movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, janeiro 13, 2007

SOBRE OS POSSÍVEIS MOTIVOS DO ACIDENTE OCORRIDO NAS OBRAS DO METRÔ EM SP

O assunto em questão foi pautado nas maiores comunidades políticas do Orkut. Muitos se posicionaram contra a possibilidade do atentado, alegando que o acidente foi apenas resultado de falhas geológicas do terreno. Outros, no entanto, defendem tal possibilidade, baseados no próprio histórico de condutas e associações do PT.

Às voltas com a aventura totalitária, torna-se missão complicada separar o que pode ser “delírio” ou não. De qualquer forma, nada temos ainda de palpável para apoiar a tese do Blog do professor Hariovaldo sobre o acidente ocorrido em São Paulo, nas obras do Metrô.

Assim sendo, em nome da seriedade com que sempre procuramos pautar nosso trabalho neste Blog do Movimento da Ordem e Vigília, optamos por retirar a matéria publicada.

Quem quiser ir ler o material do Professor Hariovaldo e tirar suas próprias conclusões, clique
aqui.

Por
Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

STALINGRADO DO PUDOR

O Congresso perdeu de vez a vergonha e o contato com a realidade, a julgar pela comparação que o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, faz entre sua disputa com o petista Arlindo Chinaglia e a batalha de Stalingrado.

É patético, para não dizer coisa bem pior, que se utilize um evento épico da história universal, como a batalha em que a então União Soviética derrotou os invasores alemães (1942/43), nessa briguinha sem-vergonha pelo comando da Câmara Federal.

Não há nada de épico nesta, nada que se assemelhe a um episódio histórico, ainda que de alcance puramente nacional, nada que lembre, ao menos remotamente, uma disputa em torno de idéias, princípios, projetos, interesse do país. É só guerra por cargos, vantagens políticas decorrentes, egos inflados, interesse partidário ou, pior, pessoal. Nada, além disso. Nenhum dos candidatos disse até agora o que vai fazer se eleito, para o aperfeiçoamento do Legislativo, para restaurar ao menos parte da credibilidade afetada pela catarata de escândalos, para contribuir com idéias/projetos para o desenvolvimento da pobre pátria e assim por diante. Nada.

A "franciscana" política do "é dando que se recebe" deixou de ser feita nos bastidores, no escurinho dos gabinetes, para ser anunciada em entrevistas coletivas, despudoramente. Um cargo na mesa e facilidades na assembléia paulista compram o PSDB. A promessa de entregar a presidência ao PMDB, nos dois anos finais da legislatura, compra esse que é o maior partido da Casa.

Antigamente, lembra Gilberto Dimenstein, os jornalistas que tivessem informações como as acima teriam que usá-las como acusação, após cuidadoso trabalho investigativo. Hoje, o conluio é público, anunciado diante de câmeras de TV. É de fato uma Stalingrado: a vitória do despudor. Por Clovis Rossi - FSP

FOI SÓ ELE DEFENDER A IDÉIA DO “GRUPO DOS TRINTA”...
E O PT JÁ VEM COM A HISTÓRIA DO DOSSIÊ JUNGMANN
O deputado Raul Jungmann está sendo acusado de desvio de dinheiro público. Nem dá para entender como essa denúncia não apareceu antes.

O ex-comunista Jungmann está muito em evidência há bastante tempo. Liderou o movimento que impediu Renan Calheiros de abafar a CPI das sanguessugas, faz uma oposição consistente ao governo, lidera o movimento para libertar o Congresso do jugo do presidente da República. Ou seja, é um pecador.

O Ministério Público é aquilo que se sabe. Foi bravo no processo que levou à cadeia o deputado -motossera Hildebrando Pascoal. Foi arbitrário na invasão da residência de Chico Lopes, num ato que lembrou os costumes da ditadura militar. Foi irresponsável no processo que infernizou a vida de Eduardo Jorge Caldas, acusado de tráfico de influência. Depois o ex-secretário de FH foi inocentado. Mas só depois. O problema é o antes. O antes é aquela fase em que o sujeito circula por aí com o carimbo de corrupto na testa.

Esses jovens procuradores são muito inteligentes, preparados e conscientes do sentido de missão que há em seus cargos. Essa missão, muitas vezes, é defender os interesses do PT – como já deixou claro o famoso procurador Luiz Francisco de Souza, que anda sumido desde que seu partido chegou ao poder. A missão foi cumprida.

Assim é a geléia geral das instituições no Brasil. O presidente do Supremo Tribunal Federal faz política à luz do dia em favor de José Dirceu, e a vida segue. Cada um usa o chapéu que quiser no lugar onde bem entender.
Silvinho Pereira até hoje não entendeu qual era o problema de ser secretário do PT e ter uma sala no Palácio do Planalto. E deixou claro, em entrevista, que se sentia merecedor daquele Land Rover estacionado em sua garagem. Privatização é isso aí.

A ação contra Raul Jungmann, assinada por José Alfredo de Paula Silva e Raquel Branquinho (onde anda o Artur Gueiros? Saudades dele), tem a pujança literária de costume, falando em estrutura ilícita “nos moldes de uma quadrilha” e em esquema “chefiado” pelo ex-ministro Raul Jungmann. Sabem tudo de jornalismo, esses procuradores.

A acusação é de que houve contratos de publicidade no Incra feitos sem licitação, o que na linguagem vibrante dos autores se transforma em “desvio de dinheiro público”. Essa alegoria é importante, porque permite à infantaria do lulismo (ela nunca foi tão numerosa) dizer que, se o PT embolsou dinheiro das estatais pelo valerioduto, aí está um ex-ministro de Fernando Henrique pego também com a boca na botija.

No lusco-fusco da opinião pública acaba dando tudo no mesmo, embora haja uma diferença sutil: Jungmann não roubou (os procuradores não condenam por antecipação? Pois este espaço absolve por antecipação, e banca o que afirma) e os delubianos roubaram. Muito.

O dossiê Vedoin não deu certo, mas não há um só aloprado na cadeia ou mesmo respondendo à Justiça, portanto liberou geral. Agora está na rua o dossiê Jungmann, e a única certeza absoluta é de que outros virão. Te cuida, Gabeira. Guilherme Fiúza – NoMínimo

ATÉ EM FÉRIAS LULA ATRAPALHA A VIDA DOS BRASILEIROS
MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA SE FÉRIAS DE LULA DERAM PREJUÍZO A PESCADORES
O Ministério Público de São Paulo enviou ofício ao prefeito Farid Madi, do Guarujá, pedindo esclarecimentos sobre a proibição que teria sido imposta aos pescadores nas áreas próximas ao Forte dos Andradas, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está passando suas férias desde sábado, 7. A decisão, que teria sido tomada pela segurança do presidente, teria causado prejuízos aos trabalhadores, que dependem da pesca para sobreviver. O Estado
Leia mais

SONS DE BUZINA SÃO OUVIDOS NA BUSCA DA VAN SOTERRADA
Sons de buzinas do microônibus que foi soterrado nesta sexta-feira no deslizamento das obras da Linha Amarela do metrô foram ouvidos por volta das 0h30 deste sábado nos escombros, próximo à Marginal Pinheiros. A cooperativa Transcooper, que fazia o trajeto circular Terminal CPTM/Pinheiros (177 Y), informou que o veículo levava o motorista, o cobrador outros cinco passageiros. Estadão .
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

sexta-feira, janeiro 12, 2007

MENINA DE 4 ANOS É DETIDA POR POLICIAIS APÓS ATIRAR UMA PEDRA

Em Minas, garota atirou uma pedra para o alto, que acabou acertando um menino. Sargento da PM chegou a chamar reforço.

Uma menina de quatro anos foi detida e levada em um carro da Polícia Militar a uma delegacia em Belo Horizonte, no domingo, após jogar uma pedra para o alto que acertou a cabeça de um garoto da mesma idade.

O policial chegou a pedir reforço e seis PMs acabaram, no total, atuando na "operação". Segundo o pai dela, um auxiliar administrativo de 35 anos, as duas crianças brincavam na rua, quando a menina jogou a pedra para o alto, que acabou atingindo a cabeça do garoto.

O delegado-seccional de Venda Nova, Wellington Peres, afirmou que o caso foi para o Conselho Tutelar. "Não é competência da polícia esse caso e isso foi explicado ao PM.” O subcomandante do 13º BPM, major Alex Souza, classificou de "um equívoco" o procedimento. "Houve um crime, ela atirou uma pedra, acertou uma pessoa. Houve uma lesão corporal. Mas não cabia a condução da menina à delegacia. Infelizmente fizeram um procedimento inadequado. Mandamos apurar, instauramos uma sindicância." Por José Eduardo Rondon – Agência Folha

MINAS ESTÁ ONDE SEMPRE ESTEVE
Minas Gerais começou o ano com o pé esquedo. Primeiro teve a onda de assalto a banco no interior, com quatro cidades atacadas, seis agências roubadas, duas dezenas de reféns e uma grande caçada pelo interior do Estado que durou dois dias. Três pessoas morreram. Depois teve o temporal que desabrigou mais de 15 mil pessoas e levou 61 cidades a decretar situação de emergência. Agora o desastre ambiental que contaminou um afluente do Paraíba do Sul com pelo menos dois bilhões de litros de lama com rejeitos químicos.

E o governador de Minas, onde está?
Esquiando em Aspen, segundo os jornais (para leitores cadastrados). A sorte de Aécio Neves é que a imprensa crítica em seu Estado é praticamente inexistente. Por Luiz Antonio Ryff - NoMínimo

RIO TAMBÉM ESTÁ ONDE SEMPRE ESTEVE
Enquanto um pequeno grupo de policiais militares treinava para o reforço no policiamento das vias expressas, mais de 20 bandidos encapuzados da favela Paula Ramos faziam
um arrastão no acesso ao Túnel Rebouças, ao mesmo tempo, na madrugada de sexta. Enquanto isto, o Estado do Rio já é atingido pelos resíduos químicos do vazamento da mineradora Rio Pomba Cataguases, em Miraí, Minas Gerais. Cinco municípios do noroeste do Rio deverão ficar sem água por até uma semana. O Globo

CORPOS ABANDONADOS
Instituto no Rio tinha ao menos 20 cadáveres nos corredores; secretário definiu local como "casa dos horrores”.

Pelo menos 20 cadáveres em putrefação abandonados por corredores em que o piso é tomado por larvas e lacraias. Assim estava o IML (Instituto Médico Legal) no Rio, ontem de manhã, durante vistoria da Vigilância Sanitária do Estado, que interditou o prédio.

Para Cortes, secretário Estadual de Saúde, o prédio só não foi totalmente fechado pela Vigilância Sanitária porque não há para onde transferir com rapidez o setor de necropsia. "É uma situação dramática. A sensação que eu tive é a de estar entrando em uma casa dos horrores. Aquilo ali é uma verdadeira casa dos horrores, em situação de calamidade", disse ele, referindo-se à visita que realizou no IML há três dias.

Responsável pela Vigilância Sanitária, que é vinculada à Secretaria de Saúde, Cortes disse que os corpos estavam abandonados porque a quase totalidade das câmaras mortuárias estão quebradas. Os cadáveres, vítimas da violência, não tinham nem sido lavados. Foram abandonados nas macas ainda sujos de sangue, com as marcas das agressões que causaram as mortes.
FSP

O PLANO: CEVAR A INDOLÊNCIA POR MAIS TEMPO
GOVERNO QUER ESTENDER ATÉ OS 18 ANOS O BOLSA-FAMÍLIA
Ministro Patrus Ananias quer ainda reajuste no benefício. Medida será avaliada pelo Lula. O governo federal quer manter os jovens por mais tempo no Bolsa-Família. Duas propostas serão apresentadas até o fim deste mês ao Lula da Silva para atender a adolescentes entre 16 e 18 anos, que hoje ficam de fora do programa.
Leia mais

BRASIL É PENÚLTIMO NO CRESCIMENTO ENTRE EMERGENTES
ONU prevê que o País vai crescer 3,5% este ano, acima somente do México em ranking de 25 países. O Brasil será o penúltimo colocado no ranking de crescimento das 25 maiores economias emergentes do mundo. A avaliação é da ONU, que publicou seu relatório sobre crescimento em 2007 e prevê aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 3,5% para este ano. Só o México, com estimativa de 3%, terá desempenho pior que o Brasil. A ONU ainda alerta para os riscos de que emergentes sofram com uma maior volatilidade dos mercados neste ano. Estado –
Leia mais

ZECA DO PT – UM SEM VERGONHA QUE NÃO SE CANSA
Além da pensão vitalícia de R$ 22 mil mensais, aprovada em sessão secreta da Assembléia Legislativa no mês passado, o Zeca do PT terá quatro policiais militares destacados exclusivamente para a sua segurança pessoal. A medida foi publicada no Diário Oficial do estado na última terça-feira (9). Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o petista solicitou o número máximo de soldados a que um ex-governador tem direito, por lei estadual.
Congresso em Foco

OHHHH!......
LULA AVALIA QUE CHÁVEZ “FLERTA COM O AUTORITARISMO”

Em descanso de seu eterno cansaço no Guarujá, Lula chegou a dizer que o colega "flerta perigosamente com o autoritarismo”. E considerou que, ao usar na posse do terceiro mandato o lema castrista "socialismo ou morte", Chávez sinaliza uma disposição de radicalizar que pode isolar a Venezuela internacionalmente.
Leia mais

HOMENAGEM AO BUGRE MENTECAPTO
CHÁVEZ RECEBERÁ COMENDA DA ASSEMBLÉIA DO RIO
Autor do projeto também quer homenagear Kirchner e Morales. Cerimônia será realizada no próximo dia 19.Hugo Chávez receberá a medalha Tiradentes, a mais alta comenda do estado do Rio de Janeiro, no dia 19 deste mês, quando estará na capital para participar da reunião de cúpula do Mercosul. A cerimônia será realizada pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Leia mais

PT CRESCE, PSDB ENCOLHE
Depois o PSDB choraminga pelos cantos, perguntando-se por que perdeu uma eleição tida como ganha. Simples: o partido não tem liderança nem estratégia. É um punhado de gente batendo cabeça por questiúnculas.

Sem demérito nenhum a Arlindo Chinaglia, deputado experiente e de um partido importante, qual o sentido de o PSDB apoiar o PT para a presidência da Câmara, a terceira posição da República? Chinaglia é PT, é Lula, é Dirceu, é Berzoini. Eleito presidente, suas primeiras providências serão fechar uma pauta com o Planalto, trabalhar para enterrar atuais e futuras CPIs e articular a anistia de Dirceu. Ou alguém tem dúvida disso? O PT cresce, o PSDB encolhe.

Lula, que é Lula, não exerceu comando nem liderança durante o imbróglio da Câmara. Achava Aldo Rebelo mais forte e mandou dizer que ele era seu candidato. Quando viu que Chinaglia estava no páreo, passou a dizer que apoiaria quem se viabilizasse. Deixou o pau correr.

E o PSDB, que é, ou deveria ser, de oposição, viu o PMDB assumir seu apoio e foi logo pulando no barco governista. Lula deveria mandar uma garrafa de champanhe para os "estrategistas" tucanos. E o PT, no mínimo, uma caixa inteira. Quem não quer uma oposição assim?

Será que é isso que os tucanos chamam de "movimento para melhorar a imagem do Congresso"? Parece o contrário: uma grande jogada de pequenos interesses, em que um carguinho a mais para um tucano na Câmara e um troca-troca com governadores pesam mais do que princípios, brios.

Democracias se fazem com governo, oposição, negociações em torno de temas e propostas. No Brasil, ninguém mais sabe quem é quem, e temas e propostas é que não há. Do jeito que vai, Lula já pode preparar o terceiro mandato. E sem precisar massacrar a oposição, como Chávez na Venezuela. Aqui, a oposição se massacra sozinha. Por
Eliane Cantanhêde - Folha de São Paulo

APOIO DO PSDB A CHINAGLIA: “É UMA ATITUDE DE DESPREZO E SUBESTIMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE PONTES COM A SOCIEDADE” – (GABEIRA)
A formalização do apoio do PSDB a Arlindo Chinaglia reduziu "aritmeticamente" as chances de o "Grupo dos 30" ter um candidato competitivo. No entanto, os integrantes vão se reunir na próxima semana e devem lançar um nome para disputar a presidência da Câmara com uma anticandidatura" para marcar posição.

Os que defendem a candidatura alternativa admitiram que, após a adesão do PMDB à chapa de Chinaglia, o respaldo do PSDB era a "última cartada" do grupo para tentar se manter na disputa. Se os integrantes do "Grupo dos 30" decidirem lançar um candidato, o nome mais cotado para concorrer é o de Luiza Erundina (PSB-SP). Tanto Gabeira quanto Raul Jungmann criticaram a decisão dos tucanos. "O PSDB está cometendo um suicídio político. E poderá, no futuro, vir a ser sócio do mensalão parte dois", afirmou Jungmann. Folha Online –
Leia mais

Por
Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quinta-feira, janeiro 11, 2007

LULA DOA 20 MILHÕES DE REAIS AO PARAGUAI

ENQUANTO BRASILEIROS MORREM AFOGADOS, DE SEDE E NAS MÃOS DOS BANDIDOS

Eis o que temos: O Brasil da pobreza, dos criminosos, das destruições, dos ladrões comuns, dos ladrões da política. Estão nos destruindo e ninguém neste país levanta a voz para dar um basta! Não importa se a grande maioria idiotizada colocou o crime na primeira fileira. Ainda somos uma República. De banana ou não, somos uma república!

Não podemos mais continuar aceitando que este "doente” desampare nosso país no ápice das nossas tragédias. O mais curioso é que milhões de brasileiros estão altamente frustrados e, ainda assim, propendem a tentar explicar a incompetência e o cinismo deste governo de araque, evocando a Democracia para justificar tamanha mentira e falta de caráter.

O excesso de obstáculos tem um só nome: "deixa o "homi" roubar e destruir". Pra que isto, quando sabemos que a caça é infinitamente superior à lebre? Onde estão os caçadores para o bem do Brasil? Como podem permitir que este “doente” saia doando nosso dinheiro suado ao Paraguai, quando nosso país se afoga em desgraças?

Lula é o INIMIGO número UM do Brasil. Ele é o próprio crime personificado. Democracia que é Democracia JAMAIS que autoriza uma ATROCIDADE desta!

LULA AUTORIZA DOAÇÃO À REPÚBLICA DO PARAGUAI
Diário Oficial da União
Edição Número 5 de 08/01/2007

Atos do Poder Legislativo

LEI N o 11.444, DE 5 DE JANEIRO DE 2007

Autoriza o Poder Executivo a efetuar doação à República do Paraguai, no valor de até R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais).

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 o Fica o Poder Executivo autorizado a efetuar doação à República do Paraguai, no valor de até R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), com a finalidade de fomentar ações naquele País para a modernização da administração tributária e aduaneira e a redução de desequilíbrios locais, principalmente nas áreas sociais e econômicas, buscando melhor integração entre os países membros do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL.

Art. 2 o Fica a cargo do Ministério da Fazenda a liberação dos referidos recursos consignados à ação Cooperação Técnica para Modernização da Administração Tributária e Aduaneira no Âmbito do Mercosul, que fazem parte da unidade orçamentária Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização –
FUNDAF.

Art. 3 o Esta Lei entrará em vigor a partir da publicação do respectivo crédito orçamentário previsto no art. 2 o desta Lei.

Brasília, 5 de janeiro de 2007; 186 o da Independência e 119 o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA - Confirmem
aqui

VERBA QUE LULA DEU AO RIO EXISTE SÓ NO PAPEL
Nenhum centavo dos R$ 636,8 milhões liberados nas últimas semanas pelo governo federal para obras e serviços no Rio de Janeiro foi gasto até agora. A verba - destinada a obras em estradas atingidas pela chuva, para socorrer desabrigados.

O dinheiro não chega na ponta por falta de convênios, licitações e até mesmo pela demora em definir os reparos necessários. Os R$ 50 milhões liberados emergencialmente na segunda-feira para a compra de colchões, medicamentos e a reparação de danos causados por enchentes e inundações no Rio de Janeiro também não saíram do lugar. Dependem, ainda, de documentação de cada prefeitura e assinatura de convênios. A recuperação de estradas igualmente ainda não foi iniciada. Depende, além dos trâmites burocráticos, do fim das chuvas no Estado.
Leia mais

O MAU PAGADOR DE PROMESSAS
Parece que durou pouco o empenho de Lula em colaborar com os governadores do Sudeste no combate à violência. Citando nominalmente o caso do Rio de Janeiro, ele classificou o banditismo como terrorismo, abrindo uma larga frente de operações do governo federal na ajuda aos governos estaduais que mais sofrem com o crime organizado.

Na terça-feira, governadores do Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo estiveram reunidos no Palácio Laranjeiras e emitiram nota em que cobram de Lula a promessa feita publicamente no dia da posse. Pediram aumento dos efetivos da Polícia Federal e a integração de vários órgãos, inclusive a participação das Forças Armadas, do Banco Central e da Receita Federal. Criticaram o corte de verbas para a área de segurança no Orçamento deste ano. Assinante da FSP –
Leia mais

OPOSIÇÃO AMADORA
Uma oposição digna e programática deveria apresentar seu candidato e suas idéias. Se espera que seja uma bancada com uma opção diversa, ao invés de um grupo parlamentar disposto a composição em busca de benesses e favores. Uma oposição séria e fiscalizadora buscaria o comando do Parlamento com vistas à implantação de sua agenda. Na posição institucional em que se encontra o Brasil, a oposição precisa se mostrar como opção de poder viável, com propostas concretas, com um projeto de desenvolvimento, com uma agenda para nosso País. A composição com um candidato do governo no momento atual vivido pelo Brasil é o acovardamento, a pequenez, a submissão, a rejeição ao processo parlamentar decente e honesto, que deve ser baseado em idéias e valores carregados com dignidade por um grupo político. Por Márcio C. Coimbra –
Leia matéria completa

ELES NÃO DESISTEM NUNCA!
CHINAGLIA VAI TRATAR DO REAJUSTE VERGONHOSO DOS DEPUTADOS NOS BASTIDORES

O aumento salarial de 91% para os deputados federais será a grande pauta da disputa pela presidência da Câmara. Mas apenas nos bastidores. Em público, ninguém quer falar no assunto, para não irritar a opinião pública.
Leia mais

GOVERNO BRASILEIRO: REAÇÃO MARCADA PELA HIPOCRISIA
Pecaram por hipocrisia as primeiras reações do governo brasileiro à reestatização de empresas de energia e telecomunicações na Venezuela, anunciada segunda-feira pelo autocrata Hugo Chávez com a fanfarronice de sempre, como uma espécie de inauguração do “socialismo do século 21” - o socialismo bolivariano.

A hipocrisia está contida no argumento de que o Planalto não pode emitir “qualquer juízo de valor” sobre o traumático episódio, como afirmou o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, porque, emendou o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, “se trata de assunto interno venezuelano”. Estado –
Leia mais

O TERROR ESTÁ NO BRASIL, NÃO AVISEM O PRESIDENTE!
Os discursos de posse do segundo mandato proferidos pelo Lula da Silva no Congresso e no Alvorada não dizem, efetivamente, o que fará para a segurança, a paz social, a produtividade e o desenvolvimento do Brasil. O presidente pertence a um partido internacionalista e, como tal, a palavra Pátria nunca é mencionada em pronunciamento nenhum. Os dois discursos constituem mistura de tudo o que fez e deixou de fazer em quatro anos.

Não avisem o presidente que o terror está no Brasil! As FARC, o ETA, especialista em explosivos C4 sintéticos, e o IRA, em nitroglicerina, estão passeando pelo Brasil sob os olhos do Governo do Crime denunciado pelo Procurador Geral da República, que arrolou e denunciou quadrilheiros desde o Palácio do Planalto.

Do Paraguai, continuam chegando armamentos e munição. Do Uruguai, também chegam pelas inocentes fronteiras com o Rio Grande do Sul, com destino a Grande São Paulo e ao Rio de Janeiro. Os agentes do contrabando circulam com grande desenvoltura pelo país. Instrutores das FARC já capacitaram líderes do MST e dos Sem Teto, e continuam capacitando via centros de formação para a guerrilha, subsidiados pelo governo. No aeroporto de Guarulhos, embarcam para a Colômbia, candidatos a treinamento nas FARC, previamente recrutados e hospedados na cidade, antes da viagem.

As bombas que explodiram em São Paulo no Ministério Público (R. Riachuelo), em vagões do Metrô e CBTU, foram artefatos produzidos por especialistas de alto preparo técnico externo. A que explodiu em organização da Polícia Militar de São Paulo foi artefato deixado pelo terror e recolhido para perícia e, lamentavelmente, provocou o acidente.

Na Assembléia Legislativa de São Paulo foi descoberto poderoso engenho de nitroglicerina dentro de extintor de incêndio.

O Lula da Silva, ao tomar posse na segunda Presidência da República, declarou o Governo Popular Socialista do Brasil. Está instalado. Liberou geral. Deverá nomear outro panaca para o Ministério da Defesa como o atual deslumbrado com a nostalgia do auto-exílio dos Cafés de Paris e na maravilha do Folie Bergère, de fazer inveja ao defunto poeta Prêmio Nobel Anatole France. Waldir Pires está interessado em copiar modelo de defesa francês para o Brasil continente.

Não será estranho que a missão do futuro ministro seja sufocar o sistema de defesa do país, para facilitar as massas ignorantes que deram o seu voto, o MST, os Sem Teto e outras organizações, a tomar de assalto o Poder e arrastar a sociedade para o conflito civil. Tudo como deseja ex-ministro da Casa Civil, treinado em Cuba.

Desgraçadamente, temos que nos preparar para as outras bombas que estourarão, conforme a oportunidade e a audácia dos agentes que encontram estímulos oficiais para perpetrarem loucuras, muito conhecidas e já sufocadas no passado pelo Exército Brasileiro, em defesa do povo honesto e trabalhador.

Quanto às milícias que se organizam nos morros da cidade maravilhosa do narco-terrorismo, pode-se estimar que é o embrião do sistema FARC, em substituição dos operadores do tráfico de drogas e, logo, poderemos vê-las consagradas pela sociedade idiotizada, convencida de que estão combatendo o crime.

Por favor, não avisem o presidente, não é necessário, como dizia Santo Agostinho: "há coisas que só acreditamos quando sabemos e coisas que só sabemos quando acreditamos". (OI/Brasil acima de tudo) - Observatório de Inteligência -
Portal Ternuma

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento da Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

quarta-feira, janeiro 10, 2007

O RUBICÃO DE CHÁVEZ

Não cabe ao Brasil imiscuir-se em assuntos internos da Venezuela; distanciar-se de Chávez, porém, é um imperativo.

Hugo Chávez vai dissolvendo as poucas dúvidas que ainda restam acerca de seu pendor autoritário. Pôs-se agora em marcha batida para fazer da Venezuela a segunda ditadura das Américas - se o regime cubano sobreviver até lá.

A estatização dos setores de telefonia e eletricidade, anunciada com pompa como ato inaugural do terceiro mandato, não é o que mais preocupa na agenda "socialista" de Chávez. Usar fundos públicos para indenizar empresas privadas e submeter a prestação de serviços à costumeira ineficiência empresarial do Estado é apenas uma opção obsoleta.

Supõe-se, evidentemente, que o chavismo não lance mão do confisco de bens, o que seria um esbulho contra empresas venezuelanas e estrangeiras. Supõe-se, também, que não se valha do monopólio na telefonia para censurar a internet, como ocorre na China, no Irã e em Cuba.

Não é preciso saber que forma tomarão as estatizações, no entanto, para temer pelo futuro da democracia na Venezuela. Quando requer poderes para ditar "leis revolucionárias" por decreto, quando pleiteia a reeleição ilimitada e quando revoga por razão ideológica a concessão de um canal de TV (ameaçando fazer o mesmo com os outros grupos de oposição), Chávez atinge direitos civis e políticos fundamentais.

A Organização dos Estados Americanos é regida por uma cláusula democrática - outrora apenas retórica, mas que foi reafirmada em 2001 pelos países-membros. Assegurar as liberdades da democracia é condição para integrar a entidade. O secretário-geral da associação, o chileno Jose Insulza, zelava pela carta da OEA quando manifestou estranheza diante da não-renovação da licença de funcionamento da mais antiga rede de rádio e TV venezuelana.

Insulza foi tratado com impropérios por Chávez, que agora está em campanha pela substituição do secretário-geral. Na empreitada, o líder venezuelano fará pressão sobre o Mercosul para que o bloco embarque em sua investida contra Jose Insulza.

Surge nova oportunidade para o Brasil reformar a sua diplomacia em relação a Chávez. Não basta o Itamaraty moderar o venezuelano nos bastidores. Brasília deveria manifestar solidariedade ao dirigente da OEA, atacado com brutalidade por um chefe de Estado associado. Deveria, em nome da cláusula democrática que também vigora no Mercosul, transmitir a Chávez preocupação com os rumos de seu regime.

Hugo Chávez, é bom frisar, não foi consagrado pelas urnas nas eleições de dezembro. Quase 40% dos eleitores votaram contra estender seu mandato até 2013. A oposição não dispõe de uma quantidade proporcional de assentos no Congresso porque cometeu o erro de boicotar o pleito legislativo de 2005 - para não mencionar a sua desastrosa e injustificável opção pelo golpismo três anos antes.

Não cabe ao Brasil tomar atitude que configure ingerência em assuntos internos da Venezuela. Mas devemos manter distância diplomática de um governo vizinho prestes a cruzar o Rubicão rumo à ditadura. Opinião - FSP

RIO DE JANEIRO VIVE GUERRA NÃO DECLARADA, DIZ “NEW YORK TIMES”
O Rio de Janeiro vive uma guerra não declarada, afirma reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal The New York Times, citando as 18.920 mortes pela violência entre o início de 2004 e outubro de 2006, segundo os dados oficiais.

O texto cita uma frase de Tom Jobim para dizer que “o Brasil não é para principiantes”. “(O país) não é o que parece. Há guerras e guerras. Esta pode parecer quase invisível”, diz o jornal.

“Mais de 18 mil mortes violentas em menos de três anos é bastante. Se fosse em Bagdá, as pessoas estariam falando sobre isso. Mas a atenção do mundo é algo caprichoso”, afirma o texto. BBC Brasil –
Leia mais

PRESSIONANDO O “HOMI” A TRABALHAR
GOVERNADORES QUEREM AÇÃO DE MILITARES

Os governadores dos Estados da região Sudeste – Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo – pediram nesta terça-feira que as Forças Armadas participem da repressão ao tráfico de armas nas fronteiras do Brasil. Eles querem ainda que o governo federal aumente o número de agentes das Polícias Federal e Rodoviária, e criticaram a União pela redução dos recursos previstos no Orçamento de 2007 para o setor da segurança pública. Veja –
Leia mais

SUDAM NEM BEM FOI CRIADA AINDA E JÁ É ALVO DO COMPADRIO DE LULA
A nova Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) não foi ainda criada nem há notícias de quando será instalada, mas três políticos já se estapeiam pela partilha dos cargos da autarquia. São eles: José Sarney (PMDB-AP), o Jader Barbalho (PMDB-PA) e Jorge Viana (PT). É o compadrio faminto e esganado do Lula mostrando os dentes para reeditar a experiência trágica do passado, onde esta entidade serviu para desviar dinheiro público num montante de R$ 1,73 bilhão. O Estado.
Leia mais

CONFLITO NO MST GERA “BANDOS AUTÔNOMOS”
Agora, além do bando de Bruno Maranhão, há o bando de Rainha


A divisão de verbas do Governo Federal, que cria a cada dia bolsões de “novos ricos” no MST (como o movimento não tem personalidade jurídica, o dinheiro é distribuído sem recibo e o Imposto de Renda não tem como rastreá-lo, pois as organizações de fachada são fantasmas) está estimulando a formação de “bandos” que promovem invasões autônomas e garantem rendas próprias.

O processo de formação de “bandos autônomos” no MST, observado objetivamente quando o “bando” do milionário pernambucano Bruno Maranhão (que mantém filhos morando nos Estados Unidos e viaja freqüentemente com a mulher para visitá-los em Miami) invadiu a Câmara. Bruno recebia fortunas do Incra através de institutos de fachada para “formar mão de obra”...

Ontem, novo “bando autônomo” promoveu invasões em São Paulo, liderado pelo dissidente Rainha (um mineiro recrutado por Frei Beto numa Comunidade Eclesial de Base em Mariana, Minas Gerais), que até pouco tempo participava da cúpula do MST e agora tem sua própria “caixinha”. Em comum, os bandos mantêm apenas a solidariedade integral ao PT. Política&Verdade

JUSTIÇA MANDA DESBLOQUEAR YOU TUBE
Em novo ofício, desembargador esclarece que veto se refere só à divulgação das imagens de Cicarelli e do namorado. Em protesto ao bloqueio, internautas enviaram mais de 50 mil mensagens ao site da MTV, onde a modelo apresenta um programa.
Repercussão
A medida foi destaque em sites internacionais como do "The New York Times" e da rede "CNN". O bloqueio foi comentado até mesmo pela organização mundial Repórteres Sem Fronteiras. Em comunicado, a Ong afirma que a condenação foi "desproporcional" e pediu o livre acesso ao site. Assinante da FSP
Leia mais

Por
Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

terça-feira, janeiro 09, 2007

INJEÇÃO LETAL NO BRASIL

A resposta digna e eficaz já existe. Chama-se injeção letal. Sem gritos de "vá para o inferno!"

Longe por pouco tempo do crescimento de quatro por cento que não chegou a três e da expectativa dos cinco que não deverão chegar a quatro, longe do anúncio do novo ministério em trinta dias que já se arrasta há dois meses e meio e longe dos noventa e dois por cento de traquinagem, dou uma olhada neste mundão velho de guerra. Penso um bocado - logo, existo, e chego à conclusão de que seremos todos salvos pela Comunicação.

Neste feliz 2007, quem ainda sonha com mordaças do tipo Conselho Nacional de Jornalismo mostra que realmente fez voto de burrice e está na contramão da História. O fim de Saddam Hussein é, certamente, mais uma prova inequívoca disso. Não fosse a Comunicação, a União Soviética ainda estaria firme e forte - ruim para muitos, mas certamente algo muito bom para Zé Pobrema e seus delírios contra a burguesia. Não fosse uma câmera de vídeo, nunca saberíamos com certeza que as zelite da mediocridade realmente acham que Pelotas "é um polo exportador de veados".

Da mesma forma, o pilantra dos Correios continuaria sorridente, com sua pose de retirante esperto, embolsando grana impunemente. Não fosse um telefone celular com câmera, não veríamos a degradante finalização de um rocambolesco regime que não pode encontrar espaço no século vinte e um, mas que acabou nivelando por baixo - aliás, tão ao gosto do Fazendão - vencedores e vencidos.

Saddam Hussein tinha que morrer? Certamente. Para infelicidade geral dos politicamente corretos, é inevitável a constatação de que ainda vivemos num mundo onde a pena capital é necessária, não apenas como instrumento de limpeza da sociedade, mas também como um poderoso elemento de dissuasão para aqueles que possam se sentir inclinados a cometer crimes. Não cabe debate sobre esse ponto: é só observar as estatísticas de países com e sem a pena de morte.

Dito isto, a questão passa a ser: como eliminar Hussein - ou, na mesma toada, os reincidentes traficantes de drogas, estupradores de crianças, seqüestradores sem causa e corruptos que destroem sonhos e esperanças de toda uma geração roubando dinheiro público?

A resposta digna e eficaz já existe. Chama-se injeção letal. Sem gritos de "vá para o inferno!", sem alterações, sem mutilações. Uma agulha na veia e, na seqüência, um relaxante muscular, um indutor de coma e uma dose cavalar de cloreto de potássio para travar o coração de vez. Pronto. O criminoso é devolvido para reciclagem sem a crueldade medieval que tanto alegra aqueles que vão para o estádio ver um jogo, qualquer jogo, só para xingar a mãe do juiz.

Essa estória de que Saddam se considerava um soldado e por isso queria ser fuzilado simplesmente não existe nos dias de hoje. Da mesma forma que não existe a ilusão de que certas pessoas possam ser recuperadas para a sociedade. Já está mais do que provado que isso é conversa mole da claque formada pelos politicamente corretos, pelos intransigentes defensores dos direitos humanos (nunca das vítimas, sempre dos criminosos) e de advogados chicaneiros, que não raro acabam usando carro oficial e o dinheiro do nosso imposto.

Falar nisso... você já ouviu essa turma se oferecendo para dar abrigo (casa, comida, roupa lavada) a gente como Beira-Mar ou Marcola, acompanhando pessoalmente suas jornadas rumo à recuperação?

Por Cláudio Lessa
Sobre o autor: Âncora, repórter e editor. Trabalhou na Rede Globo, Radiobrás, Voz da América, Rede Manchete, Radio JB e CBS do Brasil. Foi correspondente na Casa Branca durante vários. Vive e trabalha atualmente em Brasília.

A TERCEIRA VIA
Merece apoio a idéia de montar uma chapa acima de partidos destinada a resgatar a imagem da Câmara dos Deputados

Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia disputam quem terá a incumbência de servir ao governo na presidência da Câmara dos Deputados. Nada mais.

Ambos se destacaram na tarefa, no biênio em que mensaleiros e sanguessugas dinamitaram a imagem da Casa. Entraram em campo para erigir um dique entre os escândalos e o Planalto, no que foram bem-sucedidos. No mês passado, os dois apoiaram a manobra em surdina, só abortada após reação enérgica da opinião pública, para elevar em 91% o salário dos congressistas.

Candidatos a manter aberto o balcão do Executivo na Câmara, nem o comunista nem o petista têm condições de encampar a agenda necessária para restaurar a altivez do Legislativo. A fim de que compromissos mínimos com a ética republicana e a autonomia institucional integrem a pauta da nova legislatura, seria preciso uma liderança respeitada, que mantivesse distância de governo e oposição para dedicar-se à Casa.

É oportuna, portanto, a iniciativa de um grupo suprapartidário de deputados de propor um terceiro nome para a eleição parlamentar de 1º de fevereiro. Com a liderança informal de Fernando Gabeira (PV-RJ), esses políticos deram mostra de desprendimento quando contestaram no Supremo o aumento salarial. Nenhum deles esteve envolvido em escândalos nem chefiou missões nas diversas operações-abafa promovidas pelo Executivo.

Além de comprometer-se com a austeridade financeira e a depuração ética na Câmara, esse grupo pretende impor limites à sanha legiferante do governo. Propõe um novo regulamento para a edição de medidas provisórias a fim de abrir mais espaço a iniciativas parlamentares. No plano da prestação de contas, defende o voto aberto dos congressistas em todo tipo de deliberação - estatuto que foi aprovado na Câmara, mas que corre o risco de ser derrubado no Senado.

Esta Folha, que por doutrina se guia pelo apartidarismo, está à vontade para defender a iniciativa do chamado "Grupo dos 30". A plataforma dessa associação parlamentar não se confunde com a de nenhum partido político. Trata-se de uma comunhão em torno de um objetivo superior, o de resgatar a imagem e a autonomia do Poder Legislativo, pilar da democracia.

Ainda que tenha pouca chance de vitória, uma (anti) candidatura alternativa terá o mérito de mostrar que os anseios da sociedade contam com o respaldo de pelo menos uma parte do Congresso. Por isso é importante que o "Grupo dos 30" leve a iniciativa até o fim.

É preciso manter sobre os parlamentares a mesma pressão que os obrigou a desistir de dobrar seus vencimentos. O modo tradicional de fazer política não deveria sobreviver à devastação ética que se abateu sobre o Congresso. O momento é de frustrar a expectativa do Planalto de resolver a disputa pela Câmara num conchavo entre Lula, Rebelo e Chinaglia.

Está em jogo uma instituição da República, e não um feudo a ser repartido. Editorial da FSP

SITES ESTRANGEIROS RIDICULARIZAM BLOQUEIO DO YOUTUBE NO BRASIL
O bloqueio do site YouTube em alguns lugares do Brasil, devido à proibição da divulgação do vídeo picante da modelo Daniela Cicarelli, gerou uma onda de protestos na Internet. Enquanto blogueiros e colunistas reagiram com ironia, ridicularizando a proibição, internautas republicaram o vídeo em diversos outros sites.

Enquanto no YouTube as imagens estão sendo retiradas, o vídeo, com pouco menos de cinco minutos, ainda era facilmente encontrado nesta segunda-feira em outros sites, como DailyMotion.com, BoingBoing.Net, Porkolt.com e até mesmo na página de vídeos do Google, empresa proprietária do YouTube.
A censura também gerou protestos de colunistas e blogueiros em todo mundo. BBC Brasil
Leia mais

Cicarelli sonega à internet o que deu sob o Sol
Mencione-se, por oportuno, que a cópula praieira rendeu a Cicarelli, para além da superexposição, uma providencial valorização do passe. Quem pode garantir que a ação judicial não visa senão o prolongamento de uma polêmica, digamos, tão rentável? Trecho do Josias de Souza

Por Gaúcho/Gaqbriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

segunda-feira, janeiro 08, 2007

UM PAÍS ASSOLADO NA CULTURA DO PRIVILÉGIO E DA “BOQUINHA”

Enquanto o país desanda numa explosão de violência jamais vista, mergulhado numa total falta de definição de rumo, Lula da Silva descansa de seu eterno cansaço e pesca em alto mar no Forte dos Andradas. Logicamente, que com seus quatro celulares ligados.

CRIME E CULTURA
No mesmo dia em que o governo impositivo de Lula da Silva ampliava os privilégios da "Cultura" no ato palaciano de assegurar à casta privilegiada cerca de R$ 1 bilhão e 200 milhões, alargando a cornucópia insondável, se instalava no Rio de Janeiro o regime de violência e horror que metralhava delegacias, veículos e cabines policiais, incendiava transportes coletivos e lojas, num ataque desesperado que levou o pânico às ruas, com marginais fuzilando, incendiando e liquidando dezenas de inocentes, entre elas crianças, velhos e mulheres indefesas.

Com efeito, se o sujeito não for um completo idiota ou parte interessada, basta observar de modo atento: a violência exacerbada que domina o País é a conseqüência direta do clima de ostensivos privilégios criados pela "vontade política" dos governantes, que insistem em sacar da população trabalhadora centenas de bilhões de reais, sob forma de impostos, tributos e "contribuições" para favorecer o parasitismo de uma minoria imersa em fartos proventos, subsídios, isenções fiscais e doações diretas dos dinheiros públicos. Por
Ipojuca Pontes - MidiaSemMascara.org – Leia matéria completa

PLANALTO E ALDO AGEM PARA BARRAR 3º NOME DA CÂMARA
Tarso quer que deputado dispute só com Chinaglia e diz temer "novo Severino”. Gabeira e "Grupo dos 30" avaliam que concorrência entre dois candidatos da base governista favorece vitória de outra pessoa

O Aldo Rebelo e o Palácio do Planalto tentam barrar o lançamento de um terceiro nome na disputa pelo comando da Casa. Por ora, Aldo e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), são os únicos pré-candidatos.

Por telefone, Aldo conversou com articuladores do chamado "Grupo dos 30". Eles se reúnem hoje em São Paulo para tentar lançar uma "terceira via" na disputa. O grupo deseja promover ações ao longo da legislatura para resgatar a desgastada imagem do Congresso.

Já o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que, "se houver apenas dois candidatos da base [de apoio ao governo, Aldo e Chinaglia, não há problema em haver disputa"].

No entanto, afirmou que, se surgir um terceiro nome, "o governo deve se precaver e tentar unificar a candidatura da base para evitar um novo episódio Severino".

Em 2005, Severino Cavalcanti se elegeu presidente da Câmara tirando proveito da divisão na base do governo, que apresentou dois postulantes. Aldo propôs uma reunião com o "Grupo dos 30" para tentar minar a eventual novidade. Ele teme o enfraquecimento de apoios que articula na oposição, sobretudo no PSDB. Em conversa com o Lula da Silva na semana passada, Aldo disse que um dos seus trunfos contra Chinaglia era o suporte de parte da oposição. Assinante FSP –
Leia mais

CARA DE PAU SEM LIMITES! É ASSIM, QUE ELES ESTÃO SE PRECAVENDO DO ESPISÓDIO SEVERINO!
Candidato à reeleição à presidência da Câmara, o atual comandante da Casa, Aldo Rebelo, não brinca em serviço. Na disputa contra o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), vale até o apoio de Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara que pensa em retornar à Casa após ajudar Aldo a se reeleger. Aldo e Campos, porém, não querem pagar adiantado. Por isso, Severino tem sido um dos articuladores mais empenhados na reeleição do comunista. Nas sombras, o ex-presidente da Casa tem procurado ajudar o atual comandante.
Leia

TERCEIRA VIA QUER MELHORAR IMAGEM
Ainda sem um nome para disputar a presidência da Câmara, o movimento suprapartidário que se auto-proclama como a terceira via às candidaturas de Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia divulga hoje um programa para recuperar a imagem da Casa. Será um decálogo com os pontos fundamentais para sustentar o que o próprio grupo classifica de ruptura com a legislatura anterior - considerada a pior dos últimos anos e a com o maior número de envolvidos em denúncias de corrupção.

Para crescer, o grupo conta com a força da opinião pública e com o surgimento, nas próximas semanas, de dissidências nos apoios a Aldo e Chinaglia. Inicialmente formado por dez deputados, o movimento foi criado pelos que têm uma atuação independente e defendem um maior compromisso com a ética e o combate ao corporativismo. O esforço, agora, será para tentar levar a disputa pela presidência ao segundo turno.

Até agora, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) tem aparecido como um dos mais cotados para candidato alternativo. A partir desta semana, o comando do movimento vai procurar líderes e deputados para discutir suas propostas e um nome que poderá ter apoio do grupo.

O desafio do movimento é superar a sua fragilidade, que existe justamente causa de sua insistência em posições que incomodam a grande maioria dos deputados e o próprio governo. Um dos pontos do documento que será lançado hoje durante encontro em São Paulo é a proposta de redução da possibilidade de edição de medidas provisórias.

O grupo prega ainda a modificação do regimento interno da Câmara para diminuir o poder concentrado nos líderes e permitir a participação mais equilibrada dos deputados nas decisões. “É a Lei Áurea para romper com a escravidão exercida pelo Palácio do Planalto e com o pacto negativo entre a Mesa, líderes e deputados do baixo clero, que vivem em uma relação de troca com os líderes”, afirmou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), um dos organizadores do movimento.

A definição de regra permanente para o reajuste do salário dos parlamentares é outro ponto defendido pelo grupo. A defesa dessa opinião levou seus participantes, em dezembro, a entrar com ações no Judiciário contra o aumento de 90,7% para deputados e senadores, aprovado pelas Mesas, sem discussão em plenário.

Confirmaram presença na reunião de hoje, além de Jungmann e Gabeira, os deputados e deputados eleitos Chico Alencar (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP), Luiza Erundina (PSB-SP), Arnaldo Jardim (PPS-SP), José Aníbal (PSDB-SP), Paulo Renato de Souza (PSDB-SP), Júlio Semeghini (PSDB-SP) e Raul Henry (PMDB-PE). Por Denise Madurnõ – O Estado de São Paulo

GASTANÇA PRESIDENCIAL
Entre janeiro de 2003 e novembro de 2006, o gabinete da Presidência gastou R$ 5,4 bilhões, ou 0,08% do PIB. Praticamente o mesmo que o Ministério das Relações Exteriores e mais que os ministérios da Indústria e Comércio (R$ 5,3 bi) e das Comunicações (R$ 4,1 bi). É o que mostra o levantamento feito pelo economista Ricardo Bergamini sobre o perfil das despesas da União, com base em dados do Ministério da Fazenda – Blog C. Humberto

MENSAGEM RECEBIDA PELO ORKUT
Somos quarenta milhões de brasileiros que desejam um Brasil diferente daquilo que se tem visto nos últimos quatro anos.

Queremos um Brasil presidido pela ordem e não pelo compadrio. Um Brasil de oportunidades para todos e não apenas para quem tem preferências políticas alinhadas com as idéias e ideais do partido que hoje ocupa o Executivo.

É por isso que devemos apoiar uma terceira via, Gabeira ou Gustavo Fruet, como uma alternativa necessária para presidir a Câmara, e José Agripino para o Senado.

Quando queremos, como no caso do aumento abusivo dos parlamentares, conseguimos nos fazer ouvir! Vamos passar e-mails, agitar as comunidades do Orkut, fazer postagem nos nossos blogs, fazer com que a toda a mídia escute nossa voz!

Manifestemos o nosso desejo por meio do contato direto com os nossos representantes na Câmara e no Senado Federal. Enviemos a cada parlamentar que nós elegemos, principalmente, aos que foram eleitos para fazer oposição à atual Administração Federal.

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

domingo, janeiro 07, 2007

FORÇA NACIONAL É MOTIVO DE CHACOTA ENTRE OS MILITARES

Oficiais, que chamam organização até de Força Tabajara, vêem treinamento insuficiente e desconhecimento do local de atuação.

Tropa, criada com base nas ações de paz da ONU, não é considerada inócua, mas a união de PMs com preparos muito diferentes é criticada.

Militares não são conhecidos pelo senso de humor desbragado, mas basta falar da Força Nacional de Segurança Pública para que aflore o lado pândego de cada um. "Força Nacional Tabajara", "Força Nacional da Mentira" e "polícia cenográfica" são alguns dos apelidos aplicados por policiais e pesquisadores ao grupo militar criado pelo governo em 2004. O codinome Tabajara foi dado à Força Nacional por um militar, que prefere não ver seu nome revelado, porque os dois comandantes do grupo, um coronel e um capitão, não estavam em Brasília na última semana.

Segundo esse oficial, qualquer cabo sabe que os dois comandantes não podem se ausentar ao mesmo tempo. Aqueles que não têm tanta animosidade contra a força limitam o elogio a uma frase lacônica -"ela não é inócua".

A Força Nacional de Segurança voltou ao noticiário após os ataques que ocorreram no Rio de Janeiro depois do Natal. O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) pediu ao presidente Lula que os quase 8.000 integrantes da tropa fossem enviados ao Estado. O governo promete mandar 500 homens, na primeira quinzena deste mês. O caráter provisório da Força Nacional é seu calcanhar-de-aquiles, dizem militares ouvidos pela Folha. O grupo é formado por policiais dos Estados convocados em emergências.

"Policiar o Rio com homens de outros Estados não tem o menor cabimento porque eles não conhecem o local, os criminosos nem a forma como eles agem", diz o coronel reformado da Polícia Militar José Vicente da Silva Filho, que foi titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública no governo Fernando Henrique Cardoso. Segundo Silva Filho, a força terá um efeito puramente cenográfico. "Usar essa força no Rio de Janeiro é como passar mercúrio cromo em fratura exposta", compara.

O major Sérgio Olímpio Gomes, que assume em março o cargo de deputado estadual pelo PV, segue raciocínio semelhante ao do coronel. "Se você quer pregar uma mentira em segurança pública, você lança uma operação de grande impacto. O problema é que operações não resolvem. A atuação policial deve ser permanente." Gomes diz que prefere chamar o grupo federal de "Força Nacional da Mentira" porque ela promete o que não pode cumprir. A idéia de uma força nacional começou a nascer em 2003, no primeiro ano do governo Lula, segundo o antropólogo e escritor Luiz Eduardo Soares, que dirigia a Secretaria Nacional de Segurança Pública à época.

A idéia inicial, diz, era criar um grupo não uniformizado com cerca de 500 policiais, com patente de capitão para cima, e um alvo bem definido: combater o crime organizado e suas ligações com as polícias. "Seria uma polícia para policiar as polícias. Precisamos de uma grande força de investigação com tecnologia de ponta." A definição do alvo da força partiu de uma premissa de Soares, segundo a qual "o grande desafio é o crime organizado e a cumplicidade das polícias com essas organizações.”.

O petista Soares está num campo político distante do tucano Silva Filho, mas eles concordam sobre o papel limitado que uma força nacional teria no Rio. "É evidente que uma força dessas não é inócua, pode ser útil, mas não decisiva."

Treinamento precário
O caráter episódico da Força Nacional de Segurança apresenta outro problema, segundo militares ouvidos pela Folha: o treinamento é insuficiente. Oficiais que fizeram o treinamento em Brasília aceitaram falar à reportagem desde que seus nomes não fossem citados - temem punição por quebra de hierarquia. A maior deficiência é a carga horária de treinamento - cerca de cem, divididas em dez dias de aula.

Nesse período, os policiais têm aulas de cinco disciplinas: direitos humanos, controle de distúrbios civis, policiamento ostensivo, gerenciamento de crise e técnicas de tiro. Com cem horas de curso, dizem dois oficiais, é impossível criar a comunicação necessária entre policiais que atuam em situações de alto risco. "Força especial deve funcionar como time de futebol. Basta um olhar para o outro policial saber o que ele quer. Isso é impossível em cem horas de treinamento", conta um capitão.

A ênfase em direitos humanos também é um equívoco, segundo outro capitão. Quem integra os melhores quadros da polícia não precisa desse tipo de curso, segundo esse policial. Colaborou Andréia Michael, da FSP - Sucursal de Brasília

BARCO COM METRALHADORA PROTEGE LULA NO GUARUJÁ
O Lula e Marisa da Silva estavam protegidos ontem, durante uma caminhada na praia do Artilheiro, no Forte dos Andradas, em Guarujá (SP), por pelo menos quatro embarcações da Marinha, sendo que uma delas era equipada com uma metralhadora.
Veja

GOVERNADOR, DEIXA O “HOMI” DESCANSAR!
Serra vai pedir ajuda ao governo federal para SP

José Serra (PSDB) pedirá ajuda ao governo federal para a segurança em São Paulo. O 'decálogo para a segurança' criado pelo governador prevê o aumento do efetivo da Polícia Federal no Estado, cooperação das forças armadas na área de inteligência e agilidade nas liberações de repasses do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança. Serra acha essencial fortalecer o combate ao que ele considera raiz e essência do crime organizado: o tráfico de armas e drogas e o contrabando. O Estado -
Leia mais

BOLSA FAMÍLIA É INEFICAZ EM CAPITAIS, ADMITE GOVERNO
O governo federal já havia percebido que o Bolsa Família não tem impacto relevante no combate à pobreza nas regiões metropolitanas. Embora o volume de dinheiro repassado pelo programa seja grande, o impacto é menor do que em municípios pequenos e médios e de baixo desenvolvimento econômico no Norte e Nordeste.

"Os repasses acabam se diluindo porque o custo de vida também é maior [e não só o número de habitantes]", diz Rosani Cunha, secretária de Renda da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social. FSP –
Leia mais

ESTÃO COZINHANDO UM NOVO FOME ZERO
Vinte dias depois de sua primeira posse, Nosso Guia namorava a idéia de distribuir uniformes escolares para 37 milhões de estudantes da rede pública. O projeto montaria em Brasília uma central de compras e distribuição de roupas para a serra gaúcha e o cerrado goiano. Felizmente foi arquivado.

Com outra roupa, o delírio voltou. Lula diz que "vamos ampliar a renovação do ensino, informatizando todas as escolas públicas". Soa bem, mas é megalomania perdulária a serviço de grandes negócios e do dispositivo de propaganda do comissariado. Num país onde há 35 mil escolas sem luz, prometer computadores para toda a rede é pura demagogia. Para engordar o superávit primário, o governo entesourou R$ 3 bilhões que deveriam servir a esse propósito. Não fez o que devia e agora planeja torrar R$ 9,7 bilhões em cinco anos.

A idéia de comprar computador, seja para uma escola ou uma funerária, sempre dá uma sensação de progresso. Essa crença é falsa. Noves fora que o computador precisa de energia, o professor deve saber usá-lo e a escola precisa conservá-lo. A eficácia dessas máquinas é inversamente proporcional ao tamanho das iniciativas. Os grandes projetos tendem a produzir grandes encomendas e pequenos resultados.

Há mais que simples lorotas na cozinha do Planalto. Os sábios planejam a compra de milhões de computadores e a montagem de uma rede de conexões sem fio com a internet. Numa ponta está o laptop do professor Nicholas Negroponte, do Massachusetts Institute of Technology. É um pequeno computador que pode revolucionar o ensino. Por Elio Gasparini - Assinante da FSP -
Leia mais

INSTITUTOS VÃO MUDAR DEFINIÇÃO DE CLASSE SOCIAL
Institutos vão mudar definição de classe social. Até 20% da população deve "mudar de classe" por causa de revisão em critério

Aspirador, "tanquinho" e freezer devem sair de lista de pontuação, enquanto número total de linhas

Os critérios que definem a que classe econômica o brasileiro pertence mudaram. Parte dos cidadãos poderá ganhar uma nova posição na pirâmide social, apurou a Folha. Alguns serão considerados mais ricos, e outros, mais pobres.

É a primeira mudança de maior peso feita desde que esses princípios de classes econômicas foram instituídos, em 1996, por meio de uma pesquisa chamada CCEB (Critério de Classificação Econômica Brasil), desenvolvida pela Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e seguida como padrão pelo mercado. As alterações vigorarão neste ano. Assinante da FSP –
Leia mais

ÍNDIOS ARMADOS ATACAM E MATAM PESSOAS EM ROD. DO MS
Duas pessoas deram entrada no Hospital Evangélico em Dourados, no Mato Grosso do Sul, na noite deste sábado (6), depois de serem baleadas quando passavam pela MS-156 entre Dourados e Itaporã. A rodovia corta a Reserva Indígena de Dourados onde moram cerca de 12 mil índios.

As primeiras informações dão conta que um grupo de índios estaria armado e atirando contra quem passa pela rodovia. Ilza Maria Barbosa foi atingida por um tiro nas costas quando passava pelo local de carro. Ela estava com a família. Já o indígena Gilson Felipe Valério que deu entrada logo depois da chegada de Ilza, não resistiu aos ferimentos vindo a falecer hoje. Ele também apresentava ferimento à bala nas costas.

A Polícia está investigando o caso e tem nome dos suspeitos do ato violento contra condutores que passam pela rodovia. Antes, quem passava pela MS 156, era atingido por pedras que já feriram e quebraram carros. As informações são do site Douradosnews.

Por Gabriela/Gaúcho (movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)