movimento ordem vigília contra corrupcao

quarta-feira, janeiro 17, 2007

“A LEI DE LULA DIZ QUE NÃO SE PERDE AQUILO QUE NÃO SE TEM” - FURLAN

PAC TERÁ “BASTANTE DINHEIRO” PARA SANEAMENTO, HABITAÇÃO E TRANSPORTE.

Lula da Silva deu sinal verde para as medidas do Programa de Aceleração Econômica (PAC), que destinará “bastante dinheiro” para habitação, saneamento e para área de transporte, disse ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Ele evitou citar números para não “estragar a surpresa”. O programa que Lula apresentará à Nação, na próxima segunda-feira, definirá programas que serão executados ao longo do segundo mandato e beneficiará a classe média e a população de baixa renda. “Todas as medidas que o governo toma são populares, para beneficiar a população brasileira, a população de baixa renda e de renda média”, disse Mantega.

O PAC detalha investimentos públicos e medidas de desoneração de impostos em setores estratégicos para “destravar” a economia e possibilitar um crescimento acima da média dos 2,5% observados durante o primeiro mandato. Os recursos estarão definidos no Orçamento da União, das empresas estatais e em programas de infra-estrutura, que serão financiados com parcela do dinheiro que o governo economiza para o pagamento dos juros da sua dívida, o superávit primário.

Os mais de 50 instrumentos legais e administrativos necessários para a implementação do programa, como medidas provisórias e proposta de emenda constitucional, já estão prontos. “Nós tivemos o cuidado de preparar tudo. Senão, fica só uma declaração de intenções”, disse Mantega.

O detalhamento legal do PAC foi uma exigência do presidente, que não quer repetir o erro de outros programas do governo, que foram anunciados sem que as medidas estivessem prontas, como as de estímulo à queda dos juros cobrados pelos bancos. O chamado “pacote do spread” até agora, mais de cinco meses depois da sua divulgação, ainda não teve todas as medidas implementadas, como a MP que cria o cadastro positivo de tomadores de crédito.

Sem querer detalhar as medidas, Mantega confirmou que o PAC trará benefícios tributários para todos os setores da economia, com instrumentos que permitirão a redução do prazo de recolhimento de impostos ou redução de alíquotas. Admitiu, no entanto, que haverá também medidas de desoneração para setores específicos. O ministro confirmou ainda a adoção de medidas de modernização da Eletrobrás, para transformá-la numa empresa semelhante à Petrobrás. “De modo que ela possa ofertar mais ações no mercado e possa ter uma participação mais robusta no setor elétrico.” Por Adriana Fernandes e Tânia Monteiro – O Estado de São Paulo

FUNDO CRIADO PELO GOVERNO AMEAÇA FGST
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), irá ameaçar o patrimônio dos trabalhadores, já que assume o risco dos investimentos realizados. O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), prestes a ser anunciado pelo Lula da Silva.

Segundo a FSP, essa é a primeira vez que os recursos depositados no FGTS serão aplicados em investimentos de risco. Ou seja, se o retorno de um projeto ficar abaixo do esperado, o ônus será do trabalhador - em outros casos, é da Caixa Econômica Federal.

Além disso, o trabalhador não poderá escolher se quer fazer a aplicação, como quando o governo autorizou o investimento de parte do saldo das contas do FGTS em ações das estatais Petrobras e Vale do Rio Doce. No caso do fundo de investimento, os projetos serão escolhidos por um comitê, em que o trabalhador não participa da decisão. A escolha desse grupo é baseada em diretrizes definidas pelo Conselho Curador do FGTS, responsável pela gestão do fundo.
Terra – Leia mais

FRUET DIZ JÁ TER OBTIDO APOIO DE SERRA E AÉCIO
Mal sua candidatura foi formalizada pela “terceira via”, Gustavo Fruet (PSDB-PR), o mais novo postulante à presidência da Câmara, pendurou-se ao telefone. Em entrevista que concedeu ao Blog do Josias, ele festeja o êxito das primeiras sondagens: “Fiquei surpreso com a receptividade.” Fruet diz ter obtido o apoio inclusive dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG).

JUTAHY ADMITE QUE PSDB PODE REVER APOIO A CHINAGLIA
O anúncio do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) como o terceiro candidato à presidência da Câmara mudou os rumos da reunião da bancada tucana marcada para a próxima terça-feira (23), em Brasília.

“Vamos decidir na terça-feira. É um fato novo, relevante e vamos ter que avaliar todas as suas implicações. Uma coisa é ter Chinaglia, Aldo e uma ‘terceira via’ hipotética. Outra coisa é, agora, ter um nome do partido”, disse o deputado, que passa férias no Espírito Santo. G1 –
Leia mais

MENSALEIROS, UNI-VOS!
"Fechou-se o circuito dos mensaleiros ao redor da candidatura de Arlindo Chinaglia à presidência da Câmara.
Depois de ter conseguido a adesão do PR (ex-PL), ele acertou ontem e fecha hoje, oficialmente, o apoio dos outros dois partidos que, como o PT, operaram o esquema do mensalão: PTB e PP. Nos últimos dias, Chinaglia fez uma intensa mobilização para atrair essas bancadas, o que deve fortalecer sua guerra contra a reeleição de Aldo Rebelo.

Em sua campanha, o petista trouxe de volta ao Congresso personagens citados no escândalo que motivou a maior crise política do primeiro governo Lula.

Ontem, circulavam com desenvoltura pelos corredores e gabinetes da Câmara pedindo votos para Chinaglia os ex-deputados Pedro Correa (PP-PE), cassado pelo plenário, e José Borba (PMDB-PR), que renunciou ao mandato para não ser cassado. Também passou pelo Salão Verde o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou ao mandato depois do envolvimento no chamado escândalo do "mensalinho". Todos, em plena campanha por Chinaglia.

— O Chinaglia vai ganhar e tem o nosso apoio. Ele representa o pulso firme contra as covardias feitas em relação a esta Casa. Ele vai resgatar a Câmara. O escândalo do mensalão já é passado. Não tem mais nada a ser descoberto. Aliás, vários deputados pagaram com juros, correção monetária e multas por causa desse mensalão. A fatura já foi contabilizada e isso é matéria vencida — disse José Borba.

Nos bastidores, o deputado José Janene (PR), ex-líder do PP, tem telefonado para aliados cabalando votos. Nessas conversas, tem assegurado que Chinaglia sempre foi um aliado fiel e o trata como amigo. Dá seu testemunho que o petista esteve ao seu lado quando foi acusado de receber dinheiro do esquema do empresário Marcos Valério, pivô do mensalão. Janene foi absolvido em plenário no final de 2006, depois de quase um ano em que o seu processo ficou parado." Por Gerson Camarotti - O Globo

BRASIL TEM HOJE A 70ª ECONOMIA “MAIS ABERTA”
O Brasil ocupa a 70ª posição em um ranking internacional que mede o grau de liberdade econômica de cada país.
Divulgada nesta terça-feira pelo instituto americano Heritage Foundation. A lista tem um total de 157 países. No ranking geral, o país fica na metade que reúne os países economicamente mais livres. Mas o país é destacado na lista por causa de sua burocracia "altamente ineficiente e corrupta", que atrapalha os negócios e os investimentos. O Judiciário também é destacado por sua "ineficiência e corrupção", problemas que afetam também "outras áreas do setor público". Veja - Leia mais

SOB O SHOW DO BURACO DO METRÔ
Vale a pena ver o esforço colegiado do time de articulistas hemi-comunistas alojado no Portal IG.
Começando por Mino, o capital da revista Carta, que traz em seu blog interessante aleivosia sobre a causa capitalista do desmoronamento. Fossem as obras do metrô realizadas por empresas estatais, canta feito sabiá, não desmoronava. Claro. Estão aí as estradas não privatizadas a mostrar a "eficiência" da porcada barnabé que delas cuida.

Mas temos mais no Portal da Telecom. Paulo Conversa Fiada Amorim também comparece. Falando numa tal "terceirização total", figura criada para criticar o "capitalismo" vigente na obra do metrô, como responsável pela tragédia. Fosse uma obra tocada por barnabés... não desmoronava. Então. Tem também o blog do camarada Zé Dirceu, a julgar burguesa e capitalista a causa do desmoronamento. Gente de grande densidade intelectual, praticando um jornalismo "transformador", se me entendem.

É interessante reparar, no empenho desses admiradores de Fidel Castro e Hugo Chávez, a fina sintonia contra o capitalismo. Acham que o desmoronamento é consequência da "privataria". A culpa é do José Serra, entendem, porque nesses quinze dias à frente da prefeitura da cidade não estatizou a obra - a obra, vejam bem. Por Thomaz Magalhães – Trem Azul

ESPECIALISTA EM CONSTRUÇÃO SE DIZ SURPRESO COM ACIDENTE DO METRÔ
Wulf Schubert afirma que Brasil tem grandes especialistas na área. Para ele, tragédia se deve a algo muito anormal.

O túnel estava sendo construído pelo método New Austrian Tunneling Method (NATM, no acrônimo em inglês), criado em 1962 pelo engenheiro austríaco Ladislaus von Rabcewicz. A tecnologia tem no mundo aproximadamente 50 especialistas. Entre eles está o neto de Rabcewiz, Wulf Schubert, 56 anos, professor da Universidade de Tecnologia de Graz que trabalha com NATM há mais de 30 anos. Schubert ficou surpreso com o acidente mesmo tendo visto somente imagens do desabamento. "Deve ter uma razão muito pouco usual para o colapso que ocorreu, pois há em São Paulo pessoas muito experientes no uso do método", afirmou ele ao G1, de seu escritório na universidade de Graz. Portal G1

EMPRESA APROVEITA CRATERA PARA PROMOVER BEBIDA ENERGÉTICA
Enquanto familiares aguardavam notícias e bombeiros trabalhavam para encontrar vítimas na cratera, três promotoras da Red Bull começaram a distribuir latas do energético no local do acidente, no começo da tarde de ontem.
Utilizando mochila com formato da lata de Red Bull nas costas, o trio conseguiu inclusive ultrapassar o isolamento - que separa curiosos e jornalistas da área próxima ao buraco - e entregar a bebida para policiais militares e funcionários da TransCooper. Assinante da FSP – Leia mais

RIO: CABRAL VETA PUBLICAÇÃO DE CONTAS NA INTERNET
Sérgio Cabral Filho (PMDB), vetou o Projeto de Lei que propunha colocar as contas do Estado na Internet.
A decisão contraria sua promessa de campanha, quando havia assumido com a Federação das Indústrias do Estado (Firjan) o compromisso de abrir o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) ao público. Terra – Leia mais

BANDO DE RAINHA SE UNE À CUT E INVADE FORA DO PONTAL
Proibido pela direção do MST de atuar em nome da sigla, José Rainha, se uniu a sindicatos rurais ligados à CUT para atuar fora do Pontal do Paranapanema (oeste de SP). A primeira ação dessa articulação foi a invasão da fazenda Cobra, em Dracena (647 km a oeste de SP), na manhã desta terça-feira. Folha On-line –
Leia mais

INTERNACIONAIS
GOVERNO DE OPOSIÇÃO A MORALES TEME “BANHO DE SANGUE” NA BOLÍVIA
O governador de Cochabamba, Manfred Reyes Villa, disse que existe uma “tentativa de golpe” contra políticos da oposição em Estados da Bolívia estimulada pelo presidente do país, Evo Morales. Em entrevista à BBC Brasil, ele disse temer um “banho de sangue” no país. Começou comigo, mas agora os protestos, com apoio do presidente, vão atrás de outros governadores opositores. A democracia está em perigo”, disse. “Essa atitude pode nos levar a uma guerra civil, a um banho de sangue no país.” BBC – Brasil –
Leia mais

COCALEIROS “DESTITUEM” GOVERNADOR DE COCHABAMBA
O governador oposicionista de Cochabamba, na Bolívia, foi considerado "destituído" em um ato de apoio ao presidente Evo Morales nesta terça-feira, no centro da capital do departamento. Em uma votação classificada como "soberana" pelas lideranças do movimento que pede a renúncia do político desde a semana passada, cerca de 10 mil cultivadores de coca (cocaleiros) teriam apoiado a saída de Manfred Reyes Villa. O governador enfrenta forte oposição da população de origem indígena de Cochabamba - berço político de Evo - por seu apoio a realização de um referendo para dar maior autonomia ao estado.
Leia mais

CHÁVEZ QUER LEGISLAR POR DECRETO DURANTE 18 MESES
Congresso deve conceder medida para acelerar implantação do socialismo no país. O Congresso venezuelano deve conceder na próxima semana ao presidente Hugo Chávez poderes especiais para legislar por decreto durante 18 meses, a fim de acelerar seu projeto de implantar o socialismo e executar as nacionalizações no país.
Leia mais

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento da Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

1 Comments:

  • uma notícia pior que a outra

    By Anonymous Anônimo, at 9:36 PM  

Postar um comentário

<< Home