movimento ordem vigília contra corrupcao

quarta-feira, junho 20, 2007

OU CAI O SENADOR, OU “CAI A CASA”

Depois do vexaminoso espetáculo proporcionado na segunda-feira pela tropa de choque do presidente do Senado, Renan Calheiros, no Conselho de Ética - e da avalanche de notícias que reduziram a pele e ossos a sua versão pastoril para a origem da pecúnia com que teria pago os seus débitos extraconjugais -, duas certezas ficaram claras.

A primeira é que o Conselho já não tem como absolvê-lo, dando por findos hoje mesmo os trâmites do simulacro de processo aberto contra ele, a contragosto, por quebra de decoro parlamentar. A segunda é que o réu - cujos pares em momento algum tiveram a compostura de tratar como tal - perdeu por inteiro as condições morais e políticas para permanecer na direção do Senado.

Do contrário - permita-se o jogo de palavras - a Casa cairá estrepitosamente perante a opinião pública, completando o mais recente ciclo de desmoralização do Congresso Nacional, inaugurado com o mensalão, agravado pela Pizzaria Plenário e replicado no escândalo dos sanguessugas igualmente impunes. Leia mais no Estado de São Paulo
aqui

Leia também, no Portal G1:
SIBÁ CONFIRMA WELLINGTON SALGADO NA RELATORIA

Salgado do PMDB-MG
é aliado de Renan e foi indicado para substituir Epitácio Cafeteira (PTB-MA) na relatoria do processo contra o presidente da Casa, e já anunciou voto favorável ao arquivamento.

Xeque-Mate: MPF livra Vavá
IRMÃO DE LULA ESCAPA DE SER DENUNCIADO NA PROCURADORIA
Indiciado pela PF por crimes de tráfico de influência e exploração de prestígio, Vavá não foi denunciado à Justiça. Para a Procuradoria, “não há informações suficientes” nos autos sobre quem seriam beneficiários do lobby que teria sido feito por Vavá.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou ontem 39 pessoas acusadas de participarem da máfia dos caça-níqueis desbaratada pela Polícia Federal na Operação Xeque-Mate. Alvo da PF, o aposentado Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Lula, ficou fora da denúncia. O MPF entendeu que "não há nos autos elementos que indiquem sua participação [de Vavá] em qualquer uma das quadrilhas [da máfia dos caça-níqueis] denunciadas".

Investigações sem limites
EM VEZ DE COMBATER OS CRIMES, QUEREM CALAR QUE OS DESCOBRE?
Neste momento da vida brasileira, quando crimes e escândalos explodem à luz do dia, mostrando a urgência de se fortalecer a democracia e a lei, começou um movimento escuso para limitar as investigações que têm deixado o país de cabelo em pé. Por Arnaldo Jabor

Sente-se no governo o desejo de limitar as escutas telefônicas, a Polícia Federal está sendo acusada de excessiva, a imprensa está sendo criticada porque critica. Que é isso? Em vez de combater os crimes, querem calar quem os descobre?

Agora, no Supremo Tribunal Federal, por um estranho movimento do ministro Marco Aurélio de Mello, voltou à pauta a temática o perigo do Supremo impedir que o Ministério Público possa investigar. Isso depois dos imensos serviços dessa instituição, mostrando os intestinos corruptos do país. Que querem esses ministros? Não vêem o momento histórico do país?

Em todo o mundo desenvolvido, a tendência é "estimular" a multiplicidade de investigadores. Na Europa e nos Estados Unidos até os cachorros que farejam drogas nos aeroportos estão investigando! Por que o Ministério Público não deveria investigar, se ele existe constitucionalmente para proteger os direitos da população? É um caso absurdo, para ser investigado.

O APARELHAMENTO CONTINUA
Anteontem o governo concedeu reajustes de até 140% nos salários de quase 22 mil cargos de confiança. Ontem - por meio da Medida Provisória 377 - criou mais 626 cargos. É um escândalo, se considerarmos como Lula e o PT- no governo utilizam tais cargos para aparelhar a administração pública, quer nomeando seus próprios militantes quer utilizando as vagas para comprar aliados.

Os novos DAS poderão ganhar até R$ 10.400,00 reais. É o uso do dinheiro público para fins privados. De modo indireto, é uma privatização partidária de recursos públicos, na medida em que os velhos e novos petistas que foram ou serão nomeados descontarão uma parte de seus proventos para engordar o caixa do PT. Isso para não falar da falta oportunidade das medidas: num momento em que precisamos reduzir o gasto com a máquina...

Se houvesse oposição no Brasil ela deveria acompanhar isso de perto divulgando os nomes dos 83 DAS que ficarão à disposição do vira-casaca Mangabeira, dos 140 que irão para a Sudene e para a Sudam (imaginem!) e dos 224 que irão para a Secretaria do Patrimônio da União (!?) Por Augusto de Franco

É assim que se faz
TROPA DE CHOQUE INVADE UNESP EM ARARAQUARA

Policiais militares da Tropa de Choque e da Força Tática do 13º Batalhão de Policiamento do Interior (BPM/I)
invadiram, por volta das 2h30 desta madrugada, o campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, a 280 quilômetros da capital paulista, no interior do Estado.

Mais de 100 alunos que ocupavam desde o último dia 13 a sala da diretoria do prédio da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) foram pegos de surpresa pelos policiais, que chegaram em um grande número, munidos de cassetetes e escudos. O momento mais crítico ocorreu quando os policiais retiraram todos à força.

Bandoleiros, destruidores do meio ambiente
ASSENTAMENTOS DESMATAM 4 VEZES MAIS QUE A MÉDIA AMAZÔNICA
Campanhas do MST acusam grandes empresas do agronegócio de agredir meio ambiente


Em ataques às empresas do setor do agronegócio, o MST alega que elas têm como característica principal a falta de responsabilidade com o meio ambiente. Em oposição, os assentamentos da reforma agrária seriam ecologicamente responsáveis. Não é isso, porém, o que indica um estudo que deve ser apresentado hoje em Foz do Iguaçu (PR), durante o 5º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação.

Segundo o autor do estudo, o ecologista Flávio Olmos, a história dos assentamentos tem sido marcada por impactos ambientais que incluem incêndios e exploração ilegal de madeira e plantas. 'De maneira geral, a taxa de desmatamento nos assentamentos da Amazônia tem sido quatro vezes superior à média da região', diz ele.

Mas não é só na Amazônia. Os assentamentos têm sido importantes agentes de destruição ambiental em outros lugares, segundo o estudioso. O que mais chama a atenção dele, no entanto, é o ataque às áreas de preservação.
'Propriedades consideradas 'improdutivas', segundo o conceito legal, não são os únicos alvos de invasões por sem-terra. Áreas que deveriam ser conservadas, como reservas legais, são um alvo freqüente', diz.

Entre os casos de ataques a reservas listados no estudo, chama a atenção o ocorrido na área de floresta nativa da antiga Fazenda Araupel, no sudoeste do Paraná. Com 33.254 hectares, constituía um dos maiores remanescentes de floresta com araucária existente no País.

Isso mudaria, porém, com a chegada dos militantes do MST. Entre 1996 e 2002, segundo Olmos, eles dizimaram 10 mil hectares da floresta e deixaram o restante gravemente degradado. 'Foi o maior desmatamento identificado pela ONG SOS Mata Atlântica em seus 18 anos de história', lembra.

O ecologista examina de modo detalhado três casos mais significativos em que o encontro dos sem-terra com reservas legais resultou em danos ambientais. O primeiro é o da área de proteção ambiental de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, 'um dos mais importantes mosaicos de áreas protegidas do domínio da mata atlântica'.

Desde 2003 um grupo de sem-terra acampa na reserva, apesar dos protestos de ambientalistas. A própria ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já se manifestou, declarando que a área não é apropriada para assentamento.

Os sem-terra acusam os ambientalistas de estarem a serviço da biopirataria estrangeira; e asseguram que pretendem instalar áreas de cultivo com abordagem agroecológica.

Para Olmos, a insistência nesse projeto tem objetivo político: 'Conseguir que um assentamento seja implantado no interior da APA teria grande valor simbólico para o MST, por abrir um precedente. ' Os outros casos analisados são o do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, e o do Parque Nacional da Capivara, no Piauí.

No primeiro, ele acusa o Incra de atropelar leis ambientais na tentativa de criar assentamentos ao redor do parque. No Piauí, a existência de assentamentos no entorno de Capivara sempre resultou em danos - da caça à exploração ilegal da madeira. Apesar disso, o Incra ainda insiste em assentar mais gente na região: 'Por que se optou por estimular a ocupação de um trecho de caatinga ainda intacta, ao invés das áreas já ocupadas por plantios das fazendas decadentes ao lado?'

No final, o pesquisador questiona a insistência governamental no projeto da reforma agrária: 'Como é feita atualmente, a reforma agrária se apóia em justificativas ideológicas e tem produzido como resultado final uma combinação de enorme destruição ambiental com avanços sócio-econômicos modestos. '

NÚMEROS
10.000 hectares de um total de 33.254 foram dizimados entre 1996 e 2002 na área de floresta nativa da antiga Fazenda Araupel, no sudoeste do Estado do Paraná, por militantes do MST. Foi o maior desmatamento já verificado pela ONG Mata Atlântica em seus 18 anos de atividade 4 vezes maior é a taxa de desmatamento promovido por assentamentos da reforma agrária em comparação à taxa média da região amazônica – Por Roldão Arruda - O Estado de São Paulo

A REPÚBLICA DE CHÁVEZ DISPARA NA LIDERANÇA DO CRIME NA AMÉRICA LATINA.
Dados divulgados pela imprensa contabilizam 85 mil homicídios nos últimos oito anos.


No alto do cartaz destaca-se um dos slogans prediletos do presidente Hugo Chávez: "A pátria, o socialismo ou a morte". A última palavra está escrita em letras enormes. Abaixo aparece um cadáver com uma etiqueta afixada no pé, com os seguintes dizeres: na Venezuela, todo dia, "46 pessoas são assassinadas".

Este cartaz é contestável, mas a campanha acerta em cheio no alvo. Nas pesquisas de opinião, a insegurança constitui a preocupação mais importante dos venezuelanos, antes do desemprego. Segundo dados publicados pelo diário "El Universal", 85 mil homicídios foram cometidos nos últimos oito anos. O autor desses cartazes, Primero Justicia (Justiça em primeiro lugar), é um partido de centro-direita. "O governo não faz nada", conclui o texto abaixo do cadáver. Le Monde – Leia matéria completa
aqui

COMENTÁRIO:
Como é cansativa, odiosa e deprimente a república Lulopetista. É tanto escândalo e tanta impunidade, que mal damos conta de conseguir acompanhar a todos eles. É bem a cartilha de Lênin: ”quanto pior, melhor”.
Quantos tapas na cara mais precisaremos levar ainda para que o nosso sangue ferva de uma vez por todas? Por Gaúcho/Gabriela (MOVCC)

1 Comments:

  • Ou se extingue a polícia judiciário, ou se extingue o Ministério Público, do modo que está o criminoso tem duas chasses de escapar da justiça.

    By Blogger F. Anéas, at 7:04 PM  

Postar um comentário

<< Home