movimento ordem vigília contra corrupcao

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

JOSÉ DIRCEU, PRESIDENTE

O PT procura enterrar definitivamente os escândalos éticos que marcaram o primeiro mandato presidencial - Por Denis Rosenfield

PT, O RETORNO
Talvez essa fórmula melhor ilustre a vitória do deputado Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara dos Deputados. Acabrunhado pelas sucessivas crises éticas que o corroeram, o partido descobriu na vitória de Lula a ocasião de reafirmar suas posições históricas, considerando que as urnas o tinham absolvido moralmente. Personagens que se destacaram nos casos mensalão e sanguessuga, entre outros, voltaram a circular livremente, participando ativamente da eleição de seu companheiro. Na crise, o partido cerra fileiras, elegendo um dos seus. Seguro de si recomeça as suas brigas pelo poder.

Nesse contexto se inserem as recentes notícias e declarações relativas à anistia do ex-deputado José Dirceu. Assinale-se que elas vêm precedidas e acompanhadas de manifestações políticas que sinalizam uma inflexão à esquerda das posições partidárias.

Chinaglia representa a volta ao poder de um setor do partido que esteve alijado por questões morais. Nunca é demais lembrar que a comissão de ética do partido não julgou os companheiros envolvidos nos diferentes escândalos. Na verdade, ela está fechada para reformas. Duração: indefinida.

Nesse sentido, o novo presidente da Câmara conseguiu aglutinar em torno de si várias tendências que comungam das mesmas posições, como as defesas do ditador Fidel Castro, do novo ditador Chávez - agora reunindo em suas mãos os Poderes Executivo e Legislativo - e do projeto de ditador Evo Morales. Pensam, com nuances, que o Brasil deveria seguir o mesmo caminho, instaurando uma sociedade socialista, dita solidária, mas, de fato, autoritária ou totalitária.

José Dirceu sabe como poucos dentro do partido navegar nessas águas. Nada acontece ali acidentalmente, embora os desmentidos façam parte desse processo.

Ocorre que a luta pela sucessão de Lula já está aberta, sendo seus momentos preliminares as discussões relativas ao próximo presidente do partido e a questões programáticas que se delineiam nos encontros e congressos. José Dirceu, que seria candidato natural do PT à Presidência da República, teve, com sua cassação, o caminho barrado. No entanto, ele pode abrir uma nova via se conseguir uma anistia política, entendida também como absolvição moral.

Mas, para que seja politicamente válida - e não só juridicamente-, ela deveria vir acompanhada de uma iniciativa "popular", que deveria reunir 1,5 milhão de eleitores. A cifra não tem nada de exorbitante, pois o PT, a CUT, o MST e a UNE conseguiriam, em conjunto, alcançar facilmente o número, podendo até ultrapassá-lo.

Tal união se faria em torno das bandeiras esquerdistas históricas do partido que, assim, estaria legitimado para disputar, com essa plataforma, as eleições presidenciais de 2010, tendo em Dirceu o seu representante. Um político "absolvido de uma injustiça" se alçaria de uma forma "popular", a virtual candidato presidencial.

Logo ele assumiria uma atitude mais à esquerda, defendendo, como já vem fazendo, Chávez e MST e criticando o superávit primário e a autonomia operacional do Banco Central. Ou seja, ele voltaria seu discurso para aquilo que o partido considera os símbolos -positivos- do socialismo e os -negativos- do capitalismo, em sua linguagem, do "neoliberalismo".

O aval do partido já começou a ser dado. Marco Aurélio Garcia o defende abertamente, sendo uma pessoa que goza de prestígio partidário. O mesmo faz o presidente do partido, Ricardo Berzoini, ligado à corrente sindicalista que, assim, reconquistaria suas posições de poder, abaladas pelo envolvimento de um número significativo de seus membros nos escândalos do primeiro mandato. O deputado Vaccarezza, em recente entrevista a esta Folha, fez questão de demarcar a independência do PT em relação a Lula, como se um novo processo estivesse se iniciando. Procuram, dessa maneira, enterrar definitivamente os escândalos éticos que marcaram o primeiro mandato presidencial, com o objetivo de politizar os desvios de conduta do partido.

Reverter a cassação de José Dirceu se inscreve nesse contexto. Se ela for bem-sucedida, ele próprio poderá ser o próximo candidato petista. O ministro Tarso Genro não se engana quando centra suas baterias a favor de uma refundação do partido, porque seu objetivo consiste em barrar esse movimento, se colocando, também ele, como uma alternativa partidária para as próximas eleições. FSP

BRASIL SE RECUSA A AJUDAR EUA A CONTER CHÁVEZ
Os EUA ouviram ontem uma polida negativa diplomática sobre a possibilidade de o Brasil auxiliar o governo Bush a conter o venezuelano Hugo Chávez
.

O subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, Nicholas Burns, ouviu do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) que a política de isolamento não dá resultado e acabou concordando com a necessidade de diálogo direto. “O Brasil não fica passando recado. Eles têm embaixador lá. Há formas de diálogo sem necessidade de que o Brasil se arvore como mediador", disse Amorim. Folha Online –
Leia mais

ESPELHO, ESPELHO MEU....
PT QUER LULA COM PODER DE CONVOCAR “PLEBISCITOS”
Proposta que autoriza presidente a convocar consultas populares sem ouvir Legislativo está em documento a ser apresentado em congresso petista.

Um grupo de parlamentares e líderes petistas paulistas ligados à ex-prefeita Marta Suplicy preparou um documento com 90 itens de propostas a ser apresentado no 3º Congresso do PT, que, entre outras coisas, defende o direito do presidente da República de convocar plebiscitos sem autorização do Legislativo. Pela lei brasileira, a iniciativa para convocação de plebiscitos e referendos precisa ser submetida ao Congresso. – Estadão –
Leia mais

ESCASSEZ DE COMIDA NA VENEZUELA
O AVAN-PREMIER DO SOCIALISMO DE CHÁVEZ
Há quatro anos os preços dos alimentos estão controlados e por isto, não é fácil consegui-los. As indústrias preferem importá-los. Ainda que os preços dos alimentos sejam controlados, as palavras “especulação” e “escassez” fazem parte da vida dos venezuelanos. O economista José Manuel Puentes considera que o controle de preços condena os consumidores a escassez de alimentos e limita a produção das empresas. O texto está em espanhol no GDA - Caracas (El Nacional) – Leia
mais

FALTA CARNE EM 80% DA REDE DE SUPERMERCADOS
O governo venezuelano negou ontem que exista desabastecimento alimentício no país, mas anunciou que importará produtos em caráter emergencial. O tema foi tratado ontem durante a primeira reunião ministerial desde que Hugo Chávez ganhou poderes para legislar por decreto, na semana passada.

"Existem apenas algumas dificuldades em produtos específicos, como o açúcar", disse o ministro da Informação, Willian Lara. A afirmação é rejeitada pela Associação Nacional de Supermercados, que estima que 80% de suas lojas não têm mais carne nem frango para vender. Também falta leite em pó e manteiga, entre outros produtos. Da Redação FSP

AGORA, É VEZ DO FETO “TORTURADO”
O EX-FETO JÁ GANHOU UMA INDENIZAÇÃO DE 22 MIL, MAS AGORA QUER 39 MIL.
João Grabois estava na barriga da mãe torturada em 72 e levou indenização de R$ 22 mil. Decisão foi da Comissão de Ex-Presos Políticos de SP, que aplicou pena mínima; Grabois recorreu e quer valor máximo, de R$ 39 mil.

Pela primeira vez, a Comissão Estadual de Ex-Presos Políticos de São Paulo reconheceu um feto como preso político e vítima de tortura pela ditadura militar (1964-1985). Trata-se de João Carlos Grabois, filho da ex-guerrilheira Criméia Grabois. Em dezembro de 1972, depois de voltar da região do Araguaia, grávida de sete meses, Criméia foi presa e levada para o DOI-Codi, em São Paulo. Segundo relatos de testemunhas e dela própria, foi torturada Assinante da FSP leia mais
aqui.

“AS GUERRAS DA CRIMÉIA” - EIS A VERDADE:
Hoje, atrás de uma polpuda indenização, ela quer fazer crer que foi mal tratada e torturada quando esteve presa, em 1972. Acredite se quiser!

Criméia Alice Schmidt de Almeida, presa em São Paulo após curto período na guerrilha do Araguaia, foi sempre muito bem tratada, tendo toda atenção, principalmente por estar grávida. Durante todos os meses de pré-natal teve tratamento condigno e atencioso no Hospital da Guarnição de Brasília e o parto foi realizado com todas as medidas de praxe.

Até festa de batizado houve, com bolo e tudo o mais: presentes, enxoval para o filho, contribuições em dinheiro, etc. Depois, dias depois, foi mandada para casa dos pais. Ela abandonou o filho com os avós e se mandou de volta para a subversão, porém não voltou mais para o Araguaia. Por Lício Maciel – Tenente-Coronel Reformado do EB - MídiaSemMáscara – Leia
mais

GABEIRA: SOBRE A INDENIZAÇÃO DA DILMA-TORTURADA
É surpreendente você lutar por uma sociedade mais fraterna, mais justa e igualitária e, de repente, ganhar 20 mil reais de indenização porque lutou por essa sociedade mais justa".

BRIGADEIRO É VÍTIMA DE TENTATIVA DE EXECUÇÃO
O militar é diretor geral de Saúde da Aeronáutica. Ele foi atingido de raspão no pescoço e em um dos dedos.

Um oficial da Força Aérea foi ferido quando passava pelo Elevado da Perimetral, na Zona Portuária, na altura do prédio da PF, sentido ponte Rio-Niterói, no início da noite desta quarta-feira (7). Segundo informações do major Cláudio, oficial-comandante do Módulo Operacional de Vias Especiais da PM, o major-brigadeiro José Elias Matielle, de 53 anos, foi vítima de uma tentativa de execução. Portal G1 –
Leia mais

COMENTÁRIO:
Este Blog pactua 100% com a análise do Prof Denis Rosenfield. Também, nos posicionamos com esta visão na pauta sobre a vitória do Chinaglia para presidência da Casa da Mãe Joana. Que, as portas seriam escancaradas ao retorno do chefe do Mensalão. E, que a grande missão deste retorno do Zé Dirceu, seria estreitar a parceria com o demente Hugo Chávez.

Também, fizemos alguns questionamentos sobre quais as intenções do Zé Dirceu na questão de sua insistente anistia, mesmo, sabendo o quanto isto complica Lula. Pois bem, creio que o Prof. Denis Rosenfield , nos dá uma pista considerável em sua análise.

O Zé Dirceu não está nem ai para a opinião pública, porque, ele, não precisa dela para voltar a sua encenação. Dirceu age como se isto fosse líquido e certo. Comporta-se, como quem não tem nada a perder. Muito pelo contrário.

Esta história de tentarem de livrar a cara do Lula do envolvimento sobre o retorno do Zé, não passa de balela. Todos estão devidamente mancomunados nas suas péssimas intenções. Eis, o sucessor do “rei do xaxado-cívico”, o Zé Dirceu, se apresentando à Nação com sua velha hipocrisia e prepotência de sempre:

Não fosse trágico, isto daria outro belo roteiro de ficção, além, daquele filme que faturou premio em Sundance. Não pensem vocês, que esta história teria um desfecho diferente com o comunista Aldo à frente da Casa. São todos da mesma laia.

Vamos fazer um exercício mental sobre o "Gran Finale" para esta “ficção” macabra: O Zé Dirceu (que deveria estar preso) assume a presidência do Brasil em 2010, garantindo, assim, a instauração definitiva do projeto de poder do saudoso defunto Fidel para a AL.

E o Lula? Ah! O Lula, por problemas emocionais (complexo de inferioridade) terá colocado a questão de querer ser um “grande estadista” como condição, no roteiro desta história. Assim, tentará negociar com os demais algozes para que sua imagem seja trabalhada de forma a torná-lo menos nanico.

Lula seguirá firme na linha do “eu nada sei” e “eu fui traído”, até o fim, dando guarida para que o Zé-Esquema realize o seu grande desejo: dar um golpe de “mentirinha” e transformar nosso país no modelito-demodé CUBANO.

Cena final: Lula foge para a Itália no auge da encrenca. Em entrevista aos jornais, Lula afirmará que sua Galega é preciosa, e que ela tem o dom da premonição

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)