movimento ordem vigília contra corrupcao

quarta-feira, junho 06, 2007

AS ESCOLAS DA “ERA DO SABER” DE LULA

O RETRATO DESOLADOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Dias atrás, a edição do Jornal Nacional trouxe uma situação absurda a que são submetidas crianças do oeste da Bahia que tentam cursar o ensino fundamental.

No entanto, apesar da gravidade do assunto praticamente não houve repercussão na mídia. O que é lastimável e desastroso, pois o Lula segue mentindo sobre seu PAC da Educação sem que seja contestado e exposto à opinião pública. É muito grave a realidade do ensino no país.

Por isto, nosso Blog do MOVCC dedica sua matéria de abertura à reportagem de Dartagnan Nascimento e Giácomo Mancini. Você pode assistir ao
vídeo da matéria “Escolas Precárias”
aqui.

Foi divulgado hoje, quarta-feira, um Relatório das “Escolas Corruptas” do mundo, pela UNESCO, onde infelizmente nosso país aparece com suas estórias de horror.

PROFESSORES DO NORDESTE PAGAM COMISSÃO PARA MANTER EMPREGO, DIZ UNESCO
Em alguns Estados do Nordeste brasileiro, professores precisam pagar parte de seus salários a intermediários que os auxiliaram a obter o cargo. A informação integra o relatório “
Escolas Corruptas, Universidades Corruptas: O que pode ser feito”, do Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE) da Unesco, divulgado nesta quarta-feira em Paris.

A prática da “comissão” paga a membros do governo local ou responsáveis do estabelecimento de ensino ocorre principalmente em municípios rurais onde praticamente não existe sistema bancário, diz o documento. O estudo não dá mais detalhes sobre o pagamento dessas comissões.

"REVOLUÇÃO" E OCUPAÇÃO
O "
La Vanguardia", de Barcelona, destacou e o UOL traduziu ontem a matéria “Governo implanta revolução educacional no Brasil”. É uma longa reportagem sobre o programa do ministro Fernando Haddad, que infelizmente parece desconhecer a realidade dos fatos. Também não se toca na questão das invasões das universidades federais pelo Brasil.

AGORA É FEDERAL
A UNE corre atrás da ocupação na USP -e ontem, na manchete do
portal iG, "Alunos ocupam as reitorias de universidades de quatro Estados", todas federais. Mas a notícia surgiu antes no site do MST, e as quatro se adiantaram à data marcada pela UNE. Nada garante que a entidade, ligada ao PC do B e afastada dos estudantes da USP, esteja no comando dos movimentos de ocupação. Por Nelson de Sá

ESTUDANTES FAZEM PASSEATA CONTRA A OCUPAÇÃO DA USP
Cerca de 100 pessoas, entre professores e estudantes contrários à ocupação na reitoria da Universidade de São Paulo (USP), fizeram hoje uma passeata dentro do campus da universidade, na zona oeste da capital paulista, segundo a rádio Eldorado. Os manifestantes saíram de frente do Monumento a Ramos de Azevedo pela Avenida Luciano Gualberto em direção à Reitoria.

Segundo a assessoria da USP, o Ato de Defesa da Universidade Pública, reunindo professores, funcionários, alunos e ex-alunos da Universidade de São Paulo, é um manifesto pacífico em favor da discussão dos pontos reivindicados pelos alunos, mas contra a ocupação de sua Reitoria. Solange Spigliatti – Agência do Estado

COMENTÁRIO:
A grande verdade é que o plano educacional do governo Lula da Silva não passa de uma enorme "MOITA" coberta por uma lona amarela. Cada vez mais vemos a ignorância de Lula ser ativada através de seus analfabetos secretários da educação nos rincões do Brasil.

Embora reconheçamos a capacidade do Ministro da educação e sua boa vontade em querer fazer um ministério à altura de seu brilhante conteúdo intelectual, lamentamos que neste governo - ao qual ele deve obediência - não será possível. Pois, o nefasto Lula da Silva depende de seu exército de mentecaptos para manter-se no poder. Lula apenas quer faturar em cima de um bom projeto de educação proposto pelo ministro. Porém, não tem a menor intenção de colocá-lo em prática. Muito pelo contrário. Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)

Justiça
VERBA IMORAL, INDECENTE E INCONSTITUCIONAL
A reação foi rápida. Horas depois da notícia de que a juíza federal Mônica Sifuentes mandara
suspender o pagamento da verba indenizatória de R$ 15 mil paga mensalmente a deputados e senadores, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), anunciou que irá questionar a liminar: Chinaglia não foi o único a levantar a voz contra o despacho da juíza. O descontentamento foi generalizado e pluripartidário. A decisão foi tomada em primeira instância pela juíza Mônica Sifuentes Medeiros, da 3ª Vara Federal do DF, que acatou parcialmente ação popular do ex-deputado federal João Orlando Duarte da Cunha. Em seu parecer, a juíza afirmou que a verba indenizatória viola "o princípio da moralidade administrativa".

INSEGURANÇA
O blog de
Fernando Rodrigues no UOL abriu o dia dizendo que a "operação da Polícia Federal é boa para lustrar a imagem de Lula", ao menos "por enquanto". O blog de Ricardo Noblat no Globo Online foi pela mesma linha, "Lula vai faturar um horror com essa de a PF vasculhar a casa do irmão". Veio a Globo e, na entrevista com Lula na Índia, confirmou as suspeitas. E no início da noite, na manchete da Reuters Brasil, "Oposição adota cautela e diz que Lula pode usar a investigação do irmão para se vangloriar". Roberto Jefferson, em seu blog, com reprodução no Globo Online, foi além e alertou que "a busca na casa do irmão parece um pretexto para agudizar ações" que causam "insegurança quanto a garantias individuais". De volta a Lula, o problema talvez nem seja o irmão, mas o "compadre", já nas manchetes do "JN", ontem. Por Nelson de Sá

AVIÕES FOGEM DE TIROTEIO
Batalha de traficantes
mudou rota da ponte aérea. Jô Soares estava em uma das aeronaves. A guerra do tráfico alterou até a rota de aviões da ponte aérea Rio - SP na sexta-feira, segundo o registro feito no livro de ocorrência da torre de controle do Aeroporto Santos Dumont.

Em um dos vôos estava o apresentador Jô Soares. É a primeira vez que esse desvio é feito devido à violência, segundo a Infraero. O humorista contou sobre a mudança do trajeto em seu programa, da Rede Globo, que foi ao ar ontem de madrugada.

Dois furos em outra aeronave
O apresentador Jô Soares contou ainda, em seu programa, que uma aeromoça disse que, dois dias antes — quarta-feira —, outro vôo da ponte aérea foi suspenso porque havia dois furos provocados por projéteis na fuselagem do avião. Os danos teriam sido constatados durante inspeção externa da aeronave. “Quer dizer: se pega no tanque de combustível, babau o avião”, ainda tentou descontrair o humorista, sem citar em qual empresa teria acontecido o episódio. A Infraero afirma desconhecer o caso.

A Aeronáutica afirmou que a torre de controle do Santos Dumont é de responsabilidade da Infraero e que aguarda informações do órgão para apurar o caso. Por Andréia Lopes, Christina Nascimento e Fábio Dobbs - O DIA – Leia mais
aqui

INTERNACIONAIS:
- BOLÍVIA: JUDICIÁRIO EM GREVE CONTRA MORALES

Juízes param de trabalhar e acusam presidente de atacar a Justiça e tentar implantar regime autoritário.
Revoltados com o que consideram uma escalada autoritária do Evo Morales, juízes e advogados da Bolívia fizeram uma greve de 24 horas ontem, paralisando o Poder Judiciário do país pela primeira vez em sua história. Não funcionaram ontem a Corte Suprema, o Tribunal Constitucional, o Tribunal Agrário, o Conselho da Judicatura e as Cortes Distritais dos nove departamentos (estados) do país. Não houve nenhum julgamento, em qualquer nível, na Bolívia ontem. O Globo

- RCTV TRANSMITIRÁ EM PRAÇA PÚBLICA

A emissora Rádio Caracas Televisão (RCTV), fora do ar desde o último dia 27 por decisão do governo venezuelano, irá transmitir parte de sua programação em telões instalados em praças públicas de Caracas e cidades no interior do país. A decisão foi anunciada ontem junto com o local e data da primeira transmissão: hoje, na Praça Alfredo Sadel, na capital venezuelana. De acordo com diretores da RCTV, os telões irão exibir capítulos das novelas e também à gravação ao vivo de programas humorísticos e de auditório. AFP E AP

Alguém tinha alguma dúvida que isto aconteceria?
BOLÍVIA E MT NÃO CHEGAM A ACERTO SOBRE GÁS

O governo boliviano recuou mais uma vez e não aceitou assinar ontem um novo acordo de fornecimento de gás natural à empresa Pantanal Energia, que opera a termelétrica Governador Mário Covas, em Cuiabá, e é responsável por 70% da energia produzida em Mato Grosso.

O novo impasse preocupa o Ministério de Minas e Energia, que informou o Lula da Silva do problema. Durante uma reunião ontem em Santa Cruz, o lado boliviano disse que agora aceita assinar um acordo provisório, segundo a Folha apurou. Pela nova proposta de La Paz, o fornecimento de cerca de 1,5 milhão de metros cúbicos diários de gás não ficaria assegurado de forma contínua. Isto é, poderia ser interrompido por vários dias sem que houvesse punição para a estatal boliviana YPFB. A proposta foi recusada pela Pantanal Energia, que se negou a assinar o contrato provisório sem que exista uma garantia de fornecimento contínuo do combustível. O acordo original, assinado em 2002, era válido até 2019, mas foi revisto por determinação do Evo Morales. Por Fabiano Maisonnave da Folha.

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)