movimento ordem vigília contra corrupcao

domingo, julho 30, 2006

INSISTINDO NO AVISO: CUIDADO COM A "CPI DO KETCHUP"!


Vou continuar insistindo no aviso. O escândalo dos sanguessugas pode se transformar naquele presente de Papai Noel para Lula em 2006.
Insisto: a escândalo dos sanguessugas, dependendo do desfecho que tiver, contribuirá para enfraquecer ainda mais - e não para fortalecer - a democracia brasileira.
Se a CPI dos sanguessugas se transformar, como aventou Roberto Macedo em desolador artigo publicado ontem no Estado de São Paulo, em uma espécie de "CPI do ketchup" (a expressão é minha, Macedo falou em "mais uma rodada de pizzas, desta vez com muito molho de tomate, usado em cenas de sangue no teatro e no cinema"), terá prestado um desserviço ao processo de democratização da sociedade brasileira.

Por que? É óbvio: porque contribuirá para confundir a degeneração tradicional da chamada classe política com uma ameaça muito mais séria que paira sobre nossas cabeças e que tem a ver, como salientou outro dia Reinaldo Azevedo, com outra questão: a de "saber quem fez da corrupção um método de governo, uma regra, não a exceção. A questão é saber quem deslocou o centro das decisões do Estado para um governo paralelo, gerenciado por uma quadrilha".
Será tão difícil assim perceber que o escândalo dos sanguessugas pode se transformar naquele presente de Papai Noel para Lula? Sim, pois ele dirá: " - Estão vendo como eu tinha razão quando falei dos 300 picaretas? Agora querem me responsabilizar por uma lama que rola nas instituições brasileiras desde Cabral e na qual todos os partidos estão envolvidos, inclusive os que me acusam? É o sistema que está corrompido e o PT foi mais uma vítima desses esquemas criados não por mim e sim pela elites que sempre dominaram a política nacional. Meu governo, aliás, contribuiu, mais do que qualquer outro, para que tudo viesse a tona".

E aí, pessoal? O que as oposições vão dizer? Como vão conseguir mostrar para a população que estamos diante de ameaças distintas à democracia, cujos graus de periculosidade são incomparáveis? Como uma pessoa comum poderá perceber a diferença entre o roubo motivado por interesses pessoais e o assalto organizado aos cofres públicos não propriamente para enriquecimento ilícito de indivíduos e sim como etapa de uma estratégia de poder de um grupo?

Só há um caminho para neutralizar essa saída providencial para Lula e para o PT: mostrar que os sanguessugas da atual legislatura não poderiam cometer seus crimes sem a ajuda do atual governo e, simultaneamente, retomar as acusações sobre o mensalão, na linha daquele feliz programa nacional do PFL.

Se os sanguessugas conseguirem apagar a memória do mensalão, perderá contundência qualquer denúncia dos crimes específicos cometidos pelo governo Lula. A "CPI do ketchup" pode estar no centro da mais perigosa manobra para lavar a reputação do PT.

E o problema central não é, nunca foi, o fato do PT ter roubado, como fizeram e fazem parlamentares de todos os partidos. O problema central não é nem o Caixa 2. O problema central é a quadrilha montada no comando do governo e instalada fisicamente ao lado do gabinete presidencial para fraudar o processo democrático brasileiro por meio da criação de um verdadeiro Estado paralelo cujo objetivo estratégico não era outro senão reeleger Lula para conseguir instaurar uma hegemonia neopopulista de longa duração no Brasil.

Repito: a subida à tona da podridão da classe política pode favorecer a estratégia petista, contribuindo para isentar a maior e mais perversa estrutura ilegítima e ilegal de poder já montada em nossa história.

Pensem nisso. E pensem rápido. Por, Antonio Fernandes (Portal Democracia)

(Movimento da Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

4 Comments:

  • Confirmando a Teoria do Fernando:
    “Não levem desaforo para casa. Os adversários se dizem arautos da ética, mas não são melhores do que o PT que pune”. Lulla, para a miltância do RS.

    By Anonymous Anônimo, at 11:22 PM  

  • Lulla fala qualquer coisa, por mais estapafurdia, infactivel e absurda que seja, para tentar manter a cabeca fora do lamacal que o draga. Reafirma que esse papo de dizer que a policia nunca investigou tanto quanto agora, etc. e apenas mais uma estória pra boi dormir.

    By Anonymous Anônimo, at 11:35 PM  

  • Lula não irá ter esse tipo de mérito, uma vez que durante seu governo tentou por diversas vezes atrapalhar as investigações das CPIs.

    By Anonymous Anônimo, at 2:25 PM  

  • Se Lula não fosse da classificação humana, seria uma ferramenta! O MARTELO!

    By Anonymous Anônimo, at 8:47 PM  

Postar um comentário

<< Home