movimento ordem vigília contra corrupcao

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

EVO FICOU FELIZ, ÀS CUSTAS DOS TRABALHADORES BRASILEIROS

EIS A “IDEOLOGIA” DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Os formuladores da política externa brasileira passaram dias tentando provar, emparedados que foram pelas declarações de um ex-embaixador brasileiro em Washington, que não são motivados por ideologia. Aí vem o aumento do preço que o Brasil paga pelo gás da Bolívia para mostrar que eles só estão fingindo, ou pretendem não saber o que é ideologia. Portal G1 - Por Willian Waack

O Lula justificou a mudança da posição brasileira - que até esta quinta feira (15) era a de deixar as discussões sobre o gás (corretamente) no campo técnico - com base na "generosidade" que o Brasil teria de mostrar em relação ao vizinho. O que quer dizer "generosidade"?

Em primeiro lugar, quer dizer facilitar a vida de um vizinho às custas do acionista da Petrobrás (quem paga o gás), entre eles milhares de trabalhadores brasileiros que compraram ações da empresa. Às custas também de consumidores, tanto empresas quando pessoas físicas. É um gesto, portanto, político. Uma escolha feita para agradar a Evo Morales.

Em segundo lugar, é um apoio explícito a quem tomou refinarias da Petrobrás na ponta da baioneta, ameaça expulsar agricultores brasileiros e mentiu para Lula pelo menos duas vezes (em público, por sinal). Morales precisa urgentemente de "vitórias" políticas como esta - a de impor um preço do gás ao gigante brasileiro, como forma de aplacar em parte a virulenta disputa política na qual ele jogou seu próprio país.

A "generosidade" brasileira em relação a Morales é, no extremo lógico do raciocínio, uma generosidade em relação ao um experimento político duvidoso, marcado pela perseguição a oposicionistas, truculência no trato ao Legislativo, quebra de contratos e uma retórica que em nada ajuda ao declarado interesse brasileiro de fomentar a integração sul-americana.

"Não vamos nos esquecer que na Bolívia aconteceu uma revolução", disse-me recentemente importante formulador da política externa brasileira. "Foi pelo voto, mas foi uma revolução". O que estamos mostrando, portanto, é "generosidade" frente a essa revolução. Cabe aqui reiterar que em lugar algum está escrito que um eleitorado não praticará suicídio político, mesmo que esse suicídio receba o nome de "revolução”.

É comum, neste ponto da controvérsia, ouvir-se o argumento de que as decisões tomadas na Bolívia foram populares, soberanas e legítimas, no sentido de que resultaram de eleições limpas e democráticas. Foram sim. Mas isso não significa que se deva aplaudir qualquer coisa decretada em La Paz. Aqui entra o fator ideológico na formulação da nossa política externa. Ela não se deveria pautar por simpatias pela "revolução" indígena ou o que quer que Morales pretenda. Ela se deveria formular a partir dos nossos interesses.

Não nos interessam em nada, e estamos falando de futuras gerações, vizinhos mergulhados em turbulências que precisam ser aplacadas com "vitórias" políticas obtidas às nossas custas. Não nos interessam vizinhos que desrespeitam contratos e acordos assinados e fazem das agressões a nossos investimentos (estes, sim, uma grande ajuda à prosperidade da população boliviana) um instrumento de luta interna.

É sintoma preocupante da pobreza intelectual de quem se sente atacado pelos argumentos acima atribuir aos críticos - como vêm fazendo vários integrantes do governo - uma postura "imperialista" ou favorável a uma "invasão" da Bolívia. Esse tipo de defesa da conduta brasileira frente à Bolívia (e à Venezuela) é a melhor tradução do viés ideológico na nossa política externa.

No caso da Bolívia, ela tem como primeiro foco o apoio ao experimento político dos outros.

LULA PLANEJA INSTALAR USINA DE BIODISEL NA BOLÍVIA
A IDÉIA É GERAR POSTOS DE TRABALHO NO PAÍS VIZINHO
Sobre a possibilidade de produzir biodiesel na Bolívia com tecnologia brasileira, Lula destacou que a usina poderá gerar postos de trabalho no país vizinho. O biodiesel pode significar oportunidade extraordinária de gerar emprego para a gente do campo na Bolívia. O biocombustível é a possibilidade dos países mais pobres conquistarem soberania, porque não é preciso ajuda dos países ricos. A Bolívia é a nação mais pobre da América do Sul. JB – Leia matéria completa aqui

OUTRO NEGÓCIO DE PAI PRÁ FILHO
BRASIL OFERECE SUPER TUCANOS À REPÚBLICA DOMICANA

O Brasil ofereceu à República Dominicana a venda de uma frota de 8 a 10 aviões de combate Super Tucanos, por meio de um FINANCIAMENTO DE 100 POR CENTO DO VALOR DA COMPRA, para resguardar a segurança do espaço aéreo dominicano, disse na quinta-feira o chefe da Força Aérea do país. JBOnline – Leia mais

DEGOLA NA SAÚDE
METADE DO CORTE DE DESPESAS ATINGIRÁ O SOCIAL
Metade do corte de despesas anunciado na quinta-feira pelo governo vai afetar a área social, que o Lula da Silva diz ser sua prioridade. O Ministério da Saúde é o grande prejudicado pelo contingenciamento de investimentos: a pasta perderá 5,8 bilhões de reais. No total, serão contingenciados 16,4 bilhões de reais do Orçamento. Os ministérios da Educação, Desenvolvimento Social, Trabalho, Previdência, Cultura e Esportes terão redução de 2,35 bilhões de reais em seus recursos. O corte na Saúde, contudo, é o mais duro. Revista Veja – Leia mais

CHEGA À REDE PETIÇÃO CONTRA ANISTIA DE JOSÉ DIRCEU
A cruzada pró-anistia do deputado cassado José Dirceu (PT-SP) será deflagrada depois do carnaval. Antes, chegou à internet uma petição antianistia. Foi pendurada no sítio Gopetition. É dirigida aos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado (PMDB-AL).

Assina a petição/manifesto um cidadão chamado Pablo Henrique de Oliveira. Em texto bem articulado, rememora as encrencas atribuídas a José Dirceu durante o primeiro mandato de Lula – do caso Waldomiro Diniz ao escândalo do mensalão.

Enganchada ao texto há um abaixo-assinado antianistia. No instante em que este despacho foi redigido, as adesões somavam 5.531 assinaturas. Foram coletadas no intervalo de uma semana.

Para que o projeto de anistia de Dirceu possa tramitar no Congresso, o grupo do ex-chefe da Casa Civil terá de recolher algo como 1 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros. Os idealizadores do movimento contrário à anistia tentam vencer Dirceu na guerra de assinaturas.

Em meio à fervura, Dirceu decidiu esfriar a cabeça – e todo o resto do corpo. Segundo informa a coluna de Mônica Bergamo (assinantes da Folha), Dirceu “vai passar o carnaval longe, na Patagônia.” Troca de cenário e de ave. Não há de encontrar em seu destino tucanos à espreita. Espera-se que os pingüins o tratem com fidalguia. – Blog do Josias

ESQUIZOFRENIA PARANÓIDE
VENEZUELA NA MIRA DA AL-QAEDA
Uma facção do grupo terrorista Al Qaeda na Arábia Saudita fez ameaça contra todos os países que vendem petróleo aos Estados Unidos. Como a Venezuela fornece cerca de 11% do petróleo importado pelos EUA, teoricamente o país estaria na linha de tiro dos terroristas.

O Saul Ortega , presidente da Comissão de Política Externa da Assembléia Nacional, já culpou os Estados Unidos pela ameaça, afirmando que se trata de uma "estratégia terrorista", salientando ser "muito suspeita". Ele insistiu que "não foi a Al-Qaeda" que divulgou a informação, mas um organismo da CIA, e que tal ameaça faria parte de uma política dos Estados Unidos de "preparar o terreno" para ações no estilo terrorista na Venezuela. O Estado – Leia mais

COMENTÁRIO:
O Brasil é a própria prostituta maltratada pelo seu governo cafetão mau caráter. Lembram-se daquela história da tal cartilha produzida pelo Ministério do trabalho? Ela dava dicas para as profissionais do sexo sobre como fazer companhia ao turista, ao cliente solitário, acompanhar o cliente em festas, viagens e passeios, jantar e pernoitar com o cliente, atender o cliente - com itens que incluíssem a negociação de preço, realizar fantasias eróticas, fazer carícias e streap-tease? Pois é!

Já era um claro prenúncio da tendência à cafetinagem deste governo e de seu bordel estatal. A classe média foi eleita a grande “prostituta”. Ela é quem banca este cafetão perdulário e inescrupuloso na administração do fruto de seu trabalho.

Cada vez que o Leviano faz suas doações, parcerias e acordos absurdos, com os países vizinhos, fica a nítida impressão de que ele negociou também a possibilidade “do sexo sem preservativo e as taras violentas”. Que se dane as necessidades e interesses do povo brasileiro.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

1 Comments:

  • CAro Gaucho,


    Uma coisa que me deixa de cabelos pretos (brancos já estão) é o fato de que qualquer doação, perdão de dividas ou mesmo empréstimos tem, necessáriamente, que passar pelo Congresso.

    Quando essa gente vota esses assuntos?

    Se soubéssemos poderiamos fazer como quando da votação da MP 232. O Congresso derrubou, e o fez exatamente pela pressão sofrida.

    Precisamos descobrir esses labirintos...


    Saudações,

    By Blogger CAntonio, at 2:53 PM  

Postar um comentário

<< Home