movimento ordem vigília contra corrupcao

domingo, março 18, 2007

VALEU A PENA

Um quadro de ministros primários.....

Eu não conheço pessoalmente o jornalista Franklin Martins. Tudo que sei sobre ele é o que sai na mídia e o que na mesma o vejo fazer, dizer e escrever. Por Christina FontenellePortal Ternurma

O pai de FM, Mario Martins, foi jornalista e político – vereador, deputado federal e senador cassado pelo AI-5. Foi justamente depois do AI-5 que Franklin,
segundo suas próprias palavras, chegou "à conclusão de que não havia outro caminho senão o de enfrentar a ditadura de armas na mão ". E foi exatamente o que ele fez. Entre outras coisas, em setembro de 1969, participou do grupo que seqüestrou o embaixador americano Charles B. Elbrick para forçar o governo a libertar 15 presos políticos. Foi o próprio Franklin quem redigiu o manifesto dos seqüestradores.

O que os revolucionários queriam era mesmo a revolução comunista e não a democracia pela qual, falsamente, hoje, dizem ter lutado. Ditadores, para eles, eram os que combatiam os comunistas. O detalhe é que a "ditadura" só se instalou porque, antes dela, havia comunistas querendo tomar o país. Até hoje tem gente que acredita no contrário. Mas, isso não vem ao caso, agora.

Voltando ao nosso personagem, FM foi para Cuba, para fazer curso de guerrilha rural. De lá, foi para o Chile de Salvador Allende. Voltou para o Brasil e trabalhou para o movimento revolucionário na clandestinidade. Em 1974, auto exilou-se na França (sabem quanto custa isso em dólares? Haja trabalho clandestino, hein?) onde se diplomou na École des Hautes Études en Sciences Sociales, da Universidade de Paris.

Ainda na TV Globo, como comentarista político, não conseguiu disfarçar a raiva e o medo de ter "morrido na praia" (ele e o PT) quando estouraram os escândalos do mensalão e de todos os outros crimes cometidos pela turma do PT e pelos vendidos ao partidão. Defendeu até o fim a tese de que "Lula não sabia", não só do tal mensalão, mas também de todo o resto. Não que tenha feito isso aberta e claramente, mas sempre bateu na tecla de que não havia provas concretas.

O pior mesmo, foi a divulgação de uma estorinha que circulava entre jornalistas. Mainardi diz que possui muitas fontes e que pelo menos 15 delas poderiam confirmar a estória de que Franklin Martins teria avisado ao ex-ministro Antônio Palocci de que o caseiro Francenildo teria recebido dinheiro para fazer a denúncia sobre a presença constante do ministro na "casa da maracutaia", em Brasília. Quem poderia saber que o caseiro havia recebido dinheiro senão quem tivesse tido acesso aos dados de sua conta-corrente na CEF. O fato é que deve ser difícil ser um jornalista imparcial com tantos parentes trabalhando no governo. Ou não?

Franklin Martins finalmente chega ao governo e ao poder, de fato. Tentou fazer isso através da revolução comunista armada. Não conseguiu. Tentou eleger-se deputado. Não conseguiu. Agora, a recompensa. Num país onde a realidade e a verdade vêm sendo sistematicamente ignoradas e subjugadas pela mentira meticulosa e insistentemente construída a partir de uma revolução gramsciniana que se desenvolve há mais de 20 anos, não só tem valido a pena esperar como também pagar o preço. Para quem os fins justificam os meios, aliás, não há o quê nem pelo quê não se possa pagar. Preço maior tem pago mesmo é a democracia brasileira, para a qual coisas como essa significam a consumação da derrota. Texto
completo aqui

A TV DE LULA
A anunciada criação de um Ministério da Comunicação Social e de uma rede nacional de televisão estatal dedicada a fazer propaganda do Executivo sinaliza uma visão de mundo equivocada e, potencialmente, perigosa.

A iniciativa do governo Lula tem defeitos graves. O principal é subverter a ordem posta de pé pela democracia grega sobre o papel da liberdade de expressão nas sociedades abertas. O governo pretende fazer políticas e, ao mesmo tempo, se auto-elogiar através de sua imprensa estatal. Os gregos já ensinavam que não se pode colocar a faca e o queijo nas mãos dos governantes. Um governo legítimo tem o poder de fazer guerras, usinas nucleares, pontes, programas sociais, nomear ministros, definir o comércio exterior, determinar o que as escolas devem ensinar e muito mais. Perfeito. A imprensa tem total liberdade para criticá-lo. Ponto. Assinante da VEJA leia mais
aqui

TVS ESTATAIS CONSOMEM R$ 544 MI AO ANO
Em 2006, ao menos 80% desse valor foi custeado com recursos provenientes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Presença estatal no setor cresceu após Lei da TV a Cabo, de 1995; número de emissoras educativas saltou de 20 para 167 em 12 anos. FSP - Matéria aberta no Diego Casagrande - Leia mais
aqui

A escassez de biografias imaculadas à bancada do PMDB
MOKA ESTÁ PRONTO PARA SUBSTITUIR BALBINOTTI
Ele figurava na lista de cinco nomes que o PMDB apresentou a Lula quando da escolha de Odílio Balbinotti para futuro ministro da Agricultura. Agora, com o bombardeio que o colega de partido vem sendo alvo, Waldemir Moka (PMDB-MS) vê suas chances de assumir a pasta aumentarem consideravelmente.

O parlamentar, médico e professor, é filiado ao PMDB há mais de 25 anos. Está no terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Nessa época, enfrentou dois processos no Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo crimes contra a honra, injúria, difamação e calúnia. Ao contrário de Odílio Balbinotti, escapou de todos. Por Etevaldo Dias

COLLOR-2010
Fernando Collor de Mello parecia uma anomalia na política brasileira. Afinal, conseguiu a extraordinária proeza de ser o único presidente, na indecorosa história da República, a ser punido por falta de decoro. Na quinta, o indecoroso que já não o é, segundo seus pares, foi reverenciado pelos virtuosos que nunca o foram, mas fingiam sê-lo.

A começar pelo PT, seu mais implacável adversário até anteontem, que silenciou sobre tudo o que Collor simboliza. Ajuda-memória, complementar ao belo artigo do historiador Marco Antonio Villa publicado ontem por esta Folha: Collor é a Casa da Dinda e seu fausto de república bananeira; é a Operação Uruguai e a entronização do caixa dois; é PC Farias e seus negócios escusos à sombra do poder e sua morte até hoje inexplicada, o que leva à inescapável suspeita de queima de arquivo. No campo administrativo, Collor é o confisco da poupança e de ativos financeiros e também dois anos de recessão em três de gestão.

Como é possível silenciar diante de tamanha esculhambação? Simples: os dois partidos que se revezam no poder no pós-Collor mantiveram a esculhambação no mais alto do pódio. O pós-Collor é a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição, é conduzir suculentas privatizações "no limite da irresponsabilidade", é o mensalão, são os sanguessugas, é Waldomiro Diniz, é a quebra do sigilo bancário de uma testemunha potencialmente incômoda para uma alta autoridade (extremo, aliás, a que não chegaram os "colloridos").

Tudo somado tem-se que, em vez de anomalia, Fernando Collor de Mello é o político-padrão da pátria, se me perdoam os poucos que fogem do padrão. Dá um bom candidato para 2010. Já está mesmo na base governista, com o PTB, e como se viu, tem a simpatia do PSDB e do PFL. Por Clovis Rossi - FSP

MISSÃO URGENTÍSSIMA
O novo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, especialista em Doenças Tropicais tem uma pandêmia para acudir no país, conforme matéria abaixo. Ao invés de querer lançar PAC da Saúde, deveria trabalhar pela liberação de verbas do Programa Nacional de combate a doenças, já que o Lula não se cansa de brincar com a saúde dos brasileiros.

Ainda bem que com a “Saúde não se brinca”
LULA EXECUTA APENAS 3% DO PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE À DENGUE E À MALÁRIA
Diante do agravamento dos casos de dengue em alguns estados brasileiros nos primeiros meses deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) pretende fiscalizar as ações do governo federal no combate à doença. Só no Mato Grosso do Sul, Estado onde a situação é mais alarmante, mais de 35 mil casos já foram registrados de janeiro para cá. Em 2007, R$ 64,2 milhões estão previstos em orçamento para as ações nacionais de combate à malária e à dengue. Apesar do alerta em alguns estados, desse valor, apenas 3% foram desembolsados, até o início da semana, nos programas federais específicos deste ano. Contas abertas – Leia mais

COMENTÁRIO
MINISTÉRIO DA CHULICE
E por falar em biografias, preparo e experiência para a vida pública, estes algozes se acham a "apoteose de evolução", obras primas da natureza, síntese da perfeição, fontes de sabedoria. Ministros de Lula. Choram até quando são elogiados em seu caráter pelo primata-Mor.

Enfim, sentir-se um especial desta casta de ordinários equivale a banhar-se na "joie de vivre" e alegrar-se continuamente com a obtenção e possibilidades do gozo. "Eu sou ministro, eu sou presidente da república”. E daí, cambada sem currículo, sem história? Aos poucos estão aspirando nossa inteligência, nossa razão.

Imaginam estes deploráveis cidadãos que criam constantemente fracassos e decepções, sofrimento e erros, que nossa população não percebe o tamanho deles. Ralés é o que não falta neste governo medíocre e perigoso. Tudo muito na medida de sua xucrice. Desta sim, devemos ter medo. Pois a ignorância quando é audaciosa torna-se risonha, piadista e cheia de gracinhas.

E, por falar em gracinhas, o padrão-ouro do primata-mor será aparecer diariamente na TV LULA. O "pastor do rebanho" pretende nos induzir à cacofagia com seus grunhidos. A idéia é vomitar em nossos ouvidos a bílis do seu fígado consumido. Tudo muito temperado com generosas doses de mentira e prepotência é claro. Nosso país está se alinhando pelo roda-pé da evolução.

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)