AS AUTORIDADES SÃO OUTRA CATÁSTROFE
Funcionários da Infraero, a estatal responsável pela administração dos aeroportos, riem durante 5 minutos, sem parar, diante da tragédia, indiferentes à cena aterradora dos corpos carbonizados sendo retirados dos escombros. Por Diego Escosteguy e Otávio Cabral – Revista Veja
Congonhas, pouco depois das 3 e meia da madrugada de quarta-feira. Da cabeceira da pista, debaixo de uma garoa forte, um grupo de funcionários da Infraero observava o trabalho dos bombeiros. Naquele instante, as chamas estavam praticamente extintas e começava a etapa mais dramática de toda tragédia – o resgate dos corpos das vítimas. O grupo estava a aproximadamente 100 metros do local onde o Airbus explodiu depois de se chocar com o prédio da TAM.
Um dos funcionários da Infraero, João Brás Pereira, supervisor do aeroporto, tinha uma visão privilegiada da tragédia. Do lugar em que estava do alto, era possível enxergar com clareza um cenário capaz de despertar sentimentos variados, como tristeza, dor, revolta ou consternação. Mas ele e os outros funcionários da Infraero estavam rindo. Apontavam para o lugar da tragédia, faziam algum comentário e riam. Riram durante quase cinco minutos, até perceber que estavam sendo fotografados. A Infraero é a estatal responsável pela administração dos aeroportos do país. Está na linha de frente na escala de responsabilidade pelo caos aéreo que assombra o Brasil há mais de dez meses. Não se sabe exatamente do que os funcionários da estatal achavam graça. Certamente não era – é melhor acreditar – dos corpos carbonizados ou da destruição provocada pelo acidente.
Brasília, pouco depois das 8 da noite de quinta-feira, dois dias depois do acidente. No 3º andar do Palácio do Planalto, o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e seu auxiliar, Bruno Gaspar, foram flagrados assistindo e comemorando uma notícia do Jornal Nacional, da Rede Globo, que apontava uma possível falha mecânica no avião da TAM como provável causa do acidente – o que, só na fantasia deles, livraria o governo de qualquer responsabilidade.
Felizes e sem saber que havia uma câmera apontada para eles, Marco Aurélio Garcia e o auxiliar extravasaram sua satisfação com gestos obscenos. Informado do flagra, o assessor do presidente, inicialmente, negou a comemoração, mas, confrontado com as imagens, disse que os gestos eram uma reação privada captada de maneira clandestina pela televisão. Ou seja, ninguém tinha nada a ver com aquilo.
Depois, em nota, tentou politizar o episódio: "O sentimento que extravasei em privado foi e é de repúdio àqueles que trataram sordidamente de aproveitar a comoção que o país vive para insistir na postura partidária de oposição sistemática a um governo duas vezes eleito pela imensa maioria do povo brasileiro". Traduzindo: o importante para o assessor presidencial é mostrar à sociedade que o governo nada tem a ver com o acidente. O resto – os mortos, a tragédia, o caos aéreo – é mero detalhe. Top, top, top para quem não concordar.
A cena dos funcionários da Infraero rindo diante do horror e a mímica grotesca dos assessores presidenciais personificam não só o escárnio como também a desídia com que as autoridades governamentais têm enfrentado o problema do caos aéreo desde seu início, em outubro do ano passado. A culpa pelo acidente da TAM pode ser da pista inacabada de Congonhas, de um defeito mecânico do avião, de um erro do piloto, da chuva, do acaso, de tudo isso combinado. A única certeza é a parcela de responsabilidade do governo pela tragédia. Da manutenção dos aeroportos à fiscalização dos aviões, tudo passa – ou deveria passar – pelo crivo dos órgãos federais que cuidam da aviação. Revista Veja.
PARA LULA, GESTO OBSCENO DE MAG FOI UMA “INFELICIDADE, UM ACIDENTE DE PERCURSO”- ESTÁ PERDOADO É CLARO
O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, pediu ontem desculpas pelo gesto obsceno feito na quinta-feira à noite. Apesar de ter ficado aborrecido com o episódio, o Lula da Silva não repreendeu Garcia. Lula encarou o episódio como "uma infelicidade, um acidente de percurso" e pediu ao chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, que tranqüilizasse o subordinado. Para Lula, o episódio está sendo superdimensionado. "Foi uma infelicidade, mas essas coisas acontecem", comentou o presidente. O Estado de São Paulo
FAMÍLIAS DE VÍTIMAS PODEM NÃO TER CORPO A VELAR
Várias famílias de vítimas do vôo 3054 da TAM podem não conseguir enterrar seus mortos. No IML, muitos estão recebendo dos peritos a triste notícia de que a identificação do corpo pode ser impossível ou demorar anos. Há corpos totalmente carbonizados, nos quais nem exame de DNA será capaz de ajudar na identificação. A dor da perda e a falta de um corpo a velar fazem a tragédia do Airbus se tornar ainda mais cruel – se é que isto é possível.
Enquanto isso...
LULA PEDE SERENIDADE AOS BRASILEIROS E AFIRMA QUE TRÁFEGO AÉREO É SEGURO
Depois de três do acidente, Lula aparece numa gravação e diz: "Peço serenidade a todos os brasileiros. Nosso sistema aéreo, apesar dos investimentos que fizemos na expansão e na modernização de quase todos os aeroportos brasileiros, passa por dificuldades. E seu maior problema hoje é a excessiva concentração de vôos em Congonhas", disse ele.
Repetidas vezes, Lula afirmou que o sistema de tráfego aéreo brasileiro é seguro.
LULA MUDOU O DISCURSO EM CIMA DA HORA
O estadao.com.br apurou que o Lula da Silva e sua equipe modificaram o tom do discurso do presidente, após o polêmico gesto obsceno que seus assessores fizeram ao assistir a uma reportagem que mostra que uma das possíveis causas da tragédia com o Airbus A 320 da TAM teria sido causada por um defeito mecânico.
PRONUNCIAMENTO DE LULA NA TV É ADMISSÃO DE INÉRCIA - Por Josias de Souza
Lula mencionou cinco medidas, detalhadas a toque de caixa. Disse que se destinam a "diminuir os riscos de novas tragédias". Deixou no ar uma pergunta incômoda: por que só agora, depois da ocorrência da maior tragédia aérea do país? Todas as providências mencionadas por Lula eram reclamadas por especialistas do setor. Nenhuma autoridade do governo as ignorava. No entanto, a gestão Lula demorava-se em adotá-las. Até o momento em que teve de fazer por pressão o que não fizera por obrigação.
O presidente age com o pragmatismo que lhe é peculiar. Mercê das informações que recebeu da Aeronáutica, aposta que as caixas pretas do avião da TAM não contêm informações capazes de deixar mal o governo.
POR QUÊ?
GOVERNO CENSURA CONTEÚDO DE CAIXAS-PRETAS
Começa análise de caixas-pretas nos EUA
As duas caixas-pretas do Airbus A320 da TAM começaram a ser examinadas ontem pelo Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos. A previsão é de que o trabalho seja concluído até quarta-feira.
O conteúdo das caixas poderá determinar se o avião estava rápido demais ao se aproximar da pista, se o reverso atrapalhou o pouso e por que o piloto tentou arremeter. "Em horas, os investigadores vão transcrever o conteúdo do gravador de voz do cockpit e do gravador de dados de vôo", disse ao Estado o especialista Ross Aimer, da consultoria Aviation Experts. O conselho americano não poderá divulgar as transcrições até o fim da investigação.
As caixas-pretas (na realidade, cor de laranja) ficam na cauda do avião e foram resgatadas intactas. O gravador de voz registra os últimos 30 minutos de conversas no cockpit, a comunicação com a torre e os ruídos das turbinas. O gravador de dados mostra velocidade, direção e vento. Registra entre 18 e mil características de vôo por até 25 horas. O Estado de São Paulo - Patrícia Campos Mello e Eugênia Lopes
Xiiiiiii.................Começou!
MATERIAL ENVIADO AOS EUA NÃO ERA CAIXA-PRETA.
A Aeronáutica brasileira informou que um dos materiais do Airbus A 320 da TAM recolhidos dos destroços do desastre em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, não era uma caixa-preta, como se esperava. - Ué?!..mas elas não foram resgatadas INTACTAS, conforme diz a matéria do Estadão, logo acima?
SEGUNDA CAIXA-PRETA É ENCONTRADA NOS DESTROÇOS
A segunda caixa-preta do Airbus 320 da TAM, que bateu em um prédio da empresa na terça-feira (17), foi encontrada na madrugada deste sábado (20), de acordo com o brigadeiro Jorge Kérsul Filho, chefe do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). No lugar do equipamento, que armazena gravações de voz, representantes da Aeronáutica levaram aos Estados Unidos um outro gravador, destruído pelo incêndio provocado pelo acidente.De acordo com o brigadeiro, a falsa identificação de equipamentos é comum. O material legítimo estava entre os destroços recolhidos ao galpão da TAM, em Congonhas, e será enviada para os Estados Unidos ainda esta noite.
O NOVO AEROPORTO EM SÃO PAULO PODERÁ LEVAR ATÉ UMA DÉCADA PARA FICAR PRONTO
O Lula prometeu ontem, em seu discurso, um novo aeroporto a toque de caixa para desafogar Congonhas. No entanto, especialistas afirmam que esta obra levará entre cinco a dez anos para ser concluída - o que não deverá desafogar Congonhas e Cumbica tão cedo. Ou seja: tudo como antes no quartel de Abrantes. Salve-se quem puder!
FAB MANCHA A SUA HISTÓRIA COM AS CINZAS DE 360 INOCENTES
Quando alguns homens chegam ao limite, dão mais um passo. Acreditem: quatro diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) foram condecorados nesta sexta com a Medalha Santo Dumont, de mérito aeronáutico. São eles Milton Zuanazzi, presidente, e três outros diretores: Denise Abreu (aquela do charuto, na foto), Leur Lomanto e Josef Barat. A medalha é entregue a personalidades civis e militares que se destacam por serviços prestados ao setor.
Estão todos de parabéns. Fabricar 360 mortos em 10 meses é realmente uma marca invulgar. Não é qualquer incompetente que consegue. Para matar menos do que isso, a ditadura levou 20 anos. Digo que foi “menos” porque uma parte morreu em combate. O estado assassino — ainda que assassinato culposo (se bem que a corrupção é sempre dolosa) — realmente chega ao estado de arte. Merece medalha.
Que espírito ruim baixou no brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, que não suspendeu a solenidade, em respeito aos mortos, ao decoro? É inescapável dizer: a solenidade mancha a Força Aérea Brasileira com as cinzas de 360 inocentes. Por Millôr Fernandes
O QUE AS AUTORIDADES DISSERAM DURANTE A CRISE
O caos tomou conta da aviação nacional depois que o vôo 1907, da Gol, foi atingido por um jato Legacy, em setembro do ano passado. Desde então, o setor aéreo sofreu panes sucessivas, e as autoridades combinaram ineficiência com declarações desastrosas.
29 DE SETEMBRO DE 2006
O vôo 1907, da Gol, colidiu com o jato Legacy
"Vocês são inteligentes. O avião caiu de11 000 metros de altura. O que vocês esperavam? Corpos?", disse Denise Abreu, diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aos parentes das vítimas
26 DE OUTUBRO DE 2006
Nas vésperas do feriado de Finados, os controladores de vôo fizeram uma operação-padrão nos aeroportos. - "É uma crise de natureza emocional", analisou Waldir Pires, ministro da Defesa
5 DE DEZEMBRO DE 2006
O sistema de rádio do Cindacta 1 falhou
"Acho que o problema já está controlado", disse o Lula
"Não pode haver uma pressa neurótica e temperamental. É preciso uma ação técnica e científica para preservar a vida (dos passageiros)", afirmou Tarso Genro, então ministro das Relações Institucionais
NATAL DE 2006
O overbooking praticado pela TAM lotou os aeroportos, e passageiros passaram as festas dormindo nos saguões. - "Tudo isso demonstra que está aumentando a capacidade de viajar do povo brasileiro", disse o Lula
21 DE MARÇO DE 2007
Pane no Cindacta 2, de Curitiba, causou nova onda de atrasos
"Quero prazo, dia e hora para anunciar ao Brasil que não vai ter mais problema nos aeroportos", disse o Lula
30 DE MARÇO DE 2007
Os controladores de vôo entraram em greve na véspera da Semana Santa
"Fui apunhalado pelas costas", disse Lula
"A crise no transporte aéreo brasileiro está longe de ser uma crise", declarou Milton Zuanazzi
9 DE JUNHO DE 2007
A neblina fechou os aeroportos de São Paulo e causou atrasos no resto do país
"Relaxa e goza", aconselhou Marta Suplicy, ministra do Turismo
"É a prosperidade do país: mais gente viajando, mais aviões, mais rotas", explicou Guido Mantega, ministro da Fazenda
"Não há risco nenhum para a segurança de vôo no Brasil", garantiu José Carlos Pereira
COMENTÁRIO:
Até nas grandes tragédias os assessores do Lula reproduzem a tendência à promiscuidade sexual. O cérebro deles se mantém onde pensam melhor.
Como o caráter está intrinsecamente ligado à fisionomia moral do homem, nem devíamos mais nos escandalizar com os gestos imorais e obscenos, com os sorrisos cínicos da escória do Lula, diante da tragédia. Afinal, é a escrotidão de carteirinha, cevada no caldo da ignorância e da cafajestice, no total despreparo, iguais ao "meia-boca Ignácio da Silva".
Enquanto o mundo civilizado se volta cada vez mais à proteção de seus cidadãos, nós brasileiros caímos numa rede de atraso e de primitivismo humano sem fim. Quanto mais atrasado e ignorante é o homem, menos sensibilidade ele terá para as grandes e pequenas tragédias. Não há muito que filosofar em cima dos "brutos de essência".
Resta saber se as antas públicas vão se mexer ou se continuarão rindo em cima da tragédia que se abateu sobre o país e impressionou o mundo. Parece que estamos vivendo uma "equação suprema" fornecida a cada um de nós e já gritando com toda força: - enquanto vocês não reagirem a "besta fera" provocará todos os males que recairão sobre a população desprotegida de governo.
Lula é a negação, é o destino impuro, é a pretensão da ignorância de um plano desmedido de baixeza, incompatível com as condições humanas aceitáveis. Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)
3 Comments:
Amigos, meus amigos, o que há mais a dizer depois da demonstração que o governo (?) deu de que o mais importante é ele mesmo e o resto que se ...?
By Saramar, at 9:15 PM
Prezados Gaúcho e Gabriela,
Tá tudo ótimo. As postagens de vocês nestes dias tá bem no ritmo da crise e de toda a nossa indignação. Parabéns.
Se por um lado, a nação pranteava as vítimas do Airbus da TAM com o coração entristecido e os olhos encharcados de desolação; por outro, o presidente do Brasil — um vaidoso e covarde da maior periculosidade - cuidava do olho da cara, enquanto o doente mental trotskista, Marco Aurélio Garcia, fodia com o olho do cu e com a paciência, já esgotada, de todo um país enlutado e revoltado, logo que este pusilânime marxista externou o “primeiro pronunciamento oficial” do governo do Crime Organizado, sobre a tragédia aérea.
Todos viram, sem retoques, o alívio e a alegria que contagiou este petista hidrófobo, logo ao saber que a culpa e toda responsabilidade pelo acidente que matou centenas, não recairiam sobre os ombros do governo mais imoral e corrupto de toda a nossa história republicana.
É inadmissível ver o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, comemorando mais uma vitória de sua Organização Criminosa e mais uma medalha no pódio da impunidade, enquanto os nossos heróis do atletismo lutam de luto — isso quando não choram e lamentam, como fez a paraibana de ouro, a judoca Edinanci Silva que se diluiu em lágrimas, dedicando sua vitória, seu suor, suas lágrimas e seu ouro às vítimas e aos familiares da tragédia em Congonhas.
Abração,
Bagli&Blog
http://baglieblog.blogspot.com/
By a, at 10:59 PM
OS PAULISTANOS VÃO REAGIR!!!!
SIGAM ESTE EXEMPLO DE PATRIOTISMO:
DIA 04/08, SÁBADO, às 14 horas, saindo da Av. Paulista,
esquina com a Pamplona, PASSEATA PARA
PEDIR O IMPEACHMENT
DO LULA!!!!
http://acidentetam2007.blogspot.com/2007/07/demorou.html
Blog da Christina Fontenelle
Sua parte não é só repassar.
É estar presente!
Cole no maior número de blogs possível.
By Anônimo, at 10:50 AM
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