movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, dezembro 23, 2006

SEJAMOS OTIMISTAS! NOSSA DEMOCRACIA AINDA PODE SER SALVA!

DITADURA POPULISTA À MÃO

Como se explicam os inacreditáveis resultados das mais recentes pesquisas de opinião sobre avaliação do governo Lula, uma (Datafolha) considerando Luiz Inácio Lula da Silva o melhor presidente da República que já houve na História do Brasil e a outra (CNI/Sensus) detectando um aumento substancial da porcentagem de aprovação do governo desde a reeleição?

Teria a população brasileira enlouquecido de vez? Enxergou-a - com todo o imbróglio que tem significado o processo de cooptação partidária para a montagem da base de apoio parlamentar do governo, com todo o loteamento de cargos para a decomposição, digo, recomposição das equipes ministeriais, atendendo aos mais variados apetites fisiológicos da súcia política, com toda a paralisia administrativa e a incapacidade gestora sintetizada, tragicamente, no apagão aéreo - algum crescimento na atuação do chefe de Estado e de governo, enquanto em termos de crescimento o Brasil só continua orgulhosamente à frente do Haiti?

Se o carisma de Lula não aumentou, se o presidente não deixou de pronunciar os habituais disparates, se seu impávido combate ao vernáculo não arrefeceu - ao contrário, recrudesceu -, por que ele haveria de ser ainda mais aceito do que foi, quando se reelegeu com portentosa votação? A razão disso não é nenhum surto de loucura coletiva, mas um simples fenômeno de adesão à força que mais se opõe ao mal maior: e este mal maior é um Congresso definitivamente desmoralizado perante a opinião pública, ao encerrar-se a pior de todas as legislaturas da História da República.

Desde que Lula teve a coragem de dizer, há tempos - e nisso nunca foi contestado por ninguém, de partido algum -, que no Congresso há, no mínimo, 300 picaretas; desde que seu governo e seu partido revelaram mais do que quaisquer outros na História, um profundo desprezo pelos detentores de mandatos legislativos, a ponto de vir à baila o inédito processo de compra de consciências alcunhado “mensalão”, que reduziu a pó quaisquer resquícios da dignidade parlamentar; desde que transformou um presidente de Casa Legislativa em simples pau-mandado do Planalto, defensor subserviente do governo mesmo quando devia defender - frente ao Planalto - a instituição que lhe cabia comandar, o presidente Lula se tornou a figura-símbolo anti-Congresso.

Se os institutos de pesquisa tivessem a coragem (ainda bem que não têm) de fazer uma ampla pesquisa, para saber se a maioria da população é favorável ou não ao fechamento do Congresso Nacional, com toda a certeza uma vasta maioria do eleitorado se manifestaria a favor desse fechamento - em porcentual talvez semelhante ao da retumbante vitória reeleitoral de Lula. A rigor, quem derramaria lágrimas de saudade pelo sumiço de tamanho bando de sem-vergonhas (com as honrosas exceções de praxe), que trabalham, no máximo, dois dias por semana, ganham 15 salários por ano, desfrutam de todas as mordomias imagináveis, absolvem covardemente - por votação secreta - seus mais notórios criminosos e, ainda por cima, se dispõem a reajustar em 91% sua remuneração, que se desvalorizou, pela inflação, apenas 28% - o que obrigou uns poucos gatos-pingados a recorrerem à Justiça para reverter essa megaindecência?

O fato de Lula ter uma ditadura populista à mão não significa que vá, necessariamente, implantá-la. Para tanto necessitaria de bons estrategistas e operadores - e nada indica que tenha encontrado um substituto para Zé Dirceu. Então, sejamos otimistas. Ainda há chance de nossa democracia ser salva, pela incompetência.

P. S.: Que os mensaleiros, sanguessugas, marajás e demais predadores da ética pública não tenham uma bruta indigestão na ceia de amanhã à noite. Isto é o máximo que o espírito natalino nos leva a lhes conceder. Por Mauro Chaves – O Estado de São Paulo

CINISMO SORRIDENTE!
Sorrindo, Lula conseguiu encontrar um ângulo positivo na crise. Ele afirmou que "tudo isso demonstra que está aumentando a capacidade de viajar do povo brasileiro".
Leia mais

COMENTÁRIO:
SAUDAÇÕES A INCOMPETÊNCIA E A DEMÊNCIA DO MAGNÂNIMO APEDEUTA. Estamos atolados no buraco do SUBMUNDO PETISTA. Mas, há de aparecer homens higienizadores com princípios cívicos e nos tirar dele.

E, para comemorar o natal de nossos amigos leitores deste blog, preparamos algo especial que possa levar nossos amigos a imaginar que, pelo menos neste momento, vivemos na claridade e na prosperidade de um Brasil com futuro.

Uma seleção de músicas de Natal bem diferentes. Bate o sino, pequenino, sino de Belém, hey! Já foi o tempo em que as trilhas de Natal eram feitas na base de harpa.

Aqui, está o músico inglês Billy Idol interpretando, em vídeo, uma ótima versão de "
Jingle Bell Rock" – e, também, Winter Wonderland. Ótimas. Para quem curte a amy grant, aqui está a versão dela.

Feliz Natal, amigos! São os votos do MOVCC.
Por Gaúcho/Gabriela (Movimento Ordem e Vigília Contra a Corrupção)