movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, julho 07, 2007

A FORTUNA DE RENAN: DE GADO A TUBAÍNA

Revista Veja
A fortuna de Renan Calheiros e de sua família não pára de crescer. Somente uma transação com a cervejaria Schincariol rendeu 17 milhões de reais de lucro aos Calheiros, num negócio crivado de estranhezas. Na semana passada, VEJA encontrou outro negócio no qual os Calheiros merecem medalha de ouro. Trata-se de uma fábrica de tubaína, construída em 2003, que, nas avaliações mais otimistas, vale menos de 10 milhões de reais.

Em maio do ano passado, porém, os Calheiros conseguiram vendê-la à Schincariol, a segunda maior cervejaria do país, por 27 milhões de reais. Um negócio estupendo. Em 2003, o deputado Olavo Calheiros, irmão do senador, resolveu abrir a Conny Indústria e Comércio de Sucos e Refrigerantes, em Murici, no interior de Alagoas, terra natal dos Calheiros. Ganhou, de graça, um terreno de 45.000 metros quadrados, avaliado em 750.000 reais.

O doador foi a prefeitura de Murici, na época comandada por Remi Calheiros, irmão de Olavo e Renan. A prefeitura também deu à fábrica isenção por três anos no pagamento de água, insumo essencial para uma fábrica de refrigerantes. Com terreno e água de graça, Olavo bateu à porta do Banco do Nordeste, o BNB, e conversou com o gerente José Expedito Neiva Santos, que fez gestões junto ao BNDES para conceder ao deputado um empréstimo de 6 milhões de reais, com vencimento em vinte anos. O gerente Expedito Santos aceitou, como garantia do empréstimo, a escritura de uma fazenda que o Ministério Público suspeita ser falsificada.

Concluído o empréstimo, o gerente, por indicação de Renan Calheiros, foi promovido a superintendente estadual do BNB em Alagoas. Com fábrica instalada, água e terreno de graça e dinheiro para pagar em duas décadas, a Conny, ainda assim, foi um completo fracasso. Três anos depois, só vendia refrigerantes na região de Murici. Tinha apenas 0,1% do mercado nordestino. Devia 150.000 reais em contas de luz, não pagava o empréstimo e já devia 9,9 milhões de reais ao BNDES.

A situação era tão lamentável que a fábrica recorria contra dívidas irrisórias. Entrou com ação judicial para não pagar a anuidade de 1.600 reais ao Conselho Regional de Química. Também foi à Justiça para não pagar 3.600 reais por ano de taxa de fiscalização ao Ibama, o órgão que cuida do meio ambiente. Sofria até ação de cobrança do Inmetro, que fiscaliza o padrão e a qualidade dos produtos no país. O Inmetro cobrava 900 reais da fábrica dos Calheiros. Com as contas no vermelho e prestes a fechar as portas, a fábrica conseguiu ser negociada por 27 milhões de reais. Olavo pagou as dívidas – e embolsou 17 milhões de reais, limpinhos, conforme a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, que autorizou o negócio.

Na época, a Schincariol explicou que comprara a fábrica para expandir sua presença no mercado nordestino. Pagou um preço exorbitante. Um especialista no setor ouvido por VEJA diz que se constrói uma fábrica semelhante à da Conny com 10 milhões de reais – menos da metade do que a Schincariol desembolsou. Em junho passado, a mesma Schincariol comprou a Indústria de Bebidas de Igarassu, no interior de Pernambuco, que fabrica a cerveja Nobel.

A Igarassu é maior do que a fábrica dos Calheiros, tem 10% do mercado de Pernambuco e capacidade para produzir 5 milhões de litros por mês, contra 4,5 milhões da fábrica dos Calheiros. Ainda assim, mesmo sendo maior e mais importante, a Igarassu saiu por 10 milhões de reais. Em janeiro passado, a cervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão, no interior paulista, famosa por fabricar cerveja artesanal, também foi adquirida pela Schincariol. A Baden Baden faturava 5,5 milhões por ano e vinha aumentando sua participação no mercado de produtos sofisticados. Saiu por 30 milhões de reais, apenas um pouco a mais do que a Conny dos Calheiros.

A pergunta que fica é: por que a Schincariol pagou tanto à família Calheiros?
As atividades do senador Renan Calheiros em Brasília podem ser uma pista. Depois que a fábrica em Murici foi vendida, o senador interessou-se pelas dificuldades da Schincariol em Brasília, já que, um ano antes, seus cinco dirigentes haviam sido presos pela Polícia Federal sob acusação de sonegação de 1 bilhão de reais.

O senador esteve pelo menos três vezes no Ministério da Justiça para saber dos desdobramentos da Operação Cevada, que prendeu os donos da cervejaria. Também andou visitando a cúpula do INSS, que planejava executar dívidas previdenciárias de cerca de 100 milhões de reais da Schincariol. As dívidas, como que por mistério, não foram executadas até hoje. Ou melhor: o INSS executou, sim, mas apenas uma dívida de 49.700 reais.

Renan Calheiros andou, também, pela Receita Federal, onde chegou a falar sobre uma multa milionária que o órgão aplicaria à Schincariol. Sabe-se lá por quê, até hoje a empresa não sofreu multa milionária nem a cobrança do 1 bilhão de reais sob suspeita de sonegação. Melhor que isso: a Receita, em vez de manter a contabilidade da dívida centralizada, pulverizou-a pelos seis estados onde a Schincariol tinha fábrica na época. Isso complica e retarda uma cobrança de dívida.

Na semana passada, depois da sessão do Senado em que os parlamentares pediram o afastamento de Renan Calheiros, o Conselho de Ética voltou a trabalhar, escolhendo três relatores para o caso. Decidiram completar a perícia da Polícia Federal sobre a papelada dos negócios do senador e analisar a evolução do seu patrimônio.

A venda da fábrica em Murici, formalmente, está fora da investigação porque foi um negócio do deputado Olavo Calheiros, e não do senador. No entanto, os negócios de ambos se entrecruzam o tempo todo. Um compra fazenda do outro. Um arrenda terras para o outro. O gado de um anda na fazenda do outro, e vice-versa. Os dois também se revezam no Congresso quando se trata de despejar dinheiro na obra do Porto de Maceió, tocada pela empreiteira Mendes Júnior.

Em 2001, 2002 e 2003, o deputado fez emendas para a Mendes Júnior. Nos anos seguintes, 2004 e 2005, foi a vez do senador. Sob esse aspecto, a modesta fábrica de tubaína em Murici que conseguiu ser negociada por 27 milhões de reais poderia despertar a atenção dos membros do Conselho de Ética.

A suspeita que o negócio desperta é a seguinte: será que, além de usar o lobista da Mendes Júnior, o próprio senador Renan Calheiros se converteu num lobista da cervejaria Schincariol? Ninguém sabe, mas há duas certezas na história. Uma delas é que a cervejaria tem apreço pela família Calheiros, tanto que foi a principal financiadora da campanha do deputado Olavo Calheiros e do seu outro irmão, o deputado Renildo Calheiros. Ambos receberam 200.000 reais da empresa. A outra certeza é que os irmãos atuam como líderes da bancada da cerveja, composta de 41 parlamentares que defendem os interesses do setor.

A Schincariol diz que vai começar em breve a fabricar o suco Skinka em Murici, mas prefere não fazer nenhum comentário sobre sua relação com o senador Renan Calheiros e seus irmãos deputados. Reportagem de Ricardo Brito -

A ESPERTEZA DE RENAN
Depois de ter paralisado a agenda do Congresso, como se o Brasil pudesse e tivesse tempo a perder com suas lambanças imundas, o desavergonhado Renan Calheiros, agora vem com mais uma palhaçada. Com receio de ser acusado de paralisar as investigações do Conselho de Ética no
recesso, o Renan Calheiros, trabalha nos bastidores para adiar votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Pelo regimento do Congresso, o recesso parlamentar só pode ter início depois da aprovação da lei.

LOROTA PURA, GENTE. PURÍSSIMA. (Por Noblat)
Renan está com medo do boicote.

“O problema é outro. Para votar a LDO, Câmara dos Deputados e Senado têm que se reunir em sessão conjunta. Quem preside sessão do Congresso é o presidente do Senado. Ocorre que deputados do PV, PSDB, DEM, PPS e PDT já avisaram a Renan: não o aceitarão na presidência. Se ele se arriscar a presidir, os deputados promoverão um barulho danado e depois negarão quorum para votação.

Caso Renan delegasse a tarefa de presidir a sessão ao vice-presidente da Câmara, se diria que ele fugiu do pau. Que na prática está impedido de exercer suas funções devido ao escândalo em que se meteu. Então ele prefere deixar a votação da LDO para o segundo semestre, obrigando o Congresso a funcionar no período de recesso. Isso implica em despesas extras. Mas Renan está pouco se lixando.

LULA QUER SILAS
SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS
Na semana passada, o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau, que perdeu o cargo em meio a denúncias de ter recebido propina da empreiteira Gautama (Operação Navalha), recuperou o orgulho. O Lula concluiu que nada foi provado contra ele e vai reconduzi-lo ao cargo. A bancada do PMDB no Senado, que o abandonara à própria sorte, promoveu um almoço para comemorar a decisão. Mas a Polícia Federal ainda pretende indiciar Rondeau. Nota de Felipe Paturi da Veja

PARA PF, HÁ PROVAS FORTES CONTRA EX-MINISTRO
Os agentes da Polícia Federal que participaram da Operação Navalha reprovam a articulação do Planalto para levar Silas Rondeau de volta às Minas e Energia e insinuam que há mais provas contra o ex-ministro. Para a PF, já é “robusto” o conjunto de provas envolvendo o ministério com a máfia das obras públicas.

Um delegado da PF que participou da investigação disse ao Estado que o governo corre sério risco de desgaste político se reempossá-lo no Ministério de Minas e Energia sem esperar parecer do Ministério Público e a decisão da Justiça.

A PF mantém a convicção de que Rondeau teria sido beneficiário de suborno de R$ 100 mil entregues por Maria de Fátima Palmeira, diretora da empreiteira Gautama, pivô do esquema, a Ivo de Almeida, assessor da pasta. O envolvimento do ministro estaria caracterizado não só com a entrega do dinheiro a Ivo, mas no seu cruzamento com outros dados, como escutas telefônicas, agendas, objetos periciados e o rastro do dinheiro, seguido desde o saque em uma agência em Salvador até o momento da entrega.

O dinheiro da corrupção, diz a PF, não estava na pasta que Fátima levava na mão no dia da entrega, mas na bolsa de couro a tiracolo. Para a PF, é isso que mostra o circuito de TV do ministério. O Estado de São Paulo

O SUPLENTE É PIOR QUE O TITULAR
O senador Gim Argello, que assume no lugar de Roriz, também é acusado de corrupção e responde a processos por superfaturamento, grilagem e crime contra o sistema financeiro. Revista IstoÉ – Leia reportagem de Hugo Studarte Hugo Marques – Reportagem completa
aqui

Como “nunca, neste país”
CONGRESSO ATUAL JÁ É LÍDER EM ESCÂNDALOS
Desde a promulgação da Constituição de 88, que marcou a volta da democracia ao Brasil após a ditadura militar, pelo menos 20 escândalos de grande repercussão já atingiram o Congresso Nacional. Em apenas cinco meses de trabalhos,
a atual legislatura já registrou seis episódios envolvendo deputados e senadores, o maior número de casos na comparação com legislaturas anteriores.

LULACÓPTERO

O apoteótico ex-metalúrgico Lula
comprou mais dois novos helicópteros que vão custar R$ 24milhões (cerca de R$ 48 milhões) para os contribuintes otários. As Aeronaves terão revestimento de couro, ar-condicionado, mesa para despachos e um mini refrigerador. Atualmente, o Lula conta com dois helicópteros, um de uso específico do presidente da República e outro que serve para as equipes de apoio. Fora os helicópteros, Lula desloca-se, nas viagens maiores, no Aerolula, o jatinho que custou US$ 56,7 milhões aos cofres públicos.

UNE
A PELAGADA FAZENDO A MAIOR FARRA COM NOSSA GRANA
O Ministério da Justiça
anistiou (aposentadorias perpétuas) ontem, dois ex-presidentes da UNE. O Aldo Arantes e o Jean Marc von der Weid. Arantes vai receber um salário mensal de R$ 10.400 e Jean Marc, R$ 6.221 por mês.

DOIS PESOS PARA DOIS “CRIOULOS”
– Por Diogo Mainardi - Veja

O professor Paulo Roberto da Costa Kramer, da Universidade de Brasília, usou o termo "crioulada" numa de suas aulas. Foi suspenso e condenado a pagar uma multa depois que nove alunos – apenas dois dos quais negros – o denunciaram à reitoria.

O professor Kramer negou ser racista e definiu seus acusadores como membros de uma "Ku Klux Klan negra". A Universidade de Brasília é como o Planeta Bizarro, do Super-Homem, em que todos os conceitos foram virados pelo avesso e os perseguidos se tornaram perseguidores, incendiando cruzes e linchando os representantes das maiorias.
No mesmo dia em que foi aplicada a multa ao professor Kramer,

Lula, num evento no Rio de Janeiro, contou que, aos 14 anos, aproveitava as enchentes em seu bairro para ganhar uma gorjeta dos vizinhos. Ele estendia uma tábua sobre o charco, no meio de fezes, ratos e baratas, e cobrava um pedágio dos passantes. Um de seus clientes era, de acordo com ele, "um afrodescendente, que naquele tempo a gente chamava de crioulo, bem forte e alto". A claque presidencial riu e aplaudiu, sem se incomodar com o deboche da linguagem politicamente correta.

O episódio demonstra que, desde cedo, Lula aprendeu a lucrar com a miséria alheia. Demonstra também que as regras que se aplicam a uns podem ser impunemente violadas por outros. Aquele mesmo "crioulo" que rendeu uma multa ao professor Kramer foi calorosamente aprovado na boca de Lula. A censura de ordem racial é idêntica a todas as outras censuras: protege os amigos e pune os inimigos. Como o lulismo se apropriou da bandeira da igualdade racial, os censores da vez protegem os lulistas e punem todos os demais.

Se a patrulha racial se firmar no Brasil, ela acabará banindo de nossa história tanto as marchinhas de Carnaval da década de 1950 quanto Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre. Ela banirá igualmente todos aqueles que se recusarem a se enquadrar: na escola, no trabalho, nas artes, na pesquisa científica, na vida pública. Alguém é otário o bastante para acreditar que, a partir de agora, o professor Kramer terá as mesmas oportunidades que seus colegas mais obedientes?

Crioulo é um bom jeito de chamar os brasileiros de pele escura. Bem melhor do que essa macaquice retrógrada de chamá-los de afrodescendentes. O único resultado da demagogia racial dos lulistas é assegurar alguns privilégios a uma casta de patifes que se empossou da burocracia estatal: patifes brancos, patifes pretos, patifes amarelos, patifes pardos.

Ao proibir o uso de uma palavra, o que se quer é proibir o surgimento de qualquer idéia divergente que acabe atrapalhando a patifaria. Na realidade bizarra do lulismo, em que o Planeta é cúbico, o Super-Homem é mau e a criptonita é vermelha, os patifes fazem as leis e as administram como bem entendem.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

sexta-feira, julho 06, 2007

FINANCIAL TIMES – “LULA FOI VISTO DANDO TAPINHAS NAS COSTAS DELE”

LÍDERES POLÍTICOS PARECEM SATISFEITOS DE VER A IMPUNIDADE DE CALHEIROS

O jornal britânico "Financial Times", um dos mais respeitados do mundo na área econômica, publicou ontem reportagem sobre as denúncias contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e as idas e vindas da representação do PSOL contra ele na Casa. De acordo com o jornal, "a saga do peemedebista está desafiando a credulidade dos brasileiros comuns já acostumados aos escândalos políticos".

Para o FT, "a pressão sobre o senador vem aumentando, e o Congresso está paralisado nas últimas seis semanas".

"Lula foi visto dando tapinhas nas costas dele"
Um trecho da reportagem diz que "líderes políticos parecem satisfeitos de ver a impunidade desfrutada por Calheiros". "Lula da Silva foi visto recentemente dando tapinhas nas costas dele", acrescenta o FT.

"Ao lado do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), que renunciou na noite de quarta-feira, o caso Renan Calheiros faz parte da onda quase ininterrupta de acusações que atingem o governo Lula desde 2005", afirma o jornal britânico. "Quando os primeiros escândalos apareceram, provocaram danos aos índices de popularidade de Lula. Mas pesquisas recentes sugerem que os eleitores não associam mais o presidente com a corrupção, ou não esperam nada melhor de seus políticos", diz a reportagem.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) foi entrevistado e disse que "projetos de lei do interesse de muitas pessoas estão em suspenso por causa do escândalo". A reportagem informa que a Ordem dos Advogados do Brasil pediu que Renan renunciasse e também que grupos religiosos e econômicos estão pressionando os parlamentares pela renúncia.

O jornal afirma que os políticos são uma classe especialmente privilegiada no Brasil. Em seguida cita a informação - publicada pelo GLOBO na série "Impunidade, o Brasil vive o crime sem castigo" - de que, uma vez eleitos, só podem ser processados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que jamais condenou alguém em processos criminais. O Globo

RENANGATE
Acusado ganha tempo – o Conselho de Ética pretende concluir o julgamento em 45 dias. É uma estimativa otimista. A PF pediu que os relatores pressionassem o presidente do Senado para que apresente mais documentos sobre seus negócios agropecuários. De acordo com a polícia, sem eles as contas de Renan não fecham. Palpite do blog (do Fernando Rodrigues): Renan Calheiros só tem o tempo como seu aliado. Toda vez que algum senador aparecer pedindo mais investigação sobre algum detalhe do processo a razão é simples: ajudar Renan.

BOM DIA BRASIL
Vídeo de Alexandre Garcia falando sobre a mediocridade de aceitarmos o pior porque não temos noção do que é bom. Que a ANAC considera como atraso um período de 4 horas enquanto nos demais paises, 15 minutos já é considerado atraso. Ele fala também sobre a falta de decoro, decência e dignidade, no caso do sucessor de Roriz, o Gim Argello – que tem contra si a acusação de ter recebido mais de 1 milhão de reais depositados em sua conta, sem comprovação de origem. No entanto, Gim prefere assumir a vaga contando com o foro privilegiado do senado. Assista
aqui

E, por falar em Foro Privilegiado
MAGISTRADOS CONTRA A CORRUPÇÃO
Leia também a matéria no Estadão de hoje,
“STF não pune autoridades - trata-se de levantamento divulgado ontem, pela Associação dos Magistrados Brasileiros, durante o lançamento da campanha Juízes contra a Corrupção, que expõe o tamanho da impunidade das autoridades do País. O documento revela que desde 1988, ano da aprovação da Constituição brasileira, até maio passado, nenhuma autoridade foi condenada no Supremo Tribunal Federal (STF) nas 130 ações protocoladas.

HÁ ALGO NO AR ALÉM DOS AVIÕES DE CARREIRA
O céu de Brasília está carregado
Especialistas em aquarelas, bons de ouvido, estão de orelha em pé com o que ouviram das fitas que desbotaram o mandato do senador Joaquim Roriz. Um número cabalístico - 200 - assombra o material encaminhado pela Polícia Federal ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP)

Algo em torno de duas centenas de nomes da fina flor da sociedade brasiliense - do Executivo, do Judiciário, da Câmara Distrital e do empresariado local - enfeitam os diálogos coloridos e nada republicanos da fitalhada que ainda não veio à tona. É isso que explica o ar tenso e pesado que sobrevoa Brasília, nas últimas horas. Preparem-se para novas emoções. “É grave", disse Tuma, com seu vasto bigode de xerife.

(Tem mais Nenê Constantino, dono da GOL, nas fitas em poder de Tuma e do Ministério Público do Distrito Federal. E aparece o nome do ex-senador e ex-ministro da Justiça Iris Rezende. Tem uma firma de engenharia, também. E referências a um jornal local.) Fonte: Folha de São Paulo, O Globo – O texto é do Toinho de Passira

É a indecência!
APESAR DE DENÚNCIAS, RORIZ JÁ PENSA EM ELEIÇÕES DE 2010
O ex-senador Joaquim Roriz repetiu a diversos interlocutores durante esta quarta-feira que o episódio da renúncia ocorrido na noite da última quarta-feira é uma página virada em sua carreira política. A frase de automotivação, apesar de pronunciada em um contexto ainda turbulento, está sendo interpretada como o anúncio de uma nova etapa do ex-governador do Distrito Federal. Correligionários e até adversários de Roriz apostam que, apesar do baque provocado pela renúncia — motivada para escapar de um processo de cassação do mandato parlamentar —, o ex-senador não vai demorar até iniciar os preparativos da disputa ao governo de 2010. Por Lilian Tahan - Do Correio Braziliense

LULA VAI DEVOLVER CARGO A SUSPEITO DE CRIME
Máfia
Operação Navalha
Convencido de que não há provas de que Silas Rondeau tenha sido beneficiário de uma propina de R$ 100 mil da empreiteira Gautama, apesar do vídeo do circuito interno do Ministério de Minas e Energia, divulgado pela PF, que mostra a funcionária da Gautama Maria de Fátima Palmeira entrando no órgão para levar propina ao então ministro, o Lula da Silva ainda assim quer reconduzir Silas ao posto de ministro de Minas e Energia na próxima terça-feira.

IBOPE: AVALIAÇÃO DE LULA SEGUE ESTÁVEL
A avaliação do Lula da Silva permanece estável, mas em patamares elevados, apontou a
pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira, 6. A avaliação ótima ou boa passou para 50%, ante 49% em abril. A avaliação ruim ou péssima se manteve em 16%.

PIRES É UM BANANA!
Bate-boca - Na quinta-feira, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo da Casa, e o ministro da Defesa trocaram acusações. Demóstenes tem defendido o afastamento de Pires por "incompetência" Chegou a chamá-lo de "banana"--, e criticado o suposto debate entre Anac e Infraero sobre a crise aérea. Folha Online

CHÁVEZ ESTÁ TECNICAMENTE “CAÍDO”
Um descontentamento crescente e generalizado se apodera da sociedade venezulelana. Não se localiza em um setor ou grêmio em particular, mas em todos eles; não existe só em Caracas, mas em todas as cidades; não é dirigido, mas sim espontâneo. Agora se somam os estudantes e os que rechaçam o fechamento do canal RCTV.

As esperanças que Chávez suscitou em 1998, desapareceram. As promessas converteram-se em fracassos e mentiras. Com mais de oito anos no poder – e o triplo das receitas de seus antecessores – não resolveu os problemas de pobreza, insegurança e corrupção; ao contrário, as piorou. Em lugar de proporcionar emprego e desenvolvimento, oferece divisão e guerra.

Chávez já não se atreve a aparecer em atos públicos, a menos que a assistência esteja controlada ou comprada. Ele tem medo da traição de seus colaboradores que se mantêm a seu lado só pelo poder e pelo dinheiro que lhes outorga. A pouca popularidade que lhe resta encontra-se fora da Venezuela, porque dentro já não existe.

Mantém-se no poder na base da repressão, das ameaças, da compra de consciências, do fechamento de meios de comunicação e, sobretudo, da fraude eleitoral. Em poucas palavras, Chávez está tecnicamente arruinado, do mesmo modo que esteve Hitler em 1944, muito antes que acabasse a guerra. Por
Alejandro Peña Esclusa - © 2007 MidiaSemMascara.org – Texto completo aqui

COMENTÁRIO

Aceitamos os piores homens da política porque não conhecemos os melhores. Não aceitamos acreditar como o melhor caminho esta "coisa" aqui, que chamam de "democracia". Pois, entendemos que democracia é a liberdade normalizada dentro de regras da ética, da moral e da transparência, onde o cidadão respeita às leis.

Aqui nada disto acontece. Estamos vivendo os piores dos mundos. Chega ser uma vergonha estes institutos de pesquisas divulgarem a preferência nacional dos brasileiros, o LULA.

Está na hora de homens decentes fazerem alguma coisa para tirar esta "CORJA" do poder. Lugar de bandidos é na cadeia, e não deitados em berço esplêndido debochando da cara do povo que ainda não sabe distinguir um "beira mar" de um político vocacionado para o bem comum.

Fica até ridículo escrevermos nestes termos, mas infelizmente a regra geral é louvar e enaltecer os corruptos e a corrupção. Se estas "siglas alienígenas" fazem alguma coisa para tentar tirar bandidos do poder, também, temos que nos cuidar com as pretensões delas.

Loucura é o que não falta. Todos se acham aptos a governar o país. Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

quinta-feira, julho 05, 2007

A RATAZANA ESCAPULIU!

Decisão para escapar de cassação foi tomada após saber que processo contra ele seria aberto. No Estadão - Sem explicar destino de R$ 2,2 milhões recebidos de empresário, Roriz tenta preservar direitos políticos e renuncia. “É que às vezes, de renúncias depende a honra do cidadão”, disse em sua deplorável carta. Este desfecho, contudo, poupou-o da perda de direitos políticos e ele poderá disputar um cargo eletivo em 2010, o que é uma vergonha sem fim, porque lugar de bandido é na cadeia.

A arte de trocar “seis por meia dúzia”
SUPLENTE DE RORIZ TAMBÉM EMBOLSOU GRANA

Gim Argello também é investigado na Operação Aquarela. Ele é acusado de ter intermediado transação imobiliária suspeita no governo Roriz. Antes mesmo de assumir como suplente de Joaquim Roriz (PMDB-DF), Gim Argello (PTB-DF) já é alvo de denúncias. Ele também é investigado por irregularidades apuradas na Operação Aquarela, da Polícia Civil do Distrito Federal. A operação policial foi o principal motivo da renúncia de Roriz.

Enfim, uma reação!
PARTIDOS PODEM OBSTRUIR VOTAÇÃO

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR)
disse na manhã de hoje, em entrevista à rádio CBN, que os parlamentares podem obstruir a pauta de votação na reunião conjunta da Câmara e do Senado, na próxima semana, até que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se afaste do cargo.

AS MENINAS DO JÔ
Assista
aqui, ao vídeo do Programa do Jô. Não percam, o apresentador e as jornalistas detonam com o choro do Roriz, com a impunidade do Renam, falam da censura prévia e mostram vários vídeos.

LULA VAI DEVOLVER CARGO A DENUNCIADO EM OPERAÇÃO NAVALHA
Enquanto isso, Lula comunicou à cúpula do PMDB que quer
devolver a cadeira de ministro das Minas e Energia a Silas Rondeau já na próxima terça-feira. Não por acaso. Envolvido em denúncias de corrupção apuradas pela Operação Navalha da Polícia Federal, Rondeau acabou desgastando a imagem de seu padrinho político, senador José Sarney (PMDB-AP), que o Palácio do Planalto quer agora reabilitar. “A volta de Rondeau soa como música aos ouvidos do presidente Lula e tem total apoio do PMDB”, resume o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).

LULA VAI MANDAR AMPUTAR O PÉ
Ao invés de retirar a bala

Na Folha, para
assinantes, uma entrevista com o economista Alessandro Oliveira, do ITA, sobre a solução de jerico do Lula de restringir vôos em horários de pico. O economista alerta que restringir vôos como solução ao caos aéreo é uma medida que não resolve as deficiências de infra-estrutura de aeroportos e controle de vôo e que vai causar aumento de tarifas aos passageiros.

Governo é culpado pela crise aérea
Também para
assinantes, o relatório parcial da CPI do Apagão aponta deficiência técnica de equipamentos, falta de recursos, subestimação do crescimento do tráfego aéreo e a autorização de linhas aéreas acima da capacidade da infra-estrutura como algumas das causas da crise nos aeroportos.

REAÇÕES!
JUÍZES PROTESTAM
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) fará um ato público batizado de "Juízes contra a Corrupção". A entidade vai defender o fim do foro privilegiado e apresentar estudos sobre a tramitação de processos no Supremo e no Superior Tribunal de Justiça. O evento será em Brasília, no Hotel Blue Tree Park, e começa a partir das 10h. Por Fernando Rodrigues

ALAGOAS TERÁ “MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO”
Entidades de classes, instituições não governamentais e núcleos comunitários preparam uma manifestação, a ser realizada nos próximos dias em Maceió (AL), contra a corrupção nos Três Poderes. A "Marcha da Cidadania Contra a Corrupção" será na praia da Pajuçara. Foram convidados o presidente da Transparência Brasil, Cláudio Abramo, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Jefferson Peres (PDT-AM), José Nery (PSOL-PA) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), a deputada Luciana Genro (PSOL-RS), a ex-senadora e presidente do PSOL Heloisa Helena e os presidentes da Associação dos Magistrados e da Ordem dos Advogados do Brasil. Por C. Humberto

Ongs a serviço do tráfico
TRÁFICO ESTARIA EXECUTANDO INFORMANTES

Vítimas, que ajudaram a polícia, também sofreriam torturas
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse ontem que o serviço de inteligência do órgão soube que o traficante Antônio José Ferreira, o Tota, estaria torturando e matando, no alto do Complexo do Alemão, moradores acusados de dar informações à polícia. As execuções comandadas pelo bandido, segundo ele, acontecem depois de as vítimas passarem por uma espécie de tribunal do tráfico. Os corpos seriam enterrados no alto do complexo mesmo.

Sobre a denúncia de que teriam ocorrido execuções durante a megaoperação de quarta-feira da semana passada no Alemão, o secretário disse ter sido informado de que alguns moradores estariam sendo pressionados e manipulados por traficantes, para procurarem órgãos de direitos humanos: - Não vou ser leviano de garantir que há essa manipulação, mas me causa estranheza que a maioria dos moradores não tenha comparecido a uma delegacia para reclamar de excessos.

O chefe de Polícia Civil, delegado Gilberto Ribeiro, fez coro com o secretário de Segurança. Para ele, ONGs podem mesmo estar sendo manipuladas pelo tráfico para atrapalhar a operação policial. Por Ana Claudia Costa - O Globo

A farra
INDENIZAÇÃO PARA CARTUNISTAS
Ziraldo e Jaguar pedem reparação por ação da ditadura

Os cartunistas Ziraldo e Jaguar, ambos com uma história ligada ao Pasquim, jornal de oposição ao regime militar, e o ex-líder estudantil Jean Marc von der Weid, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1968, devem ser as próximas personalidades que combateram a ditadura a receber reparação econômica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A grana deve sair até o fim do ano.

Falta de vergonha na cara!
Apesar de Ziraldo ter trabalhado em muitas campanhas do governo Lula, ele afirmou que não tem nenhum constrangimento de receber a reparação econômica. “Eu e o Jaguar não entramos com o processo, quem o fez foi o Sindicato dos Jornalistas do Rio. Já trabalhei muito, recebo R$ 1 mil por mês de aposentadoria e creio que essa reparação será a chance de conseguir me aposentar depois de tanta perseguição pela ditadura." A Comissão de Anistia ainda tem cerca de 30 mil casos para analisar até 2010, de acordo com cronograma do Tarso Genro. A matéria é fechada no Estado de São Paulo

EUA DETALHAM A MENTE DE CHÁVEZ
Insegurança. "Narcisismo megalomaníaco". Necessidade de adulação. São estes os fatores que colocaram o Hugo Chávez, em rota de confronto com os Estados Unidos e que agora o fazem agredir governos aliados, como o do Brasil - em episódios como os insultos ao Congresso e o ultimato dado no início da semana para que os congressistas aprovassem "em três meses, no máximo" a entrada da Venezuela como membro-pleno do MERCOSUL. As conclusões são de um perfil psicológico encomendado pelo Pentágono à Força Aérea americana. JB Online – Leia mais
aqui

COMENTÁRIO:
Pegamos carona no material do Fernando Rodrigues
"Exílio no deserto"
A propósito de Brasília e seus políticos, eis uma frase copiada de uma foto exposta no Catetinho, o local no Distrito Federal que abrigou temporariamente o governo federal durante a construção da cidade ainda nos anos 50: "Não tenhamos dúvida de que o maior perigo de Brasília, situada em zona despovoada, será a ausência de opinião pública como elemento de orientação dos governantes. Sem vigilância, ou apenas vigiados de longe, governantes e legisladores irão pensar de preferência em si mesmos, nos seus bons negócios, em tirar rapidamente o máximo de vantagens em seu exílio no deserto - Austregésilo de Athayde no 'Diário da Noite', em 7 de janeiro de 1957".

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quarta-feira, julho 04, 2007

A "RAINHA DE NÁPOLES" BAIXOU UM NOVO DECRETO

“O país vive o momento mais importante em 118 anos, e o Brasil poderia ter sido uma grande nação no século passado, não fosse a mediocridade dos políticos" - Lula

Temos que dar a mão palmatória. Nosso país nunca esteve tão bem representado como agora, por alguém que encarnou a essência da “rainha de Nápoles” – aquela, que liberou os bordéis e mandou escrever nos estatutos: "Que tenha uma porta por onde todos entrarão" – o famoso lugar que conhecemos como a “Casa da Mãe Joana”.

Mas é claro, Lula tinha que impingir sua própria marca no nosso prostíbulo. Assim, ele decretou o fim do poder, do respeito e de outros quesitos de domínio conexo que historicamente sempre foram nítidos em qualquer bordel de respeito.

Nossa rainha decretou que as regras mínimas de respeito e convivência no bordel são mediocridades e, por isto, a partir de agora vamos reescrever o novo estatuto para a Casa da Mãe Joana: “Daqui eu não saio, daqui ninguém me tira”!

PS: Uma baixa a se lamentar: O Senador Almeida Lima jogou no lixo sua carreira política ao defender o indefensável Renan Calheiros – Por Gabriela/Gaucho

RENAN, O TEIMOSO
A teimosia esquizofrênica do Renan Calheiros em ficar, depois de todos os absurdos, dos açougues-fantasmas, até os envelopes voadores... depois de todas as desculpas esfarrapadas. É uma aula de Brasil! Como é forte o poder da oligarquia! Pela razão e pela indignação, ele nem se toca. Como tirá-lo do poder, então, meu Deus? Por Arnaldo Jabor

Vejamos: passar pó de mico na cadeira dele pode ser uma boa. Alguém chamar “Renan, telefone pra você. É da Mendes Junior”. Pedir ao Sarney e ao Collor para convencer a mulher dele. Com o Cafeteira funcionou.

Se não der certo, pode-se pedir recesso ao Senado. Aí ele fica ali sozinho, conversando com a faxineira. Ou uma ação popular demandando habeas corpus para a cadeira dele! A oposição pode também contratar uma dedetização na casa. Senão, macumba: chama-se o caboclo tranca-rua (“à meia-noite o galo já cantou, é o tranca-rua que é dono da gira”). Ou chamar um exorcista, a cabeça do Renan rodando, rodando.

Ah, também pode assento ejetor, como nos jatos (vvvrrrruuuum!!). Ou alçapão (bbbrrrruuummm). Ou, por ultimo, pedir ao MST para ocupar o Senado como sendo fazenda improdutiva.

Uma proposta interessante, finalmente. É do PPS
BOICOTE À SESSÃO DO CONGRESSO A SER PRESIDIDA PELO RENAN
A crise política envolvendo o presidente do Senado,
Renan Calheiros (PMDB-AL), pode afetar a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) --que se refere à definição dos investimentos prioritários do governo federal.

O líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC), defende o boicote à sessão do Congresso, normalmente conduzida pelo presidente do Senado, caso ele não se afaste do cargo. O PPS busca apoio do DEM, PSDB, PDT, PV e PSOL. "Se nós achamos que ele [Renan Calheiros] não tem condições de continuar na presidência do Senado, então não há razão para ele conduzir a sessão do Congresso que vai votar a LDO", afirmou Coruja, informando que vários parlamentares têm simpatia à proposta de boicote. "Se ele [Renan Calheiros] insistir em comandar a sessão, vamos obstruir." Folha Online

CRISE CHEGA À CÂMARA DOS DEPUTADOS
A crise envolvendo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), atravessou ontem o salão azul do Senado e chegou à Câmara dos Deputados. Líderes dos partidos de oposição subiram à tribuna, no plenário, para reforçar o discurso dos senadores e pedir o afastamento de Renan da presidência do Senado. Ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), avisaram que há resistências a que Renan presida a sessão do Congresso — com deputados e senadores —, prevista para a próxima semana, para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O Congresso não pode entrar em recesso — marcado para o dia 18 — sem essa votação. Leia mais em O Globo

UM CONSELHO SOB SUSPEITA
Nove dos quinze integrantes do Conselho de Ética do Senado respondem a processos. Epitácio Cafeteira (PTB-MA) é acusado de captação irregular de recursos para sua campanha; Fátima Cleide (PT-RO) de usar a máquina governamental em sua campanha; Leomar Quintanilha (PMDB-TO), em dois inquéritos, de desviar recursos; e Renato Casagrande (PSB-ES) de praticar irregularidades na arrecadação e nos gastos de sua campanha. Por C. Humberto

OLHEM QUE ESTE CONGRESSO NACIONAL JÁ VIU DE TUDO
Tiroteio em plenário, violação do painel de votação no Senado, mensaleiro confesso absolvido na Câmara, deputado cafajeste arrancando microfone da Mesa da Câmara, dança da pizza, galerias jogando dinheiro sobre os deputados no plenário. Enfim, não se trata de um convento de freiras carmelitas.

Mas poucas vezes as paredes do Congresso Nacional assistiram a um espetáculo tão constrangedor como o de hoje. Finalmente, os cardeais do Senado saíram da toca. O coro foi puxado pelo líder do PSDB, Artur Virgílio. Seguiu-se a ele o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, que ocupou por mais tempo a tribuna.

Os apartes se sucederam. Ironicamente, todos rendendo homenagens ao senador Renan Calheiros. E todos pedindo o seu afastamento da presidência do Senado. Demóstenes Torres, Eduardo Suplicy, Marisa Serrado, Marconi Perillo, Cristóvam Buarque, Pedro Simon, Jarbas Vasconcelos.

Um a um os cardeais foram se manifestando, pedindo o afastamento do presidente do Senado, para que a desmoralização da casa pudesse ser interrompida.

E o que fez Renan? Continuou presidindo a sessão do Senado, ouvindo barbaridades de corpo presente... E fazendo cara de paisagem. Realmente, perdeu-se qualquer resquício de pudor... Lucia Hippolito - Fonte: CBN

PARABÉNS, CIDADÃOS DECENTES
Renan: Senado sofre pressão de eleitores

Milhares de e-mails e telefonemas chegam diariamente aos gabinetes. Mensagens cobram investigação do caso.

PALOCCI, O RETORNO
O "
Jornal da Globo", no fim da noite de ontem, flagrou o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) furando a enorme fila no aeroporto de Guarulhos. Não termina nunca o inferno astral do ex-ministro da Fazenda. Mas, convenhamos, ele facilita... Ontem, na Folha (para assinantes), Clóvis Rossi perguntou: "Palocci, cadê você?". resposta: Furando fila em aeroportos. Por Fernando Rodrigues

A farra dos sindicatos na Era Lula
CUT RECEBE 8 MILHÕES POR AULA. E NÃO DÁ!
A Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), braço educativo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), é a ONG com sede na Capital (no mesmo prédio da CUT) que mais verba recebeu este ano para executar o Programa Brasil Alfabetizado. A quantia depositada em abril pelo Ministério da Educação na conta da organização ultrapassa os R$ 8 milhões.

A ADS, no entanto, não cumpriu o calendário cadastrado no MEC. O atraso no início das aulas é mais uma irregularidade envolvendo ONGs credenciadas no programa de alfabetização. O
Jornal da Tarde apurou que outras entidades cadastradas no MEC têm turmas fantasmas e até presos foragidos da Justiça cadastrados como alfabetizadores. Leia também a matéria “Urge acabar com a farra das ONGs”

O BOLIVARIANISMO DE LULA
COMO O PT PRETENDE FAZER DA REDE GLOBO A SUA RCTV
Hoje, o Reinaldo Azevedo publicou um texto em seu blog, que considera um dos mais importantes e pede divulgação do material. Ele explica as manobras do Lula e o golpe que está sendo armado contra a Rede Globo, a exemplo do que fez Chávez contra a RCTV na Venezuela. Leia mais
aqui.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

terça-feira, julho 03, 2007

LULA PENSA: “EU JUSTIFICO OS MEIOS!”

No presidencialismo de coalizão, em geral, o presidente fica na mão do Congresso; agora, o Senado ficou na mão de Lula e contou com seu apoio. Lula acaba de fortalecer o pior lado do Congresso, no apoio que deu a Renan Calheiros, que ameaçava não votar nada do governo. O PMDB está cobrando agora o apoio que deu ao PT na época do esgoto do 'mensalão'. Ou seja: escrotidão com escrotidão se paga.

E o fascinante nisso tudo é que Lula se 'beneficia' dessa lama do Congresso. Por Arnaldo Jabor
Apoiado por 65 por cento da população mal informada, Lula exerce uma espécie de 'despotismo não esclarecido', navegando na política econômica que herdou do FHC (e que ele não é bobo de mexer) e na sorte imensa de governar com o mercado mundial com imensa liquidez. Ele quer curtir seu mandato, com calma, luxo e volúpia. Aceita a tutela do PMDB e usa uma linguagem com resquícios de esquerda; exala tranqüilidade britânica, saboreando as delícias de seus mandatos.

Lula é responsável, sim, pelo caos do Senado. Sua forma displicente de governar, de não fazer marola, contamina a política toda. Na prática, o País está sendo governado por um 'bonapartismo' cordial, de vaselina, em que um símbolo operário mantém seu charme de marketing sobre a vida social, anulando a vida política.

Os políticos são todos uns ladrões' - pensa o povo - 'mas nosso Lula está acima da política... '

Para além do oportunismo de Lula e do PT, há também neste governo o mesmo 'rationale' que explicava a distribuição de dinheiro do mensalão. Há um gélido desprezo de homens 'superiores' do PT e Lula, em seu narcisismo sindicalista, pela 'ética burguesa', o que permite de cara limpa, numa boa, beijar a mão do Barbalho ou dar força para Renan. 'Estamos acima disso tudo que está aí... pois miramos a uma 'coisa' maior!' Aquilo que já foi o slogan utópico dos comunas virou o sujo lema da permissividade atual, pois, como não têm utopia nenhuma, a não ser seus 100 mil cargos no Estado, usam-no para manter limpas suas 'boas consciências' irresponsáveis que estimulam a corrupção. Assim como os comunas acham que os fins justificam os meios, Lula pensa: 'Eu justifico os meios!'

Lula descobriu que não precisa governar. Basta pairar no 'Ibope'. Lula recusa qualquer reforma política ou econômica. Em quase cinco anos, ele não fez absolutamente nada, a não ser mamar na herança bendita do FHC (que está sendo dilapidada com petistas invadindo o Estado como uma porcada magra no batatal) e prometer planos de crescimento, como o PAC que, pelo jeito, não sairá do papel, dada a lentidão patológica da administração e a falta de garra.

Parafraseando Dora Kramer: quando acabar o mandato, Lula será louvado pelas coisas boas que não fez (e sim FHC) e não será criticado pelas péssimas coisas que fez (explosão de gastos, imprevisão, falta de projetos, etc...), que vão explodir no colo do sucessor.

Lula quer o êxtase da aceitação total e vale tudo para isso. Ele substituiu o atraso tradicional por um atraso travestido de novo, um ensopadinho de slogans populistas com um estatismo inchado e falido. Bela vitória do atraso nacional, apoiado por massas que não entendem nada. Lula desmoralizou os escândalos, vulgarizou as alianças.

Que fazer quando Lula apóia o Renan e põe a mão em sua cabeça, enquanto verbera contra a PF e o Ministério Público? Quando o Collor caiu, ainda existia o escândalo. Havia ainda os 'homens de bem da República', havia Barbosa Lima Sobrinho, gente assim, ainda havia o susto, a indignação. E agora? Como vamos protestar? Com as cartas dos leitores? Por um idiota solitário como eu e outros jornalistas 'fascistas', como nos apelidou o Renan? Está havendo uma espécie de 'chavismo' molenga e disfarçado de Lula que estimula essa mixórdia e lucra com ela.

Há um caos se armando por aí. Não há instrumentos que a opinião pública possa usar para pôr fim, pôr 'cobro', como se dizia, a essa espantosa desmoralização da democracia. Alguma coisa de muito grave está se gestando, uma doença, uma terrível crise no ventre do País. Um autoritarismo virá? De quem? Os militares foram na época motivados pela guerra fria, pelo medo do comunismo. Um autoritarismo civil? Com quem? Onde está esse homem? Uma onda plebiscitária irrefreável? Mas, movida por que maremoto de opiniões? O grave é que os políticos não estão mais se escudando e protegendo apenas por saberem da impunidade que o Poder Judiciário lhes garante. Não. Eles estão adorando nos anestesiar para sempre, eles estão percebendo que, além da impunidade, há o tédio, a banalização do horror, eles descobrem maravilhados a segurança suprema: a permissividade concedida pelo povo. E apoiada pelo Lula. E nós estamos aprendendo a querer pouco.

A Veja de anteontem nomeou os cinco mosqueteiros da ética: Gabeira, Simon, Jarbas Vasconcelos, Demóstenes e Jefferson Peres. Deve haver mais, no Congresso. Temos de fazer a lista das pessoas que podem ajudar em um mutirão contra esse horror. Dentro e fora do Congresso. Quem?

Hoje temos um país deprimido e impotente para reagir, assistindo a um festival horrendo de mentiras (quem viu o show psicótico melodramático de Roriz na TV), em que nada de bom acontece nem consola; em suma, um país perfeito para a crise que virá, com o primeiro retrocesso que houver na economia mundial.

Só Lula e o poder que 65 por cento do povo lhe dá poderiam fazer alguma coisa. Mas ele não quer aporrinhação. Os crimes do Congresso ficarão sob seu beneplácito de sua 'realpolitik', nome de guerra para sua preguiça e seu desinteresse. Lula não lutará contra nada. A reforma política não virá, reforma nenhuma virá. O fim da Comissão de Orçamento não virá. As emendas individuais ou de guarda-chuva não acabarão jamais, o Judiciário continuará como está, jamais condenando ninguém. Ele não lutará por sua mudança, razão maior de nossas roubalheiras endêmicas. Nada virá, só o imprevisível e, como sempre, tarde demais. O Estado de São Paulo

ACABARAM-SE AS DESCULPAS E O AR
No Torto, Lula e o governo dançam de caipiras. Nos aeroportos, só dançam brasileiros travestidos, pelo governo, de palhaços. Daqui a pouco o comitê de crise do Planalto será forçado a convocar uma reunião de emergência. Na pauta, o interminável suplício dos passageiros nos aeroportos. A discussão, no entanto, não se dará em torno de soluções, mas de uma alarmante conclusão para os burocratas: o estoque de desculpas para a ineficiência chegou ao fim. E não há mais culpados a quem atribuir as responsabilidades. Editorial do Jornal do Brasil

A constatação é óbvia depois do fim de semana em que se assistiu a fita de sempre: vôos atrasados, desrespeito aos direitos de quem paga passagens e impostos, prejuízos pessoais e profissionais, sem falar num contínuo desgaste da imagem do país como um pólo de turismo importante no mundo. Do outro lado, as explicações surradas: neblina, falhas técnicas em equipamentos, chuva, excesso de vôos. Enfim, a prosperidade na visão "manteguiana".

A população tem escutado muita besteira em tecniquês, um artifício usado por quem não consegue justificar as próprias falhas e insiste em encobri-las diante de terceiros que pagam o seu salário. Culpar a neblina de Guarulhos é ridículo, um atentado à inteligência do cidadão. Mas é melhor do que ter de explicar por que o equipamento de auxílio ao pouso que tornaria o problema inócuo permanece sem operar, apesar de a Infraero arrecadar religiosamente as taxas referentes ao serviço. A falha já havia sido denunciada pelas companhias aéreas no ano passado. O que foi feito de lá para cá para mudar o quadro? Nada.

Também é fácil anunciar novas rotas aéreas, corredores exclusivos, deslocar radares extras, acionar o pessoal da Defesa Aérea e tudo permanecer exatamente igual. Para o passageiro que precisa voar, tanto faz se irá pela rota X ou pela rota Y. A questão é quando os jatos não decolam, algo que na definição obtusa da Infraero é o máximo da segurança.

Sábado foi dia de quadrilha na Granja do Torto. Enquanto o presidente desfilava vestido de caipira, acompanhado pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e de vários assessores e ministros, os passageiros vagavam por terminais de Guarulhos e de outros aeroportos adornados de bobos da corte.

Saito havia recebido o crédito da população na última crise; como nada do que foi anunciado amenizou o problema, o brigadeiro pode fazer par na dança com o presidente do sindicato dos controladores, com o presidente da Infraero e com os burocratas que dirigem a Anac.

Aliás, justiça seja feita, a Agência Nacional de Aviação Civil reapareceu ontem depois de dois apagões (ou mais) em férias. O presidente Milton Zuanazzi rugiu trovões a respeito de uma investigação em torno da atuação das companhias aéreas.

Não somos um país de idiotas. A mesma invectiva já fora sacada no terceiro colapso, sem resultado. Passageiros vitimados pela incompetência e omissão da agência aguardam respostas, mas talvez estejam pressionando demais esses estressados burocratas: afinal, só agora estão conseguindo responder às reclamações surgidas quando da suspensão de vôos da Varig, há pelo menos dois anos.

Tudo está do avesso. Temos um presidente da República capaz de negociar com amotinados e de produzir em série ordens que só abastecem o anedotário nacional. Temos uma Infraero que cobra taxas de passageiros, mas os obriga a dormir no chão de granito de aeroportos em colapso. Temos empresas aéreas se comportando como vans de lotação, à revelia do direito do consumidor. Com o fracasso da intervenção militar, o ciclo se fechou. Salve-se quem puder.

VEM AÍ O COMUNISMO
O problema do gigantismo estatal não é apenas técnico, mas, sim, de ordem político-ideológico: o excesso de ministérios (37, ao todo), as classificações do funcionalismo, as contratações e designações da militância partidária dentro da administração pública, antes de representar uma triste herança do Estado Patrimonial tão caro ao Brasil, significa o claro avanço na etapa de “transição para o socialismo”. Por Ipojuca Pontes - © 2007 MidiaSemMascara.org – Texto
completo aqui

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?
Queremos competir com o crime organizado, com a certeza de que só vamos poder dominá-lo quando levarmos benefícios sociais às comunidades mais carentes. Globo-online.

RENANGATE SOBRECARREGA SERVIÇO “ALÔ SENADO”

Eleitor espera até 40 minutos para protestar contra arquivamento do processo
Criado para ouvir a população, o serviço Alô Senado virou uma trincheira contra tentativas de impedir o Conselho de Ética de investigar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Os telefonemas de protesto contra essas manobras superaram no mês passado qualquer outro assunto da Casa. O Alô Senado - que recebe ligações gratuitas no número 0800-612221 - somou 1.804 telefonemas tratando do caso Renan em junho, o que corresponde a exatos 50% das 3.636 ligações dirigidas aos 81 senadores, abordando desde problemas nos Estados a projetos que estão em tramitação.

De acordo com os atendentes, a maioria dos que tratam do caso Renan lamenta o estrago causado à imagem do Senado. O número de telefonemas tem aumentado todos os dias. Na sexta-feira, quem ligou queria protestar contra a possibilidade de engavetar o processo, mas teve de esperar 40 minutos para ser atendido. As linhas ficaram congestionadas e nem todos conseguiram ser atendidos.

Dentre os cidadãos que telefonaram para reclamar do caso Renan, a maioria é do sexo masculino (72%) e tem mais de 40 anos. Quanto à escolaridade, 38% têm ensino médio, 35% fizeram curso superior e 11% são pós-graduados. A maior parte das ligações tem origem na Região Sudeste.

Os atendentes do Senado são treinados para serem discretos. Eles ouvem os protestos e anotam tudo. A regra geral é não estimular as reações de quem está do outro lado. Estadão

“ERA DO SABER” DE LULA
Faltam 246 mil docentes no nível médio
Déficit de professores com licenciatura em áreas específicas também afeta turmas do fundamental em todo o País.
Veja o relatório na íntegra

COMENTÁRIO:
Lula bateu no peito ontem, e afirmou que vai competir com o crime organizado. Obviamente, que não se trata de competição e, sim, de um acordo com os demais chefes do crime. Talvez, Lula precisasse criar um motivo para poder liberar a dinheirama para as favelas (?) do Rio, e resolveu lançar mão da questão da criminalidade para poder justificar a operação.

Lula vai ganhar pontos por dois lados nesta questão. Primeiro, porque não é difícil imaginar o que poderá de fato acontecer com esta toda dinheirama. Vai abastecer algum caixa sem fundo com certeza. Não vamos nos esquecer dos bilhões recentemente superfaturados do PAN. Segundo, porque Lula poderá entrar em acordo com os líderes do crime. Sugerimos a leitura do texto
Quem manda no Brasil de Olavo de Carvalho, para uma melhor compreensão sobre as conexões criminosas no país.

Neste contexto encontra-se a resposta sobre a pergunta que não sai da cabeça de todos os brasileiros: Por que nada se faz para acabar com as gangues criminosas que vão adquirindo cada vez mais poder sobre a sociedade brasileira?

Releia os nomes de pessoas e organizações citadas no artigo do Olavo, e verá que se trata de um só esquema de poder que desce dos altos escalões do globalismo e do petismo até o submundo do crime por intermédio do Foro de São Paulo e das Farc.

Talvez por isto, Lula tenha demonstrado tanta firmeza ao declarar que pode “competir” (?) com o crime organizado! Na verdade não se trata de competição mas sim de um acordo com seus pares. Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

segunda-feira, julho 02, 2007

INAPTO DA SILVA

Ninguém precisa escrever uma monografia para demonstrar que o desempenho deste governo petista, tendo o senhor Lula da Silva como um testa-de-ferro que não quer ou não consegue compreender a profundidade do lamaçal dos escândalos e roubalheiras, as manifestações sarcásticas - e até libidinosas - de ministros, na balbúrdia vista nos aeroportos, no escárnio da bandidagem que vence a guerra contra as desmoralizadas autoridades constituídas, nas 200 mortes por dia nas estradas e nos altos prejuízos da política externa. Por Antonio Sepúlveda - Escritor

Para nossas agruras aeronáuticas já temos a absolvição, pronunciada pelo ministro da Fazenda que, numa crise de diarréia verbal, declarou ter sido aquele tumulto um mero efeito da prosperidade brasileira. Será que o senhor Guido Mantega tem idéia do tamanho da asneira que expeliu com tanta imodéstia?

Mais criativa foi a ministra do Turismo, Marta Suplicy, que minimizou o problema e deu aos passageiros a lasciva sugestão de aplacarem a ansiedade no clímax dos prazeres carnais. Ao contrário do estouvado Guido, que nos alvejou com um bolo fecal, Marta pelo menos entende de sexo, porquanto já demonstrou cabalmente seus talentos orgásticos num programa de televisão. Agora, dona de um ministério, pretende nos convencer de que devemos levar a vida na eterna galhofa de uma orgia interminável. É a visão dela talvez a descrição exata da realidade tal qual expressa na dialética marxista.

Enquanto isso, Dario Morelli Filho, o compadre chegado a Lula da Silva, integrante da máfia dos caça-níqueis, promete ser mais um quadrilheiro íntimo do Planalto; e entre tantos outros marginais e amigos de marginais que convivem com o presidente, destaca-se agora o irmão, Vavá da Silva, que, apesar de néscio e desarticulado, é suspeito de tráfico de influência e exploração do prestígio presidencial desde 2005; Lula da Silva, porém, insiste que o mano velho não passa de um "ingênuo".

O cenário que envolve a alta administração é um oceano de mixórdias; mas o presidente assumiu a personalidade de homem honestíssimo, um santo cercado de malfeitores. Jamais percebeu algo de errado. Foi traído. Desta vez, contudo, não tem como pôr a culpa no neoliberalismo, no imperialismo norte-americano, na imprensa burguesa, nas elites que controlam os meios de comunicação. Esgotaram-se os clichês da grande farsa que sempre foram o Partido dos Trabalhadores e seu líder incapaz.

E pode vir chumbo grosso por aí... Renan Calheiros, acuado, enrolado em fazendas de lucros inconcebíveis, açougues fantasmas, cheques borrachudos e recibos fajutos, sente-se abandonado e, apesar das evidências escancaradas, insiste em se declarar idôneo e ilibado. E se ele se desesperar ante a ruína de um sonho de poder acalentado desde antes dos conluios com o guru Collor de Mello? Proclama-se credor do Planalto que lhe virou as costas. Queixa-se de todos, até mesmo de Lula da Silva. E se fizer ameaças? É capaz de criar "uma crise institucional" e agravar ainda mais a folha corrida do governo petista. E se resolver arrastar consigo outros senadores? Não hesitará em revelar segredos de alcova dos companheiros. Teve a privacidade invadida sem constrangimentos; não se julga na obrigação de guardar a confidência alheia. Sabe de coisas... Talvez por isso o Clube do Senado, de alma vendida, ande pressuroso para enterrar o assunto.

É difícil acreditar que a sociedade ainda enxergue algum tipo de decência nos labirintos da Praça dos Três Poderes. Parece que os homens de bem que ainda devem existir por lá pecam pela omissão ou talvez, simplesmente, pela incompetência para uma reação. Não há tribunos capazes de incendiar as massas.

Não temos um Disraeli, um Gladstone, um Churchill. Temos Guido, Marta e Renan. Conforme a inscrição no portal do inferno de Dante, podemos deixar para trás a esperança, porquanto as próximas eleições não devem alterar muita coisa. Afinal, tudo é permitido, porque o Brasil é assim mesmo. JB Online

ALFABETIZAÇÃO FANTASMA
Curso fantasma desvia verba do MEC

Parte dos milhões de reais destinados ao programa de alfabetização de jovens e adultos mantido pelo Ministério de Educação tem ido pelo ralo. Apenas no primeiro semestre deste ano, o ministério liberou cerca de R$ 20 milhões para entidades que têm sede na capital paulista e são responsáveis por executar o Programa Brasil Alfabetizado, mas admite que não sabe o que é feito do dinheiro.

A proposta de erradicar o analfabetismo esbarra em um esquema de desvio de verba que envolve organizações não-governamentais credenciadas pelo MEC. Durante mais de um mês, o Jornal da Tarde analisou as contas do ministério e procurou 130 das 241 turmas montadas pelo Centro de Educação, Cultura e Integração Social de São Paulo - uma dessas ONGs, com sede em Guaianases, Zona Leste de São Paulo. Pelo menos 65 delas são fantasmas. Há, ainda, professores que não receberam salários, educadores contratados para alfabetizar em três lugares ao mesmo tempo e duplicidade de turmas. – JT Online - leia mais
aqui

FOGOS DO ARRAIAL
Em festa junina no Torto, presidente reclama de aliados hostis ao governo

Na festa junina na Granja do Torto, o Lula da Silva se queixou dos senadores Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcellos (PE), que integram o partido aliado PMDB, mas que adotam posições hostis ao governo no Congresso. Segundo relato obtido pela Folha, a crítica ocorreu num dos raros momentos em que o assunto foi política no "Arraiá do Torto".

Nas palavras de um ministro, Lula teria chamado ambos de "hipócritas" pelas críticas que fazem ao presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), aliado de Lula que vive crise. O petista, porém, não teria feito defesa de Renan. Foi a quarta festa junina organizada pela primeira-dama, Marisa Letícia, desde a chegada do marido ao poder, em 2003. Não houve comemoração em 2005, ano do escândalo do mensalão.

A festa de anteontem contou com a presença de ao menos 13 dos 37 ministros. Não havia líderes do governo no Congresso. Foi um evento discreto, familiar segundo um dos presentes. Lula bebeu uísque e comeu milho verde cozido. Os convidados foram aconselhados a comparecer vestidos a caráter, pedido de Marisa cumprido à risca por quase todos.

O vice-presidente, José Alencar, e sua mulher, também chamada Marisa, estiveram presentes e participaram da procissão. A primeira-dama distribui uma lembrança (um pequeno chapéu de palha que embrulhava uma paçoca) com um cartão no qual dizia conservar "com prazer esta tradição" de realizar festas juninas. FSP

PERIGO
MS: REFORMA ATINGIRÁ 60% DAS TERRAS
O Ministério do Desenvolvimento Agrário desenvolve uma proposta para alterar o critério para a desapropriação de terras. Atualmente, o índice utilizado é de 1,2 tonelada produzida por hectare, mas a sugestão é elevar para duas toneladas por hectare. Se a nova classificação vingar, quase 60% das terras no Mato Grosso do Sul estarão aptas para a reforma agrária, prontas para serem desapropriadas. C. Humberto

AS EXCELÊNCIAS E SEUS DENTINHOS

E o Senado - aquele que não consegue nem sequer montar uma comissão de ética (ética?) e afastar seu presidente atolado em denúncias - é ligeirinho em
outras coisas. Por exemplo: comprometeu quase meio milhão de reais só para reformar um apartamento, além de ter reservado 41 mil para tratar os dentinhos de um ex-senador. Afinal, eles precisam de bons dentes para nos morder! É a odontologia, idiota! – Por Orlando Tombosi

Relaxa e Goza Marta
NÚMERO DE TURISTAS PARA O BRASIL CAIU 6% EM 2006
O número de turistas estrangeiros em visita ao Brasil
caiu 6,3% no ano passado, segundo o Barômetro Mundial publicado pela OMT (Organização Mundial do Turismo). Cerca de 5 milhões de pessoas visitaram o país em 2006, contra 5,4 milhões no ano anterior. O relatório é divulgado no momento em que o país persegue metas para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros e turbinar os ganhos de uma indústria que emprega cerca de 6 milhões de pessoas.

Dica do Blog do César Maia
CORRUPÇÃO NA VENEZUELA! CONHEÇA TUDO LENDO O JORNAL "REPORTE"!
Clique
aqui e veja a edição de sexta-feira 29 de junho. Anote o site do jornal, coloque em seus favoritos e acompanhe.

COMENTÁRIO
Agüentem firmes, caros leitores. Nossa segunda começa com aquele mesmo clima de náuseas, onde estamos obrigados a assistir as ratazanas alvoroçadas do Congresso, tentando reduzir a pauta política do nosso país num asqueroso jato de vômito.

As manobras continuam firmes depois de um final de semana patético, onde a imprensa nos brindou com fotos da festa da pingaiada na Granja “dos TORTOS”. Hoje, ficamos sabendo que a súcia jeca, entre um trago de pinga e outro, não conteve suas queixas contra os ”hostis”, que andam complicando a situação dos pares chafurdados do presidente.

No mínimo, foi curiosa a notícia sobre a presença do comandante da aeronáutica, Juniti Saito, na tal lambança caipira do Lula, enquanto as manchetes sobre a situação nos aeroportos registravam altos índices de atraso de vôos no decorrer de todo o dia.

Informações sobre como foi a entrevista de ontem do presidente da RCTV pelo Canal livre, nem uma só notinha na Imprensa. Trataram da coisa como se nada tivesse acontecido, ou como se tal entrevista não tivesse a menor importância no nosso contexto. Acharam mais interessante dedicar espaços para falar das peripécias da besta bélica do Chávez.

Sem contar que ontem também foi dia de futebol. - Querem uma democracia mais consolidada que esta?!

Quanto ao texto principal do Blog, de Antonio Sepúlveda, nos discordamos solenemente sobre sua afirmação de que Lula é “testa de ferro”. Lula é nada mais nada menos que o MENTOR da esbórnia. Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

domingo, julho 01, 2007

A FESTA BREGA DA ESCÓRIA


GLAMOURIZAÇÃO DA JEQUICE É O CAMINHO PARA A OPRESSÃO
Pode parecer brincadeira, folclore, tradição e tudo o que valha. Mas essa festa junina promovida todos os anos por Lula é o emblema kitsch mais eloqüente deste governo. Para quem não é muito ligado em teorias vinculadas à estética, kitsch é um termo alemão que designa o que é “jeca”.

Já dizia um filósofo corcunda italiano, muito caro aos “intelectuais” petralhas, que o folclore é uma espécie de filosofia rasteira. No folclore está enraizada a visão de mundo enviesada de determinado grupamento social, distorcida, é claro, e infestada por tabus e preconceitos.

O PT no poder é a glamourização da “jequice”. E o que isto tem a ver com a política? Tudo a ver. A política é a luta pelo poder ou a luta pela manutenção do poder. Analisando-se a prática política pelo viés da estética, tem-se que a democracia é bela, enquanto a ditadura é kitsch.

E como os conceitos de beleza e liberdade são corolários um do outro - não há beleza sem liberdade, e vice-versa - conclui-se daí que a dominância de uma cosmovisão kitsch é o caminho mais curto às formas opressoras de gestão do Estado. Texto de Aluízio Amorim

MST QUER VALIDAÇÃO AUTOMÁTICA DOS DIPLOMAS CUBANOS DE SEUS INTEGRANTES
Integrantes do MST defendem a aprovação de projeto de lei que tramita no Congresso que revalida automaticamente diplomas obtidos no exterior. O interesse do bando está relacionado a 18 integrantes, indicados pelo MST para uma bolsa do governo cubano, que voltam ao Brasil em agosto, mas que não poderão exercer a profissão. "Isso é fruto do preconceito de classe: o povo pobre não tem oportunidade de aprender medicina no Brasil e, quando consegue uma bolsa para estudar no exterior, não é reconhecido na volta", reclama a direção do MST.

De acordo com a lei brasileira, o estudante que obtém um diploma no exterior, em qualquer área do conhecimento, não pode exercer a profissão sem antes passar por um exame de revalidação - aplicado por universidades públicas, estaduais ou federais. O mesmo acontece quando um estrangeiro vem ao Brasil para exercer profissão aprendida lá fora.

O MST QUER MOLEZA PARA VARIAR
O Conselho Federal de Medicina está disposto a combater de todas as formas o projeto de lei que, com apoio do Itamaraty, revalida automaticamente os diplomas, e com muita razão. Segundo o conselheiro da CFM, Geraldo Guedes, “há gente vindo da Argentina, da Bolívia e de outros países com diplomas médicos. Por que criar uma exceção? Por que tratar os cidadãos brasileiros de forma diferente?”, argumenta. “Não somos a favor desse acordo, que, além de anticonstitucional, não tem nada de bilateral, porque não é recíproco: os diplomas brasileiros não serão automaticamente aceitos lá. Somos a favor do aperfeiçoamento do atual sistema, que, além de mais seguro, é democrático.” O Estado de São Paulo – Leia matéria
aqui

DENÚNCIA PÚBLICA DA CONFEMEL
Confederação Médica Latinoamericana e do Caribe Declaración de San Pablo

No mês de abril, deste ano, aconteceu uma Assembléia Extraordinária da Confemel – Confederação Médica Latinoamericana e do Caribe, onde seus membros redigiram a
Carta de São Paulo. Eles fizeram uma denuncia publica contra alguns governos que estão patrocinando e permitindo o exercício ilegal da medicina, sem a devida revalidação legal dos diplomas obtidos no exterior.

Os médicos alertaram que esta situação tem trazido sérios prejuízos a saúde dos pacientes, pois é eticamente inaceitável propor que a atenção à saúde dos mais pobres fique nas mãos de profissionais inabilitados e de formação acadêmica duvidosa. Segundo a CONFEMEL, ela não aceita a revalidação automática dos diplomas estrangeiros por interesses políticos, ideológicos e econômicos, como vem acontecendo atualmente.

Situação no Brasil
Na verdade, trata-se de mais um absurdo do desgoverno Lula. Em nosso país, a cada ano, 13 mil médicos são formados e boa parte deles sequer conseguem fazer residência médica. Logo, não podem exercer a profissão. Jovens que se formam em medicina nas melhores universidades do mundo civilizado se quiserem ser médicos no Brasil, precisam revalidar seus diplomas. O MST que vá catar coquinho, portanto.

TEMOS QUE NOS DEFENDER DESTE PERIGO
Já que não se pode fazer muita coisa em defesa da medicina brasileira, apesar dos protestos das entidades médicas de classe, vamos apoiar o que sugeriu o jornal O Estado de SP, num editorial sobre o mesmo tema, pedindo às autoridades brasileiras a obrigação legal de um aviso nestes termos: “O Ministério da Saúde adverte: esse médico foi formado em Cuba”. Por Gaúcho/Gabriela

BNDES: US$ 93 MILHÕES NO CÉU DOMINICANO
Virá do BNDES, ou seja, do nosso bolso, a grana para a República Dominicana, que não tem radares para vigiar o espaço aéreo, comprar, sem licitação, oito aviões Super Tucanos para "combater o narcotráfico". Quem anunciou o generoso empréstimo de US$ 93 milhões, com prazo de doze anos, foi o próprio presidente Leonel Fernández, na edição de hoje do jornal local Diario La Prensa. Fernández chamou de "ilógicos e irracionais" os que questionam a decisão, acertada na visita dele ao Brasil, mês passado. "É preciso proteger o espaço aéreo dominicano", justificou o presidente. A decisão enfureceu a oposição. Os recursos para pagar empréstimo de pai para filho virão do imposto cobrado aos turistas que visitam a República Dominicana. Enquanto isso, nos céus do Brasil. Por Cláudio Humberto

O PULO DO GATO
O senador Roriz tem um audacioso plano de renúncia, junto com os seus dois suplentes, provocando e não nova eleição para senador pelo Distrito Federal, onde ele, eleito com mais de 600 mil votos, concorreria novamente, informa o Cláudio Humberto.Se eleito, terá dado um chapéu na CPI que o tirará da vida pública. Por Thomaz Magalhães do Trem Azul

Balanço da Invasão da USP
ESTUDANTES LADRÕES
Agora se sabe que, além de terem depredado salas, banheiros e móveis, os invasores roubaram 4 notebooks, 13 monitores, pen drives, DVD player, projetores multimídia, impressoras, scanners e microfones. Além disso, numa espécie de bravata ideológica, os invasores trocaram o sistema Windows dos computadores do setor administrativo, que é pago, pelo Linux, um software livre, o que resultou no apagamento dos arquivos eletrônicos. Dos 46 computadores violados, apenas 13 podem ser recuperados.

Também deram sumiço a documentos históricos e pastas com informações sigilosas sobre alunos e funcionários. O inventário revela ainda que sumiram convênios firmados com agências de fomento à pesquisa, notas fiscais, relatórios de prestação de contas, diplomas de graduação e pós-graduação em branco e documentos pessoais de candidatos a bolsas de estudo e de pós-graduados que vinham reivindicando o reconhecimento de títulos de mestre e doutor obtidos no exterior, como determina a legislação. Ou seja, os estragos materiais causados ao patrimônio público são vultosos, para não falar dos prejuízos morais e intelectuais acarretados não só para a Universidade, mas também para terceiros. O Estado de São Paulo – Leia mais
aqui

Brasil entorpecido. Governo a favor do crime
LULA DIMINUI VERBAS DE PROGRAMAS DE COMBATE AO USO DE DROGAS
Encarado como um grave problema de saúde pública, o uso de entorpecentes é cada dia mais preocupante. O último levantamento do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (CEBRID/2004) demonstra que 12% dos estudantes do ensino fundamental e médio já usaram algum tipo de droga na vida, a maior parte antes dos 12 anos.

Apesar da gravidade da situação, um fundo federal que deveria contribuir para ações de prevenção e combate ao uso de drogas vem se tornando
refém da política fiscal do governo. A informação está no site Contas Abertas. No ano passado, dos recursos previstos no Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD), menos de 50% foram efetivamente aplicados.

Faltando poucos dias para fechar o primeiro semestre de 2007, até agora, a execução do fundo não chega a 20% do previsto para o ano. Enquanto os números de usuários de drogas e suas implicações aumentam, a proporção das aplicações do fundo federal que deveria contribuir exclusivamente com ações de combate ao problema diminuem.

COMENTÁRIO
Falando em glamour da Jequice, Lula e seu clã de vagabundos levam muito a sério a dança da quadrilha.

Para Marx a sociedade se divide em duas classes: a do proletariado e a da burguesia. Para outros antropólogos e sociólogos, a sociedade se divide em elites e massa.

As "elites", segundo eles, correspondem àquelas combinações de "civilidade", que representam a sagacidade, inteligência e experimentações. Já as massas (esta que se mocozou no poder) correspondem geralmente e, principalmente, às agressões persistentes, aquelas que se impõem pela truculência, e nunca pela sagacidade ou pela inteligência. Elas representam o apego ao primitivismo ao receio à evolução moral e ética.

O interessante desta corja é que sua conduta moral é balizada por valores pessoais escusos. Eles se baseiam no parentesco e no compadrio. No mundo civilizado eles querem a vida moral frouxa e a mais relapsa possível. A quadrilha quer mais é dançar, beber, arrotar e exibir-se no altar da república, comemorar seu grande feito no processo de desorganização social. Querem demonstrar que tudo vai de vento em popa segundo seus planos: Basta olhar para o alto nível de desemprego, da violência descambada e da corrupção impune. Tudo é sinal do sucesso do desarranjo deles.

A ralé do Lula é oriunda da "massa corpórea corrupta", aquela que despreza o cérebro. Pra que cérebro afinal? Esta laia se diverte com qualquer pagode de terceira, desde que a música sirva para animar a festa, enquanto eles lambuzam de gordura as poltronas e as cortinas do Palácio. O prazer sentido deve ser muito parecido com aquele dos invasores da USP.

E dá-lhe quadrilha neste povo. Vamos assistir ao emporcalhamento do palácio, a festa brega da escória.
PS: Lula à frente (na foto) puxa a dança da "quadrilha". A foto é do Estadão. Nosso Blog apenas ajustou o texto da faixa. Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)