movimento ordem vigília contra corrupcao

quarta-feira, julho 25, 2007

ANAC FUZILA MORTOS

Não sei se resolve ou não o caos aéreo (e terrestre) brasileiro a sugestão da associação internacional dos controladores de vôo de chamar os gringos para pôr ordem no que os tapuias não estão conseguindo. Mas está evidente que qualquer um com ao menos um neurônio não pode confiar nas autoridades do setor, pela catarata de incoerências e contradições em que caem, dia sim, outro também. Por Clovis Rossi - FSP

Para começar, temos uma certa Denise Abreu, diretora da Anac, que se recusou em entrevista à Folha a "linkar" acidente com sistema aéreo, porque, segundo ela, "o acidente não tem nada a ver com o número de vôos em Congonhas". Aí, vem o governo que a nomeou e diz que, sim, a segurança tem a ver com o número de vôos em Congonhas, tanto que vai reduzi-los em nome da segurança mesmo ao custo de eventual aumento no preço das passagens.

Depois, o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, descobre, 200 mortos depois, que "segurança tem que vir em primeiro lugar". E ainda insiste que não está dizendo que o aeroporto estava inseguro.

Apenas que "chegou a hora de tomar medidas cautelares". O que autoriza qualquer um que saiba ler a acreditar que, antes, não havia essa margem de cautela adicional, que é o mínimo que se pede nessa como em tantas outras matérias de que o governo (sucessivos governos, aliás) descuidaram.

Completa o quadro a criminosa irresponsabilidade da Anac ao apontar "falha humana ou de operação" no acidente, em ofício à Justiça, sem que tenha nem sequer começado a apuração das causas. É um órgão do governo, responsável pela segurança do vôo, adotando fuzilamento sumário.

Pior: está fuzilando mortos. É uma covardia que, em qualquer país com um mínimo de civilização, resultaria em demissão sumária. Mas é o Brasil, primitivo.

DESESPERO
As reclamações de usuários da aviação contra a Anac, a agência que deveria fiscalizar o setor, passaram de 40 por dia para mais de cem depois da tragédia em Congonhas. São mensagens de indignação, revolta e desespero, de acordo com a equipe da ouvidoria que recebe as queixas. Por Mônica Bergamo

PIRES NÃO É MAIS O MINISTRO DA DEFESA
O cargo será ocupado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim. – Assista ao
vídeo aqui

LÁ VEM ELE OUTRA VEZ...
Jobim notabilizou-se por politizar o STF, onde defendeu ardorosamente o comissário Zé Dirceu, e um dia gabou-se de ter "mexido" na Constituição de 1988 sem o conhecimento dos constituintes (leia "
Fraude na Constituição?"). Bom, agora o caos aéreo vai desaparecer... Ele não fez mágica com a Carta Magna? Pelo menos um bônus: Waldir Pires, enfim, toma o rumo do asilo. Por Orlando Tombosi

Ahhh... Estas mulheres....
LULA RECORREU À MULHER PARA CONVENCER JOBIM

Após recusar duas vezes o convite para assumir o Ministério da Defesa, o ex-ministro Nelson Jobim foi alvo de uma grande investida do Palácio do Planalto na noite desta terça-feira. Lula recorreu até mesmo à mulher de Jobim para convencê-lo a aceitar o cargo. Foi Adrienne Jobim a quem o novo ministro da Defesa atendeu, ao dizer "sim" a Lula. Ela dirigiu, durante o governo FHC, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que combate os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, por exemplo. A posse está marcada para as 16h. Por Cláudio Humberto

O POVO TEM DIREITO DE SABER
Se puder, a Aeronáutica manterá em segredo nomes de culpados pelo acidente do Airbus-320 da TAM. Ontem, o Brigadeiro Jorge Kersul já avisou que o Brasil é signatário de Convenções que restringem a divulgação de informações desse tipo e que as revelações das caixas pretas devem usadas apenas para se tomar medidas de prevenção, e não para apontar causas. Assista ao vídeo
aqui. Matéria completa disponível no Jornal O Globo aqui.

Comentário:
O brigadeiro quis dizer que a informação das caixas pretas não podem ser usadas para apontar os CULPADOS, não é brigadeiro?

PISTA "ENSABOADA" INFLUIU EM ACIDENTE, DIZ INVESTIGAÇÃO
Peritos da Polícia Federal concluíram ontem o levantamento de dados sobre as condições da pista principal do Aeroporto de Congonhas, mas aguardam a transcrição das informações técnicas da caixa preta do Airbus A320 para definir as causas do maior acidente aéreo brasileiro.

Embora seja cedo para qualquer interpretação consistente, os rumos das três investigações em curso - Polícia Civil, Federal e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) - apontam para a possibilidade de uma sucessão de erros, que começou com as péssimas condições de pouso na pista principal em dias de chuvas. Dois pilotos ouvidos ontem na Polícia Civil de São Paulo confirmaram que, sem as ranhuras, que faziam parte do projeto das obras e começam a ser construídas hoje, a pista ficava bem mais ensaboada e isso dificultava a frenagem das aeronaves, especialmente as de grande porte como o Airbus A-320.

Bando!
PT DEFENDE GESTO OBSCENO DE MARCO AURÉLIO
Depois de ter sido flagrado comemorando a suspeita de falha técnica no avião da TAM que se acidentou na semana passada, o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, começou a receber manifestações de apoio de colegas de partido. Petistas que saíram em sua defesa criticaram a cobertura da imprensa e insistiram em que o episódio marcou apenas uma manifestação privada.

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), frisou que os gestos do assessor - que é vice-presidente do partido - obviamente só seriam manifestados na "intimidade". "Ele não pode ser avaliado por uma situação como essa, até para não criar o estigma bobo e infantil de marcar uma pessoa pelo que ocorreu quando não sabia que estava sendo filmada."

Na mesma linha, o secretário de Relações Internacionais da sigla, Valter Pomar, disse que o clima no partido é de "total solidariedade". "Ele está sendo usado, exposto por uma coisa que não tem nada a ver com o que ele fez como pessoa física", afirmou Pomar, que publicou um artigo sobre o caso na página do PT na internet. Ele confirmou ainda que Garcia deverá participar em São Paulo, na próxima segunda-feira, de um curso de política externa organizado pelo partido.

O secretário de Comunicação do PT, Gleber Naime, completou: "O professor Marco Aurélio tem toda a nossa solidariedade. Sua privacidade foi invadida." A deputada Maria do Rosário (RS), segunda vice-presidente do PT, seguiu linha diferente. Em sua avaliação, a atitude do assessor foi inadequada. "Explicações foram dadas, mas foi um gesto lamentável." Clarissa Oliveira – O Estado de São Paulo

TOP-TOP E FUC-FUC – Por Olavo de Carvalho
Por que um dos principais representantes de um governo que é membro da mesma organização - o Foro de São Paulo - da qual participam grupos terroristas internacionais e traficantes de drogas, deveria estar preocupado com as vidas perdidas de algumas centenas de pessoas no desastre em Congonhas? MidiaSemMáscara – Texto completo
aqui

CRÍTICAS POR FUGA DAS VAIAS
A tentativa de evitar críticas não deu certo e tornou-se o novo foco de ataques da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pivô foi a troca de eventos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Sul, onde Lula poderia enfrentar vaias e reações negativas por causa do acidente com o Airbus da TAM, por outros no Nordeste — região onde o presidente é bastante popular .

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Carlos Pannunzio (SP), reagiu nesta terça. “O presidente foge das críticas e das situações adversas e prefere ir para o Nordeste, onde o programa Bolsa Família funciona mais como um cartão de visitas ao seu favor”, avalia. O líder diz ter viajado pelo país nos últimos dias e acredita que haja mudança na postura da população em relação ao presidente: “As pessoas falam abertamente, reclamando da posição do presidente em relação ao caos aéreo. Dá a impressão que acabou uma certa condescendência”, afirma.

Para o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), o presidente está em busca de “aplauso fácil”. “Pelo que temos visto, ninguém erra nesse governo. Parece que esse governo assumiu uma espécie de mistura da teoria do direito divino dos reis com a infalibilidade dos papas”, ironiza. Alencar critica ainda a divisão que Lula estaria promovendo: “Ele é presidente do País inteiro e não apenas da parcela que o aplaude”, critica.

O prefeito Cesar Maia (DEM) — acusado pela base aliada de ter organizado a vaia a Lula na abertura dos Jogos Pan-Americanos — também atacou. Em seu “ex-blog”, comparou a situação atual com a crise do mensalão, em 2005. “As idas de Lula ao Nordeste, em 2005, foram assim: com direito a claque e cenário, e ele suado no meio dos amigos contratados, voltando a ser o líder sindical. Essa regressão voltará nos próximos dias. E contará com a TV para registrar seu passado, teatralizado no presente — sem gravata, suado, sem plural”.

Comentário: Lula é o mais deprimente e ridículo de todos os presidentes que este país já teve em toda sua estória. Vejam isto, se não é coisa de retardado?Aliados preparam
"contra-vaia" a Lula no Nordeste. Que ignorância!

O BRASIL DE LULA - I
As greves em instituições públicas federais, com quase
91 mil servidores de braços cruzados, continuam prejudicando o atendimento ao público em diferentes áreas - da saúde à cultura. A mais longa delas, no Ministério da Cultura, chega hoje ao 72º dia. A pior situação é a dos hospitais-escola das universidades públicas federais: com a paralisação dos funcionários da área técnica e administrativa, que estão de braços cruzados há 59 dias, o atendimento foi reduzido aos casos mais graves.

BRASIL DE LULA II
Menino morto em Santa Catarina estava vivo quando foi esquartejado. O laudo realizado pela IML de Santa Catarina apontou que o menino Gabriel Kuhn, 12 anos, estaria vivo quando teve as pernas arrancadas com uma serra pelo
colega de 16 anos. O crime ocorreu em Blumenau (SC) na segunda-feira. A vítima também sofreu abuso sexual. A causa da morte foi a hemorragia causada pelo corte das pernas.

POVO NA RUA
A Associação de Parentes de Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa), a Cria Brasil, a Campanha Rir Para Não Chorar, a Casa do Zezinho, a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Brasil Verdade, o Instituto Rukha, e o movimento Nossa São Paulo Outra Cidade comandam, no domingo de manhã, uma caminhada em apoio às famílias das vítimas do acidente da TAM, em homenagem ao corpo de bombeiros, e protesto contra o descaso com que o apagão aéreo e os problemas do aeroporto de Congonhas têm sido tratados pela administração federal.

A caminhada, cuja convocação, na internet, começa com o título A Sociedade Brasileira Exige Respeito, partirá às 9 horas do Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e irá até o local do acidente, onde serão depositadas flores. Pede-se que os participantes vistam pelo menos uma peça de roupa de cor preta. O documento de convocação lembra que são dez meses de caos aéreo, com dois desastres de grandes proporções e 350 vítimas fatais. E denuncia o "desrespeito, leniência, ganância e corrupção". Se tem uma coisa que essa gente lá de cima mais teme é a voz do povo nas ruas. Por César Giobbi – O Estado e São Paulo

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

2 Comments:

  • Amigos, quem aprovou a indicação dessa senhora para a ANAC deveria ser responsabilizado criminalmente, junto com ela, pelas tragédias contínuas que estamos sofrendo.
    Segundo li, ela foi recusada em outras duas instituições onde José Dirceu tentou alojá-la e recebeu "como prêmio de consolação", o cargo na Anac e lá ficará por 5 anos, porque neste país, não há homens e sim, covardes, que se escondem ao menor problema.

    Depois volto para comentar mais.

    By Blogger Saramar, at 2:53 PM  

  • Saramar!

    O que podemos esperar deste bando de vagabundos e ordinários da pior espécie. E desta charuteira com bigodinho. Amiga, hoje vi um vídeo do ex-deputado do PSDB morto nesta tragédia falando da incompetência do desgovernado Lula da Silva. Ele disse: "Ninguém daria uma fábrica para este homem administrar". Este é o tipo do homem que vê a laranja madura no pé e a deixa cair. Lula nÃo é um HOMEM e sim.... uma sombra negra, uma massa podre que fermenta.

    By Anonymous Anônimo, at 3:08 PM  

Postar um comentário

<< Home