movimento ordem vigília contra corrupcao

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

NÓS, DECIDIMOS APOIAR A CAMPANHA DO ZÉ DIRCEU


Poxa, Zé Dirceu Naftalina...
Você mudou quase nada. Passou pela vida feito uma vitrola engasgada, entoando a mesma ladainha. Seu conteúdo continua uma brasa mora!

Por isto, nosso blog resolveu aderir a sua campanha. Uma forma de homenagear o homem que, em pleno 2007, ainda não conseguiu chegar de Woodstock, porque, continua vidrado no retrovisor do seu Simca Chambord.

O Zé é o “tremendão” que não fez outra coisa na vida senão SACANEAR. Além, de não ter evoluído quer impedir que as pessoas evoluam. Eis, a revolução do Zé: deixar passar toda a sujeira em brancas nuvens.

Meu carro é vermelho, não uso espelho pra me pentear!
Ele é o BOM! É o Bom, é o Bom!
Mate as saudades, seu Zé!
Aqui

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)


PARLAMENTO OU CHIQUEIRO?

RECUPERAÇÃO DO CONGRESSO FRACASSOU, DIZ ECONOMIST

Reportagem da revista britânica sobre a eleição na Câmara traz o título "Parlamento ou chiqueiro?" e diz que história irá julgar mandato do petista Arlindo Chinaglia.

Famosa por seu texto preciso e por um estilo que consegue ser contundente sem perder a elegância, a revista inglesa The Economist não teve dó dos políticos brasileiros na edição desta semana. "Parlamento ou chiqueiro?", pergunta de saída o título do artigo que abre a seção Américas. Abaixo dele, a explicação: "Uma campanha fracassada para limpar uma legislatura corrompida".

Além da acusação forte, o título em inglês esconde um certo jogo de palavras, visto que a expressão "pork-barrel" (literalmente, um barril de carne de porco) é o nome que se dá na gíria política aos trens da alegria, os projetos destinados a providenciar bons empregos e salários pagos por dinheiro público.

Depois de relatar alguns hábitos do Congresso brasileiro e a batalha para se eleger o novo presidente da Câmara, o texto termina com a constatação de que "a tarefa mais difícil é proteger a democracia brasileira dela mesma". Diz o texto também que "a história julgará se o petista vencedor da disputa (Arlindo Chinaglia) conseguirá recuperar a reputação da instituição, que está no fundo do poço".

A revista ironiza a intenção do Lula da Silva de fazer uma reforma política: "É como pedir aos perus que votem a favor do Natal." A seguir, afirma que "é preciso um presidente mais determinado do que Lula para pilotar medidas impopulares junto a uma legislatura na qual as leis são aprovadas ou abolidas a partir de caprichos de interesses pessoais, claques regionais ou uma procura voraz de leis corporativas e outros benefícios".

Parte do problema prossegue o texto, "é a fragmentação da política brasileira", que tem "não menos que 21 partidos políticos representados numa Câmara de 513 cadeiras". No entanto, "apenas 7 deles têm uma presença nacional, resumindo-se os demais a bandeiras de conveniência".

Outro lembrete da revista aos leitores - em sua maioria empresários, intelectuais e pessoas com boa informação, de todo o planeta - é que um quinto dos políticos mudaram de partido, na legislatura passada, "quase sempre em troca de favores, alguns dos quais tendo feito isso meia dúzia de vezes". E arremata: "A dificuldade de reunir uma maioria atolou o governo Lula numa sucessão de escândalos".

Depois de recordar esses episódios, que derrubaram líderes como o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, a revista assinala que o novo presidente da Câmara "é íntimo de José Dirceu, que espera convencer o Congresso a perdoá-lo e restaurar seus direitos políticos". Por Gabriel Manzano Filho – O Estado de São Paulo

ANISTIA JAMAIS
"Agora que se fala em anistiar o ex-deputado José Dirceu, é fundamental relembrar os fatos que levaram à sua cassação". Por Miguel Reale Junior.

Tem cabimento quando as circunstâncias históricas revelam que a paz social precisa ser readquirida, tanto que se extingue a punibilidade riscando do mundo o fato. Pela anistia se cobre a história com o véu do esquecimento, pois concerne ao fato, e não à pessoa. Considera-se o fato como inexistente.

O maestro, que regia o "concerto" do mensalão, agora quer transformar a batuta em varinha mágica para fazer desaparecer a história, jogando ao absoluto esquecimento os fatos graves que vitimaram a vida política de nosso país, em especial a Câmara.

Até quando a nação se permitirá ser enxovalhada pela mentira e pela desfaçatez de uma mistificação? E mais: em desprezo ao Supremo Tribunal Federal, onde tramita a ação penal, na qual o pretendente a beato responde no âmbito criminal pelos mesmos fatos pelos quais foi cassado. Até quando? – Assinante da FSP –
Leia mais

JOGO DE CENA
LULA PEDE PAZ, MAS TARSO E DIRCEU IRÃO Á “GUERRA” EM FESTA DO PT
.
Lula da Silva pedirá hoje, durante jantar em Salvador para comemorar os 27 anos do PT, o fim da “guerra” das correntes internas pelo controle do partido. Nos últimos dias, Lula tem recomendado ao Tarso Genro, e ao cassado Zé Dirceu que cessem o conflito. Estado de São Paulo

BANDIDO NÃO TEM REMORSO PELA MORTE DO MENINO ARRASTADO
Questionado sobre se sentia remorso pelo que fez, o criminoso respondeu "Eu não tenho filho" - Diego Nascimento da Silva, de 18 anos, o monstro. – O Estado –
Leia mais
A fuça destas bestas hediondas que merecem a pena de morte - JT aqui.

A IMPUNIDADE – Por Reinaldo Azevedo
Os caras que mataram João, com alguma má sorte, pegam 30 anos de cadeia. Com um sexto da pena cumprida — já que os poetas do direito brasileiro são contra a categoria do crime hediondo — podem ter direito ao regime semi-aberto. Um facínora pode arrastar uma criança de 8 anos pelas ruas, presa a um automóvel, espalhar sua massa encefálica pelo caminho e ser solto depois de cinco anos — isso se não pegar pena menor. No futuro, suponho, todo brasileiro nascerá com direito a ter pelo menos um cadáver na sua biografia.

Lula disse mais de uma vez que esses bandidos foram crianças carentes. É mesmo? A origem social da violência é uma mentira evidenciada pela matemática. Imagine se pobreza predispusesse à violência. Estaríamos fritos.

Acompanhei, com um pouco asco, o noticiário das televisões. Havia certa inclinação óbvia para acusar a falta de policiamento. Não há policia que consiga coibir um acontecimento como esse o que não quer dizer que ela seja eficiente no Rio. Mas isso está fora de qualquer parâmetro. E, atenção! A situação não será revertida facilmente. Além da impunidade, há também a glorificação da chamada “cultura da periferia” nos programas de TV, no jornalismo, na propaganda oficial. A ordem se tornou inimiga. Os bandidos aprenderam a falar a linguagem do vitimismo. João não vai nem mesmo render um filme, financiado pela Petrobras, com incentivo da Lei Rounet.

Fique atento, leitor amigo: sempre que, no cinema, na TV ou em qualquer lugar, algum imbecil assumir o papel de juiz, apontando para você o dedo, acusando-o de ser culpado pela miséria e pela violência do Brasil, extraindo poesia da violência dos excluídos, cuspa nesse vagabundo. Ele não merece o seu respeito. Ele é um atentado à sua segurança e à de sua família. Ele é cúmplice de assassinos. E não custa lembrar: as maiores vítimas dos bandidos ainda são os pobres.

COMENTÁRIO
A FESTA MACABRA!
A campanha pela anistia do Zé Dirceu foi lançada ontem. Quanta indecência! Ela aconteceu no Teatro Jorge Amado em Salvador, nesta quinta-feira. Foi o carro abre-alas do 3o Encontro Nacional do PT que acontecerá hoje, sexta-feira. É uma perda de tempo com gente que nada vale! De todo modo, não deixa de ser instigante questionar os “labirintos mentais”, que levam esta gente a imaginar que merecem tanto assim.

Na homenagem não faltaram exibição de filminhos e discursos que mais pareciam apologia ao crime, como não podia deixar de ser. Outro destaque, diante do distinto público presente, foi a homenagem prestada a uma senhora de nome Clara Sharff de 80 anos. Vem a ser a viúva do terrorista Carlos Mariguella.

Os aventureiros curtiram sua onda ao embalo musical do Chiquinho (o alienado político) "Apesar de Você" (de quem, será?...). Usaram também o hino (que surrupiaram) do ex-ingênuo e talentoso Geraldo Vandré (este sim queria um mundo melhor) – “Para não dizer que não falei das Flores". Foram as músicas que serviram de fundo nostálgico para o ritual macabro.

Dirceu falou sobre uma “revolução silenciosa” em curso no país (na verdade, sobre o aumento do rebanho dependente do bolsa-esmola). Falou também, sobre a “democracia e liberdade”. Ora, vejam só ! Continuando sua ladainha-inspiração nos anos 60, pregou a organização do partido para se MANTER NO GOVERNO além do 2º. Mandato de Lula. “Oito anos e muito pouco tempo para fazermos a transformação necessária”. Quem disse para este cidadão, que ele é político?

Aliás, a festa do PT vai rolar solta hoje em Salvador. O aniversário deste ano será celebrado em grande estilo, com direito a hotel cinco estrelas, show do Ilê Ayê, e festa para cinco mil pessoas em um dos mais badalados espaços da capital baiana. O nível da organização jamais apropriado aos seus integrantes. O discurso será aquele mesmo de sempre: o do "Pega-Trouxa". E os gastos como sempre serão milionários. Agüentar ataques apoteóticos de pobre e bandido é uma desgraça mesmo!

De “fransciscano”, neste cenário, só tem mesmo a Bahia. Um Estado atolado na miséria, e na doença de sua gente. Nada mais apropriado do que enaltecer a tal “revolução silenciosa” num Estado submetido ao descontrole da explosão demográfica no seu interior, graças ao Bolsa-Maternidade. A doença, também, é parte deste cenário, pois várias cidades do Estado estão sofrendo com a maior epidemia da dengue dos últimos anos.

Lula estará presente nesta festa macabra. Ele irá comemorar junto da corja no melhor dos estilos da máfia. Extremamente significativo que o local escolhido seja no próprio celeiro das maiores vítimas de sua política porca e calhorda.

De qual cabeça doentia estará saindo a história de Lula poder convocar plebiscitos?
Matéria sobre a homenagem ao Zé, no Jornal O Globo -
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

JOSÉ DIRCEU, PRESIDENTE

O PT procura enterrar definitivamente os escândalos éticos que marcaram o primeiro mandato presidencial - Por Denis Rosenfield

PT, O RETORNO
Talvez essa fórmula melhor ilustre a vitória do deputado Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara dos Deputados. Acabrunhado pelas sucessivas crises éticas que o corroeram, o partido descobriu na vitória de Lula a ocasião de reafirmar suas posições históricas, considerando que as urnas o tinham absolvido moralmente. Personagens que se destacaram nos casos mensalão e sanguessuga, entre outros, voltaram a circular livremente, participando ativamente da eleição de seu companheiro. Na crise, o partido cerra fileiras, elegendo um dos seus. Seguro de si recomeça as suas brigas pelo poder.

Nesse contexto se inserem as recentes notícias e declarações relativas à anistia do ex-deputado José Dirceu. Assinale-se que elas vêm precedidas e acompanhadas de manifestações políticas que sinalizam uma inflexão à esquerda das posições partidárias.

Chinaglia representa a volta ao poder de um setor do partido que esteve alijado por questões morais. Nunca é demais lembrar que a comissão de ética do partido não julgou os companheiros envolvidos nos diferentes escândalos. Na verdade, ela está fechada para reformas. Duração: indefinida.

Nesse sentido, o novo presidente da Câmara conseguiu aglutinar em torno de si várias tendências que comungam das mesmas posições, como as defesas do ditador Fidel Castro, do novo ditador Chávez - agora reunindo em suas mãos os Poderes Executivo e Legislativo - e do projeto de ditador Evo Morales. Pensam, com nuances, que o Brasil deveria seguir o mesmo caminho, instaurando uma sociedade socialista, dita solidária, mas, de fato, autoritária ou totalitária.

José Dirceu sabe como poucos dentro do partido navegar nessas águas. Nada acontece ali acidentalmente, embora os desmentidos façam parte desse processo.

Ocorre que a luta pela sucessão de Lula já está aberta, sendo seus momentos preliminares as discussões relativas ao próximo presidente do partido e a questões programáticas que se delineiam nos encontros e congressos. José Dirceu, que seria candidato natural do PT à Presidência da República, teve, com sua cassação, o caminho barrado. No entanto, ele pode abrir uma nova via se conseguir uma anistia política, entendida também como absolvição moral.

Mas, para que seja politicamente válida - e não só juridicamente-, ela deveria vir acompanhada de uma iniciativa "popular", que deveria reunir 1,5 milhão de eleitores. A cifra não tem nada de exorbitante, pois o PT, a CUT, o MST e a UNE conseguiriam, em conjunto, alcançar facilmente o número, podendo até ultrapassá-lo.

Tal união se faria em torno das bandeiras esquerdistas históricas do partido que, assim, estaria legitimado para disputar, com essa plataforma, as eleições presidenciais de 2010, tendo em Dirceu o seu representante. Um político "absolvido de uma injustiça" se alçaria de uma forma "popular", a virtual candidato presidencial.

Logo ele assumiria uma atitude mais à esquerda, defendendo, como já vem fazendo, Chávez e MST e criticando o superávit primário e a autonomia operacional do Banco Central. Ou seja, ele voltaria seu discurso para aquilo que o partido considera os símbolos -positivos- do socialismo e os -negativos- do capitalismo, em sua linguagem, do "neoliberalismo".

O aval do partido já começou a ser dado. Marco Aurélio Garcia o defende abertamente, sendo uma pessoa que goza de prestígio partidário. O mesmo faz o presidente do partido, Ricardo Berzoini, ligado à corrente sindicalista que, assim, reconquistaria suas posições de poder, abaladas pelo envolvimento de um número significativo de seus membros nos escândalos do primeiro mandato. O deputado Vaccarezza, em recente entrevista a esta Folha, fez questão de demarcar a independência do PT em relação a Lula, como se um novo processo estivesse se iniciando. Procuram, dessa maneira, enterrar definitivamente os escândalos éticos que marcaram o primeiro mandato presidencial, com o objetivo de politizar os desvios de conduta do partido.

Reverter a cassação de José Dirceu se inscreve nesse contexto. Se ela for bem-sucedida, ele próprio poderá ser o próximo candidato petista. O ministro Tarso Genro não se engana quando centra suas baterias a favor de uma refundação do partido, porque seu objetivo consiste em barrar esse movimento, se colocando, também ele, como uma alternativa partidária para as próximas eleições. FSP

BRASIL SE RECUSA A AJUDAR EUA A CONTER CHÁVEZ
Os EUA ouviram ontem uma polida negativa diplomática sobre a possibilidade de o Brasil auxiliar o governo Bush a conter o venezuelano Hugo Chávez
.

O subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, Nicholas Burns, ouviu do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) que a política de isolamento não dá resultado e acabou concordando com a necessidade de diálogo direto. “O Brasil não fica passando recado. Eles têm embaixador lá. Há formas de diálogo sem necessidade de que o Brasil se arvore como mediador", disse Amorim. Folha Online –
Leia mais

ESPELHO, ESPELHO MEU....
PT QUER LULA COM PODER DE CONVOCAR “PLEBISCITOS”
Proposta que autoriza presidente a convocar consultas populares sem ouvir Legislativo está em documento a ser apresentado em congresso petista.

Um grupo de parlamentares e líderes petistas paulistas ligados à ex-prefeita Marta Suplicy preparou um documento com 90 itens de propostas a ser apresentado no 3º Congresso do PT, que, entre outras coisas, defende o direito do presidente da República de convocar plebiscitos sem autorização do Legislativo. Pela lei brasileira, a iniciativa para convocação de plebiscitos e referendos precisa ser submetida ao Congresso. – Estadão –
Leia mais

ESCASSEZ DE COMIDA NA VENEZUELA
O AVAN-PREMIER DO SOCIALISMO DE CHÁVEZ
Há quatro anos os preços dos alimentos estão controlados e por isto, não é fácil consegui-los. As indústrias preferem importá-los. Ainda que os preços dos alimentos sejam controlados, as palavras “especulação” e “escassez” fazem parte da vida dos venezuelanos. O economista José Manuel Puentes considera que o controle de preços condena os consumidores a escassez de alimentos e limita a produção das empresas. O texto está em espanhol no GDA - Caracas (El Nacional) – Leia
mais

FALTA CARNE EM 80% DA REDE DE SUPERMERCADOS
O governo venezuelano negou ontem que exista desabastecimento alimentício no país, mas anunciou que importará produtos em caráter emergencial. O tema foi tratado ontem durante a primeira reunião ministerial desde que Hugo Chávez ganhou poderes para legislar por decreto, na semana passada.

"Existem apenas algumas dificuldades em produtos específicos, como o açúcar", disse o ministro da Informação, Willian Lara. A afirmação é rejeitada pela Associação Nacional de Supermercados, que estima que 80% de suas lojas não têm mais carne nem frango para vender. Também falta leite em pó e manteiga, entre outros produtos. Da Redação FSP

AGORA, É VEZ DO FETO “TORTURADO”
O EX-FETO JÁ GANHOU UMA INDENIZAÇÃO DE 22 MIL, MAS AGORA QUER 39 MIL.
João Grabois estava na barriga da mãe torturada em 72 e levou indenização de R$ 22 mil. Decisão foi da Comissão de Ex-Presos Políticos de SP, que aplicou pena mínima; Grabois recorreu e quer valor máximo, de R$ 39 mil.

Pela primeira vez, a Comissão Estadual de Ex-Presos Políticos de São Paulo reconheceu um feto como preso político e vítima de tortura pela ditadura militar (1964-1985). Trata-se de João Carlos Grabois, filho da ex-guerrilheira Criméia Grabois. Em dezembro de 1972, depois de voltar da região do Araguaia, grávida de sete meses, Criméia foi presa e levada para o DOI-Codi, em São Paulo. Segundo relatos de testemunhas e dela própria, foi torturada Assinante da FSP leia mais
aqui.

“AS GUERRAS DA CRIMÉIA” - EIS A VERDADE:
Hoje, atrás de uma polpuda indenização, ela quer fazer crer que foi mal tratada e torturada quando esteve presa, em 1972. Acredite se quiser!

Criméia Alice Schmidt de Almeida, presa em São Paulo após curto período na guerrilha do Araguaia, foi sempre muito bem tratada, tendo toda atenção, principalmente por estar grávida. Durante todos os meses de pré-natal teve tratamento condigno e atencioso no Hospital da Guarnição de Brasília e o parto foi realizado com todas as medidas de praxe.

Até festa de batizado houve, com bolo e tudo o mais: presentes, enxoval para o filho, contribuições em dinheiro, etc. Depois, dias depois, foi mandada para casa dos pais. Ela abandonou o filho com os avós e se mandou de volta para a subversão, porém não voltou mais para o Araguaia. Por Lício Maciel – Tenente-Coronel Reformado do EB - MídiaSemMáscara – Leia
mais

GABEIRA: SOBRE A INDENIZAÇÃO DA DILMA-TORTURADA
É surpreendente você lutar por uma sociedade mais fraterna, mais justa e igualitária e, de repente, ganhar 20 mil reais de indenização porque lutou por essa sociedade mais justa".

BRIGADEIRO É VÍTIMA DE TENTATIVA DE EXECUÇÃO
O militar é diretor geral de Saúde da Aeronáutica. Ele foi atingido de raspão no pescoço e em um dos dedos.

Um oficial da Força Aérea foi ferido quando passava pelo Elevado da Perimetral, na Zona Portuária, na altura do prédio da PF, sentido ponte Rio-Niterói, no início da noite desta quarta-feira (7). Segundo informações do major Cláudio, oficial-comandante do Módulo Operacional de Vias Especiais da PM, o major-brigadeiro José Elias Matielle, de 53 anos, foi vítima de uma tentativa de execução. Portal G1 –
Leia mais

COMENTÁRIO:
Este Blog pactua 100% com a análise do Prof Denis Rosenfield. Também, nos posicionamos com esta visão na pauta sobre a vitória do Chinaglia para presidência da Casa da Mãe Joana. Que, as portas seriam escancaradas ao retorno do chefe do Mensalão. E, que a grande missão deste retorno do Zé Dirceu, seria estreitar a parceria com o demente Hugo Chávez.

Também, fizemos alguns questionamentos sobre quais as intenções do Zé Dirceu na questão de sua insistente anistia, mesmo, sabendo o quanto isto complica Lula. Pois bem, creio que o Prof. Denis Rosenfield , nos dá uma pista considerável em sua análise.

O Zé Dirceu não está nem ai para a opinião pública, porque, ele, não precisa dela para voltar a sua encenação. Dirceu age como se isto fosse líquido e certo. Comporta-se, como quem não tem nada a perder. Muito pelo contrário.

Esta história de tentarem de livrar a cara do Lula do envolvimento sobre o retorno do Zé, não passa de balela. Todos estão devidamente mancomunados nas suas péssimas intenções. Eis, o sucessor do “rei do xaxado-cívico”, o Zé Dirceu, se apresentando à Nação com sua velha hipocrisia e prepotência de sempre:

Não fosse trágico, isto daria outro belo roteiro de ficção, além, daquele filme que faturou premio em Sundance. Não pensem vocês, que esta história teria um desfecho diferente com o comunista Aldo à frente da Casa. São todos da mesma laia.

Vamos fazer um exercício mental sobre o "Gran Finale" para esta “ficção” macabra: O Zé Dirceu (que deveria estar preso) assume a presidência do Brasil em 2010, garantindo, assim, a instauração definitiva do projeto de poder do saudoso defunto Fidel para a AL.

E o Lula? Ah! O Lula, por problemas emocionais (complexo de inferioridade) terá colocado a questão de querer ser um “grande estadista” como condição, no roteiro desta história. Assim, tentará negociar com os demais algozes para que sua imagem seja trabalhada de forma a torná-lo menos nanico.

Lula seguirá firme na linha do “eu nada sei” e “eu fui traído”, até o fim, dando guarida para que o Zé-Esquema realize o seu grande desejo: dar um golpe de “mentirinha” e transformar nosso país no modelito-demodé CUBANO.

Cena final: Lula foge para a Itália no auge da encrenca. Em entrevista aos jornais, Lula afirmará que sua Galega é preciosa, e que ela tem o dom da premonição

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

A VEZ DE DILMA! SAIU A INDENIZAÇÃO DA "TORTURADA"

Com o codinome "Estela", a ministra participou da fundação de organização marxista e foi presa em 1970. A reparação econômica tem um valor único de R$ 20 mil.

Ex-guerrilheira, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai receber do governo do Rio uma indenização por ter sido presa e torturada pelo regime militar. A compensação financeira foi aprovada no dia 14 de dezembro do ano passado pela Comissão Especial de Reparação da então Secretaria Estadual de Direitos Humanos.

Na reunião, foram analisados 48 pedidos de militantes políticos que estiveram presos nas dependências de órgãos do governo estadual entre 1º de abril de 1964 e 15 de agosto de 1979. Segundo o atual subsecretário de Direitos Humanos, Lourival Casulo, que assumiu o cargo no mês passado, a reparação econômica é simbólica, e tem um valor único de R$ 20 mil. "Acredito que para as pessoas que entram com o requerimento, o mais importante não é o dinheiro, mas o reconhecimento do Estado de que estava errado", disse ontem ao Estado.

Além da ministra, outras 18 pessoas tiveram seus processos aprovados em dezembro, enquanto o restante foi indeferido por falta de documentação. A reparação concedida está prevista na Lei 3.744, em vigor desde dezembro de 2001. Desde então, deram entrada na secretaria 1.115 processos, sendo que 738 foram deferidos, e apenas 140 receberam a indenização até agora.

Militância
A ministra entrou na militância aos 19 anos, quando estudava Economia. Com o codinome "Estela", participou da reunião de fundação da organização marxista VAR (Vanguarda Armada Revolucionária)-Palmares, em Mongaguá, no litoral paulista, em 1969. Em janeiro do ano seguinte, foi presa.

Dilma teria participado do assalto à casa de uma amante do ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros, no Rio. A ministra nega e diz que esteve envolvida apenas com o planejamento da ação. Estadão

ZÉ DIRCEU O MENTIROSO (COMANDANTE DANIEL)
Em fevereiro de 2002, a Comissão de Anistia já havia aprovado concessão de indenização de R$ 59,4 mil para o José Dirceu, por ter sido obrigado a abandonar o País por onze anos, no regime militar. "O Estado brasileiro cassou minha nacionalidade e me baniu do País", afirmou o petista que, entre outras façanhas, trabalhou para os serviços de inteligência cubanos.

A verdade é bastante diferente: José Dirceu era preso político e saiu do país em 1969 com mais 14 pessoas em troca da liberdade do embaixador norte-americano Charles Elbrick, seqüestrado por um grupo ligado ao MR-8. Saiu porque quis e mediante outra ação criminosa. MídiaSemMáscara - Leia mais

JOSÉ GENOÍNO LEVOU 100 MIL PARA “ALIVIAR AS MARCAS NA ALMA”
Preso e torturado por participar da Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar, o José Genoino vai receber R$ 100 mil, depois que seu pedido de anistiado político foi aprovado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. "Essa indenização, do ponto de vista legal e ético, é para as marcas na alma e no corpo", disse Genoino à Folha.

A decisão saiu um dia após o petista ter sido apontado pela Procuradoria Geral da República como integrante da "quadrilha" que operava o mensalão pago aos congressistas para que apoiassem o governo Lula.

Preso na fase inicial da guerrilha, em 1972, Genoino foi um dos poucos que sobreviveram. Nos anos seguintes, os militares não faziam mais prisioneiros - matavam os guerrilheiros. Torturado, o petista ficou preso até 1977.

A indenização será em uma parcela única. Genoino não terá direito a pagamento mensal, como ocorre com outros presos políticos, porque na época não tinha emprego. O valor é calculado com base em como a carreira do anistiado teria evoluído se não tivesse sido interrompida pela ditadura. Mas o ex-presidente petista disse que, ainda que tivesse direito, não gostaria desse benefício: "Sempre defendi a tese de que todos os anistiados não recebessem mais do que R$ 100 mil". Após deixar a presidência do PT, ele se aposentou pela Câmara e ganha mais de R$ 8.000 mensais. FSP – 14/04/2006

DESINFORMAÇÃO CONTÍNUA, MARCA DA SAFADEZA
A abertura total, irrestrita e recíproca dos arquivos sobre os “anos de chumbo” que as esquerdas desencadearam deveria ocorrer. Eles mentem desbragadamente, inventam coisas incríveis, como estamos vendo atualmente no mar de lama que está quase encobrindo o Alvorada, o Planalto e a granja do Torto, com todos os seus comensais e farristas às custas do dinheiro do povo. Por
José Luis Sávio Costa novembro de 2006 - MidiaSemMascara.org. Leia mais

LEIAM TAMBÉM SOBRE A “FARSA DO ARAGUAIA”
Entrem em
http://www.reservaer.com.br/, acessem a “Biblioteca Virtual” e leiam lá, na pág. 5, o livro “A Farsa do Araguaia”, está tudo muito bem explicado.

E AS VÍTIMAS DO TERROR?
Cerca de 120 militares foram mortos por militantes de esquerda durante o regime militar. Em janeiro de 2001, o presidente da República em exercício, Marco Maciel, enviou ao Congresso Nacional quatro projetos de lei concedendo pensão especial a vítimas de violência política durante o governo militar. O único vivo a ser beneficiado com uma pensão de R$ 500,00 foi o ex-piloto Orlando Lovecchio Filho, que, em março de 1968 perdeu uma perna, na explosão de uma bomba colocada no Consulado americano, em São Paulo. Lovecchio, que na época tinha 22 anos, estava prestes a tirar o brevê de piloto comercial. Não teve só a perna amputada, mas também sua carreira. Sérgio Ferro, o terrorista que colocou a bomba, vive hoje em Paris, a capital preferida de nove entre dez defensores do proletariado.

Para quem ainda não leu, está convidado a "passear" pelos arquivos da verdadeira História. Preparamos esta seleção de matérias do MídiaSemMáscara sobre o assunto. Não são matérias novas, porém elucidam sobre estes algozes que, sob a mentira de combater uma ditadura militar, na verdade queriam implantar uma ditadura comunista em nosso país.

A DETURPAÇÃO DA ANISTIA
A Lei da Anistia foi o pretexto para que o dinheiro público fosse utilizado numa autêntica farra por esquerdistas e ex-terroristas
.

Aqui, são reproduzidos dois artigos já publicados pelo MSM,onde é demonstrado como um instrumento criado com a finalidade de superar obstáculos para uma paz necessária ao país, foi totalmente descaracterizado para que oportunistas e revanchistas ganhassem muito dinheiro e pudessem humilhar as forças de segurança que lutaram contra o terror comunista no Brasil. Por Redação MSM - setembro de 2004 - Leia mais

PENSÕES MISTERIOSAS
Os comandos militares não podem ficar indiferentes às decisões da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça quanto à distribuição de prêmios e pensões vitalícias aos ''perseguidos da ditadura''. Por Themístocles de Castro e Silva em 06 de julho de 2004 © MidiaSemMascara.org - Leia

AÇÃO ENTRE AMIGOS
Enquanto se estabelece uma ação entre amigos beneficiando, em muitos casos, terroristas, guerrilheiros, seqüestradores, ladrões de banco e assassinos que tumultuaram inutilmente a vida nacional durante a Guerra Suja, mais de uma centena de suas vítimas, são esquecidas ou recebem verdadeiras esmolas. Por
Percival Puggina - julho de 2004 - MidiaSemMascara.org - Leia mais

INDENIZAÇÃO PARA FILHOS DE TERRORISTAS
Resumo: Agora a sociedade terá de pagar também pelos traumas que os filhos de antigos terroristas sofreram por causa do caminho que seus pais escolheram. Por Carlos Alberto Brilhante Ustra em novembro de 2005 - MidiaSemMascara.org - Leia aqui

VÍTIMAS DO TERRORISMO EM MESES DE FEVEREIROS PASSADOS
Em fevereiro, reverenciamos a todos os que, em meses de fevereiros passados, tombaram pela fúria política de terroristas. Cabe-nos lutar para que recebam isonomia no tratamento que os “arautos” dos direitos humanos dispensam aos seus assassinos, que hoje recebem pensões e indenizações do Estado contra o qual pegaram em armas.

Move-nos, verdadeiramente, o desejo de que a sociedade brasileira lhes faça justiça por terem perdido a vida no confronto do qual os seus verdugos, embora derrotados, exibem, na prática, os galardões de uma vitória bastarda, urdida por um revanchismo odioso.

A esses heróis o reconhecimento da Democracia e a garantia da nossa permanente vigilância, para que o sacrifício de suas vidas não tenha sido em vão. – Portal Ternuma

20/02/70 – Antônio Aparecido Posso Nogueró - (sargento PM – São Paulo)
Morto pelo terrorista Antônio Raimundo de Lucena quando tentava impedir um ato terrorista no Jardim Cerejeiras, Atibaia/SP.

20/02/71 – Américo Cassiolato - (Soldado PM – São Paulo)
Morto por terroristas em Pirapora do Bom Jesus.

20/02/71 – Fernando Pereira - (Comerciário – Rio de Janeiro)
Morto por terroristas quando tentava impedir um assalto ao estabelecimento “Casa do Arroz”, do qual era gerente.

01/02/72 – Iris do Amaral (Civil – Rio de janeiro)
Morto durante um tiroteio entre terroristas da ALN e policiais. Ficaram feridos nesta ação os civis Marinho Floriano Sanches, Romeu Silva e Altamiro Sinzo.
Autores: Flávio Augusto Neves Leão Salles (“Rogério”, “Bibico”) e Antônio Carlos Cabral Nogueira(“Chico”, “Alfredo”), ambos da ALN.

05/02/72 – David A. Cuthberg

COMENTÁRIO:
Graças a tal "Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos", nomeada por FHC - sob a inspiração maligna de José Gregori, chefe da "Secretaria Especial dos “Direitos Humanos" os “direitos” dos subversivos, narcotraficantes, narcoterroristas, seqüestradores, invasores de propriedades particulares etc., foram garantidos. Hoje, eles deitam e rolam em suas polpudas "indenizações", que se estendem até mesmo as suas famílias.

Para se ter idéia da seriedade desta Comissão e de como ela trabalha, o caso de Wlademiro Jorge Filho, "desaparecido" em 1968 é exemplar. A Comissão (ouvidos sindicalistas que afirmaram ser ele um ativista político e participante da guerrilha do Caparaó, preso, torturado e morto pela "ditadura militar"), concedeu a sua família cem mil reais de indenização. Eis que o "defunto" apareceu, declarando que abandonou sua família, naquela época, por motivos particulares, que nunca foi ativista político nem ouvira falar da referida guerrilha.

As aposentadorias especiais de anistiados nasceram de uma interpretação distorcida da lei e da Constituição. Foram 2.137 declarações de anistia que se transformaram em passaporte para o guichê do INSS. Simultaneamente, procede-se à distorção do disposto na Lei da Anistia, sempre aplicada em favor e benefício dos subversivos, que se esmeram em ataques e acusações sem provas; exigências de exonerações e demissões; contestação de promoções; julgamento e condenação de militares. Vide o caso do Coronel Ustra. Ele é a bola da vez.

Para os traidores da Pátria todas as benesses possíveis representadas pelos cargos que ocupam em todos os Poderes, escalões e níveis de governo. Se mortos, estátuas, memoriais, nomes de logradouros e instalações, apoio financeiro a filmes, peças teatrais, livros que perpetuem os malfeitos degradantes que cometeram contra o Brasil e eleve à condição de "novos heróis da Nação”.

Nossa história é uma grande farsa e precisa ser passada a limpo urgentemente. Precisamos recontá-la aos nossos filhos, aos nossos netos, sob pena deles continuarem doutrinados nesta eterna mentira sobre a ditadura. Este País que ensinam para eles nas escolas e nos livros não existe. Digam-me o que é pior: botar um fuzil nas mãos de uma criança de 7 anos, como fazem os grupos guerrilheiros, ou ensiná-la a idolatrar terroristas e assassinos desde cedo?

O Brasil hoje é resultado desta mentira. E a maior prova disto é que Lula da Silva foi reconhecido por duas vezes, como seu "representante legítimo". Coisa de povo alienado. Portanto, esta tal Estela (a guerrilheira Dilma), também está perfeitamente "habilitada" a gerenciar experiências sobre os rumos deste país. Que esbórnia virou isto daqui!

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

terça-feira, fevereiro 06, 2007

ZÉ DIRCEU ABRE MÃO DE AGUARDAR PELO "ADVENTO" DA MEMÓRIA-CURTA DO POVÃO

Fica aqui, a pergunta que não quer calar: Porque será que o Zé, sendo o homem inteligente que é, está insistindo na questão de sua anistia mesmo sabendo que isto complica Lula e reacende a memória popular sobre o Mensalão?

Não seria mais prudente o Zé aguardar, pacientemente, pelo advento da famosa memória curta do povão?

De duas, uma: Ou o Zé é muito burro, ou existem muito mais coisas do que podemos calcular. De qualquer forma, a postura do Zé Dirceu parece coisa de quem está brincando de pega-pega. Ora, ele lança histórias de colher assinaturas, ora chama o STF “de atalho”, para abolir a pena de seu crime.

Será que ele já tem alguma certeza concreta sobre sua volta - independente do caminho que faça - e está apenas jogando pistas falsas para entreter o jornalismo?

De acordo com o que dizem as “más línguas”, o Zé Dirceu e o Lula se falam um dia sim, e no outro também. E seja lá o que for que estejam “macaqueando” é bom ficarmos atentos. Ninguém, em sã consciência instiga a opinião pública contra si, quando se tem muito a perder. Por Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção

ANISTIA AMPLA, GERAL....
...e irrestrita: o projeto de “anistia” ao Zé Dirceu, cassado sob a acusação de chefiar a gangue do mensalão, será “melado” por várias emendas, já em elaboração, estendendo o benefício a Roberto Jefferson (PTB-RJ) e a Pedro Corrêa (PP-PE), ex-deputados cassados pelo mesmo motivo. Outro com direito a pedir anistia será Maurício Marinho, ex-servidor dos Correios, cujo suborno filmado de R$ 3 mil detonou o caso mensalão. Por C. Humberto

DIRCEU APOSTA NO STF PARA ENCURTAR CAMINHO
"O que o Zé está querendo mesmo é que o Supremo julgue logo o caso. Ele está muito confiante de que poderá ganhar e ser absolvido", disse um interlocutor de Dirceu, que participou do encontro do fim de semana. De acordo com o interlocutor, Dirceu acredita que esta seria uma forma de "cortar caminho" e simplificar a estratégia.

Com isso, o ex-ministro também evitaria a polêmica que seria causada pela apresentação de projeto de anistia na Câmara, já que um parecer favorável do STF permitiria reverter a cassação aprovada pelo Conselho de Ética da Casa e pelo plenário.

De acordo com o petista, Dirceu já iniciou uma articulação para agilizar o andamento do processo judicial, por meio de seus advogados e em conversas com ministros do STF. "Ele foi ministro da Casa Civil e, obviamente, conhece muita gente por lá". O Estado – Leia matéria completa
aqui

ANISTIA DO ZÉ DIRCEU – A PEDRA NO SAPATO DE LULA
O Lula da Silva quer vetar a mobilização do governo em favor de uma possível anistia ao Zé Dirceu, cassado em 2005. Só não conseguiu segurar a boca de seu assessor especial, Marco Aurélio.

Lula não quer o Planalto envolvido no assunto, porque sabe que isto reacende na memória popular o recente crime escandaloso do Mensalão. Sabe também que isto irá favorecer a oposição, que poderá transformar o impedimento da anistia do Zé, numa bela redenção perante a opinião pública.

Tática - A idéia dos aliados do ex-ministro é obter 1,5 milhão de assinaturas para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular. No entanto, esse tipo de projeto, para avançar no Legislativo, precisa ser formalmente apresentado por um parlamentar.

Pelas regras do Legislativo, anistiar é mais fácil do que cassar. Para o plenário aprovar a cassação do mandato de um deputado, são necessários os votos de pelo menos 257 deputados - maioria absoluta entre os 513 parlamentares. No caso da anistia, basta a aprovação por maioria simples - metade mais um dos votos dos deputados presentes à sessão. Revista Veja –
Leia mais

VAGABUNDOS!
ELES QUEREM AUMENTO, MAS NÃO VÃO TRABALHAR
Se o discurso nos corredores da Câmara é o do resgate de credibilidade e rapidez na votação de projetos, o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), terá que se esforçar para convencer os deputados a comparecer ao trabalho.

Na primeira sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira, a Mesa Diretora registrou, às 18h07, a presença de apenas 25% dos 513 parlamentares empossados na quarta-feira passada. Assinaram presença 131 congressistas. Do Correio Braziliense –
Leia mais

SEM DINHEIRO, FORÇA NACIONAL REDUZ TREINAMENTO NO RIO
Agentes iniciaram treino de manhã em favela, mas tiveram de interrompê-lo por falta de alimentação e transporte. Segundo a assessoria da Força Nacional, logística é responsabilidade do Estado, que informou não ter recursos disponíveis.

A falta de recursos de logística para alimentação e transporte cortou pela metade e atrasou o treinamento de 128 policiais da Força Nacional de Segurança (FNS) em técnicas de incursões em favelas, ontem, com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio. Os 32 agentes da primeira turma participaram de manhã de treino de atuação em áreas de risco, programado para período integral, mas não puderam continuá-lo por "problemas de alimentação e transporte", segundo o major PM Ricardo Soares, do Bope, instrutor do minicurso e coordenador de treinamento da FNS. – Assinantes da FSP –
Leia mais

OS CHUPA-QUADRAS
Enquanto o Brasil se prepara para sediar os jogos Pan-Americanos e sonha em ser o anfitrião da Copa de 2014, a Controladoria Geral da União investiga, em prefeituras, a existência de máfias regionais, suspeitas de atuar na construção de quadras e ginásios esportivos a partir da liberação de emendas parlamentares.

O alvo das investigações é o programa Esporte e Lazer da Cidade, principal projeto social esportivo do governo federal. Além de irregularidades na construção de quadras poliesportivas e ginásios de esportes em pequenos municípios do interior do país, a CGU também constatou que houve direcionamento em diversas licitações conduzidas pelas prefeituras atendidas pelo projeto. Congresso em Foco
– Leia mais

AUTORIZADOS CURSOS DE DIREITO QUE OAB DESAPROVOU
Dos onze cursos de Direito analisados, a OAB só havia dado parecer favorável a cinco. Na mais recente avaliação, a Ordem considerou bons apenas 87 cursos entre 322 julgados.

No mesmo dia em que publicou no Diário Oficial da União (DOU), em Brasília, novas normas para permitir o funcionamento de cursos de Direito e Medicina, tornando mais rígidas as regras, o Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento de mais 11 faculdades jurídicas no País. A nova leva de autorizações provocou mais reclamações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que só havia dado parecer favorável a cinco dos 11 cursos. Jornal O POVO –
Leia mais

CUBA CHEGOU AO FINAL DE 2006 COM 283 PRESOS POLÍTICOS
No dia 22 de julho de 2005, pelo menos 26 oposicionistas do governo cubano foram presos e a maioria permaneceu encarcerada sem culpa formada. Os últimos dois prisioneiros foram libertados neste final de semana de prisões no interior do País e conduzidos para suas casas em Havana.

A ilha cubana não é apenas uma ilha-prisão para dissidentes, mas é também uma ilha onde cidadão algum pode sair do país sem autorização expressa da ditadura comunista. A liberdade de ir e vir (viajar), de se organizar em Partidos ou entidades, de se expressar (escrever, falar e ler) são totalmente negadas em Cuba. A seguir, o despacho da AFP sobre as libertações deste final de semana: Site Políbio Braga -
Leia.

COMENTÁRIO:
SOBRE O KAISER DA SILVA.
Em reportagem local da FSP, os assessores de Kassab informaram que Kaiser da Silva, o tal que usou o hospital como palanque, era filiado ao PT. Ele já foi integrante do conselho gestor do parque municipal Rodrigo de Gasperi, na Vila Zatt. Também diz ser vice-presidente da associação de moradores do bairro. Chegou a mostrar um cartão da associação com seu nome. Porém o telefone que ele forneceu aos repórteres não existe mais.

Obviamente, que o diretório municipal petista nega que o cidadão faça parte de sua lista de filiados. De qualquer modo, o vereador e presidente do PT de SP, Paulo Fiorillo, disse ao portal G1, que o partido vai discutir na terça-feira (6) a apresentação de uma moção de repúdio ao prefeito da capital, Gilberto Kassab.

O que o prefeito precisa ficar atento, é que a prefeitura de São Paulo é o sonho dos petistas, no próximo pleito. Portanto, com ou sem razão, mais prudente é cuidar de não dar a cara à tapa.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

ANISTIA DE DIRCEU TEM APOIO DE ASSESSOR DE LULA

A operação de resgate do Zé Dirceu ganhou no domingo reforço importante da cúpula do governo Lula. Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, pregou publicamente anistia para o ex-ministro.
“Quando o projeto vier é claro que apóio”, declarou Marco Aurélio, à saída do encontro promovido pelo Campo Majoritário, principal tendência do partido, em um hotel de luxo de São Roque (SP). “Se fui contra a cassação dele, como não posso ser favorável à anistia?”, Enfatizou o auxiliar direto de Lula.

Cassado a 1.º de dezembro de 2005, sob suspeita de envolvimento no esquema do mensalão, Dirceu perdeu os direitos políticos e ficou inelegível até 2015. O ex-ministro jamais aceitou a acusação. Também nunca escondeu sua ambição de logo voltar à Câmara.

O caminho não é tão simples. O projeto de perdão deve contar com 1,5 milhão de assinaturas para que o Congresso admita colocá-lo em pauta. Os companheiros de Dirceu estimam que ele terá êxito. Eles avaliam que a manifestação de Marco Aurélio é um primeiro apoio de peso que poderá impulsionar o projeto.

Na manhã de sábado, quando fez críticas à política de juros do Banco Central, Dirceu foi ovacionado por seus pares. A cena fez lembrar o início do primeiro governo Lula, quando o então ministro detinha o título de homem forte da República.

REFLEXÃO

Oficialmente, o indulto a Dirceu não estava na pauta do Campo Majoritário, ala do PT que perdeu força por causa da ligação de alguns de seus integrantes com o valerioduto. O encontro de São Roque deveria tratar prioritariamente de uma reflexão sobre o futuro da agremiação e um manifesto de apoio ao PAC, o programa de Lula para acelerar o crescimento do País. Mas nos bastidores da reunião um tema predominante foi a volta de Dirceu.

A aprovação ao retorno de Dirceu foi endossada pelo presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). 'Assino o projeto, sou favorável. Como filiado ao PT e militante. Ele merece retomar os seus direitos políticos porque foi punido injustamente, sem provas. '

Berzoini garantiu que o perdão não foi debatido. 'Não conversei com ele, mas conversaria se provocado. Não se trata de uma questão partidária, não deve ser objeto de deliberação, mas do ponto de vista estatutário há possibilidade sim de o partido discutir. Ele tem o direito de pleitear sua anistia. '

A anuência ao projeto de resgate de Dirceu tomou conta da assembléia de petistas. Sua força e influência ficaram demonstradas quando atacou o Banco Central e sua fala foi interrompida pelos aplausos. O ex-ministro atribuiu à última reunião do Copom (que reduziu 0,25 pontos porcentual da taxa Selic) 'uma contundente ameaça ao crescimento do País’.

Indagado se Dirceu tem autoridade para criticar o BC, Berzoini enfatizou: 'Ele tem autoridade de cidadão brasileiro, é filiado ao PT. ' E enumerou elogios. 'Ele tem uma participação histórica, uma biografia muito importante. Combateu a ditadura quando muita gente apoiava. É importante respeitar também as pessoas e não estigmatizá-las por conta de processos que ainda estão para ser julgados no Supremo Tribunal Federal. ' E sublinhou: 'Assino a anistia porque a cassação foi injusta, incorreta, não se baseou em provas. Uma decisão política de um setor que queria afastá-lo da vida pública. '

O secretário de Comunicação da ex-prefeita Marta Suplicy e vereador José Américo Dias também saiu em defesa do ex-ministro. 'Se aparecer qualquer documento eu assino. '

Em seu blog na Internet, ontem, Dirceu afirmou que não está organizando sua campanha de anistia, mas acrescentou: 'Tenho recebido apoios e vou viajar por todo País, aceitando convites de personalidades, militantes de esquerda, do PT e de partidos que apóiam o governo, em apoio a minha anistia. ' - Por Fausto Macedo, Silvia Amorim - O Estado de São Paulo.

CONTESTANDO PEDIDO DE ANISTIA
Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), a anistia “seria um tapa na face do povo brasileiro”. “Deu a louca no PT”, reforça o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ). Outro pefelista, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (SP), considera a idéia “uma afronta a todo o trabalho de investigação feito em defesa do Congresso” e “uma tentativa sem sentido de pressionar os parlamentares”.

SERRAGLIO: ANISTIA DE DIRCEU NÃO VAI PROSPERAR
O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), eleito para a Primeira-Secretaria da Câmara, afirmou que a tentativa de anistia do Zé Dirceu no Congresso Nacional não vai prosperar. Dirceu foi cassado em dezembro de 2005 por suspeitas de envolvimento no esquema do mensalão. Ele perdeu os direitos políticos e está inelegível até 2015.

Dirceu precisa de 1,5 milhão de assinaturas para que o Congresso admita colocar o projeto de anistia em pauta. Para Serraglio, mesmo um projeto de iniciativa popular seria rejeitado no plenário. "Estamos iniciando uma legislatura, será que não temos coisas mais importantes para discutir do que o perdão a uma pessoa envolvida em escândalos?", disse ele em entrevista à rádio Jovem Pan. Do Portal Terra

RECASSAÇÃO DO ZÉ DIRCEU
Precisam de um milhão e meio de assinaturas de cidadãos, para a câmara aceitar um pedido de descassação de Zé Dirceu. Fácil.
Oitocentos mil militantes petistas mais 700 mil desavisados e sem-terras, membros de pastorais católicas do B, e representação social. Depois, teremos 513 deputados votando a favor ou contra. Pouco provável que passe de uns 50 aqueles para quem Zé Dirceu disse um oi, nos últimos vinte anos. Chamo isso de recassação. Por Thomaz Magalhães – Trem Azul

STF É GARANTIA DE INOCÊNCIA PARA POLÍTICOS
Nos últimos 50 anos, o Supremo Tribunal Federal não condenou um só político que tenha sido acusado em algum processo.
No Brasil, os políticos só podem ser julgados na maior instância da Justiça. Assista a reportagem em VÍDEO – Globo.com -
aqui

FARRA DE LULA COM O "CORPORATIVO” CHEGA A R$ 33 MILHÕES EM 2006
Os gastos do Lula por meio de cartões corporativos cresceram 52,2% no ano passado em comparação a 2005. Passaram de R$ 21 milhões para R$ 33 milhões. O grosso dos gastos sigilosos com cartões está na Abin (Agência de Inteligência), com R$ 5,5 milhões, e na Presidência da República, com R$ 4,8 milhões.

Cerca de 96% de todos os gastos com cartão sob responsabilidade da Presidência (secretaria administrativa e Abin) estão cobertos pelo sigilo. Cartões corporativos são usados para pequenos gastos emergenciais e acabaram virando alvo de críticas do TCU (Tribunal de Contas da União) pela falta de transparência.

Lula lidera em gastos gerais desse tipo (sigilosos ou não), com R$ 10,8 milhões, 32,7% do total da máquina, mas o maior crescimento ocorreu no Ministério do Planejamento --de R$ 271 mil, em 2005, para R$ 4,5 milhões em 2006. Folha OnLine.

LULA DESCARTA A QUEDA DA CPMF
O ministro Paulo Bernardo, afirmou que a redução da CPMF foi descartada pelo desgoverno, porque a União não pode abrir não dessa receita. Jornal O Globo –
Leia mais

O GOVERNO NÃO APRENDEU
Após quatro meses de caos aéreo, o governo ainda não executou as medidas necessárias para acabar com as deficiências do setor.

Depois de muitas promessas no auge da crise, as principais reivindicações dos controladores de vôo - que pararam o Brasil com uma operação padrão - não foram atendidas. A proposta de desmilitarizar o setor, feita pelo grupo de trabalho criado para encontrar soluções para a crise, continua parada. Outras medidas prometidas durante o apagão aéreo, como aumento de salários, criação de gratificações e reestruturação da carreira dos controladores, também não foram cumpridas.

O redesenho do espaço aéreo também não foi implantado. A medida foi anunciada durante a crise como forma de aliviar o centro de controle de Brasília, cerne da operação padrão. E a ameaça de nova greve dos controladores volta a rondar o país. JB Online.

NEM O CARNAVAL É MAIS O MESMO!
PASSAGEM DE BLOCO TERMINA COM DEZENAS DE FERIDOS EM RECIFE
O desfile do bloco carnavalesco Balança Rolha, cuja principal atração foi a cantora Ivete Sangalo, terminou com dezenas de feridos, neste domingo, durante sua passagem pelo bairro de Boa Viagem, no Recife (PE).

Segundo estimativas da PM, cerca de 500 mil pessoas acompanharam a passagem do bloco. A maioria das ocorrências recebidas pelos serviços médicos foi de cortes por cacos de vidro e pedradas, além de outros tipos de agressões sofridas durante tentativas de assalto. Do Diário OnLine –
Leia mais

COMENTÁRIO:
É imperativo, que a sociedade civil se organize contra mais esta afronta. Se é fácil eles conseguirem um milhão e meio de assinaturas, não devemos nos esquecer que nós podemos levantar 40 milhões de assinaturas dos brasileiros que repelem esta imundície.

Não podemos permitir que o chefe da arapongagem petista queira nos impor novamente sua presença imunda. Ainda que ele continue trabalhando para o PT nos bastidores, fazendo seus contatos com Fidel, Hugo Chávez, Evo Morales e Vladimir Putin. Nós precisamos bradar com toda nossa força que não aceitamos de volta este pulha.

O povinho que reconduziu Lula ao poder desta vez não participará deste processo de “recondução” do chefe do mensalão da vida pública. Portanto, as tais assinaturas de que precisam, deverão ser colhidas entre os próprios bolsões dos canalhas apaniguados. Sabem aqueles, sustentados com o nosso dinheiro?

Precisamos URGENTEMENTE, começar com as nossas campanhas, nossos abaixo-assinados. Vamos nos contrapor a esta laia de gente suja, disposta a botar a mão na "merda" porque acreditam que política é isto mesmo.

Aos políticos que já se manifestam contra este acinte – a esta cusparada no rosto de 40 milhões de brasileiros – eis, a oportunidade de honrarem os votos que receberam. Pois, nós vamos pressioná-los mesmo e exigir este respeito.

Mas, independente disto, até porque já estamos vacinados, vamos organizar nossos movimentos cívicos contra esta arbitrariedade monstruosa, que pretende legitimar o retorno deste vagabundo perigoso, não satisfeito ainda com os estragos que provocou na vida pública deste país.

Uma pergunta: Quem seria José Dirceu, e outros bandidos da sua Corja, na ORDEM DAS COISAS para pretender a anistia política, sendo eles, o "câncer" de toda a corrupção jamais vista em toda a história do nosso país?

VAMOS NOS ORGANIZAR! VAMOS DIZER NÃO, AO RETORNO DO ZÉ DIRCEU!

Inclusive, já foi criada a primeira comunidade no Orkut para mobilizar e propor ações sobre o assunto: A Anistia José / Zé Dirceu. NÃO!

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

domingo, fevereiro 04, 2007

DEMOCRACIA DE CATIVEIRO

Quando o governo Lula tentou dar o golpe no IBGE, todas as cabeças ajuizadas reagiram, mas ninguém deu a importância que o fato merecia. Foi tratado como manobra pontual aquilo que era parte de um plano ambicioso – e que explica alguns dos intrigantes acontecimentos recentes, de Chinaglia a aloprados.

Ainda sob o comando formal de José Dirceu, o governo tentou acabar com a regra que impedia a manipulação política dos dados do IBGE. A mudança feita por Sérgio Besserman Vianna permitia que o instituto explicasse os indicadores à imprensa e produzisse o press release das pesquisas antes das autoridades do governo tomarem conhecimento dos resultados.

Um mecanismo democrático valioso que o governo Lula tentou ceifar. Mas não foi só um arroubo. Logo que foi eleito pela primeira vez, Lula demonstrou o apreço que tinha pela independência das instituições. Falando sobre a autonomia das agências reguladoras – um grande salto democrático iniciado por Mário Covas e David Zylbersztajn – o então presidente eleito disse que não podia “saber pelos jornais que algum filho da mãe” aumentou um preço de tarifa.

Hoje, como se sabe, as agências reguladoras estão esvaziadas e penduradas na caneta de Dilma Roussef.

É interessante observar esses fatos na mesma perspectiva da eleição de Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara dos Deputados, do inquérito da Polícia Federal sobre os aloprados do dossiê e do que está acontecendo em torno do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ligado ao Ministério do Planejamento.

Sob o guarda-chuva de Chinaglia também não chove em José Mentor, Professor Luizinho, João Paulo Cunha e companhia ilimitada do PT de São Paulo. É a famosa usina partidária de José Dirceu, onde gorjeiam também Delúbio Soares, Silvinho Pereira e o novamente poderoso Ricardo Berzoini – o chefe dos aloprados.

A forma como essa turma se relaciona com o poder diz muito do que está acontecendo com o Estado brasileiro desde a tentativa de golpe no IBGE. Bargas, Valdebran, Expedito, Gedimar, Lorenzetti e grande elenco, sob a liderança de Berzoini, conseguiram um milagre. Na casamata da campanha de Aloísio Mercadante ao governo de São Paulo, articularam e executaram o esquema da compra do dossiê Vedoin, operação que foi não apenas flagrada, como em parte filmada e depois divulgada para o Brasil e o mundo. Distraídos, o Brasil e o mundo não estão nem aí para a pergunta que hoje todos deveriam estar fazendo em coro:

Como foi possível que a Polícia Federal (vamos abrir esse parêntese para enfatizar: não estamos falando de um conselho de ética qualquer, ou de um diretório partidário. Estamos falando da Polícia Federal). Então, repetindo: como foi possível que a Polícia Federal concluísse seu inquérito sobre o esquema do dossiê sem indiciar nenhum dos aloprados?

Mais uma ressalva: não se está falando de acusar nem de condenar, mas simplesmente de indiciar pessoas sobre as quais choveram indícios – testemunhados, flagrados, gravados – de participação numa operação suspeita. Como o festejado “FBI brasileiro” pode ter deixado passar uma dessa? Comentário de um delegado da Polícia Federal a este signatário: “Em 30 anos de DPF, nem nos tempos da ditadura militar vi a instituição ser tão manipulada politicamente. Nas investigações ‘sensíveis’, as autoridades encarregadas são escolhidas a dedo.

Uma das perguntas feitas nos bastidores da PF é por que não foi aberta uma investigação sobre a ‘doação’ de dinheiro de Paulo Okamoto ao presidente Lula, vez que Okamoto não declarou ao IRPJ a tal doação (crime federal de sonegação de informações fiscais). As associações de classe dos delegados, reunidas sob a Fenadepol (federação dos sindicatos dos delegados), estão em guerra contra a administração central do órgão, mas pouco podem fazer.

A tentação de usar o Estado em favor do governo e do partido é especialmente forte nesse grupo que está no poder. Evidentemente, obrigar o Banco do Brasil a comprar uma montanha de ingressos para um show de arrecadação de fundos para o PT não teria sido um expediente casual. Agora, vale a pena prestar atenção no que está acontecendo em torno do Ipea. Estão brotando aqui e ali, organizadamente, críticas ao “modo de pensar” da instituição! Não são críticas a um estudo, a um pesquisador ou mesmo ao presidente do instituto. Basicamente, o Ipea está pensando errado – e contra o povo!

O DNA dessas críticas não demoraria a aparecer.
Em seu blog, o ex-ministro José Dirceu publicou no último dia 31 uma nota intitulada “Ipea precisa ser reintegrado ao Estado brasileiro”. O estilo é inconfundível.

Reintegrar ao Estado brasileiro, no dicionário de José Dirceu, significa pensar de acordo com a vontade do chefe. Acompanhem esse raciocínio do ex-ministro: o Ipea é sustentado com dinheiro público e o povo escolheu Lula, portanto o instituto tem de refletir o pensamento dos eleitores do PT.

Não adianta, democracia não se aprende fazendo assembléia partidária, assim como ter fé não é uma questão de quantas vezes se vai à igreja. Ou o sujeito preza a liberdade, ou não preza. Para José Dirceu e sua turma, a liberdade é boa, desde que a Polícia Federal, o Banco do Brasil, o Ipea, o IBGE, as agências reguladoras e demais entidades públicas atendam ao seu projeto político privado.

Está fundada a democracia de cativeiro. Por Guilherme Fiúza – No Mínimo

PAPÉIS DA DITADURA SOMEM DOS ARQUIVOS
Abin diz que transferiu todo o acervo do SNI para o Arquivo Nacional, mas órgão não recebeu documentos da gestão Geisel.

Folha pediu "Apreciações Sumárias" de 1975, mas governo não localizou textos, disponíveis em acervo de ex-presidente. O arquivo do extinto Serviço Nacional de Informações (1964-90), sob guarda da União, sofreu uma "limpeza" na qual foram suprimidos documentos que deveriam constar de acervos federais. É o que revela investigação da Folha feita por um mês e meio em órgãos públicos.

O Arquivo Nacional emitiu certidão de "nada consta" em resposta ao pedido de papéis do SNI de 1975. A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) afirma que não os tem. A descoberta do sumiço comprova, de maneira inédita, relatos de antigos funcionários da chamada "comunidade de informações" do regime militar (1964-85). Em conversas reservadas em anos recentes, eles disseram ter havido um "banho" no material produzido pelo SNI.

Em 2005 o governo anunciou com pompa que a ida para o Arquivo Nacional de todo o acervo do SNI que estava com a Abin seria um marco no acesso à memória do país. O decreto de transferência foi assinado por uma dupla de antigos opositores da ditadura: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Em outras palavras, o governo deu a conhecer somente parte da história. A Abin se vincula ao Gabinete de Segurança Institucional. O Arquivo Nacional, à Casa Civil. Assinantes da FSP –
Leia mais

A ABIN NEGA QUE POSSA TER FICADO COM OS PAPÉIS
"A transferência do acervo do SNI, até então sob guarda da Abin, para o Arquivo Nacional deu-se por completo. Não houve documento extraviado, desaparecido, retirado etc.", afirmou a agência em nota. FSP – Por Mário Magalhães

“COMUNISTAS QUEREM DENEGRIR”, DIZ CORONEL USTRA
Processo na Justiça tenta declarar Carlos Alberto Brilhante Ustra "torturador". Ação em resposta quer declarar "terroristas" militantes da luta armada.

Primeiro militar brasileiro a responder processo na Justiça por supostos crimes cometidos durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra afirma que os "comunistas", como intitula os militantes da luta armada do período, promovem atualmente uma campanha para difamar os militares que os combateram. Portal G1 –
Leia mais

O SUSPEITO RELATÓRIO ESCONDIDO
Está escondido do público, desde o início de janeiro e por razões não esclarecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil, pelo menos um relatório sobre a anarquia ocorrida ao fim de 2006 nos serviços de transporte aéreo.

Trata-se do Relatório de Monitoração produzid o por 12 funcionários de vários setores da agência, que participaram de uma força tarefa criada em meio ao caos e coordenada pelo diretor Josef Barat.

O sigilo a que a Anac submeteu o documento está re velado na ata da reunião do dia 16 de janeiro, por solicitação do próprio Josef Barat, que utilizou o encontro para protestar contra o procedimento da maioria dos diretores da agência. Independentemente do que conste do Relatório de Monitoração, Barat conseguiu algo inédito: seu protesto é a única manifestação registrada em ata, de qualquer integrante da diretoria da Anac, sobre a crise do setor aéreo. JBOnline –
Leia mais

ANA(R)C – EM VEZ DE PROTEGER OS USUÁRIOS, AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL CONTRIBUI PARA ANARQUIA DO SETOR Capa da edição eletrônica do JB - Aqui

NEM NA ÉPOCA DA DITADURA ERA ASSIM
“Diplomatas são promovidos por afinidade política e ideológica"

O diplomata Roberto Abdenur diz que a política externa do governo Lula é contaminada pelo antiamericanismo e pela orientação ideológica. "Há um sentimento generalizado de que hoje os diplomatas são promovidos de acordo com sua afinidade política e ideológica, e não por competência".

AMÉRICA LATINA: TRÁFICO DE MULHERES MATOU 100 MIL
O tráfico de mulheres gera receitas anuais de US$ 32 bilhões no mundo todo, e 85% desse dinheiro vem da exploração sexual, que só na América Latina e no Caribe fez 100 mil vítimas em 2006.

São dados de um relatório da Organização Internacional de Migrações (OIM), fornecido à EFE pelo diretor regional do Cone Sul do órgão, Eugenio Ambrosi, que declarou que uma mulher pode ser "vendida" para uma rede de exploração sexual por entre US$ 100 e US$ 1,6 mil.

As vítimas das organizações que traficam pessoas para obrigá-las a exercer a prostituição geram um lucro líquido de US$ 13 mil para seus exploradores, disse o funcionário italiano. Portal Terra –
Leia mais

FUGA ESPETACULAR
SEIS ANOS NA SELVA COM A GUERRILHA
Em entrevista exclusiva ao 'Estado', ex-ministro colombiano conta a sua vida de refém das Farc e a sua fuga espetacular.

Ao longo de seis anos no cativeiro, o ex-ministro Fernando Araujo Perdomo ouviu muitas vezes dos guerrilheiros: 'Ninguém escapa das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. ' E isso era verdade. Até o dia 31 de dezembro, quando o franzino engenheiro de 51 anos aproveitou um ataque - destinado a resgatá-lo - de comandos da Marinha apoiados por helicópteros para rastejar de volta para a liberdade.

Único homem a escapar das Farc e continuar vivo, Araujo coleciona, depois de seis anos de convívio, um acervo valioso de informações sobre os guerrilheiros, sobre sua condição militar, sua moral, seu armamento, sua rotina nos acampamentos e suas aspirações políticas. O Estado de São Paulo –
Leia mais

SEM EMPREGO, DIPLOMADOS RECORREM A VENDA EM RUAS
Pesquisa aponta queda na diferença de renda entre formais e informais
.

Recém-formado em processamento de dados, Kalil Diab Kalil Neto, 22, desistiu de procurar emprego em sua área para ser um dos 5.000 camelôs da feira da madrugada na Rua Oriente, no Brás (zona leste).

Neto tem como colaboradores a namorada, graduada em biologia e que trabalha durante o dia na Faculdade de Medicina da USP, e um primo de 19 anos. Ao longo do curso superior, fez estágios, mas não conseguiu emprego depois de se formar. "Não pretendo procurar mais vagas”. Assinante da FSP –
Leia mais

COMENTÁRIO:
Sob a guarda deste "canil" de chefes de almoxarifado é que vivemos a "democracia do cativeiro".

Sim, porque agora só nos resta descrever a escalada angustiante da nossa "estrangulação", que vem dando seus sinais do vácuo sepulcral dos cadáveres da ex-boa democracia.

Somos hoje 40 milhões de alérgicos aos canalhas que ocupam a nossa República com mentalidade dos gângsteres. Eles são o próprio veneno da cicuta, aquele cuja ação paralisadora, quando atinge o sistema respiratório, mata a pessoa por asfixia. Eis, o que eles estão fazendo com o nosso tão sonhando projeto de Nação democrática.

Amigos, nós estamos em pleno curso da instauração da CHEFIA de ALMOXARIFADO, onde tudo some e é desviado sem nenhuma punição da justiça. Os canalhas nos deixarão com os NERVOS à mostra. E ainda haveremos de TREMER ao abrirmos nossas portas. Sentiremos-nos como presas dos caçadores de cabeças.

Eis o caminho pelo qual estamos adentrando. São os gatilhos da palavra do rei do almoxarifado, Sr. Lula da Silva, engendrando os rumos da política conforme a enfermidade de seu fígado. Nossa ex-democracia está assim: "Fuja", "Corra" ou "Salve-se" !

Ou, então, "LUTE" ! E, não pare para calcular o preço!

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)