movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, abril 07, 2007

DESMILITARIZAR PARA QUÊ?

As Forças Armadas não podem ficar reduzidas a bucha de populismo esquerdista.

Em meados dos anos 90, numa reunião fechada no Ministério do Meio Ambiente, autoridades, acadêmicos e ativistas discutiam um plano de ação chamado Agenda 21. Seria, supostamente, a bula do desenvolvimento sustentável brasileiro no novo século. Burocratas do ministério e representantes de ONGs queriam tratar de tudo, das usinas nucleares de Angra ao combate à dengue. No Mínimo - Por Guilherme Fiúza

Entre quase duas dezenas de cabeças, apareceu uma só voz sensata para dizer que um plano que pretendesse tratar de tudo acabaria tratando de nada. Era um coronel do Exército, que propunha que o plano continuasse sendo múltiplo, mas tivesse três grandes prioridades – onde se concentrariam inicialmente os esforços e o dinheiro. Isso permitiria fixar um cronograma concreto de resultados.

Uma das prioridades propostas pelo coronel era o projeto do zoneamento econômico-ecológico de toda a Amazônia, um passo crucial para o desenvolvimento sustentável brasileiro. Os militares tinham as grandes linhas do plano, só precisavam da autorização governamental e do dinheiro. Evidentemente, nada aconteceu. A Agenda 21 continuou sendo uma megalomania delirante, sem qualquer efeito prático. E o coronel, único participante da reunião com um mínimo de foco, ficou falando com as paredes. Afinal de contas, era um milico.

O preconceito com as Forças Armadas no Brasil, mais de vinte anos depois do fim da ditadura militar, se aproxima do ridículo. O episódio da greve dos controladores de vôo mostrou com clareza a quantas anda essa paranóia. De repente, a grande solução contra o apagão aéreo passou a ser a desmilitarização do controle do tráfego de aviões.

É impressionante como se forma subitamente uma quase unanimidade com base em nada. Desmilitarizar por quê? Para que?

Os argumentos salariais são pífios, os corporativos mais ainda. É tudo um grande pretexto para desenterrar mais uma vez o fetiche da resistência democrática. A escolha de Waldir Pires, um homem a quem o Brasil deve muito, para ministro da Defesa já era um ato impregnado de coreografia panfletária. Um governo de esquerda dizendo ao povo que o perseguido pelos milicos ia agora mandar nos milicos. Mais caricatural só em história em quadrinhos.

É claro que ia dar errado. A história política de Pires é peitar os militares. Ele não sabe interpretar outro personagem. E Lula já sabe que as coisas boas de seu governo não são visíveis. Sua criptonita é o mito do pobre de esquerda. E tome reciclagem de símbolos, e tome fetiche.

Assim como era evidente que as Forças Armadas seriam um excelente agente para o zoneamento da Amazônia, não há por que acreditar que os militares são o problema do Cindacta. A Aeronáutica, assim como o Exército e a Marinha, é uma instituição fundada na busca da excelência técnica e na disciplina. Numa atividade onde não pode haver falha, como o controle do espaço aéreo, a rigidez de conduta dos códigos militares é um trunfo.

É curioso que num governo onde o serviço público passou por forte loteamento político, com órgãos cruciais como as agências reguladoras sendo entregues a afilhados partidários, possa prosperar essa idéia de entregar o controle aéreo a civis. Quem serão esses bravos civis que devolverão segurança e ordem aos vôos no Brasil? Os civis do Jader Barbalho, do Berzoini, do Maluf ou do Collor?

As Forças Armadas não podem ficar reduzidas a bucha de populismo esquerdista. Ou a ficção científica para essas forças-tarefa de mentira, quando os governantes querem espalhar soldadinhos para brincar de segurança pública. Exército, Marinha e Aeronáutica são patrimônios brasileiros, especialmente valiosos nesse território continental, hostil e quase ingovernável. Se a opção for mesmo deixá-los à míngua, em nome de bravatas desmilitarizantes, depois não se poderá estranhar que sua vocação principal passe a ser o desvio de armamento para o crime organizado. Com a licença dos heróis da resistência à ditadura, esse plano de desmilitarização é, hoje, o que há de mais reacionário.


ENFIM, O CEU DE BRIGADEIRO
Quantidade de aviões atrasados diminui em todo o País. De origem humilde, comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, reassume o controle do setor aéreo após ser desautorizado por Lula Boa parte da tranqüilidade atestada pelos passageiros ontem nos aeroportos deve-se ao brigadeiro Juniti Saito, que passou com louvor em seu primeiro teste à frente do comando da Aeronáutica. O Dia Online – Leia
mais aqui

SE A OAB NÃO PRESTA PRÁ AJUDAR, QUE NÃO ATRAPALHE
Na semana que vem, representantes dos controladores de vôo e da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) terão reunião com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para pedir apoio nas negociações com o governo. Os controladores querem que a recomposição salarial da categoria seja incorporada na proposta de desmilitarização do setor. Redação Terra - Leia
mais aqui

Todos apostos!
A NOSSA UNIÃO IRRESTRITA É MAIS IMPORTANTE DO QUE NUNCA

É possível que uma armadilha esteja sendo engendrada contra o Comandante da Aeronáutica. Ao lhe devolverem a autoridade, abusivamente subtraída, podem pretender transferir-lhe, também, a responsabilidade por um eventual insucesso, que poderia, muito bem, ser induzido pelo próprio Governo, com a simples negação dos recursos financeiros indispensáveis ao funcionamento do sistema, ou com o estímulo sub-reptício a novas insubordinações de controladores de vôo.

Assim, acompanharemos, com muita atenção, o desenrolar dos acontecimentos, para que possamos complementar, solidariamente, as ações do Comandante da Aeronáutica, em defesa intransigente dos valores e dos direitos da nossa Força. Da mesma forma, atuaremos, em conjunto com os coirmãos Clube Naval e Clube Militar, sempre que identifiquemos qualquer ameaça às Forças Armadas e ao Povo Brasileiros.

Somos, ainda, eternamente agradecidos a todos os que nos emprestaram o seu apoio, tão generoso quanto indispensável, no momento difícil por que passamos. E vale repetir: A nossa união irrestrita é mais importante do que nunca. Sem união não sobreviveremos! Trecho da
Nota do Clube da Aeronáutica de 04/03.

Mais uma palhaçada a favor da criminalidade
ESTADOS COM JOVENS EM CADEIAS PODEM SOFRER CORTE

A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) pretende condicionar o repasse de recursos financeiros aos municípios à resolução das situações de violação dos direitos de jovens em conflito com a lei. De acordo com o Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, em oito Estados existem 685 jovens cumprindo medida socioeducativa em cadeias comuns, o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Nós estamos trabalhando com criação de indicadores que possam ser utilizados na hora dos convênios, não no sentido de inviabilizar que essas unidades federadas tenham acesso ao recurso federal, mas de condicionar o recebimento do recurso a algumas estratégias de compromisso no sentido de resolver essas situações. A existência de adolescentes em cadeias significa que a fiscalização não está acontecendo. A sociedade civil também tem um papel importante no enfrentamento do problema" - afirmou Carmem de Oliveira da Sedh. Agência Brasil – Portal Terra – Leia
mais aqui

Assim que comecei a ler está matéria super "meiga" e doce pensei logo nos adolescentes e nas crianças normais que o "Estatuto da criança e do adolescente" não considera. A preocupação da subsecretaria é com os CHAMPINHAS da vida. Não sobra nada para os filhos de trabalhadores decentes. Estes não fazem parte dos planos deste governo. Que não se cansa de injetar nosso dinheiro em seu famigerado plano "socioeducativo" que visa assegurar a impunidade e proliferação de “champinhas” em série.

Humano seria, se os tais “direitos humanos” fosse sério. Voltado ao atendimento dos que de fato precisam e, principalmente, dar suporte às famílias vitimadas pelos crimes bárbaros praticados por estas "aberrações da natureza”
. Por Gabriela

INTERNACIONAIS
GOVERNO É ACUSADO DE MANIPULAR CAMPANHA NO TIMOR
Quatro dos oito candidatos nas eleições presidenciais de Timor Leste, marcadas para segunda-feira, acusam o partido da situação, Fretilin, de intimidar a oposição e manipular a campanha eleitoral, encerrada três dias antes das votações. BBC Brasil. Leia
mais aqui
Agora, o mais incrível. Adivinhem que país está lá, como “observador da eleição”? E ainda que disse que é plenamente solidário aos esforços timorenses para edificar o Estado nacional e consolidar as instituições democráticas? Só podia dar nisto!

ANIVERSÁRIO DA “BARBIE” É HOJE
Nosso Blog aproveita para mandar uma mensagem para a primeira dama:
- Que saudades de Ruth Cardoso !

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

1 Comments:

  • Aos Amigos Gaucho, Gabriela

    E Aos que prestigiam essa trincheira da verdade os mesus sinceros votos de Feliz Páscoa.

    Esperemos dias melhores.


    SDS.

    By Blogger CAntonio, at 8:53 AM  

Postar um comentário

<< Home