movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, setembro 23, 2006

CENSURA NO ORKUT?


Ao longo da madrugada, recebi dezenas de mensagens acusando que a comunidade “Fora Lula 2006”, do Orkut, que teria mais de 170 mil membros, foi eliminada. Não tenho como verificar a esta hora. E também não pertenço ao Orkut. Espero que os pauteiros dos jornais se interessem por isso nesta manhã.

Se aconteceu mesmo — e não tenho por que duvidar dos “meus” jornalistas —, a coisa é grave. Até porque foram mantidas as páginas que cantam as glórias do Babalorixá de Banânia.

Está havendo uma confusão séria no país entre liberdade de expressão e campanha eleitoral. A fúria legiferante da fatia do Judiciário que cuida de eleições está tornando os brasileiros menores de idade.

Uma coisa é cometer um dos chamados crimes contra a honra — calúnia, injúria e difamação (e existem leis para puni-los) — outra, bem diferente, é impedir o exercício da crítica.

Falar mal de político agora é algo que afete a dignidade humana? Com raras exceções, trata-se justamente do contrário: é uma forma de aperfeiçoá-la. E tem mais: se existe uma comunidade chamada “Fora Lula 2006” e se há ali manifestações passíveis de punição legal, que se individualizem as responsabilidades.

Existe agora punição coletiva? Que história é essa? Bom, de qualquer modo, é tudo compatível com o quadro geral. O primeiro alvo de qualquer ditadura ou regime autoritário é sempre a liberdade de expressão. De novo, voltamos a 1984, de Orwell. Por Reinaldo Azevedo
(Movimento da Ordem e Vigília Contra a Corrupção)