movimento ordem vigília contra corrupcao

segunda-feira, junho 19, 2006

SEDUÇÃO DO DEMÔNIO

" Um homem sem preconceitos é um empirista empedernido, uma besta, um monstro amoral."


A fábula petista e o demônio totalitário.


"Tudo o que é bom para o PT é ruim para o Brasil." Não é a primeira vez que escrevo sobre a frase que mais me rendeu protestos. Até alguns "conservadores" fizeram um muxoxo: "Cheira a preconceito." E daí? O preconceito também é uma realidade discursiva definida por marés influentes de opinião. Não ter alguns corresponde a reforçar outros.

Vejam dom Tomás Balduíno, que trocou a Teologia pela Escatologia da Libertação. Ele acredita que lugar de auto-intitulados sem-terra é quebrando o Parlamento ou tungando propriedade alheia. Opor-se a tal prática seria preconceito.Um "progressista" tem de estar afinado com os deserdados profissionais dos padres, das ONGs e do Chico Buarque. Os "conservadores" preferem ficar no armário, praticando uma ideologia que não ousa dizer seu nome. Ou vão para a fogueira. A esquerda leva vantagem na guerra de valores.

Jornalistas acham normal ter como fonte um ladrão - sobretudo se ele roubar em nome da causa -, mas fogem de um "reacionário" ou "direitista". Supostas maiorias teriam mais direito a preconceitos do que um indivíduo. Com efeito, não existiria totalitarismo sem as massas e suas rebeliões - aprendi com Ortega y Gasset, antes ainda de começar a fazer a barba.Sou tentado a defender o direito que todos temos de ter alguns "preconceitos". Um sujeito cem por cento tolerante é desprovido de moral pessoal e imprestável para uma ética coletiva. É preciso dizer em certos casos: "Isso não!" Um homem sem preconceitos é um empirista empedernido, uma besta, um monstro amoral.

Há um quarto de século toleramos a ladainha petista sobre "um outro mundo possível". Até há pouco, os petistas nos vendiam um certo "socialismo democrático", binômio antitético que a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) ressuscitou em entrevista ao programa Roda Viva. A propósito: ela afirmou lá que apenas 17% das terras agriculturáveis do País são cultivadas. Seria mentira ainda que Marina Silva derrubasse a floresta amazônica e secasse o pantanal para plantar soja. Não foi contestada em sua logorréia narcotizante. Uma bobagem choca; uma penca delas paralisa os sentidos, especialmente se vêm embaladas naquela cascata de disparates reiterados por sinonímias vertiginosas.

Nunca houve socialismo democrático ou marxismo cristão. Quem acata essas bobagens ou está comprometido com a causa ou procura ser simpático com os "progressistas". Não ambiciono a ração de boa vontade de adversários. O socialismo matou quase 200 milhões para criar o "novo homem", e sua primeira vítima foi a liberdade. Tentam pôr no meu colo os mortos das ditaduras de direita. Dispenso-os. Façam como eu: joguem todas elas no lixo.

Esquerdistas, no entanto, não reconhecem em Fidel Castro um facínora e têm num homicida compulsivo como Che Guevara um herói, ainda a render filmes e rococós sentimentais. Entronizam um bufão como Hugo Chávez no posto de futuro mártir das causas populares. "Mártir"? Eu e minhas esperanças...Que bom se a esquerda light e a social-democracia estivessem certas, e tudo isso cheirasse à naftalina da guerra fria, sepultada sob os escombros do Muro. Mas estão erradas, e a metáfora é óbvia demais.

No Brasil, as seduções do demônio totalitário estão ativas e plasmadas no PT, que segue o figurino do Moderno Príncipe gramsciano. É confortável para os covardes a suposição de que a lenda lulo-petista se esgota no clepto-stalinismo dos 40 quadrilheiros. É uma forma de colaboracionismo.Essa lenda contamina as instituições e busca mudar a natureza da democracia. Leiam isto, que segue em itálico: "O Moderno Príncipe, desenvolvendo-se, subverte todo o sistema de relações intelectuais e morais, uma vez que seu desenvolvimento significa, de fato, que todo ato é concebido como útil ou prejudicial, como virtuoso ou criminoso, somente na medida em que tem como ponto de referência o próprio Moderno Príncipe e serve ou para aumentar seu poder ou para opor-se a ele. O Príncipe toma o lugar, nas consciências, da divindade ou do imperativo categórico, torna-se a base de um laicismo moderno e de uma completa laicização de toda a vida e de todas as relações de costume."

É como Gramsci queria o "partido" que faria a transição para o socialismo aproveitando-se das fragilidades da democracia. Leninismo e fascismo em pacote único. Ele já havia aposentado as ilusões armadas na Europa, mas não a tara totalitária. O PT também arquivou as ambições socialistas - embora financie tropas de assalto à democracia -, mas não a vocação para submeter a sociedade a um ente de razão partidário. Os sem-preconceito e liberais de miolo mole vêem o partido de Lula seguindo a bula dos mercados e o supõem convertido. Será? O que antes era "criminoso" passou agora a ser "virtuoso" na medida em que "tem como ponto de referência o próprio Moderno Príncipe". Ele é capaz de "subverter todo o sistema de valores intelectuais e morais". E até os juros reais mais altos do mundo se tornam variantes de um "imperativo categórico".

A trama criminosa é só entrecho de narrativa mais ambiciosa. Nem a eventual derrota de Lula poria fim a essa história. Se vitorioso, o PT tentará perpetuar-se no poder mudando as regras do jogo: o caminho é tornar irrelevantes as eleições como meio de alternância de poder. E pode fazê-lo fingindo obediência ao rito democrático. É de sua natureza. Se derrotado, a "Al-Qaeda" - rede presente nos três Poderes, sindicatos, fundos de pensão, igrejas, estatais, imprensa, movimentos sociais e ONGs - tentará emparedar o próximo governo por meio do confronto e da chantagem.

O que fazer? Dizer não ao demônio totalitário. Outras divergências são secundárias. Tudo o que é ruim para o PT é bom para o Brasil. Reinaldo Azevedo, jornalista e escritor, é diretor de Redação do site e da revista Primeira Leitura

Comentário:
Hoje, infelizmente, ao abrir a página do Primeira Leitura, como sempre, me deparei com a triste notícia de que o Site e Revista estão encerrando hoje a sua trajetória. A explicação vocês podem ler no próprio endereço. Esperamos que Reinaldo Azevedo inaugure logo seu próprio Blog e volte logo ao “front”. Seus textos, suas opiniões têm sido de fundamental importância neste momento de tão poucas verdades. Por, Gaúcho (Movimento da Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

Acesse:

http://www.primeiraleitura.com.br/auto/index.php

6 Comments:

  • Perfeito.

    E uma pena o Prilei acabar.

    Aprendemos muito olhando aquelas paginas.


    SDS

    By Anonymous Anônimo, at 10:42 PM  

  • Com o fim da revista perdemos a análise mais aprofundada, própria dos textos impressos.
    Mais um triunfo da ignorância, estupidez e corrupção que este governo tão bem representa e estimula. Isso, está me fazendo lembrar das fogueiras de livros em praças públicas. Falta de anunciantes??......

    By Anonymous Anônimo, at 8:05 AM  

  • O PRIMEIRA LEITURA fechou por falta de anunciantes.

    Será que isso acontece com a CAROS AMIGOS, CARTA CAPITAL?.

    Para estas "publicações" sempre haverá verbas da CF, do BB, da Petrobras!

    A inteligência em nosso país é covarde.

    By Anonymous Anônimo, at 9:36 AM  

  • Amigos do Movimento, bom dia.
    Neste triste país, tudo o que presta dura pouco. Perder a excelente revista e o site é um golpe, justamente nesta hora mais dura que estamos passando, na qual mais necessitamos de aliados competentes e lúcidos como Reinaldo e Rui.

    Beijos

    By Anonymous Anônimo, at 10:12 AM  

  • Recompilei o texto abaixo, para enfatizar, que uma sociedade sem preconceitos faz um mundo sem escrúpulos. Vejam, que os "canalhas" ficaram 20 anos com o dedo em riste, nos chmando de preconceituosos. Vejam no que deu!!



    "Um sujeito cem por cento tolerante é desprovido de moral pessoal e imprestável para uma ética coletiva. É preciso dizer em certos casos: "Isso não!" Um homem sem preconceitos é um empirista empedernido, uma besta, um monstro amoral."Reinaldo Azevedo.

    By Anonymous Anônimo, at 3:18 PM  

  • O meu medo é que ele (Lula) queira um terceiro mandato [através de uma] reforma da Constituição, como fez [Hugo] Chávez, como fez [Alberto] Fujimori. Eu temo que se Lula for eleito, sobretudo no primeiro turno, com a força de 60 milhões de votos e sem maioria no Congresso, ele tenda a governar diretamente com o povo, tirando a intermediação do Congresso. Cristovam Buarque

    By Anonymous Anônimo, at 7:04 PM  

Postar um comentário

<< Home