movimento ordem vigília contra corrupcao

terça-feira, outubro 24, 2006

INVOLUÇÃO


O SER HUMANO em geral e as vítimas da historiografia marxista (os brasileiros) em particular temos a tendência a acreditar que estamos numa evolução constante e que o progresso é inevitável. Mas essa esperança não é comprovada pela experiência histórica. Acredito estarmos passando agora por um momento de involução. Que parece programada para continuar.


O viés ideológico que fundou e animou o PT deixou de ser aplicável no começo dos anos 90. Lula se deu conta em 2002, e propôs um programa que era a negação de suas idéias dos 20 anos anteriores. Aproximou-se do centro para poder ser eleito e governar. Porém, não conseguiu gerar um projeto alternativo de país para preencher o vácuo que se instalara.

O projeto de governo foi substituído por um projeto de poder. E, com a voracidade de quem amargou 20 anos de ostracismo, parece ser um projeto de poder a qualquer custo. Esse programa se desenvolve em duas frentes: a programática e a institucional.

Na parte programática, vemos a criação de uma série de iniciativas destinadas a gerar melhorias de curto prazo nos setores tradicionalmente abandonados da sociedade, cujo voto é de obtenção fácil e barata.

Nestes enquadraria a expansão do Bolsa Família, o ProUni, os programas de agricultura familiar etc. Seu ponto em comum é lidar com a pobreza sem chegar às causas, garantindo sua reprodução ad eternum.
Pobreza se resolve com crescimento econômico e geração de empregos. Isso demanda melhoria de capital humano, investimento em infra-estrutura e melhorias do sistema jurídico, entre outras variáveis.

Acesso à universidade se dá com melhoras na educação básica, não com cotas. Mas não seriam essas medidas positivas? Sim, se viessem acompanhadas das reformas estruturais que fazem com que a geração seguinte não mais precise delas.

Atualmente, ocorre o oposto: as pequenas vantagens se financiam via aumento do tamanho do Estado, que prejudica o desenvolvimento. Os pequenos ganhos de hoje se dão às custas de perdas futuras. E o sucesso eleitoral da tática garante sua permanência.

Se não bastasse essa aridez programática, vem ainda o segundo eixo, de golpeio às instituições. Dinheiro público foi usado para comprar o Congresso, eliminando a relação de independência que deve existir entre os Poderes.

Aparentemente o mesmo dinheiro foi usado para comprar, de um criminoso, um dossiê que visava começar a campanha de destruição das lideranças da oposição. Já houve projetos de controle de jornalistas, do audiovisual. Agora já se fala de "democratização" da mídia e reforma constituinte.

Os dois eixos somam-se para criar um programa que desidrata a democracia de suas funções vitais, mantendo-a em existência apenas nominal.

Com um Parlamento cooptado e uma população seduzida por migalhas, caminhamos rumo à estagnação econômica e ao retrocesso sociopolítico. Por Gustavo Ioschpe - FSP
*
NOS BASTIDORES DO DEBATE: AS RATAZANAS E O CORRIMÃO DA ESCADARIA
ORELHÃO
A campanha de Geraldo Alckmin suspeita que Lula foi auxiliado por um ponto eletrônico no ouvido durante o debate de ontem. A suspeita foi levantada por integrantes de seu staff de comunicação, postados bem em frente ao petista. Os tucanos pretendem pedir esclarecimentos à TV Record. FSP
TORCIDAS
Esquentou o clima na platéia nos últimos blocos. Após várias manifestações dos petistas, Tasso Jereissati, presidente da sigla tucana, protagonizou um dos momentos mais tensos entre os convidados ao berrar: "Cordão de puxa-sacos". Do lado adversário, Marta Suplicy provocava fazendo sinais para a primeira-dama, Marisa Letícia. FSP

*

ASSALTO À INTELIGÊNCIA

SEGREDO DO CARTÃO NÃO TEM PREÇO

Não é verdade que o segredo de parte das despesas dos cartões da Presidência foi criado "muito antes" e não por ele (Lula). O Gabinete de Segurança Institucional (ex-Gabinete Militar) baixou portaria em 2003, restringindo o acesso a determinadas despesas da Presidência, por "questões de segurança".



ALÔ, ZÉ: LULLA SONHA COM “MÃOS LIMPAS”

O presidente Lula disse sonhar com o dia em que o Brasil promova uma "operação mãos limpas". Deve ter provocado calafrios nos 40 companheiros do PT, incluindo seu poderoso ex-ministro José Dirceu, denunciados como "quadrilheiros" pelo Ministério Público Federal.


PRECISA-SE DE CÃO-GUIA NO PLANALTO!

Lula responde a Alckmin sobre projetos do governo em relação aos deficientes, citando a lei permitindo o acompanhamento de cão-guia para deficientes visuais. Com ele, os cegos podem até "entrar no palácio do Planalto". Vai faltar cachorro... Por Cláudio Humberto.

*

O QUE É PIOR? PRIVATIZAÇÃO OU PERDER UMA ESTATAL?

PETROBRAS PODE DEIXAR A BOLÍVIA

A quatro dias do prazo final para que as empresas que atuam na Bolívia cheguem a um acordo sobre a nacionalização das reservas de petróleo e gás, o governo brasileiro começa a dar sinais de inquietação.

Ontem, o coordenador da campanha do Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, admitiu que, se não houver acerto, a Petrobras abandonará a Bolívia. Segundo Marco Aurélio, ou o governo boliviano indeniza a estatal pelos investimentos feitos até agora, estimados em US$ 1,5 bilhão, ou o Brasil entrará com processo contra o país nos tribunais internacionais.

- Se houver um acordo, ótimo. Estabeleceremos um novo contrato. Se não houver, a Petrobras se retirará da Bolívia. É muito simples. Ou será indenizada por vontade do governo boliviano ou será indenizada em razão de decisões dos tribunais internacionais - sustentou o petista.

Em Porto Alegre para assinar convênios relativos a investimentos da Petrobras em biodiesel, o diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer, cercou-se de cautela ao comentar o assunto, alegando que estava há dias fora da sede da empresa. Mesmo assim, deixou escapar: "A forma de pagamento não é problema, pode ser euro, dólar, gás. O problema é o valor".

Sauer esclareceu que só comanda a negociação sobre o preço do gás, que tem prazo até 11 de novembro, não as conversas sobre a nacionalização. Uma das soluções cogitadas para o impasse seria usar o fornecimento de gás boliviano como pagamento da indenização à Petrobras pelas instalações no país.

Nesse caso, o preço teria papel central, uma vez que definiria por quanto tempo a Bolívia forneceria gás ao Brasil sem desembolso. Conforme Sauer, atualmente o país paga cerca de US$ 1,3 bilhão ao ano pelo combustível.

Até a semana passada, havia expectativa de obter um adiamento de 60 dias no prazo final. Com o aumento das pressões da oposição ao presidente Evo Morales, porém, essa hipótese foi praticamente descartada.

Ontem, Morales reiterou que o prazo termina sábado. Conforme informações do Ministério de Minas e Energia, que comanda as negociações, uma missão técnica brasileira está na Bolívia e, o ministro, Silas Rondeau, em constante contato telefônico com o ministro boliviano dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas.

PREÇO

O novo governo boliviano também pretende que o Brasil aceite um aumento no preço do gás. Há pouco mais de um mês, a Bolívia fechou um acordo com a Argentina que elevou o valor do milhão de BTUs (British Termal Unity, unidade de geração de energia) em mais de 50%. ZERO HORA



*

GANG PETISTA EXULTA: NÃO PODE SER PRESA A PARTIR DE HOJE

Contagem regressiva no comitê de Lula: temor de fotos dos “companheiros” algemados

Os corruptos e culpados do dossiêgate (que cometeram crime eleitoral além de incidir em dezenas de artigo do código penal) que não foram presos até a noite de ontem estão livres da cadeia até 1º de novembro.

A contagem regressiva foi acompanhada com nervosismo pelo comando da campanha de Lula que temia fotos de importantes companheiros sendo presos e algemados.

Agora, mesmo que a Polícia Federal agilize os resultados do inquérito – como se espera, os culpados estão protegidos pelo Código Eleitoral, que determina expressamente: a partir desta terça-feira, os eleitores só poderão ser presos em caso de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Estabelece a lei que, cinco dias antes das eleições e até 48 horas depois, ninguém pode ser preso.

O comando petista trabalhava com esse risco (prevendo impacto maior que a revelação da foto do dinheiro, que provocou o segundo turno) e o Governo usou de todos os meios para chegar ao dia de hoje e ter a garantia de que seus bandidos não poderão ser mais presos. Sem que haja tempo os eleitores tomarem consciência do que significa votar em Lula. Política & Verdade


Por
Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)



6 Comments:

  • Pessoal, eu realmente estou impressionada. Nunca vi discurso pior, nunca antes neste país tivemos um presidente tão ruim de oratória. Ele fala mal, não sabe concluir um raciocínio, comete erros gravíssimos de português. Ele devia aproveitar e fazer o supletivo aqui em São Paulo quando deixar de ser presidente... Olha o estômago revirou. MENTIROSO

    By Anonymous Anônimo, at 2:36 PM  

  • Lulla mente compulsivamente...Demitiu os aloprados do mensalão? Mentira! Não tentou barrar as CPI's? Mentira! As obras do aeroporto de Congonhas onde parece ter havido desvio de dinheiro público não estão pagas? Mentira! Quem estabilizou a moeda foi ele? Mentira! Foi o Plano real! A saúde está ótima? mentira...Está é muito ruim! Mentira. Ele é nordestino? mentira! É muito mais paulista que muitos paulistas! Nem para time de Pernambuco ele torce! É pobre? Mentira! Já foi! Tem patrimônio superior ao de Alckmin! E vai por ai....mente de forma compulsiva...quase doentia!

    By Anonymous Anônimo, at 2:48 PM  

  • Covarde. Entregou um bem público dos brasileiros de graça aos “pobrezinhos” dos bolivianos. Aguardem! O próximo a nos morder será o Equador.

    By Anonymous Anônimo, at 3:48 PM  

  • Ontem, vendo o "debate" eu pensava:
    "credo em cruz, olhar pra esta "coisa qualquer" e dizer que é o presidente do Brasil?
    Gentinha, querendo ser gente grande. Estou falando nada sobre, o tróço ter sido ex- pobretão, e sim, falando do "NAIPE" e de seu cinismo, de sua falta de moral, de sua cara deslavada. Que dó,eu tenho de ver pessoas preparadas a se defrontarem, com este desqualificado , que apenas por "burrice" popular ocupa o maior cargo do país. Nem para gari o "homi" teria curriculum.

    By Anonymous Anônimo, at 5:03 PM  

  • Lula não defende suas idéias com paixão. Defende os 40 ladrões, defende seu aerolula, defende os gastos do cartão secreto, defende continuar no poder a qualquer meio e a qualquer custo, mentindo , enganando , comprando ou vendendo ... Quem um dia cortou o próprio dedo para não trabalhar e ficar na boa, é capaz de qualquer coisa. Cadeia seria o mínimo razoável pra essa corja. Não é possível termos que tolerar bandidos jogando na nossa cara, diariamente, que o crime comepnsa.

    By Anonymous Anônimo, at 5:56 PM  

  • O problema que eu vejo no atual governo, é que ao invés de pegar algo que era bom, melhorar e dar crédito, o cara fala que nunca antes teve nada de bom, e que foi ele que descobriu o Brasil e que fez tudo que presta no país. Esse demagogo filho de um marketing político milionário que insulta a inteligência da opinião pública.

    By Anonymous Anônimo, at 8:34 PM  

Postar um comentário

<< Home