movimento ordem vigília contra corrupcao

sexta-feira, abril 13, 2007

“TIMES” CHAMA RIO DE DECADENTE E CRITICA GOVERNOS

A "Cidade Maravilhosa" está buscando ajuda do Exército para conter seu "derramamento de sangue diário" e uma violência urbana que está "saindo do controle", diz reportagem publicada nesta sexta-feira pelo diário britânico The Times.

O jornal comenta que o pedido do governador do Rio, Sérgio Cabral, para o uso do Exército no combate à violência veio "dias depois de um policial destacado para a segurança da família de Cabral ter sido morto após seu carro ter sido atacado". Falando no funeral, o governador disse que as pessoas da cidade estavam em um estado de pânico e que agora seria o momento para o Estado e o governo federal unirem esforços, diz a reportagem.

O jornal afirma que os esforços para combater o problema da violência no Rio fracassaram ao longo dos anos "por causa da corrupção endêmica e dos governos cronicamente ineficientes que foram incapazes de reverter a decadência da cidade desde a metade do século passado, quando a capital federal se mudou para Brasília e São Paulo tomou seu posto de principal centro financeiro e industrial do País".

O Times comenta que o uso dos militares no combate à criminalidade urbana causa polêmica dentro e fora do governo e que uma das preocupações é de que, em contato direto com os criminosos, "eles sejam corrompidos pelas grandes somas de dinheiro que os traficantes de drogas que ocupam as favelas do Rio têm à disposição".

O jornal lembra que no ano passado 1,2 mil soldados tomaram várias favelas após traficantes terem roubado armamentos de um depósito militar, mas que as armas somente foram devolvidas "após um nebuloso acordo entre comandantes do Exército e chefes do tráfico".

O tema da violência no Rio também ganhou destaque no jornal espanhol El País, que diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "tomou ontem uma decisão difícil: autorizou o governador do Rio para que o Exército patrulhe as ruas da capital carioca e lute contra a violência urbana".

O jornal observa, porém, que "o sim de Lula tem matizes".
Consciente da polêmica suscitada na opinião pública e também no seio das Forças Armadas, o presidente advertiu ontem de que as três armas colaborarão com a segurança cidadã 'no que seja possível, sem violar a Constituição, diz a reportagem.

O diário argentino La Nación também traz reportagem sobre o tema, afirmando que Lula autorizou na última quinta-feira as Forças Armadas a 'colaborar, no que seja possível', nos esforços de combate ao crime organizado no Estado do Rio. Porém o grau de cooperação e a estratégia a seguir serão definidos em uma reunião que se realizará na próxima segunda-feira, observa jornal.

A reportagem comenta que os índices de violência no Rio estão em ascensão desde janeiro, quando Sérgio Cabral assumiu o governo. A violência segue em alta quando faltam pouco mais de três meses para o início dos Jogos Panamericanos do Rio, dos quais participarão cerca de 5,5 mil atletas de 42 países, entre 13 e 29 de julho, conclui o jornal. JB/ Portal Terra

DESENCONTROS
A apresentação ao Lula da Silva e a outras altas autoridades dos 12 mil jovens que trabalharão no Pan foi marcada por brigas e ofensas entre rapazes e moças que moram em favelas onde o tráfico de drogas é controlado por facções inimigas, conforme o relato de Sergio Torres nesta Folha. Se brigam na presença do presidente e da inevitável e nutrida segurança que acompanha permanentemente as autoridades, imagine-se o que não pode acontecer quando ficarem a sós diante dos milhares de atletas e visitantes que participarão ou acompanharão o Pan do Rio. Por Clovis Rossi - Assinante da FSP –
Leia mais aqui

Enquanto isto...
MARTA PEGOU CRISTO PRÁ “CRISTO”
E PEDE VOTOS PARA SUA ELEIÇÃO

Ministra do Turismo, esteve no Rio, nesta quinta-feira, onde lançou a campanha VOTE NO CRISTO! Marta afirmou que é importante para o Brasil, e para o turismo é fundamental que o Cristo seja eleito. “Se ganharmos, isso vai alavancar o Brasil, porque resulta em empregos”. O Globo – Leia
mais aqui

MEDO
GOVERNO AGORA DECIDE “APOIAR” CPI DO APAGÃO
Com receio de enfrentar a CPI do Senado, onde a oposição é mais forte, a bancada governista agora está optando pela CPI na Câmara, onde teoricamente o governo tem mais chance de manobrar nos resultados da investigação. O Renan Calheiros não teve o menor constrangimento em afirmar que “é contra” a CPI. No que rebateu o líder do DEM no senado, José Agripino (RN), respondendo que “não interessa o que fala este ou aquele”, mas o que fiz o regimento. O Globo – Leia
mais aqui

DOSSIÊ: DELEGADO CRITICA ABSOLVIÇÃO DE MERCADANTE
O delegado da Polícia Federal em Cuiabá (MT) Diógenes Curado Filho, responsável pela investigação do caso da compra do dossiê contra Serra e Alckmin por assessores petistas, disse ao jornal Folha de S. Paulo que há contradição na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de arquivar o inquérito contra o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

No inquérito do caso, concluído em dezembro, Curado indiciou Mercadante por crime eleitoral de manutenção de caixa dois na campanha para o governo de São Paulo, em 2006. "Se o STF manteve no inquérito o indiciamento de Hamilton Lacerda, que era assessor e coordenador da campanha de Mercadante, como pode ser arquivada a acusação?", questionou o delegado. Curado concluiu no inquérito que Lacerda, com aval de Mercadante, levou malas com US$ 248,8 mil e R$ 1,168 milhão ao hotel Ibis Congonhas, em São Paulo, nos dias 13 e 15 de setembro de 2006. Congresso em Foco – Leia
mais aqui

TUCANOS E PETISTAS ARTICULAM FIM DA REELEIÇÃO
Governistas já negociam com tucanos a aprovação de uma emenda constitucional que põe fim à reeleição e amplia em um ano a duração dos mandatos no país.

A proposta será apresentada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, ao conselho político da coalizão no próximo dia 23. Os tucanos, no entanto, têm receio de que a mudança possa abrir espaço para o presidente Lula tentar um terceiro mandato. Por isso, condicionam o apoio ao fim da reeleição ao compromisso público de Lula de que não disputará a eleição em 2010.

"Só podemos votar se houver um compromisso público de que esse risco não existe", disse Jutahy à Folha. Congresso em Foco – Leia
mais aqui

INSS: CÂMARA APROVA PORTE DE ARMA PARA PERITOS
Médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social terão direito ao uso de arma de fogo no trabalho, segundo projeto aprovado em março na Câmara, que agora será analisado pelo Senado. Existem cerca de 4.800 peritos no país, 1.200 deles no Estado de SP. O projeto, que começou a tramitar em dezembro de 2005, é do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA). FSP

Efeito Evo
PREÇO DO GÁS BRASILEIRO TERÁ ALTA DE 20% EM MAIO
O gás nacional não era reajustado desde agosto de 2005. 12 distribuidoras nacionais devem repassar alta para seus preços. Segundo a Abegás, o gás nacional não era reajustado desde agosto de 2005 e estava defasado em relação ao preço do gás importado da Bolívia, que é corrigido trimestralmente. Portal G1 – Leia
mais aqui

COMENTÁRIO
“Ser presidente da República é o ápice de um ser humano"
Lula disse esta pérola durante o jantar casa do Renan Calheiros, anteotem.
- Êta sujeito mais sem noção. Isto, não tem jeito! Tem mais é que constar nos livros de anedotários. Como gosta de dizer bobagens. Ele por caso sabe alguma coisa sobre graduação humana? Nesta hierarquia com certeza ele se encontra no rodapé da lista. Sem mais comentários.

Sobre o PAN
O governador do Rio não consegue sequer garantir a segurança da população nas ruas. O que dirá a dos turistas que deverão vir pro PAN? Não adianta querer eleger Cristo para esta missão. Nem mesmo o Papa o mortal supostamente mais próximo das coisas divinas, irá prescindir dos 7 mil homens que farão sua segurança, aqui no país.

É irresponsabilidade SIM! É muita leviandade das autoridades quererem promover um evento desta magnitude num país assolado por uma guerra civil.

Que os turistas tenham juízo e fujam desta “arapuca”. Quanto a imagem do Cristo Redentor ele não terá nosso voto. É sacanagem demais querer usar sua imagem para esconder a incompetência e o mundo do crime. Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)