movimento ordem vigília contra corrupcao

domingo, abril 29, 2007

MILITARES SE ADAPTAM À PENÚRIA

O SUCATEAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS

Em matéria da FSP, deste domingo (para assinantes), é abordado o corte de verbas e de investimentos pelo Lula para os projetos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que tiveram que se adaptar em graus diferentes à penúria da falta de recursos dos últimos anos.

O Exército, por exemplo, teve mais de cem projetos que foram reduzidos para apenas 13 prioritários, segundo o general-de-brigada Alessio Ribeiro Souto, que dirige o Centro Tecnológico do Exército. Para a Marinha, o momento é um dois piores nos últimos anos. Segundo o contra-almirante Elis Treidler Oberg, desde 1999 a Marinha aposentou 21 navios, e incorporou apenas dez. Já, o programa prioritário da Força Aérea Brasileira voltou à estaca zero, e deve levar alguns meses para sair dela, de acordo com o brigadeiro-do-ar Paulo Roberto Pertusi. O programa é o F-X, de aquisição de um novo caça de defesa aérea. O Lula suspendeu a concorrência logo no começo do seu primeiro mandato, e terminou por enterrá-la ao comprar caças franceses Mirage-2000, interinos e de segunda mão.

A Força no Rio
PATINHOS DE TIRO-AO-ALVO?
O Ministério da Justiça concluiu na quarta-feira o plano operacional para combate à violência no Rio de Janeiro prevendo o uso das Forças Armadas.

Tarso disse que "o ministro da Defesa vai examinar o plano para focar com precisão o papel de sustentação que as Forças Armadas possam dar nas operações no Rio de Janeiro. O fundamental é que a alocação das Forças Armadas será feita de tal modo a liberar os policiais para um combate mais direto, mais intenso e com mais contingentes contra o crime organizado". Ou seja, quem vai combater os criminosos não são os militares. Eles servirão apenas de sustentação (?).

O mais provável é que as Forças Armadas ajudem no patrulhamento nas áreas próximas aos quartéis e com equipamentos de inteligência as polícias Militar e Civil. Pode até haver tanques nas ruas próximas aos quartéis, mas eles não serão usados em combate. Os carros de guerra podem até mesmo estacionar em locais estratégicos, mas para dar uma sensação de segurança e não para ir ao combate. Portal Terra - Leia
mais aqui

A CARADURA SEM JEITO DOS DEPUTADOS
Parece inesgotável a desfaçatez com que os representantes do povo brasileiro têm produzido, impune e descaradamente, escândalos na forma como gastam dinheiro público: os mais recentes atendem pela rubrica de “verbas indenizatórias”. Grande parte dos deputados federais as tem recebido com uma volúpia de matar de inveja os contribuintes que bancam essa farra.

Nos dois meses iniciais da legislatura vigente (fevereiro e março), Suas Excelências gastaram só em combustível R$ 2,5 milhões, o suficiente para comprar cerca de 1 milhão de litros de gasolina. Isso representa menos de um quarto do total das “indenizações” (aliás, os beneficiários são “indenizados” a que pretexto?), que é de R$ 11,2 milhões também para pagar aluguéis, custeio de escritórios nas “bases” e até fretamento de barcos e aviões. JT Online - Leia a matéria
aqui

ARNALDO JABOR NA RÁDIO CBN
Ouça aqui, em especial, o do dia 24 Abril, que motivou o Presidente da Câmara diz que vai processá-lo. Portal Ternuma

COMENTÁRIO: Depois, as “excelências” ainda têm a cara de pau de se sentirem ofendidos quando são chamados de CANALHAS. Acham mesmo que têm o direito de processar os que se indignam contra esta safadeza. Chegam ao desplante de exigir retratação. Jabor retrate-se, pois. Naquela mesma linha que o Casseta&Planeta costuma fazer, quando os digníssimos resolvem se voltar também contra eles. Por Gaúcho/Gabriela

“NÃO EXISTIRIA NENHUM ABRIL VERMELHO SEM RECURSOS PÚBLICOS”
Estudioso de questões relacionadas a movimentos sociais e desenvolvimento rural, o sociólogo Zander Navarro está convencido de que não existe demanda por reforma agrária no Brasil, ao contrário do que tem dito o MST - organização que ele descreve como antidemocrática e com “apego quase militar à manutenção de uma estrutura semi-secreta”. Na
entrevista a seguir ele afirma que não existe controle sobre os recursos públicos repassados às entidades controladas pelo MST, que acabam destinados ao financiamento da militância: “Não existiria nenhum ‘abril vermelho’ sem recursos públicos”.

Nivelando todos por baixo.
“ACHATAMENTO” DA CLASSE MÉDIA
Estudo feito pela UNICAMP mostra que divisão englobava 40,6% dos brasileiros ocupados em 2005, contra 45,6% no ano de 1996. De acordo com os dados a serem divulgados na próxima semana, a política econômica do país está "encolhendo" a classe média e "engordando" a massa trabalhadora. A pesquisa fez uma análise do padrão de vida da população ocupada desde a década de 80, tendo como base a PNAD, até 2005.

Em entrevista à Folha de ontem (
para assinantes), o economista Waldir Quadros, afirmou que a concorrência social exacerbada é resultado da letargia na geração de oportunidades. Que as ocupações precárias e mal remuneradas vão sendo aceitas como um mal menor. E também cada vez mais os indivíduos e as famílias vão relaxando seus padrões morais na luta pela sobrevivência. Terminou afirmando que, sem a retomada de altas taxas de crescimento econômico de forma duradoura, não existe nenhuma perspectiva de melhoria efetiva neste cenário de forte crise social, com drástico estreitamento dos canais de ascensão social.

COMENTÁRIO:
Com direito a batedores militares acompanhando o grupo, churrasco e partida de futebol, o RBD foi recebido, ontem, no Palácio da Alvorada, pelo Lula e Marisa da Silva.

Tudo que era necessário acontecer num governo fadado à derrota e à "CORRUPÇAO CABELUDA" já aconteceu. Cadê o braço guerreiro das FA? Qual seria de fato o motivo desta submissão por parte da oposição e das Forças Armadas?

Que potência mágica determina o domínio de homens que deveriam num gesto de sensatez, limpar e varrer a lama deste país? Que medo estranho é este, que os tornam impedidos de realizarem ações conjuntas junto da sociedade que tanto deseja novamente a Ordem.

Chega, basta desta linguagem primitiva e debochada que começou a servir toscamente de veículo para expressão de idéias da ética e moral. Não custa imaginar o tamanho do nosso país tão bem explicada na foto acima.

Poema da Mentira
Do poema Fragmentos de mentira, de Affonso Romano de Sant’Anna: (trazido por BELLZINHA, membro do MOVCC)

Mentiram-me. Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente. Mentem
de corpo e alma, completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.

Mentem, sobretudo, impune/mente.
Não mentem tristes. Alegremente
mentem. Mentem tão nacional/mente
que acham que mentindo história afora
vão enganar a morte eterna/mente.

Mentem. Mentem e calam.
Mas suas frases falam.
E desfilam de tal modo nuas
que mesmo um cego pode ver
a verdade em trapos pelas ruas.

Sei que a verdade é difícil
e para alguns é cara e escura.
Mas não se chega à verdade
pela mentira, nem à democracia
pela ditadura.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)