movimento ordem vigília contra corrupcao

quarta-feira, novembro 29, 2006

COISAS DA "CONVERGÊNCIA" UÉ! QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA

O "MANDATO DA DIVERGÊNCIA ACABOU"!

Após encontro com a direção do PDT, o Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que "o mandato da divergência" acabou. Segundo ele, agora, poderá "construir o mandato da convergência".

"Fiquei satisfeito com a reunião que tive com a direção do PDT e acho que tende a andar. Temos uma relação histórica muito profunda” - Leia

O GOVERNO DE COALIZAÇÃO É UMA EMPULHAÇÃO A SERVIÇO DA TEATRALIDADE

Nosso Guia reelegeu-se prometendo desenvolvimento econômico e até agora não ofereceu nem sequer um vestígio de que sabia do que falava. Seu governo de coalizão é um passatempo para si e um desperdício para a paciência alheia.

Lula não forma governo de coalizão porque a origem pessoal de seu mandato e a opinião que tem de si impedem que se coligue com quem quer que seja. Ele não se coliga nem com o PT. Urso que come dono não tem porque saber o que é isso.

Há políticos que, por biografia e temperamento, formaram grandes coligações. FFHH, José Sarney e JK são bons exemplos. Há outros que, mesmo precisando formá-las, não conseguiram. Quando tentaram, encrencaram-se: Fernando Collor, Jânio Quadros e Carlos Lacerda.

A linha que separa os dois grupos foi traçada pelo Padre Eterno quando deu a uns o gosto pela bonomia e aos outros o apetite pelo rancor. Lula fez uma prodigiosa carreira sem coligar-se com ninguém. Durante alguns anos, preservou-se cultivando um radicalismo isolacionista.

A idéia de coalizão é estranha ao seu pensamento e ao seu método. Basta lembrar que agora ele está costurando o avesso do casaco que rasgou em 2003. Foi dele a idéia de detonar a aliança com o PMDB, montada pelo comissário José Dirceu. Foi dele a idéia de encostar seu governo no PTB de Roberto Jefferson e no PL de Valdemar Costa Neto. Foi dele o projeto da aliança que acabou no mensalão. O comissário Dirceu carregará pelo tempo afora uma cruz que, no mínimo, não concebeu.

Lula reinventa a coalizão com a turma que enxotou em 2003 e, envolto numa toga romana, diz que não quer o PTB e o PL no conselho político de seu novo governo. Prefere manter distância dos companheiros Jefferson e Costa Neto. Ao mesmo tempo, quer os votos de suas bancadas. Como ele próprio diz, política se faz com o que a gente tem.

O embuste da coalizão de Lula padece também da falta de idéias. Ganha uma viagem a Cuba quem disser o que une esse bloco, salvo a vontade de brincar o Carnaval. Ganha duas quem souber o que une o PMDB.

Engana-se quem acredita que, diante desse balcão, o PSDB está disposto a gramar quatro anos no tom que usou contra o governo a partir de 2005. Algum dia, quando o primeiro mandato de Lula for estudado por dentro, vai-se descobrir que, até a implosão do mensalão, os tucanos foram aliados muito mais fiéis (e menos constrangedores) que os próprios petistas.

O tucanato não está em crise por conta de uma hipotética dificuldade para vocalizar seu projeto oposicionista. Sua crise é a de quem não quer fazer oposição. No mundo dos seus sonhos, ele faz figurações em público e amassa pizzas nos bastidores.

Certa vez disseram ao presidente Castello Branco que se estava formando uma coligação contra "o inimigo comum". O marechal perguntou quem era esse inimigo e disseram-lhe que era ele. "Eu não. É o Erário." – Elio Gasparini - FSP

DISCRIMINAÇÃO É CRIME! PELOS DIREITOS DE MARCOLA APENAS À CENSURA VERBAL

O Conselho de Ética do Senado apenas uma censura verbal ao senador Ney Suassuna (PMDB-PB) em decorrência do envolvimento de um ex-assessor dele com máfia das ambulâncias superfaturadas.

DEFESA DE SUASSUNA: "O que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer um dos senhores. Hoje basta se eleger parlamentar para integrar a lista de contraventores. Parlamentar hoje no país é sinônimo de marginal."

"Eu fiz tudo que podia quando soube das irregularidades cometidas. Demiti o cidadão. O que mais vocês queriam? Fuzilamento?", questionou. "A imprensa me condenou, mas eu não pretendo nem processar vocês porque não vale a pena, não vai adiante".Ainda não foi definido se a censura verbal será aplicada no plenário do Senado ou apenas no próprio Conselho de Ética. Leia

Se tiver estômago para assistir ao vídeo de como foi a absolvição de Malta, Serys e Suassuna no Conselho de Ética, aqui está.

CONTRATA-SE UM "BANDO" DE MÁGICOS

Em discurso ontem à noite no qual atacou as "desgraceiras" divulgadas na imprensa e as "irresponsabilidades" de seus adversários, o Lula da Silva disse que só um "bando de mágicos" seria capaz de encontrar mecanismos para fazer a economia do país voltar a crescer. Assinante FSP

"DEIXA O HOMEM COMER"

Lula se recusa a falar sobre publicidade a TV de seu guri.O Lula da Silva se recusou ontem a comentar a informação trazida pela Folha de que a Gamecorp, empresa que tem seu filho como sócio, é beneficiária de recursos federais.

A empresa de Fábio Luiz Lula da Silva divide com o Grupo Bandeirantes o faturamento obtido com verbas do governo em anúncios na Play TV. Questionado sobre isso no início da tarde de ontem após evento no Palácio do Planalto, o presidente preferiu brincar com os jornalistas. "Vamos comer gente. Vamos comer. Deixa o homem comer", disse o petista, sorrindo. Leia

RECRIAR SUDENE FAZ DE LULA "O MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO PAÍS"

O órgão será recriado por Lula e terá um R$ 1 bi em caixa. A Sudene foi extinta no governo do ex-presidente FHC, no rastro de denúncias de corrupção. Um dos acusados de desviar recursos da Sudam é o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), aliado do Lula.A aprovação da Sudene recebeu o apoio dos parlamentares nordestinos, até mesmo os da oposição. A bancada do Nordeste na Casa conta com o apoio de 151 deputados. Empolgado, o deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE), vice-presidente da Câmara, disse que a recriação da Sudene faz do presidente Lula "o maior da história do País". Leia

COM PESQUISAS FALSAS, CHÁVEZ PREPARA FRAUDE DO PRÓXIMO DOMINGO

A maioria dos serviços informativos internacionais publica pesquisas que dão Chávez como ganhador, porém os que vivem na Venezuela percebem uma realidade muito diferente. Por Alejandro Peña Esclusa – Mídia Sem Máscara – Leia

DIVIDIDO, POVO DA VENEZUELA VAI ÀS URNAS

Que a Venezuela é uma nação muito polarizada é algo que ninguém em Caracas contesta. “Você vai encontrar parentes que não se falam mais porque um deles apóia (o presidente Hugo) Chávez e o outro não”, afirma um morador da vizinhança de Altamira, na capital venezuelana. Como muitos, ele preferiu não ser fotografado ou identificado. A tensão antes das eleições presidenciais de 3 de dezembro é perceptível em todos os lugares. Leia

Por Gaucho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)