CONSCIÊNCIA DA DEMOCRACIA
A NOSSA NOVEL DEMOCRACIA ESTÁ EM FRANGALHOS
Agora, a Operação Hurricane alcançou o Poder Judiciário. Os poderes Executivo e Legislativo desde há muito estão desmazelados e expostos à vista de todos desde o advento do PT ao poder. A corrupção do Poder Judiciário, porém, é muito grave para a democracia.
Solzhenitsyn, quando lhe foi concedido o Prêmio Templeton , em 1.983, falando do século que terminava, disse que "as falhas da consciência humana, privada da sua dimensão divina, foram um fator determinante dos maiores crimes deste século". É o mesmo diagnóstico que faz Hannah Arendt, analisando o século XX: "É como se a humanidade se houvesse dividido entre os que acreditam na onipotência humana e os que reconhecem a falta de qualquer poder, como a principal experiência da vida”.
Cabe perguntar se a crise moral do poder totalitário, que assolou a Europa durante o século passado, não terá contagiado o mundo; se não terá aparecido uma doença semelhante, na América: governar como se Deus não existisse; o laicismo ateu; o esquecimento do divino, na vida pública; a democracia auto-suficiente.
O totalitarismo e o comunismo do século que passou já se foram. Mas, porque sumiram? O que aconteceu? Pode ser difícil descobrir o papel definitivo que a consciência de muitos teve nos atos históricos e complexos da derrota do III Reich e da queda do muro de Berlim; entretanto, a vitória foi da consciência dos cidadãos, que pôs término a tanta barbárie.
A consciência é a pedra na qual se esboroa o poder totalitário, quando nela tropeça. A liberdade das consciências é inviolável, pois ela é o autêntico alicerce da democracia. Ninguém deve dizer: a minha consciência chama-se Chaves, Fidel, Lula ou Morales. Göring, o grande Marechal de Hitler, dizia: "Eu careço de consciência! A minha chama-se Adolf Hitler!".
O homem não pode prescindir da sua consciência. Quando a consciência é posta de lado, na vida pública, aparece imediatamente a tirania, a força política todo-poderosa, estúpida e prepotente, que destrói, arruína os povos e arrasa os valores da civilização. Hitler dizia: Eu liberto o homem da constrição do espírito (...) das sujas e humilhantes auto-aflições da chamada consciência moral, uma quimera.
A democracia pressupõe a transparência dos poderes, junto com o controle dos mesmos. Os poderes estão subordinados ao Direito. Daí que toda ditadura comece sempre aferrando o Direito. Aparece então o culto do ditador, massas puxadas pelo cabresto, que não ouvem à sua consciência pessoal, sendo oportuno perguntar: a esquerda populista sul-americana não estará impondo sorrateiramente o endeusamento dos seus caudilhos?
A democracia exige não se deixar iludir pelos caudilhos libertadores, mas ouvir sempre e em primeiro lugar à própria consciência pessoal e proteger os institutos democráticos que são como os seus alto-falantes. E a consciência dos cidadãos se exprime publicamente, nas democracias, através de dois importantíssimos institutos jurídicos, que são: os princípios fundamentais, explicitados nas Constituições, e o Poder Judiciário que é o seu principal defensor.
Quando não se respeitam os princípios fundamentais, a democracia perece, porque já a tirania campeia à solta. E o bastião dos princípios fundamentais é o Judiciário. Se o Judiciário descambar, falsear o seu papel, "todo o sistema cairá em paralisia, desordem e subversão. Os poderes constitucionais entrarão em conflitos insolúveis, os direitos constitucionais ruirão por terra e da organização constitucional, do seu caráter, das suas funções, das suas garantias apenas restarão destroços". (Oração aos Moços, de Ruy Barbosa).
Quando essa realidade intimíssima não é a que rege, já não se pode falar de um verdadeiro controle de poder, mas somente de equilíbrio de interesses, em que o homem e a sociedade ficam reduzidos a um modelo escolhido: bom é aquilo que se impõe, existir significa se impor. O homem não vive já como criação, mas como produto da escolha (...).
Resta, agora, corrigir com rapidez e energia a fenda aberta no Judiciário. Este é o apelo dos bacharéis, dos cidadãos da República. Diário do Comércio – Por Félix Ruiz Alonso - advogado
COMENTANDO A MATÉRIA:
Este trecho de hoje: "É como se a humanidade se houvesse dividido entre os que acreditam na onipotência humana e os que reconhecem a falta de qualquer poder, como a principal experiência da vida".
Podíamos exclamar como Nietzsche, "Deus está morto!". Era algo que estava tão vivo na imagem do homem, um poder que evocava o mais divino das consciências. A SENSATEZ!
Os valores mais elevados da vida parecem, no entanto, que se perderam. Aquilo que dava sentido as nossas vidas, a nossa liberdade civilizada, a nossa perspectiva de futuro, ao planejamento da vida, parece que tudo se perdeu. Nossa imagem de sonhos parece que fugiu. E, de súbito, nos vemos diante de uma COVA SOMBRIA, apinhada de devoradores de homens e de crianças sem futuro.
Nem sabemos mais ao certo o significado de Democracia. Seria isto que estamos vivendo? Tudo é proclamado e liberado em nome dela. Nosso país está sob o comando do demônio que habita a consciência destes bandidos do Poder.
Nosso mundo consciente é descrito em etapas que afloram a consciência. Trata-se dos estágios da elucidação, da sensatez, da visão com luz da palavra divina. Nada que lembre esses discursos proferidos das profundezas sombrias, em estado de cogitação, de Lula da Silva e seus infeccionados vermelhos. Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)
SAIBA COMO ESSES SINDICALISTAS VÃO MAMAR MAIS DO SEU DINHEIRO
Para legalizar centrais, governo quer repassar 10% do imposto sindical.
Divergência sobre financiamento adiou medida provisória, que hoje significaria R$ 103 milhões a mais para entidades
Está pronta a medida provisória que vai legalizar as centrais sindicais e atender a uma das principais reivindicações de seus líderes: o acesso ao rateio do bolo do imposto sindical que, só no ano passado, arrecadou mais de R$ 1 bilhão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu que as centrais vão ficar com metade da fatia do imposto sindical destinada ao governo.
Ex-sindicalista, Lula pretendia anunciar a boa nova hoje, para marcar o Dia do Trabalho, mas as negociações emperraram na última hora e ele foi obrigado a adiar o envio da MP ao Congresso. Pelo rateio sugerido, metade do total de 20% que cabe ao governo na contribuição cobrada dos trabalhadores ficaria agora com as centrais. Por Vera Rosa - O Estado de São Paulo - Leia mais aqui
O ESCÁRNIO DAS INVASÕES NO “ABRIL VERMELHO”
Número de ações é quase o triplo do registrado em 2006, ano de eleição. O “abril vermelho” o bando do MST fez 81 invasões de fazendas em todo o Brasil com a desculpa de cobrar a reforma agrária. Ao contrário do ano passado, quando o movimento pisou no freio para não prejudicar a campanha do Lula à reeleição, este ano houve intensa mobilização em 21 Estados.
No levantamento das ações de abril de 2007, feito pelo Estado, não foram incluídas as ocupações de prédios públicos, bancos e praças de pedágio, que também ocorreram. O MST invadiu 17 prédios governamentais, inclusive agências bancárias oficiais, e ocupou 25 praças de pedágio no Paraná. Também promoveu marchas e o fechamento de rodovias.
Aumenta afrontamento à UDR
MST LEVA AINDA MAIS BANDOLEIROS PARA PROPRIEDADE PARTICULAR
Os cangaceiros do MST aumentaram ontem a invasão da fazenda Ipezal, em Sandovalina, no Pontal do Paranapanema (SP), onde já havia 150 pessoas. A área, invadida no domingo, pertence ao presidente nacional da União Democrática Ruralista, Luiz Antônio Nabhan Garcia.
PÁ... PÁ... PÁ!
CANTA SUPLICY, CANTA!
Depois de a CCJ no Senado aprovar a proposta de antecipação da mudança penal, a polícia de Sergipe informou nesta segunda-feira que o assaltante que matou as duas reféns é um menor. Ele deixou que elas agonizassem 4 horas, até morrerem. Em depoimento frio, a besta-fera de 17 anos afirmou que resolveu matar as reféns, porque sua prisão era “inevitável mesmo”. Leia mais aqui
CHÁVEZ É MUITO CHATO E CANSATIVO
Hugo Chávez é o presidente que aparece na rabeira do ranking dos “chefes” mais populares da América Latina. Trata-se de um estudo elaborado pelo instituto equatoriano Cedatos
O bugre atormentado que fala pelos cotovelos não agrada ao povo latino, apesar de todas as piruetas e malabares que vive fazendo. Chávez incomoda porque é um chato de primeiríssima grandeza. Um invejoso estúpido que nada tem a oferecer, além de criticar a competência dos inteligentes. O resultado da pesquisa só demonstra o quanto todos os latinos já estão cansados de sua conversa mole. Cansamos de ouvir o sombra Chávez!
Depois dele praticamente “açoitar” a idéia do Etanol - de considerar “irracionais e antiéticos” aqueles que pretendem usar a água, e as boas terras que restam na América Latina para produzir alimentos para veículo, agora, Chávez - o invejoso - quer se tornar o principal sócio do Brasil na promoção do biocombustível, numa estratégia para bloquear as pretensões dos Estados Unidos na região.
Ontem, seu chanceler Nicolás Maduro, esteve com o Amorim em Brasília para discutir os detalhes de um futuro acordo. A bugrada agora tem a intenção de “comprar quase toda a produção brasileira” do combustível voltada para a exportação. Querem ser o principal sócio do Brasil na promoção do etanol, segundo uma entrevista concedida do chanceler ao Correio braziliense.
É muito cansativo ver Chávez tentando imitar muito mal e porcamente àqueles, os quais ele morre de inveja. Sempre na rabeira das intenções, seu governo medíocre é uma revelação constante do quanto o dinheiro mesmo abundante não consegue mudar a realidade: Chávez não passa de um ignorante idiotizado com QI abaixo da média, ainda preso à idade pedra. Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)
Agora, a Operação Hurricane alcançou o Poder Judiciário. Os poderes Executivo e Legislativo desde há muito estão desmazelados e expostos à vista de todos desde o advento do PT ao poder. A corrupção do Poder Judiciário, porém, é muito grave para a democracia.
Solzhenitsyn, quando lhe foi concedido o Prêmio Templeton , em 1.983, falando do século que terminava, disse que "as falhas da consciência humana, privada da sua dimensão divina, foram um fator determinante dos maiores crimes deste século". É o mesmo diagnóstico que faz Hannah Arendt, analisando o século XX: "É como se a humanidade se houvesse dividido entre os que acreditam na onipotência humana e os que reconhecem a falta de qualquer poder, como a principal experiência da vida”.
Cabe perguntar se a crise moral do poder totalitário, que assolou a Europa durante o século passado, não terá contagiado o mundo; se não terá aparecido uma doença semelhante, na América: governar como se Deus não existisse; o laicismo ateu; o esquecimento do divino, na vida pública; a democracia auto-suficiente.
O totalitarismo e o comunismo do século que passou já se foram. Mas, porque sumiram? O que aconteceu? Pode ser difícil descobrir o papel definitivo que a consciência de muitos teve nos atos históricos e complexos da derrota do III Reich e da queda do muro de Berlim; entretanto, a vitória foi da consciência dos cidadãos, que pôs término a tanta barbárie.
A consciência é a pedra na qual se esboroa o poder totalitário, quando nela tropeça. A liberdade das consciências é inviolável, pois ela é o autêntico alicerce da democracia. Ninguém deve dizer: a minha consciência chama-se Chaves, Fidel, Lula ou Morales. Göring, o grande Marechal de Hitler, dizia: "Eu careço de consciência! A minha chama-se Adolf Hitler!".
O homem não pode prescindir da sua consciência. Quando a consciência é posta de lado, na vida pública, aparece imediatamente a tirania, a força política todo-poderosa, estúpida e prepotente, que destrói, arruína os povos e arrasa os valores da civilização. Hitler dizia: Eu liberto o homem da constrição do espírito (...) das sujas e humilhantes auto-aflições da chamada consciência moral, uma quimera.
A democracia pressupõe a transparência dos poderes, junto com o controle dos mesmos. Os poderes estão subordinados ao Direito. Daí que toda ditadura comece sempre aferrando o Direito. Aparece então o culto do ditador, massas puxadas pelo cabresto, que não ouvem à sua consciência pessoal, sendo oportuno perguntar: a esquerda populista sul-americana não estará impondo sorrateiramente o endeusamento dos seus caudilhos?
A democracia exige não se deixar iludir pelos caudilhos libertadores, mas ouvir sempre e em primeiro lugar à própria consciência pessoal e proteger os institutos democráticos que são como os seus alto-falantes. E a consciência dos cidadãos se exprime publicamente, nas democracias, através de dois importantíssimos institutos jurídicos, que são: os princípios fundamentais, explicitados nas Constituições, e o Poder Judiciário que é o seu principal defensor.
Quando não se respeitam os princípios fundamentais, a democracia perece, porque já a tirania campeia à solta. E o bastião dos princípios fundamentais é o Judiciário. Se o Judiciário descambar, falsear o seu papel, "todo o sistema cairá em paralisia, desordem e subversão. Os poderes constitucionais entrarão em conflitos insolúveis, os direitos constitucionais ruirão por terra e da organização constitucional, do seu caráter, das suas funções, das suas garantias apenas restarão destroços". (Oração aos Moços, de Ruy Barbosa).
Quando essa realidade intimíssima não é a que rege, já não se pode falar de um verdadeiro controle de poder, mas somente de equilíbrio de interesses, em que o homem e a sociedade ficam reduzidos a um modelo escolhido: bom é aquilo que se impõe, existir significa se impor. O homem não vive já como criação, mas como produto da escolha (...).
Resta, agora, corrigir com rapidez e energia a fenda aberta no Judiciário. Este é o apelo dos bacharéis, dos cidadãos da República. Diário do Comércio – Por Félix Ruiz Alonso - advogado
COMENTANDO A MATÉRIA:
Este trecho de hoje: "É como se a humanidade se houvesse dividido entre os que acreditam na onipotência humana e os que reconhecem a falta de qualquer poder, como a principal experiência da vida".
Podíamos exclamar como Nietzsche, "Deus está morto!". Era algo que estava tão vivo na imagem do homem, um poder que evocava o mais divino das consciências. A SENSATEZ!
Os valores mais elevados da vida parecem, no entanto, que se perderam. Aquilo que dava sentido as nossas vidas, a nossa liberdade civilizada, a nossa perspectiva de futuro, ao planejamento da vida, parece que tudo se perdeu. Nossa imagem de sonhos parece que fugiu. E, de súbito, nos vemos diante de uma COVA SOMBRIA, apinhada de devoradores de homens e de crianças sem futuro.
Nem sabemos mais ao certo o significado de Democracia. Seria isto que estamos vivendo? Tudo é proclamado e liberado em nome dela. Nosso país está sob o comando do demônio que habita a consciência destes bandidos do Poder.
Nosso mundo consciente é descrito em etapas que afloram a consciência. Trata-se dos estágios da elucidação, da sensatez, da visão com luz da palavra divina. Nada que lembre esses discursos proferidos das profundezas sombrias, em estado de cogitação, de Lula da Silva e seus infeccionados vermelhos. Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)
SAIBA COMO ESSES SINDICALISTAS VÃO MAMAR MAIS DO SEU DINHEIRO
Para legalizar centrais, governo quer repassar 10% do imposto sindical.
Divergência sobre financiamento adiou medida provisória, que hoje significaria R$ 103 milhões a mais para entidades
Está pronta a medida provisória que vai legalizar as centrais sindicais e atender a uma das principais reivindicações de seus líderes: o acesso ao rateio do bolo do imposto sindical que, só no ano passado, arrecadou mais de R$ 1 bilhão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu que as centrais vão ficar com metade da fatia do imposto sindical destinada ao governo.
Ex-sindicalista, Lula pretendia anunciar a boa nova hoje, para marcar o Dia do Trabalho, mas as negociações emperraram na última hora e ele foi obrigado a adiar o envio da MP ao Congresso. Pelo rateio sugerido, metade do total de 20% que cabe ao governo na contribuição cobrada dos trabalhadores ficaria agora com as centrais. Por Vera Rosa - O Estado de São Paulo - Leia mais aqui
O ESCÁRNIO DAS INVASÕES NO “ABRIL VERMELHO”
Número de ações é quase o triplo do registrado em 2006, ano de eleição. O “abril vermelho” o bando do MST fez 81 invasões de fazendas em todo o Brasil com a desculpa de cobrar a reforma agrária. Ao contrário do ano passado, quando o movimento pisou no freio para não prejudicar a campanha do Lula à reeleição, este ano houve intensa mobilização em 21 Estados.
No levantamento das ações de abril de 2007, feito pelo Estado, não foram incluídas as ocupações de prédios públicos, bancos e praças de pedágio, que também ocorreram. O MST invadiu 17 prédios governamentais, inclusive agências bancárias oficiais, e ocupou 25 praças de pedágio no Paraná. Também promoveu marchas e o fechamento de rodovias.
Aumenta afrontamento à UDR
MST LEVA AINDA MAIS BANDOLEIROS PARA PROPRIEDADE PARTICULAR
Os cangaceiros do MST aumentaram ontem a invasão da fazenda Ipezal, em Sandovalina, no Pontal do Paranapanema (SP), onde já havia 150 pessoas. A área, invadida no domingo, pertence ao presidente nacional da União Democrática Ruralista, Luiz Antônio Nabhan Garcia.
PÁ... PÁ... PÁ!
CANTA SUPLICY, CANTA!
Depois de a CCJ no Senado aprovar a proposta de antecipação da mudança penal, a polícia de Sergipe informou nesta segunda-feira que o assaltante que matou as duas reféns é um menor. Ele deixou que elas agonizassem 4 horas, até morrerem. Em depoimento frio, a besta-fera de 17 anos afirmou que resolveu matar as reféns, porque sua prisão era “inevitável mesmo”. Leia mais aqui
CHÁVEZ É MUITO CHATO E CANSATIVO
Hugo Chávez é o presidente que aparece na rabeira do ranking dos “chefes” mais populares da América Latina. Trata-se de um estudo elaborado pelo instituto equatoriano Cedatos
O bugre atormentado que fala pelos cotovelos não agrada ao povo latino, apesar de todas as piruetas e malabares que vive fazendo. Chávez incomoda porque é um chato de primeiríssima grandeza. Um invejoso estúpido que nada tem a oferecer, além de criticar a competência dos inteligentes. O resultado da pesquisa só demonstra o quanto todos os latinos já estão cansados de sua conversa mole. Cansamos de ouvir o sombra Chávez!
Depois dele praticamente “açoitar” a idéia do Etanol - de considerar “irracionais e antiéticos” aqueles que pretendem usar a água, e as boas terras que restam na América Latina para produzir alimentos para veículo, agora, Chávez - o invejoso - quer se tornar o principal sócio do Brasil na promoção do biocombustível, numa estratégia para bloquear as pretensões dos Estados Unidos na região.
Ontem, seu chanceler Nicolás Maduro, esteve com o Amorim em Brasília para discutir os detalhes de um futuro acordo. A bugrada agora tem a intenção de “comprar quase toda a produção brasileira” do combustível voltada para a exportação. Querem ser o principal sócio do Brasil na promoção do etanol, segundo uma entrevista concedida do chanceler ao Correio braziliense.
É muito cansativo ver Chávez tentando imitar muito mal e porcamente àqueles, os quais ele morre de inveja. Sempre na rabeira das intenções, seu governo medíocre é uma revelação constante do quanto o dinheiro mesmo abundante não consegue mudar a realidade: Chávez não passa de um ignorante idiotizado com QI abaixo da média, ainda preso à idade pedra. Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home