movimento ordem vigília contra corrupcao

domingo, outubro 28, 2007

PAÍS DE PALHAÇOS!

A COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL NEM ESTÁ AINDA OFICIALIZADA E OS ESCÂNDALOS JÁ COMEÇARAM. QUE FESTA!

Escárnio. Indecência. Há outras palavras. Vergonha. Imoralidade. Cara de pau. Cinismo. Impunidade.

ESCOLHA! Pois eis que o mesmo Ricardo Teixeira que tudo faz para impedir uma CPMI sobre lavagem de dinheiro em nosso futebol, embora devesse ser ele o principal interessado na apuração, presidirá a comissão organizadora da Copa de 2014 cujo estatuto a coloca acima do bem e do mal.

E com registro em cartório, como descobriu o excelente Rodrigo Mattos, desta Folha. Embora o governo vá arcar com a maior parte dos gastos, nada de governo na comissão, cujos membros não terão de responder pelo que vierem a fazer.

Parece brincadeira, mas não é. Está lá, escrito, no estatuto da Associação Brasil 2014, como transcrito na reportagem da última quinta-feira. Mesmo assim, um trem da alegria parte para Zurique para ver a cerimônia de cartas marcadas, na qual a FIFA, sem alternativas, oficializará a candidatura única do Brasil. Vão do presidente da República a alguns dos governadores dos principais Estados do país, verdadeiro aval ao presidente da CBF, este que "goza de peculiar autonomia", como está no artigo 30 do estatuto. E a tudo assistimos como se fosse normal, corriqueiro. E não é.

Aliás, tanto não é que o presidente da FIFA já começa a repensar o esquema de rodízio dos continentes, porque se deu conta, quando chegou a vez da América do Sul, que aqui não há concorrência, que o capitalismo deste lado do mundo é dos apaniguados, dos conchavos entre os iguais, sem esquecer que o cartola máximo da Argentina, Julio Grondona, está enrascado em inquérito sobre lavagem de dinheiro no Uruguai. E Joseph Blatter, por mais que seja quem é, preocupa-se, ao menos, em salvar aparências, algo que não faz parte das preocupações dos cartolas deste lado do mundo.

E Lula, José Serra, Aécio Neves, Sérgio Cabral, todos no mesmo barco, ou melhor, no mesmo vôo! Até a imprensa golpista, asneira inventada pela imprensa evangélica, cala-se e, em grande parte, apóia a aventura, desinteressada em saber quem é o comandante, até porque o conhece bem...

E você pensa que alguém ficou muito indignado com a reportagem de Mattos? Bobagem - ficou nada, entrou no rol daquelas coisas que são assim mesmo, que fazem parte, está surpreso com o quê? Na verdade, nem devia merecer a página de abertura do caderno de esportes deste jornal... É tanta mentira que faz o nariz crescer, que, por isso, não há bolinhas vermelhas suficientes para que cada um de nós possamos desfilar como temos feito por merecer.

Mais palhaçadas
E lá vem o Clube dos 13 com projeto de mudar a fórmula do Campeonato Brasileiro de 2009, para que tenha um octogonal ou um quadrangular final, o que forçará mais rodadas em meio de semana e mais sacrifício para um eventual clube brasileiro que vá ao Mundial. Tudo porque a torcida está feliz. Por
Juca Kfouri - FSP