movimento ordem vigília contra corrupcao

quarta-feira, agosto 08, 2007

QUEM PAGA CONTA VAIA LULA!

Nos últimos dias, nós, os 160 milhões de brasileiros, temos recebido a graça de ser informados de umas tantas e quantas notícias - umas estranhas, outras animadoras, várias delas surpreendentes - dadas pela elite que nos dirige lá do distante e inacessível Planalto Central do País. Por José Nêumanne

Informou-nos o Lula da Silva que o Criador, em sua suprema magnanimidade, o dotou de duas orelhas, por uma das quais escuta as vaias e por outra os aplausos de seus súditos. É preciso ter cuidado com as orelhas, como alertou o colega jornalista e escritor de talento Renato Pompeu, pois elas costumam ter ouvidos e nem todas são tão seletivas quanto Sua Excelência diz serem as dele. O certo é que, entre os aplausos dos correligionários encantados com seu desempenho e os apupos de seus detratores, não teve o chefe do governo republicano disponibilidade para escutar o clamor rouco das ruas quanto ao Caos Aéreo Nacional, sobre o qual ele próprio já havia escrito e publicado.

O Boeing da Gol desabou sobre a Amazônia desmatada e ele não ouviu o estrondo. Os passageiros, em franca desobediência civil aos conselhos de sua ministra sexóloga, não relaxaram nem gozaram na longa espera dos vôos que não partiram. Aí o Airbus da TAM explodiu no prédio da companhia e, depois de uma semana de silêncio, o ruído da explosão ultrapassou as vidraças e os tapetes do poder e chegaram a seus ouvidos, pelo visto apenas uma semana após o fato, pois foi este o prazo para que ele, enfim, falasse sobre o que ouvira.

A reação presidencial às vaias do público do Maracanã na abertura do Pan foi mais rápida, mas não menas alienada. Entrou para a História como o primeiro presidente anfitrião daquela competição a não saudar os atletas visitantes e deixou de ser vaiado pessoalmente (ele o foi, in absentia, de qualquer forma) para ouvir o descontentamento de um público normalmente menos hostil, em Natal.

Em seu estilo desabusado de sempre, o máximo prócer atribuiu o protesto à ingratidão dos ricos, cujos bolsos seu governo nunca se cansou de encher, conforme cândida confissão que ele próprio fez em mais uma escala da única aeronave que permite a seu usuário não tomar conhecimento dos maus bofes dos controladores de vôo nem dos jogos de mercado das companhias aéreas.

Nunca antes na História um presidente foi tão sincero e tão preciso. De fato, as estatísticas confirmam sua afirmação: os podres de ricos o estão sendo cada vez mais graças à generosidade de uma política econômica que os favorece com toda a franqueza.

Lula erra, contudo, quando trata seus primeiros beneficiários como ingratos. É pouco provável que houvesse um único representante da fina flor da burguesia nacional nas arquibancadas do 'maior do mundo' naquela noite em que se cunhou a maldosa sentença segundo a qual 'quem tem boca vaia Lula'. Rico não vaia. Primeiro, porque de fato não pode ter queixas da generosidade federal. Depois, porque tem à mão meios melhores para conseguir o que almeja. Com a facilidade com que se corrompe e a dificuldade com que se pune um corrupto no Brasil contemporâneo, seria estúpido quem preferisse defender os próprios interesses no desconforto das arquibancadas de um estádio.

Quem vaiou o presidente foi a classe média e teve os melhores motivos para isso. Afinal, a fórmula genial encontrada pelo chefe da Nação - dinheiro nos bolsos dos ricos e comida nos pratos dos miseráveis - tem um lado negativo, como tudo na vida: o sacrifício da classe média, convocada a pagar a conta. Empobrecida, submetida à violência das ruas e obrigada a pagar pelos serviços que o Estado não presta, esta se fez ouvir do jeito que pôde. E conseguiu o que queria.

O presidente que não tomou conhecimento do mensalão, do falso dossiê dos 'aloprados', da longa espera dos passageiros de avião e da dolorosa tragédia dos parentes das vítimas do desastre da TAM, ao ouvir a vaia, foi, enfim, informado, pelo menos, de sua existência. No último fim de semana, este jornal registrou o reconhecimento por uma das poucas bocas que têm acesso aos ouvidos do chefe, a de Luiz Dulci, hierarca da elite petista reinante, de que a classe média está insatisfeita com os rumos do País. Pode a oposição, débil e desnorteada como sempre, imaginar que se trata de um truísmo vulgar. Não é.

É um fato da maior relevância o PT no pudê reconhecer que a classe média existe e está longe, muito longe, do Paraíso. Não que isso resulte em alguma coisa. Pois este governo sabe-se, é bom de falar, mas péssimo de ouvir e, mais ainda, de fazer. Se o tal do PAC até agora não acelerou coisa nenhuma, imagine o leitor amigo se algum programa que beneficie a classe média poderá um dia vir a ser implementado neste país do 'nunca antes' e do 'não é bem assim'.

Basta ler as pesquisas de opinião que garantem que o prestígio presidencial não caiu um milímetro depois da transubstanciação do Caos Aéreo Nacional em tragédia coletiva para concluir que a classe média indignada é incapaz de romper os acolchoados de algodão que impedem as duas orelhas dadas pelo Criador ao presidente de ouvir sua ira exposta em apupos.

Os beneficiários do atual sistema usam aviões próprios - sejam eles banqueiros ou a zelite dirigente republicana - ou simplesmente nunca entraram num aeroporto nem para fazer um lanche, porque a Bolsa-Família não chega para tais luxos.

Os passageiros de avião de carreira não têm número suficiente para se fazerem ouvir por Lula, nem se Deus lhe tivesse dado quatro - e não dois - ouvidos encapsulados em orelhas à prova de queixas, muxoxos e recriminações e sempre disponíveis para a lisonja e a aprovação. No aulicismo reinante, mais vale uma nota fria que um boi pastando e o chefe se protege do amuo dos infelizes fazendo a felicidade dos bajuladores ao lado. - O Estado de São Paulo

MÚSICO ORGANIZA PROTESTO CONTRA CAOS AÉREO NO SANTOS DUMONT
O músico Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, organiza mais uma manifestação com o apoio do grupo Vonluntários da Pátria, na manhã desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Dessa vez, o alvo do protesto será o caos aéreo. A partir das 10h, os manifestantes estarão no Aeroporto Santos Dumont, usando camisas-de-força con incrições como 'ANAC' e 'Infraero'. Os passageiros também receberão do grupo um kit chamado 'Aeroportos do Brasil', que contém maracujá, camisinha e nariz de palhaço. Agência JB

A “ZURÊIA” INDISPONÍVEL DO LULA
LULA NÃO PARTICIPARÁ DA ABERTURA DO PARAPAN
O Lula da Silva
não irá participar da abertura dos Jogos Parapan-Americanos que começam no próximo domingo, segundo seu ministro dos Esportes, Orlando Silva. Gato escaldado tem medo de água fria. Durante o PAN, Lula não pode abrir oficialmente a competição como estava planejado porque as vaias que recebeu de 90 mil pessoas foram magistrais. A desculpa agora, é que sua agenda na América Central e no México está dificultando sua participação cerimônia de abertura do evento.

O Crime: Defesa sofreu drásticos cortes no orçamento
LULA CORTOU MAIS DE 5 BILHÕES DO MINISTÉRIO DA DEFESA
No desgoverno Lula, as aplicações da Defesa sofreram uma queda vertiginosa em termos reais. A redução do orçamento destinado à Pasta acabou por produzir quase 400 cadáveres nos dois acidentes aéreos, os mais graves da história do país, e um verdadeiro caos no setor aéreo. Além da falta de recursos, a indicação de apadrinhados que nada entendem do setor, certamente contribuem para agravar ainda mais o problema.

Para a cientista política e professora da Universidade de Brasília (UnB), Ana Maria Schiavinato, a Defesa precisa de “técnicos e não de políticos”. Para ela, a carência de recursos do setor é tamanha que tudo passou a ser prioridade, já que falta estrutura, equipamentos, profissionais capacitados, entre muitas outras coisas. “O resultado é um país totalmente desprotegido, que só não invade quem não quer”, conclui. Leia mais no Contas Abertas
aqui

A HORA DE DIZER UM BASTA! – Por Mendonça Neto
O QUE A NAÇÃO ESPERA DO SENADO
O meliante Renan Calheiros já ultrapassou todos os limites que se permitem à um homem que tenha a posse de suas faculdades mentais, os limites éticos do fazer e do dizer. De um comportamento que respeite a quem vê, a quem ouve e a quem sabe. Um mínimo de senso de ridículo e de vergonha interior.Texto continua
aqui

O CAPITÃO DO MATO
No caso dos atletas cubanos que desertaram, o governo brasileiro comportou-se como um verdadeiro capitão do mato, devolvendo os escravos ao seu senhor rapidamente, sem maiores questionamentos. - É o dono do matagal. É guardião do embornal. É o chefe da guarnição. Ele é da casa real. Ele é quem briga com o mal. Ele é o meu Capitão. © 2007 MidiaSemMascara.org - por
João Nemo - Continue lendo aqui

DIRCEU RECEBE APOIO DA CAMARILHA DO PT E DOS MENSALEIROS
Só gente fina no pedaço. Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Matilde Ribeiro (Igualdade Racial), o chefe-de-gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, assessores especiais da presidência da República e vários políticos estavam entre as cerca de 200 pessoas que compareceram, ontem à noite, a um bar de Brasília onde o cassado Zé Dirceu fez ato para relançar seu site e livro em que faz sua defesa no escândalo do mensalão.

Mensaleiros como os deputados federais José Genoino (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA), José Mentor (PT-SP), e o ex-deputado Professor Luizinho também foram ao evento. O ato ocorre no mesmo mês em que o STF (Supremo Tribunal Federal) deverá decidir se aceita a denúncia da Procuradoria Geral da República que acusa Dirceu de chefiar o esquema do mensalão.

JÁ NÃO BASTA MENSALEIROS, ALOPRADOS
BRASIL DE LULA IMPORTA TRAFICANTE
Paraíso de mensaleiros e aloprados, desde que Lula chegou ao poder, traficantes internacionais descobriram que o lugar é aqui. Polícia prendeu um dos maiores traficantes da Colômbia, que há três anos vive no Brasil. Alguma ligação com a Farcs? Juan Carlos Ramirez Abadia seria proprietário de diversos imóveis de luxo em várias capitais. Ele é considerado um dos maiores traficantes de drogas da Colômbia e está no topo de um organograma produzido pelo Departamento de Tesouro norte-americano. Blog do Aleluia

COMENTÁRIO:
E como cansa! A gente dorme e acorda com a sensação de que estamos presos no mesmo dia a quase cinco anos, como naquele filme
“O Feitiço do Tempo”.

Na hora de fazer a pauta do Blog é sempre uma loucura. Somos obrigados a escolher qual dos crimes do dia vamos publicar. É simplesmente impossível falar sobre todos eles, pois a pauta ficaria imensa já que o cardápio diário é de uma fartura sem fim. Este desgoverno é uma verdadeira máquina de produzir escândalos, de falar bobagens. Cansa mesmo.

E o pior é que a estória não muda. Daí minha alusão ao filme. A gente acorda e tudo continua igual. As notícias do dia sobre a canalha parecem que são as de ontem, de anteontem, da semana passada, do ano passado, do primeiro mandato. É um repeteco sem fim.

A mesma carrapatada gorda continua firme atarracada nas tetas do estado, mamando sob o olhar complacente do dono do botequim. Os esquemas mafiosos continuam firmes a todo vapor. O primeiro da série, o Mensalão, continua bem obrigado. O Lula com sua boca mole continua tratando nossos ouvidos como se fosse um penico.

Cansa sim! Acordar e dormir num país que não vira sua página, condenando seus cidadãos a acreditarem que política seja isto aí: este bodum catinguento com sua nuvem de moscas. Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)