movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, janeiro 13, 2007

STALINGRADO DO PUDOR

O Congresso perdeu de vez a vergonha e o contato com a realidade, a julgar pela comparação que o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, faz entre sua disputa com o petista Arlindo Chinaglia e a batalha de Stalingrado.

É patético, para não dizer coisa bem pior, que se utilize um evento épico da história universal, como a batalha em que a então União Soviética derrotou os invasores alemães (1942/43), nessa briguinha sem-vergonha pelo comando da Câmara Federal.

Não há nada de épico nesta, nada que se assemelhe a um episódio histórico, ainda que de alcance puramente nacional, nada que lembre, ao menos remotamente, uma disputa em torno de idéias, princípios, projetos, interesse do país. É só guerra por cargos, vantagens políticas decorrentes, egos inflados, interesse partidário ou, pior, pessoal. Nada, além disso. Nenhum dos candidatos disse até agora o que vai fazer se eleito, para o aperfeiçoamento do Legislativo, para restaurar ao menos parte da credibilidade afetada pela catarata de escândalos, para contribuir com idéias/projetos para o desenvolvimento da pobre pátria e assim por diante. Nada.

A "franciscana" política do "é dando que se recebe" deixou de ser feita nos bastidores, no escurinho dos gabinetes, para ser anunciada em entrevistas coletivas, despudoramente. Um cargo na mesa e facilidades na assembléia paulista compram o PSDB. A promessa de entregar a presidência ao PMDB, nos dois anos finais da legislatura, compra esse que é o maior partido da Casa.

Antigamente, lembra Gilberto Dimenstein, os jornalistas que tivessem informações como as acima teriam que usá-las como acusação, após cuidadoso trabalho investigativo. Hoje, o conluio é público, anunciado diante de câmeras de TV. É de fato uma Stalingrado: a vitória do despudor. Por Clovis Rossi - FSP

FOI SÓ ELE DEFENDER A IDÉIA DO “GRUPO DOS TRINTA”...
E O PT JÁ VEM COM A HISTÓRIA DO DOSSIÊ JUNGMANN
O deputado Raul Jungmann está sendo acusado de desvio de dinheiro público. Nem dá para entender como essa denúncia não apareceu antes.

O ex-comunista Jungmann está muito em evidência há bastante tempo. Liderou o movimento que impediu Renan Calheiros de abafar a CPI das sanguessugas, faz uma oposição consistente ao governo, lidera o movimento para libertar o Congresso do jugo do presidente da República. Ou seja, é um pecador.

O Ministério Público é aquilo que se sabe. Foi bravo no processo que levou à cadeia o deputado -motossera Hildebrando Pascoal. Foi arbitrário na invasão da residência de Chico Lopes, num ato que lembrou os costumes da ditadura militar. Foi irresponsável no processo que infernizou a vida de Eduardo Jorge Caldas, acusado de tráfico de influência. Depois o ex-secretário de FH foi inocentado. Mas só depois. O problema é o antes. O antes é aquela fase em que o sujeito circula por aí com o carimbo de corrupto na testa.

Esses jovens procuradores são muito inteligentes, preparados e conscientes do sentido de missão que há em seus cargos. Essa missão, muitas vezes, é defender os interesses do PT – como já deixou claro o famoso procurador Luiz Francisco de Souza, que anda sumido desde que seu partido chegou ao poder. A missão foi cumprida.

Assim é a geléia geral das instituições no Brasil. O presidente do Supremo Tribunal Federal faz política à luz do dia em favor de José Dirceu, e a vida segue. Cada um usa o chapéu que quiser no lugar onde bem entender.
Silvinho Pereira até hoje não entendeu qual era o problema de ser secretário do PT e ter uma sala no Palácio do Planalto. E deixou claro, em entrevista, que se sentia merecedor daquele Land Rover estacionado em sua garagem. Privatização é isso aí.

A ação contra Raul Jungmann, assinada por José Alfredo de Paula Silva e Raquel Branquinho (onde anda o Artur Gueiros? Saudades dele), tem a pujança literária de costume, falando em estrutura ilícita “nos moldes de uma quadrilha” e em esquema “chefiado” pelo ex-ministro Raul Jungmann. Sabem tudo de jornalismo, esses procuradores.

A acusação é de que houve contratos de publicidade no Incra feitos sem licitação, o que na linguagem vibrante dos autores se transforma em “desvio de dinheiro público”. Essa alegoria é importante, porque permite à infantaria do lulismo (ela nunca foi tão numerosa) dizer que, se o PT embolsou dinheiro das estatais pelo valerioduto, aí está um ex-ministro de Fernando Henrique pego também com a boca na botija.

No lusco-fusco da opinião pública acaba dando tudo no mesmo, embora haja uma diferença sutil: Jungmann não roubou (os procuradores não condenam por antecipação? Pois este espaço absolve por antecipação, e banca o que afirma) e os delubianos roubaram. Muito.

O dossiê Vedoin não deu certo, mas não há um só aloprado na cadeia ou mesmo respondendo à Justiça, portanto liberou geral. Agora está na rua o dossiê Jungmann, e a única certeza absoluta é de que outros virão. Te cuida, Gabeira. Guilherme Fiúza – NoMínimo

ATÉ EM FÉRIAS LULA ATRAPALHA A VIDA DOS BRASILEIROS
MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA SE FÉRIAS DE LULA DERAM PREJUÍZO A PESCADORES
O Ministério Público de São Paulo enviou ofício ao prefeito Farid Madi, do Guarujá, pedindo esclarecimentos sobre a proibição que teria sido imposta aos pescadores nas áreas próximas ao Forte dos Andradas, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está passando suas férias desde sábado, 7. A decisão, que teria sido tomada pela segurança do presidente, teria causado prejuízos aos trabalhadores, que dependem da pesca para sobreviver. O Estado
Leia mais

SONS DE BUZINA SÃO OUVIDOS NA BUSCA DA VAN SOTERRADA
Sons de buzinas do microônibus que foi soterrado nesta sexta-feira no deslizamento das obras da Linha Amarela do metrô foram ouvidos por volta das 0h30 deste sábado nos escombros, próximo à Marginal Pinheiros. A cooperativa Transcooper, que fazia o trajeto circular Terminal CPTM/Pinheiros (177 Y), informou que o veículo levava o motorista, o cobrador outros cinco passageiros. Estadão .
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

1 Comments:

  • Pudor?
    Meus amigos, há muito essa palavra foi varrida do dicionário político do país.

    By Blogger Saramar, at 12:30 PM  

Postar um comentário

<< Home