movimento ordem vigília contra corrupcao

segunda-feira, junho 04, 2007

CHÁVEZ ESTÁ CERTO DE TER MEDO DE UM HOMEM DESSES

O HERÓI TRANQUILO

Após a decisão do governo venezuelano de não renovar a licença de transmissão por causa de uma suposta violação dos padrões éticos, a rede de tevê mais antiga da Venezuela saiu do ar. Conseqüentemente, a Rádio Caracas Television (RCTV), a combativa emissora que foi demais para Hugo Chávez suportar, tornou-se a mais recente causa pública famosa da América Latina. Por Álvaro Vargas Llosa (The Washington Post)

Não é fácil para quem não está familiarizado com a história da região entender a grande agitação sobre a decisão de Chávez em fechar a RCTV. Tenho visto muitas reportagens nos Estados Unidos e em outros países que revelam uma certa descrença com o status de herói que está sendo concedido à emissora e a seu diretor-presidente, Marcel Granier. Esses textos parecem sugerir que, afinal, se trata de uma questão burocrática e, por mais arbitrária que a decisão de Chávez possa parecer, a RCTV foi além dos limites do jornalismo independente e se tornou um instrumento contra as autoridades.

Deixando de lado o argumento óbvio de que o julgamento sobre o conteúdo jornalístico da emissora deve ficar a cargo dos telespectadores e que a história de Chávez o torna um guardião inadequado de qualquer moral do país, há uma razão mais profunda para que o caso da RCTV mereça a atenção mundial. Ela tem a ver com o papel que, na ausência de equilíbrio entre os Poderes, na firme marcha rumo ao totalitarismo, essa emissora foi forçada a desempenhar.

Levada pelas circunstâncias, a RCTV se transformou nos últimos anos em algo como uma Assembléia Nacional substituta, uma Suprema Corte substituta e um tribunal eleitoral substituto. “Não somos políticos”, disse-me Granier há poucos dias, “mas numa situação como esta são se consegue evitar ser considerado como parte da luta política pelos que não têm representação efetiva nem salvaguardas democráticas e pelos responsáveis de eliminá-las; só por fornecer informação a uma sociedade faminta por informação fomos colocado nessa posição”.

Isso está de acordo com a tradição da América Latina e em alguns outros lugares, onde a repetição de tiranias freqüentemente forçou as instituições civis a substituírem os partidos políticos ou os líderes oposicionistas. Durante os anos 60 e 70, o Brasil se tornou a capital mundial das telenovelas. Por causa da censura à mídia, os brasileiros começaram a ver suas novelas como uma reflexão mais precisa da vida real do que as informações que recebiam dos jornais.

Em algumas nações, as redes de mídia assumiram papéis políticos. Durante a ditadura Somoza, o jornal nicaragüense La Prensa se tornou um símbolo tão poderoso que seu proprietário, Pedro Joaquín Chamorro, foi morto por capangas do governo. Após a queda de Somoza, a viúva de Chamorro, uma dona-de-casa, foi catapultada por forças acima de seu controle para a arena civil; ela se tornou o problema para a ditadura sandinista e por fim ganhou as eleições presidenciais. Granier e sua rede de TV são profundamente merecedores da solidariedade que estão tendo de milhões de venezuelanos e de governos, organismos internacionais e líderes mundiais que estão denunciando o ato monstruoso contra a instituição de 54 anos que empregava 3 mil trabalhadores.

A RCTV, a nau capitânia da corporação 1BC, é o último capítulo numa longa tradição de virtude cívica transformada em necessidade política numa época de extremo perigo à liberdade nacional. A decisão da Suprema Corte da Venezuela – a instituição que deveria revogar a ordem de Chávez – de confiscar os equipamentos de transmissão da RCTV, adicionando mais afronta à injúria, exemplifica as circunstâncias que tornaram Granier e seus jornalistas uma referência para os que estão desesperados para encontrar algo ou alguém que represente a justiça na Venezuela.

A RCTV teve o líder perfeito nessas circunstâncias extremas: um homem sereno que nunca se acovardou diante de forças terríveis – nem quando Chávez promulgou a Lei de Responsabilidade Social e modificou o Código Penal alguns anos atrás, para amordaçar a mídia radiofônica e televisiva, nem quando os Círculos Bolivarianos organizados pelo governo atacaram seus empregados, nem quando seu caixão foi exibido nas ruas como uma ameaça de morte.

Chávez está certo em ter medo de um homem desses. Granier triplicou os investimentos de sua empresa na Venezuela quando tudo lhe dizia que ele iria se arrepender da decisão e, com jornalismo crítico e entretenimento, conseguiu obter 44% da audiência nacional.

Com sua coragem característica, Granier disse: “Vamos voltar ao trabalho na segunda-feira, mesmo que estejamos fora do ar e as pessoas não possam ver o que estamos fazendo.” Na Chavezlândia , tal homem é realmente intolerável. - Álvaro Vargas Llhosa, autor de “Liberty for Latin America”, é o diretor do Centro para Prosperidade Global no Instituto Independente. Jornal do Comércio - Tradução: Rodrigo Garcia

VAMOS AGIR! É HORA DE CONSCIENTIZAR!
Este filme disponibilizado no portal do Políbio Braga, em Power Point, está sendo divulgado em comunidades políticas do Orkut, com a seguinte mensagem:

Mandem para seus contatos. Enviem para os senadores e deputados da oposição. Peço que esqueçam a discussão (bater no Congresso) dos parlamentares e foquem o EXECUTIVO. Lula e o PT estão por trás de toda esta manifestação e pirotecnia da PF para desestabilizar o Congresso e a Justiça, como fez o Chávez. O Foro de São Paulo está em andamento e o PT é o executor do Plano. O PT é especialista em destruir reputações. Onde está Delúbio, Marcos Valério? Presos? -Acabemos com o PT ou o PT acaba com todos nós!

Vocês podem baixar o arquivo e mandem para seus contatos: Aqui:
http://www.polibiobraga.com.br/00hugochavez.pps

Sobre o fechamento da RCTV
PESQUISA DISPONÍVEL NO SITE DA EMBAIXADA VENEZUELANA

Comentário de hoje, de Marcos Matias (membro do MOVCC e nosso convidado do Blog)
Ao acessar a página da embaixada nos deparamos com o selo “Ahora és de todos”.

Este slogan "ahora és de todos" é o mesmo que "um país de todos", tirando a "nacion", claro. Mas, devemos votar sobre o fechamento da RCTV justamente por isso: Não compartilhamos com as idéias socialistas dessa corja! Sinto que os senadores e deputados (que sabem de tudo) de oposição sejam tão covardes a ponto de não denunciar tudo de vez! É preciso que surja um líder que diga com todas as letras que Lula é um dos "arquitetos" do Foro de São Paulo, um movimento comunista que quer "unificar" a América Latina no sistema comunista.

Quem tem familiares que votaram no Lula, precisa explicar a eles sobre o plano dessa corja petista. Pois, assim como o Chávez fez na Venezuela, chegará a hora em que Lula irá para a mídia pedir que o povo o apóie contra as instituições e contra os que não aceitam sua "paz e democracia". Ou seja: Contra nós.

É perigoso por demais este momento que vivemos no Brasil! Lula tem compromisso com Chávez, Fidel e outras bestas comunistas. Essa balela de "condenar" o ato de Chávez é "xaveco". Lula pediu votos para o Chávez na última eleição. Eles são "compadres" no plano vil de calar a democracia na América Latina. Essa pirotecnia da polícia federal "prendendo poderosos" é puro marketing, é uma estratégia socialista para colocar "pobres contra ricos", dividir o País por raça (veja as cotas universitárias), veja a safadeza dos maconheiros que ocupam a USP há mais de 30 dias. Eles desrespeitam as leis quando há um mandado judicial para desocupação do campus. Enfim, roubo, anarquia e morte aos que se opõe à eles. Eis a tônica do comunismo.

Na Venezuela os estudantes ficaram contra o governo no fechamento da RCTV. Aqui, os ocupantes da USP estão nas mãos da CUT, como massa de manobra, apoiando juntamente com o PT, o PSOL, PSTU e outras aberrações os arroubos socialistas do pilantra venezuelano.

VOTE, AGORA MESMO
Quanto ao fechamento da RCTV, aproveite para votar na enquete disponível no
site da embaixada. Marque a terceira opção, claro: "é um atentado à liberdade de expressão".

CUPINCHA DE LULA SAI EM DEFESA DE CHÁVEZ, O SARGENTÃO TRUCULENTO
Diante de mais uma reação destemperada do presidente da Venezuela ao pedido do Senado brasileiro para que reveja a não renovação da concessão para funcionamento da emissora RCTV, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, ministro Marco Aurélio Garcia, saiu ontem em defesa de Hugo Chávez.

FRASES DELE:
- “Chávez não fez nada de ilegal”
- “Não julgamos que tenha sido violada nenhuma regra democrática. Andei não poucas vezes pela Venezuela. Em raros países eu vi a imprensa falar com tanta liberdade quanto na Venezuela”
- “Todas as vezes que estive lá, vi a imprensa falar cobras e lagartos (de Chávez)” - O Estado de São Paulo

A CAMINHO DA DITADURA CIVIL
O PT não possui um projeto nacional de desenvolvimento, mas sim um projeto de poder. Mesmo antes de assumir o governo, eles possuíam o melhor serviço de inteligência do Brasil. Quem não se lembra da atuação dos petistas na oposição? Eram implacáveis. O denuncismo imperava. Os pedidos de impedimento também. Até procuradores, que ficaram famosos e agora desapareceram, vazavam para a imprensa informações confidenciais extraídas de investigações, inquéritos e bancos de dados bancários e financeiros. Por Marcos Coimbra

Lula trabalha com várias opções para perpetuação no poder dos vetores exógenos que nos governam. De início, a mudança na Constituição, a exemplo de Chávez, e futuramente Correa e Morales, que permita a reeleição sem limites. Ou a aprovação do parlamentarismo, com ele como primeiro-ministro. Ou a prorrogação do mandato em um cenário de decretação do estado de emergência. Ou no limite, a eleição em 2010 de um clone, como Serra, Aécio ou outro qualquer, para o retorno triunfal em 2014. Afinal, o antigo Núcleo de Estudos Estratégicos traçou cenários, em 2002, "por coincidência", para 2007 até 2022 (bicentenário da Independência).

As Instituições que poderiam impedir a implantação de uma ditadura civil estão sendo erodidas progressivamente. O Congresso foi cooptado pela distribuição de verbas orçamentárias, pelas vagas abertas por quase 40 ministérios para nomeação de apaniguados e por outros meios não ortodoxos.

O Judiciário manietado pela criação do Conselho Nacional de Justiça, pelo fato concreto de já possuir mais da metade dos integrantes de sua mais alta Corte nomeada por FHC e por Lula e sob pressão permanente da imprensa, a reboque da existência de alguns magistrados envolvidos pela onda de corrupção que assola o país.

As Forças Armadas em dramática situação de penúria, sem verbas para investimento ou sequer para as despesas de manutenção, acuadas por campanha permanente de descrédito promovida pelos inimigos da democracia e desviada de suas verdadeiras funções. A Igreja profundamente infiltrada pelos "socialistas autoritários". A Família em crise permanente, exposta à contaminação empreendida por alguns meios de comunicação, propagadores de vícios, perversões e estimuladores da desagregação. O Itamaraty aceita as mais absurdas imposições do "cocalero".

Um embrião da futura Gestapo, a Força Nacional de Segurança, começa a ser implantada, com o objetivo de atuar na Segurança Interna, além da Segurança Pública. A Globo será substituída em seu papel de órgão oficial de propaganda das sucessivas administrações federais pela TV pública. Também será descredenciada no futuro, a exemplo da RCTV na Venezuela. Este é o grande mal dos capitalistas selvagens. Só pensam no lucro fácil, não enxergando nem o médio prazo, enquanto os comunistas dão as migalhas, mas perseguem o longo prazo.

É chegada a hora de os verdadeiros democratas unirem-se para recuperar a pátria perdida, passando da palavra à ação. Por Marcos Coimbra - Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CEBRES) e Professor aposentado de Economia na UERJ e Conselheiro da ESG. Material do Portal A Verdade Sufocada - Página eletrônica:
www.brasilsoberano.com.br - Artigo escrito em 15.05.2007 para o Monitor Mercantil.

O radicalismo das esquerdas mascaradas
G-8 SOB A SOMBRA DE MIL FERIDOS
O violento confronto entre a tropa de choque e ativistas de diversas linhagens ideológicas - entre ambientalistas, anarquistas e socialistas - provocou um dos mais sangrentos protestos de Rua na Alemanha desde os anos 80, com cerca de mil feridos, 50 deles em estado grave, no último sábado.

O radicalismo de manifestantes do chamado bloco negro (em referência às roupas e máscaras que usam), e a força da polícia geraram críticas e levaram as autoridades alemãs a reforçar a segurança em Heiligendamm, cidade onde os chefes de Estado do G-8 e representantes de países emergentes se reunirão para discutir vários temas.

A manifestação começou pacificamente, mas terminou com 420 policiais e 580 manifestantes feridos, sobretudo com fraturas e ferimentos causados por pedradas. Ontem, o resultado do confronto era visível no Centro de Rostock, com carcaças de carros incendiados e lojas com as vidraças destruídas. A chanceler alemã e titular da presidência rotativa do G-8, Angela Merkel, condenou a violência nas ruas de Rostock. - Nada justifica a violência - disse ela, ontem, na televisão alemã. Por Graça Magalhães-Ruether e Diana Fernandes - O Globo

TERRORISTAS ÁRABES QUE QUERIAM EXPLODIR AEROPORTO DE NOVA IORQUE SÃO DA AMÉRICA LATINA.
O mês de junho deste ano começou com três pessoas detidas, acusadas de participação em um plano para a destruição dos tanques e dutos de combustível do aeroporto internacional John F. Kennedy, no que teria sido um evento terrorista de proporções dantescas. Talvez, comparável aos próprios atentados de 11 de setembro de 2001, com um impacto possivelmente ainda maior sobre a economia norte-americana, especialmente no setor aéreo. Dois dos acusados, Russell Defreitas, ex-funcionário do aeroporto, e Abdul Kadir, ex-oficial do governo da Guiana, são de origem guianesa. O terceiro detido chama-se Kareem Ibrahim e é cidadão de Trinidad e Tobago. Um quarto suspeito, identificado como Abdel Nur, também cidadão da Guiana, permanece foragido.

Apesar da Guiana não apresentar fortes indícios de operações de grupos radicais islâmicos em seu território, a frágil situação das fronteiras do país e a falta de capacidade das autoridades para lidar com atividades criminosas podem representar um atrativo para extremistas islâmicos. Não podemos ignorar, também, o papel que a Venezuela de Hugo Chávez vem desempenhando na região. Material do Cláudio Teles, texto completo disponível no Políbio Braga
aqui.

Lula bloqueou verbas da Segurança
MP VAI À JUSTIÇA PARA DESBLOQUEAR VERBA DE PRISÕES
Dinheiro do sistema penitenciário adensou o ‘superávit’
Na última quinta-feira (31), Tarso Genro entregou a Lula um ambicioso plano para o setor de segurança. Dois dias antes, sem alarde, o Ministério Público Federal divulgara uma informação constrangedora. Um procurador da República ajuizara
ação contra o governo, acusando-o de desviar ilegalmente verbas da área de segurança. A pretexto de economizar dinheiro para pagar os juros da dívida pública, o Executivo vem retendo recursos que deveriam ser usados na melhoria do sistema carcerário. Leia mais aqui

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)