movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, agosto 11, 2007

O RETORNO? A FORÇA DOS MENSALEIROS

Grupo político que arruinou a imagem do PT com escândalos deverá manter o controle no III congresso da legenda. Dirceu vai ser julgado no STF. Se for absolvido, pode voltar a chefiar o PT. Revista IstoÉ

Crise moral, política ou ética? Que nada. Passado o escândalo do mensalão, a lama dos aloprados e as negociatas que incluem os dólares na cueca, a constatação é que no Partido dos Trabalhadores (PT) tudo continua como dantes. Para usar uma expressão muito comum nos discursos da estrela maior da sigla, o Lula da Silva, o fato concreto é que, passadas todas as turbulências, nada mudou nem vai mudar no PT. Pelo menos no que depender da tendência hegemônica da sigla, o Campo Majoritário, corrente que abriga a maioria dos petistas de alto coturno, como os ex-ministros José Dirceu e Antônio Palocci, o deputado José Genoino, a ex-prefeita Marta Suplicy, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e, claro, todos os parlamentares mensaleiros.

A duas semanas de seu III Congresso Nacional – encontro que definirá o rumo do partido para os próximos anos e acontecerá na cidade de São Paulo entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro próximo –, os 934 delegados eleitos nos encontros estaduais da agremiação seguem para o encontro sem muito o que fazer, a não ser a velha prática de bradar contra a mídia, a direita e obedecer aos paulistas do comando central do partido.

Assim, tanto os esperneios das facções de esquerda quanto a idéia de se refundar o partido – defendida por Tarso Genro – e a tentativa de tirar dos paulistas o domínio da agremiação – iniciativa de Jaques Wagner – não prosperaram. As únicas novidades serão a antecipação das eleições para presidente nacional do partido – de agosto de 2008 para este ano – e a presença do presidente Lula no evento. Certamente longe de vaias, o presidente ainda não definiu como será o tom de seu discurso. Mas os petistas do Palácio garantem que a fala dele dependerá do resultado do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de José Dirceu e dos mensaleiros, marcado para ocorrer de 22 a 24 de agosto. “Dependendo do momento político, a participação dele será fundamental”, disse o deputado Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT.

A decisão dos togados sobre a suposta “organização criminosa” influenciará mais no futuro do PT do que qualquer outra coisa. “É evidente que esse julgamento, na mesma época do Congresso do PT, causará impacto e tende a contaminar o debate sobre os rumos do partido”, afirma Francisco Campos, da comissão organizadora do Congresso. “Esperamos que as facções do PT não se aproveitem disso para fazer a luta interna, até porque a defesa do partido também pressupõe a defesa de nossas principais lideranças”, conclui Campos.

É tão importante a decisão do STF que até a composição de forças internas do partido depende da análise da denúncia do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, que acusa Dirceu de ser o chefe da “organização criminosa” instalada no governo para desviar recursos. Nove em cada dez dirigentes nacionais do PT admitem que, caso Dirceu seja absolvido, ele será o próximo presidente nacional do partido. Fortalecido, o ex-ministro deverá manter o PT sob férrea centralização, como crítico feroz da política econômica, mas aberto a amplas alianças políticas.

MAIS APOIO DE PESO
O movimento "Cansei" ganhou a adesão de mais três indignados: a apresentadora Ana Maria Braga e os cantores Daniela Mercury e Agnaldo Rayol.

ELOGIO A CACHAÇA
Auto denominado caixeiro-viajante da cana, o Lula fez eloqüente elogio à cachaça na Jamaica. Depois, como o incrível Hulk, prometeu que um dia o mundo será verde. Da cor da bílis? Por C. Humberto

UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA: Leia também:
Um em cada quatro brasileiros do sexo masculino (27,7%) consome álcool abusivamente, ou seja, mais de cinco doses de uma vez.

INFRAERO É CASO DE POLÍCIA
"O procurador-geral do TCU, Lucas Furtado, está de posse de um levantamento dos processos relativos a obras recentes da Infraero sob auditoria do tribunal. É um raio-X de um doente. O que se revela ali é um paciente em estado terminal.

Das dez obras examinadas, somente uma não está contaminada pelo superfaturamento. Entre as empreiteiras envolvidas, estão Odebrecht, OAS e Camargo Corrêa. As irregularidades aparecem em todos os cantos.

Nas obras do Aeroporto Santos Dumont foram apontadas treze falhas, entre superfaturamento, pagamentos indevidos, contratação de mão-de-obra ilegal e impropriedades no processo licitatório. Em Congonhas, houve elevação de até 250% no valor de alguns itens, mas foi em Vitória que a malandragem decolou: havia até 357% de sobrepreço. Em quase todas as obras há vícios de licitação. Se o setor aéreo brasileiro "criou metástase", a Infraero deveria ser colocada na UTI. Por Lauro Jardim na VEJA

Crise assombra o mundo, mas Mantega não vê risco
OTIMISMO IRRESPONSÁVEL – Por Arnaldo Jabor
Oxalá, Deus queira, tomara que os homens do governo Lula estejam certos em não se preocupar com a crise dos mercados internacionais. O que inquieta é que essas pessoas otimistas e seguras de hoje foram contra o Plano Real em 94, tentaram impedir a Lei de Responsabilidade Fiscal e se recusaram a fazer as reformas que complementariam o plano antiinflação.

Estão otimistas e felizes, mas não fizeram enxugamento nos gastos públicos. Ao contrário, aumentaram-nos em todas as áreas, com a contratação de mais de 40 mil novos funcionários.
A economia mundial esteve até agora num mar de rosas, e isso tem mimado a administração deste governo: "Tudo bem, pode gastar que a economia esta jóia!”. Que Deus nos livre das crises mundiais que enfrentamos entre 95 e 2000 – México, Turquia, Ásia, Rússia, Argentina... em 93, a inflação foi de 2.500%. Lembram de como eram os supermercados?

O terrível não é o que não estão fazendo com essa chance que houve ate agora. O triste é pensar no que poderiam ter feito. Que Deus nos livre do otimismo irresponsável! O Globo

GOVERNO JÁ PODERIA ABRIR MÃO DA CPMF
BASTARIA CORTAR GASTOS
Leia matéria no
jornal o Globo. O Lula move mundos e fundos para aprovar a prorrogação da CPMF até 2011, alegando que a taxa é indispensável para a manutenção dos programas esmolísticos de seu desgoverno. Especialistas, no entanto, afirmam que o Brasil já tem condições de viver sem este tributo insano, desde que se faça um controle rígido dos gastos públicos. Imagine se o apedeuta e sua corte de sem vergonhas - que já torraram R$ 36 milhões só este ano nos cartões corporativos - se eles vão ter algum respeito pelo nosso suor e trabalho? O Lula odeia os brasileiros trabalhadores e decentes. Por Gaucho/Gabriela

MEDO TIRA SHOW DO GRUPO ALEMÃO SCORPIONS DO RIO
Rio ficou
fora da turnê do grupo porque não está mais seguro depois do PAN. A cidade voltou ao seu normal: perigosa! Que coisa não é?

PARENTES DENUNCIAM SITUAÇÃO DE PRESOS CUBANOS
Dissidentes e parentes de vários presos políticos e comuns cubanos denunciaram nesta sexta-feira em Havana maus-tratos, abusos e falta de atendimento médico nas prisões de Cuba, assim como o silêncio das autoridades diante das suas queixas. As denúncias foram apresentadas durante a entrevista coletiva realizada na residência do chefe de Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana, Michael Parmly, com testemunhos de presos e ex-presos. Estadão – Leia mais
aqui

Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)