movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, novembro 03, 2007

“NÃO SEI SE AINDA SOU PSDB” – POR LIMA DUARTE

Em uma cena de "Desejo Proibido", novela das 18h que a Globo estréia nesta segunda, o político Viriato, interpretado por Lima Duarte, faz um gesto obsceno quando promete "fome zero" a seus eleitores. O ator falou à coluna de Mônica Bergamo na FSP.

Para ler a entrevista do Lima, nossa pauta de hoje, e muito mais, é só ir para o NOVO BLOG DO MOVCC. CLIQUE AQUI

sexta-feira, novembro 02, 2007

UMA SURPRESA PARA O NOSSO LEITOR

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

quinta-feira, novembro 01, 2007

BORNHAUSEN DIZ QUE TUCANOS PODEM ESTAR VIABILIZANDO 3º MANDATO DE LULA

O ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC), um dos líderes do Democratas, atribuiu aos integrantes do PSDB a culpa pelo terceiro mandato do presidente Lula estar sendo viabilizado. Segundo ele, a negociação em torno da CPMF e a prorrogação do tributo "abrem caminho" para o novo mandato ao petista.

“A CPMF é um teste político para que o governo verifique com quantos votos pode contar. Em toda votação importante, há sempre um requerimento apresentado antes, que dá uma mostra do que será o resultado da votação principal. Nesse caso, podemos dizer que a CPMF é o requerimento para a PEC do terceiro mandato", concluiu Bornhausen. No entanto, o ex-senador espera que os tucanos "tenham juízo suficiente para fechar questão contra a CPMF".

Bornhausen afirmou que não tem mais dúvidas da articulação para o terceiro mandato de Lula. "Onde é que o governo vai colocar os analfabetos que ocupam cargos em comissão? O que vai fazer com as organizações não-governamentais que vivem mamando no governo? Por que uma TV Pública? E por que o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) - amigo de Lula - fez a proposta?", declarou. Site Diego Casagrande

Comentário:
Bornhausen diz que tucanos podem estar viabilizando 3º mandato de Lula Nosso país está sendo conduzido pela oposição mais frouxa de toda a história, se é que se trata mesmo de frouxidão. Maldita, milhares de vezes, mas o pessimismo nos acorda para o pesadelo. Estamos sendo atingidos até o fígado com essa atitude do PSDB, de se acomodar (?), compactuar (?), com a pretensão do "operário canalha”. Dizem que o maior abismo que se pode precipitar não é o do crime, mas o da indiferença, se é que é o caso do PSDB, que literalmente está dando as costas ao seu eleitorado. Por Gabriela/Gaúcho

MAIS TUCANAGENS
GOL
Ricardo Teixeira, presidente da CBF, "mobilizou" o governador Aécio Neves, de Minas, para derrubar a CPI do Corinthians no Congresso. "Ele teve uma conversa tensa com o Aécio, que prometeu ajudar", diz uma autoridade que esteve com os dois em Zurique, na escolha do Brasil como sede da Copa 2014.

GOLEIRO
E o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), porta-voz e fiel escudeiro de Aécio na Câmara, já anuncia que "a bancada de Minas Gerais vai retirar a assinatura [da CPI do Corinthians] para contribuir com o desejo de fortalecer a imagem do Brasil neste momento tão importante [da Copa 2014]". Rodrigues diz que "conversou" com Aécio a respeito, mas nega que ele trabalhe para derrubar a CPI. "Não houve ação dele para motivar a bancada." - Por Mônica Bergamo – FSP

EMENDA DO “TERCEIRO MANDATO” JÁ TRAMITA NA CÂMARA
Lula jura que não quer, o PT assegura que não deseja. Mas já tramita pelos escaninhos da Câmara dos Deputados uma proposta de emenda que abre na Constituição uma janela para que o atual presidente da República dispute a re-reeleição em 2010. Mais: faculta aos detentores de mandatos majoritários (presidente, governadores e prefeitos) a possibilidade de reeleições infinitas. Algo parecido ao que o congresso venezuelano proporcionou ao presidente Hugo Chaves.

Deve-se à repórter Andreza Matais, da
Folha (só assinantes) a descoberta da nova mumunha. Trata-se de uma emenda antiga, de 2000. Dormitava nos arquivos. Foi devolvida ao mundo das propostas vivas pelo presidente da Câmara, o petista Arlindo Chinaglia (SP). Deu-se a pedido do também petista Fernando Ferro (PT-PE). por Josias de Souza

A “MENTE ABERTA” DE AMORIM

O Evo deu garantias ao Brasil de que não dará novo calote na Petrobrás. As informações são do Celso Amorim, que confirmou o interesse do País em voltar a investir na Bolívia. Vamos discutir com a mente aberta, afirmou Amorim. Há dois anos, La Paz causou um terremoto político ao nacionalizar suas reservas e mandar o Exército ocupar as áreas onde a Petrobras atuava, mesmo quando existiam garantias contratuais. O resultado foi a suspensão de planos da empresa brasileira na Bolívia. Nos foi dito pelos bolivianos que as mudanças nas leis que teriam de ocorrer já foram feitas?, explicou Amorim.

Fornecimento de energia sofre pane no Rio; metrô e Santos Dumont são afetados. Uma
pane no fornecimento de energia elétrica na cidade do Rio provocou interrupção de energia no metrô e no aeroporto Santos Dumont nesta quinta-feira.

RACIONAMENTO MAL DISFARÇADO
Editorial do JB

A Petrobras estava consciente da gravidade da situação. Desde o início do ano, tenta desestimular o consumo de gás via aumento de preço. Impôs uma espécie de racionamento econômico para evitar o racionamento físico. A tática não funcionou porque a oferta de gás estancou em variadas dificuldades, especialmente nas oscilações de fornecimento boliviano.

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia denuncia a falta de uma política para o setor. O Brasil não é auto-suficiente em gás e a importação da Bolívia enfrenta entraves cotidianos. Curiosamente, o ministro das Minas e Energia, Nelson Hubner, anunciou ontem que voltará a investir no país de Evo Morales apesar de tudo, incluindo a nacionalização intempestiva de refinarias da Petrobras.

A juíza Natacha Gonçalves de Oliveira, no plantão de primeira instância da Justiça do Rio de Janeiro, determinou. E o fornecimento de gás natural foi restabelecido. Uma vitória do bom senso, forçado pela ameaça da multa de R$ 500 mil por hora caso o serviço não fosse retomado pela Petrobras em quatro horas. Decisões judiciais, contudo, não recuperam o tempo perdido.

Há meses, técnicos e especialistas alertam para o risco de "racionamento branco" de gás natural. Aviso ignorado pelas autoridades do setor energético. Em 5 de setembro, Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética do Ministério de Minas e Energia, confirmou à Gazeta Mercantil a existência de um "déficit de gás", a curto prazo. Assegurou, porém, que a "situação hidrológica" permitiria superar a carência sem problemas. Menos de dois meses depois, a realidade o desmentiu.

São Pedro desdenhou da previsão. Empresas do setor químico e de vidros fecharam as portas no início da manhã de terça-feira enquanto motoristas disputavam espaços nos postos de gás natural veicular (GNV) do Rio. A situação hidrológica, que deveria estar sob controle, levou a Petrobras a reconhecer, em nota oficial, que foi "obrigada a limitar temporariamente" a entrega do produto à Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro. A estatal informou que a medida atendia ao Termo de Compromisso assinado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em maio, para assegurar a geração de energia elétrica das usinas a gás natural.

Os responsáveis pelo setor elétrico acreditaram candidamente no anunciado equilíbrio entre oferta e procura por energia, apesar da óbvia escassez de gás. Desprezaram as advertências técnicas para o fato de eventos excepcionais romperem tal equilíbrio.

Excepcional, no caso, é liberalidade lingüística. Qualquer crescimento mais acentuado da economia ou uma estiagem seriam suficientes para desmascarar juras oficiais. Há meses, os pedreiros, por exemplo, correm atrás de sacos de cimento, sintoma óbvio de avanço econômico.

A Petrobras estava consciente da gravidade da situação. Desde o início do ano, tenta desestimular o consumo de gás via aumento de preço. Impôs uma espécie de racionamento econômico para evitar o racionamento físico. A tática não funcionou porque a oferta de gás estancou em variadas dificuldades, especialmente nas oscilações de fornecimento boliviano. A multa de R$ 84,7 milhões aplicada em julho à Petrobras pela Aneel é prova incontestável do despreparo das autoridades. A estatal pagou caro por não elevar a oferta para as térmicas, como recomendou a agência. Consistente sinal de que não havia gás suficiente para abastecer simultaneamente as 13 usinas.

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia denuncia a falta de uma política para o setor. O Brasil não é auto-suficiente em gás e a importação da Bolívia enfrenta entraves cotidianos. Curiosamente, o ministro das Minas e Energia, Nelson Hubner, anunciou ontem que voltará a investir no país de Evo Morales apesar de tudo, incluindo a nacionalização intempestiva de refinarias da Petrobras.

Não há dúvida: falta mesmo política para o setor energético. É preciso parâmetros para enquadrar a Bolívia. E dar satisfações a quem acreditou no governo e trocou a matriz energética para gás natural, seja o dono de um táxi, ou a diretoria da Bayer.

DEPUTADO TOMA SODA CAÚSTICA


Deputado toma leite fraudado na Câmara para "dar recado à população"

O deputado Paulo Piau (PMDB-MG) bebeu leite contaminado, nesta quarta-feira, na Câmara, e disse: "O leite possível que a gente tem é esse daí". A intenção do ilustríssimo, segundo ele mesmo, não é defender a fraude, mas "dar um recado à população brasileira". "É um produto fraudado? É, mas até o fraudado tem a sua qualidade". Na semana passada, Polícia Federal, prendeu 27 pessoas acusadas de fraudar o leite com soro, para aumentar o rendimento, e adicionar soda cáustica e água oxigenada, entre outros produtos, para disfarçar a má qualidade do leite.

COMENTÁRIO:
Claro que entendemos o raciocínio do torto deputado: “Político é esta merda? É, mais até a merda tem sua qualidade” - não é deputado? A foto do Piauí foi levemente retocada, mas bem que o leite poderia ter lhe causado este pequeno efeito colateral pra largar mão de ser besta. Por Gaúcho/Gabriela

FINADOS
NOVO APAGÃO AÉREO AMEAÇA PAÍS
Um novo apagão aéreo ameaça o País, no feriado de Finados, por causa da decretação de
estado de greve e da realização de uma operação padrão pelos funcionários da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, um dos principais pontos de distribuição de vôos. Poderá haver uma paralisação dos cerca de 100 servidores da torre de aproximação de Guarulhos, que, se entrarem em greve, poderão parar o maior aeroporto internacional brasileiro.

O BRASIL PERDE COMPETITIVIDADE
Brasil caiu sete posições - da 66ª para a 72ª - em um ranking de competitividade global compilado pelo Fórum Econômico Mundial. A lista, que considera os 131 países "mais competitivos" do mundo, coloca o país atrás de todos os outros integrantes do grupo chamado Bric: China (34ª), Índia (48ª) e Rússia (58ª). Perde em competitividade também para outros latino-americanos, como o Chile, o primeiro da região na lista (em 26º lugar), Porto Rico (36º), México (58º) e Colômbia (69º).

O Relatório de Competitividade Global informa que o Brasil apresentou ambiente para negócios "abaixo das expectativas diante da sofisticação de suas empresas" e coloca o país entre os que registraram baixos índices no indicador "dinamismo", de acordo com o levantamento do Fórum. O Globo

quarta-feira, outubro 31, 2007

“SE A PETROBRÁS NÃO INVESTIR VAMOS CONFISCAR OS CAMPOS DA ESTATAL BRASILEIRA” – EVO MORALES

A VERDADE

Na Revista Piauí, em sua última edição, trás uma longa entrevista com o Índio. O título da matéria é: ”O Índio Contra o Império”, e o seu lead apresenta o seguinte resumo: Enquanto articula uma frente antiamericana com a Venezuela e o Irã, o Presidente Evo Morales diz que, se a Petrobrás não investir no país, confiscará os campos de gás da companhia. Eis a declaração de Evo, ( páginas 7 e 8).

EVO - “O Brasil tem de investir mais. Temos escassez de gás e temos cumprido nossos contratos. Esperamos com paciência que o país vizinho faça investimentos. Mas a espera não vai ser eterna. O Brasil explora alguns campos de gás aqui. Mas não come e não deixa comer. Se a Petrobrás não investir para recuperar os volumes de produção, vamos confiscar os campos da estatal brasileira. E faremos o mesmo com outras companhias que se comportarem dessa forma”.

Morales passou a mão nos cabelos e continuou a crítica à Petrobrás e ao Brasil, mantendo a mesma expressão tranqüila do início da conversa. “Acho que os brasileiros deveriam eleger o presidente da Petrobrás, e ele deveria eleger o presidente do Brasil, já que a Petrobrás manda mais do que o Lula”, afirmou.

Os problemas com o Brasil vão além da crise com a Petrobrás. No final de setembro, o governo boliviano.

A MENTIRA
LULA 'PERDOA' EVO E DEVE VOLTAR A INVESTIR NA BOLÍVIA
Na segunda-feira, o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, confirmou que o Brasil estava negociando com o governo boliviano a retomada de investimentos da Petrobras para exploração de gás naquele país, apesar dos seguidos ataques de Morales à estatal brasileira. Um pacote de investimentos deverá ser fechado para ser publicamente anunciado durante viagem do Lula a La Paz, ainda em novembro. A estatal brasileira mantém na Bolívia a exploração de gás nos campos de San Antonio e San Alberto, mas tinha desistido de fazer novos investimentos no país depois que Morales decretou a nacionalização das reservas de gás, em maio do ano passado. No auge da crise, a Bolívia chegou a ocupar instalações da Petrobras no país com tropas do Exército. FSP

FORNECIMENTO DE GÁS EM CRISE
PETROBRAS RACIONA FORNECIMENTO DE GÁS PARA SP E RIO
Se todos concordam que o Brasil tem muito trabalho pela frente até a Copa de 2014, talvez um tema seja o que mais preocupa os especialistas e o que mais exige das autoridades: o setor de energia.

A Petrobras reduz o fornecimento de gás, e a dúvida de consumidores e empresários aumenta: faltou planejamento? Quando o serviço volta ao normal? A decisão atinge 20% dos postos de combustível do Rio e de São Paulo. A Petrobras diminuiu em 17%, nesta terça-feira, o fornecimento de gás natural para São Paulo e Rio de Janeiro para assegurar a geração de energia elétrica para as termelétricas a gás natural do país. Como conseqüência, 89 postos de gasolina e oito grandes indústrias do Rio de Janeiro, entre elas a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a Bayer, estão sem o fornecimento de gás natural desde então. Bom Dia Brasil – Veja reportagem completa
aqui

AINDA...
JUSTIÇA OBRIGA VOLTA DE FORNCECIMENTO DE GÁS PARA RIO E SP
Liminar saiu de madrugada. A Petrobrás havia anunciado a redução no fornecimento de gás no RJ e em SP. Petrobras terá que restabelecer o fornecimento de gás para postos de combustível e indústrias na região metropolitana do Rio de Janeiro. A decisão saiu em liminar expedida pela juíza de plantão, Natasha Nascimento Gomes Tostes, do Tribunal de Justiça do Rio, nesta madrugada. A medida foi solicitada pela Procuradoria Geral do Estado. Petrobras tem de cumprir determinação do TJ até 4 horas depois de ser notificada.

FIESP É CONTRA DEPENDÊNCIA DE GÁS BOLIVIANO
Para a FIESP, a Petrobras deve continuar investindo no aumento da produção de gás para abastecer o Brasil. "Mas continuar com a dependência do passado é horrível, não podemos investir na Bolívia e retardar os projetos que temos", diz Saturnino Sérgio da Silva, diretor do departamento de infra-estrutura da FIESP. Para ele, a indústria precisa ter segurança no abastecimento de gás e competitividade nos preços. FSP

COMENTÁRIO:
Que conversa mole! Que Lula perdoa o quê?!... A verdade, é que o apedeuta mais uma vez está colocando o Brasil nas mãos do Índio, mais especificamente nas mãos do Chávez. Segundo a matéria da Revista Época, de ontem, especialistas afirmam que o verdadeiro confronto do Brasil com a Venezuela não está necessariamente no uso da força militar, mas sim, no campo político onde Chávez usa a caneta cheia de tinta para preencher cheques, e aumentar sua influência sobre os países vizinhos. Diz ainda a matéria, que a Bolívia é um pais estratégico para o Brasil por fornecer 50% do gás natural consumido no país, e foi aí que a influência de chávez já causou prejuízos concretos. E, pelo visto, ele não vai parar.

Enquanto isto, o Lula quer fazer uma Copa do Mundo para argentino nenhum botar defeito! Por Gaúcho/Gabriela

O BRASIL “FEZ SUA LIÇÃO DE CASA” - SEGUNDO LULA.

MAIS UM CRIME ANUNCIADO: SAÚDE FARÁ LICITAÇÃO SUSPEITA

O Ministério da Saúde realiza nesta quarta-feira uma polêmica licitação para escolher a "agência de eventos" que vai torrar uma verba de até R$ 120 milhões. A escolha, na verdade, já teria sido feita: a agência Aplauso, dona de outros 62 contratos do gênero, no governo federal. O ministério alega que gastará no máximo R$ 36 milhões no primeiro ano - ainda assim, o dobro das despesas em combate e prevenção de doenças como a dengue. Por Cláudio Humberto

FAB ESTIMA ÍNDICE RECORDE DE ACIDENTES AÉREOS NESTE ANO
A Aeronáutica estima que o país terminará o ano com 85 acidentes de avião ou helicóptero, sendo que 71 ocorrências e 250 mortes já foram registradas até a metade de outubro. Segundo o levantamento estatístico do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), esses números são recordes para a aviação nacional nos últimos dez anos. FSP

“REALIDADE FEIA” AMEAÇA COPA NO PAÍS DO “JOGA BONITO”
Uma reportagem do jornal britânico The Independent afirma nesta quarta-feira que a
"realidade feia" ameaça a realização da Copa do Mundo no Brasil, a "terra do joga bonito".Seguindo a linha de outros textos publicados em jornais estrangeiros, a reportagem diz que as deficiências de infra-estrutura e a criminalidade são limitações para que o maior evento mundial do futebol seja realizado com sucesso no Brasil.

ORGULHOSOS, MAS CEGOS
Ao término da cerimônia oficial, aberta a sessão para perguntas, uma jornalista do Canadá, Erica Bouman, fez a pergunta mais ou menos óbvia sobre como o Brasil poderia garantir a segurança, em sendo um país perigoso, com grande número de mortes. Por Cláudio Rossi – FSP

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reagiu como se a pátria tivesse sido ultrajada. Desviou a questão para o tema da violência em outros países, o que é real, mas passa alegremente por cima do fato de que quem vai organizar a Copa de 2014 é só o Brasil. Foi aplaudido furiosamente pela nutrida comitiva, como se tivesse resgatado a honra verde-e-amarela.

Pior: seus assessores puseram em circulação, como é de praxe no Brasil, uma teoria conspiratória. A repórter (da AP norte-americana) teria sido instruída por seu governo, supostamente interessado em assumir a Copa outorgada ao Brasil, se o país falhasse nas providências necessárias. O técnico Dunga, um dos que espalhavam a suspeição, batia no peito, lamentava que os jornalistas brasileiros supostamente acreditassem na canadense (que, aliás, apenas apontava fatos reais) e reclamava: "Temos que ter orgulho de sermos brasileiros". Tudo bem, mas temos também que ser cegos?

UM DIA DE LAMBANÇAS
Presidente em exercício, Chinaglia assina decretos desapropriando 12 mil para reforma agrária.

Mais de 12 mil hectares de terras nos estados da Bahia, Goiás, Piauí e Minas Gerais serão desapropriados pelo governo federal para assentamento de 156 famílias de trabalhadores rurais sem-terra. Os decretos que declaram as áreas de interesse social para fins de reforma agrária foram assinados nesta terça-feira pelo presidente em exercício, Arlindo Chinaglia. Chinaglia também assinou decreto autorizando a constituição do capital inicial da
Empresa Brasil de Comunicação - a TV Pública. O presidente em exercício também nomeou dois novos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): Marcelo Guaranis e Alexandre Gomes de Barros. O Dia Online – Leia mais aqui

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

terça-feira, outubro 30, 2007

VENEZUELA VIROU “INIMIGO” Nº 1'

Os militares brasileiros agora consideram a Venezuela, país do semi-ditador Hugo Chávez, a "hipótese de guerra" nº 1 do Brasil, em lugar da Argentina. Por isso, o ministro Nelson Jobim (Defesa) passou vários dias fantasiado de general, participando de exercícios do Comando da Amazônia, baseados em um hipotético ataque venezuelano, que incluía um bombardeio da hidrelétrica de Itaipu por caças venezuelanos Sukhoi, de fabricação russa. Por Cláudio Humberto

HUMILHAÇÃO
A situação dos militares é tão ruim que o Brasil tem hoje apenas a quarta melhor Força Aérea da América do Sul. Perde até para a do Peru.

COMENTÁRIO:
E o
jornal Clarin da Argentina, ainda tem a coragem de publicar matéria afirmando que o Brasil lidera a corrida armamentista na América Latina. Que “o orçamento militar é o mais generoso entre os já enviados (ao Congresso) durante os cinco anos de Presidência de Lula." Com certeza, o Lula bancou esta matéria publicitária no jornal de Los hermanos, não é possível. Deve ser propaganda do PAC.

Ora, até parece que os argentinos não conhecem o Lula! E desde quando que o apedeuta cumpre o que fala? Uma coisa é destinar verba no papel, outra bem diferente é cumprir o orçamento. Quem não se lembra que em 2003, pouco depois de chegar ao Palácio do Planalto, o Lula suspendeu a compra de caças, sob a alegação de que prioritário era o Programa Fome Zero.

Outra coisa: los hermanos não têm nada a declarar sobre o fato da Venezuela ter investido US$4 bilhões em armas?

As informações abaixo foram tiradas da Revista Época, da matéria sob o título: O Brasil deve ter medo dele (do Hugo)?

A primeira investida venezuelana foi a compra de 100 mil fuzis de assalto Kalashnikov AK-103 e AK-104, fabricados na Rússia. A partir daí, a Venezuela continuou a freqüentar com avidez e assiduidade o mercado de armas global. Acertou com a Espanha a encomenda de oito navios de guerra, parte de um negócio de 1,2 bilhão de euros. Na China, Chávez foi buscar radares móveis. O pacote de compras bélicas de Chávez inclui ainda helicópteros, submarinos, mísseis terra–ar. A aquisição mais valiosa foi feita em julho de 2006: 24 caças Sukhoi, de fabricação russa, aviões de guerra mais poderosos e modernos que qualquer outro hoje existente na América do Sul. De acordo com o último relatório do Sipri, a Venezuela, em 2006, pelo segundo ano consecutivo, foi o país da América do Sul que mais aumentou gastos militares: 20% em termos reais.

Outro trecho interessante da matéria é a afirmação do governo Lula, através do deputado José Genoíno (PT-SP), uma espécie de porta-voz do PT para assuntos militares (ora vejam só!), que a elevação do orçamento militar é uma resposta ao sucateamento das Forças Armadas, que não recebem investimentos para modernização há quase duas décadas. - “Essa é uma discussão que acompanho há dez anos e digo que não há relação entre a decisão do governo de voltar a investir nas Forças Armadas com as decisões de Chávez”, diz Genoíno.

Mesmo assim, dois ministros e um governador de Estado afirmaram a ÉPOCA que, em foro reservado, Lula diz se preocupar com o fator Chávez na América Latina.

Finalizando o comentário: Será que se preocupa mesmo? E porque então permitiu a entrada da Venezuela no MERCOSUL, sabendo que a intenção do troglodita é justamente liquidar com este Mercado? O Lula é vendilhão! É esperar prá ver! Por Gaúcho/Gabriela

Observação sobre a ilustração do Blog: É da Revista Época. ”As armas de Brasil e Venezuela. O arsenal brasileiro é maior, mas os venezuelanos estão comprando equipamento mais moderno e sofisticado”

O BONDE DOS IRRESPONSÁVEIS

Governadores em viagem à Suíça contribuem para o propósito de desviar bilhões das necessidades prementes. Por Jânio de Freitas - FSP

Em poses e cores para todos os gostos, hoje a TV e amanhã os jornais vão brindar-nos com imagens de um grupo de governadores, encabeçado por seu presidente, em viagem à Suíça sob a justificativa geral de fazer "lobby" pela indicação do Brasil para sede da Copa do Mundo de 2014. O motivo citado é uma falsidade: o Brasil é candidato único, logo, não era necessária pressão alguma, a FIFA ficou sem alternativa. O que as imagens vão mostrar, de fato, não é um grupo de governadores com seu presidente, aquele que lhes solta verbas em troca de agrados, é o bonde dos irresponsáveis.

Bem à maneira carioca, assaltantes do Rio deram esse nome -bonde- ao tipo, digamos, de operação em que agem uns seguindo os outros, todos orientados para o mesmo objetivo. O bonde que se mostra na Suíça é uma contrafação do bonde carioca. De olho no duplo objetivo de agradar a Lula e de explorar os entusiasmos ingênuos dos seus eleitorados, o grupo de governadores está contribuindo para o propósito irresponsável de desviar vários bilhões das necessidades mais prementes, para uma espécie de festa que não faz falta ao Brasil.

O arrazoado que a FIFA recebeu com o compromisso do governo brasileiro é um amontoado de mentiras. Tanto sobre condições já existentes para sustentar a candidatura à Copa, entre as quais estão referências à infra-estrutura e à segurança absolutamente forjadas, como sobre disponibilidades do país para cumprir as exigências em construção de estádios e de mais e gigantesca infra-estrutura pelo país afora, para os eventos da Copa e para os alegados milhões de torcedores estrangeiros.

Tostão, hoje tão admirável no jornalismo quanto foi no futebol, anteontem lembrou na Folha, em ponderações sobre a Copa no Brasil, o gasto gigantesco com o Pan no Rio. O gasto admitido é superior a quatro vezes o custo apresentado para trazer os jogos. E não está incluída grande parte das obras presentes no custo orçado, mas não saídas do papel, como o metrô da Barra. Nunca foi apresentado o custo final e verdadeiro do Pan: é uma verificação que o Ministério Público Federal e o do Estado do Rio devem à população e à sua própria respeitabilidade. O que se sabe de certo é que os dados oficiais não são confiáveis, ou por incompletos alguns, ou porque falsos. Sem falar nas manipulações que multiplicaram custos de obras e equipamentos como milagres do padrão de moralidade nacional.

O tal saldo, em turismo para o Pan e em aumento formidável dos visitantes futuros, não houve. O saldo em melhorias para a cidade, idem, porque não houve as tais obras. O saldo para o esporte está em um centro esportivo que a prefeitura nem ao menos conseguiu arrendar por uma ninharia, e lá está, na Barra, com o custo por se pagar e com a manutenção significando novos custos - e entregue aos mosquitos da dengue na Barra. O novo estádio de futebol, um dos milagres da multiplicação de custos, foi arrendado ao Botafogo para um ou dois jogos por semana, enquanto o Maracanã, há 57 anos uma bomba de sugar recursos públicos, fica ocioso na maior parte das semanas.

Enrolado na CPMF, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, admitia ontem o aumento das verbas para a saúde, como retribuição aos votos oposicionistas, "em mais 1%, depois até 2%, 3%". Embora criada para financiar a saúde, a CPMF só é destinada a tal fim, pelo governo da justiça social, em 42% do total arrecadado. A oferta de Mantega, portanto, com base na arrecadação de R$ 40 bilhões, representaria aumento entre R$ 400 milhões e R$ 1,2 bilhão para a saúde. Não há como fazer comparação com o custo da Copa, porque o seu custo orçado é mentiroso, e o acréscimo da roubalheira usual é imprevisível. Nem é preciso comparar: a oferta de Mantega subscreve a indigência dos serviços de saúde no país, no tratamento tanto aos pacientes como aos médicos, enfermeiros, hospitais e escassos postos de saúde.

Isso, porém, é motivo de inquietação para pessoas responsáveis, ou simplesmente pessoas. Não move o bonde dos irresponsáveis.

BRASIL ASSUME CONTA BILIONÁRIA
Quando o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciar ao meio-dia desta terça-feira o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, o país assumirá uma dívida de no
mínimo US$ 10 bilhões para modernizar seus estádios e levantar a infra-estrutura necessária para um Mundial nos moldes atuais.

NEM LEI
Ricardo Teixeira falou ao
Terra que "a FIFA não vai permitir" CPI.

PIADA No 1 DA TERÇA-FEIRA
Ao entrar no hotel, em Zurique, Lula disse aos jornalistas: “Vamos ganhar!” – (Só faltava o Brasil conseguir perder para si mesmo)

CPI DO APAGÃO VOTA HOJE RELATÓRIO FINAL
Conforme antecipou o Informe JB no último dia 15, o relator, Demóstenes Torres (DEM-GO), pede o indiciamento de 23 pessoas, entre elas o ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) e deputado Carlos Wilson (PT-PE) e a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu.

Segundo o relator, pelo menos "duas organizações criminosas" atuaram na Infraero: uma a partir de Petrolina (PE) e a outra com base operacional em Curitiba (PR). O esquema, segundo o relator, era comandado pelo deputado Carlos Wilson (PT-PE) e incluía "desvio de recursos, fraudes em licitações e uma série de outros ilícitos". JB Online – Leia mais
aqui

MEDO DE SÃO PAULO
PAULISTANO SOFRE TRAUMA DE GUERRA COM A VIOLÊNCIA
A violência urbana está comprometendo a saúde psicológica dos paulistanos. As cicatrizes invisíveis deixadas pela criminalidade estão levando os moradores da maior cidade do País ao divã. Segundo estimativa do Programa de Atendimento às Vítimas de Violência e Estresse (Prove), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a chance de uma pessoa desenvolver estresse pós-traumático durante toda a vida é de 7% a 9%. Já um morador de São Paulo, entre 20% e 30%. É o mesmo que estar em meio a um campo de batalha. Por Maristela OrlowskiDiário do Commércio – Leia mais
aqui

PIADA No 2 - DA TERÇA-FEIRA
“Democracia é bom demais e a gente não pode brincar com a democracia em países da América Latina” – Lula sobre o 3º. Mandato

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

segunda-feira, outubro 29, 2007

O LOGO DA COPA “BRASIL 2014”.

SERÁ?

Não bastasse a publicidade ardilosa estampada na marca Brasil 2014 - que de Copa do Mundo tem pouco e de propaganda pré-eleitoral e condenável, muito - causa espécie um alto dirigente da CBF posar de cabo eleitoral.

Quem não vê que o numeral 4 é vermelho e, como tal, nada tem que ver com as cores da nossa Bandeira? E que significa mais quatro anos de mamata para os cumpanhêro e aloprados? E que a bola está envolvida por uma fita de cor branca, onde se podem inserir motes como "Lulla de volta"? E pensar que a FIFA é apolítica... Ora, ora! – Da Redação – O Estado de São Paulo

"CAOS", "FARRA"
No
site da Fifa, "todo o Brasil estará atento" amanhã à confirmação da Copa. "Lula defende candidatura", destacou o "Le Monde" de Annie Gasnier, e "brasileiros não têm mais dúvida".

Já no
"Financial Times" de Jonathan Wheatley, que ouviu Juca Kfouri, "Futebol pode vir para um caos" de estádios e infra-estrutura. E o "tamanho da delegação com presidente e vários governadores dá uma pista do que pode vir por aí: farra, como dizem em português". Na Reuters, , o enviado até relatou o "caos" que viveu em Congonhas. No Terra da Espanha, questões de segurança e outras "ameaçam Brasil". Na manchete do Terra daqui, "Brasil receberá a Copa sem previsão de gastos, diz consultor da Fifa". Por Nelson de Sá – FSP

GOVERNO “SUBFATURA” HOMICÍDIOS
REDUÇÃO DE ARAQUE
O Ministério da Justiça alterou para menos o número de homicídios no País, manipulando as estatísticas. Em um ano, "caíram" mais de 25%. A Análise das Ocorrências das Polícias Civis, de setembro de 2006, registrou 54.696 homicídios em 2004 e 55.312 em 2005. Um mês depois, alegando "mortes a esclarecer", os casos despencaram para 43.044 e 43.847 assassinatos. Nova queda no número de mortos, nesses dois anos, ocorreu em 2007. E o governo comemora a "redução da violência". Por Cláudio Humberto

ONG INDÍGENA ABRE
PEGA R$ 33 MI DA FUNASA E FECHA
A entidade se chama Urihi. Em tese, é uma Organização Não Governamental voltada à assistência de saúde da tribo dos Yanomami. Na prática, foi inaugurada com o único propósito de receber verbas do governo. Três meses depois de abrir as portas, em 1999, obteve da Funasa R$ 8,7 milhões. Em 2002, a Fundação Nacional da Saúde já havia repassado à "ONG", por meio de três convênios, a notável soma de R$ 33,8 milhões. CorreioWeb – Leia mais
aqui

FALTA EDUCAÇÃO
A CPI das ONGs vai receber um relatório que põe dois governos contra a parede. O de FH e o de Lula. Um apurado trabalho da Controladoria Geral da União descobriu repasses milionários para entidades fantasmas. No documento, há um flagrante. Na porta de uma das ONGs, a casa de uma educadora, há um erro crasso de ortografia numa placa. A entidade recebeu milhões de reais. Parece que faltou dinheiro para comprar dicionário. Por Leandro Mazzini – JB

GLOBO, RECORD E SBT SE UNEM CONTRA TV PÚBLICA DO LULA
Globo, Record e SBT se uniram para agir contra a TV de Lula, informa a coluna
Outro Canal, de Daniel Castro, na edição da Folha de S.Paulo de hoje (conteúdo exclusivo para assinantes da Folha e do UOL).

Preocupadas com a eventual perda de publicidade oficial, as principais redes do país deflagraram uma campanha nos bastidores políticos para modificar a medida provisória (MP) que criou a Empresa Brasil de Comunicação-- futura rede pública do governo federal. Os canais, que integram a Abert (associação das TVs), reivindicam emendas que definam o que é publicidade institucional e apoio cultural. A intenção é limitar o financiamento da TV pública com publicidade.

MAIS BOLSA ESMOLA!
SÃO PAULO CRIA “BOLSA ALUGUEL” PARA MORADOR DE RUA
São Paulo ganha por ano mil moradores de rua, 60% deles concentrados na região central. A cada quatro abordados pelos agentes sociais, só um aceita ir para albergues. Diante das dificuldades do modelo atual de atendimento, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social aposta em outra estratégia: criou um tipo de ? bolsa aluguel? para subsidiar a locação de apartamentos para quem hoje está nas ruas, mas tem renda de, pelo menos, 2 salários mínimos. Programa semelhante já é adotado em Nova York, visitada na semana passada pelo secretário Floriano Pesaro, que conheceu projetos para a população de rua.

O Programa Parceria Social já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Habitação e teve as normas publicadas no Diário Oficial da Cidade em fins de setembro. Ele prevê a concessão de subsídio de até R$ 300 por mês para o aluguel de um apartamento. Os principais beneficiados devem ser idosos, mulheres em situação de risco com filhos - que já sofreram violência nas ruas - e deficientes. As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo

LOS HERMANOS ARGENTINOS
No domingo, Kirchner conseguiu eleger presidente da Argentina sua mulher, Cristina. Passa o bastão a ela no próximo dia 10 de dezembro e tem planos de voltar ao cargo daqui a quatro anos.

Os últimos meses do governo Kirchner foram um estelionato eleitoral, realizado às custas dos credores da dívida argentina, dos salários dos trabalhadores e de muito gogó populista. Infelizmente, a América Latina continua fértil nesse campo.

Kirchner manipula desde janeiro os índices de inflação. O governo diz que os preços subiram "apenas" 8% nos últimos 12 meses, mas a inflação extra-oficial está em 20%. É com base nos 8% que ele corrige os rendimentos da dívida pública. Com isso, multiplicou programas sociais entre os argentinos mais pobres. Por Fernando CanzianPensata da FSP - Leia mais
aqui

PIADA DA SEGUNDA-FEIRA

"Ninguém quer mais diminuir a carga tributária do que eu"
Lula da Silva, durante o programa de rádio "Café com o Presidente".

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

domingo, outubro 28, 2007

“NO BRASIL, O CRIME ESTÁ NASCENDO DENTRO DO ESTADO”

PESQUISADOR MOSTRA LIGAÇÃO ENTRE CRIMINOSOS E SETOR PÚBLICO

Autor de "Tiros na democracia" e vice-coordenador do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas da Universidade Federal de Pernambuco, o professor Adriano Oliveira acaba de lançar o livro "Tráfico de drogas e crime organizado, peças e mecanismos", no qual faz uma análise profunda e científica do assunto. E chega a uma conclusão inquietante: o crime no Brasil tem origem no Estado.

O livro partiu de tese defendida na UFPE, aprovada com nota máxima e indicada pelo doutorado em ciência política da UFPE para concorrer ao título de melhor tese do ano da Capes. Oliveira entrevistou traficantes ricos e pobres, ouviu policiais, analisou inquéritos e processos. Por Letícia Lins – O Globo

O Globo - Por que o senhor diz que o Brasil é um campo fértil para se fazer análise de ações do crime organizado?

ADRIANO OLIVEIRA: Temos no país um grande quantitativo de organizações criminosas. Se formos computar o número de informações publicadas na imprensa, observamos que, a partir do instante em que há servidores públicos envolvidos com o crime, isso evidencia uma certa organização. A análise das ações da Polícia Federal nos últimos oito anos também evidencia a grande participação de servidores. E não podemos desprezar o avanço do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, problema que vem se acentuando desde o início da década de 80. Diante desses três indicadores, só podemos pensar que o país é fértil para o nascimento do crime organizado. Contudo, mais do que isso, quando mergulhamos nesse submundo descobrimos o quanto o Estado está envolvido. Portanto, onde está o Estado observamos o crime organizado.

O GLOBO - O fato de o crime organizado estar dentro do Estado diferencia o Brasil de outros países, como a Itália e a sua Máfia?

OLIVEIRA: Na Itália, o crime organizado é o que chamo de exógeno: nasce à margem do Estado e depois procura atores no Estado, para criar laços cooperativos. Já o crime organizado endógeno é aquele que nasce dentro do Estado, quando juízes se unem para vender sentenças, quando policiais atrapalham ou impedem a investigação, quando promotores se reúnem para não denunciar determinadas pessoas. Ou quando mais freqüentemente observamos que prefeitos cometem atos de corrupção em conluio com empresas privadas para fraudar licitações. Considero todos esses atos como crime organizado endógeno.

O Globo - Podemos dizer que o Estado é parcialmente bandido?

OLIVEIRA: Claro. No momento em que temos a presença do crime endógeno, principal diferencial do crime no Brasil para o resto do mundo, e em que observamos o envolvimento de atores públicos cooperando, facilitando as atividades das organizações criminosas, não temos como deixar de dizer que o Estado tem o seu lado bandido. Por causa da grande corrupção inerente a ele e das organizações criminosas que se formam dentro dele, o Estado não consegue funcionar adequadamente para combater o crime.

O Globo - Então o conceito do crime no Brasil é muito mais amplo do que em outros lugares?

OLIVEIRA: Esse é um grande problema da academia brasileira e da imprensa. Não podemos reconhecer o crime organizado só nos morros. Infelizmente, no Brasil o crime está associado ao Estado - como no desvio de recursos públicos - ou nascendo dentro do Estado, como na venda de sentenças.

O Globo - No caso do tráfico de drogas, que também é abordado no seu livro, até onde o Estado está presente? O seu livro analisa o caso de um traficante, Leonardo Mendonça, cuja influência chegava até o Superior Tribunal de Justiça. Como o tráfico só faz crescer, até que ponto o Estado colabora com isso?

OLIVEIRA: Depois de entrevista com traficante, análise de inquérito na Polícia Federal, denúncia no Ministério Público e análise de processo, evidencio que sua influência foi desde o juiz do estado de Mato Grosso e chegou até a decisão de juiz no STJ. Ele teve, também, um deputado federal como facilitador de suas atividades e envolvimento de delegados da própria PF. Isso mostra o quanto o Estado está comprometido. Se pensarmos que o envolvimento com tráfico de drogas só se dá com a viatura da Polícia Militar, estamos totalmente enganados. Algumas organizações conseguem até influenciar decisões da Justiça.

O Globo - No livro foram analisados 13 casos, entre eles nove operações da PF e quatro CPIs. Em seis, a origem do crime é estatal. Isso é muito, pouco, ou o que já se espera do Brasil?

OLIVEIRA: Não esperava isso tudo. A partir do momento que descobri a grande quantidade de funcionários públicos participando de atividades ilícitas, me vi obrigado a criar o conceito de crime organizado endógeno. Já nas operações da PF, em quase todas encontramos facilitadores dentro do próprio Estado. Jornal O GLOBO

COMENTÁRIO
O principal ingrediente
Bom, por enquanto, isto é o que temos sobre o conteúdo deste livro do Oliveira. Obviamente, que o correto é ler o livro primeiro antes de emitir qualquer opinião sobre. No entanto, senti falta de ver o autor tocar no cerne da questão, já que se trata de tese que envolve assunto tão relevante.

Será que o autor do livro desprezou a existência do Foro de São Paulo, a organização mafiosa que está por trás desta “endogenização” do crime organizado no Brasil? Se fez isto, é o mesmo que ter feito uma massa de panqueca dispensando os ovos da receita.

Impossível que o professor Adriano não tenha considerado na formulação de sua tese, a existência do Fórum de São Paulo - fundado por Fidel Castro e comandado por Lula - o principal dirigente da organização que mantém relações com movimentos radicais e organizações terroristas. Se o conceito do crime do Estado brasileiro é mais amplo do que em qualquer outro lugar do mundo, eis a explicação para o fenômeno: o chefe da organização criminosa também continua no poder da república.

A quantidade de funcionários públicos envolvidos nos crimes, mencionado pelo autor do Livro, nada mais é do que uma equação diretamente relacionada ao caráter do maior responsável pelo aparelhamento do Estado. Outra coisa, o PT já foi acusado de ter obtido financiamento das FARC para a campanha presidencial. Ou seja, não existe ligação entre Crime Organizado e o Estado, porque tudo é uma coisa só.

A partir do momento que o Lula passa a mão na cabeça da quadrilha instalada em seu governo, fica óbvio o quanto estamos nas mãos de um Estado que governa, segundo os interesses dos negócios do crime.

O que existe atualmente é uma grave e criminosa omissão de todos, com relação à existência desta organização mafiosa no país, que além de fazer de nossa sociedade a maior vítima deste estado de violência - justamente pela falta de esclarecimento sobre o assunto - por outro lado, também acaba proporcionando triunfos ao principal chefão do crime organizado no Brasil.

O crime no Brasil já se tornou uma doença das faculdades morais, e todos se consideram "santos" agindo dentro do prostíbulo chamado Estado.

Tomara que o professor Adriano não tenha se esquecido de adicionar o “OVO” na sua receita. Seu trabalho pode significar um lampejo de luz, nesta trilha escura. Por Gabriela/Gaúcho

UM ASSALTO AOS NOSSOS BOLSOS
Opinião – Boris Casoy – JB Online
Lenta, mas inexoravelmente, vai sendo perpetrado mais um assalto ao bolso de todos os brasileiros com a possível prorrogação dessa ignomínia denominada CPMF.

Não se pode omitir que a atitude tucana não difere muito da mutação petista. No governo FH, o PSDB também apoiou e defendeu a CPMF. E se reparamos bem o que ocorre nestes dias em território tucano, vamos constatar que muitos portadores de rica plumagem não mudaram muito de idéia. Mesmo do alto de seu muro, dialogam com o governo em tertúlias e rega- bofes, sobre a possibilidade da manutenção do imposto. Alguns talvez se encantem com o trinar das sereias petistas. Outros parecem possuídos pela Síndrome de Estocolmo, que faz o seqüestrado amar seu seqüestrador.

Só a população não foi convidada para o nobre conchavo da CPMF. Esqueceram-se apenas daqueles que vão pagar a conta. Estão fora do banquete. Pelos argumentos usados em defesa da CPMF, os governistas, decerto, superestimam a burrice dos brasileiros.

Além de desenharem o caos se a emenda da prorrogação não for aprovada, repetem com a maior desfaçatez que o imposto beneficia os mais pobres. Outro argumento usado pelos governistas é que vai faltar dinheiro para o social. Faltar dinheiro para um governo que vem aumentando desmedidamente seus gastos? Faltar dinheiro para quem torra milhões para criar mais uma televisão estatal? Ou vai faltar dinheiro para quem anuncia a contratação de 60 mil funcionários no ano que vem? Opinião – JB – Texto completo
aqui

UM PRESENTE PARA CHÁVEZ

O governo brasileiro deu mais um passo para entregar o Mercosul ao presidente venezuelano Hugo Chávez e para sujeitar a seus caprichos e interesses a diplomacia comercial de Brasília. A bancada governista conseguiu fazer aprovar na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados o ingresso da Venezuela no bloco formado, até agora, por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A proposta de lei será votada no plenário da Casa e depois será submetida ao Senado, podendo, portanto, ser derrubada. Mas isso dependerá de um duro trabalho da oposição.

A insistência do governo e as alegações dos governistas a favor do projeto são sinais de péssimo agouro não só para a diplomacia econômica, mas também para o futuro político da região. Quem aceita os objetivos e os métodos de Chávez e as suas milícias como democráticos poderá aceitá-los também no Brasil e noutros países da região. Leia mais no Estado de São Paulo
aqui

PAÍS DE PALHAÇOS!

A COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL NEM ESTÁ AINDA OFICIALIZADA E OS ESCÂNDALOS JÁ COMEÇARAM. QUE FESTA!

Escárnio. Indecência. Há outras palavras. Vergonha. Imoralidade. Cara de pau. Cinismo. Impunidade.

ESCOLHA! Pois eis que o mesmo Ricardo Teixeira que tudo faz para impedir uma CPMI sobre lavagem de dinheiro em nosso futebol, embora devesse ser ele o principal interessado na apuração, presidirá a comissão organizadora da Copa de 2014 cujo estatuto a coloca acima do bem e do mal.

E com registro em cartório, como descobriu o excelente Rodrigo Mattos, desta Folha. Embora o governo vá arcar com a maior parte dos gastos, nada de governo na comissão, cujos membros não terão de responder pelo que vierem a fazer.

Parece brincadeira, mas não é. Está lá, escrito, no estatuto da Associação Brasil 2014, como transcrito na reportagem da última quinta-feira. Mesmo assim, um trem da alegria parte para Zurique para ver a cerimônia de cartas marcadas, na qual a FIFA, sem alternativas, oficializará a candidatura única do Brasil. Vão do presidente da República a alguns dos governadores dos principais Estados do país, verdadeiro aval ao presidente da CBF, este que "goza de peculiar autonomia", como está no artigo 30 do estatuto. E a tudo assistimos como se fosse normal, corriqueiro. E não é.

Aliás, tanto não é que o presidente da FIFA já começa a repensar o esquema de rodízio dos continentes, porque se deu conta, quando chegou a vez da América do Sul, que aqui não há concorrência, que o capitalismo deste lado do mundo é dos apaniguados, dos conchavos entre os iguais, sem esquecer que o cartola máximo da Argentina, Julio Grondona, está enrascado em inquérito sobre lavagem de dinheiro no Uruguai. E Joseph Blatter, por mais que seja quem é, preocupa-se, ao menos, em salvar aparências, algo que não faz parte das preocupações dos cartolas deste lado do mundo.

E Lula, José Serra, Aécio Neves, Sérgio Cabral, todos no mesmo barco, ou melhor, no mesmo vôo! Até a imprensa golpista, asneira inventada pela imprensa evangélica, cala-se e, em grande parte, apóia a aventura, desinteressada em saber quem é o comandante, até porque o conhece bem...

E você pensa que alguém ficou muito indignado com a reportagem de Mattos? Bobagem - ficou nada, entrou no rol daquelas coisas que são assim mesmo, que fazem parte, está surpreso com o quê? Na verdade, nem devia merecer a página de abertura do caderno de esportes deste jornal... É tanta mentira que faz o nariz crescer, que, por isso, não há bolinhas vermelhas suficientes para que cada um de nós possamos desfilar como temos feito por merecer.

Mais palhaçadas
E lá vem o Clube dos 13 com projeto de mudar a fórmula do Campeonato Brasileiro de 2009, para que tenha um octogonal ou um quadrangular final, o que forçará mais rodadas em meio de semana e mais sacrifício para um eventual clube brasileiro que vá ao Mundial. Tudo porque a torcida está feliz. Por
Juca Kfouri - FSP

FIM DE ANO COMPROMETIDO

A CRISE AÉREA CONTINUA NO COLO DO LULA


Em vez de "prazo, dia e hora para acabar", como exigido há sete meses pelo Lula da Silva, a crise aérea tem data prevista para voltar aos aeroportos. Os atrasos em cascata do início da semana causados por mau tempo, aumento de passageiros por causa do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos (SP) e uma pane no sistema de comunicação entre pilotos e torre de controle no Aeroporto de Congonhas voltaram a expor a fragilidade da infra-estrutura aeroportuária e o desamparo dos usuários de transporte aéreo. Deixaram clara a iminência de um novo apagão aéreo.

É consenso entre os controladores de vôo: do jeito que a coisa está, vai parar tudo quando chegarem as festas de fim de ano e as férias escolares - alerta o controlador de vôo do Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), Jorge Nunes. - A redistribuição da malha foi pouco eficaz em evitar novos congestionamentos, e os aeroportos continuam sucateados. O novo ministro, até agora, só falou grosso. Não fez nada.

À perspectiva da repetição dos congestionamentos nos aeroportos no fim do ano, soma-se o medo de novos acidentes ocorrerem. Estamos rezando para não acontecer mais nenhuma desgraça - disse o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Cláudio Candiota. - Não fizeram nada para resolver o problema. A situação é a mesma que antes do acidente com o Boeing da Gol. Agora, há uma aparente calmaria. Quando os passageiros voltarem a voar, se dará o caos, como na segunda-feira. JB Online - Leia mais
aqui

O CANASTRÃO E A SUCURI
Jobim, que fez carreira na área jurídica, sempre de terno e gravata, passou a posar com uniformes militares para fotos inverídicas, assim que assumiu o ministério da Defesa. Isto é canastrice porque ele está se passando pelo que não é. Ele também não é caçador, astro do National Geographic, ou ator de filmes de aventura, para sair por aí fingindo esgoelar sucuris, como fez no dia 14.

Em vez de enfrentar os problemas de sua pasta, caso do caos aéreo que prejudica milhões de brasileiros, o ministro faz pose na Amazônia. Este governo usa cargos e verbas públicas para comprar adesões a torto e a direito, enquanto o ministro da Defesa fantasiado de Rambo torra dinheiro público em passeios pela Amazônia.

Ao erguer uma sucuri na Amazônia e posar para fotos, o ministro não estava defendendo interesse público algum. Estava cavando espaço nos jornais. E tentando aparecer como valente e destemido em poses patéticas e constrangedoras. Blog Democratas

O ENCANTADOR DE SUCURIS
Por Augusto Nunes – JB Online
Se os bichos falassem (e conhecessem alguma coisa de cinema), a cobra fotografada nas mãos do general imaginário, ela decerto teria preferido posar para a eternidade ao lado de Johnny Weissmuller no papel de Jim das Selvas. Mas o destino resolveu que ficaria conhecida como parceira acidental de Jobim das Selvas.

Nenhum ator, especialmente um artista esforçado como Jobim, aceita com placidez o enquadramento na subcategoria dos canastrões. Mas o título debochado (no Blog dos Democratas) foi só o botão que fez eclodir o som da fúria. O ministro está irritado por ter voltado a lidar com o Brasil de verdade.

Devolvido aos barulhos de uma guerra que fingira ter vencido, teve de curvar-se à evidência: o apagão aéreo continua. Milton Zuanazzi segue na chefia da Anac. As empresas fazem o que querem. Os aviões não decolam nem pousam na hora. O tamanho das poltronas não aumentou.

Congonhas é o pesadelo de sempre. A ligação com Cumbica e o trem-bala para Viracopos permanecem no campo dos sonhos. Pilotos e controladores de vôo não conseguem comunicar-se. Qualquer garoa imobiliza multidões nos aeroportos conflagrados e escancara o colapso da aviação civil. Na terça-feira, eram esses os problemas que afligiam Jobim.

Melhor ir-se embora para a pasárgada na floresta. Lá é possível brincar de encantador de sucuris. Lá os anfitriões são tão gentis que não molestam o comandante a passeio com relatos sobre a falta de dinheiro até para alimentos, balas de fuzil, reposição de uniformes. Lá é permitido acreditar que sobram aviões de combate, navios de guerra, submarinos e, claro, soldados.

"A Amazônia tem dono", declamou Jobim. Nenhum general avisou ao viajante que o dono não está preparado para proteger aquela imensidão. Nenhum general sugeriu-lhe a imediata eliminação das carências que atormentam as Forças Armadas. Ninguém contou ao ministro que a Amazônia está tão indefesa quanto um passageiro de avião.

JOBIM NÃO TEM COMANDO SOBRE A ANAC
Em três meses à frente do Ministério da Defesa, o ministro Nelson Jobim anunciou uma série de medidas para reestruturar o sistema aéreo nacional. Mandou desafogar o Aeroporto de Congonhas, o principal centro de distribuição de vôos do país, e redistribuiu rotas. As alterações ainda estão em implementação.

As empresas começaram agora a se adaptar - acredita a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.Durante o período, Jobim também colecionou desafetos. Trocou a direção da Infraero - estatal que administra os aeroportos brasileiros - e esvaziou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), acusada de ser uma das responsáveis pelo caos aéreo que fustiga os passageiros desde o ano passado. Jobim forçou a saída de toda a diretoria da agência. A exceção é o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, que sobrevive e resiste às investidas públicas de Jobim graças ao apoio do ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia.

Na semana passada, o ministro e Zuanazzi voltaram a trocar farpas. Este declarou que não tem intenção de renunciar ao cargo. O ministro respondeu que a saída do presidente da agência já foi acertada com Walfrido Mares Guia, um dos padrinhos políticos de Zuanazzi. Só depende da nomeação dos novos indicados pelo governo para dirigir a Anac. Isso porque, se Zuanazzi saísse hoje, a agência ficaria sem comando. Não há ninguém, além do presidente da Anac, com voz de mando no órgão.

O sistema foi desorganizado por que foi criado o Ministério da Defesa, que é institucionalmente fraco - diz o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo do Senado. - O ministro pode ser forte, mas isso não adianta. Sem autoridade e dinheiro, nem Jesus Cristo. O Jobim não tem o sistema na mão.

A fim de reduzir o poder da agência reguladora, o ministro criou a Secretaria de Aviação Civil - apesar de o Lula da Silva ter apontado o excesso de órgãos públicos responsáveis pelo setor aéreo como uma das causas da crise. O novo órgão será responsável pela definição das políticas públicas para a área. A Anac, reduzida à mera implementadora dessas políticas, passou a ser subordinada à secretaria.

A causa do colapso do sistema aéreo é o loteamento de cargos. Essa solução foi a mais estapafúrdia possível - critica o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Cláudio Candiota. - A secretaria será mais um alvo do loteamento de cargos. Por Fernando Exman e Karla Correia do JB Online

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)