movimento ordem vigília contra corrupcao

quinta-feira, julho 26, 2007

A BABA VENENOSA DOS PERIGOSOS ÁULICOS

Antes de dar posse a Nelson Jobim, Lula reuniu-se com Waldir Pires. Ouviu dele o seguinte: “Presidente, há uma sanha para atingi-lo. Novamente se movem para atingir o senhor e seu governo. É a mesma sanha de sempre. E desta vez me usam para este fim”. Deve-se ao repórter Bob Fernandes a descoberta do que vai na alma de Waldir depois da perda do cargo. Trecho de texto do Blog do Josias de Freitas


VOCAÇÃO IRRESISTÍVEL
O presidente Lula ontem conseguiu tirar o brilho da posse do novo ministro da Defesa e transformar em negativo o primeiro fato positivo produzido pelo governo em toda a crise aérea: a troca do comando imediata e diretamente subordinado a ele. Por Dora Kramer – O Estado de São Paulo

O momento era de ressaltar os atributos de Nelson Jobim, saudar sua capacidade de ajudar o governo a retomar o controle da crise e organizar a bagunça em que se transformou o sistema de tráfego aéreo.

Mas, com sua enorme e irresistível vocação para o erro, Lula fez o contrário: deu-se a piadices, dizendo que morre de medo de avião. Não teve a menor graça. O que ele conseguiu foi reforçar o pânico e o sentimento de que o governo continua perdido.

Conseguiu mais: mostrar que a crise continua sem piloto e, como réu confesso, admitir que o governo segue sem comandante.

Com suas declarações, Lula quis se mostrar próximo da população, sócio das emoções do País. Pretendeu, mesmo involuntariamente, recuperar um antigo slogan de campanha eleitoral em que dizia ser um "brasileiro igualzinho a você". No caso, o eleitor. Esqueceu-se, porém, de um "por maior": Não é candidato, é presidente e responsável pelo que acontece no Brasil. Para o bem e para o mal.

Ao fazer o discurso no mesmo ritmo descontraído de sempre, antes mesmo de os familiares das vítimas do Airbus A320 conseguirem enterrar seus mortos, Lula exibiu monumental falta de sensibilidade e ausência de senso de oportunidade, para não dizer de ridículo.

É de se temer pelo tom que usará em seus discursos no Nordeste, na retomada da agenda externa, a partir de hoje, para lançamento do PAC em quatro capitais da região.

COMENTÁRIO
Um tal "ser humano".

Vale destacar esta verborragia insalubre do discurso do Lula: "Eu não sei se aqui neste plenário tem alguém que não tenha medo de avião. Eu, particularmente, toda vez que o avião fecha a porta, entrego minha sorte a Deus porque estou na mão de um comandante, que é um ser humano; estou na mão de uma máquina ultramoderna, mas que é uma máquina; estou na mão de um controlador, que diz quando devo parar ou não; e estou na mão das intempéries, que nem sempre o ser humano consegue controlar".

E nós, brasileiros, estamos nas mãos de um egocêntrico centrado no próprio umbigo, que nunca se deu conta de tirar a pança do balcão do boteco da esquina e, por isto, tudo que sabe fazer é contar piadinhas idiotas, mesmo quando está numa cerimônia de enterro.

Tem uma frase muito boa circulando no Orkut, que resume com perfeição a nossa situação: "Finalmente chegaram a uma conclusão sobre o acidente da TAM. Foi falha humana de 60 milhões de eleitores." Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

“CANSEI DE APAGÃO AÉREO, “CANSEI DE BALA PERDIDA”
Representantes da FIESP, de bancos, de publicitários e de alguns meios de comunicação fizeram reunião anteontem no escritório do empresário João Doria, em SP, para finalizar o lançamento de um "Movimento Cívico" no Brasil.

As propostas do já batizado "Movimento Cívico" são: marcar um minuto de silêncio para o dia 17 de agosto, um mês depois da tragédia de Congonhas; elaborar peças publicitárias para TV e rádio, convocando as pessoas para o ato com frases como "cansei de corrupção", "cansei de apagão aéreo", "cansei de bala perdida"; criar blog de protesto na internet. Segundo a coluna da jornalista Mônica Bérgamo, o Lula está sendo informado de cada passo da manifestação, e daqueles que a organizam. – Grande coisa!

PEITO ABERTO
Já a passeata convocada para o domingo, com saída do Monumento das Bandeiras até Congonhas, é assinada por associações que reúnem parentes de vítimas de acidente aéreo e entidades como a SOS Mata Atlântica e o movimento "Nossa São Paulo Outra Cidade". Por Mônica Bergamo – FSP

PROTESTO CONTRA CRISE PODE PARAR O PAÍS
Revoltados com o caos da aviação civil e com as duas tragédias que ocorreram nos últimos 10 meses, usuários do transporte aéreo de todo o país tentam articular um protesto para parar o país na quarta-feira. Um dos articuladores da ação, o vice-presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Alcebíades Santini, disse que a idéia é indústria, comércio, empresas prestadoras de serviço e organizações não-governamentais pararem de trabalhar durante uma hora. JB Onilne – Continue lendo aqui

NELSON JOBIM: MINISTRO DA DEFESA DA IMAGEM DO GOVERNO!
1 - A escolha de Nelson Jobim para Ministro da Defesa é um caso clássico na linhagem dos governos politicamente fragilizados e com flancos insustentáveis. Nesses casos, chefes de governo fracos escolhem para ministro ou ministros, num momento de crise aguda, algum personagem que possa -por sua imagem- dar cobertura ao governo. Isso permite ainda ganhar tempo, na medida em que não vai se cobrar do novo ministro resultados a curto prazo.

2 - Esse é um velho e carcomido recurso dos governos em processo de desintegração. Collor é um exemplo. No auge da desmoralização do governo, cobriu seu ministério de nelsons jobins, como Celio Borja, Marcilio Marques Moreira, e por aí foi. O resultado já sabemos.

3 - A escolha nada tem a ver com a crise aérea, mas com a hemorragia política interna: o presidente precisa de cobertura para fazer transfusão de sangue. O perfil do novo ministro -perfil técnico- é o antípoda das questões que vai enfrentar. Nada de seu currículo tem a ver com essa função.

4 - E ainda agrega um problema novo e insolúvel que cai exatamente dentro do aconselhamento de Tancredo Neves: - Nunca nomeie quem você não pode exonerar. Esse é um caso. Quando levarem a Jobim as informações relativas aos recursos necessários para reconstruir o sistema aeroportuário e de controles do espaço aéreo brasileiros e o tempo que isso vai requerer, não haverá Banco Central para dizer não ao novo ministro. Isso é bom para o setor. Mas só fará acentuar - interna córporis - a velocidade da hemorragia que vai deixando de ser apenas interna. A velocidade de resposta exigia outro tratamento operacional.

5 - Entre as histórias contadas por políticos, todos conhecem a das três cartas que o presidente que saía deixou ao que entrava. Na primeira crise a carta aberta dizia: - Ponha toda a culpa no governo anterior. Na segunda crise a carta aberta dizia: Faça uma reforma ministerial. A terceira crise e a terceira carta: - Escreva três cartas a quem vai lhe substituir. A nomeação de um ministro apenas para dar cobertura à imagem do governo é uma espécie de retardamento da terceira carta. Só que a torna mais inevitável ainda. Se houvesse uma carta antes da última, se poderia dizer: - Não há mais presidente.

6 - A tempo! E nem se tratou aqui das Forças Armadas, que com um ministro a quem o frágil presidente não pode dizer não, vão tirar das gavetas todos os programas de modernização de equipamentos e todo o atraso remuneratório aos quais foram ditos – nãos - no passado. Ex-Blog César Maia

JOBIM NÃO É ESPECIALISTA.
MILITARES NÃO SE ANIMAM COM NOMEAÇÃO

Os militares reagiram positivamente à saída de Waldir Pires do Ministério da Defesa. A escolha de Nelson Jobim para seu lugar, contudo,
não animou os oficiais. O setor militar acredita que a situação não deve piorar, mas não apostam em grandes mudanças com o novo ministro -- assim como Pires, um civil, sem experiência nessa área. Para os militares, os ministros que ocupam a pasta não têm os recursos necessários para modernizar o setor -- afinal, não estudaram e não são especialistas em Defesa.

Vulgo - O espertalhão
NOMEAÇÃO DE JOBIM É ASTÚCIA, DIZ NYT
A indicação de Nelson Jobim para o Ministério da Defesa no lugar de Waldir Pires está sendo vista no Brasil como uma "jogada astuta" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo uma reportagem do jornal The New York Times nesta quinta-feira. A mudança foi registrada pelos principais jornais das Américas, Europa e Estados Unidos. "Advogado de profissão, Jobim poderia ajudar (Lula) a navegar em questões legais levantadas pelo acidente (com o Airbus da TAM), e ele vem do PMDB, aliado do PT de Lula", explicou o NYT. BBC Brasil – Leia
mais aqui

CORRERIA – Reinaldo Azevedo
Lula tentou se desgrudar da crise do setor aéreo o quanto pôde. Agiu porque percebeu que isso não seria possível. Agora Jobim vai fazer o périplo por São Paulo, incluindo a visita ao IML. Pois é. Uma reação, para dizer pouco, tardia; não dele, claro, que nem ministro era, mas do governo Lula. A substituição de Waldir Pires também cobre de ridículo o jornalismo dos áulicos. Ora, se o governo federal não tinha nada a ver com a tragédia, por que a mudança? A resposta é óbvia; porque o Planalto já conta com 356 cadáveres nas costas.

INVESTIGAÇÃO MOSTRA QUE A PISTA NÃO ESTAVA EM CONDIÇÕES
O promotor Mário Luiz Sarrubbo, que acompanha as investigações da Polícia Civil de São Paulo, afirma que está convicto de que a pista principal de Congonhas, onde ocorreu o acidente da TAM, "não estava em condições", principalmente no que se refere à aderência nos dias de chuva. Mas, segundo ele, só o cruzamento com os dados das caixas-pretas da aeronave podem revelar se essa falta de condições teve ligação direta com o acidente. "A pista não estava em condições. Estava escorregadia. Agora, se tem ligação direta com o acidente é o que precisamos saber", disse.

Em uma avaliação de oito dias de investigação, o promotor afirmou que os depoimentos de pilotos e outras informações no inquérito revelam "indícios de que algo estava errado com a pista". "Não precisa ser técnico, promotor nem delegado para saber disso. Basta saber quantas derrapagens nós tivemos nos últimos dias", afirmou. FSP

A imagem real vindo a tona
ESTRAGO NA IMAGEM DO LULA
Se a crise aérea afetava antes só quem viajava de avião, com o acidente do Airbus da TAM ela alcançou a imagem de Lula e do desgoverno. Foi o que mostrou pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no último domingo. Resumo do bate-papo do jornalista Ricardo Boechat na Band News FM com o sociólogo e analista de pesquisas Antonio Lavareda. Ouça
aqui

Finalmente, uma dentro
PROTESTO VERMELHO CONTRA OS CALHEIROS

Trabalhadores sem-terra realizaram ato em Murici (AL), terra dominada pela família de Renan. Quase três mil trabalhadores rurais sem-terra ligados ao MST, CPT, MLST e MTL
ameaçaram invadir ontem a fábrica da Schincariol, o Cartório, o Fórum e a Prefeitura de Murici (AL).

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)