movimento ordem vigília contra corrupcao

terça-feira, dezembro 19, 2006

UM DOS MELHORES GOVERNANTES QUE O BRASIL JÁ TEVE

MAS, COMO LULA É HUMILDE DEMAIS

ELE DIZ QUE APROVAÇÃO DE SEU GOVERNO NÃO O DEIXA “VAIDOSO”

O reeleito Lula da Silva disse que os resultados positivos em relação ao seu governo, apontados por pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), não o deixam "vaidoso ou de sapato alto". Leia mais

ANENCEFALIA
Aceitem os parlamentares uma sugestão gratuita: vamos criar no Congresso a política das "metas cerebrais".

O deputado José Múcio deixou enunciado apenas o problema da "fuga de cérebros". A solução sistemática consiste em mimetizar a teoria econômica, estabelecer um objetivo para atrair inteligência nas duas Casas e fixar o salário parlamentar no valor que for necessário para cumprir a meta. O teto do funcionalismo seria muito baixo para o desafio de resgatar do rés do chão a massa encefálica no Congresso.

Agora falando sério, o que ressalta no episódio da duplicação dos vencimentos de deputados e senadores não é a falta de sinapses em seus mentores. É a falta de cabeças, a falta de líderes capazes de encarnar a agenda necessária do Legislativo nesta quadra infeliz da história.

Seria o momento de alçar parlamentares ilustres às presidências das Casas, políticos respeitados na sociedade, no governo e na oposição -eles ainda existem. Seria hora de demonstrar austeridade fiscal, de controlar despesas próprias e compelir legisladores estaduais e municipais a fazer o mesmo. Seria oportuno ampliar a prestação de contas dos atos dos congressistas.

Todo um programa rumo à independência responsável do Legislativo poderia ser deslanchado. O Poder precisa equipar-se para discutir com propriedade o Orçamento e formar seus quadros. Quem são os grandes economistas contratados pelo Congresso? Quais são os órgãos dignos de respeito técnico e social que as Casas abrigam? Nem sequer conseguem realizar argüições competentes de aspirantes a tribunais superiores, ao Banco Central, a agências reguladoras etc.

Apesar disso, os líderes do Congresso, com honrosas exceções, evitam as agruras da trilha pedregosa que leva à autonomia de fato. De quebra, expõem a instituição legislativa à execração pública. O Executivo esfrega as mãos - e os pés, no seu capacho habitual. Por Vinícius Mota – FSP

QUEM É O LOUCO
BRASÍLIA - Uma mulher esfaqueia o deputado ACM Neto na Bahia. Um homem se acorrenta a uma pilastra do Senado. E mulheres e homens não param de comentar o aumento de 91% que os deputados e senadores se autoconcederam no apagar das luzes de 2006.

Voltei de Nova York no domingo de manhã e, desde então, esse tem sido o assunto nos aeroportos, nas ruas, nos shoppings, até nas rodinhas do almoço de ontem no Itamaraty para ministros da Bolívia. A sensação é a de que Suas Excelências tramam um suicídio coletivo, ou clamam para serem atacados nas ruas, como foi ACM Neto (e nem sei se ele era a favor do aumento, contra ou muito pelo contrário).

O fato é que ser parlamentar já foi algo nobre, mas está virando função de risco. Logo, logo vai precisar de um rótulo: "Ser deputado e senador é prejudicial à saúde - e ao erário".

Ou seja: "Prejudicial à minha, à sua e à nossa saúde". A legislatura que acaba é uma das mais lamentáveis das últimas décadas, maculada por mensalões e sanguessugas, impunidade corporativa, ascensão e queda do Severino. Aliás, o Severino deixou de ser exceção para virar a média. O "baixo clero" ascendeu dos subterrâneos e assumiu o controle. Há muitos e muitos anos se sabe que a remuneração de deputados e senadores é irreal, um convite à corrupção, e que precisaria algum dia ser corrigida com coragem e argumentos consistentes. Jamais no fim de uma legislatura como essa. Jamais por quem é sanguessuga ou inocenta sanguessuga. E jamais em 91%. Medida errada na pior hora.

A mulher da faca na Bahia é supostamente doida, e o homem que se acorrentou no Salão Azul também. Mas a frase dele no Congresso é impecável: "Alguém está louco, e eu acho que não sou eu". A diferença é que deputados e senadores estão naquela categoria vip: doidos, sim, mas ninguém ali rasga dinheiro. Muito menos dólar. Por ELIANE CANTANHÊDE - FSP

ENTREVISTA: HOMEM ACORRENTADO EM PILASTRAS DO CONGRESSO
William Almeida de Carvalho
, 61 anos, perdeu a paciência nesta segunda-feira com os parlamentares. Cientista político, professor, funcionário aposentado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ele decidiu fazer um protesto solitário contra o aumento autoconcedido de deputados e senadores. Com uma corrente de três metros e cadeado, William se amarrou a uma pilastra em frente à presidência do Senado Federal. Entrou na Casa sem que ninguém da segurança o notasse e depois de 20 minutos acorrentado em frente ao gabinete do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) foi levado por seguranças à Polícia Legislativa.
Leia mais

ENTREVISTA: MULHER QUE ESFAQUEOU ACM NETO
Presa em flagrante e autuada por tentativa de homicídio por esfaquear o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), a pensionista Rita de Cássia Sampaio de Souza, 45, disse ontem, antes de ser encaminhada ao Presídio Feminino de Salvador, "que os deputados têm tudo" e ela nem consegue sacar seu FGTS.
Leia mais

PLIM-PLIM
Está sendo costurado pelo BNDES um projeto de financiamento para equipamentos de televisão digital, formatado para as necessidades da Rede Globo. As outras emissoras ameaçam botar a boca no trombone se não forem incluídas. O projeto pode até incluir financiamento de conteúdo para televisão digital: o banco financiaria a produção de novelas, com juros bem baixinhos – Por Tales Faria - JB

EXCLUSÃO SOCIAL
"Falta investimentos na educação brasileira, em especial para as camadas abaixo da linha da miséria - 35 milhões de pessoas excluídas de qualquer tipo de informação. Sem contar crianças que terminam a 4ª série do Ensino Fundamental porque nenhuma escola reprova somente 26% conseguem entender e interpretar um pequeno texto de 8 linhas. As outras permanecem excluídas." Valor Econômico

Não é difícil entender, portanto, o porquê o presidente mais execrável e corrupto da nossa história republicana consegue ter alto índice de aprovação de seu governo de lambanças.

QUASE 40 MIL JÁ ASSINARAM CONTRA O AUMENTO
Neste instante, já passa de 37 mil o total de assinaturas registradas no
abaixo-assinado contra o aumento de quase 91% que os presidentes da Câmara e do Senado e os líderes partidários aprovaram na última quinta-feira (14) em favor dos deputados e senadores.

Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)

3 Comments:

  • ELE DIZ QUE APROVAÇÃO DE SEU GOVERNO NÃO O DEIXA “VAIDOSO.

    Quanto será que o ( IBOPE) faturou nesta pesquisa? Eles, entrevistaram todos os vagabundos que ganham bolsa esmola.

    O indecente Lula acredita ser o melhor de todos que passaram pela presidência da república. Acho que Lula é o melhor dos ordinários e ladrões. Isto aqui já era!

    By Anonymous Gabriela, at 12:27 PM  

  • Eu acho que prefiro me limpar com folha de bananeira. kakakakaka

    By Anonymous Anônimo, at 1:46 PM  

  • Meus queridos, o mais grave diante desse assunto do aumento indecente de salários é que a mais vergonhosa legislatura da história deste país acaba, porém ficam os sanguessugas, os mensaleiros e seus protetores. Ficaram quase todos para mais legislatura em proveito próprio e de seus apaniguados.
    Talvez, o melhor é que fossem todos consumidos pelo fogo, senão do inferno, pelo menos de um incêndio como o que queimou a favela em SP.
    Que fossem todos consumidos para sempre e nos deixassem em paz para trabalhar sem sermos roubados por parasitas de gravata.

    beijos indignados.

    By Blogger Saramar, at 10:52 AM  

Postar um comentário

<< Home