movimento ordem vigília contra corrupcao

quinta-feira, julho 05, 2007

A RATAZANA ESCAPULIU!

Decisão para escapar de cassação foi tomada após saber que processo contra ele seria aberto. No Estadão - Sem explicar destino de R$ 2,2 milhões recebidos de empresário, Roriz tenta preservar direitos políticos e renuncia. “É que às vezes, de renúncias depende a honra do cidadão”, disse em sua deplorável carta. Este desfecho, contudo, poupou-o da perda de direitos políticos e ele poderá disputar um cargo eletivo em 2010, o que é uma vergonha sem fim, porque lugar de bandido é na cadeia.

A arte de trocar “seis por meia dúzia”
SUPLENTE DE RORIZ TAMBÉM EMBOLSOU GRANA

Gim Argello também é investigado na Operação Aquarela. Ele é acusado de ter intermediado transação imobiliária suspeita no governo Roriz. Antes mesmo de assumir como suplente de Joaquim Roriz (PMDB-DF), Gim Argello (PTB-DF) já é alvo de denúncias. Ele também é investigado por irregularidades apuradas na Operação Aquarela, da Polícia Civil do Distrito Federal. A operação policial foi o principal motivo da renúncia de Roriz.

Enfim, uma reação!
PARTIDOS PODEM OBSTRUIR VOTAÇÃO

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR)
disse na manhã de hoje, em entrevista à rádio CBN, que os parlamentares podem obstruir a pauta de votação na reunião conjunta da Câmara e do Senado, na próxima semana, até que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se afaste do cargo.

AS MENINAS DO JÔ
Assista
aqui, ao vídeo do Programa do Jô. Não percam, o apresentador e as jornalistas detonam com o choro do Roriz, com a impunidade do Renam, falam da censura prévia e mostram vários vídeos.

LULA VAI DEVOLVER CARGO A DENUNCIADO EM OPERAÇÃO NAVALHA
Enquanto isso, Lula comunicou à cúpula do PMDB que quer
devolver a cadeira de ministro das Minas e Energia a Silas Rondeau já na próxima terça-feira. Não por acaso. Envolvido em denúncias de corrupção apuradas pela Operação Navalha da Polícia Federal, Rondeau acabou desgastando a imagem de seu padrinho político, senador José Sarney (PMDB-AP), que o Palácio do Planalto quer agora reabilitar. “A volta de Rondeau soa como música aos ouvidos do presidente Lula e tem total apoio do PMDB”, resume o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).

LULA VAI MANDAR AMPUTAR O PÉ
Ao invés de retirar a bala

Na Folha, para
assinantes, uma entrevista com o economista Alessandro Oliveira, do ITA, sobre a solução de jerico do Lula de restringir vôos em horários de pico. O economista alerta que restringir vôos como solução ao caos aéreo é uma medida que não resolve as deficiências de infra-estrutura de aeroportos e controle de vôo e que vai causar aumento de tarifas aos passageiros.

Governo é culpado pela crise aérea
Também para
assinantes, o relatório parcial da CPI do Apagão aponta deficiência técnica de equipamentos, falta de recursos, subestimação do crescimento do tráfego aéreo e a autorização de linhas aéreas acima da capacidade da infra-estrutura como algumas das causas da crise nos aeroportos.

REAÇÕES!
JUÍZES PROTESTAM
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) fará um ato público batizado de "Juízes contra a Corrupção". A entidade vai defender o fim do foro privilegiado e apresentar estudos sobre a tramitação de processos no Supremo e no Superior Tribunal de Justiça. O evento será em Brasília, no Hotel Blue Tree Park, e começa a partir das 10h. Por Fernando Rodrigues

ALAGOAS TERÁ “MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO”
Entidades de classes, instituições não governamentais e núcleos comunitários preparam uma manifestação, a ser realizada nos próximos dias em Maceió (AL), contra a corrupção nos Três Poderes. A "Marcha da Cidadania Contra a Corrupção" será na praia da Pajuçara. Foram convidados o presidente da Transparência Brasil, Cláudio Abramo, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Jefferson Peres (PDT-AM), José Nery (PSOL-PA) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), a deputada Luciana Genro (PSOL-RS), a ex-senadora e presidente do PSOL Heloisa Helena e os presidentes da Associação dos Magistrados e da Ordem dos Advogados do Brasil. Por C. Humberto

Ongs a serviço do tráfico
TRÁFICO ESTARIA EXECUTANDO INFORMANTES

Vítimas, que ajudaram a polícia, também sofreriam torturas
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse ontem que o serviço de inteligência do órgão soube que o traficante Antônio José Ferreira, o Tota, estaria torturando e matando, no alto do Complexo do Alemão, moradores acusados de dar informações à polícia. As execuções comandadas pelo bandido, segundo ele, acontecem depois de as vítimas passarem por uma espécie de tribunal do tráfico. Os corpos seriam enterrados no alto do complexo mesmo.

Sobre a denúncia de que teriam ocorrido execuções durante a megaoperação de quarta-feira da semana passada no Alemão, o secretário disse ter sido informado de que alguns moradores estariam sendo pressionados e manipulados por traficantes, para procurarem órgãos de direitos humanos: - Não vou ser leviano de garantir que há essa manipulação, mas me causa estranheza que a maioria dos moradores não tenha comparecido a uma delegacia para reclamar de excessos.

O chefe de Polícia Civil, delegado Gilberto Ribeiro, fez coro com o secretário de Segurança. Para ele, ONGs podem mesmo estar sendo manipuladas pelo tráfico para atrapalhar a operação policial. Por Ana Claudia Costa - O Globo

A farra
INDENIZAÇÃO PARA CARTUNISTAS
Ziraldo e Jaguar pedem reparação por ação da ditadura

Os cartunistas Ziraldo e Jaguar, ambos com uma história ligada ao Pasquim, jornal de oposição ao regime militar, e o ex-líder estudantil Jean Marc von der Weid, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1968, devem ser as próximas personalidades que combateram a ditadura a receber reparação econômica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A grana deve sair até o fim do ano.

Falta de vergonha na cara!
Apesar de Ziraldo ter trabalhado em muitas campanhas do governo Lula, ele afirmou que não tem nenhum constrangimento de receber a reparação econômica. “Eu e o Jaguar não entramos com o processo, quem o fez foi o Sindicato dos Jornalistas do Rio. Já trabalhei muito, recebo R$ 1 mil por mês de aposentadoria e creio que essa reparação será a chance de conseguir me aposentar depois de tanta perseguição pela ditadura." A Comissão de Anistia ainda tem cerca de 30 mil casos para analisar até 2010, de acordo com cronograma do Tarso Genro. A matéria é fechada no Estado de São Paulo

EUA DETALHAM A MENTE DE CHÁVEZ
Insegurança. "Narcisismo megalomaníaco". Necessidade de adulação. São estes os fatores que colocaram o Hugo Chávez, em rota de confronto com os Estados Unidos e que agora o fazem agredir governos aliados, como o do Brasil - em episódios como os insultos ao Congresso e o ultimato dado no início da semana para que os congressistas aprovassem "em três meses, no máximo" a entrada da Venezuela como membro-pleno do MERCOSUL. As conclusões são de um perfil psicológico encomendado pelo Pentágono à Força Aérea americana. JB Online – Leia mais
aqui

COMENTÁRIO:
Pegamos carona no material do Fernando Rodrigues
"Exílio no deserto"
A propósito de Brasília e seus políticos, eis uma frase copiada de uma foto exposta no Catetinho, o local no Distrito Federal que abrigou temporariamente o governo federal durante a construção da cidade ainda nos anos 50: "Não tenhamos dúvida de que o maior perigo de Brasília, situada em zona despovoada, será a ausência de opinião pública como elemento de orientação dos governantes. Sem vigilância, ou apenas vigiados de longe, governantes e legisladores irão pensar de preferência em si mesmos, nos seus bons negócios, em tirar rapidamente o máximo de vantagens em seu exílio no deserto - Austregésilo de Athayde no 'Diário da Noite', em 7 de janeiro de 1957".

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)