movimento ordem vigília contra corrupcao

domingo, janeiro 28, 2007

FILME SOBRE BRASIL “VIOLENTO E CORRUPTO” VENCE EM SUNDANCE

O documentário "Manda Bala" (Send a Bullet), competiu este ano no Sundance Film Festival.
festival.sundance.org/2007/

Segundo já havia informado a
Folha Online, viria chumbo grosso por aí. E veio mesmo. O cineasta americano Jason Kohn apresentou seu documentário "Manda Bala", retratando o Brasil como “um dos países mais violentos e corruptos do mundo” e ganhou, neste sábado, o prêmio do júri de melhor documentário no Festival de Cinema Sundance, em Utah, nos Estados Unidos.

JADER BARBALHO É PERSONAGEM DO DOCUMENTÁRIO
Para abarcar outros ângulos do país, não faltaram imagens de um ranário na terra de Jader Barbalho. O deputado, é um dos personagens do documentário, por causa das acusações de desvio de recursos da Sudam. Em 2001, o órgão emprestou R$ 9,6 milhões a um projeto de criação de rãs da mulher de Jader. Daí a foto do filme que ilustra este post.

O filme acompanha “um político que usa uma fazenda de rãs para roubar bilhões de dólares, um milionário que investe uma pequena fortuna para blindar seus carros e um cirurgião plástico que reconstrói as orelhas de vítimas de seqüestro mutiladas”, diz o comunicado do Sundance que traz a lista de vencedores.

De acordo com o jornal americano Los Angeles Times, o documentário Manda Bala se foca em “como os ricos ficam mais ricos e os pobres tentam se safar fazendo seqüestros e outros crimes”. O filme rendeu o prêmio de melhor fotografia para a cineasta paranaense Heloísa Passos.

Realizado todos os anos no mês de janeiro, o Festival de Sundance é tradicionalmente uma vitrine para o cinema independente americano, organizado pela Fundação Sundance, criada pelo ator Robert Redford em 1981.

Brasil fora do Postal
Com fatos e entrevistas, Kohn apresenta a tese de que esquemas de desvios de dinheiro no norte do país alimentam uma espiral de crimes violentos no sul.

No filme, o diretor entrevista um seqüestrador e ouve dele que os moradores das favelas de São Paulo vieram do Norte e do Nordeste movidos pela falta de emprego e comida. O cineasta conclui que não seria assim se os políticos roubassem menos.

Numa entrevista ao site
IndieWIRE, Kohn afirma que vê seu filme como "um ‘Robocop’ não-ficcional, retratando uma sociedade violenta e falida". São Paulo é apresentada como a capital brasileira do seqüestro.

Kohn tem 27 anos, é filho de uma brasileira com um americano e, antes de vir para o Brasil, trabalhou por dois anos com Errol Morris, diretor do premiado documentário "
Sob a Névoa da Guerra".

OUTRO FILME POLÊMICO: TURISTAS
NÃO ASSISTAM, NÃO DÊEM $$$ A UMA PRODUÇÃO QUE SÓ VISA ACABAR COM NOSSA IMAGEM.”.

Esse é o trecho principal, em maiúsculas, de um manifesto que circula na internet pedindo boicote ao filme americano "Turistas", de John Stockwell.

Correntes de e-mails e blogs têm divulgado a mesma mensagem contra o filme de terror, que tem o Brasil como cenário e uma trama na qual um grupo de jovens vem ao país, é roubado, seqüestrado e cai nas mãos de uma quadrilha de tráfico de órgãos. Em "Turistas", cariocas falam espanhol, e selvas ficam ao lado de metrópoles.

A autoria do manifesto é incerta --nas correntes de e-mail, a mensagem é anônima; em blogs, o mesmo texto é assinado por mais de uma pessoa. A carta descreve o enredo de "Turistas", diz que "a Embratur está preocupada com a péssima repercussão do filme lá fora" e incita os destinatários: "Vamos fazer deste absurdo, pelo menos aqui no Brasil, um fracasso total de bilheteria".

Mensagem ao público
A obra de John Stockwell chegará às principais capitais brasileiras em 16 de fevereiro, mas a Paris Filmes, sua distribuidora nacional, já enfrenta protestos contra o lançamento e prepara uma campanha para dissociar sua imagem da atual polêmica: promete inserir uma mensagem ao público no início do filme, dizendo ser contra peças publicitárias que manchem a imagem do Brasil.

Quem ainda não viu o vídeo, pode assistir a reportagem de “Turistas” no Fantástico aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=cvJz3Z9VZj4

Material da pauta de hoje, da BBC e FSP e YouTube.

COMENTÁRIO:
OS CIVILIZADOS MERECEM SABER!

Nossa história hoje é feita de circunstâncias horríveis e assombrosas, nunca vistas em canto algum do planeta. Tem mais é que alertar aos TURISTAS do mundo, que aqui é o INFERNO.

HOLLYWOOD NÃO EXAGEROU. É muito mais o que desejam mostrar. Todo país tem uma bela história a contar. Mas, a nossa é enganosa e está equivocada. Não há, porém, sucesso de datas e nem heróis a comemorar. Aqui vivemos um império vasto e opulento de marginais do CRIME e de TANAJURAS à disposição dos TIRANOS da AL.

Aqui, se mata a mãe e o pai, os avós, o tio, a irmã... por qualquer "real" a mais. Nosso país é corrupto e marginal. Passou a ser o TRANSTORNO do mundo civilizado. Precisamos fazer nossa autocrítica e deixarmos de dizer que o INFERNO são os outros.

A vida de todos nos brasileiros decentes está entregue aos desmandos e a cruel história de um país dirigido por homens que nos tiram o ímpeto do progresso e da civilidade. Tiram-nos o espírito empreendedor, impedem a ascensão das virtudes e dos talentos.

São eles os herdeiros de CHE, que carregam naftalinas no bolso e que acreditam saber tudo. Só não sabem produzir BARCOS. Aliás, eles adoram a estagnação e a miséria que oferecem ao nosso povo. Então prá que serve isto? Só serve mesmo para fomentar a REVOLTA da massa ainda em estágio precário na sua formação moral e ética.

Nosso ESTADO É ORDINÁRIO! A esperteza, quem diria, se abancou no poder. E assim, nos curvamos ao lastimável exemplo dos cafajestes que cinicamente oferecem aos manés-contribuintes, o seu “NADA AO QUADRADO".

O país dos Jader Barbalhos, Lulas, Dirceus, Genoínos, Beira mares, tem sido uma fonte de inspiração ao mundo civilizado. Nosso país é fornecedor de roteiros e histórias de terror que ganham prêmios lá fora.

Depois, alguns descerebrados acham mesmo que a solução é fazer “corrente” de e-mails, boicotando os filmes. Haja ignorância! Aqui, já não basta só ter FÉ! É preciso ter a sorte de conseguir sobreviver!

Por Gabriela/Gaúcho (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

3 Comments:

  • Meninos, ainda bem que o litoral brasileiro é grande e barcos não faltam.
    O que falta mesmo é vergonha na cara dos políticos, mas isso é coisa que todo mundo sabe. Só que ninguém faz nada. Somos um cambada de submissas ovelhas (perdão, por favor).

    Concordo com o comentário. Eu creio que aqueles que iniciaram a tal campanha contra o filme "Turistas" ou são integrantes do governo (?) lulo-petista enganadores de mão cheia (e bolso, malas, etc.) ou são integrantes da grande maioria que assiste o BBB e outras bobagens da Globo, estando assim, incapacitados mentalmente para opinar sobre a realidade ou qualquer coisa que a mostre como realmente é.
    É tão fácil ver a vida pelo lado cor de rosa!

    beijos

    By Anonymous Anônimo, at 4:50 PM  

  • Aqui se mata por qualquer coisa.( até por falta de educação no trânsito).
    SE vc denunciar esta Cambada vc morre tabém. Então, qual seria o espanto, destes hipócritas indignados, fazendo corrente de e-mails, para impedir a exibição do filme REALIDADE. Caso Celso Daniel, um crime bárbaro, em que a família toda vai embora do Brasil por medo das ameaças! Incendeiam pessoas dentro de ônibus. Vocês viram estas coisas acontecer onde?

    By Anonymous gabriela, at 12:34 AM  

  • QUAL A CONCLUSÃO (POR DECODIFICADOR QUE VOTA NULO):

    TODO NORDESTINO É BRASILEIRO, MAS NEM TODO BRASILEIRO É NORDESTINO.
    DEFININIÇÃO DE ELITE = BRASILEIRO - NORTISTAS.
    O NORDESTINO É VIOLENTO, PRINCIPALMENTE PARA PAULISTANOS QUATROCENTÕES E NOVOS RICOS. ESTES PAULISTANOS SÃO PAZ E AMOR (CANÇÃO EU SOU EU QUERO AMOR). TEM RESPONSABILIDADE SOCIAL E NÃO CONSOMEM PRODUTOS PIRATAS NEM DROGAS ILICITAS NEM ARMAS RASPADAS.

    TODO CARRO É PARA TRANSPORTE DE PESSOAS, MAS NEM TODO CARRO É BLINDADO (É CARO TEM IMPOSTO E A INSTALAÇÃO DA BLINDAGEM, TEM AQUELES PEDINTES NO FAROL, TEM PEDÁGIO NAS ESTRADAS. O CARRO ORIGINAL DUTY FREE E NORDESTINO FREE SAIRIA BEM MAIS EM CONTA PARA A ELITE).

    O HELICÓPTERO É O MEIO DE TRANSPORTE MAIS SEGURO PARA A ELITE SE DESLOCAR PARA A SUA MANSÃO, LITORAL OU PARA SUA CASA DE CAMPO.

    TODA A ELITE TRABALHA 24 HORAS POR DIA E TEM QI 170 POR ISSO MERECEM ESTES PRIVILÉGIOS.

    NENHUM EMPRESÁRIO BRASILEIRO TEM RABO PRESO COM POLÍTICO, TODOS DEPOSITAM PARA O INPS, FGTS DOS EMPREGADOS. TODOS ESTÃO PAGANDO EM DIA OS EMPREGADOS E ESTÃO QUITES COM A RECEITA FEDERAL E DEMAIS ÓRGAOS GOVERNAMENTAIS. NENHUM MANDA DINHEIRO DE FORMA IRREGULAR PARA FORA DO BRASIL. NÃO HÁ LOBISTA NO BRASIL. NÃO HÁ CRIME PELA PARTE DO MUNDO EMPRESARIAL E DA ELITE.

    TODO POLÍTICO É CORRUPTO MAS COMO NÃO VAI PRESO, ENTÃO A JUSTIÇA E A POLICIA NOS PROTEGEM DESTE MAL, E DOS NORTISTAS TAMBÉM. ACREDITE SE QUISER.

    O POBRE E O LADRÃO NORDESTINOS PROCRIAM MAIS ENTÃO AS ELEIÇÕES SÃO DECIDIDADAS POR ELES.

    NENHUM EMPRESÁRIO CONTRIBUIU COM A ELEIÇÃO DE JADER BARBALHO. ELE DISTRIBUIU SANTINHOS E BENECES PARA CADA ELEITOR SOZINHO.

    COMO A HIPÓTESE ANTERIOR NÃO VERDADEIRA, ENTÃO O POLÍTICO REPRESENTA O INTERESSE DO EMPRESÁRIOS E DA ELITE ENTÃO HÁ OS CORRUPTORES.

    DEFINE CORRUPTOR = EMPRESÁRIO + ELITE

    A SUDAM É DO JADER BARBALHO, SOMENTE DELE. JADER BARBALHO É UM SUJEITO SOZINHO QUE FAZ DESVIO DE VERBA NUM COMPUTADOR COMO UM HACKER. O POVO PARAENSE E AMAZONENSE SÃO POVOS IGNORANTES POR VOTAR EM JADER BARBALHO, POIS SE VOTASSEM EM OUTRO SENADOR TODO ESGOSTO SERIA TRATADO, HAVERIA PROSPERIDADE E CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA .

    NO CRIME ORGANIZADO SÓ HÁ NORDESTINOS. NÃO HÁ ESTA MOLÉSTIA NA ELITE OU EMPRESARIADO.

    OU SEJA NÍNGUEM É SANTO, MAS TODOS SE ACHAM DONOS DA VERDADE. PRINCIPALMENTE, AQUELES QUE USAM TERNO E GRAVATA, E USAM PÓ DE ARROZ.

    OU SEJA, PAZ E AMOR E UM "POUQUINHO" DE SACANAGEM PARA O POVO BRASILEIRO AD ETERNUM.

    QUAL O SENTIDO DESTE FILME,
    CONTROLAR O ACESSO DE NORDESTINOS À SÃO PAULO, FAZER ESTERILIZAÇÃO DE NORDESTINOS EM MASSA, PRENDER OS CORRUPTOS, OU LAVAR AS MÃOS DA ELITE E DOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS. O DINHEIRO É SÓ DO JADER, DO MALUF, DO MARCOS VALÉRIO.

    SUNDANCE PUXA VIDA QUE PRÊMIO É EM DINHEIRO, OU ALGUMA LEI DE INCENTIVO Á "CULTURA" DO GOVERNO BANCOU A HISTÓRIA DOS POBRES RICOS
    BRASILEIROS.

    By Anonymous Anônimo, at 1:06 AM  

Postar um comentário

<< Home