movimento ordem vigília contra corrupcao

domingo, fevereiro 18, 2007

RAZÃO E SENSIBILIDADE

O filósofo e estudioso do iluminismo Renato Janine Ribeiro repensa a pena de morte à luz da morte de João Hélio. Por Renato Janine Ribeiro

Escrever sobre o horror em estado puro: assim vivi o convite para participar deste número do Mais!. É insuportável pensar no crime cometido contra o menino João Hélio. E é nisso que mais penso, nestes dias. Não me saem da cabeça duas ou três coisas. A primeira é o sofrimento da criança. Se há Deus, e acredito que haja, embora não necessariamente antropomorfo, como admite Ele esse mal extremo, gratuito, crudelíssimo?

Se a alma ou o espírito tem um destino após a morte, chame-se esse de juízo eterno ou de uma série de reencarnações, como poderá esse infeliz menino ser recompensado pela vida que lhe foi ceifada, não apenas tão cedo, mas, além disso, de modo tão bárbaro?

Essas são questões religiosas, ou melhor, de fé. E quanto aos assassinos? A outra coisa que não me sai da cabeça é como devem ser punidos. Esse assunto me faz rever posições que sempre defendi sobre (na verdade, contra) a pena de morte.

Anos atrás, me convidaram a escrever um artigo para uma revista de filosofia contra a pena de morte. Perguntei então: mas alguém escreverá a favor? E me responderam que era possível, por que não? Acabei escrevendo meu artigo (contra a pena capital), mas este caso horrível me faz repensar ou, melhor, não pensar, sentir coisas distintas, diferentes.

Torço para que, na cadeia, os assassinos recebam sua paga; torço para que a recebam de modo demorado e sofrido. Assinante FSP –
Leia mais

DANDO AQUELA MÃOZINHA PRO MERCADANTE
PROCURADOR CONDENA INDICIAMENTO DO PETISTA
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, deverá se pronunciar contrário ao indiciamento do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) no caso do
dossiê negociado por emissários petistas contra tucanos. O pronunciamento será feito junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá ao procurador-geral opinar, diante do STF, se deve ou não haver abertura de inquérito para investigar parlamentares no caso do dossiê.

O delegado de Polícia Federal Diógenes Curado indiciou Mercadante sob a acusação de ter praticado crime eleitoral. Para Curado, Mercadante é responsável solidário por supostas irregularidades na prestação de contas da
campanha ao governo de São Paulo. Souza entende que somente o Supremo Tribunal Federal pode investigar e indiciar autoridades com direito a foro especial. Folha de S.Paulo

STF: 10 ANOS SEM PUNIR POLÍTICOS
Dos 29 casos julgados, 13 prescreveram, 10 foram enviados a outras instâncias e, em 6, houve absolvição. Última punição conhecida teria sido de PC Farias.

O mandato parlamentar é garantia quase certa de vida sem complicações com a Justiça. É o que indicam julgamentos dos últimos 10 anos de processos criminais envolvendo políticos no Supremo Tribunal Federal (STF) - instância máxima do Judiciário, que tem competência de julgar ações penais contra presidentes, senadores, deputados e ministros.

De 1996 a 2006, o STF julgou definitivamente 29 processos de políticos com direito a foro privilegiado. Ninguém foi condenado. Desses 29, 13 prescreveram - acabou o prazo de punição. Em outros 10 casos, a ação foi devolvida a instâncias inferiores. Nas 6 restantes, os acusados foram absolvidos. JT – Leia
mais

ESTÃO COM MEDO DE QUEM, AFINAL?
DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS (?) TERÃO PLANO NACIONAL DE PROTEÇÃO
Defensores de direitos humanos no país ganharam uma Política Nacional de Proteção. O Lula assinou nesta semana decreto que estabelece um prazo de três meses para que seja elaborada a proposta de um Plano Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos.

Já existe um Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, lançado em 2004 pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) com o objetivo de oferecer proteção à categoria que, em razão de suas atividades, encontra-se em estado de risco ou vulnerabilidade. Mas parece que é pouco. Segundo a coordenadora do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da SEDH, Estela Gerrini, o decreto de Lula demonstra o compromisso assumido para garantir maior proteção à vida dos defensores, muitas vezes em situação de risco - JB Online – Leia
mais

ERA SÓ O QUE FALTAVA!
CURSO ESPECIAL DE DIREITO PARA ASSENTADOS
Trabalhadores rurais e beneficiários da reforma agrária terão a chance de se graduar em direito. A Universidade Federal de Goiás (UFG), através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), abriu uma turma especial com 60 vagas para essas pessoas. O curso tem duração prevista de cinco anos. Para concorrer, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio e comprovar que vivem em assentamentos de Reforma Agrária e agricultura familiar. É preciso apresentar declaração do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no caso dos assentamentos, e documento que ateste a representatividade do candidato junto ao sindicato. O DiaOnline - As informações são da Agência Brasil

QUER MORRER DE RIR? ENTÃO, ACESSE ESTE ENDEREÇO.
O EVO SENDO INDICADO PARA RECEBER O PRÊMIO NOBEL DA PAZ
Conheça o Comitê dos “sem noção”
aqui

VÍTIMAS DAS ETERNAS “REVOLUÇÕES”
PAPA DIZ QUE O AMOR AO INIMIGO É O NÚCLEO DA “REVOLUÇÃO CRISTÔ
O papa Bento XVI disse hoje que "o amor ao inimigo constitui o núcleo da revolução cristã" e acrescentou que "a não-violência cristã" não consiste em render-se ao mal, mas em responder com o bem, "rompendo assim a corrente da injustiça”.

Durante a oração do Ângelus, o Bento XVI disse que "a não-violência para os cristãos não é um mero comportamento tático, mas uma maneira de ser, uma atitude de quem está tão convencido do amor de Deus e de seu poder que não tem medo de enfrentar o mal apenas com as armas do amor e da verdade". O amor ao inimigo "constitui o núcleo da 'revolução cristã', uma revolução que não está baseada em estratégias de poder econômico, político ou midiático", afirmou. Agência EFE

COMENTÁRIO
O homem ainda não descobriu o cérebro da formiga, e o Papa quer explicar Deus. Independente de dogmas, o homem precisa evoluir e ser feliz.

- Será que alguém ai, consegue amar os monstros bárbaros do pequeno João?

Religião é poder. Esta “exploração” sobre as origens e funcionamento da crença cristã fatalmente resvala nos mecanismos da criação dos códigos da moral, das leis, e nos fundamentos da autoridade. Portanto, acaba caindo em cheio na esfera política. Esta indução ao “carneirismo” do povo, tem tudo haver com estratégias de poder político, econômico e midiático. Perversos!

Ainda assim, na aberração da humanidade e no delírio da consciência humana onde se pratica os mais escabrosos crimes por culpa da má política, a Igreja insiste nesta coisa chamada "revolução cristã".

Sabemos que Jesus embora tenha dedicado sua vida à redenção dos pecadores, seu exemplo parece perder força cada vez mais no reino dos mortais. A política se subordina ao ressentimento da revolta e da esperança, e o papa se encarrega de justificar a pobreza e a miséria, dando função aos arquétipos que ditam o sentido da vida. - Leve o tapa e cale a boca! Conforme-se na pobreza, porque, o reino dos céus está garantido para você.

Ora! Que nos perdoem os religiosos, mas o papa leva uma vida de REI. Assim como os políticos em geral. E, já que estamos tratando de remanejar idéias por um mundo mais justo - transformá-lo, não será com “carneirismos”, e sim com atitudes de quem pode e de quem sabe fazer.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)