movimento ordem vigília contra corrupcao

segunda-feira, janeiro 29, 2007

RECADO A DON HUGUITO?

Acabo de voltar de viagem por lugares onde a democracia é mais estável e levada a sério, para dar de cara com a notícia de que o presidente reeleito no Brasil procura construir para si, neste segundo mandato, a imagem de um mandatário digno de ocupar um dos lugares de destaque na História.

Ao apresentar sua versão atualizada do inócuo pacote “Avança Brasil”, ele se saiu com frases inspiradoras, quase-poéticas, do tipo “aqui, não se cresce sacrificando a democracia” – o que, vamos e venhamos, poderia até parecer um recado a Don Huguito e seus asseclas, não fosse o fato de a Venezuela, que esmaga sem piedade os valores democráticos, não estar crescendo economicamente nem um centímetro.

Ninguém pode impedir o atual presidente de tentar a sorte. Aliás, dado o nível de indigência registrado nos volumes atuais dos anais e menstruais da Nação brasileira, é bem possível que ele acabe conseguindo. No entanto, sabe-se que todas as tramóias do mensalão e, principalmente, o seu “jeito Jânio” de agir, nunca serão exorcizados. Você não conhece o “jeito Jânio”? O ex-presidente nunca pedia algo diretamente, de forma a ser responsabilizado por seus atos. “Tenho sede!”, diria ele, e algum acólito surgiria com um copo d’água – ou de algo mais potente.

É nisso que reside a minha preocupação. Dentro de mais quatro anos, é bem possível que mais um crime perfeito tenha se consumado contra a República. O mensalão terá existido, mas nunca terá havido ligação direta com seu mentor e/ou operador-mór. A barbárie contra Celso Daniel terá prescrito – em teoria ou na prática. As barbaridades contra a democracia e a livre expressão, ao estilo dos Conselhos Federais de Jornalismo e outros frankensteins, poderão ter sido instituídas sem que haja uma linha vinculando a excrescência diretamente à figura de quem estava no plantão do poder. Até o indefectível Zé Pobrema poderá ter obtido sua tão-sonhada anistia e voltado a operar com desenvoltura renovada e aditivada pelos salões do “poder” soletrado com seu “r” de caipira falsificado, mas ninguém poderá ligar os pontos “x” a “y” pela sua redenção e ressurreição ao mundo oficial. Tudo terá ocorrido nas sombras, longe dos olhos de todos, no silêncio das maracutaias destinadas ao eterno esquecimento.

O grande líder estará, assim, vestindo seu robe de democrata feito do mais puro teflon, imune a qualquer ataque direto, habilitado a entrar no panteão dos inesquecíveis, aqueles que deixarão saudades para sempre. Ninguém saberá, jamais, que apenas um olhar, um suspiro, um muxoxo, uma insinuação, uma instrução de pé-de-ouvido, terão sido suficientes para que o poder tenha sido levado a cabo da maneira mais canhestra e calhorda, bem longe da poesia que permeou os discursos oficiais redigidos pelos marqueteiros da hora.

Aliás, a mesma classe de marqueteiros que teve o “insight” supremo de criar uma propaganda para o Banco do Brasil que me assustou, e depois me fez pensar.

Ao chegar de viagem e ver o estrago causado nas finanças, o site mostrava o “Banco do Claudio Lessa”, o que me fez imaginar alguma invasão de hackers. Ao saber que era apenas uma jogada promocional – que não me entusiasmou em nada – fiquei imaginando como isso deve ter enchido os olhos de tanta gente que entrou na internet para ver a situação de suas respectivas contas. O “Banco do Waldomiro”, o “Banco do Delúbio”, o “Banco do Pizzolatto”…

Como é que eles não pensaram nisso antes? Por Claudio Lessa. (Sobre o autor: Âncora. Repórter e Editor. Trabalhou na Globo, Radiobrás,Manchete e CBS Brasil)

RENASCENDO ENVOLTA NA LAMA
SUDAM RESSURGE RESPONDENDO A 290 INQUÉRITOS
Extinta em 2001 pelo FHC, por ser símbolo da corrupção na Administração Pública, a SUDAM, recriada pelo Lula da Silva em 4 de janeiro último, vai renascer envolvida na lama. A autarquia responde a cerca de 290 inquéritos.

Mesmo com o Lula deixando em aberto a data da implantação, nos bastidores é dado como certo que ela fica sob a influência direta de um destes 3 políticos: Jader Barbalho (o bandido das rãs, que ajudou o americano a ganhar o prêmio do cinema em Sundance), José Sarney e Tião Viana do PT. Um time de dragas do Erário que promete arrasar! Leia matéria no O Globo –
Leia mais

PARCERIAS NO CRIME
RAINHA FAZ ACORDOS COM SINDICATOS PARA INVASÕES EM SP
O líder do bando MST, Zé Rainha, fechou acordo com sindicatos ligados à CUT do oeste paulista para atuação conjunta nos crimes de invasão na região.

O MST vai apoiar as mobilizações dos sindicatos e contará com o reforço dos “homus-syndicatus “ nas suas invasões - carinhosamente apelidadas de movimento pela reforma agrária.

Segundo o fora da lei, Rainha, a união dos sem-terra e dos trabalhadores rurais é "natural", pois a bandeira de luta é a mesma. Mas, é claro que é! As parcerias no crime vão se estabelecendo a luz do dia, sem que nenhuma autoridade mova uma só palha para conter as atividades criminosas destas organizações depredatórias, travestidas com o modelito de “reinvindicação social”. E assim, vai aumentando a atividade daninha destes vagabundos desocupados que só querem ganhar no mole sem ter que trabalhar.

A matéria sobre o assunto está publicada no Estadão. É impressionante como a imprensa se esmera em querer dar ares de legitimidade para o bandido Rainha e suas atividades ilegais. O jornal não só o chama pelo nome completo, como também lhe dá o status de 'liderança" e aborda sobre a parceria no crime, como se fosse a coisa mais normal do mundo . É um desserviço. Matéria completa
aqui.

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)