movimento ordem vigília contra corrupcao

sábado, março 24, 2007

SERÁ QUE LULA CAIU DO BERÇO?

Para pesquisadores, "Pacientes com lesão no cérebro exibem menos compaixão, culpa e vergonha na cara”.

São tantos os desajustes mentais neste governo Lula, que muitas vezes precisamos recorrer às pesquisas sobre "defasagem moral”. Rola na mídia (FSP) uma
pesquisa feita por cientistas tendenciosos que eximem os sem-vergonhas, canalhas, ladrões e criminosos do seu ângulo de estudo. Para os tais cientista, os imorais sofrem de lesão cerebral. Será isto mesmo? Para poder comentar toda esta esbórnia mental dos nossos atuais desequilibrados e sem vergonhas recorremos ao texto da socióloga, Maria Lucia Victor Barbosa. Por Gáucho/Gabriela.

"Atualmente algumas pessoas que se envergonham de serem brasileiras, perguntam: “Será que nosso povo perdeu a vergonha, pois acha natural tudo o que esse governo faz e ainda o reelege” Bem, isto faz parte de uma longa história, a nossa história, e seria necessário escrever um “Tratado de Sociologia da Sem-vergonhice” para formular resposta adequada. Em todo caso, tentarei dá-la, ainda que de modo bastante resumido.

Segundo a pesquisa da FSP, neurocientistas pesquisaram e levantaram a hipótese de que existe uma parte específica do cérebro, (córtex prefrontal ventromedial) onde se alojam emoções, e que parece ser crítica para certos aspectos da moralidade. As pesquisas feitas com grupos de pacientes que apresentavam lesão nessa região cerebral mostraram que eles exibiam menos empatia, compaixão, culpa, vergonha e arrependimento.

Se analisarmos o governo que aí está notaremos que nunca dantes nesse país, autoridades, que deveriam dar bom exemplo, tiveram tão pouca empatia ou compaixão com relação ao povo. Vimos idosos de noventa anos ou mais em filas para provar que estavam vivos. A Saúde é um descalabro e nos atendimentos do SUS se observa a crueldade dispensada aos doentes. A violência vai vitimando, inclusive, crianças como João Hélio que foi morto barbaramente no país da impunidade e da indiferença dos governantes para com a dor alheia. Rebaixaram os rendimentos da poupança para premiar os grandes investidores, prejudicando os menores. O FGTS poderá ser afetado do mesmo modo e o trabalhador, que sempre votou no Partido dos Trabalhadores, vai perder renda se perder da inflação. O apagão aéreo parece divertir o governo que nega a crise, enquanto o presidente da República finge que está tomando providências. A lista de maldades é vasta, sendo impossível enumerá-las todas em curto artigo.

Hoje em dia continuamos a viver atrás de facilidades preferivelmente alcançadas por esperteza ou doação de alguma autoridade paternal. Não temos de modo geral o sentido de conquista no tocante ao esforço pessoal, não nos faltando, porém, a capacidade predatória. Não sabemos exercer o poder, mas tão-somente nos beneficiar do poder. Simulamos democracia, mas somos autoritários. Preferimos sempre culpar alguém ou algo para nos eximirmos de nossas responsabilidades. Somos ufanistas com relação à nossa cultura da malandragem e da sem-vergonhice.

Recentemente chegamos ao fundo do poço. A ausência total de valores estimula a mentira e a corrupção. O mínimo de moralidade pública e privada foi corroída no país onde todos são “heróis”.

Será que o povo brasileiro sofre de lesão cerebral? Não creio, pois isto nos eximiria de qualquer responsabilidade. Prefiro dizer que levamos ao paroxismo a cultura da sem-vergonhice, consentida e consciente, aquela que as mais altas autoridades esbanjam como patrimônio nacional. Na pátria de Macunaíma quem rouba, faz. Quem mata tem seus direito humanos preservados. Afinal, somos todos éticos e “não existe pecado do lado de baixo do Equador. Não há do que se queixar".

QUE OPOSIÇÃO É ESSA?
Os petistas históricos que caíram em desgraça no governo Lula ainda não se deram conta da dinheirama que poderiam estar ganhando legalmente se abrissem em Brasília um cursinho prático para o bom exercício da chamada oposição irresponsável. Há muito que ensinar, e não só aos meninos do PFL, que até outro dia pensavam que falar mal do governo era uma doença de esquerda. Os tucanos velhos de guerra perderam inteiramente a embocadura da coisa nos oito anos de FHC no Palácio do Planalto. Resultado: a oposição no Brasil é hoje tão ou mais desacreditada que o governo. No mínimo, equivalem-se em incompetência. NoMínimo – Por
Tutty Vasques

Um não faz, o outro não propõe; um não ouve, o outro não tem o que dizer; um não consegue ver à frente, o outro só olha pra trás; um faz tudo errado, o outro torce pras coisas piorarem; um está paralisado, o outro indignado; um é a favor, o outro é contra. Em comum, só a tintura de cabelo que de vez em quando nos faz confundir quem está pró ou contra a CPI do Apagão Aéreo, apoiando ou não o veto do presidente à famigerada emenda número 3. Alguns nem sabem direito que diabo é isso - o Congresso Brasileiro, como se sabe, não faz a menor idéia. Literalmente!

O ramerrame está tão rastaqüera que Fernando Gabeira pediu licença da pauta nacional para se manifestar contra a extradição do ex-guerrilheiro Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália, preso noite dessas em Copacabana. Ou seja, o deputado deu uma globalizada na sua indignação, nem ficaria bem para o autor de “O crepúsculo do macho” fazer dueto com ACM Neto na rinha da CCJ. Que diabos anda acontecendo com esse rapaz, meu Deus do céu?! Sempre aos gritos do Ipiranga às margens plácidas, não respeitou nem a convalescença do avô. O deputado calça 34 e arrota 43. Parece personagem de Hanna Barbera em filme pornô.

Nunca foi tão fácil ser de oposição no Brasil, mas ser do contra é uma ciência que independe da porcaria que se combate. Sem nenhuma garantia de voltar à situação nas próximas eleições, os órfãos do poder deveriam estudar desde já a coreografia, os figurinos, o estilo, os modos, a lábia... – tudo, enfim, que molda um verdadeiro homem de oposição no Brasil. O ideal, insisto, seriam cursinhos ministrados por quem foi de oposição a vida toda e não se adaptou ao modus vivendi do governo. O Silvinho Pereira, por exemplo, me parece uma ótima cabeça para administrar a coisa.

Não pode é continuar este espetáculo deplorável no Congresso. História sem mocinhos, briga de quadrilhas e, pior de tudo, essa gritaria que ensurdece o país. Se bem que os tucanos andam bem quietinhos ultimamente. Tomara que seja para ter alguma idéia, uma mísera idéia que seja. Afinal de contas, nós viemos aqui para beber ou pra falar mal do Lula?

Justiça seja feita...
Está de parabéns o senador Pedro Simon, que subiu à tribuna para desfazer a farsa de que Collor foi vítima de uma conspiração parlamentar que precipitou o impeachment. A tese da inocência do ex-presidente foi encampada pelo governo e pela oposição. Bando de maricas! Honrosas exceções para o velho Simon e para o Clodovil. Precisa ser muito macho para esculhambar o orgulho gay em festa GLS como fez esta semana o deputado, né não?

INJUSTIÇA
MÃE DE JOÃO HÉLIO SE DIZ "INDIGNADA"
"A juíza [Adriana Angeli de Araújo] deu a pena máxima, mas isso não foi compatível com o crime brutal. O Estatuto da Infância e da Juventude é uma vergonha. Direitos humanos é para quem merece, não para quem se envolve num crime desses". FSP

O PORCO FOI MENSAGEIRO DO “COMUNISMO”
- Sobre o Show do Roger Waters no Rio. As inscrições no Balão: “O medo constrói muralhas”; “Bush, não estamos à venda” e “Ordem e Progresso” (esta última foi estranha né?). O show custou 140 paus. Valor meio capitalista não acham? O Globo -
Leia mais

- Ainda sobre o Roger: Esta é do Orlando Tombosi:
“Roqueiros pré-Alzheimer sempre vêm arrancar o último dinheirinho aqui no Bananão. O Pink se foi, mas ele faz de conta que nada mudou. Poderia formar uma boa dupla com outro chato, o Bono. Não me surpreenderia se Waters pedisse audiência ao coronel Chávez para uma genuflexão bolivariana”.

ÔPA! FINALMENTE ALGUÉM FALANDO DE IR PRÁS RUAS!
"Xô, CPMF" quer ganhar as ruas
Depois de uma série de eventos fechados em entidades como OAB e Fiesp, a campanha "Xô, CPMF", (www.xocpmf.com.br). tentará ganhar as ruas. O deputado Paulo Bornhausen e o secretário de Trabalho de São Paulo, Afif Domingos, reuniram-se ontem para começar a organizar o primeiro ato público, que será realizado até o fim do mês na capital. Revista Veja – Por Lauro Jardim

A Casa da Mãe Joana
BRASIL RECEBERÁ REMÉDIOS DO URUGUAI SEM PASSAR PELA ANVISA
O Brasil poderá receber medicamentos do Uruguai sem autorização prévia da Anvisa, como exigido até agora. O diretor de Saúde do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, Jorge Basso, assinou o acordo com as autoridades brasileiras, que reconhece como próprios os controles feitos pelos uruguaios antes de exportar remédios. JB - Agência EFE
- E assim vamos!
Reconhecendo diplomas de medicina de cuba e dos demais vizinhos, sem exames, consumindo o lixo da cocaína de péssima qualidade da Bolívia, e agora recebendo remédios do Uruguai sem controle da Anvisa. É o achincalhamento total dos brasileiros. Nivelação por baixo já a vizinhada não tem noção sobre o que é qualidade.

2 MIL PRESOS EM UM SÓ DIA
Com um olho na recuperação da imagem institucional das Polícias Civis e outro no resultado do combate à criminalidade, uma megaoperação foi deflagrada ontem em 25 Estados e no Distrito Federal. Cerca de 30 mil delegados e investigadores foram às ruas atrás de ladrões, seqüestradores, homicidas, traficantes e outros tipos de criminosos. Só em São Paulo foram cumpridos 1.395 mandados de busca e apreensão. Pelo menos 2 mil pessoas foram presas no País ontem, a maioria pelos policiais paulistas - 1.894 detidos. JT –
Leia mais

É o que dá envelhecer sendo de esquerda
OSCAR NIEMEYER PROJETA EDIFÍCIOS E MONUMENTOS PARA CUBA
O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer projeta um teatro, um centro multimídia e um monumento à resistência "frente às ameaças dos Estados Unidos" em Cuba, informou nesta sexta-feira a escritora brasileira Marília Guimarães. – Leia mais
aqui

Por Gabriela/Gaúcho (MOVCC)