movimento ordem vigília contra corrupcao

quinta-feira, abril 19, 2007

“TÁ NA HORA DO PAU”

A PRISÃO DE LULA

Causou muita polêmica o artigo postado abaixo, do ministro do Superior Tribunal Militar Olympio Pereira da Silva Junior, no qual ele propõe que as Forças Armadas "baixem o pau" para solucionar a crise de violência no Rio de Janeiro.

Um dado importante na biografia do ministro. Ele não é militar. É promotor de carreira. Chegou ao STM no chamado "Quinto Constitucional".

Mas o mais importante de sua biografia é que foi ele quem deu voz de prisão ao então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, em 1980, por crime contra a segurança nacional, em razão de um discurso feito no Acre em companhia de Chico Mendes. Informação tirada do Blog dos Blogs - IG

“TÁ NA HORA DO PAU”!
Por Olympio Pereira da Silva Junior, ministro do Superior Tribunal Militar

Não é possível mais agüentar o reinado da bandidagem no Rio de Janeiro. A violência gratuita acontecendo em todas as horas do dia, não mais nos escuros e escondidos becos das favelas, mas nas ruas movimentadas da cidade.

Por mais absurdo que possa parecer, já nos acostumamos à vida engaiolada das residências cercadas de grades, guaritas de segurança (que não servem pra nada), carros blindados enfim, nos acostumamos a viver com medo.

Não há confiança no aparelho policial do Estado, infestado e destruído pela corrupção. As cadeias, presídios, penitenciárias, colônias agrícolas, casas de detenção etc - tudo, enfim, que a lei apresenta como forma de ressocializar o criminoso, não funciona e é comandado pelos esquemas criminosos das facções.

Os políticos, juristas, criminólogos, psicólogos, enfim os estudiosos do problema apresentam as mesmas soluções de 30 anos atrás, ou seja, a segurança pública é problema de educação, saúde, problema de Estado. É a falta de uma política de Estado para erradicação da pobreza etc. Há quanto tempo já se ouve isso?

Eu acho que não dá mais. A sociedade não pode mais se omitir, tem de entrar na briga. É claro que educação, saúde, assistência social etc é solução, mas a longo, muito a longo prazo. O que o Rio de Janeiro, que virou Cidade Perigosa e não mais Maravilhosa, precisa, é de ação - e rápida.

Temos de dar resposta a essa violência. Resposta imediata. Não haverá tempo para esperarmos as políticas e os programas de governo. Não podemos nos conformar com a dominação. Não podemos ficar contentes só porque conseguimos sair, trabalhar e voltar pra casa sem nada nos acontecer, porque um dia a sorte vai acabar e essa violência vai bater na sua porta. Vai atingir você, seu filho, sua mãe, seu amigo (se já não atingiu). Chegamos à encruzilhada. Ou tomamos uma atitude já, ou vamos sucumbir a esse tsumami marginal.

O Rio "tá dominado" e o aparelho estatal repressivo, vencido. Não temos saída. Tá na hora do pau! No que diz respeito à ajuda solicitada ao presidente pelo governador Sérgio Cabral em colocar as Forças Armadas na segurança do Rio de Janeiro, me desculpem os que acreditam na eficácia da medida, mas não vai dar certo.

Não vai dar certo porque o que o governador quer é a intimidação pela presença, ou seja, coloca-se militares com uniformes rajados, armados de fuzil e metralhadora, carros de combate etc em lugares estratégicos, fazendo figuração. A população desavisada vai adorar. Vai se sentir segura. Só que os bandidos sabem que os militares não vão abrir fogo, por exemplo, dentro do túnel Rebouças, não vão jogar granadas na Avenida Copacabana, não vão subir os morros com os blindados.

O que vai acontecer, verdadeiramente, é que vão passar vergonha - e isso as Forças Armadas não devem, nem podem, nem vão permitir.

Agora, se o que o governador e o presidente querem (o que eu duvido), realmente, que as Forças Armadas dêem cabo da criminalidade do Rio de Janeiro, afastem a política e deixem que se cumpra a missão, missão de guerra, missão de combate, esse sim é o trabalho das Forças Armadas. É para isso que elas são treinadas. É isso que elas sabem fazer, e bem. Publicado no "Jornal do Brasil"

O resto é "balela", é politicagem inútil.

VÔO 1907
SOB O TAPETE
O presidente da Embraer, Maurício Botelho, que deixa o cargo no próximo dia 23, disse nesta quarta-feira que o “transponder” do jato Legacy que colidiu no ar com o Boeing da Gol, em 29 de setembro de 2006, estava funcionando normalmente, antes e depois do acidente. “Agora, o que aconteceu lá em cima, eu não sei”, completou Botelho. Por Ucho

FAMILIARES INDIGNADOS
Familiares das vítimas do acidente pediram ontem uma solução rápida para as investigações sobre as causas da queda do Boeing da Gol. A Associação de Amigos e Familiares das Vítimas do Vôo Gol 1907 lançou ontem novo abaixo-assinado cobrando a divulgação dos laudos técnicos do conteúdo das caixas-pretas do avião, os resultados dos testes realizados nos pilotos do Legacy e a perícia do jato. “Temos um monte de papel, mas nenhuma conclusão”, disse Rosane Gutjhar, da associação. “Queremos a punição dos culpados por terem tirado do nosso convívio pessoas inocentes e que dinheiro nenhum no mundo irá repor”.

O documento será entregue ao ministro da Justiça, Tarso Genro, na primeira semana de maio. O manifesto exige justiça na apuração. Na petição a ser apresentada, as famílias cobram “o resultado de uma investigação isenta e precisa na apuração das responsabilidades pelo maior acidente aéreo ocorrido em nosso país”. Da Redação

“BOI DE PIRANHA”
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, já mandou espalhar pelo Congresso que não está disposto a depor numa eventual CPI. Mas, caso seja convocado para falar na Comissão Parlamentar de Inquérito, não vai aceitar ser o "boi de piranha" da crise do transporte aéreo brasileiro. Para ele, a FAB não pode assumir o ônus da confusão aérea sozinha. Informe JB

PF: GREVE PREJUDICA VÔOS EM TODO PAÍS
Se não receberem reajuste, federais param por tempo indeterminado
.
Policiais federais de todo o País fizeram ontem greve de 24 horas. O movimento provocou tumulto e longas filas nos aeroportos do País. Em algumas seções de embarque internacional, passageiros tiveram que esperar mais de uma hora. Hoje, os servidores retornam ao trabalho, mas poderão cruzar os braços por tempo indeterminado no dia 25, data da assembléia nacional da categoria. Eles reivindicam um reajuste de 30% prometido pelo governo federal.

O objetivo da paralisação foi pressionar a União a honrar com o que prometeu. Hoje, técnicos dos ministérios da Justiça e do Planejamento se reúnem com sindicalistas em Brasília. Pelo que sentirem no encontro, os trabalhadores vão discutir se darão voto de confiança ao governo ou farão outra greve. Presidente do sindicato da categoria no Rio, Telmo dos Reis explica que o aviso já foi dado e que uma nova greve seria bem mais radical. “Desta vez, os serviços essenciais, como investigações que têm prazo de conclusão, não foram suspensos. Se a reunião não for positiva, no fim do mês vamos parar tudo”, ameaçou. O Dia

FURACÃO DE DÚVIDAS
Marcelo Soares
, do blog do Deu no Jornal, levanta "um furacão de dúvidas" sobre a Operação Hurricane montada pela PF e que resultou na prisão de figurões do Judiciário e do bicho carnavalesco carioca. Vale a pena
conferir. Tirado do Blog do Tombosi

PT TEM ALERGIA À IMPRENSA, DIZ “EL PAÍS”
A decisão do petista Arlindo Chinaglia, presidente do Congresso brasileiro, de mudar o local de trabalho dos jornalistas que cobrem o Legislativo, reforça a tese de que o PT tem "alergia" à imprensa, afirma nesta quinta-feira o diário espanhol El País.

Em texto intitulado "O Parlamento do Brasil 'confina' a imprensa", o diário afirma que Chinaglia pretende reverter uma tradição de 30 anos – que já existia desde o período militar – segundo a qual os jornalistas assistem às sessões em local privilegiado. Agora, a imprensa será realocada em uma sala menor e distante do plenário. "Faz tempo que Chinaglia já tentava evitar que os jornalistas pudessem entrar na Intranet parlamentar, uma página interna na qual aparecem as decisões administrativas do Congresso, se bem que uma rebelião dos jornalistas o fez desistir", diz o texto.

"O certo é que o PT sempre demonstrou certa alergia à excessiva presença dos jornalistas no Parlamento”. BBC Brasil

LULA DEVE SER JULGADO HOJE SOBRE O CASO DOSSIEGATE

O Lula da Silva pode ser julgado hoje à noite por envolvimento no caso do dossiê Vedoin, também conhecido como "dossiegate". O processo deverá estar na pauta de hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso foi desvendado no ano passado, quando petistas foram presos em um hotel em São Paulo tentando comprar documentos que prejudicariam o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin. O pedido do julgamento do caso foi apresentado no dia 18 de setembro de 2006 pelo então PFL (hoje Democratas) e pelo PSDB. Portal Terra – Leia
mais aqui

COMENTÁRIO:
O ministro superior militar Olympio Pereira da Silva Junior, acertou no passado quando deu voz de prisão ao Lula por crime contra a segurança nacional.

Passado tantos anos e a nossa Segurança Nacional - como nunca - se encontra AMEAÇADA ao extremo, pelo mesmo bandoleiro que não teve o devido tratamento na época. Se existe uma coisa na qual o Exército foi culpado, é por isto. Subestimou o sindicalista farofeiro na época.

Mas nunca é tarde para “descer o pau”. O ministro tem nosso total apoio quanto ao método que defende para acabar com os marginalia. Não só no Rio de Janeiro ou nas ruas.

Para se resgatar de verdade a Ordem no nosso País, será preciso “descer o pau” no seu principal foco de origem: na quadrilha instalada no Poder. Pois é dela que emana o pior exemplo de bandidagem, corrupção impunidade e injustiça.

Já está passando da hora das FAs corrigirem seu erro e fazerem a coisa certa, desta vez! Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

2 Comments:

  • Esperamos "ATITUDES" dos nossos militares. Chega de bandidagem!

    By Anonymous Anônimo, at 2:08 PM  

  • FALTOU PALMATÓRIA. FAZER SENTAR-SE NA CADEIRA DO DRAGÃO. PIMENTINHA. GELADEIRA ETC.
    PELO MENOS HOJE FARIA MAIS SENTIDO PAGAR POR ESSA INDENIZAÇÃO DESAVERGOHADA E SEM A MENOR RAZÃO. AH, É CLARO: FALTOU PRINCIPALMENTE MANDAR O MELIANTE PRÁ PQP. FALTOU TANTA COISA, QUE SÓ AGORA NOS DEMOS CONTA. FALTA.

    By Anonymous Anônimo, at 4:57 PM  

Postar um comentário

<< Home