas ainda podem recorrer a testes de DNA. O número de mortos chega a 196.

EM 6 MESES, ACONTECERAM 42 DESASTRES AÉREOS
Acidentes crescem e acendem sinal amarelo. Desde 1990, morreram 1.777.

O mapa atualizado dos acidentes aéreos (aviões e helicópteros) no país acende um sinal amarelo para as autoridades do setor. Os dados revelam tendência de aumento em números absolutos nos últimos três anos. De 2005 para 2006, os registros de acidentes subiram de 42 para 48 e, este ano, com seis meses ainda pela frente, já atingiram o patamar de dois anos atrás (42).

As estatísticas são do Centro de Investigação de Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Cenipa), órgão subordinado à FAB, e reúnem dados de 1990 para cá. Curiosamente, eles foram atualizados terça-feira, poucas horas antes do desastre com o Airbus da TAM - os dados da tragédia de Congonhas, no entanto, foram somados pelo GLOBO.

Embora tenham sido registrados mais acidentes - proporcionalmente e em números absolutos - na década passada, o desastre desta semana e a queda do Boeing da Gol, no ano passado, aumentaram, e muito, o número de mortos no país. Uma em cada quatro vítimas fatais desde 1990 estava em acidentes ocorridos em 2006 e 2007. Em um ano e meio, são 443 mortos, sendo a maioria (340) nos dois maiores acidentes da aviação brasileira. Desde o início da década de 90, morreram 1.777 pessoas em acidentes aéreos - média de 98 por ano.
O Globo

PARA TAM, AVIÃO ESTAVA APTO A VOAR
Em nota divulgada na noite de ontem, a TAM alega que a operação do Airbus A-320 que se acidentou estava amparada pelas normas do fabricante e pela Anac. Veja a íntegra da nota:

'A TAM reitera que o reversor direito do Airbus A320, que realizou o vôo JJ 3054, foi desativado em condições previstas pelos manuais de manutenção da fabricante Airbus e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O procedimento não configura qualquer obstáculo ao pouso da aeronave. Esta informação foi confirmada no dia 18 em entrevista coletiva pelo presidente da empresa, Marco Antonio Bologna, e pelo vice-presidente Técnico, Ruy Amparo. Também como destacado, o avião não tinha registro de nenhum problema de manutenção anterior. Portanto, a empresa reafirma que não teve registro de qualquer problema mecânico neste avião no dia 16 de julho. ' -
O Estado

SÓ REVERSO NÃO EXPLICA CASO
Especialistas dizem que reverso desligado no avião A320 da TAM
não seria bastante para derrubar avião - o conjunto de problemas, incluindo falhas na pista e falha do piloto, teria causado tragédia. Problemas em aeroporto seriam responsáveis por potencializar a possível dificuldade com Airbus.

NOTA DE FALECIMENTO
Nosso Blog do MOVCC apresenta nossos sentimentos de pesar pelo falecimento do Senador ACM. De acordo com informações do Incor, ele respirava com auxílio de aparelhos e, acometido de falência renal, era submetido a sessões diárias de hemodiálise.

Aos 79 anos ACM nos deixa órfãos de sua garra política. "A morte tem seus golpes de autoridade bem inesperados e segredos que ninguém é capaz de penetrar do lado de cá." (Guizot). - Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

quinta-feira, julho 19, 2007

"O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME"

Gostaria imensamente de ter minha dor amenizada por uma manchete que estampasse, em letras garrafais, "GOVERNO ASSASSINA MAIS DE 200 PESSOAS". O assassino não é só aquele que enfia a faca, mas o que, sabendo que o crime vai ocorrer nada faz para impedi-lo. O que ocorreu não pode ser chamado de acidente, vamos dar o nome certo: crime.

Remeto-me ao livro de García Marquez, "Crônica de uma morte anunciada". Todos sabiam e ninguém fez nada. E não me refiro a você, leitor, que se consome em sua impotência diante deste e de tantos descalabros que vimos assistindo semanalmente. Ao ponto de a ministra se permitir ao deboche extremo do "relaxa e goza'? Será esta sua recomendação aos parentes das novas vítimas? Refiro-me às autoridades (in)competentes, inapetentes de trabalho gestor. Refiro-me ao presidente Lula, que, há quantos meses, ó Senhor, disse em uma de suas bazófias inconseqüentes que queria "data e hora para o apagão aéreo acabar", como se não dispusesse da devida autoridade para tal.

Sinto pena de não ter estado na abertura do Pan, de não ter engrossado aquelas bem merecidas vaias. Talvez o presidente não se importe tanto, afinal, quem viaja de avião não é beneficiário de sua bolsa-esmola, não faz parte do seu particular curral eleitoral cevado com o dinheiro que ele arranca de nós. Devem fazer parte das tais "elites", que é como ele escarnece da classe média que faz (apesar do governo) o país crescer.

Qual de nós escapou do medo de voar desde o desastre da Gol HÁ NOVE MESES? Qual de nós assistiu confortável ao jogo de empurra, "a culpa é dos controladores'; "não, é do ministério da defesa'; "a mídia também exagera tudo'; "é do lobby das empreiteiras que só querem fazer obras inúteis e superfaturadas nos aeroportos". Qual de nós deixou de ficar perplexo com a falta de ação efetiva para que o problema se resolvesse?

Perdão, acho que a tal falta de ação geral de governo é de tamanho tão extenso e dura tanto tempo que muitos de nós a ela nos acostumamos. Sou psicanalista, e, por dever de ofício, devo escutar o que meus clientes queiram dizer.

Pois nunca pensei que fosse pronunciar no consultório uma frase que venho repetindo há algum tempo, depois de que mensalões, valeriodutos, Land-Rovers, dólares na cueca, dossiês fajutos, renans calheiros, criminalidade, insegurança pública, impunidade, pizzas e tudo isso que o leitor já sabe se despejam fétida, diária e gosmentamente sobre nossas cabeças. A tal frase: "Não quero falar desse assunto". Os pacientes me respondem com alívio, "Ufa, eu também não! ' É o desabafo da impotência partilhada. "Welcome to Congo'? Talvez seja um insulto ao Congo.

Pois agora quero falar deste assunto. Deram-me a oportunidade de ser menos impotente. Sei que falo por uma enorme quantidade de brasileiros trabalhadores que sustentam essa máquina de (des)governo, muitos mais que os 90 mil do Maracanã, para expressar o nojo e a raiva que esse acúmulo de barbaridades nos provoca. O governo sairá da inação, da omissão criminosa? Alguém será preso, punido por todas essas coisas? Infelizmente, duvido. Talvez condenem a mim, por ter deixado o coração explodir. Pagarei o preço alegremente, lembrando Graciliano Ramos, que, visitado no cárcere, travou com o amigo o seguinte diálogo:
- Puxa Graça, você, aí dentro, de novo?
- E você, o que faz aí fora? Nestes tempos, lugar de homem honesto é na cadeia. Por FRANCISCO DAUDT , 59, é psicanalista e colunista da Revista da Folha

GOVERNO “BRINCA COM VIDAS” ACUSA PRESIDENTE DA IFATCA
O presidente da Federação Internacional de Controladores de Vôo (Ifatca), Marc Baumgartner, declara que não é seguro voar ao Brasil e acusa o governo de estar
"brincando com a vida das pessoas". "A falta de segurança está colocando em risco vidas, a economia do País e a credibilidade do Brasil como um estado importante no mundo", afirma a entidade. "O governo sabia de todos os problemas em Congonhas e não fez nada. Eu não voarei ao Brasil como passageiro. É assustador", declara o presidente. Para ele, novos acidentes podem ocorrer a qualquer momento se o governo não modificar sua postura. Baumgartner alerta que o governo é principal responsável por não ter tomado medidas necessárias.

LENTO E COVARDE - I
LULA PODE FAZER PRONUNCIAMENTO SOBRE O ACIDENTE DA TAM
O governo estuda a possibilidade de um pronunciamento do Lula da Silva sobre o acidente aéreo ocorrido na última terça-feira, em São Paulo. Lula está se recuperando da pequena cirurgia que fez ontem pela manhã, para retirar um terçol na pálpebra superior do olho direito, e com isso já teria condições de gravar o pronunciamento. A questão está sendo avaliada na reunião do grupo de coordenação política com o presidente, agora pela manhã, no Palácio do Planalto.

LENTO E COVARDE - II
LULA AINDA NÃO TELEFONOU PARA SERRA. ESTAVA “INCOMODADO” COM O TERÇOL

Vinte e quatro horas depois do acidente com o Airbus da TAM, que matou quase 200 pessoas, o Lula da Silva ainda não havia telefonado para o governador paulista José Serra. Lula designou seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, para falar com Serra e também com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, outra tucana.

A explicação de ontem, de acordo com assessores palacianos foi que o Lula estava 'muito incomodado' com problemas nos olhos, depois de ter se submetido a uma cirurgia para extração de um terçol, no olho direito. Por isso, ele teria reduzido seu tempo de permanência no Planalto, onde se reuniu com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, para decidir sobre a sanção do projeto da Timemania. Depois, teria seguido para o Alvorada descansar e se recuperar da cirurgia.

Para a manhã de hoje, Lula convocou uma reunião de coordenação política, que terá como tema principal o acidente com Airbus da TAM. Lula está preocupado com os danos políticos que este acidente trará para a imagem de seu governo. Ele sabe que não terá como apagar a marca de carregar os dois maiores acidentes aéreos do País. Uma das providências para descolar o problema da sua imagem foi transformar o gabinete de crise inicialmente montado no Planalto, com quatro ministros, em uma sala de situação, em Congonhas, São Paulo, bem longe de Brasília. Ao mesmo tempo, substituiu as pessoas do primeiro escalão que estavam fornecendo informações, que, agora, passam a ser dadas pelo assessor especial do Ministério da Defesa, Jorge Godinho, em São Paulo.

Apesar de saber das dificuldades de escapar das acusações de que o seu governo deixou que se estabelecesse uma crise aérea, que não conseguiu solucioná-la e, em menos de dez meses, uma nova tragédia acabou atingindo o País, Lula quer tentar minimizar os estragos. O Planalto se esforçou o dia inteiro para mostrar que o acidente não tem nada a ver com a crise aérea, já sugerindo que, além de falha mecânica, pode ter havido falha humana. O Estado de São Paulo

LENTO E COVARDE – III
O acidente da Gol, o desgoverno culpou os americanos. O caos, o apagão aéreo, ele culpou o FHC e os governos passados. Pelas vaias que recebeu no Maracanã, Lula culpou o César Maia. Agora, no acidente da TAM não tenham a menor dúvida: o culpado vai ser o piloto.

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

quarta-feira, julho 18, 2007

ACIDENTE COM 320 É O PIOR NO MUNDO EM CINCO ANOS

O acidente aéreo com o Airbus A320 da TAM foi o que causou mais vítimas em mais de cinco anos, segundo as informações do especializado Airsafe.com.


Com pelo menos 186 mortos, o incidente que encerrou tragicamente o vôo 3054 desta terça-feira só não causou mais fatalidades que a queda de um avião perto da costa de Taiwan, em maio de 2002. O avião que caiu no mar depois de decolar de Taipei para Hong Kong levava 206 passageiros e 19 tripulantes, e não houve notícia de sobreviventes, diz o Airsafe.

O site é fundado pelo especialista americano Todd Curtis, conhecedor do setor aéreo e também do aeroporto de Congonhas.

Mas a gravidade do acidente com o A320 da TAM poderia pelo menos se aproximar disto, já que as autoridades brasileiras ainda não confirmaram oficialmente o número de mortos em solo.

A aeronave que viajava de Porto Alegre a São Paulo se chocou contra um terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Congonhas e pegou fogo.

O Lula da Silva decretou três dias de luto oficial.

As informações recolhidas pelo Airsafe.com, um site baseado em Atlanta (EUA) e que tem como finalidade prover informações sobre segurança aérea a passageiros, imprensa e profissionais do setor, mostram que o Brasil registra um histórico sombrio de acidentes aéreos nos últimos dez meses.

O acidente desta terça-feira e o que matou 154 pessoas quando um avião da Gol se chocou contra um jato Legacy na Amazônia, em setembro do ano passado, estão entre os incidentes aéreos com maior número de mortos dos últimos tempos.

Em agosto de 2006, um avião com 170 pessoas a bordo caiu próximo à cidade de Donetsk, na Ucrânia. Em agosto de 2005, 160 pessoas morreram quando um MD82 da West Caribbean Airways que decolou da Cidade do Panamá caiu perto de Machiques, na Venezuela.

E ainda pairam dúvidas sobre um acidente envolvendo um Ilyushin 76 do governo ucraniano que transportava militares entre as cidades de Kinshasa e Lubumbashi, no Congo.

O espaço de carga da aeronave abriu e gerou uma despressurização que sugou diversas pessoas para fora. As estimativas variam entre 10 e 170 mortos, mas, como aquele não era um vôo regular, não entra na contagem da Airsafe.com.

Todd Curtis, que faz o acompanhamento dos dados, considera como evento fatal "qualquer circunstância em que um ou mais passageiros morrem em uma aeronave por causas diretamente relacionadas à operação da aeronave".

Embora sabotagem, atentados e seqüestros sejam incluídos na contagem, um incidente não entra na contagem se apenas o sabotador, seqüestrador ou agente do incidente morrer no ato. BBC Brasil

BRASIL PRODUZ UMA CAUSA MORTIS:
INCOMPETÊNCIA
Por Josias de Sousa – FSP
A maior causa de mortalidade no setor aéreo brasileiro é um mal implacável chamado incompetência. A julgar pelo desnorteio do governo, trata-se de moléstia endêmica incurável.

Em menos de dez meses, já levou à cova pelo menos 342 cadáveres –154 do Boeing da Gol e 188 do Airbus da TAM, 12 em solo. A menos que um milagre conduza à vacina, ninguém pode assegurar que o monturo de corpos não aumente.

Noves fora a mortandade, o caos aéreo já produziu sindicâncias, auditorias, inquéritos, processos, duas CPIs, uma infinidade de discursos e um par de tragédias – a segunda mais funesta do que a primeira. Só não deu à luz uma solução. E o país vai se habituando a um fenômeno hediondo: a lamentação depois do fato.

Tome-se, porque é mais recente, o exemplo do descalabro de Congonhas. A pista onde se realizam os pousos e as decolagens mede exíguos 1.900 metros. Desde a década de 80, pilotos e especialistas se queixam das deficiências desse naco de concreto. O que fez o governo? Na última década, torrou algo como R$ 530 milhões no embelezamento interno do terminal de passageiros. Por quê?

Ora, para atender aos interesses de empreiteiras ávidas por obras, de gestores vorazes por comissões e de presidentes sequiosos por inaugurações. Privilegiaram-se o mármore e as lojinhas em detrimento da segurança.

Premido pelas circunstâncias, o governo reformou, a toque de caixa, a pista. Liberou-a para o uso, no final de junho, sem as ranhuras que permitem a drenagem das águas enviadas por São Pedro.

Tudo considerado, a aviação brasileira vai ganhando as feições de uma usina de potenciais constrangimentos e de cadáveres. No acidente da Gol, os corpos foram mergulhados na selva de Mato Grosso. No desastre da TAM, foram carbonizados no interior de uma aeronave convertida em algo semelhante a uma lata de sardinha em chamas.

Até quando?

Não se pode responsabilizar a pessoa do Presidente Lula por nada, do que está acontecendo. Afinal ele e sua equipe, por exemplo, passaram todo o último fim de semana analisando com profundidade as causas da desaprovação da classe média orquestrada que dirigiu indignos, inapropriados e injustos apupos de desaprovação ao ex-líder sindical.


GOVERNO NÃO TEM VERGONHA NA CARA
O ministro da Justiça, Tarso Genro, por determinação do Lula da Silva, solicitou nesta quarta-feira (18) ao diretor da Polícia Federal (PF), Paulo Lacerda, que instaure imediatamente inquérito policial para apurar se a pista reformada do Aeroporto de Congonhas foi entregue para uso das aeronaves dentro das normas técnicas e legais de segurança.

Enquanto isto, o Ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, afirmou na manhã desta quarta-feira, em cerimônia no Itamaraty, que o acidente com um avião da TAM, ontem em Congonhas,
não é "questão de segurança”.

Só está faltando a ministra Marta Suplicy aparecer para pedir que os parentes das vítimas “relaxem e gozem”

ELES AINDA NÃO SABEM QUE É O CULPADO
Em fevereiro deste ano, uma liminar concedida pela desembargadora Cecília Marcondes, do Tribunal Regional Federal da Terceira Região, ameaçou cancelar pousos e decolagens em Congonhas durante os períodos de chuva por não oferecer garantias de frenagem.
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero conseguiram derrubar a decisão judicial. "

ACOMPANHE OS MOVIMENTOS DA AERONAVE
O avião derrapou quando pousava no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), cruzou a avenida e bateu contra um depósito da TAM Express --empresa de transporte de cargas-- que fica do lado oposto, na avenida Washington Luís (
veja como foi).

MAIS 200 VÍTIMAS DO DESCASO
186 estavam a bordo do avião da TAM
Veja reportagem completa sobre o maior desastre da história da aviação na América do Sul. Material do JT

» Caixa-preta de avião da TAM é encontrada» Pista auxiliar de Congonhas é reaberta
» TAM divulga nomes de passageiros do vôo 3054
» Temperatura chegou a 1.000°C dentro do avião
» Momento de horror na aviação nacional
» Para especialista, foi assassinato coletivo
» Torre de controle temia por acidente
» Confira os piores acidentes aéreos do Brasil
» Veja a evolução da crise aérea
» Pan: Brasileiros competem de luto nas provas

AS VÍTIMAS
Confira a lista de passageiros, tripulantes e funcionários vítimas do acidente do vôo JJ 3054

UMA DÚVIDA PARA A INFRAERO ESCLARECER:

A obra da pista já foi integralmente paga?
Relato enviado ao blog por um funcionário público, consultor em licitações públicas e finanças públicas. A fonte não quer ter seu nome revelado. Pode ser prejudicada profissionalmente –“tenho relacionamento com empreiteiras em cursos que realizo”.

Basicamente, o ponto a ser esclarecido imediatamente pelo governo é o seguinte: a Infraero tinha obrigação de receber a obra da pista de Congonhas verificando se todos os elementos do contrato estavam devidamente cumpridos. No caso, como se sabe, decidiu-se que a instalação das ranhuras (ou, como se diz em inglês, o “grooving”) ficaria para uma segunda etapa. Quem tomou essa decisão? Com base em qual estudo técnico? A obra de R$ 20 milhões já foi paga? Quanto ficou para ser pago depois da instalação das ranhuras?

CULPA DA INFRAERO
Eis, a seguir, o relato do técnico: - Material do Blog do Fernando Rodrigues
ESPECIALISTA CULPA INFRAERO POR “ASSASSINATO COLETIVO”

ACOMPANHE AO VIVO
Imagens do acidente ao vivo pela Globonews
aqui

QUANTOS MAIS AINDA MORRERÃO? – Editorial JB
Inacreditável. Revoltante. Terrível. A sociedade brasileira ainda trata as feridas pessoais e emocionais decorrentes da queda do Boeing 737 da Gol em Mato Grosso e já se vê às voltas com a obrigação de superar mais um trauma de gigantescas proporções. O acidente com o Airbus da TAM em Congonhas, mais grave em vítimas que o do ano passado, era a mais anunciada das tragédias, o resultado da sinistra mistura de incompetência e irresponsabilidade das autoridades que cuidam (?) da aviação comercial brasileira, a começar pelo presidente da República. A biografia política de Lula inclui agora mais de 170 novos obituários. A soma com os 154 do ano passado é a marca do desgoverno.

Quantas vidas mais serão ceifadas até que sejam demitidos e responsabilizados, civil e criminalmente, todos aqueles que falham desastrosamente há dez meses e expõem milhares de passageiros a risco de morte? O presidente Lula é culpado por omissão, por ter preservado um amigo no ministério sem considerar que a gestão de Waldir Pires à frente da crise aérea é um atentado à segurança institucional. Lula também é culpado por ter aceitado que a inoperância da Infraero contaminasse o conceito de segurança.

Nas primeiras chuvas fortes, ocorrem dois acidentes causados por derrapagens em uma pista na qual foram gastos quase R$ 20 milhões em obras de recapeamento recentes e dadas como prontas, agora podemos ter certeza, sem o devido cuidado. De quem foi essa decisão assassina?

A segunda tragédia aérea em dez meses no Brasil destroça, definitivamente, o conceito de excelência de que o país dispunha no organismo de certificação aérea internacional mantido pelas Nações Unidas. O desastre com o jato da Gol e principalmente o caos estrutural que se seguiu acenderam a luz amarela nesse campo. Um a um, os elementos de um sistema vendido como seguro foram sendo desnudados diante de toda sorte de erros gerenciais e falhas de comando.

O fracasso desse modelo já era evidente desde que os desdobramentos do caso do jato da Gol tornaram a vida de quem depende de aviação um martírio. Há muito que se cobrava uma atitude mais decente das autoridades diante do receio de que um novo desastre pudesse ocorrer.

Congonhas é um aeroporto condenado. Chegou a um extremo no qual nem mesmo com todos os equipamentos mais modernos é possível se garantir a integridade física de quem voa por necessidade ou profissão. Mas Waldir Pires, do alto do seu currículo como gestor do sistema em colapso, discorda. Talvez, junto com a inepta Anac ache que estas 300 almas não são suficientes para perturbar sua consciência. Essa posição é inaceitável, ainda mais porque em aviação os acidentes sempre depõem contra a capacidade de administração do sistema.

Há poucas semanas, a União Européia baniu de todo o espaço aéreo do bloco as aeronaves de todas as empresas da Indonésia. Companhias africanas, especialmente nigerianas, são a maioria na lista negra dos organismos internacionais que certificam o tráfego entre continentes. O que estarão pensando os gestores dessa lista diante das cenas flamejantes do Airbus ardendo na cabeceira de Congonhas? Vale lembrar que, em mais de uma ocasião de apagão aéreo, algumas companhias americanas chegaram a esboçar a possibilidade de pedir que o espaço aéreo brasileiro fosse declarado inseguro diante das dificuldades.

É preciso parar Congonhas. Ninguém mais precisa ser exposto a riscos pelo governo, pela Infraero e pela Anac. É preciso também exigir que a avaliação sobre a garantia de pousos e decolagens seguros não esteja a cargo dos personagens de sempre.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

terça-feira, julho 17, 2007

PELA HONRA DE SER VAIADO

Devo dizer: Lula, você vai superar a vaia. Foi apenas um Maracanã, coisa pouca. Vamos, companheiro, ânimo! Você poderia ter feito pior. Você nem sequer falou. Se discursasse, a vaia poderia ter sido bem maior. Empate no campo adversário é quase vitória. Por Hugo Possolo

Li que você ficou tristinho. Se para o presidente não interessa o que aconteceu, talvez interesse somente a palhaços como eu. Ou a outros tantos que se esforçam em enviar cartas aos jornais, contra e a favor. Sinto o mesmo misto-quente de sensações. De um lado, o representante do meu país não fala ao mundo o orgulho de sediar o Pan. De outro, é bom que você, Lula, perceba que não é unânime. Nenhum palhaço o é.

Nós, os palhacinhos, sempre ensaiamos para o aplauso, mas a vaia, traiçoeira, vem de surpresa. Vaia não vem no contrato, ela surge do nada, como cobrança de CPMF. O risco é que o provisório se torne definitivo. E pode até se tornar motivo de (r)emenda constitucional.

Se te consola, pela minha experiência de picadeiro, a sua vaia aconteceu porque você não foi criativo. Muitos cerimoniais, pelo menos dois, e pouco improviso. Justo você, presidente, tão bom em segurar na bossa, dançou na terra da bossa nova.

Ser vaiado é uma honra, pois é sinal de que alguém estava lá para isso. Como na publicidade de uísque: você fez a diferença. (Só citei o slogan, não vai aqui nenhum comentário maldoso sobre o álcool, pois sei que o senhor prefere investir na cana-de-açúcar.)

Sei também que a elite política brasileira é tão tacanha que acredita que uma caricatura no jornal é homenagem. Então, explico esse texto não é para tirar umas boas risadas dos seus inimigos nem para satisfazer minha sede de ironia. É para incomodá-lo profundamente. E, se o fizer, estarei ajudando, indiretamente, o país que pretendo fazer gargalhar. É apenas um toque de quem já foi vaiado ao longo da carreira. Uma vaia dói mais que 1 milhão de críticas no jornal.

No entanto, ser vaiado lava a alma da falsa dignidade. O orgulho cai por terra e o personagem se humaniza. Por isso os palhaços se deixam atingir com tortas de creme na cara ou tropeçam como bêbados. Palhaços revelam que não somos o que pensamos que somos. Ao rir de um tolo desses que se esborracha de bunda no chão, nós estamos rindo dos animais que fingimos não ser.

Presidente, o senhor é tão animal quanto qualquer um de nós. Um animal que pensa que pensa. Tenho certeza de que, quando colocar a cabeça no travesseiro - sem assessores, sem palpites e sem notícias incômodas - e lembrar dessa vaia, o Lula se sentirá solitário, como afinal são todos os homens. A honra da vaia invadirá a escuridão de seu quarto presidencial e você se lembrará do que foi e do que gostaria de ter sido. E, se ainda tiver algum senso crítico, vai ver como o Lula é hoje. A comparação será dolorosa, única e somente sua.

Talvez, no dia seguinte, acorde um pouco diferente, mais disposto a baixar sua própria bola ou a dos seus companheiros no difícil dia-a-dia do Planalto. E isso não tem nada a ver com as próximas eleições, essa preocupação de políticos, colunistas e institutos de pesquisa. Isso tem a ver com a sua incapacidade de ver como é incapaz. Talvez até pegue gosto por se sentir assim. Admitir-se incapaz como um palhaço já é um passo para honrar as vaias que ainda virão.

Agora, para não ser vaiado, use artimanhas de palhaços. Que tal uma campanha pela legalização da corrupção? Se dermos o direito legal dos políticos de retirar sua parte da bolada, eles terão de pagar imposto sobre essa grana. Veremos quem é honesto e cobramos dos desonestos. A imprensa vai parar de te perturbar e fazer complôs para prejudicar esse governo tão... tão de esquerda. Esquerda das planilhas de lucro dos bancos, na casa dos bilhões, onde até os centavos são milionários e de direita.

Pense bem, se o político ladrão levar uns 20%, poderia deixar, pelo menos, 3% para o fisco. Já pensou quantas casas populares dá para fazer com 3% da corrupção do país? Seria um avanço social.

Podemos também supervalorizar a carne de vaca. Das que pastam em Alagoas e das que pedem pensão. Nosso machismo estaria garantido com um humor para a torcida e não seríamos vaiados. Que tal?

Porém o presidente não está sendo vaiado por idéias como essas, mas porque está fazendo o seu trabalho de fechar os olhos a tudo o que disse que acreditava. O que, convenhamos, meu caro Lula, é bem pior que uma vaia. TENDÊNCIAS/DEBATES – Hugo Possolo é dramaturgo, ator e diretor de teatro, é palhaço do grupo ParlapatõesFSP

LA NACIÓN: APLAUSO, SÓ NO NORDESTE
Jornais estrangeiros registram o lamento de Lula
As vaias recebidas pelo Lula, na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Maracanã, continuam repercutindo na imprensa internacional, especialmente na mídia de países que participam do Pan.

O argentino "La Nación" disse ontem que as manifestações revelam, segundo analistas, as diferenças entre os setores mais pobres do Brasil, onde Lula tem seus feudos eleitorais, e uma classe média que se sente relegada e está mais presente no Sul e no Sudeste do país. Na opinião de analistas citados pelo jornal, para evitar as vaias a Lula, os Jogos teriam que estar sendo realizados em alguma cidade pobre do Nordeste, onde a popularidade do presidente é grande. O Globo

Botando as manguinhas de fora
BERZOINI, O ALOPRADO, DEFENDE RENAN
Lembram disto? - “Se um bando de aloprados resolveu comprar um dossiê, é porque alguém disse para eles que esse dossiê deve ter coisas de arco da velha” – isto, foi dito por Lula, por época do escândalo do dossiêgate – a tentativa de compra do dossiê antitucano pela turma do Berzoini, que agora se deu ao direito de querer botar as manguinhas de fora para dizer que o partido não aceita o
'linchamento público' do Renan. Cala a boca, Berzoini!

Pisoteando na Constituição
SUPLENTE DE RORIZ NEGÓCIA RÁDIO COM GRUPO ITALIANO
Se negócio se confirmar, Argello violou a Constituição, que veda a prática
O negócios do futuro senador Gim Argello (PTB-DF) vão além da corretagem de lotes em áreas públicas da capital federal.
Documentos obtidos pelo Estado indicam que o suplente do ex-senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) transferiu o controle de uma rádio em Taguatinga para um grupo estrangeiro, o que burla o artigo 222 da Constituição.

HAJA IMPOSTO! Por Ives Gandra Martins
Estou começando a escrever este artigo a bordo de um avião da TAM, em Brasília, sem hora para decolar, porque, mais uma vez, como tem acontecido desde novembro do ano passado, na gestão Lula, os aeroportos não funcionam. A desculpa é de que o sistema Cindacta foi desligado, inexplicavelmente, uma vez mais.

É bem verdade que, enquanto todos os serviços públicos pioram a olhos vistos e os servidores concursados têm apenas um aumento correspondente à inflação, os que foram elevados a cargos de confiança - ou seja, os 22 mil beneficiados anteriormente e mais os 600 novos beneficiários - estão recebendo aumento entre 80 e 140%! E disse, S. Exa., o presidente, em discurso, que, para isso, há dinheiro de sobra.

Por outro lado, tem-se a impressão que o melhor negócio no Brasil, nos últimos tempos, foi ter sido contra o governo militar. Numa incorretíssima interpretação da Constituição, como já demonstrei em artigos jurídicos, em torno de 30 mil brasileiros abocanharam quase R$ 3 bilhões dos contribuintes brasileiros. Um desertor das Forças Armadas, que executou prisioneiro indefeso, foi inclusive, promovido post-mortem para coronel, com aposentadoria correspondente à de general-de-brigada. JB OnlineIves Gandra Martins é professor de direito, advogado e escritor - Leia mais
aqui

GASTO COM SAÚDE LEVA 100 MILHÕES PARA POBREZA, DIZ OMS
Pelo menos 100 milhões das famílias em todo o mundo são empurradas para baixo da linha da pobreza todos os anos por causa dos gastos com saúde, indica um levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira. Os dados indicam que o Brasil é um dos líderes mundiais em número de famílias que gastam anualmente mais de 40% de suas rendas com saúde, uma situação que, segundo a pesquisa, configura uma
"catástrofe financeira”.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

segunda-feira, julho 16, 2007

NOSSO DINHEIRO SUADO FINANCIANDO A PROSTITUIÇÃO

Filme de Bruna Surfistinha pode captar R$ 4 milhões com leis de incentivo

O Ministério da Cultura liberou a captação de R$ 3.998.621,65, por meio de leis de incentivo fiscal, para a produtora carioca TV Zero rodar o filme "O Doce Veneno do Escorpião". A aprovação foi publicada no "Diário Oficial da União" de hoje. O longa-metragem é baseado no best-seller homônimo da editora Panda Books sobre a história real de Bruna Surfistinha, ex-garota de programa.

SE TOCA LULA!
Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", que ficou triste com as
vaias que recebeu durante a abertura oficial da 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos, realizada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. – “É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá”.

COMENTÁRIO:

Não sabíamos que mais de 100 mil pessoas vaiando o Lula da Silva, desenhasse na sua emporcalhada imaginação uma minoria suficiente para encher uma sala a fim de festejar um aniversário. Lula é a ignorância e audácia sem fim. Ele entende que o público no estádio do Maracanã foi apenas um grupo de pessoas insatisfeitas, aparentemente sem motivo. Nempensar que tenha sido por conta de seu governo corrupto e medíocre, especialista em Surfar na Lama.

E, por falar em surfar, nada mais nada menos que R$ 4 milhões de incentivo aos prostíbulos. É mole? Já sabemos que quando Lula apresentou sua "era do saber", que ele pensava num "self" num centro, num buraco negro. Mais uma vez nos perguntamos: "Para que cérebro"? Cultura para os devassos do governo Lula é o "O Doce Veneno do Escorpião".

Lembrando obviamente de listar o turismo e sua bandeira do "relaxa e goza". Só mesmo a fina flor do Lulapetismo para estereotipar os brasileiros decentes que desejam um país civilizado com projetos de progresso, como se fossem um imenso traseiro sujo.

São uns dementes sumamente perigosos para o movimento das regras morais, porque propendem a procurar por todos os meios uma compensação à sua falta de satisfação erótica, propriamente dita. Enquadram-se no marco de uma realização ideológica, desde que lhes seja dada a oportunidade de atender parcialmente à satisfação de sua libido.

É a esquizofrênia com altos delírios de influência sádica engolindo a educação, a produção literária e cinematográfica - "o doce veneno" - é nisto que se resume este desgoverno rasteiro acostumado a surfar na putaria. Depois, é só vender a afronta camuflada na embalagem de aceitação da diversidade. Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

BOLSA FAMÍLIA: IRREGULARIDADES EM 90% DAS CIDADES

A aplicação de recursos do programa Bolsa Família, do governo federal, possui irregularidades em 90% dos municípios analisados de acordo com auditorias feitas pela Controladoria Geral da União (CGU) em cidades de todo o país, escolhidas por sorteio. CGU fiscalizou programa em 120 municípios e flagrou irregularidades em 108 deles. Pagamento a beneficiados cuja renda supera a exigida pelo governo é o problema mais comum; ministério diz ter tomado providências

A irregularidade mais comum relativa ao Bolsa Família, constatada em 70 municípios visitados por fiscais da CGU, é o pagamento a beneficiados com renda superior à estipulada pelos critérios do programa. A fiscalização também apontou, em outros municípios, casos de beneficiados mortos ou que estão cadastrados simultaneamente em outros programas, como o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o que é irregular. Outro problema constante foi a não-localização de estudantes ou de responsáveis incluídos no Bolsa Família.

Os fiscais relataram ainda defeitos no controle do programa e o não-cumprimento de medidas exigidas pelo governo federal. Isso inclui deficiência na verificação da freqüência dos alunos na escola, cadastros desatualizados e não-constituição de um conselho para administrar ações na área social, conforme prevêem as normas do Bolsa Família. FSP

UM CONTUNDENTE SINAL DE DITADURA

Congresso é refém de medidas provisórias há 5 anos
Na Venezuela do Chávez é a mesma coisa, o Executivo é quem manda por lá. Aqui no Brasil, há cinco anos que o poder Executivo pauta o Legislativo. Ou seja, as matérias discutidas no Congresso partem da Presidência e não do Parlamento. A forma mais comum de ingerência executiva é a chamada medida provisória (MP). Este recurso é uma prerrogativa prevista na Constituição em que o presidente pode criar uma lei em casos de urgência, relevância ou provisoriedade. O Lula usa e abusa das MPS, só neste ano, 45 MPs já foram aprovadas na Câmara.

SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS
Senado gasta R$1 milhão com segurança de casas
Conservação de jardins custará R$487 mil e compra de 13 TVs de plasma, R$96 mil. Despesa é referente à vigilância da residência oficial de Renan e de outros senadores por apenas seis meses

Mergulhado em uma das mais graves crises da sua história, o Senado Federal segue indo às compras como nos tempos de calmaria. Uma das últimas aquisições registradas no Siafi é a de 13 aparelhos de TV de plasma, de 50 e 46 polegadas, a um custo de R$96,3 mil. Pesquisa realizada pela ONG Contas Abertas mostra também um gasto de R$1,2 milhão com a segurança das residências dos senadores e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Troca de pisos e carpetes custará R$105,3 mil
Outro contrato com o Senado é para a conservação e a manutenção dos gramados, das árvores e dos jardins internos e externos do complexo arquitetônico que abriga os senadores e suas residências oficiais. De junho a dezembro de 2007 serão gastos R$ 487,9 mil nesses serviços. Alheios à crise política, os administradores do Senado também estão investindo em reformas. Um montante de R$105,3 mil será destinado à substituição de pisos e carpetes até o fim do ano. A pesquisa mostra também gastos de R$120,5 mil com a compra de 226 poltronas giratórias encomendadas pela Presidência do Senado e de R$13 mil com equipamentos odontológicos. Por Regina Alvarez – O GLOBO

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

domingo, julho 15, 2007

“JÁ RECEBI MUITA VAIA, MAS IGUAL A ESTA PELO AMOR DE DEUS” (...)

César Maia e os bastidores da vaia a Lula
Lula conseguiu aquilo que sempre diz: "Nunca antes neste país um presidente da República recebeu uma vaia tão grande num estádio tão grande". Foi o que disse à "rádio do Moreno" o prefeito do Rio, César Maia, que assistiu a solenidades de abertura do Pan na companhia do presidente Lula.

Em relato exclusivo à Rádio do Moreno, o prefeito do Rio contou tudo, tintim por tintim, o que aconteceu nos bastidores da tribuna de honra do Maracanã. César Maia, inclusive, viu até um pouco mais do que aconteceu: sentiu na nuca o sopro das risadas dos governadores José Serra e Roberto Arruda.

Tão detalhado é o relato do prefeito que ele até conta como estavam as mãos do presidente quando deixou o Maracanã: frias e molhadas, como se as tivesse retirado de uma lata de banha.
Ouça aqui o relato de César Maia. – Obs.: Para você poder ouvir o programa será necessário se cadastrar no site da Globo.

LULA CLASSIFICA VAIAS COMO “INJUSTIÇA”, DIZ JORNAL
O Lula da Silva se abalou com as vaias recebidas na Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos e cogita
não mais voltar ao evento, com encerramento previsto para o dia 29 de julho. De acordo com matéria veiculada na edição de O Globo deste domingo, o Lula disse a interlocutores, na volta para Brasília, que ele não merecia a vaia. "Foi uma injustiça", classificou o Lula.

NOVA MODA
Pintou esta tarde no calçadão de Copacabana o primeiro carioca de sandálias, bermuda e camiseta branca onde ele mesmo pintou nas costas: "Pan - Rio - 2007". E na frente: "Eu vaiei Lula".

“ESTOY FUERA”
O ditador da Venezuela Hugo Chávez, que prometeu vir, não apareceu na abertura do Pan no Rio. É que ele não gosta de revezamento.

UM RISCO NO TEFLON – Por Clovis Rossi - FSP
Diz a lenda que Luiz Inácio Lula da Silva é o teflon da política: nada gruda nele, nem escândalos, nem as bobagens que de vez em quando diz, nem inação administrativa, nada.

A seqüência de vaias na abertura do Pan mostra que a realidade é algo mais complexa do que diz a lenda. Tudo bem que o Rio de Janeiro sempre foi irreverente, sempre teve uma quedinha forte pelo oposicionismo, mas deixar um presidente da República pendurado no microfone sem a escada é um baita constrangimento, ainda mais quando mostrado ao vivo no horário nobre.

A realidade mais complexa que a lenda começa, aliás, com uma leitura menos ufanista (para o presidente) do resultado eleitoral. No primeiro turno, Lula teve 46,6 milhões em 125,9 milhões possíveis. Dá, portanto, 37%, índice ruim para uma hipotética Olimpíada de popularidade de governantes.

Significa que dois terços dos eleitores ou queriam outro presidente ou não tinham por Lula (ou por qualquer candidato) entusiasmo suficiente para movê-los a sair de casa para votar. No segundo turno, Lula subiu para 58,2 milhões de votos, ainda assim abaixo da maioria absoluta (ficou com 46,2%). Elegeu-se porque a regra - absolutamente legítima, aliás - leva em conta apenas os votos válidos.

É claro que a vaia não torna Lula impopular. Nem o constrangimento levá-lo-á a cortar os pulsos. Seus áulicos na mídia e na academia até poderão criar mais uma teoria conspiratória debilóide e inventar que a elite comprou todos os ingressos da festa do Pan só para vaiar Lula. Pode até ser, mas aposto que em festa da Febraban ele jamais será vaiado. Idiotices conspiratórias à parte vale o fato de que a realidade é mais complicada do que sugerem a autolouvação e o culto à personalidade que se faz com Lula.

LANCES DE CUBA
Uma triste piada que se conta em Cuba
“Cite três sucessos da revolução, diz uma velha piada cubana. A resposta é óbvia: educação, saúde, esporte. E os três maiores fracassos? Alguns segundos de silêncio e o próprio narrador responde: "O café da manhã, o almoço e o jantar".

CUBA JÁ REGISTRA UM DESERTOR NOS JOGOS
A delegação cubana no Pan do Rio já contabiliza o seu
primeiro desertor. O defensor Rafael Capote, 19, da seleção masculina de handebol, deixou "há dias" a Vila Pan-Americana. O atleta foi listado como indisponível para a partida de ontem à noite entre sua equipe e o Canadá, no Riocentro. Desde 91, ao menos 80 atletas abandonaram o país caribenho. Em Pans, o recorde foi registrado em Winnipeg-99, com 13 --na época, o jornal "The Winnipeg Sun" chegou a fazer um bolão e prometeu premiar o leitor que acertasse quantos cubanos iriam desertar. Folha de S.Paulo, no Rio

LAMBANÇAS DA REPUBLIQUETA DO PAN
RENAN E O MEDO DA VAIA

No jantar de desagravo e apoio ao Renan, ele anunciou que aproveitaria o recesso parlamentar para visitar seu reduto eleitoral, mas foi desaconselhado. Seria difícil encarar os passageiros do avião e os protestos que estavam sendo organizados em Maceió. Renan Calheiros desistiu. Revista Veja.

IRMÃO DE RENAN PODE TER LUCRADO R$ 12,7 MILHÕES COM NEGÓCIO
O deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL) pode ter
lucrado R$ 12,7 milhões ao vender a empresa Conny Indústria e Comércio de Sucos e Refrigerantes à Schincariol, se considerado o valor de sua participação na companhia declarado por ele à Justiça Eleitoral, informa neste domingo reportagem da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).

AGENDA DE ZULEIDO COMPLICA RONDEAU
Não há fotografias, imagens de vídeo ou extratos de depósito bancários documentando a entrega dos R$ 100 mil da Construtora Gautama ao ex-ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau. Mas a Polícia Federal não tem dúvidas que ele não só era o destinatário do dinheiro, como também agiu para beneficiar o grupo do empreiteiro Zuleido Veras - principal alvo da Operação Navalha - na conquista de obras do Programa Luz Para Todos no Piauí.

O relatório tem os diálogos em que ele é citado fartamente e mostra que o dinheiro saiu de uma agência da Caixa Econômica Federal em Salvador no dia 7 de março deste ano e, seis dias depois, foi parar, na ante-sala de seu gabinete, no 8º andar do Ministério, em Brasília. É nos papéis que estão sendo analisados pelo Ministério Público, já periciado pela polícia, que repousa uma das contradições que pode abortar a recondução de Rondeau ao cargo. JB Online – Leia mais
aqui

GIM, O RATO, QUER TOMAR POSSE DURANTE O RECESSO
Para evitar constrangimentos, Gim Argello (PTB-DF), suplente do Joaquim Roriz, quer tomar posse às escondidas. Segundo relato de correligionários, Gim vai tentar assumir o mandato durante o recesso parlamentar, que vai durar duas semanas. Sem o funcionamento do plenário, Gim tomaria posse discretamente, em um gabinete, e evitaria a exposição pública. O GLOBO

O NOVO LOBISTA DO CARIBE
O subterrâneo José Dirceu abriu um negócio em nova praça: a República Dominicana. Está tão enfronhado lá que o presidente do país, Leonel Reyna, cobrou sua presença nas reuniões que teve com empresários brasileiros, há duas semanas.

Dirceu quer transformar a República Dominicana em entreposto para a exportação de etanol brasileiro para os Estados Unidos. Com a anuência de Reyna, selecionará as empresas que participarão do projeto. Quem já opera lá é a Alpina, que ampliou muito – mas muito mesmo – seus contratos com a Petrobras na gestão petista. A Alpina era representada pelo lobista Fernando Moura, amigão de Dirceu que, depois do sucesso da Alpina, virou alpinista social. Vive entre Miami e Paris. Revista Veja - Radar

DINHEIRO À MÃO, REVOLUÇÃO PARA DEPOIS
O MST finge, já há muito tempo, que está empenhado em promover a reforma agrária. Seu objetivo verdadeiro é desmoralizar e subverter o Estado Democrático de Direito para instaurar uma ditadura de feições socialistas nestes nossos tristes trópicos. Um dos tentáculos da sabotagem é a subversão da instrução básica transmitindo às crianças e aos adultos analfabetos versões distorcidas da História do País e do mundo para atender a esses objetivos de subversão da ordem.

Mas mesmo nessa atividade predomina o novo sentido utilitário da esquerda brasileira de instrumentalizar os recursos públicos em benefício de pessoas ou de grupos apadrinhados pelos poderosos de plantão. O MST, que não tem personalidade jurídica e, assim, consegue escapar do braço do aparelho repressor do leniente Estado brasileiro, também faz parte da verdadeira “farra das ONGs” do Programa Brasil Alfabetizado, denunciada por este jornal e alvo de uma devassa antecipada anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) no governo Lula. Matéria completa no JT Online
aqui.

COMENTÁRIO:
A cândida rósea inocência de Lula se acha injustiçada! Alguém já viu algum meliante da política achar que merece punição? Eu nunca vi isto! Podemos ter a certeza de que este foi o transe mais amargo na vida do pseudo operário, hoje, deitado em berço esplêndido achando que é Deus. Lula é uma ameaça em vigor no Brasil.

A vaia dos cariocas ecoou como suprema sensatez aos delitos cometidos pela tirania deste desgoverno. E, sobre a imprensa que tenta acobertar aquele momento visto em mais de 140 países, é muita audácia ela afirmar tanta asneira como vem fazendo. Esta é uma das características da improvisação jornalística do atraso. Ninguém é bobo como eles imaginam, por isto a imprensa vem perdendo espaço cada vez mais.

A vaia dirigida ao Lula da Silva foi uma artilharia com o maior alcance possível, extensamente atroadora, no alvo, e mais forte e trépido que uma bateria de canhões.

Nossa imprensa devia respeitar o ato de repúdio ocorrido no Maracanã, protagonizado por uma expressiva parcela da locomotiva do progresso deste país. Lá, estavam os cidadãos que pagam as contas da corrupção deste desgoverno e, portanto, não há o que se questionar diante do direito sagrado de vaiar e apontar o dedo na direção do ladrão. Por Gabriela/Gaúcho - MOVCC