movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, julho 28, 2007

O TÉDIO DO “ANÃO” QUE PRECISA COMPRAR APLAUSOS

LULA FOGE DOS PROTESTOS, MAS TAMBÉM É VAIADO EM NATAL
Em mais uma viagem para o lançamento de investimentos em habitação e saneamento previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou novamente alvo de protestos na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Os manifestantes, cerca de 200, não puderam entrar no local e sequer chegaram perto do presidente Lula, mas trouxeram ao Centro de Convenções da cidade, faixas com inscrições como: "Prisão já para corruptos e corruptores"

Além disto, os manifestantes também aproveitaram para reutilizar um cartaz em forma de cueca, provavelmente confeccionado na época do escândalo do episódio da cueca, em que um assessor do irmão de Genoino, deputado estadual José Nobre Guimarães (PT), foi preso no aeroporto com US$ 100 mil na cueca. A inscrição neste caso dos dólares na cueca: "Seu Lula sabia!!!".

CUIABÁ VAI RECEBER LULA COM VAIAS, DIA 31
A visita do presidente Lula a Cuiabá (MT), na terça (31), deve ser marcada por uma nova grande vaia. A cidade já está cheia do adesivo abaixo "Eu também vou vaiar Lula", idealizado pelos produtores rurais do Estado. - C. Humberto

GOVERNO E PT APARELHAM JOVENS DO “PRIMEIRO EMPREGO” PARA APLAUDIR LULA
Mais de uma vez a equipe desta página tem destacado a informação de que o governo Lula e o PT aparelham todos os atos dos quais participa o presidente, o que, ultimamente, não o poupa de vaias, sequer no Nordeste.

Centenas de jovens do programa Consórcio Social da Juventude de Aracaju e Região Metropolitana, que faz parte do Programa Primeiro Emprego, do governo federal, receberam orientação de aplaudir Lula. O programa atende 1.200 pessoas.

“Fomos orientados a aplaudir, ficar de pé e não fazer como no Rio (onde Lula foi vaiado na abertura dos jogos do Pan), porque aquilo foi uma falta de educação e também porque a gente faz parte de um programa do governo federal" - disse João Pedro Silva Santos, de 16 anos".

É muito claro o aparelhamento de jovens, quase crianças, reféns do dinheiro do governo Federal, portanto pagas para aplaudir. Mesmo assim, Lula foi vaiado. No mesmo dia, Lula foi novamente apupado nas duas outras cidades nordestinas que visitou. Por Políbio Braga

COMENTÁRIO
SINAIS DIVINOS, WALDIR PIRES DO ALTO DOS SEUS 80 ANOS, DIZ:
Em tom enigmático, Pires disse que os acidentes com os aviões da Gol, em setembro, e da TAM, no dia 17, devem servir como uma "advertência divina". "Quem sabe não faça acentuar no mundo político e da comunicação uma reflexão com mais responsabilidade sobre o que acontece no nosso País."

Foi a frase mais sensata que este senhor disse até o momento. Os nossos brasileiros estão morrendo em conseqüência da malignidade do governo Nazi-lulismo. Os sinais estão vindo desde o primeiro escândalo do "mensalão", e ainda assim o povo reelegeu a Santa Malignidade que está acabando com o país, provocando verdadeiras hecatombes.

O ex-presidente Fernando Collor não teve nem tempo parar montar um "pró "e nem levou as vaias que merecia, mas sim um grito direto de "Ordem" de todos os brasileiros” - Impeachment Já”!

Vivemos o pior momento da nossa pátria, o mais pobre e podre de todos eles. É deprimente demais ter um presidente que, por medo das "vaias", tenta comover a platéia contanto estórias sobre os habitantes de suas tripas. As Lombrigas! As mesmas que hoje habitam o seu velhaco cérebro, e que dão o tom das pasmaceiras expelidas através do grunhido da voz do dono - aquele som animado que nos revela a exata medida do tamanho da alma e do intelecto.

Para entender o vocábulo da "besta", recorremos à definição de Aristóletes, que dizia que, aquilo que é expresso com a voz é o signo do que há nas potências da alma.

Ora, a nossa realidade atual é viver das baboseiras que Lula diz diariamente, e das catástrofes que seu desgoverno oferece ao povo. A última delas: "Quem fala inglês é metido a besta", eis um dos momentos apoteóticos da universidade das Lombrigas de Lula, acostumadas a invadir o mais sagrado e divino do homem. O cérebro! Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

A APOTEOSE DA IGNORÂNCIA
Lula: "Quem fala inglês é metido a besta"
A reprodução, feita pela Radiobrás, do
discurso do Lula em João Pessoa omitiu um trecho em que o presidente critica as pessoas que falam línguas estrangeiras. "A língua é o valor da pátria, temos que aprender a falar corretamente a nossa língua. Brasileiro falando a língua do outro é um metido a besta", declarou Lula. O presidente pregou que nenhum representante brasileiro deve falar língua estrangeira em solenidades no exterior."Nós samos (sic) brasileiro, temos orgulho do jeito que samos (sic) (...) Um país multético (sic)." - Ele ainda disse que o ex-presidente norte-americano Bill Clinton deveria falar português. Por Diego Casagrande

PLANALTO ESPERA REAÇÃO PRÓ-LULA AO “CANSEI”
Expectativa do governo é que centrais sindicais ou o PT paulista defendam gestão de eventuais ataques de ato liderado pela OAB-SP. Na FSP de hoje, para
assinantes: O Palácio do Planalto espera a reação de grupos pró-governo em contraposição ao "Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros" - também chamado de "Cansei" e lançado ontem em São Paulo.

A Folha ouviu no Planalto que o Lula e sua equipe ainda não conseguiram entender o objetivo do "Cansei", que oficialmente é liderado pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) e surgiu após o acidente aéreo. Os coordenadores do "Cansei" dizem ser apartidários. Não é essa a avaliação do Planalto, mas o presidente e seus assessores preferem ainda não se manifestar publicamente a respeito. A expectativa é a de que sindicatos ou mesmo o PT se oponham ao grupo.

UM BRASIL INDIGNADO
Unidos em torno das famílias das vítimas do vôo 3054, os brasileiros protestam contra o caos aéreo, pilotos e empresas boicotam o Aeroporto de Congonhas e a OAB lidera campanha para parar o País por um minuto. – Revista IstoÉ - Leia mais
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“TEREMOS UM ACIDENTE”
Uma história escabrosa. Um comentário DEVASTADOR – (NÃO DEIXE DE LER)
Repercutiu menos do que merecia uma passagem assombrosa do depoimento de quatro horas do brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, anteontem.

As suas afirmações não deixam a menor dúvida de que a catástrofe do vôo 3054 da TAM - à parte quaisquer outros fatores que possam ter contribuído para o descontrole do Airbus em seguida ao seu pouso normal - foi efetivamente a tragédia anunciada que o governo vem tentando negar desde o primeiro momento, para separá-la da crise no setor pela qual a sua responsabilidade é intransferível.

O Planalto, como o demonstrou expressivamente, digamos assim, o assessor Marco Aurélio Garcia, quer porque quer que a causa básica do desastre tenha sido uma combinação de falha mecânica da aeronave com imperícia de quem a pilotava - sem interferência alguma de falhas estruturais, como o estado da pista e outras.

Mas o brigadeiro Kersul, embora muitas vezes medindo as palavras e evitando tirar conclusões taxativas, contou uma história escabrosa a que acrescentou um comentário devastador. Uma coisa e outra apontam inequivocamente na direção dos problemas estruturais que o presidente Lula só veio a admitir, tangencialmente, ao dar posse ao novo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

A história é a de uma reunião de emergência ocorrida em 28 de dezembro. Motivada pela série de incidentes com aviões no maior aeroporto brasileiro, ao longo do ano, dela participaram representantes do Cenipa, Anac, Infraero e ainda das companhias aéreas. O militar relatou ter dito então: “Tudo leva a crer que teremos um acidente em Congonhas.” Decidiu-se então interditar a pista principal quando chovesse e reformá-la para melhorar a sua segurança. Ainda assim, “não conseguimos evitar o acidente que tínhamos previsto”. O seu comentário: “(Foi) incompetência de todos os envolvidos com a atividade.” Mas, como sempre, alguns são mais incompetentes - ou algo pior - do que outros.

A reforma da agora tristemente notória pista 35 é um quebra-cabeça cujas peças, à medida que se encaixam, lançam novas luzes incandescentes sobre o desempenho abaixo da crítica da Infraero, a obesa estatal (26,5 mil funcionários) que aumentou os salários dos seus dirigentes em cerca de 50% desde 2001, dá-se ao luxo de pagar adicionais de férias também de 50%, no lugar dos 33% previstos em lei, tudo supostamente em nome da boa administração de 68 aeroportos no território, além de outras instalações ligadas ao transporte aéreo. A Infraero, como se sabe, liberou a pista 35 sem os sulcos que ajudam a escoar a água acumulada das chuvas. Na versão oficial, isso faria pouca diferença.

Não foi o que Lula ouviu na quarta-feira de três comandantes, um da Gol e dois da TAM, levados a ele, a seu pedido, por um ex-sindicalista do setor para uma reunião reservada (que afinal vazou no jornal Valor, em reportagem de Claudia Safatle). Os convidados comentaram o desconforto dos pilotos com os sucessivos recapeamentos da pista de Congonhas. Isso porque, entre o recapeamento e a escavação das ranhuras, que deve esperar a maturação do asfalto, quando chove a água se infiltra no material, que começa a soltar uma oleosidade, tornando a pista extremamente escorregadia. Para detectar esse “sabão”, é necessário um equipamento usado em outros países, mas não pela Infraero. “Ninguém nunca me falou disso antes”, reagiu Lula.

O presidente contou que perguntou ao presidente da Infraero, José Carlos Pereira, por que não se recapeou a pista com concreto, bem mais seguro. O brigadeiro respondeu que sairia mais caro. Zelo muito estranho, esse, que não existe quando se trata de salários e adicionais de férias. No ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU), auditando uma série de obras em Congonhas, identificou numerosos superfaturamentos, além de sobrepreços de até 250%, no caso de pontes para embarque de passageiros pelas quais a Infraero pagou R$ 2,21 milhões, ou R$ 1,4 milhão acima do valor de mercado.

Agora o TCU vai investigar a reforma da pista 35, que custou R$ 19,9 milhões, num contrato sem licitação, a pretexto de ser uma emergência. Pode ser que nunca ninguém tenha falado a Lula dos problemas da pista. Mas ele, como todo brasileiro medianamente informado, sabia que havia problemas e podia imaginar a relação disso com a incompetência e a corrupção na Infraero. – O Estado de São Paulo

ALGUÉM TINHA ALGUMA DÚVIDA DE QUE A CULPA RECAIRIA SOBRE O PILOTO?
Os investigadores já sabem que um erro cometido pelo comandante do Airbus da TAM impediu o avião de desacelerar o suficiente ao pousar. Mas o comprimento da pista, curta demais, e a falta de uma área de escape foram decisivos para que o acidente produzisse tantas mortes. Matéria aberta na Revista Veja
aqui

FOI POR MEDO DE AVIÃO....
Depois que o presidente Lula declarou ser "medroso de andar de avião", o Palácio do Planalto abriu licitação para comprar... dois ônibus e dois caminhões. Os veículos vão atender as "necessidades administrativas e de segurança da Presidência". Um dos ônibus, por exemplo, com capacidade para 42 passageiros, precisa ter vidros tipo fumê, cortinas lisas, poltronas reclináveis e almofadadas. A compra custará R$ 1,29 milhão. Por Mônica Bergamo – FSP

HAJA FESTA
Apesar do caos, o Ministério Apesar do caos, o Ministério da Defesa é o campeão de gastos com homenagens e festas no Orçamento da União deste ano. Até quinta, tinha gastado R$ 1.976.092,20 com comemorações e cerimônias, de um total de R$ 4,4 milhões consumidos por todos os órgãos. A única pasta que chega perto é a das Relações Exteriores - o que faz sentido. Por Ancelmo Góis – O Globo

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

sexta-feira, julho 27, 2007

LULA FUGIU PARA O NORDESTE PARA FALAR DE SUAS LOMBRIGAS E LEVOU MAIS VAIAS!

MESMO BLINDADO, LULA RECEBE VAIAS EM SE E JOÃO PESSOA
Depois de desmarcar visitas às capitais da região Sul, de onde partiram boa parte das vítimas do acidente com o Airbus da TAM, o Lula da Silva não conseguiu evitar os protestos no lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Sergipe e na Paraíba.

À tarde, ao desembarcar em João Pessoa (PB), segunda parada da viagem, Lula
enfrentou mais protestos de servidores das universidades federais da Paraíba e de Campina Grande, em greve há 60 dias.

Em Sergipe, apesar da blindagem preparada pelo Planalto e pelo governo petista de Sergipe, o Lula da Silva foi vaiado duas vezes ontem por um grupo de 300 pessoas, entre estudantes da Universidade Federal de Sergipe e de funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério da Cultura, que estão em greve.

Apenas pessoas portando convites, que haviam sido cuidadosamente distribuídos pelos organizadores, puderam participar da cerimônia de lançamento do PAC do Saneamento Básico e da Habitação, em Aracaju.

No dia 13, o Lula já havia sido vaiado seis vezes, no Rio, durante a abertura dos Jogos Pan-Americanos. As vaias de ontem foram abafadas por aplausos e gritos vindos de militantes petistas e do Movimento dos Sem-Terra (MST), que chegaram a se desentender com os grevistas, mas ainda assim elas puderam ser ouvidas.

Na cerimônia, os seguranças do Palácio do Planalto e do evento tomaram uma faixa vermelha usada pelos manifestantes, com a inscrição 'Lula traidor'.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), também foi vaiada pelo menos duas vezes pelos manifestantes presentes no evento. Do lado de fora, estudantes promoveram um apitaço, xingaram o presidente e atearam fogo em um boneco de pano com faixa presidencial, batizado de Lula. E gritavam: “Ô Lula, que covardia! Cadê a Democracia?”

IMPACIÊNCIA. LULA NÃO AGUENTA VAIAS
Acostumado a aplausos, Lula deu claras demonstrações de impaciência na cerimônia, olhando o relógio algumas vezes, e chegou a ficar com o olhar perdido enquanto ouvia os discursos que antecederam o seu. Ele já havia ficado muito aborrecido com as seis vaias tomadas no Maracanã, na abertura dos 15º Jogos Pan-Americanos. Na época, chegou a se queixar para interlocutores e no programa de rádio Café com o Presidente.

Ontem, apesar de ter preferido ignorar o assunto em seu breve discurso de improvisado de 15 minutos — normalmente fala longamente em cerimônias, pelo menos meia hora — Lula chegou a procurar com os olhos onde estavam os manifestantes, quando eles começaram a vaiar a ministra Dilma. A cerimônia teria sido muito mais conturbada se os seguranças tivessem deixado entrar um grupo de mais de cem estudantes. Quatro deles, que ingressaram no centro de convenções e engrossaram as vaias, foram retirados do local, sob a alegação de que não tinham convites.

LULA CANSA!
Em seu discurso chinfrim, Lula apela sempre para a pobreza. Não muda o disco de forma alguma. É de uma pobreza ímpar. Voltou a lembrar a infância pobre no sertão de Pernambuco e comentou que chegou a São Paulo com uma barriga 'que era puro verme', por falta de água tratada. Em seguida disse ficou bonito depois de velho. "No nosso governo, o pobre vai ser tratado como gente” – Lula. – Como falta vergonha na cara deste homem! Por Gabriela/Gaucho

“NÃO FUI EU”
O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, pede que se mande um recado ao presidente Lula: Eu não estava em Aracaju, nem falei com qualquer pessoa de Sergipe ontem. Portanto, não posso ser responsabilizado pelas vaias que o Lula recebeu por lá. Cesar Maia oferece seu sigilo telefônico para quem quiser checar se ele ligou para Sergipe. Tales Faria - JB

Ahã!...
LULA NÃO IRÁ À FESTA DO PAN, DIZ MINISTRO
Nesta quinta, o ministro do Esporte garantiu que o presidente desistiu de acompanhar o encerramento por causa do excesso de compromissos em sua agenda. "Ele não vai, mas não por causa das vaias", disse, em entrevista a uma emissora de rádio. "O país enfrenta dificuldades à vista de todos", completou, em referência à crise aérea.

COMENTÁRIO: Vejam que interessante: Por causa de um “terçol”, Lula não pode falar à Nação sobre a maior tragédia aérea do país. Agora, por causa da tragédia aérea, da qual ele se omitiu o tempo inteiro, ele não poderá ir ao encerramento do PAN. Faz bem Lula!

A NUDEZ DO REI E AS “SUJEIRAS”
Por fim, o próprio governo começa a admitir sua nudez, ainda que parcial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribui a crise aérea à falta de "comando" no setor, o que o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, reiteraria. Desnecessário dizer que é uma auto-inculpação. Todo mundo sabe que o comandante supremo, nessa como nas demais áreas do Executivo, é o presidente da República, até pelo fato de que é ele quem nomeia e demite os ministros e os chefes das três forças.

Portanto, se a culpa pela crise aérea é da falta de comando, quem é o culpado? Só os debilóides do lulo-petismo não sabem. Quem também expôs claramente a nudez do governo foi José Carlos Pereira, presidente da Infraero, até a hora em que escrevo. Disse, com todas as letras: "Tinha como um dos meus projetos dar uma limpeza na empresa, mas não consegui nada disso. Basicamente por muita pressão política".

Tem-se, então, que a Infraero era e continua sendo uma empresa "suja", palavra de quem a preside. E que é suja por conta da "pressão política", que só pode ser exercida pelos políticos ligados ao governo. A oposição pode até ter "sujado" a Infraero, quando era governo, mas José Carlos Pereira não está se referindo ao passado da empresa, e sim ao seu presente.

Parte da sujeira, aliás, já havia sido exposta pelo Tribunal de Contas da União, que, ao analisar meros 20% da obra de Congonhas, achou 12 irregularidades, como superfaturamento de quase R$ 13 milhões. Por isso, é tão importante para o governismo que a culpa do acidente da TAM seja do avião ou do piloto. Se for da pista, será inescapável concluir que se fez mais uma "sujeira", durante o que deveria ser a mãe de todas as reformas. O diabo é que as sujeiras anteriores não deixaram mortos. Clóvis Rossi - FSP

Sem ranhuras e na base do cuspe
INFRAERO OPTOU POR ASFALTO MAIS BARATO EM CONGONHAS

Pista do aeroporto paulistano não recebeu o mesmo revestimento usado no Santos Dumont, mais caro e mais aderente. O tipo de asfalto usado para revestir as pistas de Congonhas pode ter interferido nas condições de segurança de pouso do aeroporto. A Infraero teria optado por usar nas pistas de Congonhas um asfalto
mais barato e de qualidade inferior ao utilizado para revestir a pista do Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. De acordo com pilotos de três companhias ouvidos por EXAME, a pista de Santos Dumont tem aderência muito maior do que as de Congonhas graças a esse asfalto.

Apesar dos pesares, ainda assim o ministro da Defesa, Nelson Jobim pretende chegar hoje, sexta-feira ao Aeroporto de Congonhas e, depois de uma
rápida análise, liberar a pista principal para pousos e decolagens.

O ministro também afirmou
que fila é o preço da segurança”.
Comentário: Ora, ministro, se assim fosse ninguém teria morrido, pois os passageiros dormem e acordam na fila já faz muito tempo. Essa não é a primeira vez que o governo sinaliza que o passageiro será penalizado pelas medidas de segurança no sistema aéreo. Depois do prognóstico de aumento dos preços de passagens aéreas, agora a expectativa de longa vida às filas nos aeroportos. Haja! Por Gaúcho/Gabriela

RECORDAR É VIVER
No auge da crise do mensalão, quando ainda era ministro do Supremo Tribunal Federal, o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, teve em mãos processo explosivo: o da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Paulo Okamoto, o amigão de Lula que pagou dívidas do presidente com dinheiro vivo. A CPI dos Bingos já havia obtido os dados de Okamoto. Por meio de liminar, Jobim determinou que os documentos fossem lacrados. A decisão foi mantida pelo Supremo. Mônica Bergamo - FSP

JABOR TEM UMA SUGESTÃO PARA O PEPINO DO BRIGADEIRO

O brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, devia ser tombado como patrimônio nacional. Ele é um marco da literatura cômica!

Outro dia, ele cunhou uma frase célebre, quando a Federação Internacional dos Controladores de Vôo sugeriu uma intervenção no sistema aéreo brasileiro. Ele bradou: “A crise é nossa! Os mortos são nossos!”.

Não é genial? Estamos nos orgulhando de nossas catástrofes. Só falta ele berrar: “A Amazônia desmatada é nossa! As balas perdidas e os assaltantes de turistas são nossos!”. Como dizia minha avó, é melhor ouvir isso que ser surdo.

Esta crise geral está parindo gafes históricas. O mau gosto dos dirigentes, num desfile de lugares comuns – desde o "relaxa e goza" até o pepino do brigadeiro. Quer dizer que isso tudo é apenas um pepino? Uma aporrinhaçãozinha? “Ih, cara, morreram mais 200. Que pepino!”. Pois é... pra morrer basta estar vivo. E se perguntarmos: e os 200 milhões desviados da Infraero? “Ah, sei lá. Deus escreve certo por linhas tortas”.

O brigadeiro só esqueceu do velho ditado: é de pequenino que se torce o pepino. Nosso pepino está torto há muito tempo, brigadeiro. Ninguém sabe o que fazer com ele. Quer dizer, eu ate tenho uma sugestão, mas... " - O Globo

CANSEI!
Lideradas pela Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), diversas entidades civis lançaram ontem o Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, iniciativa que pretende externar a indignação da sociedade diante do acidente aéreo da TAM e dos
recentes escândalos de corrupção que assolam o País. Um protesto será realizado no dia 17 de agosto, às 13 horas, no local onde o avião da TAM se chocou com o edifício da TAM Express, exatamente um mês após o acidente. Será feito um minuto de silêncio em homenagem aos familiares das 199 vítimas, seguido por um breve culto ecumênico.

Segundo a coluna do Cláudio Humberto
TARSO ESTÁ COM CIÚMES DE JOBIM
A inesperada intervenção do Ministério da Justiça na Agência Nacional de Aviação Civil, dez meses após o início da crise aérea, mas no dia seguinte à posse do ministro Nelson Jobim (Defesa), foi recebida pelo PMDB como um gesto eleitoral do ministro Tarso Genro (Justiça), enciumado com o protagonismo do novo integrante do governo. Genro é pré-candidato do PT a presidente da República, assim como Jobim é candidatíssimo do seu partido à sucessão do presidente Lula, em 2010. Além de rivais na corrida presidencial, ambos são adversários na política gaúcha. A "intervenção", na verdade, é apenas na fiscalização - que se espera seja exercida pela Anac - de desrespeito aos direitos dos consumidores (passageiros de empresas aéreas).

CURVA DE RIO
AQUI, SOMOS MESTRES - I
Chineses são detidos com
dólares na cueca
Estrangeiros viajavam com mais de US$ 30 mil. Eles foram detidos em ônibus na Via Dutra. Agentes da Polícia Rodoviária Federal detiveram, nesta quinta-feira (26), dois chineses com mais de US$ 30 mil. Segundo a polícia, o dinheiro estava escondido no fundo falso de uma mochila e dentro da cueca de um dos estrangeiros.

AQUI, SOMOS MESTRES - II
Ladrão preso na Espanha planejava abrir empresa em SP
O assaltante mais procurando da Espanha, Jaime Jiménez Arce, de 51 anos, planejava se
mudar para o Brasil e montar uma empresa para produzir álcool combustível em Ribeirão Preto, SP

VAMOS À REAÇÃO, PESSOAL!
CAMINHADA PELO RESPEITO (29/07/07) - 9:00h
Ibirapuera. Saída do Monumento das Bandeiras.
Vamos mostrar nossa indignação! Vamos todos usar camisa preta ou faixa preta no braço neste Domingo. Vamos pedir para que todos os passageiros, pilotos e aeromoças e funcionários de todas as companhias aéreas vistam preto em sinal de luto e protesto!!

A SOCIEDADE BRASILEIRA EXIGE RESPEITO!
Inaceitável! Mais de 10 meses de caos aéreo. Mais de 350 vítimas fatais! Desrespeito, leniência e corrupção.

Convocamos TODA A SOCIEDADE para uma caminhada, no local do acidente da aeronave TAM 3054 neste próximo domingo, as 9 horas, partindo do Monumento das Bandeiras. Esta mobilização tem como objetivos apoiar as famílias que perderam seus parentes em acidentes aéreos, homenagear os nossos bombeiros, recrutar todos os brasileiros para participarem de um amplo movimento nacional pela Segurança aérea e inibir os abusos a que estamos sendo submetidos.

GRANDE PASSEATA FORA LULA!
Está agendada para o dia 4 de agosto, sábado, na capital paulista, uma grande manifestação popular contra o Lula da Silva, o capo que morre de medo de vaia.A passeata será às 14 horas, saindo da Avenida Paulista, esquina com a Pamplona, onde estarão presentes também os parentes das vítimas da TAM. Vamos ensurdecer o Lula.

SÃO PAULO VAI DAR O TROCO, E VAI FAZER BONITO.
Assim como fez o Rio de Janeiro, Sergipe e João Pessoa. Vamos levar apitos, cartazes, os amigos, o grito entalado na garganta, a disposição dos cidadãos trabalhadores e decentes que querem seu país de volta. Chega de descaso e desrespeito!

Uma sugestão de frase para os cartazes: "Lula, que coisa feia, assassinato dá cadeia". Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quinta-feira, julho 26, 2007

A BABA VENENOSA DOS PERIGOSOS ÁULICOS

Antes de dar posse a Nelson Jobim, Lula reuniu-se com Waldir Pires. Ouviu dele o seguinte: “Presidente, há uma sanha para atingi-lo. Novamente se movem para atingir o senhor e seu governo. É a mesma sanha de sempre. E desta vez me usam para este fim”. Deve-se ao repórter Bob Fernandes a descoberta do que vai na alma de Waldir depois da perda do cargo. Trecho de texto do Blog do Josias de Freitas


VOCAÇÃO IRRESISTÍVEL
O presidente Lula ontem conseguiu tirar o brilho da posse do novo ministro da Defesa e transformar em negativo o primeiro fato positivo produzido pelo governo em toda a crise aérea: a troca do comando imediata e diretamente subordinado a ele. Por Dora Kramer – O Estado de São Paulo

O momento era de ressaltar os atributos de Nelson Jobim, saudar sua capacidade de ajudar o governo a retomar o controle da crise e organizar a bagunça em que se transformou o sistema de tráfego aéreo.

Mas, com sua enorme e irresistível vocação para o erro, Lula fez o contrário: deu-se a piadices, dizendo que morre de medo de avião. Não teve a menor graça. O que ele conseguiu foi reforçar o pânico e o sentimento de que o governo continua perdido.

Conseguiu mais: mostrar que a crise continua sem piloto e, como réu confesso, admitir que o governo segue sem comandante.

Com suas declarações, Lula quis se mostrar próximo da população, sócio das emoções do País. Pretendeu, mesmo involuntariamente, recuperar um antigo slogan de campanha eleitoral em que dizia ser um "brasileiro igualzinho a você". No caso, o eleitor. Esqueceu-se, porém, de um "por maior": Não é candidato, é presidente e responsável pelo que acontece no Brasil. Para o bem e para o mal.

Ao fazer o discurso no mesmo ritmo descontraído de sempre, antes mesmo de os familiares das vítimas do Airbus A320 conseguirem enterrar seus mortos, Lula exibiu monumental falta de sensibilidade e ausência de senso de oportunidade, para não dizer de ridículo.

É de se temer pelo tom que usará em seus discursos no Nordeste, na retomada da agenda externa, a partir de hoje, para lançamento do PAC em quatro capitais da região.

COMENTÁRIO
Um tal "ser humano".

Vale destacar esta verborragia insalubre do discurso do Lula: "Eu não sei se aqui neste plenário tem alguém que não tenha medo de avião. Eu, particularmente, toda vez que o avião fecha a porta, entrego minha sorte a Deus porque estou na mão de um comandante, que é um ser humano; estou na mão de uma máquina ultramoderna, mas que é uma máquina; estou na mão de um controlador, que diz quando devo parar ou não; e estou na mão das intempéries, que nem sempre o ser humano consegue controlar".

E nós, brasileiros, estamos nas mãos de um egocêntrico centrado no próprio umbigo, que nunca se deu conta de tirar a pança do balcão do boteco da esquina e, por isto, tudo que sabe fazer é contar piadinhas idiotas, mesmo quando está numa cerimônia de enterro.

Tem uma frase muito boa circulando no Orkut, que resume com perfeição a nossa situação: "Finalmente chegaram a uma conclusão sobre o acidente da TAM. Foi falha humana de 60 milhões de eleitores." Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

“CANSEI DE APAGÃO AÉREO, “CANSEI DE BALA PERDIDA”
Representantes da FIESP, de bancos, de publicitários e de alguns meios de comunicação fizeram reunião anteontem no escritório do empresário João Doria, em SP, para finalizar o lançamento de um "Movimento Cívico" no Brasil.

As propostas do já batizado "Movimento Cívico" são: marcar um minuto de silêncio para o dia 17 de agosto, um mês depois da tragédia de Congonhas; elaborar peças publicitárias para TV e rádio, convocando as pessoas para o ato com frases como "cansei de corrupção", "cansei de apagão aéreo", "cansei de bala perdida"; criar blog de protesto na internet. Segundo a coluna da jornalista Mônica Bérgamo, o Lula está sendo informado de cada passo da manifestação, e daqueles que a organizam. – Grande coisa!

PEITO ABERTO
Já a passeata convocada para o domingo, com saída do Monumento das Bandeiras até Congonhas, é assinada por associações que reúnem parentes de vítimas de acidente aéreo e entidades como a SOS Mata Atlântica e o movimento "Nossa São Paulo Outra Cidade". Por Mônica Bergamo – FSP

PROTESTO CONTRA CRISE PODE PARAR O PAÍS
Revoltados com o caos da aviação civil e com as duas tragédias que ocorreram nos últimos 10 meses, usuários do transporte aéreo de todo o país tentam articular um protesto para parar o país na quarta-feira. Um dos articuladores da ação, o vice-presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Alcebíades Santini, disse que a idéia é indústria, comércio, empresas prestadoras de serviço e organizações não-governamentais pararem de trabalhar durante uma hora. JB Onilne – Continue lendo aqui

NELSON JOBIM: MINISTRO DA DEFESA DA IMAGEM DO GOVERNO!
1 - A escolha de Nelson Jobim para Ministro da Defesa é um caso clássico na linhagem dos governos politicamente fragilizados e com flancos insustentáveis. Nesses casos, chefes de governo fracos escolhem para ministro ou ministros, num momento de crise aguda, algum personagem que possa -por sua imagem- dar cobertura ao governo. Isso permite ainda ganhar tempo, na medida em que não vai se cobrar do novo ministro resultados a curto prazo.

2 - Esse é um velho e carcomido recurso dos governos em processo de desintegração. Collor é um exemplo. No auge da desmoralização do governo, cobriu seu ministério de nelsons jobins, como Celio Borja, Marcilio Marques Moreira, e por aí foi. O resultado já sabemos.

3 - A escolha nada tem a ver com a crise aérea, mas com a hemorragia política interna: o presidente precisa de cobertura para fazer transfusão de sangue. O perfil do novo ministro -perfil técnico- é o antípoda das questões que vai enfrentar. Nada de seu currículo tem a ver com essa função.

4 - E ainda agrega um problema novo e insolúvel que cai exatamente dentro do aconselhamento de Tancredo Neves: - Nunca nomeie quem você não pode exonerar. Esse é um caso. Quando levarem a Jobim as informações relativas aos recursos necessários para reconstruir o sistema aeroportuário e de controles do espaço aéreo brasileiros e o tempo que isso vai requerer, não haverá Banco Central para dizer não ao novo ministro. Isso é bom para o setor. Mas só fará acentuar - interna córporis - a velocidade da hemorragia que vai deixando de ser apenas interna. A velocidade de resposta exigia outro tratamento operacional.

5 - Entre as histórias contadas por políticos, todos conhecem a das três cartas que o presidente que saía deixou ao que entrava. Na primeira crise a carta aberta dizia: - Ponha toda a culpa no governo anterior. Na segunda crise a carta aberta dizia: Faça uma reforma ministerial. A terceira crise e a terceira carta: - Escreva três cartas a quem vai lhe substituir. A nomeação de um ministro apenas para dar cobertura à imagem do governo é uma espécie de retardamento da terceira carta. Só que a torna mais inevitável ainda. Se houvesse uma carta antes da última, se poderia dizer: - Não há mais presidente.

6 - A tempo! E nem se tratou aqui das Forças Armadas, que com um ministro a quem o frágil presidente não pode dizer não, vão tirar das gavetas todos os programas de modernização de equipamentos e todo o atraso remuneratório aos quais foram ditos – nãos - no passado. Ex-Blog César Maia

JOBIM NÃO É ESPECIALISTA.
MILITARES NÃO SE ANIMAM COM NOMEAÇÃO

Os militares reagiram positivamente à saída de Waldir Pires do Ministério da Defesa. A escolha de Nelson Jobim para seu lugar, contudo,
não animou os oficiais. O setor militar acredita que a situação não deve piorar, mas não apostam em grandes mudanças com o novo ministro -- assim como Pires, um civil, sem experiência nessa área. Para os militares, os ministros que ocupam a pasta não têm os recursos necessários para modernizar o setor -- afinal, não estudaram e não são especialistas em Defesa.

Vulgo - O espertalhão
NOMEAÇÃO DE JOBIM É ASTÚCIA, DIZ NYT
A indicação de Nelson Jobim para o Ministério da Defesa no lugar de Waldir Pires está sendo vista no Brasil como uma "jogada astuta" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo uma reportagem do jornal The New York Times nesta quinta-feira. A mudança foi registrada pelos principais jornais das Américas, Europa e Estados Unidos. "Advogado de profissão, Jobim poderia ajudar (Lula) a navegar em questões legais levantadas pelo acidente (com o Airbus da TAM), e ele vem do PMDB, aliado do PT de Lula", explicou o NYT. BBC Brasil – Leia
mais aqui

CORRERIA – Reinaldo Azevedo
Lula tentou se desgrudar da crise do setor aéreo o quanto pôde. Agiu porque percebeu que isso não seria possível. Agora Jobim vai fazer o périplo por São Paulo, incluindo a visita ao IML. Pois é. Uma reação, para dizer pouco, tardia; não dele, claro, que nem ministro era, mas do governo Lula. A substituição de Waldir Pires também cobre de ridículo o jornalismo dos áulicos. Ora, se o governo federal não tinha nada a ver com a tragédia, por que a mudança? A resposta é óbvia; porque o Planalto já conta com 356 cadáveres nas costas.

INVESTIGAÇÃO MOSTRA QUE A PISTA NÃO ESTAVA EM CONDIÇÕES
O promotor Mário Luiz Sarrubbo, que acompanha as investigações da Polícia Civil de São Paulo, afirma que está convicto de que a pista principal de Congonhas, onde ocorreu o acidente da TAM, "não estava em condições", principalmente no que se refere à aderência nos dias de chuva. Mas, segundo ele, só o cruzamento com os dados das caixas-pretas da aeronave podem revelar se essa falta de condições teve ligação direta com o acidente. "A pista não estava em condições. Estava escorregadia. Agora, se tem ligação direta com o acidente é o que precisamos saber", disse.

Em uma avaliação de oito dias de investigação, o promotor afirmou que os depoimentos de pilotos e outras informações no inquérito revelam "indícios de que algo estava errado com a pista". "Não precisa ser técnico, promotor nem delegado para saber disso. Basta saber quantas derrapagens nós tivemos nos últimos dias", afirmou. FSP

A imagem real vindo a tona
ESTRAGO NA IMAGEM DO LULA
Se a crise aérea afetava antes só quem viajava de avião, com o acidente do Airbus da TAM ela alcançou a imagem de Lula e do desgoverno. Foi o que mostrou pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no último domingo. Resumo do bate-papo do jornalista Ricardo Boechat na Band News FM com o sociólogo e analista de pesquisas Antonio Lavareda. Ouça
aqui

Finalmente, uma dentro
PROTESTO VERMELHO CONTRA OS CALHEIROS

Trabalhadores sem-terra realizaram ato em Murici (AL), terra dominada pela família de Renan. Quase três mil trabalhadores rurais sem-terra ligados ao MST, CPT, MLST e MTL
ameaçaram invadir ontem a fábrica da Schincariol, o Cartório, o Fórum e a Prefeitura de Murici (AL).

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quarta-feira, julho 25, 2007

ANAC FUZILA MORTOS

Não sei se resolve ou não o caos aéreo (e terrestre) brasileiro a sugestão da associação internacional dos controladores de vôo de chamar os gringos para pôr ordem no que os tapuias não estão conseguindo. Mas está evidente que qualquer um com ao menos um neurônio não pode confiar nas autoridades do setor, pela catarata de incoerências e contradições em que caem, dia sim, outro também. Por Clovis Rossi - FSP

Para começar, temos uma certa Denise Abreu, diretora da Anac, que se recusou em entrevista à Folha a "linkar" acidente com sistema aéreo, porque, segundo ela, "o acidente não tem nada a ver com o número de vôos em Congonhas". Aí, vem o governo que a nomeou e diz que, sim, a segurança tem a ver com o número de vôos em Congonhas, tanto que vai reduzi-los em nome da segurança mesmo ao custo de eventual aumento no preço das passagens.

Depois, o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, descobre, 200 mortos depois, que "segurança tem que vir em primeiro lugar". E ainda insiste que não está dizendo que o aeroporto estava inseguro.

Apenas que "chegou a hora de tomar medidas cautelares". O que autoriza qualquer um que saiba ler a acreditar que, antes, não havia essa margem de cautela adicional, que é o mínimo que se pede nessa como em tantas outras matérias de que o governo (sucessivos governos, aliás) descuidaram.

Completa o quadro a criminosa irresponsabilidade da Anac ao apontar "falha humana ou de operação" no acidente, em ofício à Justiça, sem que tenha nem sequer começado a apuração das causas. É um órgão do governo, responsável pela segurança do vôo, adotando fuzilamento sumário.

Pior: está fuzilando mortos. É uma covardia que, em qualquer país com um mínimo de civilização, resultaria em demissão sumária. Mas é o Brasil, primitivo.

DESESPERO
As reclamações de usuários da aviação contra a Anac, a agência que deveria fiscalizar o setor, passaram de 40 por dia para mais de cem depois da tragédia em Congonhas. São mensagens de indignação, revolta e desespero, de acordo com a equipe da ouvidoria que recebe as queixas. Por Mônica Bergamo

PIRES NÃO É MAIS O MINISTRO DA DEFESA
O cargo será ocupado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim. – Assista ao
vídeo aqui

LÁ VEM ELE OUTRA VEZ...
Jobim notabilizou-se por politizar o STF, onde defendeu ardorosamente o comissário Zé Dirceu, e um dia gabou-se de ter "mexido" na Constituição de 1988 sem o conhecimento dos constituintes (leia "
Fraude na Constituição?"). Bom, agora o caos aéreo vai desaparecer... Ele não fez mágica com a Carta Magna? Pelo menos um bônus: Waldir Pires, enfim, toma o rumo do asilo. Por Orlando Tombosi

Ahhh... Estas mulheres....
LULA RECORREU À MULHER PARA CONVENCER JOBIM

Após recusar duas vezes o convite para assumir o Ministério da Defesa, o ex-ministro Nelson Jobim foi alvo de uma grande investida do Palácio do Planalto na noite desta terça-feira. Lula recorreu até mesmo à mulher de Jobim para convencê-lo a aceitar o cargo. Foi Adrienne Jobim a quem o novo ministro da Defesa atendeu, ao dizer "sim" a Lula. Ela dirigiu, durante o governo FHC, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que combate os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, por exemplo. A posse está marcada para as 16h. Por Cláudio Humberto

O POVO TEM DIREITO DE SABER
Se puder, a Aeronáutica manterá em segredo nomes de culpados pelo acidente do Airbus-320 da TAM. Ontem, o Brigadeiro Jorge Kersul já avisou que o Brasil é signatário de Convenções que restringem a divulgação de informações desse tipo e que as revelações das caixas pretas devem usadas apenas para se tomar medidas de prevenção, e não para apontar causas. Assista ao vídeo
aqui. Matéria completa disponível no Jornal O Globo aqui.

Comentário:
O brigadeiro quis dizer que a informação das caixas pretas não podem ser usadas para apontar os CULPADOS, não é brigadeiro?

PISTA "ENSABOADA" INFLUIU EM ACIDENTE, DIZ INVESTIGAÇÃO
Peritos da Polícia Federal concluíram ontem o levantamento de dados sobre as condições da pista principal do Aeroporto de Congonhas, mas aguardam a transcrição das informações técnicas da caixa preta do Airbus A320 para definir as causas do maior acidente aéreo brasileiro.

Embora seja cedo para qualquer interpretação consistente, os rumos das três investigações em curso - Polícia Civil, Federal e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) - apontam para a possibilidade de uma sucessão de erros, que começou com as péssimas condições de pouso na pista principal em dias de chuvas. Dois pilotos ouvidos ontem na Polícia Civil de São Paulo confirmaram que, sem as ranhuras, que faziam parte do projeto das obras e começam a ser construídas hoje, a pista ficava bem mais ensaboada e isso dificultava a frenagem das aeronaves, especialmente as de grande porte como o Airbus A-320.

Bando!
PT DEFENDE GESTO OBSCENO DE MARCO AURÉLIO
Depois de ter sido flagrado comemorando a suspeita de falha técnica no avião da TAM que se acidentou na semana passada, o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, começou a receber manifestações de apoio de colegas de partido. Petistas que saíram em sua defesa criticaram a cobertura da imprensa e insistiram em que o episódio marcou apenas uma manifestação privada.

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), frisou que os gestos do assessor - que é vice-presidente do partido - obviamente só seriam manifestados na "intimidade". "Ele não pode ser avaliado por uma situação como essa, até para não criar o estigma bobo e infantil de marcar uma pessoa pelo que ocorreu quando não sabia que estava sendo filmada."

Na mesma linha, o secretário de Relações Internacionais da sigla, Valter Pomar, disse que o clima no partido é de "total solidariedade". "Ele está sendo usado, exposto por uma coisa que não tem nada a ver com o que ele fez como pessoa física", afirmou Pomar, que publicou um artigo sobre o caso na página do PT na internet. Ele confirmou ainda que Garcia deverá participar em São Paulo, na próxima segunda-feira, de um curso de política externa organizado pelo partido.

O secretário de Comunicação do PT, Gleber Naime, completou: "O professor Marco Aurélio tem toda a nossa solidariedade. Sua privacidade foi invadida." A deputada Maria do Rosário (RS), segunda vice-presidente do PT, seguiu linha diferente. Em sua avaliação, a atitude do assessor foi inadequada. "Explicações foram dadas, mas foi um gesto lamentável." Clarissa Oliveira – O Estado de São Paulo

TOP-TOP E FUC-FUC – Por Olavo de Carvalho
Por que um dos principais representantes de um governo que é membro da mesma organização - o Foro de São Paulo - da qual participam grupos terroristas internacionais e traficantes de drogas, deveria estar preocupado com as vidas perdidas de algumas centenas de pessoas no desastre em Congonhas? MidiaSemMáscara – Texto completo
aqui

CRÍTICAS POR FUGA DAS VAIAS
A tentativa de evitar críticas não deu certo e tornou-se o novo foco de ataques da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pivô foi a troca de eventos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Sul, onde Lula poderia enfrentar vaias e reações negativas por causa do acidente com o Airbus da TAM, por outros no Nordeste — região onde o presidente é bastante popular .

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Carlos Pannunzio (SP), reagiu nesta terça. “O presidente foge das críticas e das situações adversas e prefere ir para o Nordeste, onde o programa Bolsa Família funciona mais como um cartão de visitas ao seu favor”, avalia. O líder diz ter viajado pelo país nos últimos dias e acredita que haja mudança na postura da população em relação ao presidente: “As pessoas falam abertamente, reclamando da posição do presidente em relação ao caos aéreo. Dá a impressão que acabou uma certa condescendência”, afirma.

Para o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), o presidente está em busca de “aplauso fácil”. “Pelo que temos visto, ninguém erra nesse governo. Parece que esse governo assumiu uma espécie de mistura da teoria do direito divino dos reis com a infalibilidade dos papas”, ironiza. Alencar critica ainda a divisão que Lula estaria promovendo: “Ele é presidente do País inteiro e não apenas da parcela que o aplaude”, critica.

O prefeito Cesar Maia (DEM) — acusado pela base aliada de ter organizado a vaia a Lula na abertura dos Jogos Pan-Americanos — também atacou. Em seu “ex-blog”, comparou a situação atual com a crise do mensalão, em 2005. “As idas de Lula ao Nordeste, em 2005, foram assim: com direito a claque e cenário, e ele suado no meio dos amigos contratados, voltando a ser o líder sindical. Essa regressão voltará nos próximos dias. E contará com a TV para registrar seu passado, teatralizado no presente — sem gravata, suado, sem plural”.

Comentário: Lula é o mais deprimente e ridículo de todos os presidentes que este país já teve em toda sua estória. Vejam isto, se não é coisa de retardado?Aliados preparam
"contra-vaia" a Lula no Nordeste. Que ignorância!

O BRASIL DE LULA - I
As greves em instituições públicas federais, com quase
91 mil servidores de braços cruzados, continuam prejudicando o atendimento ao público em diferentes áreas - da saúde à cultura. A mais longa delas, no Ministério da Cultura, chega hoje ao 72º dia. A pior situação é a dos hospitais-escola das universidades públicas federais: com a paralisação dos funcionários da área técnica e administrativa, que estão de braços cruzados há 59 dias, o atendimento foi reduzido aos casos mais graves.

BRASIL DE LULA II
Menino morto em Santa Catarina estava vivo quando foi esquartejado. O laudo realizado pela IML de Santa Catarina apontou que o menino Gabriel Kuhn, 12 anos, estaria vivo quando teve as pernas arrancadas com uma serra pelo
colega de 16 anos. O crime ocorreu em Blumenau (SC) na segunda-feira. A vítima também sofreu abuso sexual. A causa da morte foi a hemorragia causada pelo corte das pernas.

POVO NA RUA
A Associação de Parentes de Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa), a Cria Brasil, a Campanha Rir Para Não Chorar, a Casa do Zezinho, a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Brasil Verdade, o Instituto Rukha, e o movimento Nossa São Paulo Outra Cidade comandam, no domingo de manhã, uma caminhada em apoio às famílias das vítimas do acidente da TAM, em homenagem ao corpo de bombeiros, e protesto contra o descaso com que o apagão aéreo e os problemas do aeroporto de Congonhas têm sido tratados pela administração federal.

A caminhada, cuja convocação, na internet, começa com o título A Sociedade Brasileira Exige Respeito, partirá às 9 horas do Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e irá até o local do acidente, onde serão depositadas flores. Pede-se que os participantes vistam pelo menos uma peça de roupa de cor preta. O documento de convocação lembra que são dez meses de caos aéreo, com dois desastres de grandes proporções e 350 vítimas fatais. E denuncia o "desrespeito, leniência, ganância e corrupção". Se tem uma coisa que essa gente lá de cima mais teme é a voz do povo nas ruas. Por César Giobbi – O Estado e São Paulo

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

terça-feira, julho 24, 2007

SÍNDROME DA INCOMPETÊNCIA GENERALIZADA

A sordidez do que acontece no Brasil é tal, que até criticar o governo só serve para legitimá-lo. Este governo não merece nem uma crítica à 'luz da razão'. Tem de ser analisado como um exame de patologia clínica. Estamos sendo infectados por uma doença histórica. Chama-se a 'síndrome da incompetência generalizada'. Ou então, 'falência múltipla dos órgãos públicos'. Por Arnaldo Jabor – O Estado de São Paulo

Essa doença se espalha a partir do centro do Executivo, do topo da pirâmide de poder. Lula foi a bandeira de bolchevistas e intelectuais durante décadas. Era a esperança do velho populismo e dava um rosto operário concreto aos ideólogos. Controlado pelos comandados de Dirceu, acabou eleito pela habilidade realista de um publicitário. Com a intervenção salvadora de Jefferson, Lula criou sua própria doutrina, que hoje se derrama sobre todos os aparelhos do Estado e se infiltra, pelas alianças, nos outros poderes.

As características dessa doença que infecta o País são oriundas de uma vasta cepa de germes históricos e ideológicos. Há uma cepa herdada (resistente a antibióticos) de um autoritarismo com ecos stalinistas, que se cruzou com o germe do sindicalismo oportunista, com o stafilococus do populismo pós-getulista, formando um novo tipo de micróbio que, com a baixa imunidade da democracia representativa, se espalha de forma profusa e letal. Essa doença grave fica muitas vezes dissimulada pela figura de Lula, com seu carisma de símbolo, assim como certas febres podem levar a alucinações enganadoras.

Lula não ama o povo. Ao contrário, quer ser amado por ele. A recente vaia que o 'magoou', feriu-o por ele se sentir uma espécie de pioneiro da ascensão social, que ele diz desejar para todos. Aliás, a crença de que o homem 'de esquerda' pensa no 'bem' real do povo é mais uma falácia herdada da tradição. Stalin amava o povo? O povo é visto pelos totalitários como uma 'massa' (nome usado por eles) a ser moldada como uma máquina humana se reproduzindo sempre, obediente a líderes. O 'povo' não é visto como seres para brilharem ou florescerem, mas para serem controlados. O recente 'top top' do velho Marco Aurélio é a metáfora simétrica da vaia: 'Vão ter de nos engolir!' - a opinião pública e a imprensa, o inimigo maior...

Outra característica dessa anomalia é sua espantosa incapacidade administrativa. A idéia de 'competência' é vista com desconfiança, inclusive teoricamente, como já foi relatado por intelectuais como Marilena Chauí, porque a competência técnica pode 'encobrir um desvio neoliberal, de direita'. 'Administrar' é visto como ato menor, até meio reacionário, pois administrar é manter, preservar, coisa de capitalistas. A incompetência paralítica deste governo é uma mistura esquisita de restolhos de slogans socialistas com uma adesão custosa e desconfiada ao nosso subcapitalismo, a não ser nas regras 'macro' que FHC deixou, em que Lula, por instinto, não mexe.

Essa ambigüidade paralisa processos e projetos. Nosso Estado quebrado não pode fazer 'desenvolvimentismo' e a desconfiança congênita na iniciativa privada impede o crescimento. Só respeitam os bancos e os grotões eleitorais. Isso, misturado a uma vaga idéia de 'futuro' que habita a tosca cabeça dos sindicalistas oportunistas e velhos 'bolchevos', cria uma desvalorização do 'aqui e agora', como se o 'presente' fosse algo desprezível. Assim, tudo fica parado no ar, nada sai do papel. As promessas e os anúncios bastam; a realização é supérflua.

Sem falar na infecção do baixo aliancismo - o que faz a roubalheira ser vista quase como um mal necessário e inevitável ('ôba!'), o que permite a predação da República com a consciência limpa.

Também a invasão de cargos técnicos por hordas de sindicalistas sem preparo, ignorantes, gera a infecção da burocracia labiríntica. A confusão mental e a obsessão paranóica da 'conspiração' cria mecanismos de defesa que impedem qualquer eficiência, em nome de uma vigilância contra os inimigos (nós).

Assim, nada anda com o passo eficaz do capitalismo. Em dez meses de caos aéreo, com 354 mortos, só agora se tocaram para o óbvio de medidas anunciadas e que, talvez, nem sejam cumpridas. A isso, claro, some-se o caráter preguiçoso e deslumbrado do Lula, que se declina por todos os escalões do Estado, como uma degeneração de qualquer fé ou iniciativa. Se o comandante berra 'dane-se!', todos depõem suas armas. Além de não saber o que fazer Lula não tem saco para nada. Sua atitude de se colocar acima da política cotidiana desqualifica a própria política, como sendo coisa menor, o que é uma sopa no mel para corruptos e vagabundos.

Por outro lado, como a economia mundial é favorável, temos a impressão de saúde e os danos ficam ocultos, e só ficarão claros com a próxima crise. Em vez de ser usada, a economia mundial está sendo abusada, como uma droga entorpecente. Pela ausência de projetos, resta aos donos atuais do poder manter comprado o apoio das 'massas', com bolsas-família, e aumentar gastos públicos em contratações e falsas iniciativas. Tudo que tinha de ser reformado não o será, pois 'reforma' repugna revolucionários.

É isso aí. Tudo que o governo anterior introduziu e que poderia nos fazer avançar foi paralisado. Estamos diante de um grave retrocesso histórico. A tragédia de Congonhas é uma metáfora sinistra de nosso momento: o avião estava muito veloz para frear e muito lento para arremeter. Como o Brasil. Não só nada avança, como o que antes funcionava está quebrando. Além disso, os germes cruzados com muitas cepas, fortalecidos por décadas de superstições populistas, são muito resistentes. Não há antibiótico conhecido contra esses micróbios. Nenhum, muito menos o PSDB, que morreu, contaminado por si mesmo.

MAIORIA DOS LEITORES AFIRMA SER JUSTA A EXECUÇÃO DE CORRUPTOS
Em
enquete realizada pela Folha Online, a maioria dos participantes considerou justa a aplicação da pena de morte para pessoas condenadas por corrupção. Para ao menos 80% dos leitores - o que corresponde a 10.534 votos - os corruptos devem ser executados, contra apenas 2.624 pessoas, ou 20% dos participantes, que votaram contra a pena.

No total, 13.158 pessoas votaram na enquete entre os dias 10 de julho e as 15h43 do dia 23 de julho. A resposta da maioria dos leitores está sendo de fato aplicada na China. Recentemente, o país
executou um ex-diretor da agência governamental que supervisiona questões sanitárias por seu envolvimento em casos de corrupção.

NUNCA ANTES NESTE PAÍS....
TIVEMOS UM CHEFE DE ESTADO TÃO OMISSO E TÃO COVARDE COMO ESTE
Depois de permanecer vários dias recluso, escondido em seu buraco, o pigmeu Lula da Silva deve retomar sua agenda com eventos públicos. A programação é toda preparada para visitas a
capitais do Nordeste --região onde o petista desfruta da maior taxa de popularidade, e onde tentará se alimentar de aplausos para se recompor das vaias do resto do Brasil.

Lula preferiu apenas soltar uma nota vagabunda de pesar pelas 200 mortes de brasileiros, enquanto os homens públicos de verdade, cientes de seus compromissos e de sua obrigação, foram até o local onde ocorreu a tragédia anunciada. Estiveram lá, no local, o José Serra (governador) e o Gilberto Kassab (prefeito da capital paulista).

Reação dos Paulistas
DIA DO “FORA LULA”!
Paulistanos se mobilizam para pedir o impeachment de Lula, dia 4, em passeata na Av. Paulista. Vão colocar nariz de palhaço, roupas pretas, e levar fotos dos mortos nos acidentes, além de faixas e cartazes de protesto. Por C. Humberto

SUA PARTE NÃO É SÓ REPASSAR. É ESTAR PRESENTE!
Dia 04/08, Sábado, às 14 horas, saindo da Av. Paulista, esquina com a Pamplona.

Levem o grito na garganta para a grande vaia. Aviões de isopor.- Qualquer cartolina com frases.-Panos pretos.-Roupas pretas.-Xerocar textos para distruibuição.-Ir em dupla, trio ou grupo.- Coloquem narizes de palhaço.- Mandem mensagem de celular chamando os amigos, e-mails convidando os conhecidos que não concordam com este desgoverno.-Liguem para todos os jornais, rádios e TV's informando sobre o acontecimento.-
Vamos fazer o Lula ensurdecer com o tamanho desta VAIA! - Divulguem e principalmente PARTICIPEM. Mais informações aqui, no
Blog da Christina Fontenelle

AUMENTO DA PASSAGEM AÉREA.
A MEDIDA DO LULA PARA “TRANQUILIZAR” A POPULAÇÃO DEPOIS DA CATÁSTROFE
O Reajuste deverá ocorrer em conseqüência das medidas anunciadas para reduzir o movimento no aeroporto de Congonhas. O residente da Infraero não adiantou, no entanto, qual a porcentagem de aumento que as tarifas aéreas do país deverão sofrer. Para assinantes da
Folha aqui

A PISTA, A PISTA
O vazamento do deputado da oposição foi destaque por todo lado, mas a manchete que causou espécie foi a do
Globo Online, que assumiu a informação, "Caixa-preta mostra que a pista teria contribuído para acidente". Ou ainda, no texto blogueiro de Ricardo Noblat, "a pista contribuiu de algum modo para ocorrer a tragédia". Duas horas depois e o site mudou o enunciado para "Caixa-preta revela que piloto não tentou arremeter", como nos demais sites e portais, com eco por rádio e TV paga. Por Nelson de Sá – FSP

DEBOCHE!
“ACIDENTE E CRISE AÉREA SÃO TRISTE COINCIDÊNCIA”
Nem mesmo a morte de mais 200 brasileiros serviu para mudar a postura ignóbil e de descaso das autoridades deste país. O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, rechaçou críticas que relacionam o acidente da TAM ao caos aéreo vivido no país desde a queda do vôo 1907, da Gol, que matou 154 pessoas em setembro de 2006. "É uma triste coincidência", disse. FSP

UMA LEGIÃO DE COVARDES
Enquanto o país inconsolável enterra seus mortos, o senador Gim Argello (PTB-DF), suplente do Roriz, passou pelo gabinete ontem e saiu muito contente ao receber uma mensagem de apoio e parabéns pela posse. Sim, a ratazana estava desaparecida durante todo este tempo por causa da sua ficha corrida, tão podre quanto a do Roriz.

DESERÇÃO DE ATLETAS CUBANOS É CULPA DOS EUA
COMENTÁRIO

A covardia sempre foi a marca registrada da esquerda. Estas lideranças nunca assumem os desastres, as tragédias que elas próprias impõem ao seu povo. O Fidel, por exemplo, acha mais fácil
culpar aos EUA pela fuga desesperada de seus cidadãos, durante o PAN. Vejam o que declarou o velho demente:

"Sinceramente, nos nocautearam com um golpe direto no queixo, com ajuda norte-americana. Não lhes faltou nenhum tipo de proteção", declarou Fidel, em um artigo sobre os Jogos.

São desgovernos de araque, corruptos ordinários e sanguinários, que tripudiam sobre a esperança de seu povo impondo-lhe regimes falidos de fome e de medo. Por isto, atletas e técnicos cubanos estão deserdando. A única coisa lamentável é que os cubanos estão trocando seis por meia dúzia. Estão fugindo de injustiças e vieram se abrigar justamente aqui, na outra sala do inferno, onde existe um companheiro tão corrupto e incompetente quanto o diabo demente do qual eles estão tentando fugir.

Aqui, os cubanos precisarão redobrar seus cuidados porque não será nada difícil que o nazi-lulismo os devolva ao tirano da Ilha. Por Gaúcho/Gabriela

segunda-feira, julho 23, 2007

O NAZI-LULISMO PRIMITIVO

Antes da linguagem ser inventada, os homens não podiam expressar-se com exatidão: "Sinto muito, Matheus, você está despedido"...eles não podiam falar assim porque não podiam pensar assim, pois não tinham palavras que pudessem expressar tal situação.

No entanto, a palavra se desenvolveu, passou de geração a geração e se tornou a propriedade das Universidades. Pois bem, passamos a pensar com palavras, definimos nossos problemas com palavras e números. Uma palavra leva a outra para expressar nosso raciocínio.

Inclusive, para poder dizer: "Lula você ainda está mais próximo dos nossos ancestrais, que apontaram o tigre de presas pontiagudas deitado entre as moitas e gritaram: "boooola-boooola".

Sr. Inácio Lula da Silva, neste seu programa de rádio só sabe comparar seu desgoverno com "booola", e tentar livrar seus companheiros ladrões com seu "perdão" indecente. Seguindo por está trilha do cérebro defeituoso (que não foi capaz de mudar de estágio), do hipotálamo carcomido, pode-se concluir que o sistema inferior que domina o cérebro miniaturizado do mandatário, sente-se alimentado por abusos e pela leniência para com o crime.

Muitas são as palavras que podemos usar para descobrir nosso mundo e o nosso lugar nele.

Além da falta de uma educação convencional, que deixou vazia de informação a parte posterior do cérebro de Lula, também a parte frontal de sua cachola é morta à fome de inspiração e desprovida de qualquer resquício de sabedoria. Para o apedeuta os valores morais estão “fora de moda”; e sua destruição é a única linguagem que alimenta os instintos malignos de sua falta de escrúpulos.

Está mais do que na hora de tirá-lo do mais alto cargo do país, porque seu estágio psicossocial ainda encontra-se em "ruínas", nas trevas, no limbo. Sua "sensibilidade" é a do tipo que se refestela no mundo das lambanças e da promiscuidade. Uma ressonância do cérebro do Lula nos revelaria um par de dentes arreganhados, nada além disto. O Brasil pede Socorro! Por Gabriela/Gaúcho

A DOR
A foto do Blog é de uma das faixas que foram colocadas nas esquinas das avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek e na esquina da Avenida Paulista. Elas surgiram em esquinas logo após pronunciamento do Lula sobre o acidente da TAM.

FINANCIAL TIMES
ACIDENTE DA TAM É “UM DESASTRE ENVOLVIDO EM FARSA”

Um artigo assinado pelo correspondente do jornal britânico Financial Times no Brasil, Jonathan Wheatley, critica duramente a resposta do governo brasileiro ao acidente envolvendo o avião da TAM, na semana passada.

Com o título
"Desastre envolvido em farsa", o texto começa dizendo que "é difícil decidir qual das ações do governo após o pior desastre da história da aviação brasileira é mais representativa da incompetência de sua resposta a uma crise que já durava pelo menos dez meses".

O artigo fala ainda do fato de os diretores da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, terem sido condecorados "quando deveriam receber reprimendas ou as demissões que merecem" e comenta ainda o episódio da filmagem que registrou o momento em que o assessor especial da presidência Marco Aurélio Garcia comemorava a notícia de um possível problema mecânico na aeronave.

E, POR FALAR EM MAG
Leia aqui, conheça quem é este ordinário sem escrúpulos, mais este monstro do nazi-petismo. Não será difícil entender sua ofensa obscena, o seu top top top para a dor dos brasileiros.

Leia também, o excelente texto do
Percival Puggina no MídiaSemMascara
QUE VIVAM AS CAUSAS! MORTE AOS EFEITOS?
A Agência Nacional de Aviação Civil é um aparelho petista e cabide de empregos. Como se resolve isso? Organizando a administração pública de maneira racional, algo difícil de acontecer porque a oposição quer que as coisas fiquem assim. Continue
lendo aqui

LULA EVITA O SUL
"O Lula da Silva, que cancelou, na semana passada, a viagem que faria a Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) para lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas áreas de habitação e saneamento, retoma a agenda de viagens pelos estados esta semana. Ele vai se manter afastado da capital gaúcha, de onde partiu o vôo JJ 3054 da TAM, que explodiu em Congonhas, matando quase 200 pessoas. Vai cumprir um roteiro em quatro capitais do Nordeste.

A agenda do presidente prevê viagens às cidades de João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Teresina (PI) e Natal (RN), na quinta e na sexta-feira, para lançamento do PAC. Porto Alegre ficará para outra ocasião. O governo teme que Lula possa sofrer constrangimento com manifestações de parentes das vítimas. - O Globo

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE FECHAMENTO DE CONGONHAS EM TRÊS DIAS
E o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, disse que as autoridades
vão recorrer porque a paralisação das operações em Congonhas, e ainda inviável. “Aí é o caos total. Não tem aeroporto para absorver 18 milhões de passageiros.

A DAMA DO CHARUTO
Arrogante e irritada, a diretora da ANAC Denise Abreu (fumando charuto na foto de ontem) deu uma entrevista à Folha, ontem, "explicando" por que a entidade que dirige não tomou medidas antes do acidente de Congonhas:

"Deixa eu te falar uma coisa: o acidente não foi no ar. Ninguém bateu no ar, tá? Então o acidente não tem nada a ver com o número de vôos em Congonhas. Vocês estão confundindo. O acidente é o acidente. O sistema aéreo é o sistema aéreo. Se "linkar" uma coisa à outra, fica um pouco difícil de discutir, né? Não tem nada a ver, na-da a ver, "linkar" tráfego aéreo com o acidente."

Entenderam? Ah, a madame é amiga do comissário José Dirceu. Nada mais é preciso dizer. Blog do Orlando Tombosi

ESQUEÇAM-ME
O Renan Calheiros conseguiu sair da primeira página dos jornais por causa de Pan, TAM, ACM, etc. É tudo o que ele queria. O Globo

Gaúcho/Gabriela (MOVCC)