movimento ordem vigília contra corrupcao

quarta-feira, janeiro 18, 2006

PAIXÃO INCORRIGÍVEL



Grande é a paixão do governo Lula por atos de moralismo retórico que, rapidamente, revelam traços de autoritarismo. O instinto até adormece de tempos em tempos, mas parece seguir o conselho certeiro do francês La Rochefoucauld (1613-80) sobre o amor: "A ausência diminui as pequenas paixões e aumenta as grandes, assim como o vento apaga velas, mas incrementa incêndios".Depois de um tempo quieto, o coração do governo voltou a disparar. Foi ressuscitada uma proposta para punir mais rigidamente o que é considerado desvios na utilização de grampos. A idéia dormia na Casa Civil e foi assinada por um grupo de advogados no qual se destacava um amigão de José Dirceu, Antônio Carlos de Almeida Castro.Pela idéia, o grampo legal será uma peça destinada a um sigilo público eterno. Divulgação na imprensa dá cadeia. Num corporativismo típico, advogados ganham imunidade a grampos -há direitos óbvios a preservar na relação entre cliente e defensor, mas, se o doutor combinar com um quadrilheiro uma fuga de cinema, ninguém irá saber.Tudo muito vago, como convém a uma idéia fadada a cair devido ao inoportunismo político. Como suas antecessoras, como o Conselho Federal de Jornalismo, a Ancinave.O debate em si é justificável. Existe um mercado de grampos de todos os tipos, como qualquer repórter de política iniciante sabe. Há promotores, procuradores e policiais loucos por ribalta. Há irresponsabilidade de vários meios de comunicação e jornalistas que fazem acordos com o tinhoso por 15 minutos de fama.Mas o que sobressai é a vontade do governo de limitar escândalos. Se a lei estivesse em vigor, a fita do caso Waldomiro Diniz teria virado pó. O famoso vídeo ilegal de Maurício Marinho embolsando R$ 3.000 talvez nunca tivesse sido divulgado. Há argumentos pró e contra esses instrumentos. Mas, sem o vídeo, talvez não houvesse Roberto Jefferson e o "mensalão".É aí que entra o interesse público, que foi ignorado até aqui. É a praxe. (Igor Goelow - FSP)

3 Comments:

  • Cada dia mas esse governo se aproxima ao totalirsmo idiota da decáda do 70. Quem dúvidar preste atenção as atitudes dos ministros petistas.

    By Anonymous Anônimo, at 9:05 PM  

  • Pois é, sabia que o VERBO dos ditadores estão impregnados de imagens e parábolas? Sua força de sugestão reside precisamente no fato do seu primitivismo, que o tona acessível às massas.
    Este tipo de ditador, no caso Lulla, seu valor reside no estético e no decorativo. "Sou o presidente do Brasil". Nada além disto. Não existe o prazer no fazer, mas sim... no comtemplar a sua própria LOUCURA, ou sobretudo sugerir ainda mais LOUCURAS. A imprensa que grite mais alto ainda!

    By Anonymous Anônimo, at 10:09 PM  

  • Que é isso?Vamos acordar!!O PT foi aprendiz de feiticeiro.Quem foi o feiticeiro?Ahhhhh... esse mesmo que estão pensando: PSDB!Partido Somente do Diabo Brasileiro.Orra meu!!Quanta implicancia com os PSDBestas!

    by Luizinha,uai!

    By Anonymous Anônimo, at 2:32 AM  

Postar um comentário

<< Home